Você está aqui
Home > DSTs > Teste falso positivo em sífilis: Veja alguns motivos

Teste falso positivo em sífilis: Veja alguns motivos

O que é Teste falso positivo em sífilis ?

Teste falso positivo em sífilis é quando um exame diagnóstico tem resultado reagente mas a pessoa na verdade não tem a doença.

Nunca confirmamos o Diagnóstico de Sífilis com apenas um exame positivo.

Independente do tipo do exame, da qualidade do teste ou da confiabilidade do local onde foi feito, existem alguns fatores que podem levar a resultados falso positivos em qualquer teste.

Veja abaixo, algumas dessas situações:

Causas transitórias de Teste falso positivo em sífilis:

(no início dessas situações, o teste ficará falso positivo, mas depois voltará a ficar negativo)

  • Pneumonia pneumocócica;
  • Linfogranuloma venéreo;
  • Endocardite infecciosa;
  • Hanseníase;
  • Tuberculose;
  • Tripanossomíase;
  • Leptospirose;
  • Varicela;
  • HIV;
  • Caxumba;
  • Mononucleose;
  • Hepatite viral;
  • Infecção por Mycoplasma;
  • Gravidez;
  • Após vacinações;
  • Uso concomitante de alguns medicamentos;
  • Idosos.

Causas permanentes de Teste falso positivo em sífilis:

(uma vez com uma dessas condições, o teste será sempre falso positivo)

Tipos de teste Não Treponêmico  (VDRL, RPR):
  • Doença hepática crônica;
  • Hanseníase;
  • Malária;
  • Usuários de drogas injetáveis;
  • Mieloma;
  • Idosos;
  • Doença do tecido conjuntivo (como síndrome do antifosfolipídio entre outras);
  • Transfusões múltiplas de sangue ou hemoderivados (plaquetas, concentrado de hemácias, etc);
  • Doenças malignas.

Causas permanentes de Teste falso positivo em sífilis:

Tipo de Teste Treponêmicos (FTA-ABS, Teste de aglutinação):

  • Doença de Lyme;
  • Hanseníase;
  • Malária;
  • Mononucleose infecciosa;
  • Leptospirose;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;

Fontes:

The N Engl J Med

http://www.aids.gov.br

 

CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

170 thoughts on “Teste falso positivo em sífilis: Veja alguns motivos

  1. Por que salgo falso positivo en sífilis no entiendo nada de eso por que expliquenme tengo miedo ya me e hecho varias pruebas sale lo mismo falso positivo

    1. Desconheço se especificamente anti-inflamatórios tenham este tipo de efeito. Mas o importante disso é que coisas que interfiram no valor do VDRL não causam números positivos muito altos e os testes treponêmicos são negativos, não confirmando o resultado fracamente positivo dos teste não treponêmicos como o VDRL

  2. Todos os meses falso exame de sangue e todos deram negativos . Fiz um teste rápido e deu uma listra e a outra apareceu bem fraca .. isso pode significar algo ?

  3. Oi eu fiz o exame de vdrl e deu reagente , meu médico pediu pra eu fazer de novo e o fta-abs tenho chances de o meu ser falso positivo ou ele só quer confirmar o estágio ?

    1. Depende do valor do VDRL, mas sempre tem que ser confirmado com um segundo teste de outro tipo.
      Não tem como saber o estagio ou gravidade da sífilis pelos testes diagnósticos, apenas se existe infecção ou apenas contato prévio com a bacteria.

      1. Doutora fiz Vdrl sem deluir , deu positivo ,Mas os FTA-ABS IgG e IgM , Deram Não reagente . Pode ser falso positivo ?? Obs: tenho doença Hepática Cronica.

  4. Fiz o exame detectivo para sifilis e ele deu positivo, porém ainda nao fiz o de HIV por falta de teste. Existe a possibilidade de eu não ter contraído o HIV? Ou o fato de eu ter contraído a sifilis, consequentemente estou infectado pelo HIV?

    1. São duas doenças diferentes com o mesmo jeito de se infectar. Você pode ter uma e não a outra, ou ambas. Ter lesões de sífilis aumenta as chances de se pegar HIV, mas apenas isso. o risco não é de 100%.

  5. Boa noite, estou grávida de 9 semanas, só tive relação sexual com meu marido durante toda a minha vida, tenho 2 filhos, e fiz os testes pré-natais, tudo ok, mas o teste VDRL deu reagente 1/8, e o FTA-ABS IgG e IgM, deram não reagentes, então não tenho sifilis?

    1. VocÊ precisa procurar um médico infectologista e realizar outro teste não treponemico e outro tipo de teste treponemico, para confirmação diagnóstica. mas existe a possibilidade deste teste ser um falso positivo.

      1. Fiz novamente os teste, e o VDRL deu reagente 1/16, e o FTA-ABS-IgG e FTA-ABS-IgM deram não reagentes, o que posso concluir??

      2. ola dr,tenho dois filhos,uma gestação nas trompas, fiz o pré-natal certinho deu td ok,nunca tive sífilis,nunca tomei Benzetacil,agora fui fazer um exame de sangue deu que tenho cicatriz sífilis.
        poderia me dar uma orientação,o medico esta dizendo que este sífilis é antigo.

        1. Boa tarde. Não consigo te dar um parecer sem te examinar. caso tenha interesse, estou à sua disposição. Basta ligar para o telefone (11) 2533 0292 ou pelo WhatsApp (11) 96338 2866 e agende uma consulta. Será um prazer recebê-la.
          https://www.google.com.br/maps/place/Dra.+Keilla+Mara+de+Freitas+-+Consult%C3%B3rio+de+Infectologia/@-23.6020032,-46.6565661,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x94ce5a19c5c5b82f:0x4b974edcf8286daf!8m2!3d-23.6020081!4d-46.6543774

  6. Sexo 16/06, 31 dias depois teste rapido e vdrl negativos, dia 07/08 t rapido reagente, 10/08 vdrl negativo…faz sentido?! obg

      1. Vou tentar um Infectologista aqui em minha cidade…Muito Obriado Dra Keilla! Se pudesse consultaria com a Sra, mas estou em Minas.

  7. teste rápido reagente sífilis vdrl não reagente. Repeti outro laboratório todos não reagente.Qual conclusao

      1. 20/07 Teste rapido sifilis reagente (anticorpos) e Vdrl negativo . 27/07 vdrl (negativo) .Pode descartar ou tem que repetir qto tempo?

  8. Fiz um teste rápido e deu reagente a sífilis, pediram outro exame, mas nunca tive nenhum sintoma. Pode dar negativo nesse 2 teste?

    1. Receber sexo oral não é exposição ao risco, uma vez que a saliva não é infectante. A não ser que haja lesão de sífilis primária na região oral. neste caso, o contato com a boca (beijo ou receber sexo oral) seria potencialmente infectante enquanto houvesse lesão ativa.

    1. Não há um tempo previamente definido e varia de pessoa para pessoa, além disso não é sempre que dá esta alteração. O importante é saber que é algo que pode atrapalhar e é por isso que os testes positivos devem sempre ser confirmados por outro teste de outro tipo, antes de se fazer o diagnóstico.

  9. ola boa noite
    hj fui ao medico e depois de muitos anos ele cogitou a possibilidade de eu estar com lupus
    ano passado fiquei gravida e sempre meu vdrl dava 1/16 ou 1/32 e chegou a 1/64 POREM hj ele percebeu q o fta sempre deu n reagente foi ai q ele levantou a suspeita de lupus pois fiz 4 tratamentos de 3 semanas seguidas de penicilina de 2,800 / 2 por veze ele mencionou q fiz a toa pois fta nao reagente nao pode ser sifilisa minha pergunta é nao era realmente sifilis???
    pode ser lupus??

    1. Como o explicado no artigo, existe uma serie de motivos para um VDRL falso positivo e o seu médico precisa considerar cada um deles.
      Pessoas curadas pela sífilis podem ter o VDRL não reagente e manter o FTA-abs reagente por toda a vida. Mas se em nenhum momento no seu acompanhamento houve qualquer teste treponêmico positivo e não apenas o FTA abs (vea aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-da-sifilis/) então o diagnóstico realmente não foi confirmado.
      Vale lembrar que a sifilis no recém nascido é tão gravem que na dúvida, o ideal é tratar a gestante e o seu parceiro mesmo (se houver risco de reinfecção pelo parceiro) para maior proteção do bebê

    1. É mais fácil pegar sífilis praticando o sexo oral em alguém infectado que pegar HIV por essa mesma via.
      Mas falando de sífilis, o risco de se infectar pela pratica do sexo oral, é menor que a via insertiva vaginal ou anal.

  10. Olá Dtra, fui diagnosticado com sifilis tardia, estou com o cabelo na parte de trás bem ralo, creio que seja consequencia do tempo, poderia me informar se após tratamento, o cabelo voltará normalizar?

  11. Bom Dia Dra. Sou gestante e meu VDRL deu positivo 1/16… Eu tenho gordura no figado grau 2 e há 5 anos atrás eu tive Hepatite A.
    Isso pode influenciar um falso positivo ?

    1. Todo teste VDRL positivo deve ser confirmado com um testes tipo treponêmico como o FTA-abs, se este também der positivo, você precisa realizar o tratamento. Sendo gestante, pelo risco de transmissão ao Bebê, geralmente o tratamento é iniciado mesmo sem a confirmação diagnóstica.
      O tratamento do esposo, caso o diagnóstico dele seja também positivo, ou na impossibilidade de se fazer o diagnóstico, também deve ser feito, mesmo que ele não tenha apresentado nenhum sintoma, para evitar que você se reinfecte. o ideal se forem manter relação sexual agora, é que seja com preservativo até que ambos tenham sido liberados pelo médico como curados.

  12. Olá doutora, bom dia.
    Gostaria de saber quais os principais interferentes que acarretam resultado falso positivo na siflis. obrigada!!

  13. fiz um teste rapido na unidade de saude e deu positivo, porem estava tomando antibiotico e como baixou muito minha imunidade me deu candidiase , tem alguma coisa haver

  14. Olá, Doutora. Tudo bem? Fiz um teste 31 dias após o contato de risco e o treponêmico deu reagente, mas o VDRL e o TPHA deram não reagentes. Como interpretar?

      1. Obrigado, doutora. Acho que me encaixo no caso “Contato prévio (sem doença)”. Isso significa que ainda vou desenvolver a doença ou que tive contato, mas não a desenvolvi? Posso contaminar alguém nessa situação?

      2. Doutora, minha dúvida também está em como é possível dois testes treponemicos (quimioluminescência e TPHA) darem resultados divergentes, com o não trepanêmico dando negativo? 31 dias é uma janela confiável?

  15. Doutora ,eu fiz exame para sifilis .Ai no resultado ,tem 3 exames que foram realizados .
    O exame Cmia deu reagente 1,65.
    O VDRL Não Reagente
    E o TPHA Não Reagente .
    Eu posso ter sifilis ?
    muito obrigada e Boa Noite

  16. boa tarde Dr.fiz dois testes de vdrl.para uma vaga de emprego e deu insuficiente.e outro ainda vou pegar.so que tive relações a seis meses.e minha menstruação ta normal.mesmo assim pode ser gravidez ou a siffilis?obrigada.

  17. Boa Tarde, Dra. Keilla, no dias 31/05 deste ano descobri que estava com siflis reagente 1:32 fui ao medico e o mesmo me passou um tratamento para quem é alérgico a penecelina, repeti o exame no dia 26/06 e reagente 1:8, no dia 07/08/ reagente 1:4 e agora no dia 16/11 refiz novamente o exame e deu reagente 1:16 o que pode ter ocorrido? Posso estar com outro tipo de doença que não seja a siflis? Obrigada

  18. DRA, sou gestante com VDRL NAO REAGENTE E FTA-ABS NAO REAGENTE E TESTE RAPIDO NAO REAGENTE e meu marido (parceiro fixo e único) com FTA-ABS REAGENTE E VDRL 1/8 RECÉM TRATADO. POR EU SER GESTANTE DEVO TRATAR TAMBÉM MESMO MEUS EXAMES ESTANDO TODOS NÃO REAGENTES? GRATA

  19. Olá Dra. Tudo bem?
    O meu VDRL deu reagente 1:1 , é um valor baixo né?
    Mas acontece que 1 semana antes do resultado do exame sair, eu tinha feito teste rápido de HIV, sífilis e hepatite no posto de saúde. Todos deram negativos.. inclusive o de sífilis.
    Devo preocupar com esse reagente 1:1 no VDRL?

      1. Fiz o exame de VDRL no ano passado e o resultado foi reagente 1/32, me tratei como orientação médica que não pediu nenhum exame confirmatório, eu pedi para que meu companheiro realiza-se o mesmo exame, porém o dele deu não-reagente, o que pode ser? Obs: Não tive sintomas e nem relações sexuais om outra pessoa!

        1. Bom dia. Uma pessoa pode ter a doença e não apresentar qualquer sintoma. Não consigo dar um parecer sem te examinar. Sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança, para que possa te analisar pessoalmente e solicitar os exames cabíveis para seu caso.

  20. Meu teste deu resultado 1:32 , falsa reação biológica positiva, oque qr dizer isso ?

  21. Boa tarde Dra quando eu tinha 18 anos eu contrai Sífilis, fiz o tratamento e fiquei saudável. Uns 3 anos depois fiz uma exame de sangue normal e tanto pra o HIV e para a Sifilis deram negativo. Hoje fiz o teste rápido e deu positivo para sifilis. Segundo o enfermeiro disse que como eu já tive sifilis todo teste rápido irá dá positivo. Ele ainda me deu um encaminhando para fazer o exame de sangue para ter certeza. Então Dra essa informação sobre ele procede?

  22. Fiz exame vdrl no laboratorio 12 dias depois de receber sexo oral sem preservativo? Devo repetir o exame ou posso dar por encerrado?resultado foi negativo

  23. Oi. Boa noite. Vdrl 1/16. Fta igg e igm deram reagentes , sendo que algum tempo atrás, coisa de 2 anos o fta igm estava negativo, o igg e vdrl estava positivo.Estou infectado? Sendo que nunca apresentei nenhum sintomas.

  24. boa noite Dra. Keilla, em março de 2017 descobrimos que minha esposa estava gestante e começamos os exames de pre-natal, sendo que o vdrl de minha esposa deu reagente 1,2. pediram que pra fazer o fta abs IGG e IGM, assim fizemos, o meu e o dela deram todos não reagente, mas no final da gestação fizemos os teste finais do pre-natal e o vdrl novamente deu positivo 1,2. Então a Dra. nos orientou a fazer o tratamento, fizemos e a ultima dose se deu no dia 22/11/ no mesmo dia que minha esposa pariu.

  25. Dra. desculpa mais tenho que continuar. no dia 22/11 ela foi ter a nossa filha e fizeram cesaria pois o vdrl depois de termos feito o tratamento subiu para 1,4. e assim que minha filha nasceu, me informaram que minha filha teria que fazer um tratamento por 10 dias. assim começaram a fazer, mais no terceiro dia conversei com a Dra. e mostrei o resultado do fta abs e ela pediu que fizessimos um testa rápido e se o meu e de minha esposa desse negativo eles dariam alta a minha filha antes do fim

  26. fizemos os testes e deram não reagente, assim eles deram alta, mas no dia 22/12 quando minha filha fez 1 mês, formos fazer a consulta e fazer o vdrl dela e pegar o resultado do raio x, o resultado do vdrl deu negativo, mas o raio x deu uma discreta alteraçao, então internaram novamente minha filha, tem chance desse exame de raio x esta errado ? ou mau interpretado ? estamos aguardando o resultado do exames do liquido da coluna.

    1. Olá Mateus. Não posso fazer um diagnóstico sem realizar uma consulta e fazer análise do histórico de exames. Caso tenha interesse, favor entrar em contato pelo telefone (11) 2533 0292 ou pelo whatsapp (11) 96338 2866 a agende uma consulta.

  27. olá Dra. keilla, no dia 24/04/17 minha esposa fez um vdrl e deu reagente sendo que ela estava gestante, foi pedido para fazer fta abs dela e meu, e todos deram negativo inclusive o vdrl dela, então a Dra, interpretou como falso positivo o primeiro vdrl. mas no final da gravidez o vdrl deu novamente positivo, e fomos indicado a fazer o tratamento, assim fizemos, só que a ultima dose se deu no dia do parto. ai quando minha filha nasceu tive que ficar 10 dias em tratamento,

    1. Olá Mateus, não posso fazer um diagnóstico sem realizar uma consulta e analisar o histórico de exames. Caso tenha interesse, favor entrar em contato pelo telefone (11) 2533 0292 ou pelo whatsapp (11) 96338 2866.

  28. Estou com umas duvidas.eu sou doadora de sangue.e nos meu papel que doo sangue sempre da negativos ou seja sem doenças e 4meses atras fiz todo tipo de exames e de doenças tranmitiva e nao deu nada tudo negativos,ou seja tudo nao reagentes….e agora tava gravida de 2 meses mas perdi meu bebê e no hospital fisero um exames e um deles deu sifilis reagente
    Reacao sorologica para sifilis
    VDRL (nao treponemico)reagente 1/2
    Valor de reagente: nao reagente/metodologia:floculacao .pq apareceu isso

  29. VDRL 1/2 – Teste rápido sífilis – não reagente..
    Tenho que fazer outros exames específicos, é isso??
    Boa noite

  30. Olá Dra. Keilla, descobri sifilis com 8 semanas de gravidez, fiz o tratamento das 3 doses de besetacil. Todo mês foi baixando até chegar a 1/2, porém fiz um exame recentemente de VDRL, e de 1/2 foi para 1/16, sem eu ter contato nenhum com alguém que tenha sifilis. E meu esposo faz exame rápido todo mês, e não deu reagente nele. O que pode ter acontecido ?

    1. Olá Jéssica. Não consigo te ajudar sem te examinar e ver o histórico de exames. Recomendo que procure um médico infectologista com os resultados dos exames em mãos para que possa analisá-la e solicitar os exames cabíveis.

  31. Doutora, quanto tempo após receber uma vacina, pode-se fazer um teste VDRL ou mesmo HIV, com segurança para que não venha haver uma testagem reagente falsa ?

    1. Olá, não há um tempo previamente definido e varia de pessoa para pessoa, além disso não é sempre que dá esta alteração. O importante é saber que é algo que pode atrapalhar e é por isso que os testes positivos devem sempre ser confirmados por outro teste de outro tipo, antes de se fazer o diagnóstico.

  32. Boa noite doutora, fiz o teste vdrl e deu reativo 1:1. Serei impedida de assumir concurso com esse resultado?

  33. boa tarde , minha cunhda esta gravida de 9 semanas , e o teste dela deu positivo pra sifles , dela e do esposo !
    o esposo dela , nunca fez exames mas o pai dele tinha lupus , eles podem ter dado falso positivo pela lupus que o pai dele tinha ?

    1. Olá, todo teste positivo deve ser confirmado por outro teste de diferente tipo. Sugiro que procure um médico infectologista para que possa avaliá-los pessoalmente, juntamente com o histórico de exames.

  34. Meu marido tomou vacina de febre amarela e fez exame de sífilis RPR 3 semanas depois dando positivo 1:1 . Essa vacina pode dar falso positivo? Ele fez o mesmo exame há 2 anos atrás e deu negativo. Eu também não tenho a doença pois fiz o exame agora também.

    1. Bom dia. Não tem relato desse fenômeno para essa vacina. Existem muitas causas que podem levar a um teste falso positivo em sífilis. Por isso nunca confirmamos o diagnóstico de sífilis com apenas um exame. Sendo assim, é necessário um teste comprovatório para descartar ou não a possibilidade de um resultado falso positivo.

  35. Oi Dra! Boa tarde! Estou com 36 semanas de gravidez, ja repeti por duas vezes os exames de sangue de rotina, porem no terceiro q fiz ha poucos dias o VDRL deu positivo 1/8 e valor de referencia negativo. Oq devo concluir com esse resultado agora?

  36. Bom dia! Fui doar sangue e no teste deu positivo p Sifilis porem fui encaminhada p CTA e o teste deu negativo , havendo nova coleta p saber novamente o resultado! Quando dá positivo depois negativo qual a chance de da positivo novamente ?

    1. Boa tarde. Você precisa procurar um medico infectologista de confiança, junto com o histórico de exames, para que ele possa te avaliar pessoalmente e solicitar mais exames, se necessário, para confirmação ou não do diagnóstico.

    1. Boa tarde. Você precisa procurar um medico infectologista de confiança, junto com o histórico de exames, para que ele possa te avaliar pessoalmente e solicitar mais exames, se necessário, para confirmação ou não do diagnóstico.

  37. Boa tarde Dra. Keilla! no caso do VDRL POSITIVO 1/4 qual seria o exame especifico para confirmação da sifilis.
    agradeço desde já.

  38. Oi, recentemente fiz um exame de sangue e deu 1:4 sifilis. A médica fez apenas essa único exame e me passou remédios. Mas em 2016 eu fiz um exame pela empresa, e deu positivo também, porém no exame detalhado que foi pedido logo após deu que eu não tenho a doença e só tive o contato porém o organismo fez o trabalho. E agora? Tô com muito medo e dúvidas

    1. Bom dia. Não consigo emitir um parecer sem te examinar e fazer análise do seu histórico de exames. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança, juntamente com o histórico de exames, para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  39. Olá minha irmã estava grávida ela tem 15 anos ela fez em um laboratório isame de vdrl e deu não reagente 1/8 após um dia depôs ela foi enternada e deu 1/128 sem nada escrito apenas a numerações ela tomou besentaciu de 2.500 nos dôi lados após tomar ela teve muito sangramento deu um tempo depois ela tomou as outras e aconteceu a mesma coisa sangrava Muitô minha e o que ela fez no hospital ela não estava em jejun a bb nasceu mais faleceu ela não tendo sifilis o remédio pode ter prejudicado o beb

  40. Dra. Keilla, tudo bem? Sou estudante de medicina e em fevereiro fiz um teste treponêmico para sífilis. Resultado: Reagente. Moro na cidade de Salvador e aqui está uma epidemia de sífilis, como eu havia feito sexo desprotegido e dado os dados epidemiológicos locais (e a dificuldade da unidade de saúde em fazer um teste não-treponêmico) foi indicado o tratamento para sífilis indeterminada: 3 doses de 2400mg de penicilina g benzatina com intervalo de 7 dias cada.
    (continua no próximo comentário)

  41. Meu tratamento encerrou-se no dia 5 de março. Fiz o VDRL de controle, no dia 16 de abril, para verificar os níveis de T. Pallidum no meu organismo e tive uma surpresa: ZERO. Negativo para sífilis. Conheço o protocolo para tratamento e imediatamente vi que havia algo estranho, não há nenhuma possibilidade de o VDRL negativar tão rapidamente, há inclusive chance de haver baixos níveis de VDRL por um longo período de tempo (quiçá toda a vida). Me perguntei: Por que?
    (continua)

  42. Fiz outros testes treponêmicos (FTA-abs e MHA-TP) e ambos também foram reagentes. Uma certeza eu tenho: Nunca tive contato com o T. Pallidum. Namorei anos, nunca usei camisinha e até o meu tratamento eu nunca havia tomado penicilina g benzatil em toda a minha vida (ou mesmo doxiciclina). Eu e meu (agora) ex-namorado, tal qual os outros homens com quem mantive relação sexual desprotegido depois do meu término, estamos negativos. A grande questão é: O que pode ter gerado o falso-positivo? cont.

  43. Não possuo nenhuma doença auto-imune, HIV, HPV, Gonorreia, Clamídia, não sou usuário de drogas injetáveis e nem tampouco imunossuprimido. Uma possibilidade que levantei foi o fato de eu ter tido pneumonia aos 3 meses de idade, bem como ter algumas alergias e intolerâncias alimentares (glúten e lactose). A pneumonia pós-neonatal pode ter gerado uma cicatriz sorológica (não encontrei na literatura). As intolerâncias alimentares e/ou alergias podem ter gerado um falso positivo? Continua.

  44. Tenho consulta com infectologista marcada, levarei os resultados sorológicos, mas ainda estou inquieto com esse resultado. Devo repetir um outro teste não-treponêmico? Devo buscar uma pesquisa direta em campo escuro (imunofluorescência direta)? É possível que o meu VDRL seja um falso-negativo? Obrigado desde já.

    1. Bom dia. Não consigo emitir um parecer sem te examinar e analisar o histórico de seu exame. O ideal é que faça uma consulta com um médico infectologista de confiança, leve os resultados de exames já realizados, para que possa te avaliar pessoalmente e solicitar mais alguns exames, caso necessário.

  45. Olha minha irmã estava grávida e estava enternada antes dela se enternada ela fez o isame vdrl após um dia ela se entornou o que ela fez em um laboratório em jejun deu 1/8 nao reagente no hospital acusou 1/128 não estando em jejun ela tomou por tres semana besentaciu de 2.500 em cada lado ela sangrava muito quando tomava a bb faleceu após nascer se algo estiver errado pode ter prejudicado o bb?

    1. Caso a sua irmã tenha tido diagnóstico confirmado de sífilis ativa durante a gestação e acabou tendo um aborto, a transmissão da sífilis para o bebê em gestação poderia sim ser umas das várias possíveis causas de um aborto espontâneo. Isso deve ser avaliado e conversado com o obstetra que a acompanha que conhece o caso e poderá esclarecer melhor as dúvidas referentes a este caso em específico.

  46. Olha minha irmã estava grávida e estava enternada antes dela se enternada ela fez o isame vdrl após um dia ela se entornou o que ela fez em um laboratório em jejun deu 1/8 nao reagente no hospital acusou 1/128 não estando em jejun ela tomou por tres semana besentaciu de 2.500 em cada lado ela sangrava muito quando tomava a bb faleceu após nascer se algo estiver errado pode ter prejudicado o bb?

  47. Boa noite Dra, em uma relação de sexo oral desprotegida onde recebi e fiz.
    Tive um gradro de uretrite (não diagnosticado o patógeno responsável). O médico solicitou VDRL, HIV e hepatites onde todos deram negativos exceto o VDRL que deu reagente 1/1.
    Fui vacinado para H1N1 e tive essa uretrite, podem ser causas desse positivo ?

  48. No começo da minha gestação fiz o exame e deu 1/2 reagente e tomei a benzetacil, fiz outro deu negativo… agora no final de gravidez fiz novamente e deu 1/4 reagente. o que poderia ser? estou preocupada por causa do meu bebe, me ajuda por favor

  49. Dr a fiz teste de clamídia deu positivo ,dando reagente para clamídia pode está associado com outras dst como sifile e HIV ?

    1. primeiro tem que saber que teste foi este, pois ha teste que indicam doença ativa e outros que mostram apenas contato prévio.
      Ter uma infecção sexual ativa, mesmo que não haja sintoma aumenta o risco de se pegar outras infecções sexuais em uma exposição de risco, inclusive HIV. Mas para saber se existem outras infecções sexuais presentes,basta fazer os exames cabíveis dentro do tempo de janela de cada exame para a sua ultima exposição de risco.

  50. Boa tarde dra
    Fiz o vdrl e deu 1/256
    Fiz o fta/abs deu reagente
    Mas nunca tive sintomas do sifilis
    Sou casada a 13 anos
    Estou bastante preocupada.
    Meu exame para lúpus deu 1:80
    Será que tenho alguma coisa?

  51. Doutora transava com meu namorada sem camisinha, ele deu sífilis teste treponemico reagente e o não treponemico reagente 1;4, porem fiz exames da 4 geração, 15 dias depois….que saiu o cancro no pênis dele, e não deu nada nos meus. Tenho chance de ter pego, quanto tempo depois refaço, pois so pego em contato com a ferida ou o esperma tambem.
    .

    1. Corrigindo, meu namorado, por que saiu na segunda feira nele, e tínhamos mantido relaçao sexual sem camisinha no domingo… porem não sinto nada.. e meus exames deram ok. Porem vou repetir daqui 30 dias.. ate quanto tempo tenho que ficar monitorando, tendo em vista que estou sem namorado.

    2. Pode-se transmitir infecção sexual sempre que se estiver com doença ativa, ams que não se tenha sintomas naquele momento, então, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  52. Exame resultado: VDRL NEGATIVO, FTA ABS IGG REAGENTE 1:20 E IGM NÃO REAGENTE, idoso 71 imunocomprometido tratamento de ca coloretal, sem histórico de tratamento para sífilis. Tem chance de neurossífilis.

  53. Boa Tarde Doutora , Fiz um Checkup no mês de abril , só pra conferir mesmo a saúde , Quase todos exames graças a deus deram negativos , Mas o de sífilis de diferente deles Deu : VDRL Sem Diluir Positivo , FTA-ABS-IgG e FTA-ABS-IgM deram Negativos Ambos . Nessa Ocasião pode ser falso Positivo ? Obs : tenho Doença hepática crônica.

  54. Olá bom dia E que eu já tive pneumonia a dois anos atrás e ontem passei com gnicologista e ele disse que to com falso positivo sifllis e perguntou se já tratei antes com antibióticos e injeccao disse que não só que não comentei da pneumonia que tive que não sabia você acha que pode ser pode causa disso que consto falso positivo

    1. São duas coisas bem diferentes. uma pessoa pode ter infecção previa pela sífilis e estar curada sem saber que teve infecção pela sífilis. Isso pode ocorrer quando a pessoa toma antibiótico por qualquer outro motivo e este antibiótico acaba matando a sífilis também e isso aparece no exame de sangue. mas falso positivo é outra coisa. sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para avaliar seus exames pessoalmente e interpretá-los adequadamente.

  55. Olá, dra. Keilla! Em fevereiro deste ano testei pra DSTs e todas não reagentes. Em março tive uma exposição de risco. Após 48 dias fiz a testagem e o exame rápido deu reagente para sífilis. Nunca senti qualquer sintoma da sífilis primária (as feridas), mas no dia da coleta eu estava com a garganta doendo (talvez sintoma da sífilis secundária em 48 dias?). Em seguida coletei o VDRL e após duas semanas o resultado foi não-reagente. Curei sozinho ou possivelmente foi um falso-positivo? Obrigado!

  56. Olá. Fiz o teste rápido no consultório deu negativo …nove dias depois fiz o vdrl deu resultado 1/2 reagente…tomei 4 benzatacil.. ..refiz essa semana e continua o mesmo resultado …sera mesmo sifilis ?

  57. Olá, tive um filho recentemente à 1 mês e 10 dias E durante o pré natal todos os meus exames deram negativos pra sífilis , o último exame realizado no pré Natal foi dia 20/04 e deu negativo para sífilis.
    No dia do parto fizeram os exames de rotina e deu vdrl 1/2, logo após o parto fizeram todos os exames no meu bebê o de sangue , e uns raio-X inclusive o licor e deu não reagente porem ele foi medicado 10 dias de benzetacil . E eu tbm fiz o tratamento e fiz um vdrl essa semana e deu 1/1 .

  58. Porém tive uma infeção de urina muito forte no final da gravidez , sera possivel um falso positivo ? Só mantive relacoes sexuais com meu parceiro e ele fez o exame e deu nao reagente … Eu NÃO encontro outra explicação ou outro modo de contagio .

  59. Não tive sintomas de sífilis e fiz o exame rápido deu positivo. Acontece de pegar a doença e não ter sintomas?

  60. Dr. KEILLA
    Sabe me dizer quais vacinas podem causar um falso positivo?
    É na lista que você citou de falso positivo que depois o exame normaliza esta gravidez… Sabe me explicar podia e a própria gravidez pode causar um falso positivo?

  61. Minha parceira teve resultado positivo para SIFILIS, realizei o teste rápido e apresentou negativo. O que isso significa?

    1. SE sua parceira teve diagnóstico confirmado de sífilis, você também precisa ser avaliado por um infectologista pessoalmente para fazer os exames necessários até a exclusão diagnóstica, independente de ter sintomas ou não. além disso, vocês precisam ter relações com preservativo até ambos estarem confirmadamente livres da infecção.

  62. Me ajude sou medico e preciso aclarar
    test rapido NR
    VDRL negativo

    Ftabs IGG positivo
    FtabsIGM NR
    clinicamente nunca teve sifilis, nunca trato
    o esposo test rapido NR

  63. Boa Tarde Dr °, minha esposa está grávida e fez os exames para sifilis, o 1° vdrl deu reagente 1/2. Foi passado teste rápido para ela e para mim, ambos deram negativos. Depois ela fez exame fta-ABS igg e fta-ABS igm, ambos deram não reagentes, mas o vdrl deu reagente 1/1. Fizemos o tratamento com bezetacil, fizemos novamente o vdrl, ambos deram não reagentes. Ela realmente tinha sifilis ou os primeiros vdrl deram resultados falso-positivo?

    1. Possivelmente, pois a gravidez é um fator que influencia para o falso positivo da sífilis. Mas somente o médico que está fazendo o acompanhamento do caso é quem pode te responder essa dúvida com certeza.

  64. Estou com Catapora fui fazer exames e o VDRL deu reagente 1/128, estou com a doença ou pode ser um falso positivo por causa da Catapora.. to na dúvida por causa do valor alto.

    1. Boa noite. Como exposto no texto, a varicela pode interferir no resultado dos testes sorológicos para sífilis, podendo apresentar falso positivo. Sendo assim, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  65. Dr.eu fiz dois exames de ver o na gravidez e deu negativo ,quando eu ganhei a nenem deu positivo 1/4 e na a nenem 1/2,meu esposo fez o mesmo exame e deu nao reagente..qual a possibilidade de ser um falso positivo?

  66. minha esposa tem lúpus, no exame de sangue dela acusou sífilis, ai fui fazer o meu e deu negativo. Queria saber se a doença dela tem algo a ver com essa alteração ?

    1. Varia de pessoa para pessoa, além disso não é sempre que dá esta alteração. Mas vale lembrar que q a alteração dos exames é discreta e transitória. O importante é saber que é algo que pode atrapalhar.
      Por isso nunca confirmamos o diagnóstico de sífilis com apenas um exame. Sendo assim, é necessário um teste comprovatório para descartar ou não a possibilidade de um resultado falso positivo

  67. Dr. meu exame de rpr deu reagente 1/4, minha obstetra pediu o ftb igg e igm e deram negativos, estou grávida de 17 semana. Devo me preocupar?

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top