Você está aqui
Home > Vídeos > ISTs- Infecções Sexualmente Transmissíveis > Significado de sífilis positivo pós tratamento

Significado de sífilis positivo pós tratamento

Infectologista - Significado de sífilis positivo pós tratamento
Compartilhe

 

Significado de sífilis positivo pós tratamento

Sífilis é causada por uma bactéria chamada de Treponema Pallidum.

Sua transmissão se dá principalmente pela via sexual (IST), mas também pode ocorrer por transfusão de sangue ou de mãe para o filho em caso de infecção em gestantes.

Existem vários tipos de testes para o diagnóstico da sífilis .

Mas o controle pós tratamento deve ser feito SEMPRE com teste de tipo não treponêmico como o VDRL ou RPR.

Controle de cura pós tratamento

Várias pessoas curadas podem chegar a ficar com os testes não treponêmicos negativos.

Já a negativação dos testes treponêmicos é bem rara.

Contudo, a maioria das pessoas ficam com uma cicatriz ou memória sorológica (testes não treponêmicos positivos com baixas titulações) e isso deve ser monitorado para se confirmar a cura, para saber definir uma reinfecção caso haja uma reexposição e para confirmar falha terapêutica.

O teste de controle deve ser realizado idealmente apenas 3 meses após o término do tratamento.

É indicação de sucesso de tratamento a ocorrência de diminuição dos títulos em torno de duas diluições em três meses, e três diluições em seis meses após a conclusão do tratamento.

Por exemplo, quando o título da amostra era de 1:64 e cai para 1:16 no exame de controle pós-tratamento.

A persistência de resultados reagentes com títulos baixos (1:1 – 1:4) durante um ano após o tratamento, quando descartada nova exposição durante o período analisado, indica sucesso do tratamento (cicatriz sorológica).

Causas de VDRL positivo pós tratamento:

Depende do valor.

  • Valores pequenos, indicam apenas cicatriz sorológica

Valores mais altos podem significar:

  • Realização precoce do testes (ainda não deu o tempo adequado para abaixar as titulações)
  • Falha terapêutica.

Falha terapêutica pode ter muitas causas:

  • Tratamento com a medicação não adequada
  • Tratamento na dose não adequada
  • Tratamento com o tempo entre as doses não adequada
  • Tratamento com o número de doses não adequada
  • Reinfecção
  • Sífilis no sistema nervoso central
  • Resistência bacteriana (muito rara)

Causas de testes treponêmico positivos:

Indicam apenas contato prévio e não possuem nenhuma relação com atividade de doença ou reinfecção.

 


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

92 thoughts on “Significado de sífilis positivo pós tratamento

  1. Descubri que tenho sífilis, fiz o tratamento com 1 dose de bezetacil, após 1 semana tive relacoes ( sem camisinha ), posso ter transmitido para meu namorado ? Ou a bactéria já está morta?

  2. Antes de fazer o tratamento da sífilis estava 1/32, dps fiz o tratamento abaixou pra 1/16 , dps disso fiz vários exames e permaneceu esse resultado, o que significa?

  3. A dois anos tive uma gestação onde tudo ocorria bem . Quando foi no final do terceiro trimestre q repeti os exames estavo com 1/32 foi tudo muito rápido . Minha bolsa rompeu e meu bebê nasceu com 1/16 da infecção. Faleceu dia seguinte . Fiz todo tratamento eu e meu esposo 2 anos depois sempre repetindo os exames estou com 1/8 . Há risco se eu engravida ?? Tem um resultado específico para se tentar uma nova gravidez ?

  4. Ola doutora,tive sífilis a anos atrás fiz o tratamento por 3 semanas tomei todas as doses certa,mas tive medo de fazer o exame e vê o resultado agora fiz o exame e deu VDRL 1/2 significa q o tratamento deu certo?

  5. Descobri que tava com sifilis ano passado 1/16 fiz o primeiro tratamento continuou 1/16 fiz mais um caiu pra 1/08 porém realizei mais um tratamento com 3 semanas com bezetacil em cada lado do glúteo e estou com 1/32 . E estou de 32 semana dde gravidez fiz a utrasom morfológica está tudo bem com k bebê.

  6. Tive o diagnóstico de sífilis com o vdrl 1/32, fiz o tratamento com Benzetacil durante 3 semanas , após um mês da última aplicação refiz o teste vdrl e aumentou para 1/64
    O que isso pode significar?

  7. Boa tarde!
    Descobri que tinha siflis amo passado 1/65 fiz o tratamento caiu para 1/32 fui reinfectada voltei para 1/65 repetir o tratamento caiu para 1/16 e a titulação se estabilizou, fiz novamente o tratamento e a titulação continua em 1/16 e em junho de 2019 fiz novamente repeti o exame e continua 1/16 quanto tempo tenho que esperar?

  8. Dr. Parabéns pelo site e seu trabalho de esclarecimento. Há 30 dias tive uma exposição de risco l, teste rápido pra sífilis não reagente, e em 22 horas comecei tratamento para sífilis no CTA tomando duas bezentacils. Após 30 dias refiz os testes rápidos e deru reagente pra sífilis. No mesmo dia fui ao hospital e fiz um exame de sangue de vdrl que deu não reagente 1/8. O que isso pode significar? Fui curado com o tratamento precoce? Atenciosamente

  9. Dr. Boa tarde
    Fiz meu tratamento em 2015 o primeiro deu 1/2 depois pra 1/4 E 1/8 fiz tratamento com 8 bezetacil hj 3 anos depois minha titulação deu 1/2 Meu médico pediu um FTA-ABS igg e igm porém o igm deu positivo isso significa q não estou curada?

    1. se o FTA-abs IgG for negativo, pode ser algum problema no diagnóstico se o IgG e IgM estiverem positivos, pode ser algum erro do exame ou reexposição recente.
      SE a sifilis lá da primeira vez quando foi tratada foi confirmada, não se pede mais FTA-abs para controle de cura. apenas o exame de VDRL com suas titulações anteriores, uma titulação de VDRL de 1:2 a principio é apenas uma cicatriz sorológica.

  10. Namorei uma menina por 1 ano e 4 mes., já fiz durante a relação um teste rápido por onde trabalhava mas deu tudo negativo, após não tive relações com ninguém, mais tarde comecei a namorar um menino, estou com ele a 8 mes. no 1 mês de namoro fiz esse exame novamente e deu positivo para sífilis, após 3 meses meu namorado fez e deu negativo, fiz o tratamento, porem tivemos até hoje algumas relações sem camisinha, na verdade a minha pergunta é se ele tem 100% de chance de ser infectado?

  11. Estou grávida e descobri que estava com sífilis 1/4 fiz o tratamento, depois refiz o exame o resultado foi 1/2 positivo fiz outro exame depois de um mes e o resultado deu 1/8 positivo, o que houve sera que fui infectada de novo

  12. Dra, nos casos de suspeita de reinfecção pela sífilis, onde o VDRL já apresentava titulação 1:1, quanto tempo leva para subir a titulação do exame? Há o mesmo período de janela imunológica em casos de re-infecção?

  13. Boa tarde. Fui diagnosticada com sífilis com 7 semanas de gestação, taxa positiva 1:8. Fiz o tratamento com becetacil. Meu bebê não foi diagnosticado com nenhuma ma formação, nenhum problema. Porém estou com muito liguido na placenta. No parto normal o bebê pode ser infectado, se eu fizer cesárea meu bebê também corre o risco de ser infectado, ou na cesárea não tem risco nenhum ?

  14. Dra. peguei sífilis em 2016, fiz o exame e o resultado foi 1/128, fiz o tratamento de 3 semanas que somam 6 frascos de penicilina e esperei um tempo p repetir o exame e o resultado foi 1/32. Depois de um tempo repeti o exame dnv e caiu p 1/4, e agora ta 1/2. Já o exame duas vezes e não sai do 1/2. Oq isso quer dizer?

  15. Dra. Sou doadora de óvulos, fiz exames VDRL no mês 08/2018, 9/2018, 10/2018, 12/2018, 01/2019, 02/2019 e deram todos negativos. Agora mês 03/2019 positivos, é possível eu já ter antes e não constar em nenhum exame que fiz? Ou foi realmente uma infecção recente? Titulação 1:64.

  16. Dra. Iniciei o tratamento em Set 2016 com 1/64 tem demorado muito para baixar as titulacoes e a ultima que fiz foi 1/8 por seguir caindo imagino que represente cura porem gostaria de me submeter a novo tratamento e possivel e valido ou e apenas questao de tempo?

  17. Doutora peguei sífilis aii fiz o tratamento de 3 semanas aii depois de 3 mes comecei a namorar mas eu e ela so se beija sera q passei para ela ??

  18. Dra , eu descobri que que tive sífilis desde 2016 so que ainda hoje ainda trato e estou super preocupado e um pouco confuso.Desde desde 26/07 /2017 o meu VDRL esta dando negativo, so que o FTA -ABS IGM sempre positico o meu ultimo exame recente é 28/09/208 com o VDRL negativo mas o FTA positivo e com a medica que trato não é especialista.. devo procurar uma outra opinião medica? não aguento mais tomar penicilina. :/

    1. Os exames do tipo FTA-ABS sempre irão permanecer positivo. O que precisa agora é verificar a cicatriz sorológica, que é feita através dos testes tipo VDRL, que precisam permanecer com titulações baixas (1:1 – 1:4) ou até mesmo negativar por um período de um ano, que é feito por acompanhamento médico.
      Se preferir, pode procurar um médico infectologista que é o especialista para se tratar de sífilis.

  19. Bom dia Dr. ! Meu VDRL deu reagente 1:1 e o Treponemico reagente 11.72. A médica receitou as tres doses e pediu repetição do VDRL depois de 3 meses, seria para confirmar uma possível cicatriz sorológica? Se meu numero 1:1 não tem como abaixar mais, como saber se estou curado?

Deixe uma resposta

Top