Você está aqui
Home > Vídeos > ISTs- Infecções Sexualmente Transmissíveis > Significado de sífilis positivo pós tratamento

Significado de sífilis positivo pós tratamento

Significado de sífilis positivo pós tratamento

 

Significado de sífilis positivo pós tratamento

Sífilis é causada por uma bactéria chamada de Treponema Pallidum.

Sua transmissão se dá principalmente pela via sexual (IST), mas também pode ocorrer por transfusão de sangue ou de mãe para o filho em caso de infecção em gestantes.

Existem vários tipos de testes para o diagnóstico da sífilis .

Mas o controle pós tratamento deve ser feito SEMPRE com teste de tipo não treponêmico como o VDRL ou RPR.

Controle de cura pós tratamento

Várias pessoas curadas podem chegar a ficar com os testes não treponêmicos negativos.

Já a negativação dos testes treponêmicos é bem rara.

Contudo, a maioria das pessoas ficam com uma cicatriz ou memória sorológica (testes não treponêmicos positivos com baixas titulações) e isso deve ser monitorado para se confirmar a cura, para saber definir uma reinfecção caso haja uma reexposição e para confirmar falha terapêutica.

O teste de controle deve ser realizado idealmente apenas 3 meses após o término do tratamento.

É indicação de sucesso de tratamento a ocorrência de diminuição dos títulos em torno de duas diluições em três meses, e três diluições em seis meses após a conclusão do tratamento.

Por exemplo, quando o título da amostra era de 1:64 e cai para 1:16 no exame de controle pós-tratamento.

A persistência de resultados reagentes com títulos baixos (1:1 – 1:4) durante um ano após o tratamento, quando descartada nova exposição durante o período analisado, indica sucesso do tratamento (cicatriz sorológica).

Causas de VDRL positivo pós tratamento:

Depende do valor.

  • Valores pequenos, indicam apenas cicatriz sorológica

Valores mais altos podem significar:

  • Realização precoce do testes (ainda não deu o tempo adequado para abaixar as titulações)
  • Falha terapêutica.

Falha terapêutica pode ter muitas causas:

  • Tratamento com a medicação não adequada
  • Tratamento na dose não adequada
  • Tratamento com o tempo entre as doses não adequada
  • Tratamento com o número de doses não adequada
  • Reinfecção
  • Sífilis no sistema nervoso central
  • Resistência bacteriana (muito rara)

Causas de testes treponêmico positivos:

Indicam apenas contato prévio e não possuem nenhuma relação com atividade de doença ou reinfecção.

 

CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

44 thoughts on “Significado de sífilis positivo pós tratamento

  1. Dr estou gravida meu vdrl deu 1/2 a medica indicou o tratamento eu fiz tudo certinho, agora pediu um novo exame e continua 1/2 reagente e me indicou o tratamento de novo, ainda nao fiz pq to com medo de fazer mal pro meu bebe tanto antibiotico
    O que eu faço tomo novamente as doses de penicilina ou não?

    1. Bom dia. Não consigo emitir um parecer sem examiná-la, juntamente com o histórico de seus exames. Sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança, para que possa te examinar pessoalmente, junto com os exames já realizados, para indicar uma melhor opção de tratamento. Não se esqueça de consultar também seu obstetra.

  2. Olá , boa tarde !! Eu fiz meu tratamento tem 15 dias e fiz o exame de VDRL sexta passada … Peguei ele essa semana mais ainda constou positivo e com as mesmas titulações 1/32

  3. Então Dr eu fui diagnósticada 1:2 mais baixou para 1:1 já sei q é uma cicatriz ,mas estou comedo q meu parceiro tenha pegado! É possível ?

  4. Boa Tarde Dra.
    Fiz o tratamento com 6 doses em 3, 10 e 17/04 do ano passado.
    Refiz o exame em 16/9 e o VDRL FOI 1/32
    Refiz novamente em 19/06 deste ano, o VDRL deu 1/64, o que isto significa? Não estive exposto à nenhuma situação de risco.
    Muito Obrigado.

  5. Dra. Terminei o tratamento de 3 semana 2 ampolas por vez, 1 em cada nádega há 2 semanas, mas ainda tenho sintomas da doença isso é normal ou provável que o tratamento não funcionou? Li que só depois de três meses os títulos começam a baixar, mas enquanto eles não baixam quer dizer q a doença ainda está ativa no organismo? Grata.

    1. Os títulos demoram para baixar, mas não significa que a doença está ativa.
      Quanto aos seus sintomas, depende de quais sintomas se tratam. muitos sintomas, podem nem estar relacionados à sífilis, e aqueles que estão, vão desaparecendo com o tempo. Sugiro que consulte o médico que te acompanha para avaliar pessoalmente os seus sintomas e averiguar se tem relação com a sífilis ou se merecem uma investigação adicional.

  6. BOA TARDE. TEM POSSIBILIDADE EM TER VDRL POSITIVO, NUNCA TER TRATADO E MESMO ASSIM NUNCA TER PASSADO PARA A PARCEIRA??

    1. a interpretação dos resultados dos exames para sifilis, está exposta no texto. Na dúvida, leve seus resultados para que um médico infectoolgista de sua confiança possa avaliá-los. Ele é o profissional mais capacitado para interpretar os seus exames em específicos. Mas isso deve ser feito apenas em consulta médica.

  7. Ola, estou gestante, fiz o tratamento com bezetacil, minha taxa era de 1/16, durante e após o tratamento tenho evitado relaçoes sexuais, e mesmo assim taxa cresceu em 1/128. Fiz novamente o tratamento, e a taxa atual é de 1/32. Estou curada? Ou ainda corro risco de transmitir o viros novamente?

  8. Ola, Fiz tratamento da sifilis a dois anos atras e todo ano faço acompanhamento ,a no passado ela estava em 1/4 já agora no ultimo resultado que peguei ela esta 1/16 .Sou casada e quando comecei com meu esposo deixei bem claro o que tinha e ele me mostrou seus exames e não tinha doença alguma,pela titulação que tinha a medica me informou que não transmitiria para ele, após pegar o resultado estou pessima.. PQ sera que aumentou?

  9. A pessoa com Vdrl 1/2, apos tratamento, apresenta vdrl negativo. Porém no teste rapido acusa positivo. Dra porque isso acontece?

  10. Bom dia doutora.
    Meu VDRL deu 1/34. Fiz o tratamento e agora o exame pós tratamento que consta 1/16. São apenas cicatrizes ou devo procurar um médico pra tratar novamente?

  11. terminei o tratamento para sifilis , depois da última fosse quantos dias depois ,posso ter relação sexual com meu parceiro com camisinha ?

  12. Quando terminei meu tratamento contra sifilis eu estava com 1/4 após 2 anos e meio eu fiz novamente e o teste treponemico deu reagente 1/4 o médico me receitou novamente as bezentacil , porq disse que posso ter pego novamente ou o tratamento não deu certo. Isso não seria uma cicatriz .?

    1. Pela descrição sim, como explicado no próprio texto, mas eu só poderia dar uma certeza fazendo a análise completa do histórico dos seus exames e a avaliação física do paciente. os testes treponêmicos são usados para a confirmação diagnóstica quando o teste não treponêmico dá positivo, mas não servem para controle de tratamento nem para diagnóstico de re-infecção pois, uma vez positivo, geralmente não voltam a ficar negativos, mesmo que a pessoa esteja curada.
      Saiba mais aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-da-sifilis/
      Sugiro que converse com seu médico para melhor esclarecimento.

  13. Fiz tratamento para sífilis com ceftriaxona 1 grama IM por 8 dias, pois sou alérgico a penicilina benzatina. Meu 1º VDRL deu 1:64. Após 60 dias do tratamento repeti o VDRL e houve diminuição para 1:8.
    9 meses após o tratamento repeti o VDRL e continua 1:8. Se trata de uma cicatriz sorológica ou a doença permanece ativa em meu corpo?

    1. Para saber se está curado ou não da sífilis você precisa dos 2 exames: um teste treponêmico específico como o FTA-abs (ele mostra APENAS se houve contato com a sífilis. NÃO SERVE PARA VER SE HOUVE CURA OU SE HÁ DOENÇA ATIVA) e o teste não treponêmico como VDRL ou RPR estes são os exames que mostram se a cura, cicatriz ou doença ativa.
      Não se esqueça de levar estes resultados a um médico infectologista de sua confiança para fazer a leitura adequada de seus resultados.

  14. DRa, bom dia!
    Meu VDRL era de 1/64, fiz o tratamento com Doxiciclina e dois meses após baixou para 1/16. Tive relaçoes desprotegidas com o parceiro e quando completou o 3º meses após o tratamento, refiz o teste e estava em 1/32. Será que foi uma reinfecção?

  15. Descobri que estava com sífilis quando fui doar sangue, logo iniciei o tratamento. O médico disse que podia estar a mais de um ano sem grandes sintomas. Fiz tratamento de duas doses de Benzetacil por 3 semanas, reparei que logo que comecei meu corpo começou expelir um corrimento esbranquiçado, mas agora sinto muitas dores na vagina com ardência e muito incômodo. Isso é da doença? É normal?

    1. Não posso dizer se é normal ou não sem te examinar pessoalmente. Sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança ou ginecologista para te examinar pessoalmente e solicitar os exames cabíveis para o seu caso. Mediante uma exposição de risco, deve ser feito exames para várias IST’s que são transmitidas da mesma forma.
      Lembrando que deve fazer o acompanhamento médico do tratamento da sífilis.

  16. É normal sentir dor apos o tratamento com bezentacil? Pq sinto mto dor pra ter relação, ou até mesmo me lavar no banho. Meu noivo não sente nada.

    1. Bom dia. Por se tratar de uma injeção intramuscular, pode haver dor no local da aplicação. Se os sintomas persistirem, sugiro que procure o serviço de saúde em que foi aplicada para maiores orientações.

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top