Você está aqui
Home > DSTs > Sífilis: Conheça os Sintomas da Doença

Sífilis: Conheça os Sintomas da Doença

Sífilis-Sintomas -
Compartilhe
  • 12
    Shares

Sífilis-Sintomas: A Sífilis é uma Doença com Vários Estágios. 

Sífilis-Sintomas – Sua evolução, quando não tratada, consiste em várias fases sintomáticas, entremeadas de fases assintomáticas.
Mesmo durante a fase assintomática, a sífilis pode ser transmitida.

É importante ter em consideração que as pessoas não são iguais e muitas podem não observar nenhum sintoma e ainda assim estar com a doença. A única forma de se ter certeza, é realizando exames específicos.

Aqui trataremos os sintomas típicos que podem ocorrer de acordo com cada fase da doença.

Sífilis Primária

A bactéria causadora da sífilis se chama Treponema pallidum. Quando o material contaminado pelo treponema (fluidos sexuais, sangue, lesões cutâneas ricas em treponema) entra em contato direto com o corpo humano, a bactéria entra no organismo penetrando pela mucosa (região genital, anal ou oral) ou pelo  tecido celular subcutâneo, através de microlesões na pele.

Entre  10 a 90 dias após o contágio, surge uma úlcera na região por onde a bactéria penetrou.
Esta úlcera recebe o nome de úlcera sifilítica ou cancro duro.

Veja abaixo as características da lesão Sifilítica ou cancro duro:

  • Lesão erosada (úlcera) medindo 1 a 2 cm, fundo liso, brilhante, limpo e bordas endurecidas (daí o seu nome);
  • Geralmente é única;
  • Não dói: a não ser que tenha uma outra infecção local associada;
  • Não coça;
  • Não arde;
  • Não tem pus.
Cancro duro - Sífilis primária
Cancro duro – Sífilis primária

Durante essa fase também podem aparecer linfadenopatia (múltiplos carocinhos) que pode estar localmente (por exemplo, inguinal) nos dois lados ou de forma generalizada e geralmente não doem.

A lesão primária desaparece espontaneamente (sem nenhum tratamento) após 3 a 6 semanas.  

Fase latente precoce

Logo após a fase primária, a pessoa fica totalmente assintomática, mas segue transmitindo a doença.

Fase Secundária

De 6 semanas a 6 meses após o aparecimento da lesão primária, cerca de 25% das pessoas não tratada desenvolvem sintomas de fase secundária da sífilis que pode ser vários:

  • As lesões cutâneas da sífilis secundária geralmente aparecem em todo o corpo mas principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés (Isso é muito característico, pois geralmente outras doenças com lesões parecidas não pegam essas duas regiões). Elas podem aparecer como manchas eritematosas (roséolas) ou pápulas (lesões elevadas) de cor vermelho-acastanhadas. 
Sífilis-Sintomas - Lesões cutâneas - Sífilis secundária
Sífilis-Sintomas – Lesões cutâneas – Sífilis-Sintomas Secundária
  • Linfadenopatia generalizada (carocinhos em todo o corpo);
  • Dores nas articulações (juntas);
  • Febre baixa;
  • Mal estar;
  • Anorexia (perda de apetite);
  • Dor de garganta;
  • Mialgia (dor muscular);
  • Perda de peso;
  • Cefaleia (dor de cabeça);
  • Adinamia (cansaço);
  • Alopécia (perda de cabelo), especialmente na cabeça e parte distal das sobrancelhas.
  • Sífilis-Sintomas - Alopecia sifilítica - Sífilis secundária
    Sífilis-Sintomas – Alopecia sifilítica – Sífilis secundária

Além disso, nessa fase pode ocorrer inflamações em várias partes do corpo como:

  • Olho (uveíte – pode levar à perda da visão);
  • Rim (nefrites, etc);
  • Estômago (úlceras ou lesões infiltrativas extensas);
  • Músculo e ossos: inflamação das articulações, osso, etc;
  • Fígado (hepatite);
  • Cérebro (meningite, infartos cerebrais ou derrames);

A fase secundária, dependendo de sua apresentação, pode melhorar mesmo sem o tratamento e a pessoa entra novamente em fase de sífilis latente.

Sífilis-Sintomas Latente Tardia

É o período em que a pessoa infectada se mantém sem sintomas logo após a fase secundária, ou mesmo naqueles que não apresentaram sintomas, possuem mais de 1 ano de infecção.

Se a pessoa não for tratada, essa fase pode durar vários anos ou poucos meses até que se inicia os sintomas da sífilis terciária.

Sífilis-Sintomas Terciária

Aproximadamente de 25 a 40% das pessoas infectadas pela sífilis e não tratadas, desenvolverão alguma complicação proveniente da sífilis terciária isso geralmente ocorre de 1 a 30 anos após a infecção. Os sintomas dependerão do órgão afetado:

  • Sífilis cardiovascular (inflamação das artérias,levando ao rompimento dos vasos,  falência do coração, infarto);
  • Goma sifilítico (granuloma em ossos, pele ou outros órgãos);
  • Doenças Neurológicas.

Fonte:

1- CDC – Sifilis

2- CDC – STI/HIV

3- CDC – Tratamento da Sífilis

4- aids.gov.br

5- Ministério da Saúde – Indicadores sobre sifilis

6- Fatos sobre a sífilis- CDC

7- OMS – apoio no combate a sífilis

8- UpToDate


Compartilhe
  • 12
    Shares
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

81 thoughts on “Sífilis: Conheça os Sintomas da Doença

  1. apareceu um caroço, o mesmo só percebia quando ereto. apareceu um dia depois de uma relação, nesse curto espaço de tempo pode ser sifilis ?

  2. É possível ter sífilis sem sintoma algum como o cancro ou úlcera. ? Do ato ao sintomas e fazer o exame qual tempo . Tive relação desprotegida sendo sexo oral , onde uma mulher fez em mim.

    1. Boa tarde. Conforme informado no texto, aparece de 6 semanas a 6 meses após o aparecimento da lesão primária e cerca de 25% das pessoas não tratada desenvolvem sintomas de fase secundária da sífilis.

  3. Apareceu uma úlcera na entrada da minha vagina, estou assustada pois se parece com as que eu vejo de sífilis, e apareceu no meu lábio tb na parte externa! Só que essa úlcera vaginal arde muito, o que pode ser? Já marquei medico para ir e tal, mas to preocupada

  4. Dr. Bom dia !! Eu tenho uma espécie de infecção perto da região peniana que dura já alguns meses, já passei várias pomadas, no período que estou aplicando a pomada ela some, mas depois volta de novo… Pode ser sifilis ?

    1. Bom dia. Não consigo dar um parecer sem te avaliar pessoalmente. Sendo assim, sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para que possa avaliá-lo e solicitar os exames cabíveis para seu caso.

    1. Bom dia. As lesões ulceradas da sífilis primaria desaparecem de 3 a 6 semanas após o seu aparecimento independente do tratamento.
      Mesmo se a pessoa não tratar a ulcera sara, mas a pessoa segue com a doença sem sintomas e podendo transmitir a outras pessoas.
      vale lembrar que a ulceras da sífilis não doem, não coçam, não ardem e não tem pus.
      Qualquer coisa fora do dito acima tem que ser avaliado pelo infectologista.
      Também é importante realizar sorologias para as outras infecções de transmissão sexual, mesmo se não tiver sintomas, e fazer o controle de cura da sífilis após o tratamento.

  5. Olá, eu estou com uma espécie de mancha no pênis, é um círculinho avermelhado, isso poderia ser sífilis? Eu não tive ainda nenhum tipo de relação sexual com ninguém, mas mesmo assim, poderia ser?

    1. Boa tarde. Há outras formas de transmissão de sífilis além de relação sexual. Você precisa procurar um médico infectologista de sua confiança, para que possa te avaliar pessoalmente e solicitar os exames cabíveis para seu caso.

    1. Boa tarde. Isso varia de pessoa para pessoa. Assim como na fase primária, os sintomas da fase secundária podem desaparecer sozinha, sem qualquer tratamento, causando uma falsa sensação de cura ao paciente, e assim, se desenvolvendo para estágios mais avançados.
      Após o inicio do tratamento as lesões normalmente começam a desaparecer já nos primeiros dias. Porém, deve-se fazer o controle de cura da sífilis após o tratamento.

  6. Doutora,apareceu umas bolinhas vermelhas no salo esquerdo do meu pênis,e tem um caroxinho bem na curvinha do pênis com a região dos pelos pubianos,espremi 2 vezes e saiu um liquido meio marrom fraquinho,to com medo pois uns 4 meses atraz minha mae tinha sifilis e usei o gilete dela e acabei me cortando.Isso pode ser cintomas da sifilis?

    1. Bom dia. Você precisa procurar um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente, avaliar o resultado do exames e solicitar mais algum, se necessário, para um correto diagnóstico.

      1. Doutora, apareceu em mim uma úlcera junto com um carocinho bem na pele onde esfola o pênis. Fui no urologista, fiz o teste, deu reagente a 1/4. Tomei injeção nas duas nadegas. Hoje nao tem mais a úlcera, mas esse caro vinho meu o q ficou lá , só q nao dói. Voltei no médico e ele disse q eh normal, como se fosse uma cicatriz. Procede?

        1. O controle da resposta ao tratamento da sífilis é com exames de sangue e não pela lesão.
          Como não te avaliei pessoalmente não posso emitir critérios sobre a lesão nem sobre o diagnóstico da sífilis.
          SE essa lesão é realmente decorrente da sífilis, ela ainda pode cicatrizar.

  7. Olá, ja tomei a dose dupla de benzetacil, dose única para a fase primária, isso já tem 3 dias e a ferida continua do mesmo jeito. Isso é assim mesmo? quanto tempo para sumir a ferida depois da dose dupla de benzetacil?

    1. Não há um tempo específico, porque inclusive essa ferida da fase primária da sífilis, irpa desaparecer mesmo sem o tratamento.
      O que pode acontecer, é uma infecção secundária por cima da ferida inicial pois, antes de mais nada, é uma porta de entrada para outras infecções até cicatrize.

      Na dúvida, sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente.

  8. Olá boa noite.

    Gostaria de fazer um questionamento com relação a Sífilis e seus riscos, estou saindo com parceiro que tem a doença e por vezes acabamos indo sem o uso de preservativo e ao que me parece existe uma probabilidade de contrair a doença, porém os “níveis” estão em um estado que ela não é transmissora.

    A questão é se realmente isso procede.

    Existe isso de não ter índices para transmitir a Sífilis?

  9. Eu estou com cerca de 3 manchinhas vermelhas no dedo e ta inchado, quando mexo doi e coça, além do meu pênis coçar as vezes, pode ser sifilis?

  10. Muito obrigado Dra. muito bom esse material, se tivesse visto antes já teria diagnosticado e tratado a muito tempo. Parabéns pelo trabalho, não vou procura mais Urologista não…rsrsrs

  11. Dra. Tenho todos os sintomas para sífilis, meu exame de VDRL deu positivo, mas só um não fecha. As minhas ulcerazinhas coçam, coçam e coçam MUITO. Mas são em alguns momentos apenas. Não toda hora…

  12. Bom dia Dra.
    Eu fiz recentemente um exame para ser contratada e o médico da empresa me chamou pra conversa e me mostrou meu resultado o primeiro deu reagente e o segundo deu não reagente isso me impede de ser contratada. Fui hoje no posto me falaram que vai demorar uns 15 dias pra sair o resultado e preferir fazer a primeira dose da bezetaciu. Liguei para o meu marido e disse pra ele se cuidar na minha cidade pois sou casada a 11 anos com a mesma pessoa

    1. Boa noite. Isso depende do tipo de exposição e da situação da pessoa infectada.
      Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  13. Olá Dra Keilla!
    Fui diagnosticado com a sífilis hoje e gostaria de saber se esses sintomas (inchaço na região esclerótica dos olhos , cefaleia intensa) pertencem a mesma? Pesquisei e li que esse inchaço chama-se”uveíte anterior” e gostaria de saber se há cura após o tratamento e se há grande risco para perda da visão se não tratada a tempo.

    1. Não sei se este inchaço nos olhos seria a uveíte, quem poderá te dizer isso mais claramente será o oftalmologista após avaliação específica.
      A não ser o exame de sífilis tenha sido feito no liquor (https://www.drakeillafreitas.com.br/o-que-e-exame-de-liquor/ ), não há como dizer que a bactéria esta afetando o sistema nervoso central, pois exames de sífilis no sangue mostram apenas o contato com a bactéria ou a doença ativa no organismo, mas não confirma que estes sintomas aos quais você se refere seja da sífilis.
      Considerando que estes sintomas estejam relacionados à sífilis no sistema nervoso central, sintomas como cefaleia irão passar (mas tem quy ser visto exatamente o que está causando esta dor, como por exemplo, alguma inchaço cerebral que exija alguma conduta adicional além do tratamento da sifilis). A mesma coisa se aplica a alterações oculares, dependendo do que estiver acontecendo, do tipo e gravidade de lesão pode melhorar ou sintomas parcialmente ou completamente.

      Como pode ver, são muitas variáveis e não dá para explicar de forma mais específica, sem te avaliar pessoalmente, melhor se avaliar com um oftalmologista de sua confiança e com um infectologista de sua confiança. o infecto poer inclusive pedir uma avaliação do neurologista se achara necessário.

  14. Dra, bom dia!
    Primeiro parabéns pelo trabalho. Apos 6 meses de uma relação de risco, os exames de SIFILIS é seguro? fiz um FTA-ABS, com 182 dias apos a relação de risco, juntos com as outras ISTs. Deu não reagente é seguro? Problema que apos 180 dias meu penis apareceu um vermelhidao, coceira e nasceu uma ferdinha. Segundo médico, é candidiase. Seria necessário repetir os exames? A senhora pecaria pelo excesso? Ele nao quis novos exames, com 180 dias

  15. Fiz o exame e deu reagente 1/128.Fiz o tratamento com doses semanais por 3 semanas.Mas ainda consigo observar mesmo após 1 mês do fim do tratamento as manchas ( são clarinhas) nos pés e em uma das mãos .Nunca foi algo muito visível,ninguém nota apenas eu. Existe a possibilidade de eu nao está curado? ?Tenho certeza através de exame anterior que minha contaminação era recente (menos de um ano).Tenho infecto marcado apenas para 03/07/2018 essa dúvida ta me tirando o sono.

  16. Olá Dra. Fiz um exame para IST e acusou VDRl Negativo e Troponema Polidum Positivo. Hepatite A também positivo. Tenho coceira intensa em nádegas e virilha com manchas vermelhas,um médico falou que era sífilis e outros disse que era herpes. Não sei em qual dos dois acreditar. A senhorita pode me explicar qual das duas IST tem mais probabilidade de ser de acordo a esse quadro.

    1. Não posso emitir critério sobre o seu caso sem te avaliar pessoalmente. O que osso falar sobre os exames da sifilis é que um este VDRL negativo e treponema positivo não mostra infecção ativa para sífilis, apenas contato prévio.

  17. Bom dia doutora, tive relação sem preservativo e após a relação a pessoa me falou que já teve a sifilis e tratou, não apareceu nenhum dos sintomas citados, porém surgiu uma erupção de herpes próximo a boca, porém eu já tenho essas erupções a bastante tempo, e tbm surgiram alguma inguas nas axilas, porém um pouco dolorida, pode ser herpes?

  18. Olá DRA: já tive sífilis , tomei todos as doses 3 semanas tomando 2 injeção , cada uma em cada nádegas . Gostaria de saber se um dia eu pegar de novo isso , poderia ir direto pra secundária ????

    1. Não tem relação.
      Como a infecção previa não causa proteção,m se tiver nova exposição, mesmo apos a cura da primeira, você pode se infectar novamente, mas ter tido uma infecção previa e curada não aumenta os riscos de complicações nas próximas, os riscos são os mesmos que tem qualquer pessoa infectada e que não se trata.

  19. Bom dia Dra. Tive uma relação desprotegida. Realizei os devidos devidos exames e deu tudo negativo após 18 dias. Porém 3 dias depois dos exames, apareceu um inchaço na cintura na região inguinal dos dois lados. Meu exame VDRL deu negativo.
    Posso estar com sífilis?

    1. Existe, exames específicos para se fazer o diagnóstico corretamente. Além disso, seus sintomas não específicos de sífilis. Sugiro que procure um medico para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários para chegar a um diagnóstico

  20. Estou com sífilis e me tratei mas tiver relação sem preservativos com meu marido e ele tomou uma dose sera que ele pode pegar?

    1. se vc está CURADA (já foi liberada pelo seu médico não há risco).
      o seu marido deve fazer exame para ver se ele é portador também, apenas se for portador da sífilis, mesmo se não tiver sintomas e que deve tratar cm a dose TOTAL de antibiótico de acordo a situação dele.
      Se você tratar e ele não, você poderá se reinfectar…
      Na dúvida,conversem com o infectologista de vocês e façam os exames e acompanhamentos necessários.

  21. Boa noite, Dra Keila. Caso a pessoa possua o cancro duro causado pela sifilis na boca, é alto o risco de transmissão para pessoas que tiveram contato indireto, como compartilhamento de pastas de dente (a escova em atrito com a saida do tubo), talheres e copos (ja lavados)? A bacteria resistiria muito tempo fora do organismo?

    1. Não resiste muito tempo fora do organismo, mas o cancro é rico em bactérias e o contato direto, por exemplo no beijo é um risco importante. Já contato indireto vai depender da viabilidade da bactéria naquela dada situação.

  22. Boa noite doutora,!!
    Gostaria de saber se a sífilis coça apareceu uns caroços no meu pênis como se fosse espinhas e coçando muito,
    Fui ao médico e a médica me indicou uma pomada não fiz até o momento nenhum exame de sangue pra ter certaza..
    Agradeço se tiver resposta.

  23. Tive contato com uma pessoa soro que não sábia .que tinha .a 4 anos atrás.vários teste e deram negativo.o último foi 6/6/18.e também seu negativo.existe a possibilidade de Eu ter pego

    1. se você está perguntando sobre sifilis, a resposta está nesse link: https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-da-sifilis/
      Se você está perguntando sobre HIV, sua resposta está nesse link: Diagnostico de HIV: https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-do-hiv/
      Se persistir alguma dúvida, consulta um médico infectologista de sua confiança. Ele é o especialista mais indicado para te avaliar e interpretar os seus exames.

  24. Boa Tarde?
    Eu tive sifilis a 14anos a traz, minha filha nasceu tbem com a doença, fez o tratamento ainda no hospital, tem possibilidade de voltar a doença novamente nela?
    Apareceu umas manchas avermelhadas em algumas parte do meu corpo e secou sendo que ficou meia esbranquiçada e ressecada, será que pode ser sifilis novamente

  25. Há um anos, mais ou menos, descobri que contrai a sífilis. fiz exames e cheguei a tomar 3 doses de bezetacil. agora esta surgindo manchas nas minhas mão. sera que vou ter que fazer esse tratamento de novo? O medico , na época, falou que sempre que fizer exames de sangue vai constar reagente pra sífilis mas que depois do tratamento não teria que me preocupar.

    1. Depois do tratamento você PRECISA realizar exames de controle para verificar se houve realmente uma cura. Uma vez curada a sífilis não volta, mas se houver nova exposição, a pessoa pode se reinfectar. e isso dá para ver pelos exames de sangue a través do aumento das titulações dos teste de tipo não treponêmicos como VDRL ou RPR.

  26. Olá Dra. Keilla Freitas, meus parabéns pelo site.
    A um ano atrás eu tive que realizar um exame VDRL para admissão em um trabalho e infelizmente fui surpreendido com o resultado positivo de 1/16, para o meu desespero. Procurei o médico expliquei a situação e ele me receitou uma dose de benzetacil 1200/nadega. Provavelmente eu já estaria com a doença a mais de 6 meses, que foi a data que tive relação com outra pessoa que não fosse minha namorada…Continua…

  27. Continuando…Minha namorada fez 2 exames vdrl em unidades diferentes, os dois deram negativo, complicou mais ainda minha situação. Passou-se 1 mês, repeti o exame vdrl que apresentava resultado 1/2. O médico me disse que eu estava curado, porém eu não sentia que estava, mas tentei me tranquilizar. com 3 meses após o tratamento fiz novamente o vdrl e já subiu o resultado para 1/4 em uma unidade e 1/8 em laboratório particular e o fta abs reagente, mais desespeiro. Continua02

  28. Continuando02… Tomei mais 2 doses uma em cada semana 1200/nadegas/2semanas. Novamente minha namorada fez o exame vdrl e deu negativo. E nisso já estávamos fazendo sexo sem camisinha a algum tempo. Por fim, após mais de 4 meses me vi obrigado realizar o exame novamente e pro meu desespero novamente o resultado vdrl foi de 1/4 e fta abs reagente. Minha namorada novamente vdrl negativo, então já sem muito animo fui tomar mais 3 doses de benzetacil 1200/nadegas/3semanas… Continua03

  29. Continuando03… Então cortei bebidas alcoólicas durante todo o tratamento, começamos a fazer sexo somente com camisinha, aliás até sexo fazemos pouco, pois isso aos poucos vai tirando o apetite e a vontade, já não sou mais o mesmo, me sinto desgastado psicologicamente depois dessa doença. Hoje faz mais ou menos 2 meses da última dose, mas infelizmente não me sinto curado, nascem bolhas no penis e proximo a base que coçam muito e algumas manchinhas na pele. Continua04…

  30. Continuando04… Essas bolhas aparecem se alternando de a cada 15 a 30 dias, quando eu estouro-as e passo alcool elas cicatrizam rapidamente, mas de qualquer forma venho tendo que lhe dar com essa situação. Então eu lhe pergunto, Existem pessoas imunes a esta doença? Durante todo esse tempo, pra sorte da minha namorada, ela não contraiu… Por que não consigo me curar dessa doença? Já estou com medo de ter complicações de tanta benzetacil. Essa é minha situação, Obrigado, que Jesus a abençoe!

  31. Dra meu.marido tá com manchas no começo do pênis na virilha no ânus.e agora na cabeça como se fosse caspas tô.muito preocupado pois não sara já vai fazer. Uns 2meses ele tá com o dedo da mão inchado e dor no corpo principalmente na nuca pra.virar a cabeça pf me responde o q pode ser

  32. oLÁ dra tive um nodolo no penis que identifiquei como cancro, mas só tive coragem de fazer o exame 60 dias depois , quando o nodulo já era muityo pequeno, o teste rapido de hospital para casos de siflis são confiaveis? O exame deu negativo e uma profissional que n sei discernir qual era, acredita que enfermeira, olhou e disse que realmente n era siflis? Gostaria saber ate que ponto é confiavel o teste rápido em um caso de diagnostico de sífilis

    1. testes rápidos em geral nos auxiliam muito no manejo do dia a dia, mas dificilmente descartam infecção em caso de resultado negativo. Sugiro que realize um teste de laboratório não treponêmio para VDRL ou RPR para avaliação de infecção por sífilis, independente das lesões.

  33. Uma pessoa com quem saí fez um teste rápido para sífilis e o resultado foi não reagente. Porém, trinta dias depois, um novo teste acusou reagente. Isso quer dizer que ela está contaminada? Penso que sim, a menos que o resultado tenha sido um falso positivo. Um VDRL foi marcado. Existe uma outra possibilidade que não seja infecção recente?

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top