sífilis sintomas

Sífilis: Conheça os Sintomas da Doença

Publicado: 21/01/2025


A sífilis é uma conhecida infecção sexualmente transmissível que pode apresentar, ou não, alguns sintomas que acabam variando de acordo com o estágio em que a condição se encontra. Mesmo sendo familiar para algumas pessoas, muitos desconhecem os detalhes sobre os sintomas de sífilis, as formas de transmissão e os riscos dessa infecção.

Quando não diagnosticada e tratada a tempo, a sífilis pode evoluir silenciosamente, atingindo órgãos vitais, como o cérebro e o coração, e causando complicações sérias. Continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre os sintomas da doença, como identificá-los e o que fazer ao suspeitar da infecção.

A Sífilis

A sífilis é uma infecção bacteriana, provocada pelo Treponema pallidum, que se desenvolve em estágios e pode ter um impacto grave na saúde de uma pessoa se não for tratada adequadamente. Entre os estágios da Sífilis podemos citar:

  • Sífilis primária;
  • Sífilis secundária;
  • Sífilis latente (precoce e tardia);
  • Sífilis terciária.

Cada uma dessas fases apresenta diferentes características e riscos, o que pode tornar o diagnóstico e o tratamento desafiadores se a infecção não for detectada precocemente, por exemplo.

A Transmissão

A transmissão da sífilis ocorre, principalmente, por meio do contato sexual desprotegido, seja ele oral, anal ou vaginal, com uma pessoa infectada. Isso se dá pelo fato da bactéria estar presente em lesões, feridas e até mesmo nas mucosas, que são muito comuns nos estágios iniciais da condição.

Além disso, a sífilis pode ser transmitida de forma vertical, da mãe para o bebê ainda durante a gestação, o que é conhecido como sífilis congênita.

Sintomas da Sífilis

A sífilis é uma doença que apresenta diferentes sintomas dependendo do estágio em que se encontra. Por isso, entender cada fase e suas características é fundamental para que as pessoas possam identificar possíveis sinais e buscar ajuda médica.

É importante ter em consideração que as pessoas não são iguais e muitas podem não observar nenhum sintoma e ainda assim estar com a doença. A única forma de se ter certeza, é realizando exames específicos. Aqui trataremos os sintomas típicos que podem ocorrer de acordo com cada fase da Doença.

Sífilis Primária

Quando o material contaminado pelo treponema (fluidos sexuais, sangue, lesões cutâneas ricas em treponema) entra em contato direto com o corpo humano, a bactéria entra no organismo penetrando pela mucosa (região genital, anal ou oral) ou pelo tecido celular subcutâneo, por meio de microlesões na pele.

Entre 10 a 90 dias após o contágio surge uma úlcera na região por onde a bactéria penetrou. Essa úlcera recebe o nome de úlcera sifilítica ou cancro duro. Veja, abaixo, as características da lesão Sifilítica ou cancro duro:

  • Lesão erosada (úlcera) medindo 1 a 2 cm, fundo liso, brilhante, limpo e bordas endurecidas;
  • Geralmente, é única;
  • Não dói, a não ser que tenha outra infecção local associada;
  • Não coça;
  • Não arde;
  • Não tem pus.
Cancro duro - Sífilis primária
Cancro Duro – Sífilis Primária

Durante essa fase também podem aparecer linfadenopatia (múltiplos Carocinhos) que pode estar localmente (por exemplo, inguinal) nos dois lados ou de forma generalizada, e, geralmente, não dói.

A lesão primária desaparece espontaneamente (sem nenhum tratamento) após 3 a 6 semanas.

Fase Latente Precoce

Logo após a Fase primária, a pessoa fica totalmente assintomática, mas segue transmitindo a doença.

Sífilis Secundária

De 6 semanas a 6 meses após o aparecimento da lesão primária, cerca de 25% das pessoas não tratadas desenvolvem sintomas de fase secundária da sífilis que podem ser vários.

As lesões cutâneas da sífilis secundária, geralmente, aparecem em todo o corpo, mas principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés (isso é muito característico, pois, geralmente, outras doenças com lesões parecidas não pegam essas duas regiões). Elas podem aparecer como manchas eritematosas (roséolas) ou pápulas (lesões elevadas) de cor vermelho-acastanhadas.

Se preferir assistir ao vídeo sobre sífilis diretamente no youtube clique aqui

Outros sintomas da fase secundária da condição são:

  • Linfadenopatia generalizada (carocinhos em todo o corpo);
  • Dores nas articulações (juntas);
  • Febre baixa;
  • Mal-estar;
  • Anorexia (perda de apetite);
  • Dor de garganta;
  • Mialgia (dor muscular);
  • Perda de peso;
  • Cefaleia (dor de cabeça);
  • Adinamia (cansaço);
  • Alopécia (perda de cabelo), especialmente na cabeça e parte distal das sobrancelhas.
Sífilis-Sintomas - Lesões cutâneas - Sífilis secundária

Além disso, nessa fase podem ocorrer inflamações em várias partes do corpo, como:

  • Olho (uveíte que pode levar à perda da visão);
  • Rim (nefrites etc);
  • Estômago (úlceras ou lesões infiltrativas extensas);
  • Músculo e ossos (inflamação das articulações, osso etc.);
  • Fígado (hepatite);
  • Cérebro (meningite, infartos cerebrais ou derrames).

A Fase Secundária, dependendo de sua apresentação, pode melhorar mesmo sem o tratamento e a pessoa entra novamente na Fase de Sífilis Latente.

Sífilis Sintomas - Alopecia sifilítica - Fase secundária
Sífilis Sintomas – Alopecia Sifilítica – Fase secundária

Fase Latente Tardia

É o período em que a pessoa infectada se mantém sem sintomas logo após a fase secundária ou mesmo aqueles que não apresentaram sintomas, possuem mais de 1 ano de infecção. Se a pessoa não for tratada, essa fase pode durar vários anos ou poucos meses até que se iniciem os Sintomas da Sífilis terciária.

Sífilis Terciária

Aproximadamente de 25% a 40% das pessoas infectadas pela sífilis e não tratadas desenvolverão alguma complicação proveniente da sífilis terciária. Isso, geralmente, ocorre de 1 a 30 anos após a infecção. Os sintomas dependerão do órgão afetado:

  • Sífilis cardiovascular (inflamação das artérias, levando ao rompimento dos vasos, à falência do coração, ao infarto);
  • Goma sifilítico (granuloma em ossos, pele ou outros órgãos);
  • Doenças Neurológicas.

O diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para evitar que a sífilis alcance essa fase, uma vez que os danos causados no estágio terciário podem ser irreversíveis.

Diagnóstico e Tratamento da Sífilis

A sífilis é diagnosticada por meio de exames de sangue, que detectam a presença de anticorpos contra a bactéria Treponema pallidum. Existem dois tipos principais de testes:

  • Testes não treponêmicos (como o VDRL), que avaliam a presença de anticorpos e são usados para monitorar a resposta ao tratamento;
  • Testes treponêmicos (como o FTA-ABS), que confirmam a infecção, detectando anticorpos específicos para a sífilis.

Esses testes são rápidos e quando se tem o resultado positivo, o tratamento poderá ser feito e, geralmente, utilizará a penicilina, um antibiótico altamente eficaz contra a bactéria.

O tipo e a dose do antibiótico variam conforme o estágio da doença e o tratamento costuma ser realizado em doses injetáveis. Em caso de dúvidas, não hesite em buscar ajuda do seu médico infectologista de confiança.

Fontes:

Artigo Publicado em: 31 de jul de 2019 e Atualizado em: 21 de jan de 2025

Informe Legal

Dra. Keilla Freitas é pessoalmente responsável pela adaptação, curadoria e produção dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e as informações contidas na homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.
Missão do Site: prover soluções cada vez mais completas de maneira facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.
Política de Banners: não disponibilizamos espaço voltado à publicidade e não realizamos permutas com banner ou display

Política de privacidade

Informe Legal

Dra. Keilla Freitas é pessoalmente responsável pela adaptação, curadoria e produção dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e as informações contidas na homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.
Missão do Site: prover soluções cada vez mais completas de maneira facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.
Política de Banners: não disponibilizamos espaço voltado à publicidade e não realizamos permutas com banner ou display

Política de privacidade


Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

106 comentários em “Sífilis: Conheça os Sintomas da Doença”

  1. nascimento disse:

    apareceu um caroço, o mesmo só percebia quando ereto. apareceu um dia depois de uma relação, nesse curto espaço de tempo pode ser sifilis ?

    1. Leandro disse:

      Está com aparência de ser hpv amigo

  2. João disse:

    Carocinhos pequenos q n desaparecem podem ser sífilis?

    1. Depende do aspecto, na dúvida, procure um médico infectologista e faça os exames cabíveis.

  3. Rafael S disse:

    É possível ter sífilis sem sintoma algum como o cancro ou úlcera. ? Do ato ao sintomas e fazer o exame qual tempo . Tive relação desprotegida sendo sexo oral , onde uma mulher fez em mim.

  4. Pedro disse:

    Doutora, é possível apresentar sífilis secundária sem ter tido a sífilis primária? Obrigado

    1. Boa tarde. Conforme informado no texto, aparece de 6 semanas a 6 meses após o aparecimento da lesão primária e cerca de 25% das pessoas não tratada desenvolvem sintomas de fase secundária da sífilis.

  5. Julia disse:

    Apareceu uma úlcera na entrada da minha vagina, estou assustada pois se parece com as que eu vejo de sífilis, e apareceu no meu lábio tb na parte externa! Só que essa úlcera vaginal arde muito, o que pode ser? Já marquei medico para ir e tal, mas to preocupada

    1. Bom dia Julia. Eu não consigo te dar um parecer sem te examinar, você fez o certo em procurar um médico. Assim ele poderá te analisar pessoalmente e solicitar os exames cabíveis.

  6. Bruno disse:

    Dr. Bom dia !! Eu tenho uma espécie de infecção perto da região peniana que dura já alguns meses, já passei várias pomadas, no período que estou aplicando a pomada ela some, mas depois volta de novo… Pode ser sifilis ?

    1. Bom dia. Não consigo dar um parecer sem te avaliar pessoalmente. Sendo assim, sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para que possa avaliá-lo e solicitar os exames cabíveis para seu caso.

  7. Daniela disse:

    Fiz exame vdrl deu nao reagente
    E o exame fta abs deu valor referencia 0,08
    O que isso quer dizer?

    1. Bom dia. Isso vai depender se o resultado foi IgG e IgM. Sugiro que procure um médico infectologista para que possa te avaliar pessoalmente, junto com seu histórico de exames.

  8. Matheus Fernando disse:

    quanto tempo demora para sumir a íngua depois do tratamento da sífilis?

    1. Bom dia. As lesões ulceradas da sífilis primaria desaparecem de 3 a 6 semanas após o seu aparecimento independente do tratamento.
      Mesmo se a pessoa não tratar a ulcera sara, mas a pessoa segue com a doença sem sintomas e podendo transmitir a outras pessoas.
      vale lembrar que a ulceras da sífilis não doem, não coçam, não ardem e não tem pus.
      Qualquer coisa fora do dito acima tem que ser avaliado pelo infectologista.
      Também é importante realizar sorologias para as outras infecções de transmissão sexual, mesmo se não tiver sintomas, e fazer o controle de cura da sífilis após o tratamento.

  9. Luca disse:

    Olá, eu estou com uma espécie de mancha no pênis, é um círculinho avermelhado, isso poderia ser sífilis? Eu não tive ainda nenhum tipo de relação sexual com ninguém, mas mesmo assim, poderia ser?

    1. Boa tarde. Há outras formas de transmissão de sífilis além de relação sexual. Você precisa procurar um médico infectologista de sua confiança, para que possa te avaliar pessoalmente e solicitar os exames cabíveis para seu caso.

  10. Aparecida disse:

    Boa tarde! em quanto tempo desaparece a manchas da sifilis secundaria?

    1. Boa tarde. Isso varia de pessoa para pessoa. Assim como na fase primária, os sintomas da fase secundária podem desaparecer sozinha, sem qualquer tratamento, causando uma falsa sensação de cura ao paciente, e assim, se desenvolvendo para estágios mais avançados.
      Após o inicio do tratamento as lesões normalmente começam a desaparecer já nos primeiros dias. Porém, deve-se fazer o controle de cura da sífilis após o tratamento.

  11. felipe disse:

    Doutora,apareceu umas bolinhas vermelhas no salo esquerdo do meu pênis,e tem um caroxinho bem na curvinha do pênis com a região dos pelos pubianos,espremi 2 vezes e saiu um liquido meio marrom fraquinho,to com medo pois uns 4 meses atraz minha mae tinha sifilis e usei o gilete dela e acabei me cortando.Isso pode ser cintomas da sifilis?

    1. Bom dia. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  12. Márcio Pedro Freitas silva disse:

    Fiz exame vdrl , deu negativo! Porém reagente, o que significa isso?

    1. Bom dia. Você precisa procurar um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente, avaliar o resultado do exames e solicitar mais algum, se necessário, para um correto diagnóstico.

      1. Bruno Soares disse:

        Doutora, apareceu em mim uma úlcera junto com um carocinho bem na pele onde esfola o pênis. Fui no urologista, fiz o teste, deu reagente a 1/4. Tomei injeção nas duas nadegas. Hoje nao tem mais a úlcera, mas esse caro vinho meu o q ficou lá , só q nao dói. Voltei no médico e ele disse q eh normal, como se fosse uma cicatriz. Procede?

        1. O controle da resposta ao tratamento da sífilis é com exames de sangue e não pela lesão.
          Como não te avaliei pessoalmente não posso emitir critérios sobre a lesão nem sobre o diagnóstico da sífilis.
          SE essa lesão é realmente decorrente da sífilis, ela ainda pode cicatrizar.

  13. Pedro Duarte disse:

    Olá, ja tomei a dose dupla de benzetacil, dose única para a fase primária, isso já tem 3 dias e a ferida continua do mesmo jeito. Isso é assim mesmo? quanto tempo para sumir a ferida depois da dose dupla de benzetacil?

    1. Não há um tempo específico, porque inclusive essa ferida da fase primária da sífilis, irpa desaparecer mesmo sem o tratamento.
      O que pode acontecer, é uma infecção secundária por cima da ferida inicial pois, antes de mais nada, é uma porta de entrada para outras infecções até cicatrize.

      Na dúvida, sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente.

  14. adriano disse:

    Olá boa noite.

    Gostaria de fazer um questionamento com relação a Sífilis e seus riscos, estou saindo com parceiro que tem a doença e por vezes acabamos indo sem o uso de preservativo e ao que me parece existe uma probabilidade de contrair a doença, porém os “níveis” estão em um estado que ela não é transmissora.

    A questão é se realmente isso procede.

    Existe isso de não ter índices para transmitir a Sífilis?

  15. Hytalo disse:

    Eu estou com cerca de 3 manchinhas vermelhas no dedo e ta inchado, quando mexo doi e coça, além do meu pênis coçar as vezes, pode ser sifilis?

    1. Sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para avaliá-lo pessoalmente e fazer os exames e tratamentos necessários.

  16. Iago disse:

    Muito obrigado Dra. muito bom esse material, se tivesse visto antes já teria diagnosticado e tratado a muito tempo. Parabéns pelo trabalho, não vou procura mais Urologista não…rsrsrs

    1. Boa tarde e obrigada por suas palavras. É importante que o tratamento seja indicado e acompanhado por um médico infectologista de sua confiança, após a confirmação do diagnóstico.

  17. Lucas disse:

    Dra. Tenho todos os sintomas para sífilis, meu exame de VDRL deu positivo, mas só um não fecha. As minhas ulcerazinhas coçam, coçam e coçam MUITO. Mas são em alguns momentos apenas. Não toda hora…

    1. Bom dia. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  18. Ana disse:

    Bom dia Dra.
    Eu fiz recentemente um exame para ser contratada e o médico da empresa me chamou pra conversa e me mostrou meu resultado o primeiro deu reagente e o segundo deu não reagente isso me impede de ser contratada. Fui hoje no posto me falaram que vai demorar uns 15 dias pra sair o resultado e preferir fazer a primeira dose da bezetaciu. Liguei para o meu marido e disse pra ele se cuidar na minha cidade pois sou casada a 11 anos com a mesma pessoa

    1. Bom dia. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para confirmação ou não do diagnóstico.

  19. Duda disse:

    Boa noite
    É possível não contrair sífilis após manter uma relação sexual com pessoa infectada?

    1. Boa noite. Isso depende do tipo de exposição e da situação da pessoa infectada.
      Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  20. Dayane disse:

    Oi eu ja tomei As injeções todas , Estamos usando camisinha ..Com quanto tempo ela desaparece?

    1. Bom dia. Isso varia de pessoa para pessoa e da fase que se encontra a infecção. O tratamento deve ser acompanhado por um médico infectologista de confiança.

  21. ALEXANDRE VASCONCELOS disse:

    Olá Dra Keilla!
    Fui diagnosticado com a sífilis hoje e gostaria de saber se esses sintomas (inchaço na região esclerótica dos olhos , cefaleia intensa) pertencem a mesma? Pesquisei e li que esse inchaço chama-se”uveíte anterior” e gostaria de saber se há cura após o tratamento e se há grande risco para perda da visão se não tratada a tempo.

    1. Não sei se este inchaço nos olhos seria a uveíte, quem poderá te dizer isso mais claramente será o oftalmologista após avaliação específica.
      A não ser o exame de sífilis tenha sido feito no liquor (https://www.drakeillafreitas.com.br/o-que-e-exame-de-liquor/ ), não há como dizer que a bactéria esta afetando o sistema nervoso central, pois exames de sífilis no sangue mostram apenas o contato com a bactéria ou a doença ativa no organismo, mas não confirma que estes sintomas aos quais você se refere seja da sífilis.
      Considerando que estes sintomas estejam relacionados à sífilis no sistema nervoso central, sintomas como cefaleia irão passar (mas tem quy ser visto exatamente o que está causando esta dor, como por exemplo, alguma inchaço cerebral que exija alguma conduta adicional além do tratamento da sifilis). A mesma coisa se aplica a alterações oculares, dependendo do que estiver acontecendo, do tipo e gravidade de lesão pode melhorar ou sintomas parcialmente ou completamente.

      Como pode ver, são muitas variáveis e não dá para explicar de forma mais específica, sem te avaliar pessoalmente, melhor se avaliar com um oftalmologista de sua confiança e com um infectologista de sua confiança. o infecto poer inclusive pedir uma avaliação do neurologista se achara necessário.

  22. victor gomes disse:

    Dra, bom dia!
    Primeiro parabéns pelo trabalho. Apos 6 meses de uma relação de risco, os exames de SIFILIS é seguro? fiz um FTA-ABS, com 182 dias apos a relação de risco, juntos com as outras ISTs. Deu não reagente é seguro? Problema que apos 180 dias meu penis apareceu um vermelhidao, coceira e nasceu uma ferdinha. Segundo médico, é candidiase. Seria necessário repetir os exames? A senhora pecaria pelo excesso? Ele nao quis novos exames, com 180 dias

  23. Pedro disse:

    Fiz o exame e deu reagente 1/128.Fiz o tratamento com doses semanais por 3 semanas.Mas ainda consigo observar mesmo após 1 mês do fim do tratamento as manchas ( são clarinhas) nos pés e em uma das mãos .Nunca foi algo muito visível,ninguém nota apenas eu. Existe a possibilidade de eu nao está curado? ?Tenho certeza através de exame anterior que minha contaminação era recente (menos de um ano).Tenho infecto marcado apenas para 03/07/2018 essa dúvida ta me tirando o sono.

  24. Joe disse:

    Olá Dra. Fiz um exame para IST e acusou VDRl Negativo e Troponema Polidum Positivo. Hepatite A também positivo. Tenho coceira intensa em nádegas e virilha com manchas vermelhas,um médico falou que era sífilis e outros disse que era herpes. Não sei em qual dos dois acreditar. A senhorita pode me explicar qual das duas IST tem mais probabilidade de ser de acordo a esse quadro.

    1. Não posso emitir critério sobre o seu caso sem te avaliar pessoalmente. O que osso falar sobre os exames da sifilis é que um este VDRL negativo e treponema positivo não mostra infecção ativa para sífilis, apenas contato prévio.

  25. Hebert disse:

    Bom dia doutora, tive relação sem preservativo e após a relação a pessoa me falou que já teve a sifilis e tratou, não apareceu nenhum dos sintomas citados, porém surgiu uma erupção de herpes próximo a boca, porém eu já tenho essas erupções a bastante tempo, e tbm surgiram alguma inguas nas axilas, porém um pouco dolorida, pode ser herpes?

    1. na dúvida, sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e pedir os exames pertinentes.

  26. Anderson disse:

    Olá DRA: já tive sífilis , tomei todos as doses 3 semanas tomando 2 injeção , cada uma em cada nádegas . Gostaria de saber se um dia eu pegar de novo isso , poderia ir direto pra secundária ????

    1. Não tem relação.
      Como a infecção previa não causa proteção,m se tiver nova exposição, mesmo apos a cura da primeira, você pode se infectar novamente, mas ter tido uma infecção previa e curada não aumenta os riscos de complicações nas próximas, os riscos são os mesmos que tem qualquer pessoa infectada e que não se trata.

  27. Felipe disse:

    Bom dia Dra. Tive uma relação desprotegida. Realizei os devidos devidos exames e deu tudo negativo após 18 dias. Porém 3 dias depois dos exames, apareceu um inchaço na cintura na região inguinal dos dois lados. Meu exame VDRL deu negativo.
    Posso estar com sífilis?

    1. Existe, exames específicos para se fazer o diagnóstico corretamente. Além disso, seus sintomas não específicos de sífilis. Sugiro que procure um medico para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários para chegar a um diagnóstico

  28. João disse:

    Doutora, quando a mulher engravida ela faz todos os exames de DSTs ou somente alguns específicos?

    1. O ideal é realizar todos mas isso pode variar de médico para médico.

  29. Ingrid disse:

    Estou com sífilis e me tratei mas tiver relação sem preservativos com meu marido e ele tomou uma dose sera que ele pode pegar?

    1. se vc está CURADA (já foi liberada pelo seu médico não há risco).
      o seu marido deve fazer exame para ver se ele é portador também, apenas se for portador da sífilis, mesmo se não tiver sintomas e que deve tratar cm a dose TOTAL de antibiótico de acordo a situação dele.
      Se você tratar e ele não, você poderá se reinfectar…
      Na dúvida,conversem com o infectologista de vocês e façam os exames e acompanhamentos necessários.

  30. anonimo disse:

    Boa noite, Dra Keila. Caso a pessoa possua o cancro duro causado pela sifilis na boca, é alto o risco de transmissão para pessoas que tiveram contato indireto, como compartilhamento de pastas de dente (a escova em atrito com a saida do tubo), talheres e copos (ja lavados)? A bacteria resistiria muito tempo fora do organismo?

    1. Não resiste muito tempo fora do organismo, mas o cancro é rico em bactérias e o contato direto, por exemplo no beijo é um risco importante. Já contato indireto vai depender da viabilidade da bactéria naquela dada situação.

  31. Alam disse:

    Boa noite doutora,!!
    Gostaria de saber se a sífilis coça apareceu uns caroços no meu pênis como se fosse espinhas e coçando muito,
    Fui ao médico e a médica me indicou uma pomada não fiz até o momento nenhum exame de sangue pra ter certaza..
    Agradeço se tiver resposta.

    1. NO próprio texto está escrito detalhes TÍPICOS de cada sintoma. Na dúvida procure um médico e fala o teste específico.

  32. Carlos disse:

    Tive contato com uma pessoa soro que não sábia .que tinha .a 4 anos atrás.vários teste e deram negativo.o último foi 6/6/18.e também seu negativo.existe a possibilidade de Eu ter pego

    1. se você está perguntando sobre sifilis, a resposta está nesse link: https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-da-sifilis/
      Se você está perguntando sobre HIV, sua resposta está nesse link: Diagnostico de HIV: https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-do-hiv/
      Se persistir alguma dúvida, consulta um médico infectologista de sua confiança. Ele é o especialista mais indicado para te avaliar e interpretar os seus exames.

  33. wanessa disse:

    Boa Tarde?
    Eu tive sifilis a 14anos a traz, minha filha nasceu tbem com a doença, fez o tratamento ainda no hospital, tem possibilidade de voltar a doença novamente nela?
    Apareceu umas manchas avermelhadas em algumas parte do meu corpo e secou sendo que ficou meia esbranquiçada e ressecada, será que pode ser sifilis novamente

    1. Uma vez curada a sifilis não volta, a menos que haja nova exposição ao risco e reinfecção.

  34. Carlos disse:

    Há um anos, mais ou menos, descobri que contrai a sífilis. fiz exames e cheguei a tomar 3 doses de bezetacil. agora esta surgindo manchas nas minhas mão. sera que vou ter que fazer esse tratamento de novo? O medico , na época, falou que sempre que fizer exames de sangue vai constar reagente pra sífilis mas que depois do tratamento não teria que me preocupar.

    1. Depois do tratamento você PRECISA realizar exames de controle para verificar se houve realmente uma cura. Uma vez curada a sífilis não volta, mas se houver nova exposição, a pessoa pode se reinfectar. e isso dá para ver pelos exames de sangue a través do aumento das titulações dos teste de tipo não treponêmicos como VDRL ou RPR.

  35. Antonio disse:

    Olá Dra. Keilla Freitas, meus parabéns pelo site.
    A um ano atrás eu tive que realizar um exame VDRL para admissão em um trabalho e infelizmente fui surpreendido com o resultado positivo de 1/16, para o meu desespero. Procurei o médico expliquei a situação e ele me receitou uma dose de benzetacil 1200/nadega. Provavelmente eu já estaria com a doença a mais de 6 meses, que foi a data que tive relação com outra pessoa que não fosse minha namorada…Continua…

  36. Antonio disse:

    Continuando…Minha namorada fez 2 exames vdrl em unidades diferentes, os dois deram negativo, complicou mais ainda minha situação. Passou-se 1 mês, repeti o exame vdrl que apresentava resultado 1/2. O médico me disse que eu estava curado, porém eu não sentia que estava, mas tentei me tranquilizar. com 3 meses após o tratamento fiz novamente o vdrl e já subiu o resultado para 1/4 em uma unidade e 1/8 em laboratório particular e o fta abs reagente, mais desespeiro. Continua02

  37. Antonio disse:

    Continuando02… Tomei mais 2 doses uma em cada semana 1200/nadegas/2semanas. Novamente minha namorada fez o exame vdrl e deu negativo. E nisso já estávamos fazendo sexo sem camisinha a algum tempo. Por fim, após mais de 4 meses me vi obrigado realizar o exame novamente e pro meu desespero novamente o resultado vdrl foi de 1/4 e fta abs reagente. Minha namorada novamente vdrl negativo, então já sem muito animo fui tomar mais 3 doses de benzetacil 1200/nadegas/3semanas… Continua03

  38. Antonio disse:

    Continuando03… Então cortei bebidas alcoólicas durante todo o tratamento, começamos a fazer sexo somente com camisinha, aliás até sexo fazemos pouco, pois isso aos poucos vai tirando o apetite e a vontade, já não sou mais o mesmo, me sinto desgastado psicologicamente depois dessa doença. Hoje faz mais ou menos 2 meses da última dose, mas infelizmente não me sinto curado, nascem bolhas no penis e proximo a base que coçam muito e algumas manchinhas na pele. Continua04…

  39. Antonio disse:

    Continuando04… Essas bolhas aparecem se alternando de a cada 15 a 30 dias, quando eu estouro-as e passo alcool elas cicatrizam rapidamente, mas de qualquer forma venho tendo que lhe dar com essa situação. Então eu lhe pergunto, Existem pessoas imunes a esta doença? Durante todo esse tempo, pra sorte da minha namorada, ela não contraiu… Por que não consigo me curar dessa doença? Já estou com medo de ter complicações de tanta benzetacil. Essa é minha situação, Obrigado, que Jesus a abençoe!

    1. sobre a sifilis, os motivos para um VDRL aumentado mesmo após o tratamento estão nesse link: http://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-da-sifilis/ NÃO HÁ REGISTRO DE TREPONEMA PALLIDUM RESISTENTE À PENICILINA BENZATÍNICA.
      quanto as bolhas, não tem relação com a sífilis e para emitir maiores critério a respeito, tria que te avaliar pessoalmente em consulta.

  40. bia disse:

    Dra meu.marido tá com manchas no começo do pênis na virilha no ânus.e agora na cabeça como se fosse caspas tô.muito preocupado pois não sara já vai fazer. Uns 2meses ele tá com o dedo da mão inchado e dor no corpo principalmente na nuca pra.virar a cabeça pf me responde o q pode ser

    1. Não dá para inferir diagnóstico sem avaliá-lo pessoalmente e pedir os exames necessários. Sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para avaliá-lo.

  41. JOÃO disse:

    oLÁ dra tive um nodolo no penis que identifiquei como cancro, mas só tive coragem de fazer o exame 60 dias depois , quando o nodulo já era muityo pequeno, o teste rapido de hospital para casos de siflis são confiaveis? O exame deu negativo e uma profissional que n sei discernir qual era, acredita que enfermeira, olhou e disse que realmente n era siflis? Gostaria saber ate que ponto é confiavel o teste rápido em um caso de diagnostico de sífilis

    1. testes rápidos em geral nos auxiliam muito no manejo do dia a dia, mas dificilmente descartam infecção em caso de resultado negativo. Sugiro que realize um teste de laboratório não treponêmio para VDRL ou RPR para avaliação de infecção por sífilis, independente das lesões.

  42. Elcio disse:

    Uma pessoa com quem saí fez um teste rápido para sífilis e o resultado foi não reagente. Porém, trinta dias depois, um novo teste acusou reagente. Isso quer dizer que ela está contaminada? Penso que sim, a menos que o resultado tenha sido um falso positivo. Um VDRL foi marcado. Existe uma outra possibilidade que não seja infecção recente?

  43. Orlando disse:

    Na fase secundária da sífilis o VDRL já positiva?

    1. Existem exames que detectam o Treponema pallidum (bactéria causadora da sífilis) diretamente na lesão, seja ela uma úlcera (sífilis primária), ou lesão de pele (sífilis secundária).
      Sugiro que procure um medico para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários para chegar a um diagnóstico

  44. Alan disse:

    Olá Dr, estou com coceira no corpo que se localizam nas coxas, nadegas, virilha e costelas. Isso pode ser sintomas de sífilis? Quando coço fico com alguns pontinhos inchados como se fossem espinhas.

    1. Boa tarde. Você precisa se consultar com um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários.

  45. Rafael disse:

    A úlcera primária na boca pode desaparecer com menos de uma semana.

    1. Boa tarde. conforme explicado no texto, a lesão primária desaparece espontaneamente (sem nenhum tratamento) após 3 a 6 semanas.

  46. Teus disse:

    Olá!
    Dra. Keila, quero lhe fazer uma pergunta, Dra. tive uma relação sexual sem o uso do preservativo.
    -Após 36 dias da relação, fiz os testes rápidos no CTA, anti-hiv, para SIFLIS, hepatite B, e anti- hvc. Todos deram NÃO REAGENTES

    – Após 54 dias da relação , fiz no laboratório o VDRL, ANTI-HBS(SORO),Hbs-Ag(antigeno australina ), anti-Hcv(anticorpos). Todos NÃO REAGENTES
    Posso ficar despreocupado ?
    Desde já agradeço.

  47. João disse:

    Boa noite, tenho uma dúvida. a pele do meu corpo (barriga, ao lado das custelas, pernas) está descamando, mas nas mãos só tem uma pequena parte descamando, e nos pés não tem nada. E eu não estou sentindo nenhum sintoma, isso pode ser sífilis?

    1. não são sintomas típicos, mas você precisa procurar um médico dermatologista para avaliar a sua pele e sempre é bom fazer teste de sifilis e demais infecções sexuais se houver historia previa de exposição.

  48. Pedro disse:

    Dra, tenho sifilis tratei era 1/256 e foi pra 1/64. Mas quando tratei por ignorância minha me masturbei lavei a mão bem e enxuguei 10 da manhã. Mais 11 horas eu fiz xixi sem ter lavado o pênis quando me masturbei e depois q fiz xixi não lavei a mão. Meio dia almocei na casa da minha tia e tinha suco numa garrafa e eu me servi. Isso é risco pra outras pessoas que também tomaram aquele suco?

  49. elviro olgario tagor disse:

    bao noite doutora,
    estou tratando sifilis e tomei 2 toses mas algumas feridas vem aumentando
    gostaria de saber se praticar relações sexuais protejido aumenta a resistencia das baterias??

    1. ter relações sexuais com preservativo não aumenta risco de resistência.
      Você deve procurar um médico e avaliar se existe outro diagnóstico além da sífilis causando estas lesões.

  50. Caio disse:

    6 dias após suposto contato com o treponema, duas lesões moles, com placas definidas ao redor apareceu na lateral da minha língua. 4 dias depois, desapareceu. Pode ser sífilis? Esse período de tempo é característico da infecção?

    1. No corpo do texto está a resposta para esta pergunta

  51. Suellen disse:

    Bom dia, percebi que depois do ciclo mesntrual a uma especie de queimadura bolhas pequenas aglomeradas na minha vagina,nao arde nao coça nao dói faço testes anualmente sempre da nao reagente e alem disso uma pequena pretuberancia proximo ao anus essa sim dolorida pode ser sífilis e meu parceiro nao ter sintomas algum como feridas ????

    1. este quadro não é característico de sífilis.

  52. PAULO HENRIQUE disse:

    Apareceu um caroço na pele do meu penis. Não dói mais o que pode ser, parece ser uma espinha coisa assim!?

    1. Tem que procurar um médico para te avaliar pessoalmente para definir as possíveis causas. pelo mencionado não é característico de sífilis

  53. Caio disse:

    Cancro duro na boca sai com escovação? Obrigado!

  54. Mariana Salles disse:

    Dra, fiz sombrancelha com uma pessoa desconhecida e não sei se a gielete estava nova ou não. Há chances de pegar a sífilis ? E quanto tempo ela sobrevive fora do organismo?

  55. Leandro Londero disse:

    Bom dia. Tratei da sífilis 1a mas continua saindo muitas bolhas espinhas na região da virilha. O que poderia ser isso? E normal?

-->