Você está aqui
Home > Vídeos > Campanhas > HIV > Testes de HIV – Importância de Valores Acima do Zero

Testes de HIV – Importância de Valores Acima do Zero

Importancia Valores Acima Zero Testes Hiv

Qual a Importância de Valores Acima do Zero nos Testes de HIV? Os testes para diagnóstico de HIV identificam diferentes estruturas.

Portanto, para entender como funcionam os exames diagnósticos do HIV, é preciso conhecer um pouco mais sobre os tipos do vírus HIV e como o vírus HIV age no organismo humano.

Assim, nos Testes de HIV, existe a Importância de Valores Acima do Zero.

Testes de HIV

Saiba mais sobre este assunto, assistindo ao vídeo:

https://youtu.be/bRBop5ClvE0

Onde Fazer os Testes de HIV?

  • Testes comprados em Farmácias (feitos pela própria pessoa)
  • Laboratórios
  • Testes rápidos podem ser feitos, inclusive pelo Sistema Único de Saúde

Marcadores biológicos para o Diagnóstico do HIV

Desde o primeiro contato do HIV com o organismo até o estabelecimento da infecção, existe uma sequencia de acontecimentos.

Nessa sequencia, existe uma interação do vírus com o organismo e a liberação de vários elementos chamados marcadores.

O diagnóstico do HIV é feito através da detecção destes marcadores.

Os diferentes tipos de teste detectam diferentes tipos de marcadores

O marcador que o teste consegue detectar definirá o tempo minimo para se conseguir o diagnóstico por aquele teste (janela imunológica)

Testes de HIV

O diagnóstico do HIV é feito por realização de exames específicos. Existem vários tipos de exames.

À medida que os testes foram evoluindo, os tipos de marcadores que conseguem identificar foram mudando.

Os testes de rastreio são os primeiros que devem ser realizados.

Eles são testes de Imunoensaio ou Elisa e fazem o diagnóstico do HIV através da detecção dos marcadores biológicos.

Testes mais novos conseguem identificar marcadores que se encontram mais cedo no sangue, possibilitando um diagnóstico mais precoce.

Diferentes testes fazem o diagnóstico do HIV identificando diferentes marcadores no sangue.

Causas de resultados falso-positivos no diagnóstico do HIV

Alguns dos exames existentes no Brasil para diagnosticar a infecção pelo HIV buscam anticorpos anti-HIV nas amostras de sangue.

Apesar de sua elevada especificidade, esses testes podem apresentar resultados falso-positivos em alguns casos.

Por isso, é importante o paciente se submeter a um novo teste.

CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

4 thoughts on “Testes de HIV – Importância de Valores Acima do Zero

  1. Boa noite dr!
    Como fazer o meu parceiro aceitar usa o preservativo?
    Ele se recusa a usar, ja tivemos varias briga por causa disso!
    Eu me trato direitinho, tomo meus remédios todos os dias, minha carga viral e indetectavel… mesmo assim tem o risco dele se infectar!
    Oq fazer pra nao engravidar ja que ele se recusa a usar presevativo?
    Posso usar pilula concepcional? Nos ja temos dois filhos. E nao quero mas engravidar! Tudo seria mas facil se ele usa-se preservativo. Me ajude

    1. Com relação ao risco de transmissão do vírus a ele uma vez que a sua carga viral está indetectável, você pode saber mais detalhes sobre o assunto aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/hiv-indetectavel-e-intransmissivel/
      Com relação a gravidez, você, com relação aos antirretrovirais não possui nenhuma contra indicação para o uso de qualquer método anticoncepcional que queira. assim que pode conversar com o seu ginecologista sobre a melhor opção par você.

  2. Ola, sou de mogi das cruzes.. vi que é infectologista, me tira uma duvida, fui mordido por um morcego faz 1 mes e uns meio, fiz tratamento completo soro/vacina, apos 14 dias fiz sorologia , o resultado saiu dps de 15 dias e deu 4,0 o valor estou imunizado? caso eu tenha uma reexposiçao eu preciso me vacinar ou ja adquiri a imunidade ?

    1. Não há indicação de realizar controle de anticorpos após vacinação / soro de bloqueio. O controle de anticorpos vacinais está indicado especialmente para pessoas com atividades que lhes coloque em situação de risco para raiva continuada, como por exemplo, veterinários. SE este não é seu caso, não há indicação e controle de anticorpos. E, caso de nova exposição, o soro não está mais indicado. a revacinação depende do tempo do da última exposição e dos riscos da nova exposição.
      Os níveis de anticorpos no sangue dura muito tempo e vai abaixando aos poucos, em caso de nova exposição, inclusive, pode ocorrer um novo aumento dos níveis desses anticorpos como se fosse um reforço de vacina…

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top