Você está aqui
Home > Vídeos > HIV/AIDS > Testes de HIV – Importância de Valores Acima do Zero

Testes de HIV – Importância de Valores Acima do Zero

Importancia Valores Acima Zero Testes Hiv
Compartilhe

Testes de HIV – Importância de Valores Acima do Zero: Qual a Importância de Valores Acima do Zero nos Testes? Os testes para diagnóstico de HIV identificam diferentes estruturas.

Portanto, para entender como funcionam os exames diagnósticos do HIV, é preciso conhecer um pouco mais sobre os tipos do vírus HIV e como o vírus HIV age no organismo humano.

Assim, nos Testes de HIV, existe a Importância de Valores Acima do Zero.

Testes de HIV

Saiba mais sobre este assunto, assistindo ao vídeo:

Onde Fazer os Testes?

  • Testes comprados em Farmácias (feitos pela própria pessoa)
  • Laboratórios
  • Testes rápidos podem ser feitos, inclusive pelo Sistema Único de Saúde

Marcadores biológicos para o Diagnóstico do HIV

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

Desde o primeiro contato do HIV com o organismo até o estabelecimento da infecção, existe uma sequencia de acontecimentos.

Nessa sequencia, existe uma interação do vírus com o organismo e a liberação de vários elementos chamados marcadores.

O diagnóstico do HIV é feito através da detecção destes marcadores.

Os diferentes tipos de teste detectam diferentes tipos de marcadores

O marcador que o teste consegue detectar definirá o tempo minimo para se conseguir o diagnóstico por aquele teste (janela imunológica)

Testes de HIV

O diagnóstico do HIV é feito por realização de exames específicos. Existem vários tipos de exames.

À medida que os testes foram evoluindo, os tipos de marcadores que conseguem identificar foram mudando.

Os testes de rastreio são os primeiros que devem ser realizados.

Eles são testes de Imunoensaio ou Elisa e fazem o diagnóstico do HIV através da detecção dos marcadores biológicos.

Testes mais novos conseguem identificar marcadores que se encontram mais cedo no sangue, possibilitando um diagnóstico mais precoce.

Diferentes testes fazem o diagnóstico do HIV identificando diferentes marcadores no sangue.

Causas de resultados falso-positivos no diagnóstico do HIV

Alguns dos exames existentes no Brasil para diagnosticar a infecção pelo HIV buscam anticorpos anti-HIV nas amostras de sangue.

Apesar de sua elevada especificidade, esses testes podem apresentar resultados falso-positivos em alguns casos.

Por isso, é importante o paciente se submeter a um novo teste.


Compartilhe

Não tenha vergonha do HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.
https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

37 thoughts on “Testes de HIV – Importância de Valores Acima do Zero

  1. Dr. fiz um teste, deu 0,01, no papel diz que inferior a 0,80 é não reagente, amostra indeterminada entre 0,80 a 1,20 e Reagente superior a 1,20. Devo me preocupar se o meu deu 0,01?

  2. Fiz um exame de HIV deu 970,51 reagente o que significa ? pois estou preocupado ,sendo que deu menos que 1,00 . Porém fiz um tratamento para sifles poucos dias antes de fazer o exame e tomei 3 bejatacil . Queria uma resposta exata ,desde já agradeço pois estou muito depressivo com tudo.

  3. Olá doutora, fiz um exame de HIV RNA qualitativo exatamente 13 dias após exposição de risco, o resultado deu não detectado, no entanto tive alguns sintomas como dor de garganta começando exatamente uns dez dias após a exposição de risco, devo apelar para um teste de anticorpos?

    1. seus sintomas não tem relação com infecção pelo HIV e um teste molecular negativo reafirma isso. Independente dos sintomas, um teste de 4ª geração deve ser repetido após tempo de janela imunológica.

  4. meu ex ame não tem se é reagente ou não o resultado foi 0,23
    tendo como referencia :
    reagente: 10,0
    borderline : 0,9 -1,0
    negativo: 0,9
    qual o resultado final? ( estou aflita)

  5. olá Dra. Ajudei uma pessoa q tinha caído de moto e estava sangrando. Quando ajudei a pessoa a levantar, a não dela estava com pouco de sangue e encostou na minha. Fiz o teste de 4 geracao com 7 dias dando resultado Não reagente (0.16) e outro teste 4 geracao com 18 dias após contato com o sangue tendo resultado Não reagente (0.19). Tenho q Me preocupar por achar q está aumentando o número absoluto? Há chance de contaminacao de sangue na minha pele da mão ou unhas??

  6. Olá, doutora! Fiz um teste de de HIV e deu reagente e leitura de 694, sendo o valor de referência inferior a 1. Eu e meu namorado fizemos exames e o dele deu não reagente, estamos a mais de 2 anos juntos e estou preocupado se posso tê-lo contaminado ou se meu exame pode ser falso-positivo. Eu sempre tive herpes e a pouco tempo tive ela em um estágio mais avançado, mas não chegou a ser nos órgãos genitais. Devo fazer um outro exame para conferir?

  7. Tive sintomas como: febre, diarreia, cansaço, entre outros. Uns 2 dias depois realizei o 4 geração e deu negativo! Nesse caso, o fato de ter apresentado sintomas semelhantes ao de HIV, daria o teste como positivo caso realmente tivesse a doença? Obrigado!

  8. Boa noite, doutora vivi a seguinte situação: Tive sexo com o uso do preservativo, mas tinha uma pequena ferida na base do pênis, isso é um risco? A mulher com que tive essa relação, realizou um exame de 4g em laboratório com 36 dias e um TR na UBS com 57 dias (após a última vez que ELA teve relação sem camisinha, que não foi comigo). Devo ficar preocupado mesmo assim?

  9. Dra. Boa tarde!
    Fiz o teste elisa e o mesmo deu indeterminado ( valor 2,0), posteriormente fiz o western blot e deu NÃO REAGENTE.
    O Elisa eu fiz 10 dias após tomar a vacina do sarampo, acha que a vacina pode ter provocado e por este motivo ter dado indeterminado no teste Elisa?

    Agradeço a atenção.

    1. Não conheço esta relação desse resultado com a vacina do sarampo. De todo jeito. Há várias causas para testes indeterminados. infecção aguda é apenas um deles. o ideal é repetir este teste em 30 dias ou fazer um exame de carga viral – teste molecular.

  10. Boa noite Dra. Estou no sétimo mês de gestação e fiz 2 testes de HIV 1 e 2 – Anticorpos – material biológico soro.
    Os valores de referência são:
    Não reagente……..: Inferior a 1,00
    Reagente: Superior ou igual a 1,00
    No primeiro exame em março o resultado foi 0,07 e agora repeti nessa semana e o resultado foi 0,12.
    Eu estou preocupada com o aumento do número de anticorpos. O que pode ter acontecido para ter aumentado? Agradeço imensamente.

  11. bom dia dr, meio teste em relação ao hiv no primeiro teste deu anti corpos 0,23 NÃO REAGENTE e já no segundo teste depois de 2 meses deu anti corpos 0,13 NÃO REAGENTE, nesse caso eu devo me preocupar, sou portador do vírus?

  12. Dra. Tive uma exposição e fiz uma exame com 12 dias para verificar minha condição e deu não reagente (0,120). Fiz o mesmo exame com 23 dias (4 geração c/ p24) e também deu não reagente, com valor de 0,280. Este tipo de exame costuma ter uma boa assertividade com 23 dias de janela? Devo me preocupar com este aumento no valor de anticorpos? Não sei se tem relação, mas tomei vacina da gripe faz 3 semanas, se pode interferir em algo. Obrigado

  13. Olá…
    Tive uma exposição de risco(sexo oral ativo) com pessoa de sorologia desconhecida. Fiz 12 testes rápidos, e mais três testes Nat, o último com 6 meses. Com 235 dias depois fiz mais um teste rápido e o resultado foi negativo, entretanto tive umas manchinhas, que parecem mais picadas de mosquitos, elas aparecem e vias de regras somem sem deixar rastros. A pergunta é; posso descartar a possibilidade de estar infectado pelo HIV, ou será que ainda é cedo?
    Todos os exames negativos.

  14. Tomei Azitromicina e biprofenid por 5 dias porque fiquei com a garganta inflamada, depois de mais 5 dias meu teste deu reagente GP 160 e GP 41, pode ser falso positivo? Estou apavorada pra repetir o exame.

  15. Ola, sou de mogi das cruzes.. vi que é infectologista, me tira uma duvida, fui mordido por um morcego faz 1 mes e uns meio, fiz tratamento completo soro/vacina, apos 14 dias fiz sorologia , o resultado saiu dps de 15 dias e deu 4,0 o valor estou imunizado? caso eu tenha uma reexposiçao eu preciso me vacinar ou ja adquiri a imunidade ?

    1. Não há indicação de realizar controle de anticorpos após vacinação / soro de bloqueio. O controle de anticorpos vacinais está indicado especialmente para pessoas com atividades que lhes coloque em situação de risco para raiva continuada, como por exemplo, veterinários. SE este não é seu caso, não há indicação e controle de anticorpos. E, caso de nova exposição, o soro não está mais indicado. a revacinação depende do tempo do da última exposição e dos riscos da nova exposição.
      Os níveis de anticorpos no sangue dura muito tempo e vai abaixando aos poucos, em caso de nova exposição, inclusive, pode ocorrer um novo aumento dos níveis desses anticorpos como se fosse um reforço de vacina…

  16. Boa noite dr!
    Como fazer o meu parceiro aceitar usa o preservativo?
    Ele se recusa a usar, ja tivemos varias briga por causa disso!
    Eu me trato direitinho, tomo meus remédios todos os dias, minha carga viral e indetectavel… mesmo assim tem o risco dele se infectar!
    Oq fazer pra nao engravidar ja que ele se recusa a usar presevativo?
    Posso usar pilula concepcional? Nos ja temos dois filhos. E nao quero mas engravidar! Tudo seria mas facil se ele usa-se preservativo. Me ajude

    1. Com relação ao risco de transmissão do vírus a ele uma vez que a sua carga viral está indetectável, você pode saber mais detalhes sobre o assunto aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/hiv-indetectavel-e-intransmissivel/
      Com relação a gravidez, você, com relação aos antirretrovirais não possui nenhuma contra indicação para o uso de qualquer método anticoncepcional que queira. assim que pode conversar com o seu ginecologista sobre a melhor opção par você.

Deixe um comentário

Top