![Febre Interna na Boca: Mito ou Realidade? Descubra a Verdade!](https://drakeillafreitas.com.br/wp-content/uploads/2024/07/febre-interna-existe.jpg)
Febre Interna na Boca: Mito ou Realidade? Descubra a Verdade!
Publicado: 04/07/2024
Atualizado: 22/07/2024
Publicado: 04/07/2024
Atualizado: 22/07/2024
Conteúdo
Febre Interna na Boca: É uma expressão popular muitas vezes utilizada para falar sobre a sensação de calor intenso dentro da boca. Mas isso não necessariamente significa febre.
Existem muitas situações que podem gerar uma sensação de calor dentro da boca sem que tenha absolutamente nenhuma relação com a febre em si:
Estes estados emocionais levam a um aumento dos niveis de cortisol e adrenalina que podem gerar sensação de calor dentro da boca. Isso pode ocorrer de forma intensa e pontual ou de forma arrastada
Flutuações hormonais, como as que ocorrem durante a ovulação ou menopausa, podem causar ondas de calor e uma das muitas sensações experimentadas durante a manifestação dessas ondas de calor pode ser a sensação de aumento da temperatura da boca.
Ingerir alimentos muito picantes ou muito quentes podem gerar a sensação do aumento da temperatura dentro da boca
A mucosa esofagiana (tecido que reveste a parte interna do esôfago) não foi feita para suportar o contato constante com o acido produzido no estomago como a mucosa do estômago o é .
Com isso, o ácido do estômago que sobe para o esôfago quando a válvula que fica entre o esôfago e o estômago não funciona adequadamente pode causar irritação e sensação de queimação na garganta e boca.
essa sensação é chamada de pirose.
A falta de saliva pode causar uma sensação de calor e secura na boca.
Existem várias causas de boca seca:
Se houver algum local específico dentro da boca que esteja doendo, formigando, queimando, pinicando ou com a presença de qualquer tipo de lesão, esta área pode estar inflamada.
Esta inflamação pode ter várias causas: Infecção, Trauma ou outro motivo e isso pode sim acarretar sensação de incômodo em toda a parte interna da boca, dependendo da área afetada..
Febre, febre mesmo, é o aumento da temperatura corporal confirmada por medição adequada, termômetro.
A temperatura considerada como febre varia de acordo com o local de medição:
- Temperatura oral: acima de 37,8°C
- Temperatura retal: acima de 38°C
- Temperatura axilar: acima de 37,5°C
- Temperatura timpânica: acima de 38°C
Febre Interna na Boca?
Medir a temperatura pela via oral é um pouco mais complicado que a axilar, mas é uma opção mais fidedigna (correta), pois existe uma série de fatores que podem atrapalhar a especificidade da temperatura axilar, que fazem com que ela não mostre exatamente a real temperatura de dentro do corpo, tais como:
A temperatura ambiente pode aumentar ou diminuir a temperatura da pele por fora com relação à de dentro do corpo.
Pessoas mais obesas ou mais magrinhas podem prejudicar o resultado da medição.
Você pode medir a temperatura da boca com um termômetro
Se a temperatura estiver acima de 37,8ºC Você está com febre e não apenas na boca. e deve observar outros sintomas associados para avaliar se deve ou não procurar um médico imediatamente ou se deve pelo menos naquele momento, tomar um antitérmico como um a base de dipirona, paracetamol ou mesmo antiinflmaatorio não esteroide , hidratar bastante a aguardar.
Se a temperatura estiver abaixo de 37,8ºC você não esta com febre.
Quando devemos nos Preocupar com Febre?
Você já teve essa “Febre Interna na Boca”?
Febre Interna na Boca?
Compartilhe conosco seu Caso.
Artigo publicado pela primeira vez em Publicado em: 15 de fev de 2018. Revisado e atualizado em 04/07/2024