Você está aqui
Home > Vídeos > HIV > Como agir após exposição ao HIV?

Como agir após exposição ao HIV?

Como agir após exposição ao HIV

Como agir após exposição ao HIV?

Qualquer pessoas, independente do estilo de vida, pode acabar de algum modo se expondo ao risco de se infectar pelo HIV.

Quando isso ocorre, é importante fazer uma avaliação médica o mais rápido possível.

O médico avaliará:

Ao se expor ao risco de contrair HIV, existe uma série de procedimentos que devem ser tomados pelo médico infectologista, para diagnosticar e até mesmo evitar que ocorra esta infecção.

Para saber mais sobre o diagnóstico do HIV, acesse aqui

CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

23 thoughts on “Como agir após exposição ao HIV?

  1. Boa tarde Dra.
    Uma pergunta: O fato de ter herpes tipo 2 pode prolongar a janela imunológica para um test CMIA de 4ta. geração?
    Obrigado

      1. Comecei o PEP 5 dias dps da ultima relação (tranzamos 10vzs em 4 dias), a mando de um infecto; ele disse p/ tentar o remédio mesmo assim. Sou só ativo/sexo. Faço o teste após 30 dias de exposição, mesmo em uso do PEP? Medicação pode clamuflar resultados do Elisa ou WBlott? Farei aos 60/90 dias, mas é a ansiedade pq a pessoa dps contou que é soro+

        1. WB não é usado de rastreio. Ele é feito apenas se o exames de sorologia como o de 4ª geração der positivo. e na verdade, quando o exame de 4ª egração dá positivo e fazemos o de carga viral em seguida, o exame de WB em e necessário.
          com relação ao tempo para repetir o exame, pode repetir os exames diagnóstico com 30 dias após a exposição de risco, independendo de estar usando a PEP ou não, e os de 90 dias após a exposição para para encerrar o caso, com um resultado negativo.

  2. Com realacao a sexo oral insertiva . com homens de sorologia desconhecida . sem haver nitidamente ejaculaçao e nem ferimentos na boca da pessoa que fez . ha risco generalizado para HIV . o Pep e indicado nesses casos ?

  3. Procurei em varios site e blog, sobre pessoas que se infectaram com HIV fazendo unica e exclusivamente sero oral . independente se ha ou nao ejaculaççao .nao acheia. Nada . ha algum site que comprove esta estatistica de risco que varia 0.00 a 0.04 % para sexo oral ?

  4. Olá Doutora,
    É possível se infectar com HIV limpando uma mancha de sangue seco com um pano pouco umedecido com removedor para limpeza?

  5. Doutora é possivel se contaminar com HIV usando um brinquedo sexual após ser limpo com sabão neutro e esterelizado com álcool , sendo que faz mais de uma semana que a ultima pessoa que usou? Obrigada.

  6. Dra., masturbei um garoto de programa, passei a língua em partes de seu corpo e seus testículos. Passei os lábios pela sua glande. Também fui masturbado. Não observei se suas mãos estavam limpas. Depoipos isso percebi que havia uma pequena ferida em minha mão, que tinha sido do dia anterior. Notei também uma pequena afita. Devo fazer PEP ou não há risco?

  7. Dra., tive relações sexuais sem proteção com um outro rapaz de sorologia desconhecida. No dia seguinte procurei ajuda e comecei a tomar os remédios para pós-exposição. O mesmo rapaz fez hoje exames para saber se tem alguma DST ou não. Caso ele não tenha, teria algum problema parar de tomar os remédios antes dos 28 dias ou teria que completar mesmo assim? O organismo pode criar algum tipo de resistência à medicação caso eu venha precisar um dia, ou não tem perigo?
    Obrigado.

  8. boa noite, Dra keila! estou conhecendo um rapaz soropositivo que tem carga viral indetectavel há 3 anos e nao aceita transar com preservativo, corro algum risco nessa exposição se nao usar o preservativo?

  9. Olá Dra.. ja relatei aqui minha historia… entao o rapaz que tive contato fez teste rapido com 75 dia, 109 dias e no laboratorio fez o teste mas era imunocromatografico, com 120 dias, tudo deu negativo, e eu fiz o teste de quarta geração com 88 dias negativo tb… eu corro risco de ter pego hiv dele… mesmo diante destes fatos? Obrigada

  10. Comecei o PEP 5 dias dps da ultima relação (tranzamos 10vzs em 4 dias), a mando de um infecto; ele disse p/ tentar o remédio mesmo assim. Sou só ativo/sexo. Faço o teste após 30 dias de exposição, mesmo em uso do PEP? Medicação pode clamuflar resultados do Elisa ou WBlott? Farei aos 60/90 dias, mas é a ansiedade pq a pessoa dps contou que é soro+

    1. vc pode fazer o teste após 30 dias da ultima exposição, independente de estar usando a PEP ainda. o WB só é feito se o teste de 4ª geração for positivo. mas nem precisa ser feito, pois em caso de exame de 4ª geração já se pode confirmar o diagnóstico com teste moleculares, sem a necessidade de realizar o WB.

  11. Bom dia Dra se fazer uso da PEP desnecessário oque acontece ( fazer uso e depois a parceira comprovar não ter nada) o fato do uso desnecessário causa algum sintoma ou expõem o organismo a algo ?

    1. O uso de vários esquemas antirretrovirais pode fazer com o vírus desenvolva resistência aos remédios usados no esquema.
      Se a pessoa fonte teve exposição ao risco de pegar HIV nos últimos 30 dias prévio à realização do exame, poderia estar na janela imunológica e nesse caso, mesmo com o teste dela dando negativo, você teria a indicação do uso da PEP.
      SE ela não teve exposição de risco nos ultimos 30 dias que antecedem a realização do exame. você poderia interromper o uso da PEP.

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top