Você está aqui
Home > DSTs > Como fazer o diagnóstico da sífilis?

Como fazer o diagnóstico da sífilis?

Diagnóstico de Sífilis

Existem 2 tipos de testes para o diagnóstico da sífilis:

  • Testes diretos;
  • Testes imunológicos.

Testes diretos para a Sífilis

São exames que detectam o Treponema pallidum (bactéria causadora da sífilis) diretamente na lesão, seja ela uma úlcera (sífilis primária), ou lesão de pele (sífilis secundária) – Veja mais sobre as fases da Sífilis Aqui.

São exemplos de testes diretos: exame em campo escuro, pesquisa direta com material corado.

Testes imunológicos para a Sífilis

Este tipo de teste detecta anticorpos que o nosso organismo produz ao entrar em contato com T. pallidum.

Embora o tempo para o seu surgimento varie de pessoa a pessoa, geralmente eles já podem ser detectados no sangue 10 dias após o aparecimento da úlcera sifilítica.

Existem 2 tipos de testes imunológicos:

  • Testes não treponêmicos: anticorpos não específicos do treponema;
  • Testes treponêmicos: anticorpos específicos do treponema.

Cada um deles tem um papel importante para o diagnóstico, controle de cura e avaliação de reinfecção, como veremos a seguir.

Testes não treponêmicos

Os testes não treponêmicos mais usados são: 

O resultado positivo quantitativo é dado através de titulações que significam diluições (1:2, 1:4, 1:8, 1:16, 1:32 etc).

Não se pode inferir o tempo de infecção e nem gravidade de doenças por estas titulações.

Estes testes são ótimos para rastreio e devem ser os primeiros a ser solicitados.

Eles são muito sensíveis, mas por não serem específicos, seu resultado positivo pode ser um falso positivo e por isso, deve ser sempre realizado um teste treponêmico específico confirmatório.

Ele também é o teste indicado para controle de cura e avaliação de reinfecção.

Testes treponêmicos

Detectam anticorpos específicos contra componentes celulares do Treponema, eles são os primeiros a ficar positivos após a primeira infecção, cerca de 7 a 10 dias após a úlcera sifilítica.

Os testes treponêmicos mais usados são:

  • FTA-abs (Teste de anticorpos treponêmicos fluorescentes com absorção ),
  • ELISA (Ensaio imunossorvente ligado à enzima), teste de quimioluminescência ,
  • Testes de hemaglutinação e aglutinação,
  • Testes rápidos, etc.

Eles são usados para a confirmação diagnóstica quando o teste não treponêmico dá positivo, mas não servem para controle de tratamento nem para diagnóstico de re-infecção pois, uma vez positivo, geralmente não voltam a ficar negativos, mesmo que a pessoa esteja curada.

Controle de cura pós tratamento

Várias pessoas curadas podem chegar a ficar com os testes não treponêmicos negativos.

Já a negativação dos testes treponêmicos é bem rara.

Contudo, a maioria das pessoas ficam com uma cicatriz ou memória sorológica (testes não treponêmicos positivos com baixas titulações) e isso deve ser monitorado para se confirmar a cura, para saber definir uma reinfecção caso haja uma reexposição e para confirmar falha terapêutica.

O teste de controle deve ser realizado idealmente apenas 3 meses após o término do tratamento.

É indicação de sucesso de tratamento a ocorrência de diminuição dos títulos em torno de duas diluições em três meses, e três diluições em seis meses após a conclusão do tratamento.  

Por exemplo, quando o título da amostra era de 1:64 e cai para 1:16 no exame de controle pós-tratamento.

A persistência de resultados reagentes com títulos baixos (1:1 – 1:4) durante um ano após o tratamento, quando descartada nova exposição durante o período analisado, indica sucesso do tratamento (cicatriz sorológica).

Falha do tratamento:

Causas:

  • Erro no tratamento
  • Neurossífilis
  • Reinfecção

Erro no tratamento

O tratamento de primeira escolha para a sífilis é a Penicilina benzatínica.

O erro no tratamento pode ocorrer por várias razões:

  • Má adesão do paciente (não pode haver mais que 2 semanas de diferença entre as doses)
  • Erro na escolha do esquema (o esquema preferencial é a Penicilina Benzatina)
  • Erro de dose (a dose deve ser SEMPRE 2 frascos de Penicilina Benzatina, uma em cada nádega)
  • Erro no número de dose (o número da dose depende da fase da doença)

Neurossífilis

Treponema Pallidum resistente a Penicilina é muito raro.

Contudo, a Penicilina Benzatina que é primeira escolha para o tratamento, não penetra no sistema nervoso central.

Por isso, quando há  falha terapêutica, deve-se descartar a presença de Sífilis em Sistema Nervoso Central (neurossífilis), através do exame de Liquor.

Reinfecção

Como a sífilis não confere imunidade, quando uma pessoa já curada volta a entrar em contato com o treponema, ela pode se infectar novamente.

Pensamos em reinfecção quando:

  • Há uma historia de nova exposição em um paciente previamente tratado
  • Seus exames apresentam um aumento do título dos testes não treponêmicos em duas ou mais diluições, quando comparado aos resultados anteriores

Por exemplo,  o título de 1:4 estabilizado pós-tratamento sobe para 1: 16 no exame de controle.

Fontes:

  • Manual do Ministério da Saúde
  • Diagnóstico de Sífilis – CDC
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

141 thoughts on “Como fazer o diagnóstico da sífilis?

  1. Qual o motivo de segundo a literatura 1% a 3% das pessoas saudáveis apresentar falso positivo FTA IGG, doença Sífilis.

      1. estou suspeitando que estou contaminada pela segunda vez de sifilis, e a primeira vez fiz o tratamento com duas enjeções de benzetacil por tres semanas, o tratamento pode ser o mesmo se eu estiver de novo?

        1. Boa tarde. Não consigo emitir um parecer sem examiná-la. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

      2. Doutorada .. eu tratei da sífilis com 3 doses na gravidez então minha titulação ficou 1/4 qnd meu filho nasceu ela foi para 1/8 então o médico me retratou novamente. Hoje depois de 6 meses meu exame está dando Reagente 1/2 .. eu estou curada? Posso ter relação sem camisinha e não infectar outra pessoa?

        1. Nesse texto está escrito os critérios para controle de cura da sífilis.
          Agora, estes exames devem ser feitos também no seu parceiro, pois você pode estar curada, mas se ele não estiver, pode te reinfectar e manter o ciclo da doença.

      3. Olá doutora eu tenho uma dúvida fui diagnosticado com sifles fiz o tratamento o meu reagente era 1/32 fiz o tratamento com 8 aplicação da bezetacil e fiz um novo exame VDRL e deu reagente 1/2 gostaria de saber se isso significa está curado da sifles?

        1. No corpo do texto está explicando como fazer o controle de cura da sífilis e o que significa os resultados dos exames. Se ainda assim persistir alguma dúvida, sugiro que leve seu exame para o seu médico infectologista que está te acompanhando. Ele é a pessoa mais indicada para interpretar os resultados de seus exames.

  2. Existe exame da metodologia Quimioluminescencia sifilis não treponemico? ou toda quimioluminescencia é um exame do tipo treponemico?

    1. No laudo do exame sempre vem especificado se o teste identifica anticorpos específico para sífilis, estes são os testes treponêmicos.
      Testes não treponêmicos existentes no Brasil são os de VDRL ou RPR..

  3. Fiz um teste de vdrl e deus reagente 27,3 não treponemico e treponemico 1/1 – reagente, a única relação sexual que tive foi um sexo oral em março de 2017. É possível ter contraído a doença?

  4. Boa noite! 6 meses após o risco sem nova exposição doei sangue sifilis negativo e confiável ? Sendo q tenho lesões no corpo

  5. Doutora, boa tarde.

    Um exame do tipo Quimioluminescência para sífilis negativo, com 42 dias após a exposição é definitivo? Ou os exames só positivam após o aparecimento do cancro?

    Obrigado!

  6. Fiz dois exames sorológicos para sífilis. O primeiro, 30 dias após o contato de risco, deu CMIA positivo, VDRL negativo e TPHA negativo. Repeti 37 dias após o primeiro. Deu CMIA positivo, VDRL negativo e FTA abs IgG negativo. Pode ser sífilis curada ou é sífilis inicial?

  7. Tive sífilis e fiz todos os tratamentos com Benzetacil, e não tive mais exposição, em conversa com o médico. Como tiver câncer a sífilis pode retornar mesmo sem ter contato de risco

  8. Dra. Como fica essa questão da sífilis curada (cicatriz sorológica) para concursos públicos? O candidato pode perder a vaga mesmo estando curado?

  9. Tive relação com uma pessoa diagnósticada com sífilis latente tardia, e ouvi dizer que a sífilis latente não é contagiosa. Posso não estar infectado?

  10. Olá, meu exame de VDRL pós tratamento era de 1:8. recentemente fiz outro VDRL (em outro laboratório) e deu 1:16. será que me reinfectei? o que devo fazer?

      1. doutora eu recentemente fíz o tratamento de sifilis
        3 semanas 2 doses em cada bumbum tava 1/8
        só fiz sexo com camisinha com minha companheira e agora fiz o vdrl é deu 1/32 não entendo tô preocupado me ajude obrigado

        1. A resposta para sua pergunta se encontra no próprio texto. Você precisa se consultar com um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários.

    1. 1/8 após tratamento ainda é considerado alto, e como Sempre fica a Cicatriz, num outro Exame o resultado pode apresentar atenuação. melhor fazer outro Teste para ter um diagnostico correto.

  11. VDRL RESULTADO : POSITIVO : 1/1
    EM MULHER, SIGNIFICA QUE ESTA COM SIFILIS OU QUE JA TEVE UM DIA ?

    FTA ABS – DEU NAO REAGENTE

    1. Eles são muito sensíveis, mas por não serem específicos, seu resultado positivo pode ser um falso positivo e por isso, deve ser sempre realizado um teste treponêmico específico confirmatório.

  12. Meu marido se expôs em uma relação sexual com uma sifilítica que foi tratada. Quanto tempo após esta relação sexual é possível realizar o teste rápido com certeza do resultado.? E será preciso ficar monitorando?

    1. Bom dia. Após a infecção pela bactéria, leva um período de 10 a 90 dias para se ter o primeiro sintoma ( ulcera indolor de fundo raso e bordas bem definidas que se encontra no local por onde a bactéria entrou (região genital, anal ou boca)
      Os teste sorológicos identificam os anticorpos que nosso organismo produz ao tentar combater a bactéria.
      O FTA-ABS é o exame que se torna reagente mais precocemente (cerca de 10 dias após o aparecimento da úlcera), os demais testes treponêmicos e não treponêmicos (inclusive o VDRL) se positivam depois.
      vale lembrar que ao se ter exposição ao risco de DSTs deve-se realizar exames sorológicos específicos para todas elas mesmo que não tenha sintomas, pois quanto mais cedo for feito o diagnostico, maior as chances de cura.

  13. Bom dia Dra. Fiz um teste rápido para sífilis no cta da minha cidade 94 dias após a última relação. Deu não reagente. Posso confiar?

  14. boa noite dra. Março2017 VDRL deu 1/512, tomei duas doses 1200 cada nádega, total 2400 por duas semanas. Minha taxa caiu depois de 2 meses para 1/32 e posterior para 1/16. Perguntei a uma médica quando poderia tentar engravidar e a mesma me orientou esperar até q caísse para 1/8. Assim esperei e em setembro2017 caiu. Em outubro2017 engravidei com a mesma taxa 1/8. Hoje março2018 estou com 1/4, mas ainda assim fico com medo de não ter curado. O q é considerado como cura na sífilis?

  15. Fiz um exame VDRL em Janeiro, o índice deu 0.7 não reagente, fiz novamente em fevereiro e deu 0.8 não reagente, ou seja, subiu um pouco, e fiquei com medo, o que isso pode significar?

  16. eu tive sifilis descobri na gestacao quando estava de 6 meses,fiz o tratamento e mimha filha nasceu com tilulag de 1/4 qual a porcentagem de no liquor dar positivo o vdrl

    1. Boa tarde. Eu não consigo dar um parecer sem examiná-la. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para avaliá-la pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o caso em questão.

    1. Muitas pessoas infectadas com sífilis não apresentam sintomas por anos, mas ainda assim estão sob o risco de complicações posteriores se não forem tratadas. Mesmo assim, há exames para fazer seu diagnóstico. Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  17. Bom dia, quero uma opinião sua, tive sifilis diagnósticado em junho de 2017, valor: 1/64, fiz o tratamento que caiu para 1/16, estou fazendo acompanhamentô, que a titulacão continua1/16, depois do tratamento não tive exposição, será que o tratamento falho? O médico me pediu outra vez o teste TGG e TGG? Também fiz o hiv esse mês que deu negativo, depois de 1 ano pode ocorrer soroconversao do HIV?que o médico me falou que pode ocorrer.

  18. Bom dia Dra Keilla, tudo bem?
    Múltiplas bolhas que aparecem no prepúcio, estouram em poucas horas, não doloridas e secam em 48 horas podem ser sífilis? O exame deve ser feito apens após o aparecimento das úlceras?
    Obrigado
    Luiz

  19. Boa noite, quero uma opinião sua, tive sifilis diagnósticado em junho de 2017, valor: 1/64, fiz o tratamento que caiu para 1/16, estou fazendo acompanhamentô, que a titulacão continua1/16, depois do tratamento não tive exposição, será que o tratamento falho? O médico me pediu outra vez o teste TGG e TMG? Também fiz o hiv esse mês que deu negativo, depois de 1 ano pode ocorrer soroconversao do HIV?que o médico me falou que pode ocorrer.

  20. Olá doutora boa tarde antes de engravidar eu fiz o tratamento aí tava 1/16 depois de 6 meses engravidei e caiu pra 1/4 aí a médica optou por fazer um novo tratamento tomando 2 doses durante três semanas aí caiu pra 1/2 só q depois de um mês refiz o exame dinovo e foi pra 1/4 estou muito preocupada será q corre risco do meu BB se contaminar? eu e meu esposo fizemos todo o tratamento juntos antes e durante a gravidez

  21. Tive relação no dia 6/04/18,até então o rapaz não tinha sífilis,no dia 10/04 ele fez um teste rápido e disse q deu positivo,aí fiz o exame VDRL, método Elisa no dia 12/04, deu não reator,nesse tempo posso ficar tranquila ou tenho q repetir?
    Obrigada!

    1. Boa tarde. Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  22. Olha fiz um teste treponemico e deu 16.02 reagente oque isso significa estou gestante de 34 semanas

    1. Boa tarde. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso, juntamente com a análise do histórico de exames já realizados.

  23. Boa tarde!
    Me esclarece uma dúvida, descobri Sífilis em teste rápido devido a gestação. Estava c treponema 61,7 e vdlr 1:32. Pós tratamento com Benzetacil, treponema deu 63 (repeti o tratamento). No terceiro exame deu vdlr 1:4. Agora no final da gestação deu treponema 70, porém não sei o vdlr! Estou confusa se estou curada ou não. Não tenho relação desde que descobri a doença. Poderia me ajudar?

    1. O valor específico do teste treponêmico não importa. O que importa é se ele esta positivo (reagente) ou negativo (não regante)
      O controle de tratamento da sifilis é feito APENAS COM TESTE NÃO TREPONÊMICO, COMO O VDRL OU RPR.

  24. Boa noite, doutora

    Fiz um exame ha seis meses atras e acusou sifilis. Como nunca tive sintoma, achei estranho e pedi o FTA ABS. Na epoca eu estava tomando antibioticos (amoxilina de 800) durante dez dias. Depois de tres meses do descobrimento da doenca, fiz o Fta abs e o resultado foi: Igg reagente, Igm nao reagente. É possivel afirmar que fui curado devido ao antibiotico e somente tenho a cicatriz sorologica?

    1. Para saber se está curado ou não da sífilis você precisa dos 2 exames: um teste treponêmico específico como o FTA-abs?(ele mostra APENAS se houve contato com a sífilis. NÃO SERVE PARA VER SE HOUVE CURA OU SE HÁ DOENÇA ATIVA) e o teste não treponêmico como VDRL ou RPR estes são os exames que mostram se a cura, cicatriz ou doença ativa.
      Não se esqueça de levar estes resultados a um médico infectologista de sua confiança para fazer a leitura adequada de seus resultados.

  25. Oiê fiz um exame de HIV com 30 60 o de 90 dias foi um teste de 4 geração e uma PCR quantitativo todos deram não reagente mais sentir muitos sintomas da fase aguda posso encerrar o caso ou ainda devo fazer mais exames ?

    1. Bom dia. Com relação ao HIV, teste de 4 º geração negativo feito em local de confiança a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso.
      Já os sintomas apresentados, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso, em busca de outro possível diagnóstico.

  26. Olá Doutora, tive um contato sexual com uma mulher portadora da bactéria, e fiz o exame VDRL depois de 30 dias do contato, deu não reagente. Não tive nenhum sintoma, devo tomar penicilina mesmo dando negativo?

    1. O que quero dizer é: A BACTÉRIA EM ESTADO LATENTE TENDO DADO NEGATIVO PODE SER MORTA PELA PENICILINA? Outra coisa, qual o tempo minimo para realizar o primeiro exame?

    2. Boa tarde. Você precisa ser avaliado por médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para seu caso, incluindo de outras DTS’s.

      1. Eu já fiz todos os exames de DSTs e todos deram negativo, inclusive o de sifilis, mas tive contato intimo com uma mulher que tem a doença, devo me prevenir e tomar penicilina mesmo assim?

        1. Não tem indicação de tratamento profilático para a sífilis. Você precisa se avaliar com um médico infectologista de sua confiança, realizando exames específicos até o tempo máximo de janela imunológica prevista para o tipo de teste utilizado.

  27. Ola, doutora

    Fiz um exame VDRL no comeco do ano onde apontou suspeita de sifilis. Nesta ocasiao eu estava com uma amigdalite e foi por acaso que fiz o exame e constou a suspeita (VDRL 1:32). Tomei antibioticos para a amidgalite durante dez dias (amoxilina 800) e agora em abril fiz um exame FTA, onde o resultado foi igg positivo e igm negativo. A doença pode ter sido curada e somente tenho a cicatriz sorologica? Nunca tive sintomas dessa doença. Por favor, gostaria de ser respondida. Obrigada

    1. Bom dia. Para saber se está curado ou não da sífilis você precisa dos 2 exames: um teste treponêmico específico como o FTA-abs (ele mostra APENAS se houve contato com a sífilis. NÃO SERVE PARA VER SE HOUVE CURA OU SE HÁ DOENÇA ATIVA) e o teste não treponêmico como VDRL ou RPR estes são os exames que mostram se a cura, cicatriz ou doença ativa.
      Não se esqueça de levar estes resultados a um médico infectologista de sua confiança para fazer a leitura adequada de seus resultados.

  28. Olá Dra, me contaminei no ano de 2016, fiz todo o tratamento certinho, depois levei oa resultados pra minha médica e realmente ela disse que o tratamento teve sucesso. A minha dúvida é: quando eu engravidar, meu bebê pode nascer com memória dessa doença ou vir a ter algum problema de desenvolvimento ? Desde ja agradeço.

    1. Existe a possibilidade de passar a doença para bebê apenas se a gestante ESTIVER COM A DOENÇA durante a gestação. Então quem está curado não pode transmitir, a não ser que haja nova infecção durante a gestação, pois ter a doença uma vez não confere imunidade e ser tiver novo contato você poderá se infctar de novo.

      1. Olá Dra. Keilla, me ajudou muito, sempre tive essa dúvida, mesmo minha médica sempre me explicando essa questão sempre fico com isso na cabeça. Já refiz meus exames de controle anual, meu VDRL deu não reagente, fico feliz de saber e mais tranquila também. Obrigada pela orientação, abraço.

  29. Dr- exame vdrl nao reagente apos 3 meses da dose unica 1 em cada nadega . pode ser cura ou progressao da doença?

    1. Para fazer o diagnóstico da sífilis pé necessário avaliação de 2 exames teste treponêmico e não treponêmico. Para fazer acompanhamento de resposta terapêutica, deve-se comparar os valores do teste não treponêmico com o de mesmo tipo realizado antes do tratamento.

  30. Recebi um diagnóstico reagente com valor alto (1:512). Fiz o tratamento de 3 semanas e um novo exame exatamente um mês após a última dose. Houve queda de 2 diluições (1:128). Isso pode significar cura? PS: Tenho consulta com o infectologista para daqui 2 semanas, só gostaria de ficar um pouco mais tranquilo.

    1. Controle de cura pós tratamento
      Várias pessoas curadas podem chegar a ficar com os testes não treponêmicos negativos.

      Já a negativação dos testes treponêmicos é bem rara.

      Contudo, a maioria das pessoas ficam com uma cicatriz ou memória sorológica (testes não treponêmicos positivos com baixas titulações) e isso deve ser monitorado para se confirmar a cura, para saber definir uma reinfecção caso haja uma reexposição e para confirmar falha terapêutica.

      O teste de controle deve ser realizado idealmente apenas 3 meses após o término do tratamento.

      É indicação de sucesso de tratamento a ocorrência de diminuição dos títulos em torno de duas diluições em três meses, e três diluições em seis meses após a conclusão do tratamento.  

      Por exemplo, quando o título da amostra era de 1:64 e cai para 1:16 no exame de controle pós-tratamento.

      A persistência de resultados reagentes com títulos baixos (1:1 – 1:4) durante um ano após o tratamento, quando descartada nova exposição durante o período analisado, indica sucesso do tratamento (cicatriz sorológica).

  31. Tive sífilis e fiz o tratamento e o vdrl foi baixando e nos exames apresenta não reagente. Fiz um exame recentemente e apresentou o resultado: SOROLOGIA PARA SÍFLIS MÉTODO QUIMIOLUMINESCENCIA RESULTADO REAGENTE INDEX 16,32 E VDRL MÉTODO FLOCULAÇÃO RESULTA NÃO REAGENTE. O que significa a quimioluminescencia reagente?
    obrigado

      1. Dra pelo que entendi se o vdrl apresenta não reagente e o teste de quimioluminescncia apresenta reagente, isso representa a cicatriz sorologica ok? só não entendi o que significa esse resultado index 16,32
        obrigado

  32. Draª, quero parabenizá la pelos ótimos esclarecimentos.
    Fiz meus exames de rotina, a cada 6 meses, que coincidiu ser 3 semanas após a doação,o HEMOCENTRO me comunicou que eu deveria fazer um acompanhamento com urologista, o ELISA acusou Sifilis.
    Feito isso, ele confirmou o diagnóstico de Sífilis.
    Tomei as injeções (duas e duas na semana seguinte) 4 frascos mas o exame continua alto.
    Antes era 1/8 e agora é 1/16, e a ferida apareceu de novo.

  33. Boa tarde dra fiz uns exames de rotina e deu reagente 1/32 o estou tomando a bezetacil um dia antes do exame engeri bebidas alcoólicas pode ter alguma coisa a ver o resultado pelo o álcool ?

  34. Fiz exame de sifiles e deu reagente 1:32, fiz o tratamento de 4 semanas de bezotacil, e com 23 dias fiz os exames novamente e deu reagente novamente mais so que bem mais elevada, deu reagente 1:128..
    A infermeira pediu pra mim realizar novo exame daqui a 1 mês pra ver se baixa.. estou muito preocupado..
    Fiz hiv deu não reagente.

  35. Meu namorado deu reagente 1:4, saiu o cancro no pênis um dia apôs transármos. porém nunca tive..esta doença, pois meus exames são feitos anualmente por causa da minha profissão. Fiz novamente apôs ele ter manifestado a doença, 15 dias apôs termos tido a ultima relaçao, hoje estou sem pratica nenhuma sexual. Quanto tempo devo refazer pra ter certeza que não estou com a bactéria. grata..

    1. Para se transmitir infecção sexual, basta ter infecção ativa, não precisa ter sintomas.
      Não posso emitir critérios ou especular sobre riscos de longe sem saber as situações e os exames de cada um.
      Sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para te avaliar assim como os seus exames.
      Sobre o diagnóstico da sífilis, o texto fala sobre o diagnóstico da sífilis e o tempo para o aparecimento de cada sintoma assim como os tipos de exames necessários para se fazer o diagnóstico.

  36. Realizado teste rápido reagente, foi realizado VDRL não reagente e após FTA-ABS IgG reagente 1:10 e IgM não reagente. FTA-ABS é resgente neste caso? É somente uma sífilis curada?

  37. Olá Dr. Keilla,

    Já tive sífilis que corretamente curada (exames 3 e 6 meses após o tratamento confirmaram). Minha dúvida é a seguinte: se eu por acaso me recontaminar apresentarei novamente os sintomas (a ferida) ou por já ter sido infectado e curado não mais apresentarei?

    1. Ter sido curado de uma sífilis no passado não altera a evolução de novas infecções por sífilis. Você pode apresentar sintomas iniciais ou não, como a maioria dos pessoas. A única forma de ter certeza se ocorreu nova infecção é pelos exames de controle de reinfecção.

    1. Ela não tem nenhum efeito protetor sobre exposições posteriores à sífilis, se é isto que você está perguntando.
      Com relação ao tempo que o antibiótico ainda pode estar no sangue, vai variar com o organismo de cada pessoa.

      1. Sim, sei que e possivel se reeinfectar. So queria saber a duracao no corpo mesmo, visto que o tratamento tem intervalo de uma semana (7 dias), achei que 7 dias seria o tempo de ação.

  38. Eu fiquei com uma garota e acho que peguei infecção dela por beijo na boca. Só teve beijo na boca, minha lingua ficou branca, alem de outros sintomas, desconfiei que fosse sifilis, mas o vdrl solicitado pelo gastro deu negativo. De qualquer maneira preciso de um médico mas certeiro para diagnosticar o que tenho, qual você me recomenda?

  39. O VDRL deu Reagente em titulação 1/2 em 17/05/18; Posteriormente foi feito o testa FTA-ABS Igg que deu Reagente e o FTA-ABS Igm que deu Não Reagente. Depois, no dia 11/06/18, foi feito outro VDRL e este deu novamente titulação 1/2.. Nesse caso, o paciente tem sífilis primária, secundária latente ou terciária ou não tem nenhuma das opções anteriores?

    1. no artigo tem uma tabela explicando o significado desses valores. Na dúvida, mostre os seus exames a um médico infectologista. ele é o profissional mais capacitado para interpretar os seus exame diante de sua situação em específico.

  40. Boa tarde Dra,
    Fiz o teste VDRL e deu reagente 1/1024, repeti o exame VDRL em outro local e deu NÃO REATOR… O que posso concluir??

  41. Dra Keilla, após ter feito o tratamento com penicilina e as titulações do exame de controle após 3 meses terem baixado, mesmo assim a pessoa pode transmitir a doença?

  42. Em toda minha vida tive relação sem camisinha só com 2 parceiros, porém fiquei sabendo q meus exames deu reagente para sífilis, mas meu ex namorado fez e deu negativo e meu namorado também fez e deu negativo. Cheguei até falar para minha mãe fazer , pois achei q tinha pegado dela quando era neném, e deu negativo dela também . Mas nunca apresentei sintomas. Minha dúvida é como peguei isso? Qual as formas de contagio além da relação e parto? Tambm li em outros lugares que pode ser outra doenças.

    1. uma pessoa não precisa ter sintomas para estar infectada pela sífilis.
      Mas a primeira coisa a saber é se você realmente tem sífilis atualmente, teve sífilis no passado (contato antigo sem doença ativa) ou se é apenas um falso positivo para sífilis.
      se confirmado que teve ou tem sífilis, a principal forma de transmissão é pela via sexual, mesmo pelo sexo oral. outras formas também podem ser transfusão de sangue, compartilhamento de seringas, vertical (de mãe para filhos, etc)
      Outro detalhe, é que apesar de nao ser muito comum ( a maioria das pessoas que se infectam uma vez na vida ficam com um anticorpo de memoria no sangue), para isos teríamos que saber qual exame foi feito em sues contatos antigos para poder avaliar se ele já tiveram no passado.
      COncluindo, a primeira coisa, é ver um infectologista para avaliar o seus exames pessoalmente e concluir se é um exame de sífilis mesmo ou falso positivo.
      A outra questão é que um infectologista avalie quais foram os exames feitos por seus contatos e interpretá-los.

  43. Uma garota de programa (travesti) fez sexo oral em mim , a 45 dias não tive sintomas nenhum ainda fiz teste de HIV e sífilis com 35 dias e outro com 44 dias todos negativos , os testes foram no CTA da minha cidade testes rápidos ,
    Significa que não tenho nada ? Ou tenho que esperar até 90 dias pra fazer outro exame ?

  44. Doutora , descobri uma gestaçao no teste rapido deu negativo pra sifilis , ai dali 2 dias fiz o de sangue e deu Vdrl 1:8 e Fta deu negativo . Pelo oq vi na tabelo seria um falso positivo . Porem a medica não fez a confirmação e ja me passou o tratamento .

  45. É certo o Médico receitar 2 aplicações de benzatacil durante 3 semanas em qualquer fase da sífilis? Se a pessoa tomar mais quantidade de benzatacil q ela precise tem algum problema ?

    1. as quantidades de doses do antibiótico varia de acordo ao tempo estimado da infecção.
      tomar mais de 3 doses não aumentam a eficácia do tratamento.
      lembre-se de fazer o acompanhamento com exames para controle de cura.

    1. NO texto estão enumerados os exames usados para se fazer o diagnóstico, contudo, O ideal é que um médico te avalie pessoalmente e peça os exames necessários e que este médico avalie os resultados.

  46. Olá doutora, boa tarde, gostaria de saber se no caso de uma possível infeccao após 3 dias da relação o indivíduo tomar as doses de Benzetacil 4 doses, duas por semana totalizando 4.8Ui existe a probabilidade de o antibiótico eliminar a bactéria de forma precoce, ou tais doses não surtem efeitos pelo fato da bactéria estar em período de incubação. Um FTA-ABS igG igM após 10 dias do contágio já pode positivar? 14 dias do contágio e sem sintomas.

    1. Não é preciso ter sintomas para ter sífilis.
      teste de FTA-abs costumam se positivar com 30 dias após a exposição.
      Não dá para saber se com apenas estas doses houve resolução da infecção.
      O ideal é se consultar com um infectologista e fazer todos os exames pertinentes até o término do período de janela imunológica dos exames.

  47. Fiz um teste rápido e deu não reagente para sífilis. Depois de 1 mês ou mais ou menos fiz VDRL e deu reagente 1/2. Na época teste rápido estava começando ter manchas, coçava bem de leve. Também fiz exame de HIV que deu positivo. 1 mês e pouco tratamento para HIV as manchas começaram a sumir. Neste período tomei um remédio 15 comprimidos para urticária. Será que se trata de falso-positivo. Ou estou com sífilis mesmo?

  48. Dr keilla Freitas fui marcar o exame no laboratório e pedirão quatro exames de sífilis :fta-abs-igG, fta-abs-igM, fta-abs-igG, fta-abs-igM. Pq esses 4 axames ???

    1. Para investigar diferentes formas de contato. IgM é visto geralmente em contato mais recente e o IgG é visto já depois de um tempo do primeiro contato e geralmente permanece reagente por toda a vida.

  49. Boa noite dr meu esposo descobriu ser soro positivo ficamos separados a 1 ano e ano passado foi q ele contraiu o hiv mas com essa bomba veio outra ele me confessou q em 2013 fez um teste e costou q tinha sífilis mas depois dessa época fiz exames mas n costou nda fiz 3 vzs depois de 2013 gostaria de saber se demora muito tempo pra Costar no exame de sangue sífilis e hiv obrigada.

  50. Ola, doutora.

    Eu e minha namorada estamos fazendo tratamento da sifilis juntos. Usamos preservativos e tudo mais, porém ela estava com uma rachadura nos labios e entre um beijo e outro pode ter ocorrido um pequenissimo sangramento. Ha alguma chance do tratamento nao dar certo?

  51. Dra Keilla, bom dia. Fiz um teste sorológico para sililis e deu reagente para o CMIA. Para confirmar o laboratório testou o VDRL, o FTA-IGG e o FTA ABS IGM sendo que o resultado para o três deu Não reagentes. estou com dúvidas sobre o resultado final da sorologia. Estou ou não com sífilis?.

  52. Fiz o teste rápido de sífilis e deu positivo, fiz o VDRL e deu título 1/1. Depois de uma semana fiz novamente o VDRL e deu Não reagente e também fiz o examge de Fta , o IGm deu Não reagente e Igg Reagente. O que isso pode significar?

  53. ola doutora fui diagnosticado com difilis primaria 1:256 tomei 2 benzetacil dose unica , uma em cada nadega , refiz o exame com 30 dias, deu reagente 1:128 , vou refazer com 30 dias para ver se baixou mais, a duvida é , posso fazer sexo sem camisinha com minha esposa sem contaminar ela? ela ja faz 2 exames no prazo de 40 dias e deu negativo nos dois .

  54. Oi Dra. Keila! É preciso aparecer a ulcera sifilitica para fazer o exame de anticorpos? Um exame de anticorpos 2 meses após exposição vindo negativo exclui diagnóstico de sífilis?

    1. Após a infecção pela bactéria, leva um período de 10 a 90 dias para se ter o primeiro sintoma ( ulcera indolor de fundo raso e bordas bem definidas que se encontra no local por onde a bactéria entrou (região genital, anal ou boca)
      Os teste sorológicos identificam os anticorpos que nosso organismo produz ao tentar combater a bactéria.
      O FTA-ABS é o exame que se torna reagente mais precocemente (cerca de 10 dias após o aparecimento da úlcera), os demais testes treponêmicos e não treponêmicos (inclusive o VDRL) se positivam depois.
      vale lembrar que ao se ter exposição ao risco de DSTs deve-se realizar exames sorológicos específicos para todas elas mesmo que não tenha sintomas, pois quanto mais cedo for feito o diagnostico, maior as chances de cura.

  55. Doutora, fiz o meu vdrl e o igm deram não reagente e o igg reagente, estou confusa pq nunca fui diagnosticada com sífilis e nem fiz o tratamento, é possível que eu tenha sido exposta a bactéria através de um beijo? Pode ser um falso positivo? Seria necessário eu repetir esse exame depois de quanto tempo?

    1. IgM é visto geralmente em contato mais recente e o IgG é visto já depois de um tempo do primeiro contato e geralmente permanece reagente por toda a vida.
      Você precisa procurar um médico Infectologista para te avaliar pessoalmente e fazer a análise do seu exame por completo para verificar se ouve uma reinfecção e qual a conduta a ser adotada.

  56. Olá na minha gestaçao eu fiz dois teste da mamãe um No inicio e um no final da gestação e os dois deram negativos,porem quando minha bebe nasceu o meu vdrl deu 1:4 e o dela 1:2,eu pedi um especifico fta-bs e nele deu negativo,tanto o meu quanto o do meu esposo.. Pode se dizer que a minha bebe tenha sífilis ?

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top