Você está aqui
Home > Vídeos > Campanhas > Campanhas de HIV Assista > Janela Imunológica do HIV

Janela Imunológica do HIV

Infectologista - Janela Imunológica do HIV
Compartilhe

Janela Imunológica do HIV: É o tempo que um teste leva para dar o diagnóstico positivo de uma infecção a partir do primeiro contato com o vírus. Neste período, a pessoa pode já estar infectada e ainda assim o teste ter resultado negativo.

Janela Imunológica do HIV

A janela imunológica muda de acordo com o tipo de teste.

Classificação de Acordo com a Técnica de Realização do Teste

  • Teste Elisa
  • Teste de Western Blot
  • Teste de imunofluorescência indireta
  • Teste Rápido
  • Teste de fluido oral
  • Testes moleculares

Testes de Primeira Geração

Em média, a janela de seroconversão destes testes é de 6 a 8 semanas.

Testes de Segunda Geração

Em média, a janela imunológica dos ensaios de segunda geração é de 28 a 30 dias.

Testes de Terceira Geração

Em média, a janela imunológica dos ensaios de terceira geração é de 20 a 30 dias. Mas pode levar até 180 dias em alguns casos.

Testes de Quarta Geração

Em média, a janela imunológica dos ensaios de quarta geração é de 15 dias, e em casos especiais pode levar até 90 dias após a exposição para ficar reagente como máximo.

Fatores que podem interferir no resultado dos exames:
  • Vacina contra influenza A H1N1;
  • Artrite reumatoide;
  • Doenças autoimunes (lúpus eritematoso sistêmico, doenças do tecido conectivo e esclerodermia);
  • Colangite esclerosante primaria;
  • Terapia com interferon em pacientes hemodialisados;
  • Síndrome de Stevens-Johnson;
  • Anticorpo antimicrossomal;
  • Anticorpos HLA (classe I e II);
  • Infecção viral aguda;
  • Aquisição passiva de anticorpos anti-HIV (de mãe para filho);
  • Tumores malignos;
  • Outras retroviroses;
  • Múltiplas transfusões de sangue;
  • Anticorpo antimúsculo liso.

Para mais detalhes sobre a Janela Imunológica do HIV assista o vídeo abaixo e acesse o link: DraKeillaFreitas


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

2.063 thoughts on “Janela Imunológica do HIV

  1. Dra. apos uma relação de risco tive sintomas da fase aguda. Apos 3 semanas: diarreia, febre, fraqueza, perdi 5 kg.
    Fiz testes : 30 dias 4 geracao, 43 dias teste rapido, 51 dias teste rapido, 61 dias 4 geração , 63 dias PCR qualitativo Hiv, todos negativos, preciso fazer mais 4 geracao com 90 dias ?

  2. Bom dia dra, to aqui de novo. Eu fiz um teste de 4g 25 dias após o risco , dei negativo e agora fiz com 49 dias e deu negativo tbm, mas o problema é q eu tive muitos sintomaa e ainda tenho: Ingua na região mandibular, bolinhas vermelhas no rosto e no ombro, o interior da língua tá muito branco e tem umas úlceras n dolorosas e to com fungos na unha tbm, são 2 linha preta na unha

  3. As manchas na pele na fase aguda de HIV parecem espinhas? tem alguma relação sobrancelha estar descamando? O teste rápido feito no SUS após 46 dias da relação se negativo é confiável?

  4. Lendo alguns posts no site, percebi que muita gente tem casos parecidos com o meu, e mesmo após se testando depois de meses, continuam ruins.
    Tenho pintas vermelhas, tendinites, dores atrás da cabeça e inchaços no pescoço, cervical e axilas. Garganta inflama facilmente. Coincidência ou não, minha parceira está com os mesmos sintomas, até as pintas na pele.
    Já fiz exames de 4ªG e PCR até os 140 dias. Alguma chance de os exames darem falso negativo?

      1. Obrigado pela resposta Dra.
        E você acha que mesmo não tendo repetido os exames entre os 140 dias até os 10 meses (agora), e mesmo não tendo melhorado, é necessário repetir os exames que fiz novamente? Fiz 5 exames até os 140 dias.

  5. Bom dia Dra, tive um relação de risco no dia 26/08/19 ( há exatos 43 dias ) e logo após tive gonorréia, fui ao médico e tratei, mas quando bateu 2 semanas após a relação tive uma virose ( resfriado e dor de garganta ) e logo passou. Com 25 dias após o ato fiz teste elisa 4 geração e deu negativo, só que alguns dias depois surgiu uma ingua na região mandibular, uma em cada lado, duas aftas nos labios e o canto da boca estava com acumulo de saliva. Sera que estou com HIV?

  6. Dra. Boa tarde! Tive um contato de risco e apresentei os sintomas após 2 semanas: febrícula 37,3 graus, faringite viral que já dura 3 semanas com ínguas no pescoço), Linfopenia (900) , fadiga extrema, sudorese noturna e perda de peso (7% do peso). Após duas semanas os sintomas sumiram e ficou só uma leve faringite. Fiz o teste Elisa 4a geração, teste rápido e PCR quantitativo com 30 dias após o fato. Tudo negativo. Qual a chance de estar infectado com o HIV?

      1. Dra, bom dia! Repeti o PCR HIV e Eilsa 4ª Ger. com 40 dias e com 60 dias. Tudo negativo/Indetectável. Posso encerrar o caso? O problema é que ainda estou com dor de garganta e ínguas no pescoço que não saram. Por isso minha preocupação.

          1. Estou desconfiando de HTLV. Fiz o exame (ELISA) com 30 dias após a situação de risco (negativo) e refiz hoje. Já li tudo a respeito da doença aqui no seu site. Pode ser que esse vírus tenha alguma manifestação assim logo no início? O que eu sinto são ínguas no pescoço e dor de garganta e dor e vermelhidão nos olhos, sintomas que já duram 46 dias. O que vc acha? Muito obrigado pelo seu tempo.

  7. ola doutora tudo bem?
    eu sai com um garoto sorologia desconhecida, nos beijamos e ele me masturbou não notei a Mao dele. Isso durou 3min . Corro algum risco? MUITO GRATO PELA ATENCAO

  8. Fui no infecto mais nao me deu muita atenção falando que so poderia ver meu caso se der positivo nos exames. Pode ser outra Dsts com esses sintomas? Quais? Me ajude Dra nao consigo mais me alimentar por culpa. Penso em suicidio direto. Esse ultimo teste e de qual Geração? E confiavel? Desde agora agradeço.

  9. Quando poderia descartar essa exposição? Tive alguns sintomas inclusive aumento de TGO e TGP e gama GT fiz testes tambem nesse tempo pra hepatites e nada, Apareceu nodulos duros nas minhas pernas, prurido, coceira, aparecimento de caroços parecidos espinhas, dores no corpo todo, tosse persistente com garganta arranhada, ganglios aumentados nas virilhas com dor. Dores tipo agulhadas no corpo todo, picadas como se tivesse andando no meu corpo bichinhos que mordem. Pode ser HIV com esses sintomas?

  10. Dra Boa tarde.Tive uma situação de risco dia 29/05/2019 fiz varios testes rapidos no CTA ate completar quase dois meses todos negativos, depois fiz um com pouco mais de 60 dias no dia 30/07 em que aparece as seguintes informações.Material: soro/Metodo: Electroquimioluminescencia-HIV Combi PT (Elecsys)/Conclusao; Amostra nao reagente para HIV/Liberado em 31/07/2019. Qual e a geração desse teste? Tem risco de mim ter contraido? Quando poderia descartar essa exposição?

  11. Tudo bem doutora? Fiz um teste de 4ª geração após 54 dias de contato sexual oral (Lab. Hermes Pardini). Na sua experiência, com este tempo a infecção já seria detectada neste exame? Muito obrigado!

  12. Fiz sexo com uma mulher protegido, mas apos o sexo notei que meu pubianos tinha sangue na camisinha e na barriga, logo em seguida fui verificar se a camisinha estourou, mas não estourou, notei que estava com o dedo machucado e tinha um pouco de pus e uma pequena ferida, na mesma mão que eu estava segurando a camisinha e enchendo com agua para ver se tinha furado, possibilidade de ter pego hiv ,caso haja ter caido uma gota de sangue em cima,outra apos a relação lavei as partes intimas com sabão

  13. Bom dia Dra. Inicialmente parabenizo pelo belo trabalho.
    Sempre me cuidei, mas por um descuido recebi sexo oral sem preservativo de uma garota de programa. Isso está me atormentando. Fiz teste de 4 geração com 33 dias e com 50 dias um teste de farmácia Action, todos não reagentes. Posso ficar tranquilo ou existe possibilidade de soroconversão até os 90 dias? Já não consigo mais pensar em nada, meu psicológico está me matando…Obrigado

  14. Tive diarreia com início 3 dias após exposição de alto risco, e que já dura 5 dias. Desde que comecei a pesquisar os sintomas, não consigo mais dormir, e nas últimas duas noites (7 e 8 dias após exposição), acordei suando muito. Minha temperatura está normal (quadro leve de febre no dia que iniciou a diarreia, mas desde então está entre 36-36,6 medição via oral). é normal os sintomas aparecerem em uma janela tão rápida, mesmo que essa tenha sido minha única exposição?

  15. doutora um exame imunocromatografico apos 160 dias da relação e um de quimioluminescencia (cmia) abbott tambem com 160 dias pode encerrar o caso

    1. Com relação aos testes de 4 geração, na maioria das vezes os testes já se positivam até os 60 dias (geralmente isso ocorre já antes do primeiro mês)
      Contudo o manual vigente do ministério da Saúde ainda coloca 90 dias como tempo limite para descartar a infecção pelo HIV.
      NO caso dos testes de 3ª geração este tempo máximo é de 180 dias.

  16. Contato de risco em 22/01/2018 (sexo vag./anal s/preservativo). Após 12 meses, resultado HIV negativo mas + para toxoplasmose IgG, herpes simp IgM; citomegalogav. IgG, Vir. Epstein-Barr IgG. No hemograma linfocitos 17,7% . HIV PCR QUANTITATIVO EM TEMPO REAL dando resultado “NÃO DETECTADO RNA DO HIV-1”. Com tantos exames de anticorp. HIV realizados, com resultado negativo, com mais de 12 meses da sit. risco, é possível estar contaminado HIV???.

  17. É possível apresentar sintomas de SRA 95 dias após exposição de risco, mesmo com teste de 4ª geração negativo aos 64 e 90 dias?

  18. Boa Tarde.
    Fiz o exame Metodo: Eletroquimioluminescência – COBAS – ROCHE – 4 GERAÇÃO após 22 dias da relação. Esse resultado é definitivo?

  19. Teste de quarta geração, feito aos 90 dias, descarta a infecção pelo HIV mesmo em indivíduos imunosilenciosos?

  20. Doutora, boa tarde. Recebi o sexo oral de uma garota de programa sem preservativo (não ejaculei na boca dela). Depois de 28 dias, fui a um CTA e realizei um teste rápido, dando negativo. Devo fazer outro?

  21. Realizei sexo oral em um rapaz. Ele afirma que está com a testagem em dia, todos os exames negativos. Após cerca de 50 dias tive candidíase oral e aftas. Fiz testes rápidos por punção venosa após 30 e 56 dias, um elisa de 4ª geração após 64 dias e testes rápido por punção digital após 70 e 75 dias, todos não reagentes. Ainda há chance de positivar após esse tempo e todos esses testes?

  22. Dra,
    Realizei exame de 4ªG e um PCR com 65 dias. Outro de 4ªG aos 120 dias. Todos Não reagentes.
    Porém, há mais de 3 meses tenho ínguas no pescoço e inchaço nas axilas. Dores no corpo e outra coisa que vem me chamando a atenção é o aparecimento de pintas vermelhas (Nevus Rubi). Só no último mês, contei umas 10.
    Em consulta com Infecto, o mesmo disse que os exames são conclusivos, porém é possível os testes terem sido mascarados por algo?

  23. Dra,
    Tive uma situação de risco e com 20 dias senti dor na articulação, com 30 dias fiz teste de 4ª geração. Caso fosse contaminação já seria detectado no exame ou o vírus ainda não estaria na corrente sanguínea?

  24. 26 de dezembro tive uma exposição de risco com um travesti de programa.Sexo oral em mim durante uns 40 segundos sem camisinha e depois com camisinha fiz sexo anal ativo por uns 15 segundos .Após isso ele pegou meu pênis e ficou encostando no dele e fez sexo oral tbm,sem camisinha ambas as situações.Fiz exames de terceira geração com 22 ,30 e 72 dias …todos não reagentes e testes rápidos.A pergunta é:Depois desses testes,preciso fazer mais algum?Vc acha que minha exposição foi de alto risco?

  25. Olá Dra Keilla, minha dúvida é se por acaso o vírus tem algum período que fica incubado em outra região do corpo sem ser a corrente sanguínea, e quanto seria esse tempo?
    Tive ”contato” realmente com o vírus, e com 90 dias fiz um PCR quantitativo que deu nao detectado! Será que ainda há possibilidade de aparecer?

  26. Dr, tive uma relação com uma garota de programa. Recebi sexo oral desprotegido e vaginal de preservativo. Depois, recebi sexo oral desprotegido novamente e fizemos sexo anal com proteção. Fiz um Abbott Real Time PCR RNA Ultra-Sensível com limite de detecção de 40 cópias após 9 dias e 16 horas da exposição. Com 15 dias e 18 horas, realizei um CMIA de quarta geração com resultado negativo. O quão confiável são estes exames considerando a janela imunológica?

  27. Olá Dr! Tive exposição ao vírus sendo ativo no dia 16/01. Meu parceiro descobriu semanas depois e em fev ao fazer exame a carga era de >200.000. Nao tinha mais tempo para PEP. Já realizei 4g com 30 dias e 71 dias – negativos. Tbm TR com 83 dias negativo. Fiz tbm um PCR qualitativo de DNA pro viral (71 dias)o qual tbm nao detectou. Sei que devo me testar novamente com os 90 dias, mas será que ainda há possibilidade de soroconversão? Com o PCR posso encerrar o caso?

  28. Boa tarde Dra,
    esclareça-me uma dúvida: Se uma pessoa tiver alguma deficiência na produção de anti- corpos, o teste de 4ª geração detecta o antigeno p24, certo? Mesmo que seja após a oitava semana de exposição? Tendo em conta que os antigenos desaparecem pelo resistencia dos anti-corpos faço essa dedução. Fiz um teste com 120 dias, de 4ª ger, em laboratorio. Mas mesmo assim não me consigo livrar da ideia que fui infectado.

  29. Boa tarde Dtrª,
    Fiz um teste DE 4º GER CMIA em laboratório após 120 dias de exposição, deu não reagente ( 0.24).
    Mas persisto com algumas dúvidas. Porque é que a janela destes testes é de 90 dias como máximo e os de 3ªger de 180 dias?
    Segundo a minha pesquisa o P24 desaparece do organismo até à 8ªsemana de infecção. Isto deve-se ao aparecimento de anti-corpos? Se tiver uma deficiência na produção de anti-corpos significa que o P24 é detectado pois não tem agentes que o combatam?
    Obrigado!

  30. Boa tarde Dra. Masturbei um cara e o esperma dele escorreu pelos meus dedos que estavam com alguns cortes e machucados recentes. Há chance de infecção pelo hiv? Obrigado, boa semana!

  31. Em 2017 tive uma relação de risco e não tive nada. Em agosto tive 2 relações de risco, e nisso senti: fraqueza moleza afta e dor de cabeça na virilha. Fui no otorrino e ele me diagnosticou com: Refluxo faríngeo, pangastrite e esofagite. Não tive: febre, glanglios em nenhum lugar, nem na vilhalha.Fiz dois teste de 4 geração um com 91 e 93 em laboratórios de confiança após a ultima relação e não tive relação. Fiquei ansioso e depre. Tudo que leio sobree sai em mim. Me oriente.

  32. Em 2017 tive uma relação de risco e não senti nada. Em agosto de 2018 tive 2 relações. Depois senti dor no corpo, fraqueza

  33. Esse teste é de que geração?
    O teste rápido ACTION contém três proteínas recombinantes de HIV especialmente selecionadas (p24, gp41 de HIV 1, gp36 de HIV 2). Isto permite que o ACTION possa detectar anticorpos contra HIV 1/2 na amostra de sangue total por punção digital com um elevado grau de precisão.

  34. fiz teste de hiv no CTA e deu nao reagente mais ao sair do CTA coloquei o resultado na boca e ficou um tempo, isto é exposição de risco.

  35. Dra, tive uma exposição muito breve (5 seg), sendo ativo, dia 05/02. Fiz a PEP 22 hrs depois e conclui a mesma. Ha pouco, descobri que ele é positivo, fazendo uso de TARV desde out/17. O ultimo exame que me mandou, 06/18, estava com CV de 55 copias/ml.
    Estou a 11 dias do fim da PEP, mas sabendo agora desse fato sobre ele, estou muito nervoso. Posso fazer um PCR Qual. RNA para ter um resultado seguro? Meu risco foi mt grande? Muito obrigado.

  36. Dra, tive uma exp. de risco (sendo atv, penetração de 5 seg). Fiz a PEP por 28 dias. no dia seguinte minha garganta inflamou, ja esta melhor. Mas notei pequenas manchas vermelhas, como mordida de mosquito ou formiga, pelo meu braço e mãos. Pode ser sindrome aguda? Posso fazer um PCR Qualitativo pra me sossegar? Estou enlouquecendo… Fazem 9 dias que terminei a PEP.

  37. Dra. Tive uma situação com uma garita de programa, em que toquei superficialmente a vagina dela com o dedo, não houve introdução integral do dedo. Acontece que nesse mesmo dia mais cedo enquanto tocava violão, tive um pequeno corte nesse dedo, não sangrou nem nada do tipo, mas ficou um pouco mais vermelho e doeu um pouco. Isso é considerado uma situação de risco? E no caso de ser, o risco é alto? Obrigado.

  38. Dra., sai com uma garota que está amamentando, acabei colacando a boca nos seios dela e saiu um pouco de leite, ao perceber que saia leite parei de imediato, e ainda estou com uma afta na boca, posso pegar HIV caso ela esteja infectada?

  39. Dra, tive uma exposição de risco em início de Novembro. Em Dezembro, me relacionei com uma pessoa de confiança (sem preservativo). Em janeiro, realizei exames de DST (todos não reagente). Caso eu venha a positivar por conta da primeira exposição (início de novembro) ,eu posso ter transmitido o hiv na relação de dezembro mesmo com resultado negativo APÓS o ato?

  40. Dra, existe a possibilidade de eu contrair o hiv e eu não “positivar” em um exame de 4 geração mesmo respeitando a janela imunológica? Como proceder nesses casos?

  41. Doutora tudo bem?
    Fiz teste rapido com 30dias,porem estou tomando antibiótico e tomo VENVANCE isso influencia ? Deu nao reagente o resultado. posso ficar tranquilo?

  42. boa noite. A janela de 180 para teste rápido também se aplica a quem fez uso de PEP, ou a janela para este tipo de caso aumenta?

  43. Gostaria de saber se hoje ainda é possível morrer por complicações do hiv mesmo com rápida adesão ao tratamento e fazendo o uso da medicação corretamente. (Estou com esse pensamento para me acalmar enquanto não chega o fim da janela imunológica). No pior cenário, eu só não quero morrer precocemente e muito menos, passar para alguém.

  44. dra, tive uma relação de risco, e após 15 dias tive diarreia e dores no corpo, testes rápidos negativos após 100 dias. Se fossem sintomas do HIV mesmo os testes rápidos não iriam positivar?

  45. Método: Quimioluminescência (HIV Ag/Ab Combo)

    *Teste imunoenzimático do tipo sanduíche indireto.
    *Micropartícula revestida com Ag HIV-1 recombinanente ENV p41 e Ag recombinante GAG p24; HIV-2 Ag recombinante p36.
    *HIV-1 Ag recombinanente ENV p41, Ag recombinante GAG p24 e peptídeo sintético ENV; HIV-2 Ag recombinante p36 e peptídeo sintético ENV.
    *Substrato MUP.

    Soro não-reagente. Exame 107 dias após exposição. O resultado é seguro? Esse exame é de 4ª geração?

  46. Dra, como é o tratamento para o HIV hoje? Sei que é muito melhor que antigamente. Mas caso a pessoa descubra a doença e inicie logo o tratamento, ainda há chances de ela vir a óbito por conta da doença? Não tenho medo de pegar a doença, mas caso eu positive nos exames, gostaria de prolongar minha vida mais alguns anos.

  47. Dra, há alguma possibilidade de eu ter a doença mesmo a sorologia dando NÃO REAGENTE após o período da janela? Já realizei diversos exames.

  48. Bom dia, Dra! Um NAT hiv não detectável com 20 dias da situação de risco é definitivo? Quais exames existentes podem diminuir os 90 dias recomendos para um resultado definitivo de um teste de 4a geração? É possível ter resultado definitivo em menos tempo?

  49. fiz teste rápido com 15, 30 dias apos a relação de risco e nao reagente, depois com 40 dias fiz sorologia HIV, SIFILIS e EPATITE, todos nao reagente, fui orientado a tomar a vacina de hepatite pois nao constava no sangue, realizei a vacina no mesmo dia, depois fiz outro teste rápido com 70 dias nao reagente, depois sorologia com 80 dias nao regente, e constou que a reagente a vacina, e na semana passada com 100 dias, teste rapido não reagente, ainda corro o risco?

  50. Ola, Dra, tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida: tive uma exposição de risco (recebi sexo oral de uma desconhecida). Tomei a PEP regularmente (não consegui tomar sempre no mesmo horário, mas tomei todos os 28 dias). Fiz testes rápidos com 28 e 58 dias. Todos negativos. Mas, nesse último mês tive sintomas “estranhos”, que não me lembro de ter em anteriormente. Não sei o quanto disso pode ser estresse a possibilidade contrair algo. Acha que com esses resultados, posso me tranquilizar? Obrigado

  51. Boa tarde Dra. Keilla Freitas. Recebi sexo oral de pessoa c sorologia desconhecida. Como fiquei preocupado, fui num médico infecto que pediu exames de 4ª geração c aprox 14 dias. Fiz o exame no 16 dia apos o contato. O resultado foi não reagente/negativo. Posso ficar despreocupado? As informações desse período com testes de 4ª geração (anticorpos e antígeno p24) são variáveis, vão desde 10 até 30 dias após o contato. Muito obrigado.

  52. Dra
    Casados a mais de 10 anos, sem infedelidade, tanto eu como a esposa já fizemos testes rápidos em CTA ambos negativos. Ela tenta engravidar por fertilização, no último tratamento a solorogia acusou reagente num 4 geração. Um ano antes havíamos feito o mesmo exame e deu não reagente, estamos sempre juntos, mas depois que começou esse tratamento acusou isso, fizemos novamente em poucos dias em CTA dois testes rápidos com kits de diferentes laboratórios e todos negativos, estamos confusos.

    1. provavelmente foi um falso positivo. sugiro repetir em outro laboratório o teste de 4ª geração e caso dÊ positivo, confirmar por teste de WB, outra possibilidade é avaliar necessidade de fazer teste molecular junto ao seu infectologista de confiança. qualquer exame com resultado positivo precisa ser confirmado.

  53. Dra, peguei com a mão em uma fitinha (no meio dela) que parecia um medidor de glicose (estava escrito acc-check. Já estava há um tempo lá (dias) e quando eu peguei com a mão, não me cortei e nem tinha vestígios de sangue. Acredito que esta não tenha sido exposição pra hiv. Mas pode ter sido para alguma outra doença? Sou vacinado para hepatite.

  54. Bom dia Dra. Estou tendo há dois dias suor noturno moderado na testa e pescoço, o bastante para deixar o travesseiro úmido, mas não enxarcado. Sem transpiração no resto do corpo. Tive uma diarreia há uma semana, sem febre ou outro sintoma. Isso pode ser a fase aguda? Obrigado.

  55. Dra, bom dia. 2 semanas depois de uma situação de risco tomei o remedio de verme anitta. 5 dias depois comecei a ter um desconforto gastrointestinal, que progrediu para diarreia, durando cerca de uma semana, sem febre ou qualquer outro sintoma. Diarreia sem outros sintomas pode caracterizar fase aguda do hiv? Obrigado.

  56. Dra Keilla Freitas, já fiz exame de 4g com mais de sete meses de exposição com todos os exames até aqui (4 – 62, 95, 130 e 210) não reagentes. No entanto, até hoje surgem umas bolinhas aleatórias no meu braço. (aparecem e somem. Sempre uma ou duas). Isso seria um sintoma do HIV? Acho que pedirei um teste molecular para tirar logo isso da cabeça e marcar um psiquiatra.

  57. Dra, fiquei com uma menina e desconheço a sorologia dela. Pois bem, antes de colocar o preservativo, inseri o pênis DUAS VEZES sem o preservativo na vagina dela. (sim, o arrependimento ta gritando até hoje!). Logo depois, realizei o sexo sem problemas com o preservativo. Já visualizei a tabela dos riscos. Nesse contexto em específico, de ser uma exposição rápida (duas vezes apenas), o risco ainda é significativo? Farei todos os exames cabíveis para todas as dsts.

  58. Homem colocar o penis na boca da parceira para receber o sexo oral, avistar na saliva dela um pouco de sangue é caso para se preocupar e tomar o pep?

  59. Dra, fiz sexo oral em uma garota de programa sem preservativo há 60 dias. Não durou muito tempo e não percebi secreção vaginal. No entanto, utilizo aparelho ortodôntico e possuo uma gengivite e aí fiquei bastante preocupado. Realizei o teste (com 60 dias) 4 geração e deu NÃO REAGENTE. Farei com 90 dias para ter certeza, mas estou muito preocupado. O exame com este tempo – 60 dias -, é animador? Obrigado! 🙁

  60. No exame de 4 Geração essa Janela de até 90 dias é segura?

    Entendo que existe todo uma pesquisa, mas as vezes fico preocupada

  61. Dra. fiz um exame de htlv com a seguinte especificidade:

    One-step double-antigen sandwich immunoassay
    Assay detects total IgG and IgM against viral recombinant antigens p24 and gp21

    Como procura antígeno a janela diminui para 90 dias?

  62. Dra boa tarde. Recebi inserção anal por um penis de borracha por uma prostituta. Foi usado camisinha, e não sei se era usada ou não. Após ainda usou os dedos em mim. Perguntei se ela sempre usava camisinhas nos brinquedos e ela afirmou que sim, pois é profissional do sexo e tem cuidados com higiene. Em casa notei sangramento anal. Fiquei com medo que ela tenha se masturbado na vagina e depois inserido o dedo no meu sangramento. Qual sua opinião? Ha grande risco? fiz test neg ontem e vou repetir

  63. Fiz exame de 4 Geração com 17, 60 e 100 dias todos não reagentes, mas ainda ando preocupado.
    Devo procurar um psicólogo?

    1. Boa noite. Com relação ao HIV, testes diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso.

    1. Bom dia. Com relação ao HIV, testes diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso.

  64. Dra é possível sentir sintomas da fase aguda mesmo com teste 4 geração após 24 dias negativo ? O exame já não iria detectar com a presença dos sintomas como gânglios e dor de cabeça e articulações.

    1. Os testes de 4 quarta geração normalmente se positivam já no primeiro mês, mas podem positivar com até 90 dias da última exposição. Os sintomas informados podem ter outras causas.
      Você precisa se consultar com um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários.

  65. Olá doutora, tive comportamento de risco a mais de 6 meses e ontem realizei o teste rápido comprado na farmácia e o mesmo deu negativo, posso dar isso como suficiente? Não tive nenhuma relação desde então.

  66. Olá tive uma relação de risco e fui ao hemocentro doar sangue (fui convocado), pedi para que o sangue fosse descartado no final da doação, o exame foi realizado com 95 dias após a minha exposição, vc acha que devo encerrar meu caso ou devo fazer mais exames?

  67. Tive exposição de risco, tive Rash e dor de garganta e até hj congestão nasal! Fiz 4 geração com 30 , 40 , 68 dias todos não reagentes. Levei a fonte ela fez com 37 dias e não reagente. Posso me tranquilizar? Bom dia.

  68. Dr. tudo bem? Porque existe tanta discordância entre sua opinião como profissional e o DISK AIDS (que trabalha com as informações mais atualizadas pelo Governo e Ministério da saúde). Eles dão como definitivo um teste rápido não reagente com 30 dias, enquanto aqui esse número chega a ser 180 dias. Porque isso acontece? Meu teste negativo com 34 dias não deve ser considerado?

    1. Bom dia. Com relação aos teste rápidos, apesar de muito confiável sua acurácia é maior para infeções mais antigas e existem trabalhos mostrando que em infecções recentes não é 100% confiável. Além disso, sua acurácia pode ser menor dependo da forma de conservação data de validade etc.

      Inclusive eu mesma já tive experiência de pacientes que com 60 dias da exposição, tinha teste rápido negativo e teste de 4 geração positivo.

      Com relação aos testes de 4 geração, na maioria das vezes os testes já se positivam até os 60 dias (geralmente isso ocorre já antes do primeiro mês)
      Contudo o manual vigente do ministério da Saúde ainda coloca 90 dias como tempo limite para descartar a infecção pelo HIV.

      Isso já considerando toda e qualquer situação em que uma pessoa pode por um motivo outro levar mais tempo para positivar o exame.

  69. Dr, tive uma situação de risco e fiz um teste rápido com 15 dias, um de 4 geração com 22 dias e um novo teste rápido com 34 dias, todos NÃO REAGENTE. Devo confiar no resultado?

    1. O teste de 4ª geração normalmente positiva com 14 a 20 dias do contato com o vírus. No entanto, sua janela máxima é de 90 dias. Sendo assim, sugiro que repita o exames com 90 dias da exposição de risco para encerrar o caso.

  70. Dra. fiz um exame de 4ª geração com 60 dias e mais um proteina C. Todos não reagente. Mas ainda sinto fortes dores pelo corpo, principalmente na parte inferior do corpo. Poderia ser HTLV? Sendo que me falaram que os sintomas dessa doença demora em media 13 anos para aparecer. Não estaria muito recente?

  71. Boa tarde doutora, tópicos bem esclarecedores, parabéns pelo trabalho.
    A senhorita poderia me informar, fiz 2 exames de ELISA para HIV, pesquisa por antígeno e anticorpo, em local confiável, um feito com 27 dias e outro 57 dias, ambos deram NÃO REAGENTES, li sobre que quando um dá NÃO REAGENTE já é definitivo, queria saber sobre esse protocolo, é necessário outro exame?

    1. Esse tipo de teste, que é de 4ª geração, normalmente já se positiva no primeiro mês. No entanto, há alguns casos de soroconversão tardia, que pode positivar com até 90 dias. sendo assim, recomendo que repita o teste com 90 dias para encerrar o caso.

  72. Dra. fiz exames de 4° geração com 14, 17, 22, 30, 38, 50 e 60 dias. Todos não reagente. No entanto quando eu fiz o de 22 dias a moça não limpou a área antes de fazer a coleta e ela pegou a seringa em uma outra sala. E quando eu fiz o de 50 o rapaz ficou um bom tempo o algodão na minha pele, após a coleta. Achei essas duas atitudes suspeitas.

  73. Dra. Fiz sexo sem camisinha com uma garota de programa, com 3 semanas tive Rash e êmbolo na garganta. Fiz o exame 4 geração com 31 e 40 dias e teste rápido com 33 dias. Levei ela para fazer TB deu tudo não reagente. Meu infectologista mandou encerrar o caso mais ainda tenho nariz entupido direto. Esses exames foram confiáveis, mesmo o médico falando ainda fico com medo. Obrigado.

    1. Como se trata de uma conduta médica, não consigo emitir um parecer sem te examinar. Como o seu médico te examinou e fez a análise dos seus exames, você deve seguir o indicado por ele. Além do mais, os testes de 4ª geração são bastante sensíveis, mas em casos raros, podem positivar com até 90 dias.

  74. Oi Dra, ficaria grato se me tirasse duas dúvidas:

    1- Pode ocorrer alguém não produzir anticorpos mesmos tendo se infectado com o vírus hiv ?
    2- Só o exame sorologico 4geração depois dos 90 dias já encerra o caso ou necessita de PCR também?

    1. Boa noite. Isso não ocorre.
      Com relação ao HIV, testes diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso.

  75. O que quer dizer esse nr 0,191 e 0,256 não reagente?? Esses nrs saíram após dois exames de 4 geracao com 60 e 160 dias respectivamente. Esse tempo de janela já me deixa apto a excluir o caso??

    1. Boa tarde. Com relação aos valores do teste, sua resposta se encontra neste artigo: https://www.drakeillafreitas.com.br/testes-de-hiv-valores-acima-do-zero/
      Com relação ao HIV, testes diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  76. Dra, não entendi sua resposta. Se eu fiz exames de 4 geracao com janela de 60 e 166 dias em laboratório altamente confiável e os resultados foram não reagentes 0,191 e 0,256 respectivamente. Pq eu preciso esperar 180 dias para fazer um exame de 3geração? Se segundo os seus próprios comentarios o exame de 4 geração é mais completo. Dois exames de 4 geracao com janela de 62 dias e outro de 166 dias de janela, já não excluem o caso? E necessário mais exames?? Desde já agradeço.

    1. Você não precisa realizar os dois tipos de testes para descartar a infeção pelo HIV. No caso dos testes de 3ª geração o tempo máximo é 180 dias. Já os de 4ª geração, que foi o que você fez, o tempo máximo é de 90 dias após a última exposição.

  77. Fiz alguns teste rápidos com 30-90-120-150 dias em uma unidade de saúde. Dois exames de 4 geração com 62 e 166 dias. Todos eles deram não reagentes. Os de 4 geração deu 0,191 não reagente e 0,259 não reagente. Poço encerrar o caso ou necessita mais algum exame??

    1. Boa noite. Com relação ao HIV, testes diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  78. Boa tarde Dra. Eu sofro muito por ser uma pessoa encanada, sofro de algum tipo de toc, ja realizei vários exames de HIV 4geraçao, com 60, 90, 120, 170. O último foi 7 meses de janela (4geração negativo). Tenho medo de ter algo errado comigo e não produzir anticorpo, desculpa se faço pergunta irrelevante, mas poderia alguma pessoa não produzir anticorpos contra hiv por algum motivo? Eu tenho boa saúde, geralmente não fico muito doente. Infelizmente não consigo ficar em paz por cusa desse assunto

    1. Boa noite. Com relação ao HIV, testes diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

    1. Desconheço teste com janela imunológica tão grande. As janela imunológicas dos testes estão descritas no texto e sempre recomendo a realização do teste de 4ª geração. No entanto, mesmo diante de um resultado positivo, a pessoa precisa realizar outro teste mais sensível para confirmação do diagnóstico. O mesmo vale para teste com resultado negativo, se o médico ainda estiver com dúvida, pedirá testes mais sensíveis para descartar a possibilidade de infecção.

  79. Quais são as chances de um exame de 4 geracao vim a positivar depois de 50 dias apos a exposição. Eu fiz com 50 diaas e deu nao reagente.

    1. Boa tarde. O teste de 4ª geração normalmente positiva co 14 a 20 dias após o contato com o vírus. No entanto, como já explica o artigo, pode levar até no máximo 90 dias após a exposição de risco. Mesmo que esses casos de soroconversão tardia sejam poucos, eles existem. Eu mesma já tive paciente que positivou após os 60 dias. Sendo assim, sugiro que repita com 90 dias para encerrar o caso.

  80. Tive uma relação com uma garota e após 15 dias peguei uma gripe forte, achei que já estava na fase aguda, pedi para ela fazer um exame (teste rápido) 18 dias após nossa relação, onde deu não reagente.
    Corro algum risco?

    1. Se ela teve exposição ao risco de pegar HIV nos últimos 30 dias prévio à realização do exame, poderia estar na janela imunológica e nesse caso, mesmo com o teste dela dando negativo, você precisa realizar os testes necessários para descartar possibilidade de infecção.
      Você precisa se consultar com um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  81. Bom dia dra. Após relação com uma gp com preservativo fiz alguns testes nos ctas com 59, 89 e 103, todos negativos. Com 127 Fiz um pcr indetectável.
    Hoje com 150, tive febre baixa 37,5 °C. Deveria fazer mais exames? Ou posso descartar o caso?

    1. Bom dia. Com relação ao HIV, testes diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  82. Dra. FIZ uso de camisinha não estourou, eu estou apavorada porque sempre me cuidei! Descobri um câncer de mama e estou apavorada porque vi no exame uma pequena anemia porque eu tenho síndrome do pânico e quando fico assim eu não como! Fiz 2 testes de hiv 4 geração com 120 dias depois da exposição e ambos deram negativo. O rapaz fez o teste elfa que nunca ouvi falar com quase 6 meses e deu negativo! Devo ficar preocupada? Obrigada!

    1. Com relação ao HIV, testes diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  83. Dra Keilla, tive uma exposição a risco. Ao completar 3 semanas, senti mal estar e falta de apetite, e alguns linfonodos inflamados na virilha, axilas e pescoço. Não senti mais nada além disso. Já se passaram uns 6 dias. Os sintomas melhoram, mas os linfonodos continuam inflamados. Fiz um teste rápido com 23 dias após a exposição (negativo). Numa provável infeção aguda, por quantos dias esses sintomas permanecem. Se for apenas uma virose, ela pode inflamar os linfonodos? Muito preocupado!

    1. Bom dia. Sintomas de fase aguda do HIV variam de acordo com cada pessoa, a maioria nem apresenta nenhum sintoma. O tempo que leva para os sintomas desaparecerem também varia de acordo com cada caso.
      Mediante uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  84. Olá Dra. Com 90 dias realizei em laboratório todos os exames de Dsts ( hep A, B e C, sífilis e HIV com pesquisa p24). Com 173 refiz todos os exames dessa vez com testes rápidos. Quero saber se em todos os testes a janela foi suficiente e se posso encerrar o caso ?

  85. Boa noite, Dra. Fiz sexo peniano-vaginal insertivo c uma prostituta e o preservativo rompeu. No dia seguinte ela realizou um teste de 4a geração com resultado NÃO REAGENTE para HIV. Corro o risco de ter sido infectado?

    1. Isso só seria possível se tivesse a certeza de que a pessoa fonte não tivesse passado por outra exposição de risco nos últimos 30 dias, o que acredito que não seja esse o caso. Se não tiver passado 72h da exposição, está indicado o uso de PEP (saiba mais aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv/), que pode ser encontrado no SUS.
      Lembrando que isso também não exclui as outras infecções sexuais, havendo a necessidade de uma consulta com o Infectologista para que possa solicitar os exames necessários.

  86. Boa noite, Dra. Fiz sexo peniano-vaginal insertivo c uma prostituta e o preservativo rompeu. No dia seguinte ela realizou um teste de 4a geração com resultado NÃO REAGENTE para HIV. Corro o risco de ter sido infectado?

    1. Isso só seria possível se tivesse a certeza de que a pessoa fonte não tivesse passado por outra exposição de risco nos últimos 30 dias, o que acredito que não seja esse o caso. Se não tiver passado 72h da exposição, está indicado o uso de PEP (saiba mais aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv/), que pode ser encontrado no SUS.
      Lembrando que isso também não exclui as outras infecções sexuais, havendo a necessidade de uma consulta com o Infectologista para que possa solicitar os exames necessários.

  87. Boa noite, Dra. Fiz sexo peniano-vaginal insertivo c uma prostituta e o preservativo rompeu. No dia seguinte ela realizou um teste de 4a geração com resultado NÃO REAGENTE para HIV. Corro o risco de ter sido infectado?

    1. Isso só seria possível se tivesse a certeza de que a pessoa fonte não tivesse passado por outra exposição de risco nos últimos 30 dias, o que acredito que não seja esse o caso. Se não tiver passado 72h da exposição, está indicado o uso de PEP (saiba mais aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv/), que pode ser encontrado no SUS.
      Lembrando que isso também não exclui as outras infecções sexuais, havendo a necessidade de uma consulta com o Infectologista para que possa solicitar os exames necessários.

  88. Boa noite, Dra. Fiz sexo peniano-vaginal insertivo c uma prostituta e o preservativo rompeu. No dia seguinte ela realizou um teste de 4a geração com resultado NÃO REAGENTE para HIV. Corro o risco de ter sido infectado?

    1. Isso só seria possível se tivesse a certeza de que a pessoa fonte não tivesse passado por outra exposição de risco nos últimos 30 dias, o que acredito que não seja esse o caso. Se não tiver passado 72h da exposição, está indicado o uso de PEP (saiba mais aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv/), que pode ser encontrado no SUS.
      Lembrando que isso também não exclui as outras infecções sexuais, havendo a necessidade de uma consulta com o Infectologista para que possa solicitar os exames necessários.

  89. Boa noite, Dra. Fiz sexo peniano-vaginal insertivo com uma prostituta e o preservativo rompeu. No dia seguinte ela realizou teste de 4a geração com resultado NÃO REAGENTE para HIV. Corro o risco de ter sido infectado?

    1. Isso só seria possível se tivesse a certeza de que a pessoa fonte não tivesse passado por outra exposição de risco nos últimos 30 dias, o que acredito que não seja esse o caso. Se não tiver passado 72h da exposição, está indicado o uso de PEP (saiba mais aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv/), que pode ser encontrado no SUS.
      Lembrando que isso também não exclui as outras infecções sexuais, havendo a necessidade de uma consulta com o Infectologista para que possa solicitar os exames necessários.

  90. Dr. Me relacionei com uma pessoa que posteriormente (5 dias) fez um exame de farmácia ACTION. Resultado negativo. Neste caso exclui a chance dela me transmitir hiv?

    1. Se ela teve exposição ao risco de pegar HIV nos últimos 30 dias prévio à realização do exame, poderia estar na janela imunológica e nesse caso, mesmo com o teste dela dando negativo.
      SE ela não teve exposição de risco nos ultimos 30 dias que antecedem a realização do exame, as chances de positivar já são muito baixas.

  91. Bom dia.Fui realizar um teste rápido no CTA e eles não tinha disponível então encaminharam para o laboratório, peguei ontem o resultado negativo com 140 dias da exposicao, porem estou na duvida, sorologia hiv 1/2 método quimioluminescencia é de qual geração?

    1. O teste de 4ª geração são aqueles que IDENTIFICAM anticorpos da pessoa contra o vírus que estão presentes no sangue e proteínas virais como o p24.
      Só verificar a descrição no resultado do exame.

  92. Dr. boa noite. Tive uma relação com uma mulher e usei preservativo corretamente. Retirei a camisinha e me masturbei. Somente depois percebi alguma mancha de sangue no lençol. Como toquei a camisinha e o pênis fiquei cismado. Exatos 30 dias depois fiz o teste rápido ACTION, de farmácia . Deu negativo. Recomenda um novo teste?

  93. Boa tarde, Dra. Fiz sexo peniano-vaginal insertivo c uma prostituta e o preservativo rompeu. No dia seguinte ela fez um teste de 4a geração com resultado não reagente para HIV. Fiz um de 3a geração 45 dias depois, resultado NÃO REAGENTE. Corro risco de ter sido infectado?

  94. Boa tarde dra. Sentei em um vaso sanitario e apos levantar reparei que tinha um pouquinho de sangue. Acredito que tenha encostado apenas no bumbum, mas se pegou em mucosas pode haver infeccao? Fiz exame 4 geracao com 35 dias e deu negativo. Devo repetir?

    1. Contato de material potencialmente contaminado não é exposição ao risco. mas esse tipo de situação, mesmo que o contato fosse em mucosa, iria depender de outros fatores (saiba mais aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/tempo-de-sobrevivencia-do-hiv-fora-do-corpo/)
      Com relação ao HIV, testes diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  95. Olá tive exposição de risco a 154 dias atrás nesse período realizei três teste rápidos no CTA e, por último um Elisa 4° geração com 154 todos não reagente, mas todos os sintomas que possa imaginar eu tive. Estou em dúvida porque dizem que o HIV pode ficar escondido só aparecer após 180 dias . Doutora pode me esclarecer essa tal janela imunológica que ninguém tem um conceito.definitivo sobre esse.assunto

    1. Bom dia. Com relação ao HIV, testes diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.
      Procure um médico infectologista para investigar os sintomas e solicitar os exames pertinente em busca de um diagnóstico diferencial.

      1. Boa tarde, Dra. Fiz sexo peniano-vaginal insertivo com uma prostituta e o preservativo rompeu. No dia seguinte ela realizou um teste de 4a geração com resultado nao reagente para HIV. 45 dias depois eu fiz um teste de 3a geração com resultado também não reagente. Corro algum risco?

  96. Doutora de acordo com esta tabela todos os riscos são baixos menos a transfusão de sangue e o sexo anal passivo????

  97. fiz sexo oral em 1 rapaz e ele gozou em minha boca. Exames DELE: hiv,hepatites e sifilis no CTA, com 75, 109, 119, 172 dias após eu ter feito sexo oral nele, todos deram NEGATIVO, PARA TODAS AS DOENÇAS. Meu exame: teste de hiv 4 geração no laboratorio com 88 dias após ter feito sexo oral nele, resultado NEGATIVO. Posso ficar tranquila quanto ao HIV? indiferente de sintomas, pois tenho um gotejamento pós nasal que nao passa. Obrigada

      1. Obrigada Dra… eu estava preocupada só porque os testes dele foram feitos no CTA… mas se esta tudo certo e ele seria incapaz de me passar o HIV ja que os testes do CTA dele deram negativo, fico tranquila entao… Obrigada

  98. Olá Dr um teste hiv de 3° geracao te uma janela maior de que o de 4° geracao, já o testes NAT tem janela menor do que o teste de 4° Geracao, qual a janela imunologica de um teste NAT?

  99. Olá. Bom Dia! Dra. há 20 dias atrás tive uma relação de risco pequeno. Me amassei com um rapaz, sendo que eu estava de cueca e outro rapaz sem cueca. Mas acho que ele deve ter liberado o liquido pre-seminal. Sendo que a partir do terceiro dia sentir fortes dores musculares, dores de cabeça,e nos olhos. Além disso apareceu aftar na minha boca e minhas mãos descascaram. No 1ª dia apareceu uma mancha escura no meu pescoço que veio também com uma enxaqueca. Fiz o teste com 14 dias e deu não reagent

    1. Os sintomas da infecção aguda pelo HIV não aparecem em tão pouco tempo após a infecção. Você precisa se consultar com um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários.

  100. Doutora, fiz exame HIV 4 geração após 95 dias com resultado NÃO REAGENTE. Entretanto, nos últimos dias (110 dias dps da exposição +-) fiquei muito gripado e com a garganta inflamada. Estou tomando antibiótico. Será que a soroconversão tardia pode estar acontecendo e posso estar no “grupo raro”? ou será apenas uma coincidência? É preciso fazer outro exame? Obrigado, Dra!

  101. Dra fiz um exame que dis que procura antigeno p24 e hiv1e2 e veio um grafico dizeno 0,093 e logo em baicho veio amostra nao reagente para hiv isso com 9 meses da minha expodiçao de risco posso emcerra o caso

    1. Boa noite. Com relação ao HIV, teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  102. Dra eu tive uma relaçao com uma mlr portadora do hiv. Eu ja fiz 7 exames e doei sangue no hemoce tbm o ultimo exame vem dizeno assim este e um teste de 4 geraçao que procura antigeno p24 e hiv 1e2 ai veio um grafico dizeno 0,093 eu n entendi oq e isso?mas veio logo abaicho conclusao nao reagente para hiv lenbrano q eu fiz depois fe 9meses da exposiçao de risco entao posso encerra o caso

    1. Boa noite. Com relação ao HIV, teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  103. Dra, masturbei um rapaz e estava com um ferimento muito pequeno no dedo (um potinho meio avermelhado), nao sangrava e nao aparentava estar aberto. caso antes de eu toca-lo, ele estivesse passado no penis o liquido pre-ejaculatorio, corre o risco de infecção? muito obrigado pelo seu trabalho.

    notei a ferida depois, quando cheguei em casa. mas logo apos ter tocado em seu penis, lavei a mao com agua e coloquei alcool.

  104. Dra, masturbei um rapaz por pouco tempo, não houve ejaculaçao e acredito que não houve contato com o líquido pré-ejaculatório, já que não toquei na glande, apenas na base. Mas depois da situação, no mesmo dia, notei um pequeno machucado no meu dedo, sem sangramento e indolor, acredito que seja superficial. Isso é uma exposição de risco para o HIV? obrigado

  105. Olá doutora em 20 de dezembro de 2017 tive uma exposição de risco oral em um GP sem ejaculação, porem contraí gonorréia. No dia 21 de janeiro fiz um exame CMIA 4g com 31 dias não reagente, e fiz outro CMIA 4G em 21 de junho com 185 dias também Não Reagente. Ainda há risco de soroconversao? ou posso encerrar o caso. Não tive nenhuma exposição após a esta. Obrigado.

    1. Bom dia. Com relação ao HIV, teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso.

  106. Bom dia. Minha dúvida é a seguinte no dia 25/05 sai com uma pessoa que bom saber que essa pessoa é soro positiva. Depois de saber disso fiz o teste com 15, 30 foram 4° geração. 60 e 100 dias teste rapido todos eles não reagente. Mais desde então não fico bem e sempre alguma coisa no para desconcentrar por exemplo dor nos músculos aftas na boca e ferimentos assim como um vermelhidão no pênis nos dias de hoje. Gostaria de saber se isso é o vírus evoluindo sem o teste detectar.

    1. Mediante uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  107. Duas pessoas com cortes na palma da mão, porém sem sangramento naquele momento, ao se cumprimentar é uma situação de risco de transmissão?

    1. Seria exposição de risco caso as feridas sejam recentes e não tenha iniciado o processo de cicatrização. Na dúvida, procure um médico infectologista de confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar os exames cabíveis para seu caso.

  108. Boa tarde Dra. Kreilla,
    Estou há 14 dias tomando os compridos do Pep e me expus novamente a uma situação de risco ( no 14 dia do tratamento), como devo agir ? acabar o tratamento tomando os ultimos 14 comprimidos restantes já devem bastar para não ter perigo de ser infectado pelo HIV ou devo procurar o posto de sáude e começar o ciclo todo, 28 dias novamente ?
    Desde já agradeço !
    Abçs,
    Pedro

    1. Você deve seguir o tempo de uso inicial da PEP. Para termos de janela imunológica, considerar a nova data como última exposição para descartara infecção e avaliar junto ao seu médico infectologista a indicação de PrEP para você.

  109. Doutora, fiz exame HIV 4 geração após 95 dias com resultado NÃO REAGENTE. O uso da pomada Candicort pode influenciar de alguma forma no resultado do exame? Esse resultado é conclusivo? Obrigado e sucesso!

  110. Dra. !!! Um exame de 3ª geração tem janela máxima de 180 dias e um de 4ª geração tem janela máxima de 90 dias. O que faz com que esse exame de 4ª geração tenha uma janela máxima menor?

  111. Sofri exposicao de risco e fiz teste 4 geração com 14, 53, 73 dias da exposição. Todos Nao reagentes. Posso encerrar o caso?

    1. Boa noite. Com relação ao HIV, teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  112. Fui fazer teste rápido action e na hora de colher o sangue no TUBO CAPILAR notei uma mancha vermelha dentro do tubo , não sei o que era suponho que seja sangue , não sei a quanto tempo estava lá .
    Peguei o alcool e limpei por dentro e por fora , em seguida furei o dedo e colhi o sangue meu para fazer o teste ,
    Dúvida é se aquele material fosse sangue após eu ter limpado com álcool e colhido meu sangue corro risco de me infectar dessa forma ?risco é grande ou não tem risco ?

      1. O tubo parecia que tinha mancha vermelhas como se fosse sangue peguei um algodaozinho com álcool e coloquei dentro do tubinho limpando todo o sangue seco , após a limpeza com álcool , furei o dedo e colhi o sangue com mesmo tubinho que limpei , após a limpeza não vi mancha nenhuma , mesmo assim tem risco pra HIV?

  113. Exame de 4 geração feito no laboratório (onde CTA faz os exames, porém paguei particular) com 91 dias e um exame de 4 geração feito em outro laboratório particular com 101 dias
    Ambos quimioluminescência 4 geração
    Tive relação GP fez sexo oral em mim . ( Sei que na página explica que não tem risco ) mesmo assim posso encerrar o caso ? Ou devo fazer mais algum exame ? Obrigado

  114. Dra, fiz exames e pela nomenclatura não sei se são de 3ª ou 4ª geração. Foram os seguintes: anti hiv elfa, qml e hir hiv com exatos 32 e 153 dias após o contato. NÃO REAGENTE em TODOS e ambas datas. Posso encerrar o caso?

    OBG!

    1. Boa noite. Com relação ao HIV, teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  115. Dra Keila,

    não tenho conhecimento da nomenclatura dos exames que fiz para saber se foram de 3ª ou 4ª geração e saber se posso encerrar meu caso diante do tempo passado da janela…

    Os exames foram estes: anti hiv elfa, anti hiv qml e hir hiv. Feitos a exatos 32 e 153 dias após o contato oral (eu e ela) e vaginal sem preservativo. TODOS NÃO REAGENTE. Posso encerrar o caso?

    1. Boa noite. O teste de 4ª geração são aqueles que IDENTIFICAM anticorpos da pessoa contra o vírus que estão presentes no sangue e proteínas virais como o p24.
      No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  116. Boa tarde Dra. !!! Um exame de 3ª geração tem janela máxima de 180 dias e um de 4ª geração tem janela máxima de 90 dias. O que faz com que esse exame de 4ª geração tenha uma janela máxima menor ?

  117. Exame feito por quimioluminescência 4 geração 91 dias feito em laboratório particular ( onfe sempre me cuidei ) e um outro exame de quimioluminescência 4 geração feito com 100 dias no laboratório do CTA ,
    Com resultados negativos , posso encerrar o caso ?

  118. Dra. eu estava beijando um rapaz e de repente ele tentou introduzir o dedo no meu ânus, nao chegou a introduzir, o dedo encostou na parte de fora, se ele estivesse liquido pré-ejaculatório na mão eu corro algum risco de HIV ? Fiz um teste de 4ª geração com 123 dias, posso encerrar esse caso?

  119. olá Dr, Boa tarde.
    Estava com vários sintomas, ainda tenho alguns.
    Teste Nat + Sorologia 4 geracao com 44 dias negativos.
    48 dias a menina fez teste rapido em cta
    83 dias teste Action negativo
    84 dias teste rapido cta todas as DSTS negativo.

    1. Mediante uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.
      Os resultados deverão ser avaliados pelo próprio médico, para se necessário solicitar mais exames em busca de outros possíveis diagnósticos.

  120. Olá estou com uma semana que fiz exames de HIV, em posto de saúde com os testes rápidos, foi dado como reagente, porém não foi me perguntado nada nenhuma uqestionaria foi feito, porém do mês 05/2018 tive uma vacina contra a gripe h1n1 e h1n3, gostaria de saber se poder dar alguma alteração?

    1. Boa noite. A vacina da gripe chegar a atrapalhar o exame, ele o faz apenas para o teste tipo Elisa. No entanto, qualquer resultado positivo para HIV deve ser confirmado por outro teste de outro tipo, mais específico , independente de ter alguma causa aparente para o resultado falso positivo do primeiro teste.

  121. Olá Dra, desde sou grata pela atenção.
    Dra eu gostaria de saber a janela imulógica de um pcr quantitativo para hiv?
    com 45 dias esse exame é confirmatório?

    1. Testes moleculares como os de PCR positivam antes disso mas não aparecem em cerca de 1% da população. Por isso é recomendado fazer o teste de 4ª geração após 90 dias da última exposição de risco.

  122. Olá Dra, desde sou grata pela atenção.
    Dra eu gostaria de saber a janela imulógica de um pcr quantitativo para hiv?
    com 45 dias esse exame é confirmatório?

  123. Dra, fiz 4 exames de 4 geração. Com 60, 90, 140 e 16( todos não reagentes) mas os valores subiram respectivamente 0,7. 0,9. 0,177 e o último 0,207.
    O q explicaria esse aumento consecutivo a cada teste? É motivo para se preocupar, repetir o teste ou posso ficar tranqüilo?

    1. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso.
      Com relação à variação, isso é normal, desde que esteja destro do limite.

  124. Dra. fiz um teste de 4 geração com 30, 60 e agora com 85 dias junto com um PCR . Todos não reagente, a menina com quem realizar a relação depois de 10 dias fez um 4 geração não reagente tambem. Posso encerrar o asssunto? ou preciso fazer com 120 dias para casos de seroconversão tardia?

      1. Mesmo depois de 10 dias ela não teria como? Digamos que ela estivesse na janela imunológica. Ela me garantiu que fazia mais de 1 mes que não saia com ngm, mas hj em dia não se pode acreditar em ninguem. Muito obrigado pelos seus conhecimentos.

  125. Boa tarde Dra. Keilla.
    Fiz o seguinte teste com 20 dias após o ato sexual. Utilizei preservativo, porém fiquei meio paranoico que tivesse furado ou algo do gênero. O teste foi: Imunoensaio quimioluminescente de 4a geração – CMIA
    HIV1 : envelope (antígeno recombinante e peptídeo sintético)
    HIV2 : envelope (peptídeo sintético)
    Anticorpo monoclonal contra antígeno p24 com resultado não-reagente (NEGATIVO). Devo fazer outro teste ou já posso ficar tranquilo: Muito obrigado.

  126. Fiz exame 4 geração em laboratório de referência com 87 117 232 dias e PCR com 140 dias todos negativos. Estou tomando antidepressivo e com diarréia constante. Ainda pode ser HIV?

    1. Bom tarde. Com relação ao HIV, teste de quarta geração com resultado negativo, realizado em local de confiança, após 90 dias da última exposição de risco, pode encerrar o caso.
      Você precisa procurar um médico pessoalmente para investigar o que está causando esses sintomas.

  127. Doutora tive uma ER há 1 ano e 6 meses, a pessoa descobriu ser soropositiva, fiz exames mais de 8 exames após 6 meses da Er, fiz com 1 ano e 1 ano e 6 meses, no de 1 e 6 o laboratório me pediu pra repetir, ela disse que não fez “leitura”, fiz a repetição com eletroquimuioluminescencia , quimioluminescencia , e carga viral, e vieram todos negativos e não detectado. Posso encerrar o caso? Essa repetição me deixou com medo, mesmo vindo negativo, Me deprime muito

    1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  128. Dra. depois de teste rapido com 29,32,43, 64 dias e 2 4 gerações com 45 e 60 dias. Um PCR agora com 70 dias exclui o caso ou só com um 4 geração aos 90?

  129. DRA li em sites americanos e europeus que eles adotam a janela de 12 semanas, que na prática são os 90 dias. Mas li que com 84 dias os exames já sao conclusivos. Posso fazer com 84 ou tenho q esperar 90 ?

  130. Dra. depois de teste rapido com 29,32,43, 64 dias e 2 4 gerações com 45 e 60 dias. Um PCR agora com 70 dias exclui o caso ou só com um 4 geração aos 90?

  131. doutora um exame imunoensaio quimioluminecente de micropartiluas com 20 dias da ultima relação.Posso ficar mais tranquilo?situacao de risco foi trocar de camisinha e com a mesma mao encostar no meu pênis.(mao com resquício)

  132. Ola doutora Keilla,seu site é muito completo Parabéns
    estou com uma dúvida:Sai com um garoto,na hora da penetração (ativo)a camisinha escorregou pouca coisa ai troquei por uma nova,porem com a MESMA mao encostei no meu pênis.(mao que havia pegado a camisinha usada).Ele fez exame imunoensaio quimio de micropartículas) deu NAO REAGENTE(COM 20DIAS DA ULTIMA RELACAO). estou preocupado.

    1. O risco é extremamente baixo pois o suposto contato da mucosa do seu pênis com material potencialmente contaminado foi bastante pequeno. além disso, com exame negativo na pessoa fonte com 20 dias após a exposição, o risco é ainda menor.

  133. Dr Keila recebi apenas sexo oral restante foi protegido, porém 1 semana depois, comecei a emagrecer, ter diarreias, roncos fortes na barriga, gases e mais alguns, fiz um teste rapido com 37 dias aí fiz um teste 4g e um NAT e descidi matar questão com mais um teste Rapido com 84 dias. Hoje já se passaram mais de 6 meses, achei seu site muito impressionante e rico de informações, gostaria de saber se o período e o tipo de exame a qual me submeti já são suficientes! Agradeço.

    1. Essa sua exposição não foi de risco para HIV.
      se ainda estiver com sintomas, você precisa ser avaliado pessoalmente por um médico infectologista de sua confiança para te examinar e pedir os exames pertinentes para se chegar a um diagnóstico.

  134. Olá Doutora! Tive uma relação de risco a 95 dias atrás e me chamaram para do doar sangue no hemocentro, tenho tipo sanguíneo raro e os estoques de bolsas estAvam quase a
    Zero, deu tudo negativo. Posso encerrar o caso?

  135. Doutora,
    Tive uma situação de risco a 75 dias atrás e fiz o uso da PEP, um rapaz roçou seu pênis no meu anus, como eu estava muito bêbado fiquei com medo de ter penetrado um pouco. Após 31 dias fiz teste rápido e deu negativo, ele tambem fez e deu negativo. Quando cheguei em Sampa, moro em Ribeirao Preto, após 75 dias dessa exposição fiz novamente o teste rápido e deu negativo, posso descartar a possibilidade de infecção nessa relação??

  136. Dra. bom dia, tive uma suposta relaçao de risco com uma pessoa passei o penis na vagina dela e ela se esfregou em mim nas preliminares. Apos 17 dias da relação fiz um exame de farmacia nela da marca Action, ela fez um exame ELISA com 14/15 dias após nossa relação. Vi em seus relatos que pessoa negativa, mesmo sendo precoce o dia do exame e o teste de 4 geração positiva com 14 a 20 dias em 90% dos casos, tenho risco de ter pego algo? Fiz vários exames o ultimo de 4 geração com 60 dias negativo.

  137. DR depois de 15 dias a menina com quem me relacione fez um ELISA de 4 geração. Á janela desse exame é de 14 dias a 90. Um teste negativo com 15 dias ela ainda seria capaz de me passar algo? Já fiz um teste de 4 geração com 60 dias e deu NEGATIVO. Estou surtando não consigo dormi faz quase 60 dias , pode me ajudar ?

    1. Boa noite. O exame de 4ª geração normalmente se positiva com 14 a 20 dias, mas pode ocorrer a positivação tardia com no máximo 90 dias (janela imunológica). Sendo assim, realize novamente o teste com 90 dias para encerrar o caso.

  138. DR tive uma relação com uma pessoa que fez um teste ELISA 15 dias apos nossa relação. Não teve penetração só passei o penis na vagina. Já vi que a Sra. Falo que testes negativos não transmite hiv. Ela fsz exames de 6 em 6 meses me mostrou 1 de 6 meses atrás com hiv negativo. Posso confiar nesse última exame que ela fez ou é cedo d+ e podia dar um falso negativo ?

    1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco.

  139. DR estou quase pirando, tive uma relação com uma pessoa sem penetração mas tivemos preliminares e eu depilei a virilia no dia do ato aí fiwuei em choque e não sei se posso ter feito algum arranhão ou algo parecido. A menina que me relacione fez um teste ELISA com 15 dias apos o ato e deu NEGATIVO. Já fiz 5 testes 3 no cta com 29, 32 e 53 dias negativos. Fiz 2 testes de 4 geração com 43 e 60 dias agora. A Sr. Comentou que uma pessoa negativa não transmite o vírus. Cabe nesse caso ?

    1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco.
      No caso da pessoa negativa não poder transmitir, isso somente poderá ser comprovado se a pessoa em questão realizar o teste após a exposição de risco. Mesmo que ela faça exames periódicos, pode haver uma contaminação entre um teste e outro.

  140. Dr. primeiramente parabéns pelo trabalho e paciência em responder todos os questionamentos. Meu exame de sangue atual deu Leucócitos 5100 mm3(normal), porem Linfócitos 408mm3(muito baixo) e Monócitos 1479mm(muito alto). Não faço penetração desprotegido a mais de 1 ano e meio, mas faço e recebo sexo oral com mulheres muito frequentemente. Qual o teste mais indicado neste caso?

    1. Exames de hemograma nos podem dar muitas informações mas devem ser avaliados com cuidado pois além de seus valores oscilarem muitos, alterações nesse exame podem ter varios significados ou até mesmo serem alterações transitórias. Sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e pedir os exames pertinentes.

  141. Estou tendo falta de ar, insônia e ansiedade… Fiz exames de 4 geração no Hermes Pardini com 82, 107 e 232 dias todos não reagentes e PCA Qualitativo negativo. Os sintomas que tenho são sintomas de HIV?

  142. Dra, realizei exame de 4 geração com 90 dias e depois com 120 dias (ambos negativos), mas eu sempre tive meus leucócitos um pouco baixo, entre 2.800 á 3.500. Pesquisei e vi que o normal é acima de 4.000. Preciso repetir o exame ou esse fato não influencia ?

  143. Doutora dou sangue desde 2010 até agora 2018 todos os exames são sorologicos negativos e nat negativo para as doenças porém fico com isso na cabeça que não está certo me diga alguma coisa por favor

  144. Olá Dr recebi sexo oral cerca de um minuto alguns dias depois tive sintomas febre dor de cabeça fraqueza mal estar gânglios na nuca.fui na infecto. e fiz todos exames dsts e outros mais e deu HIV não reagente. mais deu toxoplasmose igg377.10 e igm13.58 posso confiar ? Já que receber oral não é risco. obs: teste de 4geraçao feito quinze dias após os cessaram os sintomas. e 46 dias após o oral. obrigado!

    1. Tempo de janela imunológica não tem relação com a resolução dos sintomas nem com o tempo de evolução dos sintomas.
      o tempo de janela imunológica tem relação com o tipo de exame utilizado e o tempo transcorrido desde a última exposição de risco.

  145. Dra boa noite efetuei um exame com 33 dias e outro com 90 dias, CMIA de 4º geração o primeiro o valor foi 0,14 e o segundo 0,7 , sei que o valor não importa e sim o resultado, mas outros exames tb deram cut -off com diferença de 7 para mais ou para menos seria comum isso acontecer? fiquei meio intrigado e ao pesquisar o laboratorio utiliza de um lab de apoio , este que seria o CERBA-LCA que é altamente qualificado .. bom de qualquer forma pode se neura minha ,mas melhor ir outro né???

    1. Oscilação entre os valores absolutos do teste podem acontecer e isso não tem nenhum significado clínico. O que não pode acontecer é passar de negativo para indeterminado o mesmo positivo, neste caso, novo exame precisa ser realizado.

  146. Masturbei um rapaz e depois percebi que meu dedo, ao lado da unha, estava com um pequeno machucadinho com a pele um pouco puxada, não houve sangramento. Qual o risco de infecção? Não houve ejaculação mas houve líquido pré ejaculatório. Existe risco se houve contato com o machucado?

  147. boa tarde dr. tive uma relação de risco a mais ou menos 50 dias
    fiz exame de rotina com 12 dias hepetite,vdlr,hiv metodo eliza1 nao reagente, depois fiz outro teste com 26 dias metodo imunocromatografia nao reagente , agora com 50 dias fiz teste rapido aquele do dedo tambem negativo a enfermeira me disse que e quase 90% de chance de eu não ter pegado. quero fazer outro com 60 dias ou devo esperar mais tempo. ja estou ficando paranoico.

    1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

      Se persistir alguma dúvida, consulta um médico infectologista de sua confiança. Ele é o especialista mais indicado para te avaliar e interpretar os seus exames.

  148. O método ” enzima imunoensaio microparticula.” É de que geração?
    Quanto tempo precisa esperar para fazer um novo exame após tomar a vacina da gripe?

  149. Olá Dra. Sei que a média de tempo dos resultados dos testes de 4 geração é de 15 a 20 dias e que a janela é de 90 dias. Minhas pergunta:
    Algumas pessoas podem demorar mais, e positivar além da média dos 15 a 20 dias, mas esse tempo poderia passar dos 90 dias em testes de 4 gereação? os 90 dias já são estipulados com uma margem de segurança ? Faço essas perguntas pois já realizei testes de 4 geração com 65, 90 e 120 dias todos não reagentes, posso encerrar meu caso ?

  150. Olá Dra. Os testes de 4 geração positivam em média 15 a 20 dias. Mas para se encerrar o caso é necessário que o exame seja feito 90 dias após exposição. Minhas perguntas:
    1- Sabemos que algumas pessoas podem demorar para positivar, mas isso pode ocorre depois de 90 dias em um teste de 4geraçao ?
    2- Os 90 dias ja trabalham com uma margem de segurança, mesmo para quem possa vir a demorar a positivar? Fiz o último exame 4g com 120 dias (não reagente) posso encerrar meu caso ?

  151. DR boa tarde mim tire uma duvida no inicio de 2017 de um comportamento de risco sem proteção fiz três reste rápidos todos deram negativos e recentemente após 01 ano fiz um sorológico quimioluminescencia abbott também deu negativo posso encerrar o caso

  152. Olá Dra, tudo bem? Este exame a seguir seria de 4° ou 3° geração? Proteínas transmembranas (tmp) dos grupos m e o do hiv-1 e hiv-2 estão representadas no kit abbott/architect por 5 antígenos recombinantes e 2 peptídeos sintéticos derivados das sequencias nativas de tmp. É também utilizado o anticorpo anti-hiv p24 para a detecção do antígeno hiv p24. Obrigado!

  153. Boa noite Dra.
    Responda minha pergunta.
    Receber aperto de mao de alguem que tenha ferida ou usar msm telefone a pessoa passando o msm caso tenha algum corte na mao é risco para hiv??

  154. Ola Dra. Queria tirar uma duvida. Passei por uma situação a qual nao sei o que pensar. Um colega de trabalho estava com o dedo sangrando. Acontece que ele pegou o vidro de álcool em gel e aplicou direto na direção da ferida que por sua vez, tinha bastante sangue. Como eu ainda nao havia visto tal situação peguei normalmente o pote e passei o álcool em minha mao. So que eu estava com um corte no dedo, aparentemente nao tinha sangue no pote em si. Mas fiquei na neurose. Existe o risco de contagio?

  155. Olá Dr! Fiz sexo oral e alguns dias depois passei a sentir a boca seca. Fiz um teste de quarta geração com 32 dias e teste rápido com 46, todos negativos. O exame de quarta geração já traz um resultado confiável com essa janela?

  156. Boa tarde
    Receber aperto de mao de alguem que tenha alguma ferida ou receber objeto de alguem que tenha ferida na mão tem risco de infecção para hiv.
    Exemplo pessoa passar o celular para outra pessoa suponha que uma tenha hiv e tenha ferida na mao e possivel ?

  157. Boa Noite!
    Realizei um exame de HIV devido a uma doença de pele e o resultado : IMUNOENSAIO DE 4ª GERAÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DO HIV 1/2
    Pesquisa do HIV (Antígenos + Anticorpos) Amostra Não Reagente para HIV
    Índice da amostra – ECLIA índice 0,14 ?
    Minha dermatologista esta investigando se estou com a doença de Líquen plano.
    Foi solicitado o exame de epatite e o resultado:HEPATITE B – ANTI – HBs 228,1 mUI/mL
    devo preocupar com esse índice 0,14 e com o ANTI-HBS

  158. Olá Dra. Keilla Freitas. Hoje faz 42 dias que tive uma relação em que a camisinha se rasgou. será que esse é um tempo suficiente para fazer o exame de HIV? E se o resultado for negativo, as chances de positivar futuramente são menores?

  159. Doutora, é consideravel situação de risco onde tinha um pedaço de canabis onde eu fumei e me masturbei sem preservativo ? Pois estou com inguas na virilha pescoço e estou sentindo meu baço inchado ? Pode ser que estou com alguma dst ? Fiz exame de 4 geração após 30 dias do ocorrido e exame 3 geração após 60 dias do ocorrido, exame de (hiv,sifilis, e hepatites) ambos deram negativos, tem alguma possibilidade de eu estar com algumas dessas DST?

    1. esse evento relatado não é considerado situação de risco. Mas se tem sintomas. Já que tem sintomas, Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  160. Boa noite
    Receber aperto de mao de alguem que tenha ferida na mao é exposição de risco para hiv? E se essa pessoa tenha ferida na mão e compartilhar objeto como telefone é exposição de hiv??

  161. Doutora, bom dia! Sexo protegido, ou seja, com camisinha usada da forma correta não é considerada exposição ao risco?

    1. sua resposta está nesse link: https://www.drakeillafreitas.com.br/preservativo-masculino-saiba-como-usar/

      Quanto a exposição ao risco: Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

      1. Dr. Bom dia, sou manicure , tirei um bife da cliente, tirei a cutícula de mais duas unhas ( da mesma) sem bife , porém não havia limpado o alicate após ter tirado o “bife ” esse alicate caiu, bateu na minha perna e me furou , se essa pessoa tiver hiv corro o risco de ter sido infectada ?

  162. Dra, tive uma relação de risco em Janeiro/2018. Fiz um exame de sangue no laboratório com 45 dias, um teste rápido com 60 dias e novamente um exame de sangue no laboratório com 90 dias. Esse exame no laboratório seria de que geração? Preciso fazer mais um com 180 dias? No exame laboratorial apenas diz que o método foi o enzima imunoensaio microparticula.
    Quanto tempo precisa esperar para fazer um novo exame após tomar a vacina da gripe?

  163. Olá Dra! somente garganta coçando, com exames negativos 85, 150 dias pode ser sinal de hiv? o exame que fiz foi este: Proteínas transmembranas (tmp) dos grupos m e o do hiv-1 e hiv-2 estão representadas no kit abbott/architect por 5 antígenos recombinantes e 2 peptídeos sintéticos derivados das sequencias nativas de tmp. É também utilizado o anticorpo anti-hiv p24 para a detecção do antígeno hiv p24. Este exame que fiz é de 4° geração? Obrigado Dra!!!

    1. Garganta coçando não é sintoma sugestivo de HIV. sugiro que procure um médico de sua confiança como um otorrinolaringologista para te avaliar e examinar pessoalmente e pedir os exames necessários.

  164. bom dia , testes rapidos realizados com 60 ,84, 134 e 185 dias apos o ocorrido e um de 4 geração com 102 dias todos negativos, porém venho a meses com a garganta inflamando frequentemente,posso dar por encerrado o caso ou fazer mais testes, pode ser coisas da minha cabeça, essas dores de garganta?

    1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.
      se ainda tem sintomas, Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  165. Boa tarde Dra. Matei um pernilongo que tinha sangue e esse sangue escorreu pelo meu dedo sobre alguns machucadinhos de pele recente. Há risco de infecção pelo hiv? o vírus sobrevive no organismo do pernilongo? obrigado por ajudar tanta gente

  166. Dra quais as chances de soroconversao após 42 dias da ultima exposiçao com resultado” nao reagente “em teste rapido no cta com gota de sangue- bioclin ( na bula diz esse teste é capaz de identificar os anticorpos igg e igm )

    1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  167. Dra. Testes rapidos feitos no cta após 200 dias de exposicão( com procredimentos realizados de forma correta) é um resultado conclusivo? Posso encerrar o caso? Ha casos de falha desse tipo de teste para falso negativo após tempo suficiente de janela ?

    1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

      Se persistir alguma dúvida, consulta um médico infectologista de sua confiança. Ele é o especialista mais indicado para te avaliar e interpretar os seus exames.

  168. Dra, me tire uma dúvida laboratório de rede publica exame de 4 geração com 98 dias posso encerrar o caso?
    Deu negativo, fiz também um teste rápido no mesmo dia negativo também… Fui muito bem tratado no CTA da av. CECI, apesar de ter plano de saúde, acabei indo lá por trabalhar do lado, fui muito bem atendido pelos profissionais de lá !

    1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

      Se persistir alguma dúvida, consulta um médico infectologista de sua confiança. Ele é o especialista mais indicado para te avaliar e interpretar os seus exames.

  169. Boa tarde.
    Fazer sexo horas após depilação de todos pelos pubianos, do saco, etc, utilizando camisinha tanto no sexo oral quanto na inserção vaginal, quais as probabilidades de uma contaminação?

  170. Dra,
    No caso do cmv e rubéola foram igg e igm positivos.
    Com esse exame não reagente praticamente 120 dias da exposição, pôde-se considerar caso encerrado?!
    Existem falsos negativos para gestantes? Realizei o teste rápido por volta das 12:00 e o 4. Geração no final do dia. Ambos não reagentes.
    Muitíssimo obrigada pelos esclarecimentos Dra.
    Nossa cabeça após esses deslizes da vida vivem de angústia e medo.

    1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  171. Dr boa tarde !

    tive relaçoes sexuais com uma GP ( sexo anal e vaginal ) com preservativo e o oral ela fez em mim sem, apos 8 dias tive uma diarreia forte 1 dia, dores de cabeça também forte por uns 3 dias, e rash por uns 5 dias , isso pode ser fase aguda do hiv ? fiz um teste rapido no CTA (negativo) com 12 dias apos a relação , acredita que devo realizar outros testes

    1. se a exposição foi penetração com camisinha e receber uma boca no seu genital sem camisinha, esta não é uma exposição de risco para HIV.
      se ainda tem sintomas, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  172. Doutora, meus parabéns pelo serviço de utilidade pública!
    Tive relação insertivo vaginal com uma mulher que conheci sem proteção. Ela parece bastante saudável, mas, por via das dúvidas, iniciei a PEP.
    Todavia, pedi para ela fazer os testes rápidos na UPA (Triline Bioclin), que deram que deram não reagentes para HIV e sífilis. Perguntei se ela teve algum contato com outra pessoa nos últimos 30 dias e ela disse que não. Devo suspender a PEP ou é melhor não confiar e prosseguir?

  173. Dr boa noite !
    tive relações sexuas com um garota de programa com preservativo, ela também faz oral em mim sem preservativo porem depois de 8 dias tive um diarreia tipo aguada por um dia, dor de cabeça forte por 3 dias e um rash tipo foliculite que durou uns 5 dias, fiz um teste rápido apos 15 dias desta relação , isso pode ser a fase aguda ?

    1. isso não foi exposição de risco ao HIV.
      se ainda tem sintomas, Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  174. Dra já ocorreu algum caso de sorocoversao hiv após 90 dias mesmo resultado de exame pesquisa P24 hiv 1
    É pesquisa anticorpos hiv 1 é hiv 2 sendo não reagente ainda pode acontece de sorocoversao depois desse período ?

  175. Doutora boa tarde, recebi sem oral de uma transexual, contudo não gozei na boca dela. Após o ato com 70 horas comecei a medicação da PEP, Fiz o exame no CTA com 32 dias, deu NÃO REAGENTE. Com 35 dias fui a minha infectologista que me deu alta, até me disse que não precisava fazer PEP. Diante desse quadro, estou com minha esposa e queremos ter um filho. Posso seguir com esse objetivo após a alta da infectologista???

  176. Tive uma relação com uma pessoa com HIV e tive os seguintes sintomas :
    suor noturno
    herpes
    formigamento nas maos
    vomito
    coceira braço
    diarréia
    Gases
    lingua branca
    dores de cabeca / articulações / costas
    Listas pretas na unha
    Areia na visão

    Já fiz os seguintes testes :
    36 e 109 dias teste rápido
    38 dias PCR qualitativo (esse teve reteste… quase me matei)
    60, 83, 92 e 96 dias teste 4ª em laboratório diferentes

    Todos negativos. De HIV corro risco ainda?

    1. Se estes resultados foram feitos em locais que você confia e não houve outra exposição de risco para recente, o HIV está descartado. Se ainda apresenta sintomas, procure um médico infectologista para te avaliar pessoalmente e pedir os exames cabíveis.

  177. Com esses resultados realizados no dia do parto, posso tirar essa história da cabeça? O fato do exame de rubéola estar reagente significa algo em relação ao HIV?
    Obrigada pelos esclarecimentos!

      1. Dra, ainda assim.
        No caso do cmv e rubéola foram igg e igm positivos.
        Com esse exame não reagente praticamente 120 dias da exposição, pôde-se considerar caso encerrado?!
        Existem falsos negativos para gestantes? Realizei o teste rápido por volta das 12:00 e o 4. Geração no final do dia. Ambos não reagentes.
        Muitíssimo obrigada pelos esclarecimentos Dra.
        Nossa cabeça após esses deslizes da vida vivem de angústia.

  178. Dra, bom dia.
    No dia 16/12/2017, estava grávida e tive um relação desprotegida, sem ejaculação e também fiz sexo oral no rapaz. Foi muito rápido. Contrai sífilis nessa relação. Tratei. No dia do 14/05 meu bebê nasceu, realizei nesta data diversos exames, teste rápido assim que cheguei ao hospital, e no fim do dia realizei o CMIA 4. G. pelo Lab. Fleury. Ambos não reagentes Graças a Deus. Porém CMV e Rubéola deram reagentes. Os exames do bebe negativos. Continua.

    1. Dra,
      Seguem resultados.

      Sífilis reagente 1:4
      Rubéola IGG 14 UI/mL
      Rubéola IGM 2,7
      CMV IGG 250 UA/mL
      CMV IGM 2,2

      Agradeço a atenção e os esclarecimentos.

  179. Guria eu TB estou na mesma
    Não sou mais a mesma
    Tenho sintomas mas meus teste dão negativo
    Tô ficando louca
    O CTA
    Disk aids
    Falaram pra eu tratar a cabeça ,sério não sei oque fzr
    Vc está melhor?

  180. Boa tarde Dra. Li muito seus artigos, parabéns pelas explicações
    Tive uma relação de risco, 20 e 28 dias após fiz o elisa 4ª geração que foram NÃO REAGENTE, e em consulta com um médico que embora profissional da saúde foi um tanto “seco” pediu para fazer as solorogias para hepatite, exame de sifilis e um exame de carga viral (RNA HIV 1) com 28 dias também, deu tudo negativo.
    Sei da indicação dos 90 dias.
    Posso ficar tranquilo a espera desses 90 dias?

  181. Oii boa tarde!!gostaria de saber eu fui no salão fazer minhas sombrancelhas nisso a mulher passou uma navalha dando um acabamento nas sombrancelhas nisso me cortou não muito me marcou um pouco aonde ela passou pois tinha uma espinha isso pode se considerar de risco ou não, eu fiz o teste rápido com 3 meses depois do ocorrido deu negativo eu preciso refazer de novo com 1 ano8 meses ?? obrigado pela sua atenção.

  182. Dr, primeiramente quero parabenizar o papel que desempenha, muito legal de sua parte!! Vi em um comentário em seu vídeo no youtube, onde a sra. disse que janela imunológica para 4° geração com 90 dias é somente para casos onde se fez uso da PEP, correto? Como não fiz o uso da PEP e não possuo nenhuma doença imunossupressora, poderia encerrar o caso com 3° geração 79 dias e 4° geração 85, correto? Se não, as chances de ainda se positivar são pequenas? Agradeço Dra.!!

    1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.

  183. Doutora, a uns 8 meses eu estava com afta e beijei dois caras em uma festa. É possível eu ter me contaminado?! Se eles tambem estivessem com alguma ferida na boca?! Estou muito preocupada

  184. Tive relação com uma garota de programa e o preservativo estourou. Depois de uns 23 dias comecei a apresentar varios sintomas: dores no corpo, nauseas, forte dor no abdomem, boca seca, olhos secos, unhas cheias de riscos, coceiras, e perda de peso. Fiz testes de 4ª geraçao com 28, 81, 118 e 192 dias, esse ultimo com um PCR qualitativo ( UNIMED) todos negativos. Preciso fazer mais testes? Ja houve soroconversão apos 192 dias com 4ª g e PCR?

  185. Dra boa tarde me tira uma duvida por favor estou preocupado. Um travesti ejaculou na minha mao e com a mesma mao com esperma dele eu me masturbei tbm corro risco de ter contraido hiv

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  186. Dr teste de 4 geração abbott architect com 100 dias da exposição de risco ! Feito em laboratório da rede pública posso excluir o caso ?? Sendo q fiz pep 28 dias corretamente, e mais 4 testes rápidos todos não reagentes !! Posso encerrar ! Vc é a melhor médica do mundo !!!! Merece uma estátua por sua paciência em responder tantas perguntas !! Meus parabéns …

  187. Bom dia. Tive uma relação sexual há quase 3 semanas, sem o uso de preservativo com um homem que descobriu ser soropositivo e ter sifilis recentemente. Fiz o teste rápido de farmácia e deu negativo para o HIV, fui ao CTA fiz exames novamente, e deu reagente para sifilis e não reagente para HIV. Estou apreensivo, como devo proceder agora em relacao ao HIV.

  188. Dra, um exame de 4° geração com resultado 0,24 não reagente com 85 dias pode ser dado como definitivo, mesmo não completando 90 dias? Ou nesses 5 dias restantes para 90 o exame ainda poderia se positivar?

    1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso.

  189. Dra, um exame de 4° geração com 85 dias, resultado 0,24 não reagente, mesmo não sendo com 90 dias já poderia encerrar o caso? Ou nesses 5 dias restantes para dar 90 dias o exame ainda poderia positivar?

    1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso.

  190. Boa noite, dra, primeiramente parabéns pelo seu magnífico trabalho. Tive uma exposição aonde beijei uma pessoa e saiu sangue na dela na minha boca ! Fiquei em pânico, pois era uma pessoa de alto grupo de risco ! Enfim, 3 horas depois fui ao Emílio Ribas e iniciei a PEP, a médica de lá disse q o risco era muito baixo ! Fiz acompanhamento e exames com 1, 30 ,70 ,90 dias e um de 4 geração com 99 dias, nunca tive sintoma de nada nem por conta dos antirretrovírais…
    Posso encerrar o caso? thanks

  191. Boa noite, Dra. Um exame de 4 geração feito em laboratório após 90 dias e duas horas da situação de risco pode excluir o diagnostico do HIV? Obrigado!

    *acho que a outra mensagem nao foi, por isso repetindo

  192. Boa noite, Dra. Teste de 4 geração feito em laboratório após 90 dias e 2 horas da exposição exclui o risco de infecção de hiv? obrigado Dra.

  193. boa tarde! o recomendado seria ter relações sexuais protegidas durante o período da janela imunológica, até descartar completamente a infecção?

  194. Oi Dr. Tive uma relação de risco (não sei a sorologia da parceira) e estou fazendo uso da PEP há 8 dias. Não senti efeitos colaterais nesses dias, porem ontem estive sentindo o músculo da costa lado direito contrair voluntariamente (sem dor) Pode ser nervosismo? Algum efeito colateral? O médico disse que não é por causa da medicação.

  195. Olá Dra. Keilla, tive uma relação de risco e fiz teste de 4 geração com 82 e 107 dias após a relação, todos não reagentes… e com 140 dias PCR Quantitativo que não detectou o vírus.
    Hoje estou com depressão, tomando antidepressivo, com pés formigando e boca seca e amarga.
    Alguma chance de positivar? Já fiz também exames de DSTs também negativos.

  196. Dra keilla um homem gozou na minha mão e logo em seguida com a mesma mão eu me masturbei corro risco de pegar hiv

    1. Exposição de risco é aquela onde ocorre contato de material contaminado com o organismo com o organismo viável (ou seja, infectante), seja por ferida aberta, penetração de material contaminado pela pele ou contato direto com mucosa.

      Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  197. Dra keilla um homem gozou na minha mão e com essa mesma mão logo depois coisa de 10 segundos eu me masturbei ate gozar tbm corro risco de ter pego hiv.

    1. Exposição de risco é aquela onde ocorre contato de material contaminado com o organismo com o organismo viável (ou seja, infectante), seja por ferida aberta, penetração de material contaminado pela pele ou contato direto com mucosa.

      Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  198. Dra, parabéns pelo artigo e pelo cuidado em responder tantos comentários preocupados.

    Com amor,
    de uma graduanda buscando referencial para o TCC.

  199. Dra , qual a probabilidade de infecçao atraves de um copo de cerveja por exemplo. Digo, alguem colocar material infectado e a pessoa beber? obg

    1. Para HIV, virtualmente nenhum, pois mesmo que a pessoa coloque sangue ou outro fluido corporal numa concentração suficiente para infectar alguém (o que seria difícil pessoa poderia perceber a alteração e não tomar, muito provavelmente este vírus ali contido já não estará mais viável.

      1. Dra, um exame de 4° geração com resultado 0,24 não reagente com 85 dias pode ser dado como definitivo, mesmo não completando 90 dias? Ou nesses 5 dias restantes para 90 o exame ainda poderia se positivar?

        1. Com relação ao HIV, Teste diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso.

  200. Boa tarde Doutora !
    Tive uma relação em Dezembro de 2017 não digo com risco porém a pessoa tocou meu penis com a secreção dela pois senti …depois desse dia fiquei muito preocupado e ansioso fazendo testes de 4 geração todo mês , enfim hoje dia 28 de maio de 2018 realizei mais um teste resultado : não reagente …posso ficar tranquilo existe soroconversão de 6 meses como dizem ?
    Obrigado desde já .

  201. Doutora, em uma festa beijei uma menina, posso estar com ferimento gengigva. 3-4 dias depois senti febre, depois diárreia, um pouco de dor de garganta e acho que estou com ganglio do pescoço inchado. Fiz exame 4ª geração com 13 dias, deu Nâo Reagente – 0.35 (1 é a referência para reagente). Todavia, em exames anteriores que fiz geralmente dava 0.10. Com todos esses sintomas e esse aumento, é possível infecção ou é coisa da minha cabeça? Estou muito preocupado, me ajude pfv.

  202. Olá Dra! Fiz um teste Elisa de 4 geração com 13 dias e deu não reagente …. seria possível detectar com 13 dias se eu tivesse me infectado ? Posso ficar mais tranquilo com o resultado ?

  203. Boa tarde Dra.
    Um exame de 4ª geração é capaz de identificar o vírus durante a fase da síndrome retroviral aguda? Ouvir dizer que nessa fase a quantidade de vírus no sangue é alta.
    Obrigado!

  204. Boa tarde.
    Tive uma relação desprotegida onde recebi e fiz sexo oral sem preservativo. Passou um tempo e tive uma uretrite (não sei qual patógeno causador). Fui ao médico e ele solicitou vários exames (HIV, Hepatite B e C e VDRL). O VDRL todos negativos exceto o VDRL que deu reagente 1/1. Realizei os testes 18 dias depois da relação de risco, devo me preocupar com HIV ?

  205. Após 1 mês da exposição, fiz teste rápido e deu não reagente.
    Após quase 8 semanas da exposição de risco, fiz outro exame e continua não reagente.
    Já senti alguns sintomas do tipo, falta de apetite, 3 dias de suor noturno, e Hj sinto dores musculares e olhos bem vermelhos.
    Posso me despreocupar com HIV e procurar saber se é alguma outra patologia? Grato

  206. Olá dra. Keilla. Á 16 meses atrás tive uma situação de risco, o preservativo rebentou durante o sexo vaginal. Fiz vários Elisa 4 geração todos negativos, o último com 1 ano, fiz também PCR quantitativo RNA com 4 meses e PCR qualitativo aos 10 meses, o resultado dos 2 PCR foram negativos. Agora que fazem 16 meses estou com candidiase no esôfago, pelo que sei é indicativo de Aids. Será que desenvolvi Aids sem testar positivo nestes testes todos? Amanhã vou a um infetologista.

  207. Olá Dr tudo bem?
    Realizei 4 testes 3 em cta diferentes com 37, 44 e 84 dias.
    Com 83 dias ainda comprei um Action que na bula fala sobre p24 todos resultados não reagentes, a outra pessoas fez em um cta inclusive a acompanhei e deu todos não reagente com 48 dias.
    Na sua opinião qual a possibilidade de alterar o resultado, deve prosseguir com novos exames ou encerrar o caso.

  208. Bom dia Dra. Realizei um exame de 4ª geração após a exposição de risco. Isso com 18 dias após a relação. Posso ficar mais aliviado? Sei que o diagnóstico final é somente com 90 dias, mas um exame negativo agora abaixa em quantos por cento a chance de eu ter estar contaminado? Obrigado.

  209. Boa tarde
    Corro risco de hiv se uma pessoa com ferida na mão me cumprimentar??
    Teste com 13 meses encerra e descarta 100%
    Por favor responda estas 2 perguntas

  210. Dr sou um menino trans e tomo hormônios aliás me alto médico porém uso em mes e mês, eu a 4 anos comecei minha vida sexual com prevençao mas ano passado não me prevenir e tive minha última relação no mês de outubro e em fevereiro sentir coisas estranhas fiz o teste deu negativo fiz o de laboratorio deu nao reagente porém não sei o que fazer pois sinto irritação na pele e saiu um caroço nas minhas costas e dois bastante

  211. Tive relação com uma GP com camisinha do início ao final, contudo inseri o dedo na vagina dela, a pele estava integra, mas um pouco ressecada (algumas descamações), este foi um comportamento de risco para HIV ou DST?

  212. Boa noite Dra.
    Tive SR em abril 2017 realizei teste elisa 4° geraçao com 13 meses apos a SR NAO Reagente, entrei em quadro depressivo onde td me da pavor.
    Peço sua ajuda em me responder:
    1- com este tempo de janela posso descartar 100% os riscos.
    2- msm sendo bobagem a pergunta existe algum risco de contaminação em aperto de mao caso a pessoa tenha alguma ferida na mão
    Aguardo seu retorno

  213. Olá Dra. Keilla, tive uma relação de risco e fiz teste de 4 geração com 82 e 107 dias após a relação, todos não reagentes… e com 140 dias PCR Quantitativo que não detectou o vírus. Alguma chance de positivar? Já fiz também exames de DSTs também negativos.
    Hoje estou sentindo problemas de ansiedade, tontura e boca machucada…

  214. Tive um comportamento de risco em maio 2017, recebi um sexo oral.. fiz um Elisa com 30 dias e um west blot com 45 dias e outros testes rápidos em outubro 2017, novembro 2017, fevereiro 2018, abril 2018 e um Elisa tbm em abril 2018..posso descartar o caso??

  215. Tipo de relação, Recebi sexo oral (Garganta Profunda), restante com preservativo. fora isso encostei a lingua e seu clitores 2 vezes por tipo 1 segundo e a mesma encostou em seu orgao genital e me masturbou em seguida.

    1. Relação de risco é aquela onde ocorre contato de material contaminado com o organismo, seja por ferida aberta, penetração de material contaminado pela pele ou contato direto com mucosa.

      Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  216. Tenho uma dúvida referente aos teste rápidos de HIV fiz os teste com 37, 44 e 84 dias, e pessoal a qual me relacionei realizou o teste rápido com 48 dias, ha necessidade de novos exames, esses testes são realmente seguros, qual a chance de vir a positivar, testes realizados para todas as DSTS em CTA

  217. Boa noite, Dra. Keila. Tive contato de risco em 22.01.2018 (sexo sem proteção). Realizei exames rápidos no CTA com 9, 31, 38, 52, 53, 64, 73, 80, 93 e 94 dias. Realizei testes de 4 geração com pesquisa de anticorpos, incluindo o subtipo “o” e antígeno P24, com 21, 47, 61 e 102 dias, todos os testes não reagentes. Posso definitivamente encerrar a possibilidade de infecção por HIV ou ainda há a possibilidade de soroconversão tardia?.

  218. Boa noite dra, tive uma relação com uma trans, fui somente ativo com camisinha, porém recebi sexo oral sem preservativo, senti alguns sintomas de hiv, menos rashs, fiz exames anti hiv1 e hiv2, procura por antígeno e anticorpo, método elisa, com 20, 30 e 62 dias, ambos NÃO REAGENTES. 240 dias depois, fiz mais um exame rápido no CTA, NÃO REAGENTE também, porém apresentei esses dias sintomas com dores de cabeça, dificuldade para engolir saliva caso eu vire o pescoço. Tenho hiv ou devo esquecer?

  219. Dra, boa tarde. Vou explicar o meu caso. Saí com um rapaz e ficamos nos amassos e nos maturbamos. Acabamos gozando no chão, logo depois fui pegar papel e ao limpar o papel ficou muito molhado e acabou deixando os meus dedos úmidos com o esperma dele. Logo depois lavei a mão. Caso o meu dedo tenha algum machucado pequeno e sem sangue, essa situação poderia ser um caso de exposição de risco para o hiv?

  220. dra, bom dia, tive uma relação com uma trans, fui somente ativo com camisinha e apenas recebi oral sem, senti alguns sintomas, fiz exame em laboratório particular hiv 1 e 2, pesquisa por antígenos e anticorpos elisa, com 20, 30 e 62 dias, todos NÃO REAGENTES.
    Depois de 240 dias (9 meses), fiz um exame rápido no CTA e deu NÃO REAGENTE também. Porém sinto alguns sintomas ainda. Posso confiar nos exames particulares do CTA? Eles não podem ter confundindo e trocado o paciente? Desde já, obrigado!

  221. Meu hemograma veio com os eosinofilos menor que 1% a porcentagem veio 0 e a contagem tb 0.. Neutrofilos 4864.. Linfocitos 1848.. Monocitos 511..o resto 0.. No inicio junto com os exames de ists que fiz meus neutrofilos aumentaram bem mas nao passaram do limite… Por favor dra. Me da uma informaçao sobre oque posso fazer

  222. Continuando: indoscopia e constatou uma gastrite.. Me passou alguns medicamentos que nao fizeram nenhum efeito. Fui a outra infecto. Esta me disse q o que tinha feito nao tinha como ter hiv e me passou outros exames.. 145 dias apos o contato de risco fiz.O unico que deu positivo foi epstein barr igg 657, a igm negativa porem 10 quando positivo seria 20. Fiz um hiv por minha conta pois ela nao passou o exame de hiv. Novamente negativo. Hoje um ano e 4 meses do contato de risco voltei ao gastro…

  223. Continuando: sonolencia, mas bem no começo mesmo, cerca de 2 dias apos o contato, apareceu 2 bolhas em minhas costas que so de passar a mao elas estouraram e ficaram uma ferida que demorou a fechar. Logo apos isso no mesmo dia senti uma coceira intença no bico do peito que depois passou para o outro. Fiz oq minha infecto falou, procurei um clinico e este me disse pra eu fazer outros exames de hiv, fui ao infecto e ela disseque nao precisava mais fazer. Procurei um gastro ao qual me fez uma

  224. Bom dia dra. Dia 12/01/2017 eu tive um contato de risco com uma pessoa de alto risco, depois por ninha conta fiz exame de hiv com 20, 33, 49 dias apos o ocorrido. Depois fui a uma infectologista. Ela me passou exames de hepatites b e c, hiv, sifilis. Giz estes 61 dias apos o contato. Com 81( eletroquimiolu 4 geraçao e 90 dias (pcr quantitativo + eletroquimioluminescencia de 4 geraçao) todos negativos.. Mas meus sintomas nao desapareceram ( cansaço excessivo, irritaçao na garganta, tosse seca, s

  225. Dra, tive um contato de risco no dia 30/04, o CTA da minha cidade não funcionou nas 72h após (31/04 e 01/05), quando fui no dia 02 a bendita equipe do laboratório faltou (péssimo serviço, provavelmente estenderam o feriado), enfim, na minha cidade tb não dispõe do Elisa 4ª geração, fui em um laboratório de renome nacional, particular, o mesmo oferece o seguinte exame (Método: Imunoensaio quimioluminométrico de 4ª geração de antígenos ligados
    com micropartículas) Qual a janela desse exame?

  226. Ao realizar um teste rápido no CTA com 7 meses da exposição e novamente aos 10 meses, ambos negativos, posso encerrar o caso ?

  227. Olá Dra quero saber se o exame quimioluminescência abbott feito em três laboratórios diferentes com 88,90 e 97 dias e confiável, é comum o erro no preparo destes exames?

  228. Olá. Ao realizar um teste rápido no CTA após 10 meses da situação de risco para HIV, o resultado é confiável e definitivo ?

    1. Bom dia. Os testes rápidos normalmente são de 3ª geração, com janela imunológica de 180 dias. Se o teste foi realizado da maneira correta e se não houve uma nova exposição de risco, pode sim encerrar o caso.

  229. Boa noite Dra.
    Minha esposa fez o exame EClia, ele é de 4° geração?
    Deu não reagente para Hiv, mas reagente para chlamydia. Reações alegergicas como angioedema e urticária podem ser devido a esta infecção bacteriana?

    1. Bom dia. O teste de 4ª geração são aqueles que IDENTIFICAM anticorpos da pessoa contra o vírus que estão presentes no sangue e proteínas virais como o p24.
      Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  230. Boa noite Dra. Na bula do teste rápido Action , disponível nas farmácias, está escrito na “bula” : O teste rápido ACTION contém três proteínas
    recombinantes de HIV especialmente selecionadas
    (p24, gp41 de HIV 1, gp36 de HIV 2). Isto permite que o
    ACTION possa detectar anticorpos contra HIV 1/2 na
    amostra de sangue total por punção digital com um
    elevado grau de precisão”. Seria esse teste de 4 geração? Posso ficar tranquilo fazendo-o após 90 dias da situação de risco? Obg.

  231. Essa já é a sexta vez que faço uso da PEP, mas é a primeira vez que eu me expus como passivo, o preservativo rompeu, houve ejaculação, sem presença de sangue. No último ano acredito que eu tenha feito 3 ou 4 PEPs. O uso frequente da PEP pode provocar a resistência do organismo aos medicamentos e tornar o tratamento ineficaz? Nessa última exposição, eu comecei a tomar os medicamentos com 1 hora do ocorrido.

  232. No sétimo dia de tratamento, era pra eu ter tomado os medicamentos às 23h só que eu acabei dormindo e acordei às 3:30. Tomei imediatamente. Fiz mal? Devo voltar à tomar às 23h ou continuo tomando, agora, às 4h da manhã?

    1. Bom dia. Não, este tempo de diferença entre as tomadas não interfere na eficacia do tratamento.
      Só tome cuidado para não fazer uso de algumas medicações como os bloqueadores da bom de prótons (os remédios usados para “proteção” do estômago como omeprazol e afins) que podem dar interações principalmente com o atazanavir.

  233. Boa tarde Doutora.
    Tive uma relação de risco a um ano atrás e fiz vários exames no decorrer deste ano exames HIV 1 e 2 e westen-blot todos negativos ,sendo o último após um ano negativo também.
    Posso descartar totalmente a possibilidade de estar com HIV ?
    Desde já agradeço o retorno

  234. Olá doutora sou soropositivo e gozei no bum bum de um menino apenas no bum bum (pele) nao gozei no anus,gozei só no bum bum mesmo existe alguma chance de eu ter transmitido hiv pra ele, acredito eu q não.

  235. Dra. Boa tarde. Teste. Rápido. Action. Comprei. Um. E. Está. Escrito. Detectacao. De. HIV 1. É 2. e. Antigeneo p24. será. Que. esse. teste. é. de. 4.geracao. já

  236. Doutora, fiz sexo oral sem preservativo e minha boca sangrou de leve, se eu fizer um teste de 4 geração com 83 dias eu posso encerrar o caso ou preferível fazer com 90 dias pra ficar mais certo?

  237. Boa noite Dra keilla,
    A exatos 30 dias tive um contato de risco, recebi oral sem camisinha. Até então não tive nenhuma reação, mas minha esposa teve inchaços faciais, (boca, olhos e testa) e urticária. Ela fez exames laboratoriais depois de 25 dias de um contato cmg. Deu negativo. Qual a probabilidade de ser hiv?

  238. Boa tarde, Dra! Parabéns pelo excelente trabalho! Tive uma relação protegida durante todo o ato com uma GP. No entanto, após a relação, durante a remoção do preservativo, toquei com um dedo recém machucado na parte externa da camisinha, a parte que entrou em contato com a mucosa vaginal, por poucos segundos. Há algum risco real neste tipo de contato? . Estou desesperado.Obrigado.

  239. Bom Dia…Dra.! realizei o exame HIV PCR Qualitativo após a janela de 07(Dias) do contágio. O Exame é confiável?? Entrei em contato com a mão com o líquido vaginal da parceira e depois me masturbei…existe algum risco?? Obrigado

  240. OLá Querida Dra Keilla, desde já agradecido pelo seu trabalho brilhante de infectologista em são paulo expecialista em hiv/aids. Parabéns mesmo por este lindo trabalho. O caso foi que cortei meu dedo com uma louça dois dias após uma relação de alto grau de risco (sexo vaginal protegido, sexo oral receptivo e não insensitivo).
    Estou desesperado pois outra pessoa pode ter entrado em contato com os cacos de vidro, cerca de 10 minutos depois.
    Qual o risco de transmissão, da bactéria da Sífilis e do vírus do HIV e da hepatite C após 44 horas da relação (Período de Eclipse)?

  241. Ola Dtr Keilla, parabéns pelo trabalho e o perfeito exemplo de cidadania. Que Deus abençoe sempre os seus projetos. A minha pergunta é a seguinte: Relacionamento com um soropositivo indetectavel, continuamente com preservativo oferece algum risco? Ou haverá necessidade de tomar Prep?

  242. Boa tarde Dra.
    Tive uma relação sem preservativo no dia 09/12/2017, fiz o teste rápido 32 dias depois é, o Elisa 4a geração 72 dias depois. Necessito fazer outro teste Elisa 4a geração após os 90 dias que a Sra. menciona?
    Obrigado.

    1. Bom dia. O testes de 4ª geração normalmente positivam com 14 a 20 dias após a exposição, mas há casos de soroconversão tardia com até 90 dias. Por isso a importância de repetir o teste após esse período, para encerrar o caso.

  243. Sinto dor articular, candidiase, e mal estar. Nao sinto febre e nem emagrecimento. Fiz mais de 10 exames rapidos e 4 graçao, apos 1 ano e 3 meses da exposicao. So que tomei a pep apos as 72h na epoca.
    Pode ter hiv sem exame dtectar?

    1. Com relação ao HIV, teste de 4 º geração negativo feito em local de confiança a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso.
      Mas como você apresenta sintomas, o que precisa fazer é procurar um médico infectologista de sua confiança de se avaliar pessoalmente com ele.

  244. Boa noite Dr, fiz e recebi sexo oral sem preservativo, a parte embaixo da minha língua sangrou um pouco, qual o risco? Obs: sexo oral em uma mulher com status desconhecido. Fiz sexo vaginal tb (penetrei) mas com preservativo e não observei rasgado nem furos depois. Devo fazer o de 90 dias?

  245. Boa noite Doutora, tive duas relações sexuais com preservativo há um mês, nas quais não percebi furos ou rasgos após terminar. Também fiz e recebi sexo oral, pelo fato do esforço com a língua a parte inferior da língua sangrou de leve no dia seguinte, não sei ao certo se sangrou na hora. Adicionalmente meu dedo com o líquido vaginal tocou na parte superior do meu olho. O status da mulher que fiquei é desconhecido, qual o risco? Devo fazer o exame de 90 dias? Se eu fizer com 60 ou 80 d está ok?

  246. Dra keilla bom dia hoje faz 28 dias atrás sai com uma garota de programa com preservativo até o fim da relação mais antes esfreguei o pênis no genital dela não penetrei só esfreguei Coisa de segundos si hora antes ela tivesse saído com outro homem e tivesse resíduos de esperma de outro homem eu já se contaminava mi ajuda aí Dra

  247. Boa noite Dr. Keilla
    Fiz um um exame no dia 25/04/18 em um CTA próximo a minha casa. Na hora da coleta, ela furo meu dedo com uma lanceta e pegou a pipeta para pegar o sangue, porém esse sangue que ela pegou, ela limpou na luva, depois pegou novamente e colocou no aparelho. O exame deu negativo.. já é o segundo que faço lá. Qual o intuito dela ter feito isso? Ela pode ter me contaminado proprositalmente sem eu ver? Há riscos de se contaminar nesse exame? Contaminar a lanceta antes do exame?

    1. Ela não pode ter te contaminado.

      Com relação ao diagnóstico do HIV, sugiro se avaliar com um médico infectologista de sua confiança e realizar todos os exames específicos para infecções sexuais em laboratório e não apenas testes rápidos.

  248. E outra dúvida. Fui em um urologista e pedi exame para hiv. Ele só me passou uma tal de “Sorologia para hiv”. E vou fazer o teste no GemmaGalgani… Esse teste é considerado de 4ªgeração. Senão… de qual geração é?? Ou devo ir em um infectologista ou patologista para ele me passar exames específicos??

  249. E outra dúvida. Fui em um utologista e pedi exame para hiv. Ele só me passou uma tal de “Sorologia para hiv”. E vou fazer o teste no GemmaGalgani… Esse teste é considerado de 4ªgeração. Senão… de qual geração é?? Ou devo ir em um infectologista ou patologista para ele me passar exames específicos??

  250. OBS: Ele não quis ir no CTA comigo e me mandou só o exame de sífilis não reagente, pois era o único que tinha no momento. Mas assegurou que ele não tinha nenhuma dst e que fazia testes sempre quando podia e sempre tinham dado negativos. Mas o fato dele não ter ido comigo lá… me colocou em dúvidaaa. O que faço??? Continuo tomando a PEP??

  251. Recebi sexo oral de um ex-namorado (não fiz sexo oral nele, e não houve qualquer outra penetração). Ele assegura que não tinha afta, gengivite, ferida na boca ou qualquer coisa. Não mordeu meu pênis, nem arranhou e em nenhum momento senti sangue na boca dele. O risco de eu ter pegado hiv seria muito alto???? É necessário eu tomar a PEP?? Ou só devo tomar mais cuidados na próxima vez??

  252. Dra., gostaria de saber se o teste rápido com 90 dias da última exposição se pode encerrar o caso? pois já li em diversos sites que são 60 dias, inclusive do Ministério da Saúde. Porém, via sra mencionando que são 180 dias, e em outros casos 90. fiquei confusa. Obrigada.

    1. Boa noite. O tempo de janela varia de acordo com o teste, o tempo geral é de 14 a 20 dias para os teste de 4ª geração. Mas como alguns casos demora mais, usa-se este prazo máximo de 90 dias antes de se encerrar o caso. Está melhor melhor explicado os porquês e a diferença de cada teste inclusive com a fonte da literatura médica e do Ministério da Saúde sobre o assunto: https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-do-hiv/
      No seu caso, para descartar completamente a possibilidade de Infecção do HIV deve ser realizado um exame de 4ª geração em local confiável após 90 dias da última exposição ao risco.

  253. Boa tarde .existem sintomas depois de 6 meses do contato?tipo linfadenopatia generalizada flutuante e indolor.em que fase HIV pode surgir e quais os sintomas .

    1. Bom dia. A linfadenopatia generalizada pode ser sinal de baixa imunidade relacionada à infecção pelo HIV. Porém, esse sintoma pode ser decorrente de outras doenças, como transtornos hematológicos.
      Os sintomas de infecção aguda pode aparecer em 40 a 90% das pessoas e geralmente começa de 2 a 4 semanas após a infecção, mas já foram registrados casos que começaram 10 meses após o primeiro contato com o vírus. Esses sintomas variam de acordo com cada pessoa, a maioria nem apresenta nenhum sintoma. O tempo que leva para os sintomas desaparecerem também varia de acordo com cada caso.
      Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  254. Ter sexo desprotegido com uma pessoa que é ctz que é soro negativa, influencia na janela imunológica. Da minha última exposição ou não. Ex dei uma pulada cercw, fiz uso da pep, fiz exames com 30 60 dias negativo qi voltei a relação com minha esposa, depois fechei q janela imunológica dessa exposição noite fora, por medo da infecção até 8 meses, tudo negativo. aí veio essa dúvida . Oodr me ajudar?

  255. Doutora, boa noite. O vírus poderia ser transmitido ainda que os testes dessem negativos? “indivíduo com infecção recente, ainda não detectável pelos exames habituais, pode transmitir o vírus, uma vez que esse já pode estar circulante no sangue e ser eliminado nas secreções.” Isso procede?

    1. Boa noite. O vírus só pode ser transmitido a partir do momento em possa ser detectado nos exames. Se, por exemplo, o teste seja realizado após uma exposição e seu resultado seja negativo, a pessoa não teria como transmitir o vírus. Lembrando que o resultado do exame só é confiável, desde que este seja realizado em local confiável.

    1. Boa noite. Sim, desde que o preservativo tenha sido utilizado de forma correta, sem risco de qualquer rompimento. Lembrando que há outras formas de adquirir o vírus, além do contato sexual.

  256. Dra, beijei uns meninos na balada, apenas beijos de língua mesmo, não sei a sorologia deles, eu estava com uma afta, não sei se eles estavam com alguma ferida, não senti gosto de sangue, posso pegar HIV?

  257. Olá, doutora. Bom dia!
    Eu uso o Truvada como Prep e gostaria de saber se, no meu caso, a janela imunológica para a deteção do hiv pode ser maior em função disso.

  258. Olá. Saí com um rapaz de sorologia desconhecida. Nos beijamos e eu lambi seu corpo (não houve sexo oral). No outro dia, percebi que havia um machucado em minha boca, provavelmente de alguma mordida ao me alimentar. Fiz teste “Pesquisa de anticorpos para os antigenos virais:
    HIV-1: Env GP41, GAG P24 e proteina recombinante do Subtipo “O”; e HIV-2: Env GP36″ após 17 dias, resultado negativo.
    A situação envolve risco relevante? devo repetir com teste de 4º geração após quanto tempo?

  259. Recentemente passei com uma infectologista e ela me afirmou que as pessoas soroconvertem em até 1 ano e que isso existe na literatura e livros. E que liberar pacientes com 60 a 90 dias era protocolo de cada médico. Essa informação procede? ou ela está desatualizada?

  260. Bom dia. presume-se (para os testes além do período de janela) que a pessoa que está sendo testada se absteve de sexo durante o período de janela? se ele faz sexo com parceiro seguro nesse período, ele deve esperar 3 meses de novo?

  261. Bom dia doutora, fiz o teste de de laboratório de 4° geração, após 50 dias da relação de risco. Deu não reagente com 0,178. No entendo as minhas plaquetas passaram se 438 para 370. Os linfócitos de 2.15 para 1.65. Acha que estes valores se relacionam com o vírus hiv, apesar de estar neste momento não reagente? Ou será que o resultado já seria reagente? Muito obrigada.

  262. Boa tarde, por favor, gostaria de saber se no período da janela imunológica, ainda que vírus não seja detectado pelos exames, ela já pode ser transmitido?

    1. Boa tarde. O vírus só pode ser transmitido a a partir do momento em que se pode ser detectado. Por exemplo: se você teve uma relação desprotegida com uma pessoa e após essa exposição a pessoa realize o teste e o resultado seja negativo (desde que o teste seja realizado em local de confiança), não tem como essa pessoa te passar o vírus, mesmo que ela ainda esteja dentro da janela imunológica do teste e venha positivar posteriormente.

  263. Boa tarde Dra. Gostaria de um esclarecimento e ajuda. Há 20 dias tive um contato com uma garota de programa. O meu contato foi somente ver ela se masturbar, não fiz sexo oral, vaginal, ou anal, mas logo após ela começar a se masturbar, ela pegou e colocou no dedo que estava se masturbando uma pasta de menta e colocou o dedo suavemente na minha boca. Senti o gosto de menta, sai e fui lavar a boca. Isto é considerado uma exposição de risco? Posso ter me contaminado?

  264. Boa tarde. Por que a janela tem que ser contada a partir da última exposição? Ter outra exposição, mesmo com alguém que não tenha HIV, interfere na produção de anticorpos?

    1. Bom dia. Uma nova exposição não interfere na produção de anticorpos, mas é uma nova exposição. Essa situação pode fazer com que você tenha contato com o vírus nessa exposição e não na anterior, ou vice e versa. Como os exames não conseguem identificar o tempo da exposição, devemos sempre contar a janela a partir da última exposição. Pode ocorrer também de você infectar a pessoa com o qual está se relacionando, pois ainda não tem certeza de que não foi infectado.

  265. Boa tarde dra. No dia primeiro de abril sai com uma garota de programa. Não fiz sexo com ela, Mem mesmo oral receptivo e/ou ativo fiquei vendo ela se masturbar, o único contato que tive com ela foi quando ela estava começando a se masturbar passou uma pasta de menta em um dos dedos que estava se masturbando e passou o dedo no meu lábio. Imediatamente lavei a boca e guspi. É possível pegar HIV assim? Tive uma exposição de risco?

  266. sobre a janela imunológica: sexo com uma pessoa soronegativa durante o período da janela imunológica não influencia na janela? o período continua sendo contado a partir da ultima relação de risco, antes dessa soronegativa?

    1. Bom dia. Se tiver a certeza de que a pessoa não possui o vírus, pode contar a partir da anterior. Mas o recomendado é que você não se exponha de forma alguma, pois essa pessoa pode passar o vírus pra você ou vice e versa (como você ainda não tem certeza de que não foi infectada).

    1. Boa tarde. A janela imunológica é o período em que o teste pode positivar, esse tempo é contado a partir da sua última exposição de risco. Caso tenha outra exposição de risco, a janela começa novamente.

    1. Boa tarde. A janela imunológica é o período em que o teste pode positivar, esse tempo é contado a partir da sua última exposição de risco. Caso tenha outra exposição de risco, a janela começa novamente.

      1. Doutora, isso não faz o menor sentido. Se a pessoa fez sexo protegido com outra soronegativa durante o período da janela de sua última exposição de risco, então não é exposição ao risco, correto?

        1. De outra forma: se é até 90 dias para positivar, e nesse meio tempo a pessoa teve relações protegidas, não é exposição ao risco, certo? E a janela permanece sendo contada a partir da última antes dessa?

  267. Oi estou tomando o PEP posso fazer exame de 4 geraçao apos 15 dias para ter uma ideia, ou efeito do PEP poderia dar um falso positivo ??

    1. Bom dia. O uso da PEP não altera o resultado do exame e nem mesmo sua janela imunológica. Lembrando que a PEP é eficiente na maioria das vezes, desde que seu uso seja correto e tenha sido iniciado com até 72h da exposição de risco.

  268. Bom dia Dr.keila, sou profissional da saúde e sofri um acidente ocupacional contato de sangue contaminado com mucosa ocular, porém a instituição me passou que a paciente era soronegativa e esta mesmo confirmou, mas depois de um tempo liguei pro sae e descobri que esta fazia tratamento pra hiv la (carga viral indetectavel)neste período fiz 4 geração com 90 dias e pcr com 120 dias, todos negativos, entretanto desenvolvi candidiase oral e xerostomia no período , acreditaquepodeserrelacionadoaohiv

    1. Boa tarde. Com relação ao HIV, teste de 4 º geração negativo feito em local de confiança a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso.
      Com relação aos sintomas apresentados, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  269. Bom dia doutora, estou com 8 meses após exposição porém com resultados negativos o último com 8 meses negativo de quarta geração em um laboratório da minha cidade creio eu que seja de confiança . Porém ainda tenho medo de estar infectado principalmente após doar sangue e ser informado que seria melhor esperar um ano para doar, isso me deixou bem confuso. Existe possibilidade de alguma condição dessa janela imunológica se estender até um ano?

  270. olá Dra. Keilla
    tive um comportamento de risco com um homem, ele penetrou-me sem camisinha mas muito pouco tempo e não ejaculou dentro de mim pois ele masturbou-se depois e eu vi ele a ejacular, nao toquei no sémen dele. acha que mesmo assim tem risco de hiv?
    claro q vou fazer o teste mas tenho q esperar pelo tempo indicado.
    estou com algum medo porque tenho uma companheira!
    obrigado

    1. Boa tarde. Sim, isso é exposição ao risco, pois pode ter havido contato de líquido pré ejaculatório.
      Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  271. Boa noite Dra. Tive uma situação de risco ao receber sexo oral e ter feito oral e o cara não avisou e gozou na minha boca , mas cuspi fora. Um teste de 4 geração de eletroquimioluminescência em um laboratório de referência é confiável com 55 dias de exposição ? O resultado deu não reagente , então como de costume eu doei sangue , 100 dias após o resultado desse exame que eu fiz e de não ter mais tido mais nenhuma relação sexual e não fui contactada pra nenhum resultado de exame positivo.

  272. boa tarde Dra existem sintomas relacionado com hiv apos 7 meses do contato ,pode ter algo a ver com linfadenopatia generalizada o que significa isso e pode surgir depois de 7 meses esses sintomas .aguardo resposta por gentileza.

  273. Fiz sexo oral em uma mulher que não sei a sorologia. Após 22 dias fiz teste rápido bio-clin em postinho (NÃO REAGENTE). Devo fazer outro após 30 dias? Esses testes são de 3ª ou 4ª geração?

  274. Boa noite Doutora!
    Fiz e recebi sexo oral de um cara. Ao que ele me disse e eu não percebi, não houve emissão de fluído pré-ejaculatório por ele, mas mesmo assim estou preocupado pq minha boca tem uns machucados bem perto dos lábios inferiores (tenho mania de morder a boca) que não estavam sangrando na hora do ato…estou um pouco preocupado!

    Essa situação pode ser considerada arriscada para o risco de transmissão por IST?

    Obrigado Doutora!

  275. Dra boa noite eu sai com uma garota de programa só sexo oral com preservativo mais antes esfreguei o pênis sem preservativo no genital dela não penetrei só esfreguei rápido si hora antes de eu sair com ela ela tivesse saído com outro homem e tivesse resíduos de esperma de outro homem já contamina

  276. Boa noite Dra. se um homem masturbar uma mulher e logo em seguida ele se masturbar. Ele está correndo risco de se contaminar com HIV?

  277. bom dia! gostaria de saber fiquei com uma pessoa em agosto de 2017 descobri que ele era portador ja fiz 4 exames deu nao reagente mas estou sentindo uns sintomas estranhos dores de cabeça mestruação inrregular muitas dores no pescoço alguem pode me ajudar a tirar essas duvidas.

    1. Bom dia. Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.
      Para descartar completamente a possibilidade de Infecção do HIV deve ser realizado um exame de 4ª geração em local confiável após 90 dias da última exposição ao risco.

  278. boa tarde Dra existem sintomas relacionado com hiv apos 7 meses do contato ,pode ter algo a ver com linfadenopatia generalizada o que significa isso e pode surgir depois de 7 meses esses sintomas .

  279. Olá Dra.. ja relatei aqui minha historia… entao o rapaz que tive contato fez teste rapido com 75 dia, 109 dias e no laboratorio fez o teste mas era imunocromatografico, com 120 dias, tudo deu negativo, e eu fiz o teste de quarta geração com 88 dias negativo tb… eu corro risco de ter pego hiv dele… mesmo diante destes fatos? Obrigada

  280. Boa noite doutora! Qual é o tempo da janela imunológica de um pcr quantitativo para hiv? Tirando o fato de um controlador de elite…

  281. ola bom dia tive relação com um garota fiz sexo anal mas sempre com preservativo, sempre o preservativo não rompeu nem nada mas estou com medo, mesmo com preservativo ´corro risco eminente?


  282. Dra. Keilla Freitas
    05/04/2018 às 10:04
    Bom dia. Os testes atuais são muito avançados. Mesmo se diante de resultado negativo a dúvida permanecer, há testes específicos para esse tipo de diagnóstico. Por isso a importância de sempre se consultar com um médico infectologista de confiança, para que possa avaliar o paciente pessoalmente e solicitar os exames pertinentes para o caso em questão.” Que testes específicos seriam esses Dra?

  283. Doutora, tenho herpes tipo 2, mas tenho medo que tenha evoluído pra HIV, pois estou com sintomas de HIV, venho ultimamente fazendo exames todos os anos em laboratórios, o último foi um teste rápido há três meses que deu negativo. Devo repetir os exames?

    1. Herpes simples não tem absolutamente nenhuma relação com o HIV, são 2 vírus diferentes e um não “evolui” para o outro.
      SE possui problemas com relação a evolução de suas crises de herpes, ou dúvidas sobre ter ou não HIV, você deve se consultar com um médico infectologista de sua confiança e realizar os exames necessários.

  284. 1 ano e 3.meses.apos a.exposicao. receber sexo.pral com.pele.nao.integra. teste feito dia 4 desse mes negativo. Mas axilas doendo, dor no.corpo, disbiose, dor articular. 1 nao e .meses depois pode ser hiv?

    1. Bom dia. com tanto tempo, qualquer teste realizado positivaria, caso tivesse se infectado. Em relação aos sintomas apresentados, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  285. Boa tarde
    Recebi oral de um rapaz sem usar proteção , tem algum risco de contaminação de alguma dst ?

  286. Existem cepas novas do vírus que não podem ser detectadas pelos testes usualmente utilizados já que o vírus muda constantemente?

    1. Bom dia. Os testes atuais são muito avançados. Mesmo se diante de resultado negativo a dúvida permanecer, há testes específicos para esse tipo de diagnóstico. Por isso a importância de sempre se consultar com um médico infectologista de confiança, para que possa avaliar o paciente pessoalmente e solicitar os exames pertinentes para o caso em questão.

  287. Bom dia doutora… Existe alguma possibilidade de um teste pcr quantitativo mais um teste de eletroquimioluminescencia 4 geraçao… (ambos feitos com 90 dias apos o contato de risco..). Dar um resultado falso negativo?

  288. Dr. Keila boa tarde.
    Eu gostaria de saber se uma gota cair na salada e eu comer depois de duas horas tem risco de trnasmissão, eu fiz a pergunta e ainda estou com duvida. Estou super preocupado. Adoutora acha melhor fazer exame de hiv, já fez 40 dias ?
    O que doutora acha melhor?

  289. Dra bom dia. Posterior a fase aguda o exame de 4 geração daria positivo? Tive sintomas e fiz 2 exames pos relação de risco com 81 e 107 dias não reagentes. Outra dúvida: sexo passivo oral sem ejaculação aumentaria a janela imunológica pois receberia menos vírus?

  290. Bom dia dra! Existe alguma possibilidade de um exame pcr quantitativo para hiv mais um eletroquimioluminescencia com pesquisa do antigeno p24 com 90 dias apos o contato de risco dar um resultado falso negativo? Como podemos saber qual laboratorio seria de confiança? Fiz em um laboratorio no rio de Janeiro que é conhecido nao sei se posso dizer o nome.. Por isso nao vou dizer… Mas é bem conhecido… Isso seria de confiança?

    1. Bom dia. Com relação ao HIV, teste de 4 º geração negativo feito em local de confiança a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso.
      Local de confiança é aquele que realiza a conservação adequada dos produtos e técnica adequada de realização.

  291. Olá Dra, na sua resposta do dia 26/03/2018 ás 15:56, a senhora citou “Quando há resultado negativo e mesmo assim permanecer a dúvida quanto ao diagnóstico, há testes específicos para sanar essa dúvida.” Que testes seriam esses? Grata

  292. Olá, Dra! Tive um relacionamento durante um ano e meio. Após o término, tive uma relação desprotegida com o rapaz, mas não confio nele. Fiz teste de ELISA 4 geração aos 33, 190 e 320 dias, todos não reagentes. Já fazem dois anos e meio. Posso parar de pensar sobre isso e encerrar o caso?

  293. Doutora, boa tarde!
    Eu tive uma situação de risco em 2010, sendo q depois de 6 meses eu comecei a apresentar sintomas do HIV, porém não fiz o teste, só fui fazer um em 2016 e o outro em 2017 e ambos deram não reativos, isso significa que o vírus pode estar escondido no meu corpo e não aparecer no exame e por isso do negativo? Ou posso ficar tranquilo, pois independente do tempo, mesmo que eu tivesse o vírus daria positivo?

    1. Após o tempo de janela imunológica daquele teste, se o teste foi feito em lugar de confiança, o resultado testes sorológicos serão sempre positivos, não importa o tempo que tenha se passado do primeiro contato.

  294. Doutora Keilla eu fiz um PCR quantitativo de carga viral pra HIV que deu Não Detectado, fiz num laboratório aqui em Brasília onde eu moro mas consta que o sangue só foi analisado em SP, como o vírus morre fora do organismo é possível que o vírus tenha morrido e dado um resultado errado?

  295. Olá Dra, na sua resposta do dia 26/03/2018 ás 15:56, a senhora citou “Quando há resultado negativo e mesmo assim permanecer a dúvida quanto ao diagnóstico, há testes específicos para sanar essa dúvida.” Que testes seriam esses? Grata

  296. Olá Dra compartilhar um copo com um soropositivo que tenha gengivite pode ser considerado fator de risco ? Fiz testes 4Geração com 48 e 55 dias posso ficar tranquilo?

  297. Dra. fiz sexo oral em um rapaz e ele ejaculou em minha boca, 30 dias após o ocorrido tive sintomas como d gripe, tosse, dor cabeça, inguas, falei com o rapaz pedi q ele fizesse teste rapido no cta e ele fez 75 dias após a relação e deu tudo negativo, hiv sifilis hepatite b e c. Mas nessa altura eu ja estava surtando e entao tive d tudo dor d barriga, nausea… entao com 88 dias apos a relaçao eu resolvi ir ate o laboratorio e fazer um teste 4 geração de hiv, e o resultado foi negativo.

    1. posso encerrar o caso já, ou mesmo o teste rapido dele tendo dado negativo 75 dias após a relação, e o meu 4 geração 88 dias apos a relação negativo tb, ainda posso estar em risco? lembrando que tenho 38 anos e acredito que se eu tivesse alguma doença auto imune os medicos ja teriam visto nesses 38 anos né? digo isso porque dizem que doença auto imune pode estender as janelas imunologicas. obrigada.

      1. Boa tarde. A janela imunológica do teste de 4ª geração é de 90 dias após última exposição de risco, ela não muda. A chance do seu teste positivar é mínima. Mas de qualquer forma, sugiro que procure um médico infectologista de confiança, para que possa te avaliar pessoalmente e dar um correto diagnóstico. Quando há resultado negativo e mesmo assim permanecer a dúvida quanto ao diagnóstico, há testes específicos para sanar essa dúvida.

  298. Dra boa tarde uma relação sexual com uma pessoa HIV + com preservativo até o final do atoa sexual não tem perigo de transmissão de hiv

  299. Dra fiz sexo com camisinha porém a pessoa ejaculou na minha mão e com essa mesma mão logo em seguida eu me masturbei corro risco de ter contraído hiv ?

  300. Fiz sexo sem preservativo em setembro de 2016, com uma amiga. Recentemente tive herpes zoster, que é uma doença típica de quem está com a imunidade afetada. Mas depois dessa relação, já doei sangue 4 vezes no mesmo local. Se tivesse HIV ele já teria aparecido nos exames que são realizados para a doação, até pelo longo tempo, correto? É possível que o vírus demore mais de um ano e não seja detectado durante os exames para doação? Existe outro fator que possa ter favorecido a herpes zoster?

  301. Chupei o pênis de um desconhecido e ele sem me avisar gozou, acabei sem querer engolindo o liquido seminal e um pouco do esperma, passados 30 dias fiz um teste rápido negativo, 4 dias depois senti febre de 38 graus e tive uma íngua embaixo das axilas, com 65 dias da relação fiz novo teste rápido biomanguinhos também negativo.
    Quais as chances de eu soroconverter?

    1. Boa noite. Para descartar completamente a possibilidade de Infecção do HIV deve ser realizado um exame de 4ª geração em local confiável após 90 dias da última exposição ao risco.
      Em relação aos sintomas apresentados, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  302. Doutora, um paciente infectado há pouco menos de 5 meses, pode desenvolver câncer como sarcoma de kaposi ? caso não esteja fazendo a medicação.

    1. Não é comum de acontecer, temos que ter em consideração 2 coisas:
      1) Não apenas pessoas portadoras de HIV apresentam Kaposi, logo, existem outros fatores que pode ajudar no desenvolvimento dessa condição.
      2) Há menos que tenha exame específico para HIV realizado em local de confiança previamente negativo, não há como ter certeza do tempo de infecção, pois cada pessoa demora um tempo para o desenvolvimento de complicações, ou queda da imunidade sem tratamento.

      Você poderá ver mais detalhes nesse link: https://www.drakeillafreitas.com.br/sintomas-da-aids/

  303. no dia 4 de Fevereiro de 2018 eu transei sem camisinha, no dia 6 de Fevereiro de 2018 fui para são paulo onde aproveitei e fiz um exame pra saber se eu era ou não soropositivo, e o resultado foi REAGENTE depois de 30 dias eu fui fazer o teste rápido com minha esposa, e comigo deu REAGENTE e para minha esposa deu NÃO REAGENTE posso ficar tranquilo em relação ao teste da minha esposa?

    1. Bom dia. Para descartar completamente a possibilidade de Infecção do HIV deve ser realizado um exame de 4ª geração em local confiável após 90 dias da última exposição ao risco.
      No seu caso, precisa procurar um médico infectologista de sua confiança, para te avaliar pessoalmente, analisar o histórico de exames e se necessário solicitar mais algum para confirmação do diagnóstico e já dar inicio ao tratamento.

  304. Fiz o exame: SISTEMA MODULAR HIV Ag/Ab Combi – ROCHE
    Método: Imunoensaio de eletroquimioluminescencia para deteccao simultanea do antigeno p24 do HIV-1 e dos anticorpos contra o
    HIV-1 (incluindo o grupo O) e contra o HIV-2.
    Com 28 dias e outro com 37 dias após relação sem preservativo
    Ambos NÃO REAGENTE.
    confiável e definitivo?

  305. Doutora quanto a expectativa da vida, uma pessoa que pegar HIV hoje com 18 anos e iniciar o tratamento imediatamente pode esperar viver quanto tempo? levando em conta que a pessoa pratica esportes, se alimenta bem, bebe moderado, não fuma.

  306. Bom dia Dr Keilla.

    Fiz sexo oral em uma Garota de programa dia 22/12, no final de janeiro comecei a me sentir mal, febre, dor de cabeça, fraqueza, dia 10/02 fiz um 4 geração no sabin resultado negativo pra anticorpos e bandas p24 e gp41, continuei me sentindo mal e fiz um teste rápido dia 01/03 também negativo.

    Ainda devo me preocupar ou devo repeti-lo com 90 dias?

    1. Bom dia. Para descartar completamente a possibilidade de Infecção do HIV deve ser realizado um exame de 4ª geração em local confiável após 90 dias da última exposição ao risco.
      Em relação aos sintomas apresentado, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  307. Dra Keilla , td bem ? fiz um teste elisa 4 geração + PCR NAT real time a exatos 22 dias da relação de risco que deram negativos … queria saber se posso descartar 100% de infecção pelo HIV ou 70 % , ou existe algum outro percentual a considerar ? Obrigado

  308. Doutora sou o Marcio que fez a pergunta acima, preciso explicar melhor.
    A mulher que transei é sabidamente soropositiva.
    Minha imunidade que sempre foi por volta de 6500 a 7000 leucócitos, hoje fica entre 3500 e 4500, fiz um hemograma agora em fevereiro e só tenho 4300 leucócitos, os neutrófilos que eram 4400 sempre agora são só 2600, tem vez que dá 2300.
    A relação aconteceu em julho de 2012, de lá pra cá só piorei, os sintomas só pioram.
    Não sei mais o que fazer.

    1. Bom dia. Com relação ao HIV, teste de 4 º geração negativo feito em local de confiança a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. Mesmo com o resultado negativo, ainda permaneça a dúvida, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso, para descartar ou não a infecção ou então investigar outro possível diagnóstico.

  309. Transei com uma mulher soropositiva sem camisinha, isso aconteceu em julho de 2012, 2 meses depois fiz um hemograma que acusou leucopenia com aumento significativo de linfócitos, tenho sintomas graves, fiz teste com 7 meses, 9 meses, 1 ano, todos negativos.
    fiz um PCR qualitativo de carga viral com 3 anos que deu indetectável pra HIV 1.
    Agora em março de 2018 fiz um teste de HIV 4 geração negativo, fiz exame de CD4 que mostra que tenho apenas 412 CD4 e só 460 de CD8.
    Me ajuda.

    1. Bom dia. Com relação ao HIV, teste de 4 º geração negativo feito em local de confiança a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. Mesmo com o resultado negativo, ainda permaneça a dúvida, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  310. Olá. Saí com um cara no dia 14/03 e durante os beijos, ele pediu pra eu penetrar nele. Enfiei lá dentro a cabecinha e um pouquinho no ânus dele por questão de 2 segundos e logo retirei e não voltei a penetrar, foi apenas uma rápida penetração.Meu pênis saiu seco sem nada, limpo, sem nada mesmo. Fiquei paranoico e no dia 16/03 eu fui ao CTA e pedi o PEP para tomar, estou no meu terceiro dia. Queria saber se existe algum risco já que foi rápido, fui ativo e meu pênis saiu seco?

    1. Boa tarde. Não há pesquisa para os períodos de exposição e sim sobre os tipos de exposições. Para entender sobre o risco da situação descrita, sugiro a leitura deste artigo: https://www.drakeillafreitas.com.br/risco-de-transmissao-do-hiv-de-acordo-a-exposicao/
      Em relação ao uso da PEP, ela é eficiente, desde que tomada de maneira correta e seu uso tenha sido iniciado dentro de 72h após a exposição de risco. Lembre-se de fazer o acompanhamento do tratamento com um médico infectologista de confiança e fazer os testes após o término do mesmo.

  311. Dra, boa noite, fiz sexo oral em outro homem, foi bem rápido e não ouve ejaculação, porém acho que tinha o liquido pré semjnal. Mais tarde notei que havia um pequeno machucado na minha língua, provocado por escova de dentes. Não sei se sangrou no momento do ato sexual. Dra, qual o grau desse tipo de exposição? É baixo, médio ou alto? Se eu fizer um teste rápido na rede pública, 30 dias após essa situação, posso encerrar o caso?

  312. houve contato com o vírus em algum momento, mas não o suficiente para resultar em infecção? Por que será que este parâmetro (não-reagente) de anticorpos não é algo permanente no resultado?!
    Agradeço a resposta!

  313. Uma outra dúvida que também tenho: nos exames de HIV saem aqueles parâmetros de anticorpos para o resultado (inferior a 1 – não-reagente; mais que 1 a 5 – indeterminado; e maior que 5 – reagente). Então, todos os exames que já fiz sempre resultaram em índices menores que 1 (0,188; 0,185; 0,180, etc). A minha dúvida é: por que há esta variação? Se não houve contato com o vírus, porque o índice não é fixo? Ou esta variação, ainda que negativa para a referência de contaminação, é sinal de que…

  314. meses, sendo o aumentos dos neutrófilos (quase dobraram) o responsável por esta subida geral. Linfócitos deu praticamente o mesmo número do exame anterior. Então, com a janela do Elisa 4 ser, em média, de 14-20 dias e um não-reagente 20 dias após a relação, com um hemograma apontando que sintomas podem ter sido uma infecção bacteriana, acho que dá para eu ficar relativamente tranquilo, né? Claro que pretendo refazer o teste em 30 dias para encerrar o caso. Porém, creio que posso ficar um pouco..

  315. que fiquei paranóico, né? Então, no vigésimo dia fui ao pronto atendimento, expliquei o ocorrida ao médico. Como volta e meia minhas amigdalas atacam mesmo e elas estavam inflamadas e com leves ponto de pus, ele me receitou antibiótico e, a meu pedido, sorologia para HIV/sífilis. Fiz os exames (Elisa 4@ geração), feito 20 dias após o contato de risco. Ambos deram negativos – pro meu alívio. Hemograma deu, no geral, um leve aumento de leucócitos em relação outro que tinha feito há cerca de 2…

  316. Olá, Keilla. Tenho uma dúvida. Se puderes me dar uma orientad, agradeço. Então, tive uma relação teoricamente de risco pequeno – sexo oral ativo, sem proteção e sem ejaculação – há 22 dias; também houve penetração ativa por mim, mas com preservativo. Após 5 dias o ocorrido, iniciou-se no meu corpo um processo de sensação de febre intensa interna (mas no termômetro a minha temperatura dava normal), amigdalite, mialgia, artralgia, umas poucas manchas vermelhas bem dispersas. Nem precisa dizer…

  317. TIVE UMA RELACAO SEXUAL DE RISCO 32DIAS ANTES DE DOAR SANGUE E FUI DOAR SANGUE E FIZ EXAMES NAT E OUTROS E DEU TUDO NAO REAGENTE ISSO FAZ 9MESES E NUNCA TIVE SINTOMAS DE HIV!! POSSO CONFIAR NESSES EXAMES??

  318. Dra keilla, boa tarde. Tive um contato de risco em 22 janeiro 2018. Fiz teste rapido com 9 dias, 31 dias e 38 dias. Fiz exame de sangue – anti hiv 1 e 2 (rastreio de p24 e anticorpo subtipo “o”) com 21 dias e 47 dias. Vi que positiva geralmente entre 20 e 30 dias para teste rapido e com 15 para exame 4 geracao, conforme seu blog. Contudo pergunto: com exame de 4 geracao com 21 e 47 dias feito em laboratorio confiavel posso ficar mais tranquilo quanto a nao estar infectado?????.

  319. Dra primeiramente, parabéns pelo trabalho!
    Tive comportamento de risco no dia 10/04/17.
    Fiz 3 exames. Um teste rápido no dia 11/09/17, com 5 meses e alguns dias.
    Outro teste rápido no dia 20/09/17, com 5 meses e 18 dias.
    E um tradicional no laboratório no dia 11/10/17, com 6 meses e 1 dia. (Acredito que de terceira geração, pois era breve e só mostrava não reagente).
    Os três deram não reagentes.
    Gostaria de saber se já posso encerrar o caso.
    Desde já agradeço!

  320. Boa tarde. Tive exposição de risco em 10/04/17.
    Fiz 3 testes. 2 rápidos um no dia 13/09/17, com 5 meses e alguns dias. Outro no dia 20/09/17 com 5 meses e 10 dias. E um teste de laboratório (acho que de terceira geração, poi só procurava reagentes) no dia 11/10/17, com 6 meses e 1 dia. Todos não reagentes.
    Posso encerrar o caso?

  321. Dra., parabéns pelo excelente trabalho. A minha dúvida é se um teste PCR após 200 dias (ou mais) continua a identificar o HIV no organismo da mesma forma (ou até melhor) que um mesmo teste feito durante a fase aguda? Ou após a fase aguda ele não consegue mais identificar, ou tem sua eficácia reduzida, por algum motivo? Grato.

    1. Boa tarde e obrigada por suas palavras. Com relação ao teste de HIV, com tanto tempo após a exposição, mesmo que realizados na fase aguda, qualquer teste já deveriam estar positivos. Mas no caso de ainda permanecer a dúvida mesmo diante de um resultado negativo, o recomendado é fazer o teste molecular de PCR, como você fez. Com resultado negativo já pode encerrar o caso.
      Caso você tenha algum sintoma, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso. Recomendo também levar o histórico de exames já realizado.

  322. Tive exposição de risco em 29/12, sexo anal ativo, estourou minha camisinha, sexo durou de 5 a 10 minutos. Realizei teste rapido no dia 2/1 para verificar a minha situação atual da época, deu negativo, ela fez dia 9/1 e deu negativo tambémm. Depois fiz mais 1 teste rapido com 30 dias da exposição para saber se tinha pego algo da pessoa. Repeti o teste rápido com 60 dias. Todos os resultados deram negativos até o momento, mas ainda me preocupo muito com isso.

    1. Boa noite. Os testes rápidos, qu esão de 3ª geração, tem janela imunológica de 180 dias após exposição de risco, sendo assim você deve repetir o teste novamente. Já o teste de 4ª geração (realizado em laboratório) positiva com até 90 dias após última exposição de risco, tendo o resultado definitivo mais rápido.

  323. Doutora, qual sua opinião sobre a recente mudança do CDC quanto a janela imunologica dos teste de 4 geração de 90 para 45 dias? Digo isso porque pelo que vejo ele era um dos órgãos mais conservadores quanto a janela imunologica

  324. Dr. Keilla.
    Eu li em um site seu que se tiver sangue em pouca quantidade no alimento não tem risco de contaminação, seria isso mesmo?
    Pois como tinha falado anteriormente a pessoa cortou a mão fazendo a salada e na hora eu não vi sangue, mas se caiu foi uma gota, comi a salada depois de um tempo, tem risco de transmissão?
    Gostaria de esclarecer essa duvida para ficar em paz, toda hora fico pensando nisso, Dr. Keilla me ajuda a sanar essa duvida e ficar em paz por favor

  325. Olá dr, boa tarde, estou fazendo um acompanhamento de pep, em um cta, fiz meu ultimo teste de 4 geração sorologia Elisa, com ant. p24 com 100 dias da exposição . Nõa tive mais nada de exposição de risco !! Posso encerar o caso ? No Cta encerraram ! Só vou voltar em maio com 180 dias para realizar ultimos exame de Hepatites … Muito obrigado por sua gloriosa atenção !

  326. Bom dia Doutora, teve relação sexual com uma garota de programa onde nessa relação usei preservativo. Mesmo assim fiquei preocupado (usei preservativo do inicio ao final). Fiz teste 4 geração no dia 0 (foi 11 dias apos a relação) seguindo a orientação do meu urologista e repeti o mesmo teste 4 geração aos 19 dias, ambos com resultados não regente. Posso dar o caso como encerrado ?

  327. Olá Um homem dentro do ônibus me arranhou no braço, quando olhei na mão dele, parecia q o dedo dela estava machucado, no meu braço aparentemente não machucou nao ficou marca… Tenho algum risco de pegar HIV

  328. Olá, Dr. Keila.
    Por que normalmente não é recomendado prep em caso de sexo oral? Fiz oral sem ejaculação na boca, bateu certa insegurança (previamente conversei com meu parceiro e tanto eu como ele estávamos com exames em dia) e fui em um CTA procurar a necessidade de PEP mas a assistente social disse que não era recomendado. Por que não se faz pep nesses casos sem ejaculação?
    Obrigado pela atenção.

  329. dr. Keila bom dia.
    E se caiu uma gota e eu não vi, tem risco de transmissão? mesmo depois de 2 horas?
    Nesse caso tem como saber quanto tempo?
    Penso muito nisso, não consigo ficar em paz.

  330. Bom dia Dra .apos a fase aguda por hiv .depois de 6 meses pode haver linfadenopatia generalizada?e se houver quais os sintomas.

    1. Boa tarde. Linfonodomegalia é o aumento do tamanho dos linfonodos. As linfadenopatias generalizadas podem ser causadas por infecções virais, sendo o HIV uma delas. Caso apresente esse sintoma, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  331. Boa dia .rash e erupcao cutanea por hiv é contagioso de uma pessoa pra outra por contato de roupas beijo ou da pele?

  332. Dr. Keila
    Fui comer em um churrasco e percebi que a pessoa que estava preparando a salada corteuro o dedo superficialmente com a faca, na hora não sangrou, ela terminou de cortar com a mesma faca e depois de 2 horas eu comi a salada, tem risco?

  333. Passado 118 dias fiz teste para HIV de 4ª geração negativo, fiz testes de sifilis, hepatites B e C tbm negativos. Gostaria de Saber se clamidia e gonorreia também acompanha essa janela de 90 dias e quais exames podem ser feitos para rastrea-las? Ja fui em varios medicos e dizem que não tenho nada. Conjuntivite alergica por 3 meses, dores articulares, lingua branca ( dizem não ser candidiase) . Fui em 2 infectos, 1 urologista, 1 oftalmo, 1 otorrino, 2 gastros e uns 3 clinos do pronto atendimento.

  334. Dra, pra uma pessoa não criar anticorpos, tem que ter obrigatoriamente imunidade baixa? Ou qualquer pessoa pode não criar? Aguardo retorno, grata

  335. Olá, doutora.
    Tive uma relação de risco e iniciei a PEP com 16 horas, terminei os 28 dias tomando tudo certinho. 2 dias depois do fim da PEP fiz um exame PCR + anticorpos, o qual deu não reagente. Sei que preciso realizar mais exames pelo menos até 90 dias, porém minha dúvida é se esse exame que fiz já diminui um pouco a probabilidade de eu ter sido contaminado ou se não quer dizer muita coisa. Obrigado Dra.!

    1. Bom dia. O teste de 4ª geração normalmente se positivam com 15 a 20 dias, mas como você mesmo sabe, pode detectar o vírus com até 90 dias após última exposição de risco. O PEP é eficiente na maioria das vezes, desde que tomado da maneira correta. E quanto mais cedo for iniciado o tratamento melhor. Se você fez tudo de forma correta, a probabilidade de positivar é baixa, mas não deixe de fazer o acompanhamento até o final.

  336. Boa dia .rash e erupcao cutanea por hiv é contagioso de uma pessoa pra outra por contato de roupas beijo ou da pele?me desculpe por repetir a pergunta.

  337. Dra Keilla , fiz a famosa espanhola numa GP sem camisinha e ejaculei apenas entre os seios dela ..obs .: nesse dia raspei a virilha…após esta relação uns 15 min dps me limpei com álcool em gel …há algum risco para hiv? Obrigado

  338. Boa tarde .rash e erupcao cutanea por hiv é contagioso de uma pessoa pra outra por contato de roupas beijo ou da pele?

  339. Bom dia .Dra a respeito de rash e erupçao cutanea se for por hiv pode ser transmitido pra outra pessoa atravez contato da pele ou beijo?ou o rash por hiv nâo é contagioso como eu vi em um site.

  340. Olá Dra Boa noite , gostaria de saber se posso fazer o teste para HIV em laboratorios que usam o de 4 geraçao em 20 dias? Ou vc recomenda esperar mais??? Obrigado

  341. Dra. Tive uma relação sexual onde eu fui ativo e penetrei sem camisinha, não foram mais de 5 segundos e paramos porque a pessoa falou que era soropositiva mas que está indetectável e está em tratamento, com 21 dias fiz um teste rápido de 4ta geração e deu não reagente e em dois dias farei o segundo apos 45 dias. Será que devo ficar tranquilo?

    1. Bom dia. Como explica no próprio texto, a janela imunológica do teste de 4ª geração (não teste rápido) é de 90 dias após última exposição de risco. Sendo assim, você deverá repetir o teste nesse período.

  342. Boa noite. Dra. Keila, mantive relação sexual desprotegida no dia 22/01. Realizei no dia 31/01, teste rápido em posto de saúde tendo como resultado não reagente. Após realizei teste de 4 geração em 12/02 tendo o resultado não reagente, destarte, já fiz dois exames, um com 9 dias e outro com 21 dias, porém isso não tem me tranquilizado, pois tem aparecido em mim, pintas vermelhas.
    Outra coisa, a contaminação por vírus hiv pode alterar a taxa de ferratina. Há alguma relação??.

  343. Olá, em uma determinada situação uma pessoa com suspeita de ser soropositiva veio falar próximo ao meu ouvido, com possibilidades de partículas de saliva terem caído no meu olho, 5 dias depois tive um quadro de diarreia por uns 5 dias, somente isso, me sinto ótimo hj! Posso ter sido contaminado?

  344. Tive ralação com uma garota de programa protegido, porém ao retirar o preservativo acredito que coloquei a mão na glande. Estou com receio porque contém na parte externa fluído vaginal.
    Fiz teste de 4º geração com 90 dias e deu NÃO REAGENTE, porém com 105 dias fiz hemograma e os linfócitos presentes no sangue deram alteração para maior.
    Essa alteração está relacionada com HIV?

    1. Bom dia. A situação descrita é de baixo risco de transmissão para HIV. De toda forma, teste de 4ª geração negativo, realizado em local de confiança, com 90 dias após última exposição de risco, pode encerrar o caso.
      Em relação às alterações em seus exames, sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para que possa te avaliar pessoalmente, junto com o histórico de exames.

  345. TESTE 1
    Quimioluminescência – ARCHITECT 2000 – ABBOTT – 4a. GERAÇÃO, VR: Não reagente
    Pesquisa do Antígeno Viral HIV 1 P24
    Captura de Anticorpos Anti HIV-I / HIV-II

    TESTE 2
    Método: Eletroquimioluminescência – COBAS 8000 – ROCHE – 4a. GERAÇÃO
    VR: Não reagente
    Pesquisa do Antígeno viral HIV 1: P24
    Pesquisa de Anticorpos para Antígenos Virais:
    – HIV-I : ENV GP41, RT (Anti Transcriptase Reversa)
    – HIV-II: ENV GP36

    Com 91 dias após a exposição encerra o caso?

  346. Boa tarde Dra, infelizmente não tenho condições de ir ao infectologista no momento por isso necessito de uma esclarecida sobre uma observação no laudoPCR. Oque significa a observação de um teste PCR:
    – Linearidade do teste de 40 a 10.000.000 de cópias por ml.
    Eu obtive como resultado: amostra não detectado com valor de referência não detectado. É que fiquei muito preocupado com essa observação. Desde já obrigado.

  347. Boa tarde doutora Keilla, após uma exposição de risco realizei exames de quarta geravao em um laboratório renomado de minha cidade, no total 3 exames, o último sendo com 92 dias da exposição, posso considerar conclusivo? Pois tive um gânglios que me parece levemente inchado no pescoço, fiquei preocupado

    1. Bom dia. Teste de 4ª geração negativo, realizado em local de confiança, com mais de 90 dias após última exposição de risco, pode encerrar o caso.
      Em relação ao sintoma apresentado, sugiro que procure um médico infectologista para que possa te avaliar pessoalmente, em busca de outro diagnóstico.

      1. Muito obrigado doutora, você não imagina o quanto isso me conforta, mesmo tendo pesquisado em outras fontes, saber sua opinião reforça muito a segurança, e eu fosse de São Paulo teria marcado uma consulta com você! Agradeço muito mesmo

  348. Boa tarde Dra, oque significa a observação de um teste PCR:
    – Linearidade do teste de 40 a 10.000.000 de cópias por ml.
    Eu obtive como resultado: amostra não detectado com valor de referência não detectado. É que fiquei muito preocupado com essa observação. Desde já obrigado.

  349. Todos os testes que detectam anticorpos e antigeno p24 são de 4ª geração? O que significa ELISA exatamente, metodo ou teste?
    Fiz um teste com o metodo: Quimioluminescencia – ABBOTT (HIV 1 e 2 PEQUISA DE ANTIGENO E ANTICORPOS) com 118 dias apos exposição com resultado negativo e não houve outra exposição

    1. Bom dia. Os testes de 4ª geração detectam sim antígenos e anticorpos.
      Para teste de 4ª geração negativo, realizado em local de confiança, com mais de 90 dias após última exposição de risco, pode encerrar o caso.

  350. Olá bom dia Dra Keila fiz uma pergunta a cima e não obtive resposta ! Paulo dia 14/02?os 13::36 muito obrigado!

  351. Fiz sexo com um travesti. Nós não usamos preservativo. Nós nos esfregamos um no outro até eu ejacular dentro da bermuda. Ele estava de calcinha e eu de bermuda não jeans qdo fizemos isso. Isso é situação de risco?

  352. Boa tarde doutora realizei ELISA HIV1 e HIV2 e PCR QUANTITATIVO HIV 205 dias do ato de risco posso descartar a infecção e encerrar o caso desde já muito obrigado.

  353. boa tarde doutora fiz exame ELISA HIV 1 e 2 e PCR quantitativo hiv 205 dias do ato de risco todos negativos posso descartar a infeccçao e encerra o caso ?

  354. Fiz sexo com um travesti e não usei preservativo. Ele estava de calcinha e eu de bermuda. Nós nos esfregamos de frente um para o outro até eu sozinho ejacular dentro da bermuda que não era de jeans. Isso é situação de risco?

  355. Boa noite, dr, fiz uso de pep e estou sendo acompanhado no cta da av Ceci em Moema , lá fiz t. rápido após a pep e sorologia também, fiz teste rápido em outro cta com 70 dias, todos negativos.Nos ctas eles fazem teste rápido e sorologia, e falam q a eficácia dos testes são iguais após 30 dias! A médica do cta diz q teste de 3 geração não altera janela imunológica e encerram o caso com 90 dias, pois o M. da saúde garante, Todos os rápidos após 30 dias são definitivos e confiáveis o q dr acha?

  356. Doutora, por favor peço que me ajude , após um exposição de risco realizei exames com 41,61,92 dias todos negativos de quarta geração, agora com quase 4 meses tenho um gânglio levemente inchado do lado direito do pescoço, os sintomas da ARS poderiam surgir tão tarde mesmo com o exames negativos? Imploro que me ajudei, o infectologista fica a quase 80 km, só fazer os exames já foi uma viagem longa

  357. Dra. Qual seria a possibilidade de contrair o virus hiv, atraves do compartilhamento de um canudo para uso de cocaina, por exemplo?! Levando em consideraçao que nao tenha sangue aparente no mesmo? Obg

      1. Bom dia dra. Desde ja agradeço. Mas ainda queria fazer outra pergunta… Em ambas situaçoes, existe o risco mesmo nao havendo sangue? Obg

  358. Dra, por favor me tira essa angustia se for possível. Tenho exames de 4 geração todos realizados após janela imunológica não reagentes. Fiz agora após um ano PCR quantitativo com: (resultado – amostra não detectável, valor de referência – não detectado). Porém veio uma observação escrita teste com linearidade de 40 à 10.000.000 cópias por ml. O que seria isso? Devo ficar preocupado ou posso encerrar o caso? Desde já, obrigado.

  359. Boa tarde, doutora; a senhora saberia me responder se os testes rápidos oferecidos nos Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA) são de 4 geração?

  360. Ola Doutora, tive uma exposição de risco e iniciei a pep, apos 30 dias de exposição testei e deu negativo, consegui testar a garota no cta com quem tive a relação 38 dias depois da nossa exposição e os exames deram negativos, considerando ambos testes negativos posso encerrar o caso?

  361. Bom tarde doutora, desculpa a insistência, mas é que moro longe de qualquer infectologista, realizei 3 exames de 4 geração, todos negativos com 42, 61, 92 dias, agora com quase 120, estou com um gânglios do pescoço lado direito levemente inchado, devo me preocupar?

  362. dra fiz teste rapido 5 meses do ato de risco 13/12/17 e depois fiz outro teste rapido 22/12/17 depois dia 09/01/18 fiz um teste convencional e todos nao reagente posso encerra o caso ?

      1. Muito obrigado você não sabe o peso que você tiro da minha consciência já estava querendo fazer um de 4 geração, falta mais profissionais como a senhora s2

  363. Nos primeiros minutos de sexo com um garota de programa a camisinha estourou. Fiz testes de 4ª geração com 27, 81 e 118 dias, em seguida um teste rapido com 150 dias todos NEGATIVOS. Não tive outra exposição ( nem de sexo quero saber mais, fiquei paranoico)…gostaria de saber se devo respeitar alguma outra janela imunológica, ou na pratica ja poderia dar o caso por encerrado?
    Desde ja agradeço, suas respostas referente as outras perguntas me trouxeram paz !

      1. Obrigado!
        Dra eu te amo! Que Deus retribua o bem que você nos faz prestando esse serviço maravilhoso para remediar nossas besteiras.

  364. Bom dia. Com 70 dias de uma situação de risco realizei CMIA 4G +PCR+WB e todos negativos. O problema é que estou sentindo formigamento nos membros inferiores e cólica intestinal com fezes amolecidas a 30 dias. Pelos exames realizados o HIV está descartado, ou devo esperar completar 90 dias e realizar novo teste CMIA de 4G? Fui a dois infectologistas que disseram que não fui contaminado pelo HIV. Qual a sua opinião?

  365. Dra, tenho exames de 4 geração todos realizados após janela imunológica não reagentes. Fiz agora após um ano PCR com resultado amostra não detectável. Porem vei uma observação escrita teste com linearidade de 40 à 10.000.000 cópias por ml. O que seria isso? Devo ficar preocupado ou posso encerrar o caso? Desde já, obrigado.

  366. Boa tarde Dra. Fiquei com um cara e no ato ele acabou relando seu líquido pré ejaculatório na glande do meu pênis, (sou circuncidado). Acontece que também masturbei ele e estava com o dedo machucado, vindo a escorrer seu líquido pré ejaculatório sobre meu machucado no dedo. Esses 2 casos são comportamento de risco? Muito Obrigado!

  367. Doutora, tive uma exposição de risco, após isso realizei diversos exames de 4 geração, com 42,62 É 92 dias, todos não reagentes, agora quase completando 120 dias estou com um dos gânglios do pescoço inchado, e tive manifestação de herpes na boca, devo me preocupar?

  368. Boa tarde doutora, li que exames de 4 geração com a procura do antígeno p24, após a fase aguda da infecção podem dar não reagente ( negativo) devido ao aumento de anticorpos e a diminuição dos antigenos. Meus exames de 4 geração após 10 mêses não reagentes podem estar errados? Preciso fazer pcr ou descartar a infecção??? Desde já, obrigado.

  369. Boa dia. Com 70 dias de uma situação de risco realizei CMIA 4G +PCR+WB e todos negativos. O problema é que estou sentindo parestesia nos membros inferiores e cólica intestinal com fezes amolecidas a 20 dias. Pelos exames realizados o HIV está descartado, ou devo esperar completar 90 dias e realizar novo teste CMIA de 4G. Fui a dois infectologistas que disseram que não fui contaminado pelo HIV. O que devo fazer? Obrigado.

  370. Dra. Podemos então, entender que qualquer exame independente da geração, realizado com 182 dias é conclusivo? Podendo assim descartar totalmente a infecçao pelo hiv? Mesmo levando em consideraçao a tal da soroconversao tardia? Obrigado