Você está aqui
Home > Vídeos > Campanhas > HIV > Janela Imunológica do HIV

Janela Imunológica do HIV

Janela Imunológica HIV
Compartilhe
  • 15
    Shares

Janela imunológica do HIV

É o tempo que um teste leva para conseguir dar o diagnóstico positivo de uma infecção a partir do primeiro contato com o vírus. Neste período a pessoa já pode estar infectada e ainda o teste ter resultado negativo.

A janela imunológica muda de acordo ao tipo de teste.

Classificação de acordo à técnica de realização do teste:

  • Teste Elisa
  • Teste de Western Blot
  • Teste de imunofluorescência indireta
  • Teste Rápido
  • Teste de fluido oral
  • Testes moleculares

Testes de Primeira geração

Em média, a janela de seroconversão destes testes são de é de 6 a 8 semanas.

Testes de Segunda geração

Em média, a janela imunológica dos ensaios de segunda geração é de 28 a 30 dias.

Testes de Terceira geração

Em média, a janela imunológica dos ensaios de terceira geração é de 20 a 30 dias. Mas podem levar até 180 dias em alguns casos

Testes de Quarta geração

Em média, a janela imunológica dos ensaios de quarta geração é de 15 dias e em casos especiais podem levar até 90 dias após a exposição para ficar reagente como máximo.

Fatores que podem interferir no resultado dos exames:
  • Vacina contra influenza A H1N1;
  • Artrite reumatoide;
  • Doenças autoimunes (lúpus eritematoso sistêmico, doenças do tecido conectivo e esclerodermia);
  • Colangite esclerosante primaria;
  • Terapia com interferon em pacientes hemodialisados;
  • Síndrome de Stevens-Johnson;
  • Anticorpo antimicrossomal;
  • Anticorpos HLA (classe I e II);
  • Infecção viral aguda;
  • Aquisição passiva de anticorpos anti-HIV (de mãe para filho);
  • Tumores malignos;
  • Outras retroviroses;
  • Múltiplas transfusões de sangue;
  • Anticorpo antimúsculo liso.

Para mais detalhes sobre estes assunto, acesse o link: DraKeillaFreitas

 


Compartilhe
  • 15
    Shares
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

1.933 thoughts on “Janela Imunológica do HIV

  1. Bom dia Dr,a

    Tive um comportamento de risco: a pessoa estava se masturbando e, com as mãos com seu líquido pré-ejaculatório (não era semen) tocou no meu pênis (glande e prepúcio) e começou a me masturbar. Devo ter entrado em contato com o fluido sexual dele. Procurei a PEP e iniciei a profilaxia QUATRO horas depois da exposição. Caberia, realmente a PEP no meu caso ? O tempo de 4 horas foi tardio ?

    Obrigado e parabéns pelo seu excelente trabalho. Sempre eu acompanho.

    1. O risco é minimo, pois do contato com material contaminado com a mão e depois com a mucosa, mesmo que a pessoa fonte estivesse com o vírus, as chances do vírus ter morrido é grande.
      Mesmo se considerarmos como risco, o tempo de 4 horas está em ótimo tempo para uma boa eficacia do método.

      1. Em uma situação igual a descrita acima, mas sem fazer a PEP. Com um exame de 4 geração em 24 dias e um teste rápido com 31, posso descartar a infecção?
        Muito obrigado

        1. Na grande maioria das vezes os exames de 4 geração (que detectam proteina viral e anticorpos do organismo) já ficam positivos de 14 a 20 dias após a exposição. Mas sugiro que faça um acompanhamento com um médico infectologista e repiota este exame após 90 dias da última exposição antes de encerrar o caso.

          1. Dra. no caso de um mais de um exame positivando, ambos Elisa.. e dois Western Blot negativando, bem como RNA tbm negativo, ambos os métodos no mesmo período, . E após 3 meses um novo Elisa Positivar. Qual seria a conduta ?

      2. Olá tive uma expossiçao de risco e com 39 dias após fiz um exame de sangue (Eliza) deu negativo posso confiar nele ? Qual a possibilidade de ser um falço negativo ?

      3. Tive amostra reagente (ECLIA 799,20 e segunda amostra ECLIA 659,0). Não tive comportamento de risco, a não ser ter recebido sexo oral. Fiz vacina de H1N1 antes de Julho. No dia em que me chamaram para a coleta da segunda amostra o desespero tomou conta. Comprei um teste rápido Action! na farmácia e fiz em casa, o qual veio com resultado não reagente (realizado exatamente como mandava). Já não sei mais o que pensar! A consulta com o Infectologista é sexta feira, mas o desespero e medo está acaban

    2. Dr fiz um teste 3 geracao com 30 60 90 120 180 220 e quero fazer mais um agora com 1 ano pos exposição porem saio bolinhas na minha costa e minha boca pontinhos brancos em baixo do labio os testes rapido sao eficientes mesmo ? Pretendo sair dessa to delirando com as informações

      1. O teste de 4ª geração indentifica anticorpo e proteinas virais.Já os testes de 3ª geração só identifica anticorpos. Saiba mais detalhes aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-do-hiv/
        Sugiro realizar um teste convencional de 4ª geração (não teste rápido) para já descartar o diagnóstico de HIV.
        Em relação aos sintomas apresentados, você deve procurar um médico infectologista para um possível diagnóstico.

        1. Doutora, tive um namorado em agosto de 2017, o mesmo tinha o costume de arranhar com as unhas minhas costas, não cheguei a ter relação sexual ou oral com ele , apenas beijos, e no maximo sempre estavamos de cueca, é possivel eu ter pego HIV dele por esses arranhões ? Fiz o teste rapido com 80 dias e deu não reagente, posso ficar tranquilo? Ou ainda preciso repetir exames

          1. Arranhões não seriam capazes de transmitir HIV? Poderia ficar despreocupado com esse resultado não reagente?

        2. Dra., passei por uma situação de exposição há mais ou menos 3 meses, com uma pessoa sabidamente HIV positivo. Ao ir ao médico (clínico) e explicar a situação, ele solicitou um exame HIV 1 e 2 Anticorpos SA (HIV1DALSA). Esse seria um exame de quarta geração? Se não, como pedir para ele solicitar o exame correto de quarta geração, uma vez que não sabemos o termo técnico?

          1. O termo técnico é anti-HIV 1/2 de 4ª geração. existe uma infinidade deles no mercado e cada laboratório trabalha com um tipo. Hoje em dia os mais utilizados no laboratório são os de 4ª geração. no resultado do teste vem explicando o que é que o teste identifica. SE for antígenos de HIV como o p24 entre outros e anticorpos, trata-se de um teste de 4ª geração. Na dúvida, pergunte diretamente ao seu médico ele irá olhar o resultado e te explicar o que está escrito nele.

    3. Quando tirei a camisinha do pênis com amão. dps passe sem querer amão no pênis com mesma mão.q eu tirei camisinha tem algum de DST?

    4. Tive um comportamento de risco em maio de 2017… fiz um Elisa com 30 dias e um western blost com 45 dias… e outros testes rápido em outubro 2017, novembro 2017, fevereiro 2018, abril 2018 e um Elisa abri 2018… posso descartar o caso??

    5. Htlv pega fazendo sexo oral na mulher e demora quanto tempo para acusar após o contágio e se for doar sangue acusa

  2. É confiável mas sugiro realizar novo testes de 4ª geração após 90 dias da exposição antes de encerrar o caso,
    O uso de xarelto não influencia na sensibilidade ou teste ou tempo de janela imunológica.

  3. Boa tarde! Passei por uma situação bem atípica. Recebi sexo oral de uma pessoa, imediatamente após alguém ter ejaculado na boca dela.

    Algumas perguntas:

    (1) O risco é alto?

    (2) Fiz o exame laboratorial 62 dias após a exposição, com a procura pelos anticorpos e antígenos (p24)… Se os antígenos são detectáveis a partir de 15 dias (aproximadamente), porque muitas pessoas falam em janelas superiores a 60 dias, para ESTE teste combinado? O site do CDC americano fala em 2 a 6 semanas (cerca 45 dias, no caso) para o mesmo teste. Vide: https://www.cdc.gov/hiv/testing/index.html

    (3) Alguns CTAs ainda utilizam o teste Alere que busca apenas anticorpos. Questionei a enfermeira sobre qual a geração do teste, e ela disse que era de quarta geração, mas na caixinha do “Alere” não falava nada sobre “HIV-1/2 Ag/Ab”, conforme ela mesma constatou. Esse teste não seria o de terceira geração?

    Referências:
    a) O que detecta anticorpos e antígenos: http://www.alere.com/pt/home/product-details/determine-1-2-ag-ab-combo.html

    b) O que detecta apenas anticorpos:
    http://www.alere.com/pt/home/product-details/determine-hiv-1-2.html

    1. Boa noite

      1) O risco de transmissão pelo sexo oral com uma pessoa supostamente contaminada em você seria nula pois saliva não é material infectante. Como nesse caso havia sêmen e outra pessoa na boca da pessoa, poderia até ser que haja algum tipo de risco mas seria muito baixo, pela própria quantidade do mesmo. Pois até o risco da própria pessoa que recebeu um sêmen infectada pela boca é baixo (1 transmissão para cada 10.000 relações orais com pessoa infectada – https://www.drakeillafreitas.com.br/risco-de-transmissao-do-hiv-de-acordo-a-exposicao/ ).

      2) O teste de 4ª geração que detectam antigeno e anticorpo positivam geralmente de 14 a 20 dias após a exposição, mas em alguns casos pode demorar até 90 dias para positivar como máximo – https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-do-hiv/

      3) Os testes rápidos existentes no Brasil detectam apenas anticorpos e por isso se encaixam mais nos de 3ª que os de 4ª geração;

  4. Olá. Primeiramente parabéns pelo trabalho. Sua página é muito completa e informativa. Pois bem: há 12 dias fiz sexo anal com garota de programa, com preservativo masculino dela que ela colocou em mim. Ao término da relação, ela removeu o preservativo, e após 5 minutos, fiz um ato nada higiênico, mas que me torturaria psicologicamente mais ainda depois se não o fizesse: ela havia jogado o preservativo no vaso sanitário, mas não caiu na água do vaso, ficou na porcelana. Peguei o preservativo para ver se não havia furado. O problema é que logo em seguida fui urinar no vaso e minha mão que segurou o preservativo entrou em contato com o meu prepúcio e acho que com a glande tb. A minha pergunta é semelhante a do colega acima, porém não igual: há risco de contaminação, neste caso, pelo HIV? Desconheço a saúde da garota e não tomei PEP. Obrigado desde já!

  5. Fiz exames quarta geração com 30,60,90,110 dias após o contato de risco posso encerrar o caso ou preciso fazer mas exames obrigado

  6. Boa noite muito obrigado pela resposta e parabéns pelo seu trabalho muito atenciosa e deixa a gente que está mau enformada mais tranquila, que Deus te abençoe

  7. Olá Dra. Keila, mantive relação de risco que eu era o ativo, não durou mais que 2 minutos a relação, e tive manchas avermelhadas pelo corpo, e alguns outros sintomas. Fui a Fundação de Medicina Tropical e lá fizeram um teste do método (Imunocromatografia) do kit Bioeasy onde usaram coleta de sangue (punção venosa) e levaram para o laboratório, depois de mais ou menos 1h eles me encaminharam para psicologa e lá ela me deu resultado, fiz teste para Hiv, Sifilis, hepatite B/C, todos deram como resultado “soro não reagente” fiz o teste com janela de 38 dias, outro com 63 e por ultimo com 91 dias de janela. Posso encerrar o caso? Obrigado!!!

    1. Se o último teste usado foi um de 4ª geração (detecção de antígeno e anticorpo), pode sim encerrar o caso, desde que você não tenha tido nenhuma outra exposição de risco neste meio tempo.

      1. Dra, boa noite!

        Realizei um teste de 4 geração que procura o p24, gp41 e gp36 mais os anti corpos 30 dias exatos pós relação com a parceira camisinha rompeu em.sexo vaginal resultado não reagente!
        O risco da infecção eh mínimo?

        Grato

    1. Este teste detecta apenas anticorpos do HIV, como todos os testes rápidos disponíveis no Brasil até onde tenho conhecimento.
      sendo assim ele funcionaria como de “3ª” geração.
      Sugiro realizar um teste convencional de 4ª geração (não teste rápido) para já descartar o diagnóstico de HIV.
      Att,

    2. A procura deste teste é pelo anticorpo que combina com o p24. Não há busca pelo antígeno (p24) neste teste.

  8. Olá Dra, tive um contato de risco e fiz teste com 28 dias e 34 dias pós exposição e deram negativo. É confiável o resultado? Desde já muito obrigado!

    1. SE for um teste de 4ª geração as chances de positivar depois de 30 dias é pequena, mas antes de encerrar definitivamente o caso, te sugiro realizar um novo teste de 4ª geração após 90 dias da exposição

      1. Ola , em janeiro do dia 14 pra trás tive uma relação de risco contraí uma DST , Nesse período fiquei preocupado procurando sintomas de HIV fiz um teste com 54 dias , e com 69 uma sorologia 4°g, com 73, 83, e mais uma sorologia com 93 dias , e mais um teste com 4 meses… Porém fiz todos esses exames com sintomas, gânglios , fraqueza, magro , boca seca, mal esta ,placa na língua, etc. Todos exames não reagentes nenhum indeterminado, Até um exame de proteína c , deu “não reator”, já fiz exames pra todas as doenças infecciosas, até tumores … Falta fazer uma biópsia. E a garota já fez 2 exames um teste e uma sorologia…
        Com todos esses sintomas como minha infecto falou que não tenho HIV …😒 já estou no 5° mês
        Sera que vo desenvolver AIDS sem ta positivo nos exames?

        1. Os sintomas de infecção aguda do HIV são muito inespecíficos. Sugiro que procure outros diagnósticos diferenciais para os seus sintomas.
          nessas circunstancias, já se pode descartar o HIV como causa de seus sintomas.

  9. Dra boa tarde, fiz um exame de 4° geração antigeno/anticorpo, 56 dias após uma relação desprotegida e deu não reagente, há a necessidade de um novo exame ??

    1. Em mais de 90% dos casos os teste de 4ª geração já “positivam” no final antes dos 30 dias após a exposição, entre 14 e 20 dias após a exposição. Mas alguns pacientes demoram mais para positivar. Por isso sugiro repetir o teste de 4ª geração com 90 dias após a exposição antes de encerrar completamente o caso.

  10. Bom dia dra, o Ministério da Saúde (MS) informa que com 30 dias já pode encerrar o caso, o porque a sra fala que tem que repetir com 180 no caso de teste rápido? Entrei em contanto com um amigo que trabalha pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ele disse o mesmo, com 30 dias seria conclusivo, independente de teste. Fiz meus testes com 38, 72 e 95 dias após a relação de risco, todos negativos, devo encerrar o caso? E porque a senhora usa essa janela?

    1. O tempo de janela varia de acordo com o teste, o tempo geral é de 14 a 20 dias para os teste de 4ª geração. Mas como alguns casos demora mais, usa-se este prazo0 máximo de 90 dias antes de se encerrar o caso. Está melhor melhor explicaco os porques e a diferença de cada teste inclusive com a fonte da literatura médica e do Ministerio da Saúde sobre o assunto: https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-do-hiv/
      No seu caso, se você usou o teste de 4ª geração e não teve nova exposição ao risco depois da data relatada. Já pode encerrar o assunto.

  11. Doutora Keilla, boa tarde. Tive um SR e fiz vários testes. 4G com 31 dias, 4G com 54 dias, teste rápido de laboratório com 64 dias, 1 teste rápido sus 70 dias e 1 4G com 77 dias. Todos negativos. Mas ainda estou toda cheia de bolinhas na região do colo e face. A possibilidade de soroconverter aos 90 é muito grande? Muito obrigada

    1. A possibilidade é pequena, a maioria dos casos, com o teste de 4ª geração já positivam antes do primeiro mês.
      Você pode ver mais detalhes nesse artigo: https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-do-hiv/
      Sugiro procurar um médicoinfectologista para avaliar melhor essas bolinhas se isto te está preocupando. Não é esperado que os testes diagnósticos de 4ª geração dêem negativo quando estamos diante de sintomas da infecção aguda pelo HIV.

  12. Dra, fiz este teste e gostaria de saber a geração e qual a janela recomendada pra ele.
    Imunocromatográfico
    Sangue
    ANTICORPOS PARA OS ANTIGENOS VIRAIS
    HIV1 : ENV GP41 ENV GP120 GAG P24
    HIV 2 : ENV GP36

    Desde já agradeço!!

    1. Se este teste detecta apenas os anticorpos para estes antígenos acima citados, ele é de 3ª geração. a janela máxima considerada pelo ministerio da saúde para estes testes é de 180 dias, apesar da maioria dos casos positivaram entre 20 e 30 dias após a exposição.
      Se estes teste identificar também estes antígenos, ele é de 4ª geração com tempo máximo de 90 dias de janela, sendo que geralmente positiva entre 15-20 dias após a exposição.
      para mais detalhes acesse o artigo:https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-do-hiv/

  13. Dra, fiz um teste rápido após 8 meses da relação de risco e deu não reagente. Após 1 ano e 2 meses repeti duas vezes em CTA’s diferentes e deu não reagente. Com 1 ano e 4 meses fiz um exame de quarta geração em um laboratório e deu não reagente. Por via das dúvidas, após 1 ano e 8 meses fiz mais um teste rápido num CTA e o resultado deu não reagente. É preciso repetir com 2 anos? Posso encerrar? É possível soroconversao tardia após 1 ano? Com todos esses exames é possível um falso negativo? Obrigado!

      1. Entao Dra., nao tendo outra exposicao de risco nao ha mais como haver soroconversao tardia dessa exposicao que tive ha um ano e oito meses atras?

    1. Dr, eu tive 8 meses de exposição com minha nova noiva ,depois no nosso noivado ela começou a ficar muito donte.
      Eu sugeri um teste de HIV deu posetivo o meu deu negativo, eu fiz o teste de HIV 1 e 2
      O agora o que devo fazer?

  14. Ola doutora, realizei um teste de 4ª geração por quimioluminescenncia após 3 meses da situação de risco e deu negativo. Em 04 mes apos a situação de risco estou sentindo dor de cabeça, tive febre de 37,5ºC por 2 dias, pouquinho de dor de cabeça, pouco de dor de barriga (fezes mole e bem fétida 1 vez ao dia). Esses sintomas estão a 9 dias. Qual a probabilidade de estar ocorrendo soroconversão tardia?

    1. Boa noite. A não ser que você tenha tido outra exposição de risco posterior, o teste de 4ª geração com 3 meses após a exposição encerra o caso.
      Você precisa de buscar urgentemente um médico infectologista para te avaliar e fazer o diagnóstico do que está acontecendo contigo.
      Att,
      Dra Keilla

  15. Dra, tive relação sexual vaginal c uma garota de programa há 4 meses, não vi se a camisinha estourou (Creio que n). Ocorre que durante esses período, estou c a garganta inflamada que n cura e há 2-3 semanas estou sentindo uma coceira intensa no corpo, sem manchas. Também tive visão turva e tontura. Fiz elisA 4a geração com 30, 60, 90, 121 dias. Todos não reagentes. 1 dia antes de fazer esses de 121 dias tomei hidrocortisona na veia. Pode ter mudado o resultado? Ainda posso soroconverter? E esses sintomas? Obrigado

    1. Boa noite.
      Com os resultados desses exames, esta situação que você descreve, não tem relação com a sua exposição de risco.
      Sugiro que você procure um médico infectologista para te avaliar e solicitar outros exames para chegar a algum diagnóstico.
      Att,
      Dra Keilla.

      1. Dra, já fiz exAme de várias outras dsts e não detecta nada. Tive monomicleose há 5 meses. Acha que pode reativar?!

  16. Dra. Fiz 2 exames da quarta geração apos 1 ano e 8 meses da situação de risco e nao tive mais relação sexual ate agora. Todoa doia deram negativos. Pode haver um falso negativo apos esse periodo? Ainda é possível haver soroconversao?

  17. Dra, fiz um teste Elisa hiv com 17 dias, não sei ser era de 2ª, 3ª ou 4ª geração, estou muito nervoso, não peguei o resultado ainda, já fiz tres testes rápidos negativos nesse intervaol, com 5, 12 e 15 dias, estou com alguns sintomas, garganta vermelha, queimação nas costas, mancha marrom a cima das unhas do dedão, não tive febre, tive muitos suores tanto de dia e de noite, mas meu sistema nervoso está a mil.não sei se estou somatizando pois o sexo foi com gp e não recordo do preservativo ter estourado, eu me depilo, fiquei muito preocupado em pegar hiv por um poro aberto que não ficou coberto pelo preservativo. o que vocÊ acha?

    1. Boa noite.
      Você precisa realizar uma consulta com um médico infectologista para avaliar melhor os seus riscos e tudo o que você está sentindo. assim como acompanhar os seus exames para o HIV e outras infecções de transmissão sexual aos quais você pode ter se exposto.
      Att,
      Dra Keilla

      1. Boa noite doutora, tive uma relação de risco e após 34 dias fiz o teste elisa e deu negativo, só que sinto alguns sintomas como pequenas dores no corpo e musculos a contrairem-se frequentemente( sinto uma especie de fasciculacao), isto pode estar relacionado com os sintomas de hiv?

        1. Boa tarde. Para descartar completamente a possibilidade de Infecção do HIV deve ser realizado um exame de 4ª geração em local confiável após 90 dias da última exposição ao risco.
          Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

    2. Dr recebi o resultado do exame, vou colocar aqui no comentário para você olhar, obrigado.

      RETROVIRUS, ANTICORPOS TOTAIS, SORO
      HIV1/HIV2, ANTICORPOS E ANTÍGENO, soro ===================================

      Métodos: Imunoensaio quimioluminescente de 4a geração – CMIA
      HIV1 : envelope (antígeno recombinante e peptídeo sintético)
      HIV2 : envelope (peptídeo sintético)
      Anticorpo monoclonal contra antígeno p24

      RESULTADO VALOR DE REFERÊNCIA

      NÃO REAGENTE (NEGATIVO) Não Reagente : Inferior a 1,0
      Índice: 0,12 Indeterminado: De 1,0 a 7,0
      Reagente : Superior a 7,0

      OBS.: De acordo com o fluxograma 6 da portaria da Secretaria de
      Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde No. 29 de 17/12/2013,
      em caso de suspeita de infecção pelo HIV uma nova amostra deverá
      ser coletada 30 dias após a data da coleta desta amostra.

      Amostra recebida em: 29/04/2017

  18. Olá, Dra
    Fiz um teste rápido no CTA (terceira geração) com 6 meses (180 dias) depois da relação e deu negativo. Posso encerrar o caso?
    Desde já agradeço.

    1. Pelo tipo de teste já pode sim encerrar o caso, mas sugiro realizar um teste não rápido para estar mais seguro, pois, apesar dos testes rápidos serem bastante sensíveis, existem uma série de detalhes de validade e armazenamento que podem prejudicar a sensibilidade do teste.

  19. Então doutora,eu sou barbeiro e estive em uma situação de risco que foi mais ou menos assim: Ao estar fazendo o acabamento no cabelo de um cliente, eu não vi se havia cortado ele. terminei de fazer o acabamento e esqueci de tirar a lamina, então quando fui arrumar as coisas eu bati com o dedo em cima da lamina. não saiu sangue do meu dedo, mas quando eu pus alcool ardeu um pouco. mais ou menos duas semanas após, apareceu uma ingua na minha virilha, fadiga, suor noturno, tosse seca que persinte até hoje, dois meses após, dores nos musculos e nas articulações alem de diarreia, e minha namorada esta ficando com os mesmos sintomas. então, passados 25 dias e fiz o exame elisa da 4ª geração e deu negativo. apos 40 dias fiz o teste rapido no cta e também deu negativo. senti também dores de cabeça, na nuca, visão embaçada, lingua ficou branca e acumulando muita saburra Devo me preocupar?

        1. Bom dia. Testes de 4ª geração (que detectam HIV 1 e 2) com resultado negativo, realizado em local de confiança, com mais de 90 dias após última exposição de risco, pode encerrar o caso.

  20. Dra. Já tive três testes de 4° geração negativos, 31, 54 e 82 dias após a SR. Tudo negativo. Preciso repetir com 90 dias? Obrigada!

  21. Dra. Um teste da 4 geração feito num laboratorio particular CMIA negativo apos 1 ano e 2 meses e um teste rapido com 1 ano e 8 meses da relacao tbm negativo. Posso ficar seguro e encerrar o caso ja que nao tive mais relacao de risco nesse intervalo?

    1. Com este período. se não houve nova exposição, pode encerrar o caso para HIV.
      lembrando que precisa também de realizar testes para outras infecções de transmissão sexual como hepatite B, C, sifilis, HTLV gonorreia e clamidia.

  22. Dra, fiz um teste rápido no CTA com 50 dias após situação de risco e deu não reagente, não faço uso de remédios e não tenho nenhuma doença. Posso dar por encerrado?

  23. Dr, conheci uma mulher em um aplicativo, no mesmo dia saímos e transamos, usei preservativo, porém sexo oral ambos fizeram sem, 2 semanas após isso, me apareceu umas bolinhas vermelhas por todo corpo, parecidas com espinhas, só que mais duras e dolorosas, com 44 dias realizei um teste rápido para as dstss tudo deu negativo, agor aí com 82 dias realizei outro, deu negativo de novo, eu estou desesperado, não trabalho, estudo e durmo mais pesquisando, me ajuda por favor! O que eu faço ? Pior q fui perguntado pra ela, ela se fez de ofendia e mês bloqueou, eu acho q ela deve ter hiv, hoje me apareceu um carocinho invisível não axila 😭

    1. Bom dia, você precisa procurar um médico infectologista para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários para descobrir o seu diagnóstico. Principalmente descartar outras doenças de transmissão sexual além do HIV, como a sifilis, muito mais frequente e mais facil de se pegar pelo sexo oral que o HIV.
      Os riscos de se infectar com HIV pelo sexo oral são minimas como o detalhado n o link: https://www.drakeillafreitas.com.br/risco-de-transmissao-do-hiv-de-acordo-a-exposicao/

  24. Bom dia ! Tive um relacionamento com uma pessoa durante 4 meses, éramos parceiros únicos, terminamos nossa relação a 20 dias, todos esses quatro meses foram sem preservativo. Fiz o teste imunológico ( não sei qual a geração) e deu “não reagente” devo repetir os exames ou quatro meses já era suficiente ??

    1. Você precisa considerar a data da última exposição para janela imunológica.
      Teste que verificam carga viral e antígenos geralmente positivam com 14-20 dias mas podem levar no maximo 90 pára positivar.

  25. Doutora, fiz o seguinte exame:
    “Detecção qualitativa simultânea do antígeno HIV p24 e de anticorpos contra o vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (incluindo o
    grupo “O”) e do tipo 2 (HIV-1/HIV-2) em soro ou plasma humano.”

    Através deste descritivo, é possível dizer de qual geração seria?

    Obrigado, e sucesso sempre!

  26. Tive uma situação considerada de risco, fiz sexo oral numa mulher, em dezembro de 2016 e fiz o exame de 4 geração no dia 11/4/2017, e deu não reagente pelos meus cálculos são quase 4 meses apos a expocição mais ou menos 110 dias, preciso repetir o exame

  27. Dra. boa noite. Tive uma relação de risco extra conjugal e minha cabeça foi a mil. Comecei a ler na net e a sentir vários sintomas. Daí meu marido está com sinovite no pé e fortes dores nos músculos próximos à coluna, agora a dor está tb no joelho. Associei tudo à minha relação e minha cabeça foi a mil. Fiz Elisa 4° geração com 30, 60 e 81 dias. Tudo negativo. Fui ao infectologista e ele disse que não preciso repetir o exame e que preciso urgente me tratar com um psiquiatra. Mas nem ouvindo da boca dele eu consigo acreditar que não tenho HIV e passei pro meu marido. A sra. também acha difícil com essa janela e esses tipos de exames, positivar ainda? Levando em consideração que tenho uma boa saúde. Muito obrigada pela opinião doutora.

      1. Como eu queria poder ir à uma consulta com a sra.. rs. Mas infelizmente moro em outro estado. Muito obrigada por ter me respondido dra. Eu ja estava quase infartando. O aperto foi bom pra eu aprender a valorizar minha família. ❤

      2. Mesmo com um falso negativo, não seria possível transmitir o vírus nesse cenário? Porque vários sites dizem que pode se transmitir o vírus durante a janela imunológica, quando os exames ainda podem dar falsos negativos.

  28. Dra. Keilla, antes de mais nada parabéns! Dá pra notar que a senhora é um ser iluminado. Tive uma relação oral sem camisinha em 11 de Novembro, chupei um garoto de programa. Depois da virada do ano, voltei da praia com duas feridas nos lábios e uma semelhante na língua. Recebi um diagnóstico de candidíase oral, tomei Fluconazol e fiz bochechos com Nistatina, tudo se resolveu. No dia 02 de Janeiro, 52 dias após a relação fiz o teste 4.ª geração com resultado não reagente. Mas entrei em paranoia com relação a isto. No dia 31 de Janeiro, 80 dias após a relação, repeti o exame, porém em outro laboratório onde o teste era apenas de 3.ª geração (eu não sabia, se soubesse não teria feito lá), o resultado também foi não reagente. Já fiz os exames de hepatite, vdrl, htlv e todos também não reagentes! Agora, cerca de 6 meses após a relação, estou com um persistente incômodo na garganta ao engolir a muitos dias, cerca de um mês. Fico imaginando coisas, acabo associando esse incômodo na garganta a uma possível infecção por hiv, enfim. Com um 4.ª geração com 52 dias e um 3.ª geração com 80 dias e levando em consideração que a relação foi apenas oral sem contato do sêmen com a boca, posso encerrar o caso? Ou ainda sugere outro aflitivo teste? Muito obrigado, doutora. Deus te ilumine.

    1. As chances são praticamente zero. Primeiro pelo tempo da exposição em que os testes foram feitos, como explicado nesse artigo ( https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-do-hiv/ ) e segundo pelo pouco risco da exposição como explicado nesse artigo ( https://www.drakeillafreitas.com.br/risco-de-transmissao-do-hiv-de-acordo-a-exposicao/ ).
      Se ainda tem sintomas que te incomodam, sugiro procurar um médico infectologista para te avaliar pessoalmente e encerrar o caso.
      Boa sorte!
      Att,
      Dra Keilla Freitas

  29. Boa noite!
    Fiz 14 exames, o último com 9 meses sendo 3 pcr. No entanto com vários sintomas. Estou com medo da soroconversao tardia. Até quando podé acontecer?

      1. Obrigada pela atenção. Estou impressionada com o sua dedicação. Realmente um ser humano de muita luz. Saúde e paz para continuar a sua caminhada.

  30. Dra. qual o prazo máximo de soroconversão tardia para o hiv? Exames após 1 ano da relação são confiáveis?

  31. Dra. qual o prazo máximo de soroconversão tardia? Exames após 1 ano da relação são confiáveis? Já houve soroconversão após 1 ano?

  32. Boa noite !novembro tive uma relação de risco.aonde eu fui ativo janeiro fiz exame para HIV 1-2 deu não reagente .dia 27 de março fiz teste rápido também deu não reagente .posso fica tranquilo

  33. Dra Keilla, tive vários sintomas de infecção aguda após uma SR. Dores musculares e nas articulações, umas”espinhas” no colo, pescoço e ombros, queda de cabelo, suores noturnos e umas verruguinhas minúsculas. Fiz testes de 4° geração com 31, 54 e 93 dias, todos negativos. Como confiar nos resultados diante de tantos sintomas? Qual a probabilidade de positivar ainda estes exames? Muito obrigada.

    1. Testes de 4ª geração negativos após 90 dias da ultima exposição encerra o assunto.
      Sugiro que procure um médico infectologista para te avaliar e buscar outros diagnósticos.
      Att
      Dra Keilla Freitas.

  34. Doutora:
    Fiz sexo com uma garota de programa de camisinha e tudo, porém depois de retirar a camisinha encostei a mão no meu pênis acredito que estava molhada com liquido vaginal, existe algum risco de contaminação?

    Tomei a vacina para gripe hoje, depois de quanto tempo posso fazer os exames para ter um resultado certo?

    Obrigado.

  35. Bom dia, tive um contato de risco em janeiro desse ano e estou fazendo acompanhamento com exames sorológicos seriados, realizei com 30, 77 e 113 dias ( o correto seria 30, 90 e 180, mas devido a preocupação me antecipei); o anti hiv
    ( quioluminescência; no exame não estava especificado se havia pesquisa de antígeno p 24, acredito que seja de 3 geração, detecta apenas anticorpos), todos exames dão resultado não reagente, porém, estou apresentando alterações compatíveis com a infecção pelo hiv ( queda de cabelo e dermatite seborréica). Já me consultei com dermatologista e ele me informou que era um eflúvio telógeno ( pode ter inúmeras causas desde stress até infecções agudas) até pediu para manter os polivitamínicos que estava tomando, sendo que a queda não melhorou. A dermatite seborréica está incomodando muito, mas já estou sendo medicado utilizando cetoconazol shampoo e corticóide tópico. Como a soroconversão pode demorar até 180 dias , gostaria de saber qual o próximo exame que seria ideal fazer para esclarecer logo essa situação, um teste de 4 geração ou molecular( e qual, pcr, nat …) ? Sei que o molecular é mais caro, porém, quero resolver logo isso.

    1. Bom dia. Sugiro que procure um médico Infectologista para te avaliar pessoalmente e fazer o diagnóstico diferencial dos seus sintomas junto com o dermatologista.
      Com relação ao teste de HIV, com tanto tempo após a exposição e ainda mais considerando que os sintomas são de infecção aguda. qualquer destes teste já deveriam estar positivos. mas se quiser descartar com 100% de certeza, o teste molecular de OCR é o mais indicado. se vier negativo já pode encerrar o caso.
      Agora independente desses sintomas estarem relacionados ao HIV um teste de 4ª geração negativo com mais 90 dias da exposição também já encerra o caso.

  36. Doutora, ate quantos dias apos tomar a vacina da gripe pode alterar o resutado do exame laboratorial de 4 geraçao ?

  37. Boa noite, tive uma relação desprotegida em fevereiro então realizei testes de 4g com 13, 22, 32, 45, um de 3g com 60 todos negativos.. vou repetir u. De 4g com 90 dias para encerrar o caso.. acontece que depois que li os sintomas tive uma amigdala inchada que já dura 40 dias sem dor… Com esses exames negativos eu estou tendo relações com minha mulher com camisinha.. existe chance de transmitir o HIV mesmo com exames negativos? Pois ela está com a garganta ressecada e teve tosse…

      1. Só ficou uma dúvida: se uma pessoa sabidamente contraiu o vírus HIV, mas o primeiro exame deu negativo, ela já não poderia ter transmitido o vírus? Sua resposta dá a entender que o vírus não seria transmitido, nem em um caso de falso negativo.

        1. Se o vírus foi contraído há tão pouco tempo a ponto do testes diagnóstico estar negativo, ela não é capaz de transmitir o vírus para outra pessoa naquele momento e portanto, a pessoa que se “expôs” não tem indicação de profilaxia pós exposição.

  38. Dra. Keilla, boa noite. Se possível, me tire uma dúvida: qual o período máximo para a manifestação da fase aguda do HIV? Vi num site que há relatos de fase aguda 10 meses após a situação de risco. Se isto for verdade, como os testes podem ser conclusivos com 30 dias como preconiza o ministério da saúde? E outra, essa tal de “soroconversão tardia” é algo cotidiano ou raro? Em sua trajetória, por exemplo, já viu algum caso de um exame, após 30 dias, dar negativo e posteriormente se positivar? É verdade que este fenômeno só ocorre em pacientes portadores de alguma doença auto-imune? Muito obrigado, doutora. Deus lhe recompensará por tanta dedicação conosco (desinformados e por vezes desesperados). Paz e bem.

    1. Não. Sintomas de ” fase aguda do HIV” acontecem apenas algumas semanas após a infecção pelo Vírus (https://www.drakeillafreitas.com.br/hiv-saiba-o-que-e-sindrome-retroviral-aguda/ ). Outra coisa é o tempo que o vírus pode levar para chegar a fase AIDS dependendo de cada pessoa.
      O tempo máximo de janela imunológica para o HIV depende do tipo de testes utilizado. mas mesmo com testes mais antigos (3ª geração) não são maiores que 180 dias, ( https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-do-hiv/ )

      1. Doutora os ctas liberam os paciente com testes rapidos antes dos 90 dia isso não é perigoso, realizei dois teste de 4 geracao com 22 dias e 32 dia negativos, mas não me convenci devido aos sintomas que sinto, fui ao CTA fiz 3 testes rapidos o primeiro com 45 dias o segundo com 60 dias e o terceiro com 75 dias todos nao reagentes devido a angústia e os sintomas mas no último teste falei com a infequitologista e me mandou procurar um psiquiatra não sei tô com vergonha voltar lá, agora vai fazer 6 messes será que posso tá contaminado pois sou casado e meu piazinho mama no peito, por favor me ajude com seu conhecimento

  39. Dra. Keilla,
    Fiz meus exames essa semana e todos os resultados do check-up (hemograma, CT, Triglicerideos, T4, glicose,…) e os exames sexuais deram normais. Porém o exame de HIV I e II na primeira vez deu resultado inconclusivo, segundo o laboratório por problema de amostra. Refiz o exame e o resultado deu:
    RESULTADO VALOR DE REFERÊNCIA
    Indeterminado
    Índice: 1,2
    Não Reagente : Inferior a 1,0
    Índice: Indeterminado: De 1,0 a 7,0
    Reagente : Superior a 7,0

    Fiz sexo anal a 8 meses sem proteção com meu namorado. Posso estar infectado ? caso eu esteja, depois de todos esses meses o resultado não deveria dar positivo ? Meus outros exames não deveria mostrar uma alteração caso eu esteja infectado?
    Obrigado.

    1. O exame feito foi esse aqui Dra.
      HIV1/HIV2, ANTICORPOS E ANTÍGENO, soro ===================================

      Métodos: Imunoensaio quimioluminescente de 4a geração CMIA
      HIV1 : envelope (antígeno recombinante e peptídeo sintético)
      HIV2 : envelope (peptídeo sintético)
      Anticorpo monoclonal contra antígeno p24

    2. Exames com valores indeterminados que ainda estão dentro da janela devem ser repetidos em 30 dias. se for uma infecção aguda pelo HIV ele com este tempo já estará positivo e se for qualquer outra coisa atrapalhando o exame que não for a infecção. ele seguira indeterminado ou ficará negativo.
      O valor do teste não importa. o que importa é se dentro dos valores de referencia ele é positivo (reagente), negativo (não reagente) ou indeterminado

  40. Obriga Dra. pelo contributo. Sou de Angola, teclo a partir de Luanda. Tive uma relação de risco no dia 11-11-2016. Estou com sintomas característicos da fasde e aguda da HIV, há cerca de 2 meses (dores de cabeça, visão turva, muito cansaço, dores de ossos…), o pior de tudo que a minha parceira está com os mesmo sintomas. Dra. estou sem Norte, tenho medo que tenha inctado com hiv, e tenha passado para minha parceira. Já fiz dois testes rápidos. o primeiro após cerca de 170 dias após o contacto, e o ultimo teste feito agora no dia 12 Maio com cerca de 181 dias. Será possível descartar a hipótese de estar contaminado. Tenho muito medo Dra. Diga-me Dra. em condições normal, quanto tempo leva a fase aguda desta doença. Aguardo ansiosamente pela a sua resposta. Obrigado, boa continuação.

    1. O tempo de evolução da fase aguda varia de acordo ao tipo de manifestação a cada caso. mas geralmente NÃO se estende por meses. Em todo o caso, em fase de infecção aguda já é possível confirmar diagnóstico por exames de sangue.

  41. Dra. keilla

    Fiz um exame de 4ª geração após 65 dias a situação de risco deu negativo , fiz um bio manguinhos no cta após 135 dias da situação de risco deu negativo …
    Esse bio manguinhos do cta e de 3ª geração ou e de 4ª ? posso confiar ou não?

    1. Olá
      Teste de 4ª geração que detectam tanto anticorpos quanto proteínas virais, no geral se positivam com 14-20 dias após a última exposição. Contudo, alguns raros casos podem levar até no máximo, 90 dias a após a exposição. Depois desse tempo pode-se encerrar o caso.
      Att,
      Dra Keilla Freitas

  42. Dra, fiz um Elisa 4° geração com 17 dias não reagente e com 30 dias um teste rápido negativo, conforme comentei antes tive vários sintomas não sei se por somatização, agora minha garganta voltou a ficar vermelha e muita tosse. Se eu tivesse na fase aguda deveria positivar algum desses exames?

    1. Olá
      Teste de 4ª geração que detectam tanto anticorpos quanto proteínas virais, no geral se positivam com 14-20 dias após a última exposição. Contudo, alguns raros casos podem levar até no máximo, 90 dias a após a exposição. Depois desse tempo pode-se encerrar o caso.
      Att,
      Dra Keilla Freitas

  43. Boa tarde doutora, tudo bem?
    Teste elisa 4a geraçao e o PCR-RNA qualitativo com 29 dias, ambos megativos, e outro elisa de 4a geraçao com 43 dias negativos posso encerrar o caso? Ja que minha situaçao não foi de risco?

    1. SE sua situação não foi e risco, não tem com que se preocupar.
      Olá
      Teste de 4ª geração que detectam tanto anticorpos quanto proteínas virais, no geral se positivam com 14-20 dias após a última exposição. Contudo, alguns raros casos podem levar até no máximo, 90 dias a após a exposição. Depois desse tempo pode-se encerrar o caso.

      Testes moleculares como os de PCR positivam antes disso mas não aparecem em cerca de 1% da população.
      Att,
      Dra Keilla Freitas

  44. Bom dia, tive relação sexual ontem com camisinha sem ejaculação dentro sem nada.. só fiquei com uma dúvida.. depilei minha virilha um dia antes dessa relação.. o fato de ter depilado essa área pode ser considerada uma relação de risco? Pois teoricamente poderiam as áreas depiladas entrar em contato com o fluido vaginal..

  45. Dra. Tive uma relação com camisinha, mas no final da relação(pênis flácido) a camisinha saiu um pouco, mas a glande e metade do pênis ficarão dentro da camisinha. Corro risco?
    Também acariciei a vagina dela e após me masturbei. Corro algum risco?
    Fiz o teste rápido e a sorologia com 31 dias -não reagente

  46. Dra. Keilla, assim como os outros aqui, tive uma exposição de risco, fiz um teste de 4ª geração (unimed/metodo quimioluminescencia CLIA pesquisa simultanea anticorpos hiv1, hiv2 e antigeno p24) com 86 dias e deu não reagente. Esperei passar 30 dias e fui ao CTA e fiz outro teste, que tbm deu negativo, este último foi com 116 dias da exposição de risco, HIV TEST BIOEASY (furou meu dedo). A Dra. sabe me dizer se este último teste é de 4ª geração? se ele for, tenho grandes chances não ter me contaminado?

    1. Testes rápidos não são de 4 geração. Apesar de mesmo os testes rápidos. já ficarem positivos com este tempo pós exposição. Sugiro que faça um teste de 4 geração antes de encerrar o caso.

  47. Primeiro obrigado pelos seus esclarecimentos.
    Segundo, gostaria de saber o que segue.
    O contato de secreção vaginal existente nos dedos com a glande é capaz de transmitir o HIV ao homem?
    Há alguma alternativa para encerrar por completo a existência de dúvida quanto a possível contaminação antes dos 90 dias para testes de 4a geração, considerando o HIV-1 e HIV-2? Até o momento foram dois testes desses, com 15 e 45 dias, ambos não reagentes.

  48. Olá, testes laboratoriais com 17, 32 e 35 dias (imunocromatografia) após a exposição de risco baixo (sexo oral sem ejaculação e sem lesões em minha boca), posso encerrar o caso? Obrigado!

  49. Dra. Recebi uma camisinha furada de uma garota da programa mas na hora da relação, por peso na consciência, tirei e coloquei uma camisinha que eu carregava comigo, minha relação com ela foi com minha camisinha. Nao fiz oral. Meu contato com ela foi apenas esse. Tem algum risco de exposição?

  50. ola fiz um exame metodo quimiolluminescencia -abbot pesquisa do antigente viral p24 e anticorpos com 17 dias depois do contato de risco fim em 2017 maio!!! deu nao reagente!! é confiavel?? tipo quantos porcento??

  51. Dra. Keila tive uma situação de risco em 04/01/2016, sexo oral com mulher sem preservativo. Fiz diversos exames de quarta geração 30,60,120,180, e depois repeti com 1 ano e três meses, todos negativos, tambem fiz pra outras dsts e hepatites todos negativos.Posso encerrar o caso ou existe soroconvercao depois de mais de 1 ano.
    Obrigado Dr Keila

  52. minha ultima relaçao “desprotegida” (rompimento de camisinha) foi no final de março.
    em 24 de maio, fiz um teste rapido (imunocromatografia) e o resultado foi não reagente.
    devo confiar? obg.

  53. tive uma relaçâo com uma mulher sem preservativo logo depois tive uma candidiase peniana e alguns linfonodos alterados que estao ate hoje fiquei quase loco e ainda estou fiz tres exames eliza de 3 geraçao 75 90 e 150 dias todos negativos sera q tenho que fazer mais exames .ja estou com vergonha de ir no laboratorio

  54. BOA noite dr. Fiz sexo oral com uma desconhecida, Por alguma coincidência 2 semanas após isso, surgiu uma s bolinhas vermelhas no meu corpo todo, a sua quais permanecem até hoje, 120 dias após o contato de risco. Com 45 dias fiz teste rápido hiv, sifilis, hepatite, tudo negativo, com 83 dias fiz de novo teste rápido e deu negativo, com 95 dias fiz o de 4g com anticorpos e antígeno p24 tudo negativo, meu exame de hepatite antihbag deu 0,61 negativo, para ser considerado negativo tem que ser menor que 0,9, fiquei intrigado com esse valor porque achei mto alto, preciso refazer ainda ? Mto obrigado

    1. Fiz uma biópsia da pele e deu dermatite crônica perivascular linfocitaria com eosonofolia reativa. Pode ser por causa de alguma dst? Me ajuda tô morrendo por dentro

  55. Olá dra, limpar a glande do pénis numa tolha com possiveis fluidos vaginais expostos á uns 5 minutos tem risco de contrair Hiv? Fiz exame de laboratório método ELFA 4 geração com 46 dias e deu negativo, é confiavel? Obrigado

  56. Olá, bom dia, onde eu encontro este de exame de teste rapido de 4 geração?
    Aquele que procura hiv1 e 2, e a proteina p24.
    Alguem sabe?

  57. Boa tarde, Dra.
    Uma noite tive relações sexuais com duas garotas. Uma delas me pediu para que fizéssemos sexo sem camisinha e acabei vacilando. Fiz por pouco tempo, mas fiquei preocupado porque fiz sexo sem camisinha com a outra menina. Não gozei dentro, porém sei que foi uma situação de risco. Esse caso aconteceu faz duas semanas. No caso de eu fazer um teste, já é possível detectar a presença do vírus HIV?

  58. Boa noite Doutora.
    Tive relação sexual com camisinha e apenas recebi sexo oral desprotegido, porém não tenho feridas, nem nada. No outro dia minha garganta inflamou e tive uma leve tontura. 3 semanas depois minha garganta voltou a inflamar, tive 2 dias com dor de cabeça apenas a noite, uma sudorese notura e um pouco de perda de apetite, fiquei febrículo 4 dias com 37,4 apenas na parte da noite e um carocinho direito no pescoço sem dor alguma e um pouco de diarréia. Fiz exames de elisa de 4 geração com 22 e 30 dias, ambos NÃO REAGENTE, será que corro algum risco de ter pego?

  59. Bom dia Dra. Keilla.

    Tive uma relação de risco no dia 18/06/2016. Fiz exames de HIV de 4 Geração de 15 em 15 dias desde então em 2 laboratórios diferentes.
    Parei os testes após um último teste com 8 meses e meio. Sendo que todos vieram NEGATIVO, inclusive os que foram feitos no CTA da minha cidade. (Também de 4 Geração)
    Além desses testes de 4 Geração, fiz Rapidcheck com 1 mês, 3 meses e 6 meses após o risco e 3 PCR Qualitativas com 30, 60 e 160 dias após o risco.
    TODOS esses testes vieram descritos como: NEGATIVO e as PCR como INDETECTAVEL.
    Após todos esses resultados, fiz um exame de 4 Geração hoje 31/05/2017, que deve ficar pronto pela tarde.
    Existe a possibilidade de alguma Soroconversao Tardia após esses exames e esse período?

  60. Bom dia Dra,
    A uma semana fui no hospital e tive que tomar medicação na veia.
    A enfermeira que tirou o acesso lavou as mãos e com um pedaço de algodão colocou alçou e passou em suas mãos.
    Reparei que quando ela tirou o acesso dá minha veia utilizou o mesmo algodão para limpar o sangue enquanto providenciava o curativo.
    Obs:ela usou luvas
    Posso considerar uma exposição de risco?
    Obrigada

  61. tive um comportamento de risco a seis meses atras e estou com alguns linfonodos alterado na virilha e nas axilas entao fiz alguns exames anti hiv eliza de 3 geraçao um com 80 dias outro com 130 dias e o ultimo com 185 dias todos nao reagente sera que posso ficar tranquilo em relaçao ao hiv

  62. boa tarde, o exame anti hiv cmia kit abbot seria de qual geração? fiz com 137 dias de exposição, não reagente. Não está especificado no exame se pesquisa o antígeno p24. Fiz 3 exames de 3 geração com 30 , 77 e 113 dias e estou aguardando resultado de um pcr.

  63. Dra. boa tarde.
    Ao fazer sexo oral em meu ex-namorado percebi uma fissura /ferida (próxima ao anus), não vi sangue, no entanto. Essa é uma situação de risco? Estava com uma afta na língua, isso aumenta as chances de contágio, caso ele seja soropositivo?

  64. Dr uma relação oral, apos 100 dias teste 4 h anticorpos e antígeno p24 e realmente seguro? Com 100 dias sifilis e hepatites tbm e seguro ? Preciso repetir ????

  65. Olá, testes rápidos negativos com 17, 32, 35 e 78 dias após exposição de baixo risco (sexo oral sem ejaculação em minha boca e não havia lesões), já posso ficar totalmente tranquilo e encerrar o caso? Muito obrigado!

  66. Boa noite, fiz exames até completar 90 dias de quarta geração que pesquisa HIV 1 e 2 e o p24.. senti sintomas como diarréia suores, e uma afta na boca.. ainda corro o risco de soroconversao? Tive a garganta inchada.. me ajude por favor

  67. Olá!
    Qual a eficácia do teste rápido bioeasy realizado 29 dias após a exposição ativo vaginal. Ressalto que foi feito profilaxia (3 remédios 1x ao dia) durante 28 dias, respeitando rigorosamente os horários, com início do tratamento após 10 horas do contato.

  68. Dra., Com um teste de 4G após 44 dias de contato, posso relaxar, ou a chance de soroconversão ainda é grande? Sei que preciso fazer o teste com noventa dias, mas as chances de mudança são mínimas?
    Desde já obrigado.

  69. Desculpe-me, mas não entendi; O teste bioeasy é pouco eficaz após 29 dias da exposição, com tratamento do PEP?
    Outra pergunta: o tratamento de 28 dias pode influenciar no resultado do bioeasy realizado após 30′ dias da exposição?

  70. Dr.Fiz teste rápido com 100 dias.certo até mulher do SUS me libero..aí fui no urologista .ele falo pra espera completa 6mess. fico meio confuso

    1. Para ser infectado pela Hanseníase ou Lepra, é preciso contato direto com pessoa portadora da forma infectante (multibacilar) e que ainda NÃO está tratando.
      Formas de infecção:
      – Via respiratória direta: As secreções nasais de pacientes não tratados estão cobertas de bacilos. neste caso o contato físico próximo (mesmo sem beijo) já pode colocar a pessoa sem a doença em contato com o bacilo
      – Via cutânea. contato direto do bacilo com pele não íntegra.

      Em geral, a maioria das pessoas que entram em contato com o bacilo, NÃO desenvolvem a doença após a exposição. O desenvolvimento da doença depende de uma variedade de fatores, incluindo o estado imunológico e as influências genéticas de cada pessoa.

    1. O número varia de acordo com o kit e o que detecta varia de acordo com cada kit.
      Qualquer valor abaixo do considerado indeterminado não corresponde à presença do vírus HIV no sangue.
      O importante é saber o valor de acordo ao numero de referencia.
      Negativo é negativo, independente do número do resultado

  71. Olá Dra. Keila eu passei por uma situação de risco recebi sexo oral desprotegido de uma acompanhante. Após está situação eu comecei a sentir dor na língua no meu lado esquerdo, dores musculares, apareceram também 3 aftas que curaram rápido e desconforto no abdômen. Eu me consultei com um clinico geral então foi feito um hemograma completo, HIV1/2 de 4ª geração e Sífilis após 45 dias do risco. Como minha contagem de plaquetas estavam baixas (112.000/mm3) ele me sugeriu consultar com um hematologista. Ao verificar outros hemogramas antes do risco as minhas plaquetas já apresentavam estes valores. Após sessenta dias tive amigdalite. O hematologista passou exame de Hepatite B, Hepatite C e Sífilis após 72 dias do risco, todos negativos, também foi realizado exame de vitamina B12 (dentro da faixa normal) e o Fator Anti-nuclear resultado negativo. Para o HIV1/2 eu fiz teste de 4ª geração com 72 e 91 dias todos os exames deram resultado não reagente. O HTLV após 120 dias resultado também negativo. Já se passaram 129 dias eu ainda sinto dor intermitente na garganta e na língua, ambas no meu lado esquerdo, contudo as minhas amidalas não estão mais inchadas. Continuo sentido dor em algumas partes do corpo também intermitentes. Foi realizado também uma tomografia no meu pescoço e foi detectado linfonodos cervicais proeminentes subcentimétricos nos níveis II e V bilateralmente. Dra. Ainda existe a possibilidade de eu ter contraído HIV? Como eu ainda me sinto inseguro sobre a minha sorologia é recomendado fazer um exame PCR de HIV? Se sim neste caso qual é o mais indicado o quantitativo ou qualitativo?

  72. Em sua resposta à Beatriz, ficou uma dúvida…Mesmo com um falso negativo, não seria possível transmitir o vírus naquele cenário? Porque vários sites dizem que pode se transmitir o vírus durante a janela imunológica, quando os exames ainda podem dar falsos negativos.

  73. Bom dia, fiz 2 exames em cta e 5 exames quarta geração em um período de 106 dias pós exposição… O último de 4 geração foi com 91 dias… Tive amigdalite diarréia.. a garganta já não dói mais e como uma tava um pouco maior que a outra fui no otorrino pra ver se tava normal e ele me disse que sim.. que uma é maior que a outra pois tem uma pequena hipertrofia mas dentro do normal.. nada que precise me preocupar.. diante disso posso encerrar o risco de ter contraído HIV?

  74. Dra. estava em uma piscina aquecida com uma garota que conheci no fds ficamos juntos mas somente nos beijamos.
    Acabei fazendo uma pequena ferida na mão abrindo uma long neck rodando a tampinha, existe alguma chance de ter contraído HIV pela piscina. Caso ela estivesse menstruada ou por algum fluido vaginal ?

    Piscina aquecida provavelmente com cloro.

  75. Olá Dra. Keilla eu passei por uma situação de risco recebi sexo oral desprotegido de uma acompanhante. Após está situação eu comecei a sentir dor na língua no meu lado esquerdo, dores musculares, apareceram também 3 aftas que curaram rápido e desconforto no abdômen. Eu me consultei com um clinico geral então foi feito um hemograma completo, HIV1/2 de 4ª geração e Sífilis após 45 dias do risco ambos negativos. Como minha contagem de plaquetas estavam baixas (112.000/mm3) ele me sugeriu consultar com um hematologista. Ao verificar outros hemogramas que tinha feito antes do risco as minhas plaquetas já apresentavam estes valores. Após sessenta dias tive amigdalite. O hematologista passou exame de Hepatite B, Hepatite C e Sífilis após 72 dias do risco, todos negativos, também foi realizado exame de vitamina b12 (dentro da faixa normal) e o Fator Anti-nuclear resultado negativo. Para o HIV1/2 eu fiz teste de 4ª geração com 72 e 91 dias todos os exames deram resultado não reagente. O HTLV após 120 dias resultado também negativo. Já se passaram 129 dias eu ainda sinto dor intermitente na garganta e na língua, ambas no meu lado esquerdo, contudo as minhas amígdalas não estão mais inchadas. Continuo sentido dor em algumas partes do corpo também intermitentes. Foi realizada também uma tomografia no meu pescoço e foi detectado linfonodos cervicais proeminentes subcentimétricos nos níveis II e V bilateralmente. Dra. ainda existe a possibilidade de eu soro converter HIV após ter respeitado o período de 91 dias ? Fazer um exame PCR de HIV zera as possibilidades de um falso negativo? Se sim neste caso qual é o mais indicado o quantitativo ou qualitativo?

    1. Receber sexo oral de alguém possivelmente contaminado não configura risco.
      Teste de 4 geração negativos com mai de 90 dias após a exposição,exclui o diagnóstico de HIV.
      Sugiro procurar um médico infectologista para te avaliar pessoalmente.

      1. Queria saber se o teste de 4ª geração detecta uma infecção ocorrida há 7 anos atrás.

  76. Dra Keila, bom dia!
    Fui ao CTA fazer TR após 190 dias de situação de risco, resultado não reagente TR e em outros testes de laboratório. Fiquei encucado após esse TR, pois a profissional não usou luvas para realizá-lo (punção digital com lanceta) nem higienizou as mãos. Não vi nenhum sangue em suas mãos, mas não consigo tirar da cabeça que poderia haver vestígio de sangue de alguma pessoa que ela realizou o TR que era soropositiva e se misturou ao meu sangue pelo furinho do meu dedo quando ela tocou em meu dedo para realizar a ordenha. Já fui a vários infectologistas e psicólogos não quiseram me prescrever a PEP, me disseram que o risco foi para o profissional e que o vírus morre em minutos no sangue exposto. Agora estou aguardando mais 90 dias para fazer outro teste e ver se não fui infectado. Quando posso encerrar esse caso com segurança? Essa situação foi de risco? O vírus morre em minutos em sangue exposto? Como sei que o teste é de 4ªgeração, vem escrito? Dos testes que já fiz em laboratório só um veio escrito pesquisa P24, ela é de 4ªgeração? O que faço para tirar isso da cabeça? Não consigo acreditar em nada, penso que isso é castigo, não quero fazer mal a ninguém, nem a meu namorado e minha família, estou pensando em fazer besteira. Por favor me ajude. Desculpe o texto extenso. Aguardo seu retorno. Que Deus a abençoe sempre. Grato.

  77. Dra., passei por uma possível situação de risco (fiz sexo oral em uma garota de programa). Já fiz diversos testes. 3a geração (60 dias), 4a geração (75 dias), PCR qualitativo (80 dias), PCR quantitativo e 3a geração (90 dias), 4a geração (109 dias). Todos negativos/indetectável. Meu infectologista disse que não há chance de eu ter HIV, mas meus sintomas persistem. Nesse período já tive tosse seca, falta de ar, depressão, falta de apetite, formigamento/agulhadas nas mãos e pés, gânglios inchados… Esses sintomas não vieram todos de uma vez, a maioria já passou. Porém meus gânglios começaram a inchar mais pro fim dos 90 dias. Mesmo assim, o exame de 4a geração nos 109 dias deu negativo. Meu infectologista disse que não é HIV com certeza.

    Você descartaria HIV com certeza, mesmo com esses sintomas? Existe alguma maneira do vírus estar “escondido” esse tempo todo? Devo continuar fazendo testes de HIV ou o problema é outro?

  78. Boa tarde,
    Tendo feito uma análise sanguínea de rotina a enfermeira antes de colocar a seringa para recolher o sangue, passou um algodão com álcool e de seguida passou com o dedo indicador da mesma (levemente) para encontrar a veia…de seguida pôs a agulha. Houve algum risco? Obrigado!

  79. Bom dia dra. Keilla Freitas, Eu tive uma situação de risco e fiz 2 exames sendo um após 60 dias (posto de saude – exame de dedo) e outro após 142 dias sendo no laboratorio (ELISA 4. geracao p24) e deram não reagente so que no do lab. apareceu 0.203 o que isso quer dizer?
    Tive alguns sintomas como
    -coceira
    -dor na garganta
    -falta de apetite
    – dor no olho
    pesquisei os sintomas e fiquei com muito medo. E confiavel e isso da minha cabeça? ou esses resultados podem indicar algo?
    Grande abraço

    1. Exame de 4ª geração negativo com mais de 90 dias após a ultima exposição, exclui o diagnóstico de HIV.
      SE ainda tem sintomas, você deve procurar um médico infectologista para te avaliar pessoalmente.

  80. Bom dia dra. Keilla Freitas, Eu tive uma situação de risco e fiz 2 exames sendo um após 60 dias (posto de saude – exame de dedo) e outro após 142 dias sendo no laboratorio (ELISA 4. geracao p24) e deram não reagente so que no do lab. apareceu 0.203 o que isso quer dizer?
    Tive alguns sintomas como coceira dor na gargantafalta de apetite e dor no olho
    pesquisei os sintomas e fiquei com muito medo. E confiavel e isso da minha cabeça? ou esses resultados podem indicar algo?

  81. Doutora , Fiz um exame de 4 geração com 65 dias da situação e um teste rapido biomanguinhos com 135 dias da situação a pessoa que aplico o teste no CTA falou que não era hiv isso que ja passo a janela , Dai to perdendo rapidamente as gordura subcultanea ou a massa do corpo todo deve ser hiv ainda? Não ja era pra ter positivado se isso fosse hiv?

  82. Boa tarde, tonsilas cripiticas em uma amigdala sem inchaço e sem dor com testes de quarta geração com 91 dias após a exposição exclui HIV ? Estou tratando um refluxo gastro laríngeo porque sentia a garganta ressecada… Com exame de quarta geração respeitando a janela de 90 dias posso descartar HIV?

  83. A pessoa com quem me relacionei fez exame em cta com 3 meses depois da relação e deu negativo também.. acredito que ela não tenha HIV senão ela nem faria o exame pra me mostrar..

      1. Olá Dra Keila vi sua resposta a está pergunta e coincidiu com oque houve comigo… fiz sexo oral em um rapaz e ele ejaculou na minha boca … após o risco passados 75 dias pedi q ele fizesse teste no cta e deu tudo negativo o de hiv hepatite b e c e sífilis.. . Não tranquila fiz com 88 dias o teste de hiv de 4 geração no laboratorio o qual deu negativo tb… posso ficar tranquila? Mesmo eu pirando com cada sintoma q aparece?

        1. Ah e eu tenho 38 anos e em todo esse tempo nenhum médico me disse que tenho algum tipo de doença autoimune… entao acredito que eu nao tenha senão acho que ja teria aparecido em 38 anos né… digo isso porque dizem que doença autoimune pode estender a janela imunológica… enfim estou no aguardo de sua opinião… Obrigada

        2. Boa tarde. Se a pessoa possui teste negativo após a sua exposição, ela não teria como passar o vírus por mais que estivesse na janela imunológica.
          A janela imunológica do teste de 4ª geração é de 90 dias após última exposição de risco, ela não muda. A chance do seu teste positivar é mínima. Mas de qualquer forma, sugiro que procure um médico infectologista de confiança, para que possa te avaliar pessoalmente e dar um correto diagnóstico. Quando há resultado negativo e mesmo assim permanecer a dúvida quanto ao diagnóstico, há testes específicos para sanar essa dúvida.

          1. Olá Dra… mas se vc disse q ele não teria como me passar hiv pois o teste dele do cta deu negativo após a minha relação com ele … então pq vc disse q minhas chances de positiva são mínimas.. . Não entendi a contradição… e eu pedi p ele fazer os testes no cta novamente isso após 109 dias da relação comigo e deu negativo todos os testes dele novamente… quer dizer após esses dois testes dele com tudo negativo 109 dias após o ocorrido eu ainda tenho chance mínima de ter pego hiv dele?

          2. ele fez o teste novamente no cta o teste rapido de hiv, com 109 dias apos o risco e deu negativo dnvo… isso quer dizer:
            ele: teste rapido cta 75 dias nao reagente
            eu: teste 4 geraçao 88 dia nao reagente
            ele dnvo: teste rapido 109 dias nao reagente dnvo
            nao tenho mais que me preocupar? afinal vc disse que se ele tem teste negativo apos a exposicao comigo nao teria como ele me passar hiv mesmo que ele estivesse na janela imunologica… correto?

  84. Dra. fiz o exame em laboratório e dizia método ezimaimunoensaio, como saber se é de 4 geração? fiz este exame com 30 dias e depois com 120 dias, todos negativos! devo fazer mais um com 180?

  85. Dra. keilla, fiz um teste de HIV em um laboratório Particular após 66 dias do contato de risco contando a partir desse ano de Janeiro até o dia 07 de Março onde o sangue foi coletado dia 08/03, a última exposição foi ano passado mais não me lembro o dia, o método utilizado foi Imunocromatográfico HIV 1 e 2 Antígeno/Anticorpos, resultado não reagente, Após 121 dias realizei um Teste Rápido no CTA métodos imunocromatográfica de dupla difusão DPP HIV 1/2 Bio Manquinhos (Teste Rápidos para detecção de anticorpos anti-hiv e de anticorpos treponêmicos), que foi no dia 02/05 saiu no mesmo dia, resultado não reagente. Posso ficar Tranquilo com esses resultados?

    1. Na maioria dos casos, estes testes já estariam positivos.
      Assim que as chances são minimas, mas sugiro que faça novo estes de 4ª geração agora e se negativo, pode encerrar o caso. A não ser que tenha existido outra exposição mais recente.

  86. Boa noite dra, após um exame Elisa com 17 dias não reagente e testes rápidos com 26, 30 e 50 dias negativos para HIV, sífilis e hepatites para descartar alguma infecção devo realizar outro Elisa com 90 dias?
    Eu tive relação com preservativo (não notei se tivesse estourado), tive uma espécie de alergia na glande do pênis na qual persiste até hoje, fiz um exame micológico direto sem presença de fungos e estou aguardando resultado do cultura, parece que estou com fungos nas unhas das mãos e pés. Será que foi meu psicológico ou imunidade baixa pela preocupação!? Tive diversos sintomas durante alo período da janela.

    1. Em alguns momentos fico com vermelhão no corpo, principalmente pescoço e rosto. Tive num urologista disse que eu não tinha nada e o clínico que eu consulto disse que pode ser tudo psicológico. Meu medo do HIV já diminuiu bastante com esses resultados mas fico com medo de o preservativo ter estourado e eu não notei é ter pego alguma DST.

  87. Boa tarde Doutora,

    Fiz exame Elisa 4a geração com 40 e 60 dias, PCR Qualitativo com 40 também!.. qual a probabilidade de soroconversão após 60 dias? meu contato foi de sexo vaginal e anal com preservativo, mas vai que….
    Devo fazer com 90 e 120… 180…? é tanta gente falando tanta coisa que até Deus duvida.

    1. Se o teste foi realizado em local de confiança e não teve novas exposições, com quase 100% de chances já não vai mais positivar. Contudo, antes de encerrar o caso eu repetiria este teste com 180 dias ou faria um de 4ª geração agora.

  88. Dra a senhora fala em teste de 4 geração , mais a maioria das cidades do interior não tem esse de 4 geração ??

    Como agente faz pra ficar em paz com os testes rápidos ?

  89. Dra Boa tarde! Em novembro de 2015 tive uma relação desprotegida com uma colega. De lá pra cá já se passara mais de um ano e meio e sempre venho fazendo exames a cada 30 dias. Já fiz testes rápidos, testes 4 geração mês passado, PCR qualitativo e NAT, todos negativos. Mas os sintomas são muitos,, comecei a perceber primeiro foi sinais vermelhos (nervus rubi) em mim e na minha esposa. Estou com irritação periana a mais 1 ano ( vermelho e coceira)
    Perda de massa muscular entre outros. Já fiz para outras DST, hepatites, sífilis, clamidia… nada encontrado. Fui semana passada no infectologista e nada. Estou preocupado em ser uma cepa viral que os atuais exames não detectam ou o hiv 2 que T bem acho que não são detectados nos atuais exames ou sua janela é maior? O problema são as coincidência dos sintomas em mim e na minha esposa.

      1. Dra obrigado pela resposta, a Dra só não comentou nada sobre cepas que não são identificadas nos atuais exames, isso pode acontecer. Já fiz 18 exames meses 1 ano e meio e minha esposa 5, o último semana passada todos não reagentes. É o que a Dea quer dizer sobre diagnóstico diferencial? Obrigado

      2. Dra. obrigado pela resposta. E sobre novas cepas virais isso é possível? Também, o que significa quando a dra fala em diagnóstico diferencial?

  90. Ola tudo bem? tenho Espondilite Anquilosante, tomo imunossupressor Humira a 6 meses …. não tive nenhuma relação de risco (tenho somente minha esposa como parceira)…. e faço exame HIV periodicamente por causa do uso do medicamento biologico… porem na ultima semana fiz um exame em um PS e deu como indeterminado…… fiz o exame novamente no Delboni em São Paulo e deu Negativo….. e no PS refizeram o exame e deu novamente indeterminado….. o do Delboni foi de quarta geração ! Pode ter dado erro na leitura no exame do PS que nao considerou minha doença imunológica? ou tenho que refazer o exame no Delboni novamete……. Obrigado!!!

    1. Testes indeterminados ou são erros do teste ou infecção aguda.
      Como o segundo teste de outro kit já deu negativo, provavelmente é algum fator confundidor do próprio kit.
      na dúvida sugiro repetir este teste depois de 30 dias, se ainda der indeterminado ou negativo. Caso encerrado

  91. Boa noite dra, tive relação desprotegida com uma conhecida e a mesma me disse que não tinha HIV.. inclusive ela fez um exame com 100 dias após a exposição e deu não reagente.. eu fiz exames de quarta geração até os 90 dias e todos deram não reagente.. tive diarréia dor de garganta e fui no otorrino ver a garganta e fiz um exame por vídeo que detectou refluxo gastro laríngeo e tonsilas cripiticas… essas tonsilas o dr me disse que não estao inchadas.. depois dos 90 dias comecei a tomar esomeprazol para tratar esse refluxo.. estou pensando em fazer um teste de quarta geração de novo agora com 120 dias.. esse medicamento pode influenciar em um resultado reagente ou não reagente? Outra coisa a senhora diz que exames de quarta geração com 90 dias descarta-se o HIV.. diante disso a dra acha que eu preciso fazer mais um exame ? Ou HIV já está descartado… Att obrigado pelo seu belo trabalho

    1. Se sua única chance de contaminação foi com alguém com teste negativo, você não tem risco de transmissão.
      Se tem qualquer sintoma presente, sugiro procurar um médico para te avaliar pessoalmente.

      1. OLA DR(A) SEU SITE E MUITO LEGAL
        MINHA DÚVIDA E SOBRE O EXAME DE SANGUE FEITO EM LABORATÓRIO APOS 25dias De uma relação de risco posso confiar? FOI P24 e deu um valor abaixo de 1.
        E o receber sexo oral pega hiv? Se tiver varios parceiros casuais,porem so RECEBO o sexo oral

  92. Dra. eu tive uma relação de risco em setembro de 2016 , de lá pra cá eu já fiz 7 testes , sendo 3 em laboratório e 4 testes rápidos , o ultimo com a janela de 250 dias no cta , por favor o que eu devo fazer , aqui não tem teste de 4 geração , eu não aguento mais , já estou quase desistindo de tudo nessa vida , muita angústia no meu coração 😪

  93. Boa tarde Dra Keila
    Tive exposição de risco onde recebi sexo oral sem saber a sorologia da mesma.
    Realizei teste elisa 4° geração com 30 dias com pesquisa de ENV GP41, P24, ENV GP35
    Sifilis sorologia teste treponemico
    Hepatites B, C
    Ambos não reagente
    Repeti com 59 dias o exame de hiv elisa 4° geração novamente não reagente.
    Posso ficar tranquilo e encerrar o assunto ou devo realizar mais algum exame a algum risco ainda?
    Obrigado

      1. Boa noite
        Entendi … Desta forma posso encerrar esse assunto ou ainda devo aguardar para fazer novos exames? Haja vista ter so recebido oral?
        Aguardo retorno. .. Obrigado

      2. Entendi… Posso ficar tranquilo ou devo realizar novos exames com mais dias haja vista soroconversao tardia
        Aguardo retorno
        Obrigado

  94. Dra . Eu tive uma relação de em Setembro de 2016 , de lá pra cá eu já fiz 7 testes , sendo 3 em laboratórios com as janelas 58 , 90 e 180 imunomatografico e mais 4 teste rápidos sendo que o último foi com a janela de 250 dias feito no cta , eu posso ficar em paz ??

  95. boa tarde dra.

    tive uma relacao com um rapaz e ele gozou nao minha mao,porem eu estava com um corte quase cicatrizado no local onde caiu o esperma dele, se ele tiver infectado eu corro algum risco ? fiz um exame de cmia quarta geracao com 23 dias que deu resultado nao reagente.

    aguardo.

  96. Por favor, Dra Keilla, também gostaria de saber sobre diagnóstico diferencial para os casos aqui apresentados. Agradeço muito pelo seu trabalho.

  97. Dra. aconteceu comigo um ato de risco a camisinha rompeu fazia tempo que eu tinha ela dentro do carro, no dia 19/08/2016 porem a partir do dia 9 de setembro até o mês de março eu realizei testes todos os meses, o ultimo teste foi dia 1 de março de 2017 exame de 4 geração método quimioluminescência. Os exames foram realizados em dois laboratórios diferentes sempre resultado negativo com a escala numérica em 0.06 a a,010, nunca tive sintomas algum de contaminação aguda, a única coisa que eu tenho é afta, e quando ela aparece eu quase fico louco de medo de poder ser contaminação pelo hiv. O último exame que foi dia 1 de marco faltava 18 dias para completar 7 meses do dia do risco, eu posso realmente esquecer isso e como lidar com esse medo das aftas.
    Obrigado pela atenção.

  98. Olá doutora, efetuei um teste rápido 4 geração com 75 dias da situação de risco, aqui em Portugal os testes rápidos são de 4 geração. É suficiente para encerrar o caso? Antes deste também fiz Elisa 4 geração com 30, 40 e 60 dias.

      1. Doutora, acabei de realizar um Elisa 4 geração com 95 dias, resultado negativo. Este tipo de teste descarta soroconversão tardia? Obrigado

  99. Dr, fiz um exame de HIV de quarta geração após 24 e outro aos 34 dias após a exposição e o resultado foi, 0.01. Menor que 0.80 é não reagente. O outro em outro laboratório deu 0,10 também com resultado não reagente. Não tenho nenhum tipo de doença, não me lembro a última vez que tive uma recaída, gripe, etc. A única coisa que tenho é, alguns tipos de poeiras, ácaros ou algum perfume já começo a espirrar de imediato, creio que isso seja o sistema imune funcionando rápido. Neste caso, qual a possibilidade de positivas se eu fizer outro teste? Por favor.

  100. Dra. Boa noite,
    Vi no Manual Tecnico de Diagnostico da Infecçao pelo HIV e em varios sites que os testes de 3ª e 4ª geração são mais sensiveis que o WESTERN BLOT. Mas gostaria de saber sua opinião sobre se um western blot feito 114 dias apos o risco, no caso de existir infecção, pode mesmo depois de tanto tempo não detectar os anticorpos para nenhuma das proteinas(bandas) pesquisadas. No meu caso deu ausencia de todas as bandas no western blot com 114 dias. Ainda corro risco de estar infectado?

  101. Dra. o uso de antigripais normais de farmácia para resfriado por uma semana 10 dias antes da realização de um teste não reagente de hiv 4 geração pode influir no resultado? Fiz o teste com 30 dias da situação de risco. Obrigado!!!

  102. Olá Dra, tudo bom com a senhora?
    Pode me ajudar com uma dúvida? Há 72 dias fiz e recebi sexo oral, sem ejaculação por nenhuma das partes, coisa de no máximo 2 minutos, ficando só por isso mesmo. Após isso, fiquei encanado que possa ter contraído o hiv. Fiz testes com 20, 30 e 70 dias, todos não reagente. Existe a necessidade de repetir mais uma vez? Existe uma janela “definitiva” pro hiv, onde após uma quantidade X de dias, a possibilidade de contágio é completamente descartada?

    Fico no aguardo, grato!

  103. bom dia dra

    tive uma relacao com um rapaz , porem o esperma dele caiu na minha mao que tava com um corte pequeno, quase cicatrizado, pouco aberto, isso pode ter risco de contaminacao de hiv ?

    fiz exame 4 geracao com 23 dias e deu nao reagente.

    aguardo resposta

  104. Dra,

    Tive relação sexual com um portador de HIV, mas só descobri que o mesmo portava o vírus após a relação, quando encontrei um frasco de Atripla no banheiro dele.
    Na penetração anal, usamos camisinha, mas fizemos sexo oral desprotegido. Ocorre que no sexo oral e nem no anal houve ejaculação por parte dele.
    Já procurei um centro de atendimento e iniciei o PEP, estou no sexto dia mas tenho observado alguns efeitos colaterais no meu corpo como olhos amarelados e as vezes tenho náuseas.
    Era indicado o PEP para o meu caso?

  105. Qual a probabilidade de falso negativo em um exame de 4° geração não reagente e um teste rápido com 60 dias negativo?

  106. tinha feito um teste com 18 dias depois do contato de risco p24 deu nao reagente agora fui doar sangue e peguei o exame que eles me deram depois exames NAT HIV nao reagente e HIV 1 E 2 nao reagente com 39 dias de risco posso ficar tranquilo?

  107. Sair com uma garota de programa ela passou lubrificante na sua vagina depois ela pegou no meu pênis coloquei o dedo na vagina dela é depois pegou em meu pênis coloquei a camisinha corro o risco de ter pegado HIV

  108. Dra. A namorada de um amigo meu tem sífilis e não sei se ela tem HIV…enfim… Eu e esse meu amigo fomos pescar e sem querer me cortei no canivete que tava com ele.. se ela ter se cortado antes de mim eu posso pega sífilis ou HIV?

  109. Sair com uma menina daí ela pegou lubrificante e passou na vagina dela e depois pegou no meu pênis tocando na glande depois coloquei meu dedo na vagina dela é também toquei na minha glande coloquei a camisinha depois fizermos sexo coro o risco de ter pego hiv

  110. Sentei em vaso sanitário não percebi que tinha sangue na borda fiquei um tempo lá sentado quando me levantei tinha sangue na glande do meu pênis estou muito preocupado será que posso ter contraido HIV ou sífilis?

  111. Dra, boa tarde!

    Lendo os comentários e a página, pelo que pude entender, após 90 dias com o teste “não reagente” de 4rta geração, encerra o caso. Isso é 100% de ctz? Zera a possibilidade de possuir e transmitir pra alguem o hiv?

  112. bom dia Dra

    apenas quero me esclareça uma preucupaçao minha, masturbei um rapaz e o esperma dele escorreu pelo meu dedao, porem a pele do dedao logo abaixo da unha estava um pouco machucada, tipo sem primeira camada da pele, pelo que vi no meu dedao nao tinha corte e nem sangue, isso poderia ser um caso de risco de contrair hiv ?
    claro que contando se ele tivesse infectado.

    aguardo resposta, pois estou preucupado.

  113. Desejo saber se há diferença entre a concentração de HIV no líquido pré-ejaculatório e no semem? Muito obrigado!

  114. Dra. Fiz um exame de 4ª Geração depois de 73 dias da situação de risco e deu negativo. Quais as chances do resultado mudar?

  115. Drq uma moça fez sexo oral em min eu ejaculei na bocaa dela depois ela cuspiu o esperma de volta em cima do meu pênis, fiquei com fiz exames no posto de de ssaúde após 45 dias deu não reagente, depois passei em uma i infectologista fiz outro exame com 52 dias, ela disse que não tenho nada posso ficar tranquilo mesmo? Não consigo ficar em Paz de jeito nenhum!!

  116. Dra,
    Fiz um teste com 30 dias da situação de risco. O TESTE DIZIA O SEGUINTE:
    Hiv 1 e 2 – anticorpos – não reagente
    Método : Quimioluminescência
    Comentários: Pesquisa do antígeno viral p24. E pesquisa para anticorpos do hiv 1 e 2.
    ESSE TESTE É DE 4* GERAÇÃO?

    A DOENÇA AUTOIMUNE (psoríase), PODE INFLUENCIAR NO RESULTADO DO EXAME E VIR A DAR UM RESULTADO FALSO NEGATIVO?
    DEVO REPETIR O TESTE?

      1. As referencias sao
        1 reagente

        Gostaria de saber pq o resultado foi diferente de 0.
        Quanto mais próximo de 1 maior é o risco de positivar?

  117. Dr. Uma moça fez sexo oral em min, fiz exames num posto de saúde com 45 diás após a exposição de risco todos os exames deram, não reagente depois passei em uma infectologista e fiz vários exames hiv sífilis hepatite e todos foram resultados não reagentes, queria saber se posso ficar tranquilo, não estou em Paz e nem consigo, apesar a infectologista dizer que não tenho ela não falou sobre a janeça imunológica. Obrigado.

  118. Dra. Doeças como Asma e Gastrite Leve podem ser causas de resultados falso negativo? Qual é a confiabilidade de um exame CMIA com pesquisa do antígeno p24 realizado com janela de 60 dias? A exposição foi receber sexo oral desprotegido. Obg

      1. Dra. Primeiramente gostaria de agradecer e parabenizar pelo canal! E também queria tirar mais uma dúvida, este exame CMIA (quimioluminescencia) com pesquisa do p24 é mesmo de 4-° geração? Quando questionei o laboratório me disseram que o teste é o ELISA,mas vi em alguns sites mencionando estes exames CMIA e ELISA de forma separada, então assim, este exame é o ELISA? E outra coisa, qual seria a possibilidade deste exame positivar após o período de 60 dias levando em consideração a minha situaçao de risco relatada acima?! Mais uma vez obrigado.

  119. Fiz exame de geração 4 apos 4 meses do ocorrido e saiu não reagente, mas deu um indice mais do que os que fiz anteriormente, os dois primeiro deu 0,22 e 0,38 esse ultimo deu 0,82, ainda preciso fazer outro exame? esse indice tem como aumentar e dar reagente?

  120. Boa Noite, Dra. Sai com uma garota de programa e penetrei o anus dela 2 vezes com o dedo sem proteção, depois do ato percebi que meu dedo estava com aquelas pelinhas soltas, aqueles machucadinhos de pele saindo, que ocorre nessa época do ano. Isso é uma situação de risco? Obrigado!

  121. percebi em suas resposta a alguns internautas que pessoas com exames negativos sendo elas falsos negativos, não transmite o vírus pelo tão pouco tempo da infecção, sendo assim posso afirma com covicção, que pessoas recém infectadas com exames negativos, mesmo sendo eles de 21 dias não infectam ?

  122. tive uma exposição de risco um dia após a exposição manti relação com meu conjulgue sem preservativo, após fiz varios exames, 21-28-34-40 todos negativos, minha duvida é, teria possibilidade de passar o virur para meu parceiro mesmo se por acaso eu fosse um falso negativo ? o virús só começa a contaminar no momento que o exame começa a constar POSITIVO ?

  123. Olá doutora, realizei um Imunoensaio Quantitativo de Quimioluminescencia de 4 geração com 93 dias da relação de risco, dando resultado não reactivo, este exame descarta por completo a infeção por hiv? Obrigado

    1. Se alguém sabitamente contraiu o vírus mais os testes continuam negativos, ela já não poderia transmitir o vírus para auguem com exames negativos a os 40 dias após a exposição ?

      1. Não há como saber que a pessoas realmente se infectou pelo vírus a menos que tenha algum teste diagnóstico e outro confirmatório positivo.
        SE os testes estão negativos no momento do contato, ela não transmite o vírus.

  124. Pessoas com exames negativos, dentro da janela imunologica trasmitem o virus ? e se for falso negativo trasmitem ?

  125. Dra. Keila, pode me tirar uma dúvida que está me tirando o sono? Eu beijei uma mulher recentemente, estava com uma água na boca mas não percebi sangramento. Caso ela tivesse um corte na boca, eu posso ter contraído hiv? Desculpe minha ignorância, não tenho conseguido dormir em paz.

  126. Oi Doutora, Eu sempre fui neurado com saude, qualquer coisinha eu ja fico preocupado.
    Tive um contato que pode se chamar de risco, recebi sexo oral desprotegido, depois disso fiquei com essa pulga atrás da orelha.
    Passado 3 meses fiz um teste, deu negativo.
    final do ano passado fiz um Check-up e acabei pedindo outro exame, e ja tinha passado 1 ano e 2 meses de contato de risco, também deu negativo.
    Ai que ta, a minha neura é, tudo que tenho, por exemplo estava com urticaria estava muito frio aqui na cidade, ai fui ler na internet sobre, e la fala q HIV tbm pode desencadear urticária, com isso eu ainda fico meio maluco mesmo tendo feito um teste com 3 meses e outro com mais de ano e todos os 2 deram negativos.
    Posso ficar despreocupado?

  127. Doutora, tive sexo com camisinha, porém recebi o oral sem e depois de 2 semanas, senti todos os sintomas da HIV Aguda. Não tive rashs, mas tive muitas espinhas e duas bolinhas vermelhas no braço, tive astenia, sudorese noturna e dor de cabeça pela parte da noite. Fiz exames de 4 geração com 22, 30 e 62 dias. Todos NÃO REAGENTE. Sei que sexo oral não é contaminante para HIV, mas eu fico preocupado, pois eu senti todos os sintomas nesse período e com 70 dias me deu herpes labial, pois meu sistema imunológico deve ter ficado baixo, com os exames, posso ficar aliviado?

  128. dr fiz um teste rapido no cta com 60 dias apos exposiçao e a moça que eu fiquei fez com 30 dias apos a ultima exposiçao dela e tanto o meu quanto o dela deu negativo mais sinto dores nas pernas e tive um furunculo na barriga tem risco do meu resultado mudar apos um teste rapido no cta com 60 dias e o fato dela estar negativo diminui a chance mesmo se ela tiver na janela imunologica por favor me responda dr

  129. Bom dia Dra gostaria de tirar uma dúvida coma senhora eu tive uma relação de risco sem camisinha no dia seguinte fiz um teste rápido de não reagente com 5 dias depois fiz um exame laboratorial hiv1 e hiv2 deu não reagente corro risco ainda ?

  130. Boa tarde:
    Ha uma semana atrás fui numa despedida de solyeiro e fui para um privado com uma das meninas do bar. Ela executou sexo oral com preservativo ….como estava bebado no consegui ter uma ereccao completa. Depois a menina se tocou e eu obtive uma ereccao completa e ela colocou outro preseservativo e tivemos sexo. No fim tirei um preservativo mas notei que tinha pouco semen e pu lo num cinzeiro, a menina entretanto passou um klenex para me limpar. Com receio que o preservativo tivesse estourado , peguei e enchi de cerveja e nao estava estourado.
    Esta situacao representa algum risco pelo facto de ter tocado no preservaivo onde a menina pos as amos depois de se tocar? ou me ter limpo a um klenex passado pela menina com as maos depois de ela se ter tocado.
    Obrigado

  131. Dra. Primeiramente gostaria de agradecer e parabenizar pelo canal! E também queria tirar mais uma dúvida, este exame CMIA (quimioluminescencia) com pesquisa do p24 é mesmo de 4-° geração? Quando questionei o laboratório me disseram que o teste é o ELISA,mas vi em alguns sites mencionando estes exames CMIA e ELISA de forma separada, então assim, este exame é o ELISA? E outra coisa, qual seria a possibilidade deste exame positivar após o período de 60 dias levando em consideração a minha situaçao de risco relatada acima?! Mais uma vez obrigado.

  132. Ola Dr(a) gosto muito do seu site.
    Minha dúvida é tive uma situação de risco a 25 dias atrás fiz o exame p24 em laboratório resultado deu 0,41S/Co (nao reagente).POSSO CONFIAR?

    E minha outra dúvida e sobre oral saiu casualmente e quase sempre recebo oral da pessoa.POSSO PEGAR ALGUM TIPO DE DOENÇA (hiv) RECEBENDO ORAL?

  133. dra a sra pode tirar uma duvida por favor varias fontes falam que e possivel passar o virus mesmo com o teste negativo devido a janela imunologica e a sra diz que nao……… tem alguma explicaçao de um teste mesmo negativo mesmo se tiver na janela imunologica nao passar o virus a sra pode me explicar fiquei com essa duvida obrigado dra

  134. Boa tarde Dra

    me tira uma duvida por favor, eu masturbei um rapaz e o esperma dele escorreu pelo meu dedo, porem a pele logo abaixo da unha estava sem a primeira camada, isso seria algum risco de contrair hiv ?

    nao vi corte e nem sangue no dedo mas mesmo assim fiquei preucupado.

    aguardo

  135. Boa noite de, eu ando mto preocupado, fiz e recebi sexo oral, passados 100 dias fiz exames de hepatite B e c , sifilis e HIV. Tudo negativo. HIV com antígeno p24. O problema que após 2 semanas da exposição me apareceu umas bolinhas vermelhas na pele como feridas, já fiz até biópsia cujo resultado deu dermatite crônica perivascular . A dermatologista não soube me explicar o que seria. Pode ter haver com dst ? Estou mto preocupado doutora

  136. Apos uma exposicao de risco fiz um teste de 4 geracao com 31 dias, um PCR quantitativo apos 40 dias e um teste rapido (dedo) em um CTA após 59 dias, tive quase todos sintomas do HIV posso descartar?

  137. Ola dr(a) Saiu sempre com caras de aplicativo de sexo.Porem so recebo sexo oral.Tem alguma chance de pegar hiv ou sifilis?GRATO.deu site é demais.

  138. Dra, boa tarde.
    Tive um contato de risco há exatos 30 dias (sexo oral desprotegido com um portador do vírus, mas sem ejaculação), fiz PEP por 28 dias. Hoje fiz um exame laboratorial e o resultado foi não reagente com índice de 0,38, sendo o valor de referência <1,00.
    Devo me preocupar com esse índice ou posso me tranquilizar?

    1. O índice não importa. Apenas se esta negativo (não reagente) indeterminado ou positivo (não reagente).
      Ao fazer uso da PEP, você precisa repetir o teste após 90 dias exposição antes de encerrar o caso completamente.

  139. 7/2017 às 15:38
    dra a sra pode tirar uma duvida por favor varias fontes falam que e possivel passar o virus mesmo com o teste negativo devido a janela imunologica e a sra diz que nao……… tem alguma explicaçao de um teste mesmo negativo mesmo se tiver na janela imunologica nao passar o virus a sra pode me explicar fiquei com essa duvida obrigado dra

  140. Doutora, primeiramente parabéns pelo excelente trabalho.
    Por favor, me tire uma dúvida.
    Tive uma relação anal com um homem, na qual eu fui o ativo.
    Conheci o rapaz no dia, e apesar de jamais, em nenhuma hipótese eu me arriscar assim, me arrisquei e não usei preservativo.
    Assim que terminamos, ( diga-se de passagem, eu estava muito nervoso, e durou uns 7 minutos apenas)
    Assim que terminamos eu o perguntei insistentemente se ele tinha HIV e ele refutou alegando que com certeza não tem, e que a cada 6 meses ele faz exame e tal, enfim… Alegou que não tem mesmo e eu que eu poderia ficar tranquilo.
    Claro que existe a possibilidade dele ter, e ele não saber, visto que tem no intervalo do último exame que ele fez, ele deve ter feito sexo sem proteção com mais alguém, estou deduzindo, eu não posso afirmar.
    Se passaram exatos 21 dias – vinte e um –
    E meu exame de 4 geração deu Não reagente.
    Visto que a pessoa me garantiu que se cuida e que faz exame de vez em quando, e que sabe de sua situação, ou seja, sabe que não tem o vírus.
    Posso encerrar o caso baseado no teste de 4 geração com 21 dias?

  141. Olá! Primeiramente parabéns pela belíssima iniciativa de ouvir, aconselhar e tirar as dúvidas das pessoas. Bem, eu acariciei um rapaz, porém ao tocar em seu pênis percebi que o mesmo já estava com líquido pré-ejaculatório. Porém o rapaz não ejaculou naquele momento. A minha dúvida é: logo abaixo de uma unha minha estava sem a primeira camada, porém sem nenhum corte. Mas tive contato direto com o líquido ejaculatório do mesmo. Isso seria algum risco de contrair o HIV, caso o rapaz estivesse contaminado? Seria interessante eu fazer algum teste para detecção do HIV? Obrigado!

  142. Atualmente a taxa de falso negativo, ou seja, resultados negativos em pacientes positivos, para o ELISA é de 0,001%, se o teste for feito respeitando a janela imunológica de 1 mês. Isto significa que um teste para HIV negativo feito por um ELISA de 4ª geração é um resultado muito confiável. Cabe ressaltar, novamente, que é preciso respeitar a janela imunológica de 30 dias.

    Bem, diante disso pergunto:

    Tem diferença um exame de 4 geração com exatos 15 dias,

    Pra um de 4 geração com exatos 30 dias?

    Se com 15 dias der NÃO REAGENTE, isso é definitivo?

    Ou isso pode mudar com mais 15 dias, ou seja, com 30 dias?

  143. Dra. O teste Quimioluminescencia do kit abbot/architect, que pesquisa por 5 antígenos recombinantes e 2 peptideos sintéticos + o anticorpo anti hiv para detecção do antígeno p24 é um teste de 4 geraçao? A janela em média é a de 14-20 dias?

  144. Sair com uma garota ambos não sabíamos da sorologia um do outro a camisinha estourou fizemos um teste rápido no dia e outro após 39 dias qual o risco de nós termos HIV?

  145. Boa noite Dra. Keilla, estou grávida de 9 semanas e meu teste de HIV (4° geração) deu indeterminado (ELISA resultado 4,5), repeti o exame e seguiu indeterminado. Verifiquei que o tempo da janela imunológica para este é de 15 à 90 dias. Faz 60 dias aproximadamente que eu e meu marido tivemos relação pela ultima vez, ele garante que não teve relações extra conjugais. O que pode estar acontecendo ? Fiz a vacina para H1N1 em abril…. Estou muito preocupada com as outras opções do motivo de indeterminado…. Você poderia me ajudar.

    Obrigada

    1. SE o segundo teste indeterminado foi com 30 dias de diferença do primeiro, NÃO É INFECÇÃO. Vacina do H1N1 pode sim causar teste ELISA, falso POSITIVOS.
      Na dúvida peça para seu marido realizar o teste. Se ele estiver negativo e sua exposição tiver sido apenas com ele, já pode encerrar o caso.

  146. Boa noite Dra.
    Tive SR e realizei os exames hepatite, sifilis, Hiv com janela de 91 dias NÃO Reagente.
    Ha algum risco ainda de soroconversao? Ha risco do virus não aparecer nos exames realizados?
    O teste que realizei foi o resultado:
    Antigeno HIV 0,21
    Anticorpos HIV 0,19
    Aguardo seu retorno
    Deus a abençoe

  147. Fiz 1 exame daquele p24 com 17 dias da exposição de risco deu não reagente e com 36 dias fui doar sangue e depois fui pegar o resultado é deu HIV 1 e 2 não reagente e NAT não reagente!!!

  148. Dr a keilla salvação!!!! Me responda tbm li que o teste NAT tem janela imunológica de 11 dias quando fui doar sangue fiz o NAT e outros deu todos não reagente obs tava com 36 dias da última exposição!! Então posso ficar mais tranquilo??

  149. Apos uma relacao de risco, fiz teste de 4 geracao apos 30 dias ,PCR quantitativo apos 45 dias e teste rapido apos 58 todos negativos, posso descartar a infeccao?

  150. Dr. Parabéns pelo trabalho, com certeza acalma o coração de muitas pessoas, bem como alerta aqueles que devem buscar apoio médico presencial!
    Tenho algumas dúvidas que não vi nos outros comentários/respostas.
    Caso a pessoa tenha sintomas do hiv, pode significar que seu organismo já está reagindo ao virus, e caso ela faça os testes este já indicarão a presença da doença, procede? Meu caso: após exposição, sentiu sintomas , teste de cta (bioclin) com 45 dias, não reagente. Posso dizer que os sintomas foram por outro motivo, pois como sintomas aconteceram e sessaram meu corpo já teria se manifestado contra o vírus, e o exame teria detectado? Testes de 4a geração podem ser comprados em farmácia?

    1. Os sintomas com teste de 4ª geração não correspondem ao vírus.
      Ainda não se encontram teste de 4ª geração em farmácias, A venda de testes rápidos em farmácias já foram liberados pela ANVISA, mas desconheço que já estejam nas prateleiras.

      1. Mas este teste Bioclin é de 4a Geração? 45 dias após a situação de risco, com este teste não reagente, pode ficar despreocupado? Obrigado

  151. qual a chance de uma soroconversão após exame de hiv com pesquisa simultanea de antgenio p24 a os 62 dias ? com esse exame negativo memso que supostamente estivesse contaminado, trasmitiria para auguém ?

  152. Boa noite Dra.
    Tive SR e realizei os exames hepatite, sifilis, Hiv com janela de 91 dias NÃO Reagente.
    Ha algum risco ainda de soroconversao? Ha risco do virus não aparecer nos exames realizados?
    O teste que realizei foi o resultado:
    Antigeno HIV 0,21
    Anticorpos HIV 0,19
    Aguardo seu retorno
    Deus a abençoe

  153. Dr.a, no dia 9 de junho tive uma relação de risco com um companheiro( fizemos sexo oral desprotegido, ejaculando na boca), e novamente no dia 3 de julho ! Acontece que estou tratando uma gengivite e fiquei receoso, pois recentemente estou com uma gripe/resfriado forte, dor na articulação, dor muscular, tive fraqueza, dor de garganta, linfonodos inchados, língua branca, perda de peso ! Entrei em contato com esse parceiro pois fiquei preocupado com a possibilidade dele ter alguma dst, tendo ele me esclarecido que já realizou exames por duas vezes há um tempo e estava “limpo” !
    No dia 16/07 fui no pronto socorro da unimed em decorrência do mal estar, e eu estava com uma contagem de leucócitos em 11.700 mm3, neutrófilos bastonetes em 351 mm3 e segmentados em 9.028 mm3, linfócitos em 1.569 mm3, os demais resultados em valores excelentes, tendo o médico plantonista informado que é um valor normal em quadro gripal.
    No dia 17/07 realizei um exame de sangue laboratorial para dst’s, inclusive a pesquisa do antígeno p24 e anticorpos hiv1 e hiv2 (quimioluminecência abbott), tendo eles voltado como NÃO REAGENTE !

    PESQUISA DO ANTÍGENO VIRAL HIV 1: P24
    PESQUISA DE ANTICORPOS PARA ANTÍGENOS VIRAIS:
    HIV-1: ENV GP41, GAG P24 E PROTEÍNA RECOMBINANTE DO SUBTIPO “O”
    HIV-2: ENV GP36
    RESULTADO……….. :AMOSTRA NAO REAGENTE PARA HIV

    Minhas dúvidas são as seguintes:
    1- na hipótese de que eu estivesse experimentando sintomas “fase aguda do hiv” ele já estaria positivo?
    2- essa fase aguda interfere no resultado das plaquetas? Hemácias, etc (valores do meu exame está ótimo, etc)?
    2- esse método é o de 4a geração ?
    3-posso ficar mais tranquilo com esse resultado não reagente?

    Desde já, parabenizo seu trabalho e agradeço a atenção !

    1. 1- na hipótese de que eu estivesse experimentando sintomas “fase aguda do hiv” ele já estaria positivo? – Sim
      2- essa fase aguda interfere no resultado das plaquetas? Hemácias, etc (valores do meu exame está ótimo, etc)? – isso pode ocorrer, mas valores normais não excluem o diagnóstico
      2- esse método é o de 4a geração ? – Sim
      3-posso ficar mais tranquilo com esse resultado não reagente? – Sim

  154. Uma vez me cortei com Uma lâmina de outra pessoa… Passados 10 meses eu comecei a pensar sobre isso, então fiz um teste que detectava varias doenças, método Elisa. Todas deram não reagente, inclusive o HIV
    Eu estou entrando em depressão por causa disso :/ porque eu li em um site que pode haver casos de soroconversao tardia…sera que depois de 10 meses eu posso confiar no resultado e esquecer essa história?

  155. Doutora, desejo saber qual é a chance aproximada de ainda ter um resultado reagente após a seguinte situação: Fui penetrado no ânus por dois dedos do parceiro com líquido pré ejaculatório do mesmo, este com sorologia desconhecida. Realizei PEP (28 dias), dois exames de 4ª geração não reagentes (com 16 e 32 dias após exposição) e mais um TR com 34 dias não reagente. Desde já agradeço pela sua atenção. Abraço

  156. Ola Dra muito bom seu site.
    Minha dúvida é eu sai com um rapaz e acariciei o anus dele com os dedos e posteriormente eu com a mesma mão me masturbei.Como algum risco?

  157. Dr. Keila Freitas,
    Desculpe a insistência, depois de 4 meses deu não reagente com índice 0,82, mesmo com esse índice eu não preciso fazer mais exame nenhum, posso ficar despreocupado? Fiquei muito preocupado com o índice, por favor, esclareça a minha duvida, preciso deixar essa historio bem definida.

  158. Boa Tarde, Dr Keila Freitas.
    Tem alguma chance, mesmo sendo minimas de estar com o vírus, fazendo o teste ELISA 4 geração com mais de 90 dias da espocação e o mesmo dando negativo/não reagente?Claro sem ter outro tipo de espocação.

  159. Doutora eu não entendi a diferença entre detecção de anticorpos e antígeno. Qual a real janela das hepatites ? Um teste com 100 dias negativo é definitivo ???

  160. Obrigado por estar sempre sanando as duvidas de todos os preocupados com o tema

    meu caso é o seguinte. eu recebi sexo oral de uma transexual possivelmente positivo segundo as más línguas. fiquei muito preocupado apesar de saber que o sexo oral não é um fator de risco muito alto porque no momento eu estou com uma candidiase persistente que facilita a transmissão.

    o segundo fator foi como esse indivíduo sorveu o liquido seminal. ela havia acabado de estar com outro cliente e então pensei que talvez se ela tivesse vestígios de semem dele na boca pudesse facilitar a contaminação se por acaso esse indivíduo também fosse positivo aliado com a candidiase.

  161. quais as chances nestas condições da mensagem anterior?

    minha maior preocupação agora é a incerteza quanto a janela imunológica. apesar de ter uma consulta medica em breve estou muito agoniado para saber quanto tempo terei a duvida. pois não quero revelar essa possibilidade a meus familiares ainda. e por outro lado eu tenho medo de contaminar meu filho cuidando de um machucado que é muito comum pois ele brinca muito no sitio do meu pai e sempre esta ralado. também brincam muito de luta as vezes ele me arranha. tira a casca de algum machucado e sangra. sei que o risco nesse tipo de situação é baixo. mas por se tratar de um joia tão precioso não consigo me sentir seguro.

  162. Primeiramente Boa noite Dr.tive um comportamento de risco fora do casamento 3 meses depois fiz um teste rápido que deu negativo, após 4 meses a minha esposa fez um teste sorologico na ubs que deu negativo posso encerrar o caso?

  163. Bom dia doutora! Sou casado há 3 anos, acabei tendo uma relação extra conjugal, acabei contraindo uma sifilis com VDRL 1/16. Cabei fazendo teste rápido com 5 dias após essa relação, onde HVI deu negativo e a sifilis reagente, já estou na 3 dose da bezatacil. Minhas dúvidas, não mantive relação com minha esposa, mas temo de passar sifilis e é claro estar contaminado com o vírus do HVI. Por favor me tire minhas dúvidas, pois já estou com meu psicológico afetado

  164. Dra, boa noite! Como as doenças auto imunes como o lúpus influenciam na detecção do HIV, na janela imunológica propriamente dita? Somente no tempo ou tem algo mais?

    No aguardo, grato!

  165. Dra Bom dia
    Por favor me esclareça minha pergunta.
    Tive SR realizei todos os testes sifilis hiv e hepatite com 95 dias nao reagente.
    O teste foi com pesquisa de antigeno e anticorpos tem algum risco ainda de soroconversao? Com esse tempo e teste tem risco do virus nao aparecer nos exames?
    Aguardo seu retorno
    Obrigado

  166. Olá, bom dia Dra. Keilla Freitas.
    Eu tenho uma dúvida… Uma vez me cortei com a lâmina de outra pessoa e essa lâmina estava com sangue seco. Depois de 10 meses eu fiz um exame de método Elisa(não apenas para hiv) e deu não reagente tudo .. Mas eu tenho medo… Será que eu posso confiar no resultado ? Ou será necessário fazer outro ? Pois eu li em um site que em algumas pessoas pode haver soroconversao tardia…
    Obrigada

  167. Apos uma relacao de risco, tendo todos os sintomas do hiv e apos a janela imunologica resultado negativo qual outra doenca pode ser?

  168. Fiz sexo com camisinha, apos retirar a camisinha a secrecao ficou em minhas maos que eu nao percebi mais estava com alguns cortes feito no mesmo dia (trabalho) isso configura risco?

  169. Dra. Para um teste de 4° geraçao ser definitivo e encerrar o caso eu preciso esperar passar os 90 dias, ou eu posso fazer o teste na data exata em que se completam os 90 dias?! E qual fator poderia influenciar um teste de 4° geraçao a dar positivo após 60 dias?! Obrigado

  170. Bom dia Dra.
    Tive situação msm não sendo considerada de risco (recebi sexo oral) realizei testes hepatite sifilis e hiv com 95 dias não reagente.
    Com esse tempo e sendo o teste de 4 geração posso ficar tranquilo e encerrar o assunto ou devo realizar mais teste com mais tempo.
    Aguardo retorno

  171. Doutora tive uma relação de risco vai fazer 7 meses, dai com 65 dias fiz um exame de 4 geração e com 135 dias um teste rapido e agora com 185 dias fiz outro todos negativos,So não entendo pq estou secando igual acontece na lipodistrofia pernas afinou perdeu a massa gordurosa totalmente dos braços e rosto , Ja fiz exame de glicose ,TSH deu tudo normal e de todas dst , Ainda corro o risco de ser HIV? Obrigado pela atenção.

  172. Há 103 dias recebi sexo oral por uma garota com sorologia desconhecida. Fiquei encucado e fiz dois exames de HIV, o primeiro com 31 dias e o segundo com 87 dias. Ambos pelo método eletroquimioluminescência. Em ambos os exames tem a seguinte informacão: KIT COMBI 4° GERAÇÃO. Os dois exames deram resultados “não reagente”. Posso encerrar o caso e ficar tranquilo ou preciso fazer um novo exame com 120 dias?

  173. Boa noite dr. Parabéns pelo trabalho. Após 2 semanas de sexo oral realizado é recebido tive dermatite crônica perivascular linfocitica e estou até hoje 6 meses após. Vi que o hvtl 1 é um sintoma ? Tô mto preocupado

  174. Ola..ou profissional da saude..fui realizar o exame teste rapido de hiv em 1 paciente e respingoi uma gota de sangue no meu antebraço no momento que fui colocar na amostra..e o paciente era soro possitivo..em seguida passei alcool e lavei com agua e sabao. Corro risco?O SAAE me informaram que xom precisava entrar com a medicacao AZT.

  175. Estou com cansaço, dor de cabeça e tosse, 38 dias após a exposição de contrair o vírus. Se eu fizer um teste de 3° geração, e digamos que os sintomas citados correspondem à fase de infecção aguda do HIV, daria positivo?

  176. Dr Boa noite tive uma relação fora do casamento com 3 meses fiz um teste rápido deu não reagente após 4 meses a minha esposa fezelio um teste sorologico e deu negativo posso dar o caso como enserrado?

  177. A senhora fala que pessoas com teste negativos não trasmitem o hiv, mais se por acaso fosse um negativo pelo pouco tempo de exposição, já não haveria essa possibilidade de trasmissão ?

  178. caso meus testes diagnostico estivessem negativo de fato eu não trasmitiria o virus em hipotese auguma mesmo se estivesse dentro da ‘Janela imunologica’ ? ENTÃO APARTI DO MOMENTO QUE OS TESTES PASSASEM A SER POSITIVO, EU TERIA POSSIBILIDADE DE TRAMISSÃO ?

  179. PELA MINHA ANSIEDADE FIZ VARIOS TESTES, CREIO QUE DESNESSESARIOS COM, 21-28-34-40-50-58-62, TODOS COM PESQUISA SIMUTANEA DE ANT P24, GOSTARIA DE SABER QUAL A CHANCE DE SOROCONVERSÃO ?

  180. TODO EXAME COM PESQUISA SIMULTANEA DE ANTGENIO P24 É DE 4 GERAÇÃO, OU PODE EXISTE DE 3° GERAÇÃO COM PESQUISA DE ANTGENIO P24 ?

  181. passei por uma situação de risco e após 62 dias fiz um exame com pesquisa simultanea de ANTGENIO P24 (não reagente), minha duvida é após minha situaço de risco manti relação com minha esposa, só que tenho esse exame com 62 dias da exposição, posso ficar tranquilo em relação a achar que trasmitir pra ela, já que tenho um exame negativo com 62 dias após a situação de risco e a relação com minha parceira ?

  182. Dra Boa tarde, tenho visto na internet que a sífilis é uma porta de entrada também para o vírus HIV, como a Dra tem respondido anteriormente, receber sexo oral de alguém não é risco de ser contaminado pelo hiv sífilis ou hepatite, minha duvida, no caso de gonorréia, clamidia, HPV ou até mesmo a candidíase no caso de receber sexo oral como sou homem serve também como porta de entra pra HIV sífilis ou hepatite? Visto que fiz exames em laboratório Do Hermes Pardini após 89 dias foram todos não reagentes, mas venho tendo queimaçoes em meu pênis, isso já faz dois meses segundo meu urologista estou com uma micose tipo uma candidíase, visto muito provavelmente eu peguei dessa moça que fez sexo oral min, está persistente já tomei remédios e passei pomada, aliviou um pouco mas ainda está um levemente queimando e as vezes sinto umas águlhadas. Obrigado.

  183. Dra desculpe acabei esquecendo de mencionar sobre outra doença que é o vírus da herpes simples 1 e 2 também são portas de entras para outras DSTs inclusive o HIV? Obrigado.

  184. Doutora, boa tarde! Uma dúvida: estava brincando de lutinha com um amigo, sem qualquer pretexto sexual e ele acabou me cortando com a unha dele. Saiu um pouco de sangue de mim, mas nada demais. Devo me preocupar? Isso é considero contato de risco mediante alguma condição?

  185. Há 103 dias recebi sexo oral por uma garota com sorologia desconhecida. Fiquei encucado e fiz dois exames de HIV, o primeiro com 31 dias e o segundo com 87 dias. Ambos pelo método eletroquimioluminescência. Em ambos os exames tem a seguinte informacão: KIT COMBI 4° GERAÇÃO. Os dois exames deram resultados “não reagente”. Posso encerrar o caso e ficar tranquilo ou preciso fazer um novo exame com 120 dias?

  186. boa tarde Dra

    uma pergunta, rivotril, sertralina e topiramato podem alterar o resultado do exame de quarta geracao ?

    aguardo

  187. Olá Doutora. Após uma exposição de baixo risco (sexo oral sem ejaculação) fiz PEP por 28 dias. Já fiz três exames que analisaram antígenos e anticorpos com 16, 32 e 52 dias após a exposição. Posso ficar totalmente tranquilo ou ainda há chance de positivar? Se sim, qual a probabilidade? muito obrigado! Abraço

  188. Boa tarde dra
    TIVE UMA SITUAÇÃO DE RISCO FUI ATV SEM CAMISINHA(anal) POREM MEU PARCEIRO TINHA FEITO EXAME DE SANGUE FAZIA TRES DIAS(p24 e anticorpos) ELE TINHA SAIDO COM UM RAPAZ 15 dias atras.CONFIO NO EXAME?

  189. Olá dra. Eu me cortei com uma lâmina de outra pessoa e depois de 6 meses eu fiz o teste de hiv e deu não reagente.(método Elisa). Mas eu estou muito preocupada porque emagreci, está me aparecendo vários roxos no corpo,… Será que é necessário fazer outro? :/ obrigada

  190. Fiz exame de hiv 1 e2 com 30/60 e 94 dias apos a relaçao de risco e deu negativo ,posso descarta a possibilidade de infecçao.

  191. HOJE COMPLETOU EXATOS 20 DIAS DA MINHA SUPOSTA RELAÇÃO DE RISCO. FIZ O 4 GERAÇÃO COM 14 E HOJE COM 20 DIAS.
    AMBOS NÃO REAGENTE. CLARO QUE VOU FAZER DE NOVO COM 30 DIAS, COMO É O PROCEDIMENTO.
    TENHO 2 PERGUNTAS:

    1 – COMO ESTÁ DANDO NÃO REAGENTE ATÉ HOJE COM 20 DIAS, NA POSSIBILIDADE DE EU TER O VÍRUS, HÁ POSSIBILIDADE DE EU TRANSMITI-LO HOJE POR EXEMPLO QUE FECHOU 20 DIAS E DEU NÃO REAGENTE, OU SEJA, ENQUANTO DA NÃO REAGENTE, É POSSÍVEL TRASMITIR O VÍRUS ( CASO O TENHA )

    E OUTRA, COM 14 DIAS DEU NÃO REAGENTE, 0,28
    HOJE COM 20 DIAS DEU NÃO REAGENTE 0,25

    SE COM 3O DIAS DER NÃO REAGENTE, E SE DEUS QUISER VAI DAR, POSSO ENCERRAR O CASO VISTO QUE NÃO TIVE E NEM VOU TER OUTRA RELAÇÃO ATÉ O TRIGÉSIMO DIA?

  192. DRA. Keilla, boa noite. Transei com um cara positivo para HIV e ele ejaculou fora, limpou e jogou fora. No caso de alguns tracos de semem terem ficado na minha mão e eu ter coçado o nariz machucado por dentro, tenho risco de ter sido infectado? O machucado no nariz estava recente com sangue. Obrigado

  193. Boa noite tive um relação de risco a 2 anos e 6 meses , foi apenas sexo oral da parceira entre esses 2 anos e meio eu fiz de 8 a 9 exame de hiv o último da 4°geração tem algum risco ainda de contrair nesse último exame deu -> 0.07 s/co ?

  194. E e fez 2 meses que tomei a vacina do H1n1 e eu fiz o exame da 4°geração eu fiz sábado dia 31 /07 deu 0.07 s /co eu posso fica tranquilo com esse resultado e sobre a vacina ?

  195. Dra, boa tarde, tive relação com preservativo porem tive balanopostite após a relação que só está melhorando agora depois de 4 meses, fiz teste de 4° geração após 17 dias não reagente, fiz teste rápido de HIV, sifilis e hepátites com 26, 30, 50 e 100 dias negativos, posso encerrar o caso!? Muito obrigado

  196. boa tarde Dra

    uma duvida , esperma pode trasmitir hepatite c ? é que aconteceu um fato em que escorreu esperma pela minha mao que estava com corte meio aberto, fiquei meio preucupado, claro que nesse corte nao tinha sangue, mas mesmo assim fiquei preucupado, e qual a janela imunologica,
    aguardo

    abrigado

    1. Dra

      no caso que citei o esperma do companheiro escorreu pela minha mao que tinha um corte , poderia ser algum risco ?

  197. Recebi sexo oral e engoli o semen. 1 mes depois tive dor de cabeça, febre e dor no corpo, surgiu pintas. fiz o exame deu positivo para sifilis(1/64) e positivo para HIV. O laboratorio me pediu amostra de sangue uma segunda vez para o HIV. Isso significa que sou positivo mesmo?

  198. Dra, tive relação com uma garota de programa que fez sexo oral em mim sem camisinha. Não fizemos sexo. Porem acredito que ela esteja com hiv e sem fazer tratamento. Estou muito preocupado com os riscos da exposição. O fato ocorreu há 12 dias e estou sentindo todos os sintomas da fade aguda. Passei por 4 médicos e todos disseram que estou preocupado sem necessidade. Me pediram pra fazer exames mas estou com medo. Sem contar que tem essa história de janela imunológica. Me ajuda pelo amor de deus, estou quase morrendo de tanta ansiedade. Muito obrigado

  199. Dra. Por que um Elisa 4 geração com 30 dias não e confiável? Minha dúvida é se após o período de eclipse o marcador viral já e capaz de identificar a partícula viral porque ainda há casos de soroconversao tardia se o teste procura o vírus e anticorpo?

  200. Bom dia Dra,
    Tive relações (com camisinha) com uma garota de programa, creio que a camisinha estava intacta até porque a garota não permitia nem sexo oral e nem vaginal sem camisinha. Passei diversas vezes as mãos na vagina dela e como costumo roer bastante as unhas, as peles ficam bem finas e depois possa ser que tenha usado a mesma mão para manusear o pênis.
    Foi a primeira vez que me relacionei com uma garota de programa, e depois não tive mais sossego. Depois de tanto pesquisar na internet, comecei a sentir vários sintomas que acontecem na fase aguda. Então resolvi ir na emergência e fazer um teste completo com 25 dias.. incluindo HIV-1 e HIV-2, além de outros para detectar outras DSTs, e todo o meus resultados foram bons e os de HIV deu não reagente.
    Pois bem.. fiquei tranquilo mas depois caí na pilha novamente e em alguns lugares da minha perna apareceram elevações que coçam bastante (aqui existe muito mosquito), mas estou noiado.
    Acha que minha situação foi de risco? Estou altamente preocupado.
    Desde já, agradeço.

  201. Dra. Parabéns pelo site, no próximo dia 19/08 ira fazer um ano do meu contato de risco, fiz acompanhamento até o sétimo mês realizando exames em todos os meses com todos os exames não reagentes. Posso esquecer esse medo de ainda depois de sete meses eu fazer outro exame de hiv e vim positivo. Meu medo é pelo fato de quase todos mes eu ter aftas na boca.

  202. Olá Dra, Tive relação sexual com uma acompanhante e a camisinha rompeu na lateral ,na mesma hora em que percebemos, eu retirei meu pênis, estávamos fazendo sexo anal.A minha glande não ficou exposta, apenas rompeu na lateral
    e Procurei a PEP e estou no quarto dia, sofrendo com os efeitos colaterais, a sra acha que a minha exposição foi de risco? e deveria continuar tomando a pep? Desde já muito obrigado, pude ficar mais calmo com alguns esclarecimentos que a sra realizou acima

  203. Boa noite
    Doutora tira uma duvida,tive uma relação de risco no dia 28/04 e fiz exame de hiv 1e2 com 30/60 e 90 dias e todos deram nao reagente entao fiz o westen-blot e tambem deu negativo posso confiar no resultado ou tenho que fazer outros.

  204. Dra. Keilla,

    Um exame de HIV 1 e 2 Quimioluminescência se insere em qual geração? Qual é a janela imunológica nesse caso? Eu fiz um desses com 30 dias e outro com 90 dias da relação de risco (ambos negativos), preciso fazer outro (já vai completar 180 dias)?

  205. Ola doutora,fiz um hemograma meus linfocitos tavam 39%,22 dias depois caiu pra 22%,isso tem haver com virus hiv?

  206. Doutora dermatite e urinar várias vezes no dia pode ser htlv ? Sendo que HIV sifilis e hepatites negativos com 120 dias

  207. Bom dia doutora,tou com faringite viral faz mais de 40 dias,meus linfocitos cairam de 39% pra 22% isso tem haver com virus hiv?

  208. Um resultado Negativo com 20 dias da suposta exposição, pra um resultado com 30 dias.
    O que significa, essa “diferença da curva” ?

  209. Ola dra boa noite Recebi sexo oral de um rapaz que sai com vários caras,Ele fez oral em mim ate eu gozar Corro algum risco?A PEP E INDICADA?

  210. Estar tomando o remédio ANNITA ( para diarréia) pode, de alguma forma interferir no resultado de um exame de HIV 4 Geração?

  211. ola boa noite qual e o prazo maximo para fazer o teste de hiv ,pois ja faz 11 meses e ja fiz 20 exames de sangue

  212. O médico disse que não precisava mais fazer outro exame precisamos fechar o diagnóstico posso confiar nele ou você acha que ele repetir?

  213. MASTURBAÇÃO DUPLA ENTRE 2 HOMENS QUAL O NIVEL DE RISCO? AS MÃO DELE ENTROU EM CONTATO COM MEU LIQUIDO PRE EJACULATORIO NA MINHA GLANDE!

  214. SEGUINDO A PERGUNTA ANTERIOR NÃO HOUVE EJACULAÇÃO! JA ESTOU FAZENDO USO DO PEP! EM QUANTOS DIAS POSSO FAZER UM NOVO TESTE?

  215. DRA,muitos sites falam que RECEBER sexo oral PODE PEGAR HIV.E pq a PEP nao esta recomendada? Posso receber sexo oral dê homens

  216. É possível pegar hiv usando o kit de glicemia de uma pessoa infectada? Através da canetinha q fura o dedo?

  217. 90 dias é o tempo máximo para testes de 4Geração, ou esse tempo pode ser maior dependendo da exposição?

  218. Uma exposição de maior risco, pode aumentar esse tempo de 90 dias, ou se tratando de 4 Geração, 90 dias é sempre o tempo máximo?

  219. Porque alguns protocolos de acidentes com material biológico e os bancos de sangue adotam uma janela imunológica para hiv de 12 meses?

  220. Porq bancos de sangue, biólogos e protocolos de acidente biológico a janela é de 01 ano? confio no biólogo ou no infectologista?

  221. Estou a quase 180 dias de janela, com testes 4 geração, w blot negativos. Devo aguardar 01 ano ou posso ficar tranquilo com 6 meses?

  222. Dra. A Pep causa ardor anal e para urinar! Dor abdominal baixa! Já tomei azitromicina 1 g num Dia e no outro dia ciprofloxacino 500mg

  223. Dra, com o resultado negativo do teste de Imunocromatografia após 6 meses é possível encerrar o assunto? Desde já, obrigado.

  224. Dr,fiz teste rapido c/30,60,90,120,180 e 300 dias e 1,4°gr com 205 dias ,posso encerrar o caso ou devo ainda investigar após 1ano?

  225. EM SANGUE SECO, O HIV PODE SOBREVIVER POR 8 HORAS? EM UMA GILETE DE FAZER A BARBA.
    OU SEJA, SOBREVIVER A PONTO DE SER TRANSMI´SSÍVEL.

      1. Obrigado pela informação, fiz esse teste em um hospital publico e não vem dizendo o que o teste identifica. Por isso estou na dúvida.

  226. Fiz sexo oral vaginal, engoli a saliva após, depois lavei a boca com água e com listerine. Qual o risco de pegar HIV ?

  227. Dra, tive uma relação sem proteção e realizei o teste abbott com 30 45 e 87 dias após a relação. Posso encerrar o caso, embora seja 90 dias?

  228. Recebi oral deG.P sem proteção e a masturbei com mão.Exames HIV4ºG:26,37,65,101dia.3ªG:110diasVDRL :37,65,101dia.HBsAg-HCV:37 e101dia. Ok?

  229. Após 5 dias coceira todo corpo sem manchas CONTINUA APÓS 115DIAS),alergia redor boca Suor noturno-3kg após 20 dias dor garganta.

    1. Cont de Leucócitos 1 p campo OK. Todos Exames NÃOREAGENTE. O que pode ser a coceira no corpo? Preciso repetir os exames ou são definitivos?

  230. Gostaria de saber se o testede 4ª geração detecta uma infecção ocorrida há 7 anos atrás.

  231. OLA DRA SEU SITE É INCRÍVEL,estou na PEP,porem alguns dias tomo 07:00 da manha e outros 07:10 ,07:05 tem diferenca esses intervalos?

  232. Gostaria de saber se o “vermelhão” que vc menciona como sintoma, vem e vai nos dias ou se ele é constante durante os dias?

    1. O tipo é ficar constante e ir diminuindo com o tempo. algumas coisas com banho de sol ou banho quente podem aumentar.
      Na dúvida procure pessoalmente um medico infectologista para te avaliar e pedir os exames necessários.

  233. Ola doutora,meu exame de hepatite b deu resultado de 498,1,e o valor de referncia é 12,9,isso quer dizer que tou com hepatite?

  234. Teste Elisa 4ª geração após 7 anos do contato de risco negativo. Posso ficar tranquilo?

  235. Doutora, tive a relação de risco há 1 ano e 4 meses, fiz o teste rápido de terceira geração deu não reagente! Posso encerrar o caso?

  236. Me informe por favor, qual a janela imunológica do exame VDRL para sifilis. è verdade que é 90 dias pra se ter um resultado definitivo?

  237. Recebi dedada no meu anus por alguns segundos. teste de 4 geração apos 37 dias o resultado foi negativo. Posso encerrar?

  238. O teste action registrado na ANVISA é de que geração? É dito no manual que ele analisaria proteína P24, GP41 e GP36

  239. Teste de hiv 1+2 cmia – recombinante + peptideo sintetico – abbott é de qual geração?? Com 100 dias é confiável??

    1. se você se refere aos sintomas de infecção aguda sim, mas é pouco provável, além disso depende muito do sintoma ao qual você se refere. procure um infectologista pessoalmente e faça os exames cabíveis para o sue caso em específico.

  240. Transei c uma mulher hiv+ carga viral indetectavel em dez/2016. Fiz teste rápido em junho/2017 e deu negativo. Fico despreocupada?

  241. Anal com travesti com camisinha dela (colocada c/ boca). Parei o ato c/ menos de 5min. Teste rapido deu negativo, c/ 33 dias. Qual risco?

  242. Não sei se minha exposição foi de risco,sai com uma garota de programa não houve penetração ,ela apenas me masturbou e deitou em cima de me

  243. Ola dra tudo bem?estou no Pep(15dia) nao sinto efeito colateral,levo meu medicamento no mochila onibus sol sera que perdeu o efeito?

    1. Os efeitos colaterais de uma medicação não estão relacionadas a sua eficácia.
      Com relação ao meio de conservação, deixar na embalagem de origem, livre da umidade e do calor é o ideal para a sua conservação.
      Uma opção que pode lhe ser útil é levar na mochila apenas a medicação que você tomará no dia colocando-o em um frasco de vazio que proteja da umidade e calor. deixando o frasco original em local seguro com as especificações acima mencionadas.

  244. OK Doutora mass pelo que eu vi os medicamentos estão íntegros sem despedacar ou derreter.ACHO QUE NAO ESTRAGOU NESSES DIAS

    1. Teste rápidos no Brasil são todos de 3ª geração e devem ser realizados em locais de confiança com conservação adequada dos produtos, e técnica adequada de realização. Sua principal vantagem é o resultado no mesmo dia, mas sempre que possível, o ideal é confirmar o resultado com um teste de 4ª geração em laboratório.

      1. E o contrario, quando a pessoa pratica o sexo oral em outra pessoa (o contrario do receptivo), traz risco de HIV?

  245. Um rapaz esfregou o serem dele na minha glande após ejacular na masturbacao. Tenho risco de ser contaminado? Sou circuncidado. Obrigado!

  246. Dra eu fiz sexo oral numa garota depois descobri q ela Faz programa se ela tiver HIV qual e o risco de eu ter pego ?

  247. Dra
    Após uma possível SR. Teste rápido com 30 dias, Elisa quarta geração com 70 dias e NAT após doação de sangue com 66 dias é definitivo?

  248. Estou ficando louco por causa de um sexo oral que recebi. Até sintomas da fase aguda apareceu. Então dr é coisa da minha cabeça?

    1. Se você apenas recebeu o sexo oral (a pessoa fez sexo oral em você) não é exposição de risco.
      Independente disso, se há sintomas, você precisa de se avaliar pessoalmente com um médico para fazer um diagnóstico.

  249. Recebi faz 10 dias, ontem fiz o teste rápido e deu não reagente. Ninguém pegou hiv ainda só no sexo oral?

  250. Dra
    Após uma possível SR. Teste rápido com 30 dias, Elisa quarta geração com 70 dias e NAT após doação de sangue com 66 dias é definitivo?

  251. Cut off com 22 dias deu 0,10 depois com 60 dias deu 0,143 isso quer dizer q tenho hiv e n ta dando no exame?

      1. Muito obrigado Dra, creio que seja tudo da minha cabeça, pois foi sexo com camisinha e apenas uma balanite

  252. Tive situação de risco, estou tomando Pep, e com 20 dias fiz um teste de 4°geração e deu não reagente. Esse resultado já é confiavel ?

  253. Tive relação s/ preserv. Ex de 4a ger. c/ 22, 31, 60 e 91 após. Tds negat(porém herpes igg negat e igm posit). Cd4 479. Posso descartar hiv?

  254. Olá Dra tive relação c uma gp com preservativo fiquei meio com medo fiz teste rápido com 25 31 56 dias td negativos posso encerrar o caso ?

  255. Sexo COM proteçao soropositivo indetectavel. exame CTA 3 geraçao com 30 dias negativo. pode encerrar o caso?

  256. Dra, tive uma cituacao de risco e com 50 dias fiz o exame de quimioluminescencia para HIV1 e HIV2 deu negativo. Posso ficar tranquilo?

  257. Dra, tive relação desprotegida com alguem com HIV+, fiz o teste 4ªG após 90 dias, deu não reagente, posso encerrar o caso?

  258. Sexo ativo com camisinha c/ pessoa de sorologia desconhecida. 20 dias depois: teste de 4ª geração “não reagente”. Preciso fazer outro?

  259. 7 teste d quarta geração em 7 meses. 3 PCR qualitativos. Dor no corpo, articulações, garganta inflamada. Uso clonazepam 2 anos. É hiv ?

    1. SE os testes foram feitos após 90 dias da ultima exposição NÃO É HIV. se ainda tem sintomas, procure um infectologista para se consultar pessoalmente e avaliar o seu caso em específico.

  260. Dra, quem possui doença auto imune e faz tratamento com imunussupressores pode considerar um exame de 4 geração com 90 dias definitivo?

  261. Dra. Recebi sexo oral de uma garota de programa e fiz o teste de 4ª geração com 26 dias e deu nao reagente.

      1. DRa. Li que se a pessoa que faz o sexo oral tiver outras dsts é possivel transmitir o hiv mais facilmente. correto isso?

        1. o que aumenta o risco de se infectar pelo HIV em sexo oral é a presença de lesões orais, secundarias a outra IST ou não. Agora, ter mais de uma ISTs pode uma piorar a evolução da outra, aumentando o risco de complicações.

          1. Dra, desculpe, mas eu não entendi sua resposta… Olha meu cenário…
            Sai como umagarota de programa, ela não possuia sangramento na boca, mas possivelmente não tinha uma excelente higiene bucal… Ela fez sexo oral em mim… Meu penis estava integro… Não havia sangue nele quando ela terminou… Se ela for soropositivo, corro risco?

  262. Dra, ao medir a glicose de um pct no hosp,encostou uma pequena/quant de sangue em meu dedo sem/lesão. Passei algodão/álcool, corro risco?

    1. SE o paciente não teve exposição ao risco de HIV nos últimos 30 dias e possui teste rápido negativo, não há risco de transmitir o vírus para outra pessoa independente da gravidade do risco.

  263. Exame 4 geração 200 dias da exposição negativo. 2 meses de dor corpo, articular, garganta arranhando.. Enlouquecendo, qual exame faço?

  264. Dra em Dez/16 fiz um Elisa 4G que veio positivo em Ago/17 fiz um WB e outro Elisa ambos negativos. Posso encerrar ou devo fazer uma CV?

  265. Dra. introduzi meu dedo no anus de outro rapaz, aparentemente meu dedo não tinha nenhum machucado, isso é situação de risco para hiv?

  266. Fiz sexo anal em um atravesti com camisinha apos o ato a secrecao ficou na minha mao que estava com alguns cortes, corro risco?

  267. Um rapaz que havia acabado se penetrar um cara sem camisinha se masturbava e me masturbava com a mesma mão, fiz sexo oral nele. corro risco?

  268. boa tarde. tive relação de Risco 05/08 e dia 15/08 Sintomas relacionados HIV. 17/08 e 21/08 exames geração 4. Resultados negativos,

  269. Outra coisa FiZ Hemograma Completo e tinha PCR o Valor estava 6.85 MG/l. tem algo a ver com HIV esse valor? Grato.

  270. O remédio daflon 1000mg pode alterar o resultado de um exame de HIV ? Fiz de 4 Geração com 30 dias e 36 dias e deu não reagente.

  271. Dr. o teste molecular do hemocentro, com 30 dias pode dar um resultado definitivo ou preciso esperar 180 dias para ter algo definitivo?

  272. Exame com 30,60,90,180 1 ano e 2 anos! 15 dias um pcr e depois de 1ano outro pcr! Negativos! Posso ter 100% de certeza?!

  273. Mordendo a boca acabou machucando, na hora não percebi, e pratiquei sexo oral sem camisinha nele. Podemos estar correndo risco?

  274. Fiz o último exame de 4 ger. com 105 da exposição e deu negativo. Porém, meu cd4 deu 479 com 30 dias e 419 com 90 dias. Pode ser hiv?

  275. porque vc insiste em dizer que so se deve fazer o 4 geraçao nao estou te entendendo..a medica me disse que so o eliza comum ja serve!

  276. Dr, pq os médicos do SUS dizem que para encerrar um caso de suspeita de HIV, o prazo é de 6 meses, e não 90 dias?

    Obrigado

  277. apos a relacao de risco a medica disse que eu devo esperar 30 para fazer o elisa comum..eu se der negativo nao devo repetir ela esta certa?

  278. Inflamação de garganta ou gripe pode dar falso positivo de HIV? Ou atrapalha na produção de anticorpos, demorando mais pra ter diagnostico?

  279. Dra. é possível transmissão do HIV por dedadas no anus ou na vagina? E se tiver algum ferimento não visível a olho nu?

  280. Olá. Relação de risco. ELISA & PCR com 7 dias, NAT com 25 dias, ELISA com 30 dias, PCR com 35 dias e ELISA com 56 dias. Posso encerrar ?

  281. Antígenos recombinantes HIV p24 e anticorpos contra o HIV tipo 1 e 2, HIV Ag/Ac Combo. Relação de 40 dias de risco, negativo, conclusivo?

  282. Após uma exposição de risco…fiz o teste de quimioluminescencia abbot…4 meses após a exposição….devo repetir o mesmo?

  283. Boa tarde tira duvida com 90 dias ou mais teste de 4 Gr encerra 100% infecção hiv ou existe risco de soroconversao?

  284. Dra keilla, existe cepas do vírus que por modificações genéticas não são detectodas pelos testes mais usados? É possível isto?

  285. Tive uma relação com uma garota de programa com sexo oral e anal pois com preservativo tem algum risco de contrai hiv?

  286. Liguei para o disk aids, afirmaram q a janela hiv 4ª g com 30 dias o resultado é definitivo. Qual a posição da senhora sobre este prazo?

  287. Tive relação sexo oral e anal pois com proteção eu gozei dentro da camisinha e dentro do ânus da gp corre algum risco de contrair hiv ?

  288. Recebi um anilungus no dia 25/05. Fiz quimioluminescência 23/06 e 03/08 resultado não reagente de 0,09 e 0,19.

  289. Olá doutora, já fiz mais de 10 exames de 4 geração, o último foi com 160 dias, fiz também um PCR com 120 dias negativo. Mas sinto um monte de sintomas, serão estes resultados conclusivos? Ou devo repetir agora que fazem 6 meses?

  290. Existem alguma iteração medicamentosa (contra indicação) entre o ácido acetilsalisílico e os medicamentos da PEP?

  291. Dra, fiz dois teste rápido em ctas diferententes, um foi por saliva e outro sangue, (ambos imunocromatográfia) após 7 mêses do ultimo contato de risco. Ambos foram não reagentes. Esse resultado é definitivo, posso ficar tranquilo? Desde já, obrigado.

  292. Dra, admiro muito o trabalho da Sra. Estou com uma dúvida cruel. Tive uma exposição de risco (ruptura de camisinha), e fiz um teste rápido negativo após 36 dias. Após isso, fiz um teste ELISA 4a geração após 126 dias, negativo. Posso encerrar o caso quanto à infecção do HIV? Obrigado!

  293. Dra, fiz dois testes rápido (sangue e saliva) após sete mêses da ultima situação de risco. Ambos não reagentes. Esses resultados é definitivo, posso ficar tranquilo? Obrigado.

  294. Dra Estou enlouquecendo com a informação de duas biólogas de laboratório que me disseram que a janela imunológica do hiv é de 12 meses. Tenho exames com mais de 6 meses.

  295. Fiz sexo com uma garota, todo com proteção, porém a boca dela tinha herpes e eu beijei, só depois que eu vi. Fiz teste 4° geração com 34 dias, negativo, ainda tenho risco de pegar o vírus?

    1. Se você quiser agendar uma consulta comigo estou a disposição para esclarecer todas as suas dúvidas. Mas não posso ficar emitindo critérios sobre seus exames sem te avaliar pessoalmente.

  296. Dra., qual a chance de o teste Elisa se positivar com 90 dias se com 15 dias o 1o resultado foi NEGATIVO?

  297. Boa tarde Dra,
    Tire minha dúvida por favor, estou ficando louco ja, realizei o teste abaixo com exatos 90 dias:
    HIV1 E HIV2 , PESQUISA DE ANTIGENO E ANTICORPO
    RESULTADO: Nao Reagente
    Metodo Imunoenzimatico de 4ª geracao:
    Também teste rápido com 92 dias, com esses 02 exames posso encerrar 100% risco de HIV.
    Por favor me ajuda,
    Obrigado