Você está aqui
Home > DSTs > Tempo de Sobrevivência do HIV Fora do Corpo Humano

Tempo de Sobrevivência do HIV Fora do Corpo Humano

Infectologista - Tempo de Sobrevivência do HIV Fora do Corpo Humano
Compartilhe

HIV Fora do Corpo Humano

Existe uma grande preocupação com relação a possibilidade de transmissão do HIV por contato direto, como ajudar a limpar alguém sujo de sangue, ou indireto, como tocar em superfícies sujas de sangue ou outros materiais biológicos.

Essa preocupação é compreensível mas, na maioria das vezes, infundada. Saber o tempo de sobrevivência do HIV fora do corpo humano ajuda a evitar o preconceito, desgaste psicológico ou mesmo o uso desnecessário de profilaxia pós-exposição (PEP).

O HIV precisa estar dentro de uma célula para sobreviver e morre rapidamente fora dela. Quando o vírus está dentro de uma célula, ou seja, em um material biológico contaminante como sangue, sêmen, etc., mesmo que esteja fora do corpo humano, ele pode sobreviver por um tempo que varia de acordo com vários fatores. Em algumas situações, o vírus pode sobreviver até várias semanas.

Fatores que determinam o tempo de sobrevivência do HIV fora do corpo humano:

  • Tipo do material biológico no qual se encontra o vírus HIV;
  • Volume do material;
  • Concentração do vírus dentro do material;
  • Temperatura;
  • Acidez do material;
  • Exposição à luz solar;
  • Exposição à umidade.

Vale lembrar que apesar do HIV ter sido encontrado vivo nesses materiais, não foi confirmado nenhum caso de transmissão do vírus através do contato direto da pele íntegra com material contaminante.

Condições que matam o HIV fora do corpo humano:

  • Temperaturas acima de 60°C.
  • PH menores que 7 e maiores que 8. 

Materiais biológicos capazes de transmitir o HIV:

  • Sangue, ou materiais contendo sangue;
  • Sêmen ou líquido que sai antes da ejaculação;
  • Fluido vaginal;
  • Líquidos de serosas (peritoneal – capa que reveste os órgãos abdominais, pleural – capa que reveste os pulmões, pericárdico – capa que reveste o coração);
  • Líquido amniótico – líquido que protege o feto dentro da placenta;
  • Liquor – líquido que reveste o sistema nervoso central (cérebro e espinha);
  • Líquido articular – líquido que fica dentro das articulações ou juntas.

Materiais biológicos NÃO capazes de transmitir o HIV:

  • Suor;
  • Lágrima;
  • Fezes;
  • Urina;
  • Vômitos;
  • Secreções nasais;
  • Saliva (exceto em ambientes odontológicos).

Situações nas quais se pode contrair HIV:

  • Comer alimentos que tenham sido pré-mastigados por uma pessoa infectada pelo vírus (raro);
  • Relação sexual entre duas mulheres (se a pessoa infectada estiver menstruada, o risco é maior);
  • Fazer tatuagens com agulhas sujas de sangue ou tinta contaminada;
  • Compartilhar seringas usadas;
  • Relação sexual sem preservativo.

Situações nais quais NÃO se pode ser infectado pelo HIV:

  • Abraço, aperto de mão, beijo no rosto;
  • Beijo na boca;
  • Usar o mesmo banheiro;
  • Usar os mesmos utensílios de cozinha e talheres;
  • Ingerir alimentos que tenham sido tocados por portadores do HIV;
  • Alimentos que contenham pequena quantidade de sangue ou sêmen infectado pelo HIV;
  • Picada de inseto;
  • Receber cuspes ou arranhadura de pessoa infectada;
  • Fazer tatuagens com agulhas e equipamentos descartáveis ou esterilizados.

Importante lembrar:

  • Ainda que uma pessoa seja portadora do vírus HIV, a reinfecção existe. Ou seja, ela pode se infectar com outros vírus se tiver novas exposições de risco e isso aumenta o risco da criação de resistência do vírus aos antirretrovirais, causando assim a falha do tratamento.
  • Pessoas com carga viral indetectável possuem menor possibilidade de transmitir o vírus, mas ainda assim ele existe.

Fontes:


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

1.069 thoughts on “Tempo de Sobrevivência do HIV Fora do Corpo Humano

  1. Exposição à luz solar e exposição à umidade (água) diminuem o tempo de vida do hiv fora do corpo? Não ficou claro se diminui ou aumenta no texto.

  2. Boa noite Dra!
    Passei o dedo indicador em cima de uma mancha de sangue no sofá, pelo visto tinha pouco tempo ali pois o profissional que estava montando se cortou.
    Ao retirar o dedo da mancha que até aquele momento não sabia do ocorrido, percebi que meu dedo estava sujo, amarelado.
    Lavei com água e sabão detergente, álcool gel a 70.
    Ao olhar, a pele do dedo estava intacta, sem nenhummachucado. Corro algum risco?
    Obrigada pela atenção!

  3. ola DRa. eu sai da natacaO E FUI AO BANHEIRO.
    DAI ENCOSTEI MEU PENIS NA BOLSA E FUI LAVAR NA PIA PQ A BOLSA ESTAVA NO CHAO.
    SO Q ACABEI ENCOSTANDO NA PIA Q ESTAVA MUITO SUJA. FIQUEI COM ISSO NA CABECA SE ALGUEM TIVER EJACULADO ALI TEM RISCO ? FIQUEI ASSIM PQ FICOU IRRITaDO HJ DIA SEGUINTE BOTEI ALCOOL E ARDE DEMAIS

  4. Doutora quanto tempo mais ou menos o hiv sobrevive na superficie de uma nota de dinheiro ? Segundos minutos ou horas ? Assim que o sangue seca o vírus morre ?

    Tem algum perigo se a pessoa passar não nessa mancha e é coçar nariz ou olho por mão na boca ?

  5. Dra, pode parecer bobo, mas tenho uma duvida: saí com um rapaz e ele ejaculou se masturbando, e o semem caiu na cama dele. Uns 10 minutos depois, quando estavamos deitados, senti que um pouco da cabeça do meu penis encostou nessa parte onde, talvez, tenha caido o semem. Isso configura risco?

  6. Dra, transei com uma garota de programa, e meu dedo estava cortado. Tinha acabado de cortar. E introduzi os dedos na vagina dela alguns minutos. Corro muito risco?

  7. Bom dia! Dra,se a pessoa estiver menstruada e usar um banheiro público,existe chance de contrair alguns vírus ou até mesmo o HIV?

  8. Existe a possibilidade de contaminação pelo HIV através das máquinas de cortar cabelo dos salões? Caso faça um corte numa pessoa e depois utilize a máquina em outra pessoa e venha a ter um corte mínimo, existe o risco?

  9. Boa tarde doutora , fui em ambulatório ao sair da sala coloquei minha sobre a maçaneta para abrir, minha mão tinha uma pequena ferida( 24 horas) na base do dedo indicador, só que momentos antes(1 minuto)um rapaz usou essa maçaneta para sair da sala após te feito uma coleta de sangue capilar (exame anemia)pontinha do dedo..resumindo encostou com o dedo sangrando na maçaneta .
    Caso esse rapaz for soro ,é considerado exposição de risco para hiv ? Obrigado

  10. Dr peguei uma nota de 50 reais e tinha uma mancha parecia secreção nasal com sangue seco

    Porém a nota está comigo desde o dia anterior estava no meio de outras notas ,
    Ao fazer um pagamento notei que sem querer passei dedo pela mancha seca , na sequência acabei espirrando e coloquei mesmo dedo no nariz , corro risco de pegar hiv ?
    Se fosse sangue vírus já estaria morto de um dia para outro questão de umas 16 horas após ?

    Lembrando que mancha tava seca

  11. Dra,
    Fiz um teste rápido de HIV em 2017, após 25 dias da relação e deu não reagente.

    A dúvida seria, com 25 dias já é um resultado confiável.

    Obrigado e Sucesso.

  12. Doutora , transei com uma menina e aconteceu dois fatos e queria saber se foi um risco para usar a pep
    1 ela se masturbou e pegou a camisinha com a mão e me deu , só que o lado que ela pegou foi a parte de dentro da camisa.
    2 eu estava masturbando ela é saiu sangue dela no meu dedo. Que a pele estava intacta .

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Na dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  13. Doutora sou HIV POSITIVO; ESTOU indectavel. Hoje masturbei um pouco um rapaz, nao houve ejaculacao, mas saiu um pouco de liquido dele, um dos meus dedos esta cortado, cicatrizando, nao sei se bateu do liquido, estou em pânico com medo de ter me reinfectado. Eu masturbei ele um pouco, e eu to com essa feridinha no meu dedo, eu tenho medo de uma reinfecção, não sei o que fazer.

  14. Dra Keila
    Estava na praça e não sei como
    Havia mta gente no local
    De repente vi uma mosca com sangue posou em mim
    Corro risco?

  15. Boa amoite Doutora Keila!
    Gostaria de tirar a seguinte dúvida, um rapaz no meu trabalho se machucou e fui ajudar ele colocando álcool no corte, e aconteceu de cair um pingo de sangue ele no meu dedo ( mas meu dedo está com a pela integra, sem corte algum) , logo lavei minhas mãos com álcool, corro risco de pegar alguma doença se ele tiver?

  16. Dr. Realizei uma punção e apos ela fui concertar o polifix e encontrei sangue desse paciente com hiv no canto do dedo e embaixo da unha.Fui ler na internet sobre e o google me disse varias coisas.Agora cerca de uma semana depois estou sentindo dores de cabeca, corpo mole, incomodo na garganta.posso ter sido infectada?

  17. Olá Dr@ Keila,
    Meu namorado é soropositivo indetectável, usamos preservativo sempre. Porém, aconteceu dele ejacular antes, e em seguida ele limpou. Portanto, em seguida ele ter limpado, eu acabei esfregando a minha vagina , próximo a região que ele havia ejaculado. Existe a possibilidade de eu ter contraído o vírus?

    Agradeço imensamente sua atenção.

  18. Sou auxiliar de dentista e em uma cirurgia, a paciente que disse que está indetectível, inclusive teve um bebê agora, na hora que o dentista acionou o motorzinho senti como se tivesse caído um pingo de sangue misturado com o soro no olho.Fiquei tão em pânico que não disse nada na hora. Li na internet que pacientes indetectíveis não passam o vírus. Estou desesperada. Faz uma semana, sei que o certo era ter começado a profilaxia. Fiz o exame e deu negativo, mas sei da janela.

    1. o correto era ter começado a profilaxia. Agora precisa repetir os exames de diagnóstico após o período de janela mas se a carga viral for indetectável, os riscos de transmissão são muito baixos.

  19. Fui usar o lavatório da academia e tinha uma meleca de sangue grudada, lavei a mão e a água encontrou na meleca de sangue e respondo em mim. Corri algum risco, apesar de não saber o tempo que ela já estava ali, mesmo assim ela permaneceu lá.

  20. Dra. Keilla, há alguns dias atrás ( acho que 3) eu acabei me ferindo no dedo mas a ferida está atualmente em processo de cicatrização. Hoje eu fui ao banheiro e tinha uma pessoa com o anéis sangrando. Quando eu fui lavar a minha mãe e secar ela com alguns papéis eu percebi que o sangue dele estava no papel mas estava seco, eu corro o risco de ter contraído o vírus?

  21. Dr. Se esmagarmos um pernilongo e acabamos entrando em contato com esse sangue caso tenha alguma ferida na pele, ou a pessoa ponha a mão na região do clitóris após esse contato.. É um exposição???os pernilongos são capazes de transmitir hiv assim???? Sou paranoica com essa doença e pra mim qualquer situação é propícia a contágio…

  22. Uma amiga minha se arranhou ontem e passei o dedo no arranhão dela não tinha nada molhado ou com sangue, mas tem a possibilidade de contagio ?

  23. Dra fui ao salão e fiz a sobrancelha com pinça e deu uma beliscadinha na minha pele, não vi se saiu sangue, e não sei quanto tempo foi usada antes de mim, não tinha sangue na pinça , isso é exposição de risco?

  24. peguei uma nota de 50 reiais estava com uma mancha vermelha , parecia sangue seco , caso meu dedo encostou nessa mancha seca e eu tenha coloocado mao na boca eu pego hiv?

  25. um cliente me pagou com uma nota de dinheiro que tinha uma mancha vermelha , parecia sangue seco ,

    depois de 30 minutos fui contar o dinheiro porem tinha notas que estava meio grudada uma na outra (por mania acabei lambendo o dedo pra passar as notas ) se caso meu dedo encostou na mancha vermelha e eu passei dedo na lingua , eu pego hiv?

  26. Hiv pode sobrevive na nota de dinheiro por quanto tempo ? (Sangue seco pequena manchinha )

    Depois De uns 30 minutos lembro que peguei na nota e acho que acabei passando dedo na língua pra molha dedo ( mania de lamber o dedo pra desgrudar notas de dinheiro ) isso pode ter algum risco ? Mesmo estando seco e ter passado algum tempo ?

  27. Olá, minha namorada teve um acidente com um material odontológico. Ela já tinha colocado por alguns minutos o material no detergente enzimático. Ela tirou o material do detergente enzimático e esfregou com uma escova e depois enxaguou com água corrente. Nesse momento de enxague ela sofreu o acidente perfuro cortante. Tem algum risco de ela ter pego HIV? Obrigado.

  28. peguei uma nota de dinheiro e tinha uma pequena mancha vermelha no qual nao sei se é sangue seco ou tinta seca , encostei com dedo e na sequencia acabei colocando dedo na boca pra molhar na lingua ,(estava contando o dinheiro , mania de molhar ponta do dedo na saliva pra contar)

    (logo que peguei coloquei ela no bolso )
    30 minutod depois peguei nela sem perceber e molhei dedo na lingua pra pegar proxima nota …

    corro risco?

  29. Peguei uma nota de dinheiro e estava com uma mancha bem pequena coisa de uns 4 mm bem seco
    Pessoa que me deu não parecia estar com mão machucada , nem sangrando
    Problema que depois que guardei a nota uns 30 minutos depois fui olhar o dinheiro pra ver a manchinha vermelha estava meio apagada mais estava lá ,.

    Tenho mania de passar dedo na língua pra contar dinheiro , caso toquei nesse manchinha seca e molhei na língua tem risco pra hiv ?

  30. Doutora, eu estou muito preocupado, eu estava passando em uma festa e arrastei minha perna na unha de uma pessoa sentada em um muro. Dizem que ela supostamente teria o virus. Se as unhas dela cortaram a minha perna eu corro o risco de contrair o virus? Obrigado.

      1. Doutora eu arranhei um rapaz minhas unhas ficaram com sangue sendo que não vi na hora e minha mao estava com um corte . Esse mesmo rapaz vive com pneumonia vive dizendo que não pode ficar no sereno. Se ele tem hiv acho que ele se trata. Estou em pânico!posso ter pego?

  31. Dra. realizei um teste de alergia que faz um micro agulhamento, não vi direito se era descartável, mas depois a técnica jogou a agulha fora. O corte não sangrou. Só que ela enconstou na minha pele a ampola de vidro que contia o reagente de alergia, que estava na geladeira. Uns 4 dias depois eu acordei com dor de garganta. Posso ter pego algo assim?

  32. Dra. eu realizei um teste de alergia no qual realiza um micro agulhamento, não sangrou nem nada. Mas a técnica encostou na minha pele a ampola de vidro que estava reagente, eu posso pegar algo assim? Por que nos lugares dos cortes ficaram pequenas casquinhas.

  33. Cortei o dedo a 11 dias e hoje peguei uma nota que parecia estar com sangue porém seco , ( fiquei desconfiado pois a mão da pessoa parecia estar machucada )

    Caso a parte que estava manchada entre em contato com essa feridinha já quase cicatrizada pego hiv ?

  34. Oi, Doutora! Gostei do seu site e sua explicação 🙂

    Entretanto, chupei o pênis de um desconhecido e antes de gozar, ele me avisou e tirei loco minha boca, mas caiu um pouco da sua ejaculação na minha mão. Corro algum risco?

  35. Dra., parabéns pelo trabalho tão esclarecedor.
    Tenho duas dúvidas:
    – Masturbei um desconhecido e, sem querer, raspei o olho na ponta de seu casaco (próximo ao pênis), fiquei com receio que essa ponta pudesse ter encostado no pênis que estava com lubrificação pré-seminal e encostar em meus olhos.
    – Li que não há casos comprovados de contaminação por exposição somente ao pré seminal, procede?
    Obrigado!

  36. Fiz a sobrancelha hoje com uma pessoa diferente e ela usou navalha sem minha me consultar antes, aparentemente nao houve corte, só aquele incomodo na pele devido a navalha. Há possibilidade de eu ter contraido HIV?

  37. Dra, estou tomando a PEP regularmente, já no final. No 25o. dia da PEP, estava higienizando o meu nariz e saiu um pouco de sangue. Lavei minha mão com água corrente para tirar todo o sangue com cuidado. Depois de uns 20 minutos aproximados, com a mão já seca e sem sangue, tive que trocar a fralda do meu filho e passar Bepantol na região próxima do ânus e genitália masculina. Depois me toquei e fiquei apavorado. Há algum risco caso eu esteja infectado? Obrigado.

  38. Olá boa noite dr, ontem fui limpar o chão com o pano sem luva mas não tive contato direto com o sangue, limpei apenas um pouco depois puz um saco na mão como luva e limpei o resto e descartei o pano e o saco será que tenho algum risco ?

  39. Dra, boa noite!
    Estava correndo na praia descalço quando pisei em uma agulha e meu pé sangrou.
    Existe a possibilidade de transmissão do vírus?

  40. Doutora eu manti relação com uma jovem, foi de preservativo só que antes de colocar o preservativo eu introduzi o dedo na vagina dela mais creio ter colocado certinho sou bem cuidadoso com isso, mais quando introduzi nela pouco mais de 1 minutinho, percebi sangue nela, rapidamente interrompi e fui no banheiro lavar, e depois retirei a camisinha, a pé não e indicada nesse caso pois estava previnido certo ?

  41. Dra fui ao salão cortar cabelo depois que o cabeleleiro fez o acabamento com a lâmina nova cortou um pouco a pele do meu pescoço , jogou alcool e depois para enxugar usou o papel higiênico que ja estava usado , tenho risco de pegar hiv .pois o papel ja tinha sido usado 15 minutos antes em outro cliente .

  42. Se eu tiver uma ferida e uma pinga de urina de uma pessoa infectada com HIV (SIDA) entrar em contato com a ferida posso possuir SIDA ?

  43. DOUTORA UMA CRIANÇA CAIU E SANGROU O BRAÇO DELA E EU PASSEI A MÃO NO SANGUE MAS MINHA MÃO ESTAVA INTACTA CORRO RISCO

  44. Dra se uma pessoa tiver uma imperceptível quantidade de líquido seminal na pele integra do penis e encontrar essa parte no ânus de alguém sem penetrar há risco de passar hiv? O líquido seminal era imperceptível a olho nu e já estava no penis a uns 10 min. O vírus morre nesse caso?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Com este tempo no corpo, provavelmente o vírus já estava morto, Mas na dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  45. Sofri um corte profundo e uma pessoa lavou o meu ferimento com a água da garrafa que ela estava bebendo. Há risco de contaminação por HIV? Devo tomar a medicação de pós exposição?

  46. Dra, sofri um corte profundo e uma pessoa lavou o meu ferimento com a água da garrafa que ela estava bebendo, há risco de contaminação de HIV?

  47. Dra, estava no centro fazendo compras e uma mulher perguntou se podia testar um adesivo na minha unha, eu deixei, sendo que ela usou um palito pra afastar a cutícula de uma forma meio agressiva, porém não sangrou nem algo do gênero, inclusive passei álcool em gel logo em seguida e não senti nada ardendo, existe alguma possibilidade de ter feito um corte ínfimo que eu não tenha sentido e eu pegar HIV ou hepatite?

  48. Bom dia. Pisei sangue na porta do meu trabalho, de sandália. O sangue espalhou e sujou a sola do sapato. Logo depois entrei no carro e fui para casa. Agora estou com medo…caso o sangue estivesse infectado com HIV, corro risco de infecçào se ficou sangue nos pedais do carro ou no chão em casa?

  49. Dra, me ajuda por favor. Um amigo soro positivo esteve aqui em casa e não contou que estava com o virus. ele tomou banho e usou a gilete depois de 1hora eu fui tomar banho e usei a gilete, tem risco?

  50. Dra. fui cortar o cabelo e o babeiro cortou meu cabelo,depois de uns 15 minutos,ele pegou a navalha trocou , a lâmina e fez o pé do meu cabelo, fica um pouco ardendo a pele eu corro risco,ele trocou a lâmina?

  51. Boa tarde, Dra. Keilla!
    Ontem eu me masturbei (não chegando a gozar), mas pouco tempo depois acabei botando a minha mão na minha língua (pra tirar um pedaço de cabelo que eu tinha engolido por acaso). Não lavei as mãos depois de me masturbar. Existe risco de pegar alguma DST assim?

  52. Dr. Boa noite gostaria de tirar uma dúvida, a três dias cortei o dedo e está em processo de cicatrização, hoje uma moça bateu a cabeça e cortou no meu trabalho começou a sair muito sangue no calor do momento lavei a cabeça dela com água com a mão ainda no processo de cicatrização logo em seguida lavei com álcool normal ( caso ela tenha HIV) posso ter me contaminado?

    Por volta me ajudar

  53. Boa Noite Dra. Keilla, Recebi uma massagem onde a massagista em um determinado momento me masturbou até o orgasmo duas vezes, ela não usava luva e não notei se ela se tocou durante a massagem, caso ela tivesse algum machucado na mão ou secreção vaginal nos dedos dela, existe risco de contagio para HIV? a PEP é indicada?? Obrigado

  54. Dra. Keilla, saí com uma garota de programa. Nos beijamos, demos uns amassos, pus o dedo na vagina dela (meu dedo não estava machucado), mas não houve penetração, Dei esses amassos estando de cueca, encostei no corpo dela, não sei dizer se houve contato “cueca-vagina” e acabei ejaculando. Se ela tivesse hiv, posso ter sido contaminado?

  55. Boa tarde. Sai com uma garota de programa, e enquanto ela fazia o sexo oral em mim notei que uma das mão ela pôs em sua vagina e começou a estimular-se, depois com a mesma mão segurou meu pênis e continuou o sexo oral. Desconfiei do ato e acabei interrompendo logo depois. Corro o risco de ter sido infectado?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Esta exposição em si, o risco é extremamente baixo, mas na dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  56. Dra. por favor me ajude. Me masturbei vendo filmes eroticos no celular. Nao tenho certeza mas posso ter sujado o celular com semem.
    Depois de um pouco mais de uma hora minha sobrinha de um ano pegou meu celular sem eu ver e colocou na boca. Eu tirei logo dela… tem risco ??

  57. Ola Dra! A Dra. Fala que o virus pode sobreviver por ate semanas em material contaminante, semen e sangue por exemplo.
    Mas depois vi alguns comentarios que o virus dura pouco tempo em ambiente externo. Tenho uma situacao que esta me tirando o sono.
    Me masturbei vendo porno no celular. Acho que sujei o celular com semem. Depois de uma hora minha sobrinha de um ano pegou o celular sem eu dar conta e colocou na boca, eu tirei logo dela.
    Tem risco? Obrigado pela ajuda.

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  58. Bom dia doutora, passei o dedo levemente nos labios da vagina de uma mulher, depois encostei a mao no meu pênis e ejaculei encima das nadegas dela, existe risco?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  59. Dra. parabéns pelo trabalho!
    Tive uma situação atípica: um amigo praticou sexo oral em um homem (disse não ter tido ejaculação) e uns 4 minutos após me encontrou e espirrou, voando cuspe em meus olhos (senti o cuspe). Corro risco caso tenha ficado algum resíduo na sua saliva? Mesmo se o homem tivesse ejaculado antes sem ele saber…Estou muito apreensivo desde então. Muito obrigado!

  60. Olá, se eu entrei em contato com um preservativo usado e alheio (sem estar amarrado) ao vasculhar uma lixeira e logo depois lavar as mãos com álcool e sabonete e mais tarde manipular os genitais, há risco de infeção por HIV?

  61. Dra se uma garota de programa enxugar as mãos em uma toalha que possivelmente tenha secreções e depois me masturbar , isso é risco?

  62. doutora eu fumei um cigarro e a pessoa tinha corte na boca so que eu nao tinha mas nao relei no sangue dela mas fumei o cigarro posso pegar hiv?

  63. Há +/- 1 ano ao cortar o cabelo em um salão percebi q a navalha já havia sido usada em outras pessoas, porém aparentemente estava limpa. Acontece q o cabeleireiro fez um pequeno corte na minha orelha, q sangrou um pouco na hora, ele colocou um papel embebido de álcool e limpou a ferida. Fiqei muito preocupado mas não fiz nenhum exame. Existe algum risco de contaminação?

  64. Doutora, uma única gota de sangue em um material cortante mas que esteja exposto ao ar, após alguns minutos ainda continua contaminante? Pq o que vejo é muita informação discordante sobre isso. Alguns médicos afirmam que não se pega hiv através de alicates de unha, outros afirmam que se pega.

  65. Uma lâmina de barbear visualmente limpa, mas que foi utilizada alguns minutos antes por um soropositivo que se cortou, mas lavou a lâmina vigorosamente, é risco para HIV caso haja um acidente cortante em outra pessoa?

  66. Olá Dr., fiz sexo oral com um parceiro sem camisinha, o problema é que ele ejaculou na minha boca sem me avisar, imediatamente cuspi e fui lavar minha boca. Tenho um dente bem no fundo da boca que tem cárie, só que o esperma não chegou até lá, pois ele ejaculou quando eu estava pra tirar minha boca. O problema é que estou paranoico, devo buscar a PEP? Será que estou infectado?

  67. Dr fui numa sorveteria e ao descartar meu lixo, minha mão encostou na lixeira, minha mão estava íntegra apenas com aquelas pele de cutículas levantadas, caso a lixeira estivesse com sangue eu corro risco de infecção

  68. Dra., caso um soropositivo use uma lâmina de barbear e se corte, enxaguando a lâmina com água, não deixando sangue visível na lâmina e 1h depois uma pessoa utilize a mesma lâmina e se corte também, há riscos de contaminação por HIV? As espumas de barbear e umidade da água são meios não propícios para a sobrevivência do vírus?

  69. Boa noite doutora, hoje pela manha fui abordado por um individuo que tentou me assaltar com uma arma de brinquedo, acabei reagindo e na luta corporal percebi o sangue de criminoso em cima da minha mão que tbm estava com um pequeno corte, fiquei sabendo que o criminoso é portador do virus..doutora tem possibilidade de ter me infectado? Tenho que tomar o PEP pois vai fazer 24 hrs do acontecimento..sou de Porro Alegre tenho 32 anos.

  70. noite. Estive em um consultório de ginecologia, e após um exame ginecológico fui ao banheiro, que havia acabado de ser utilizado por outra pessoa. Aparentemente ela havia dado descarga, não lembro se eu dei tb antes de usar. Sentei no vaso e enquanto eu defecava a água do vaso voltou na minha vagina. Se a pessoa que utilizou anteriormente for portadora do virus HIV, e a mesma tenha sangrado no vaso, na agua, tenho algum risco de ser contaminada? Desde ja mt obrigada.

  71. O meu ânus teve contato com uma pequena quantidade de sêmen. Mas depois eu lavei com água. Corro o risco ?

  72. Olá, provavelmente seja paranóia minha
    matei um mosquito e o toquei com meus dedos para tira-lo da minha mão , cerca de 1:00 ou 1:30 depois fui ao banheiro, defequei e acabei pondo meus dedos no meu ânus de leve algumas vezes e depois tomei banho.
    existe algum risco de eu ter pegado HIV caso esse mosquito tivesse picado alguém soropositvo?

  73. Meu banheiro esteve em obras.Depois de 3h, qdo cheguei em casa, tudo me pareceu limpo e usei normalmente. Mais tarde, notei uma mancha escura na massa branca que cola o vaso sanitario no chao (e na qual estiveram a mexer durante o dia, na obra)..passei um pano húmido e ficou vermelho, pelo que deduzo q a mancha seria sangue misturado na massa. Agora tenho medo de usar o banheiro. Se for sangue, ainda poderá me infectar passado este tempo? Obrigada

  74. Doutora queria saber sobre a possibilidade de um rapaz estar se masturbando e com aquela mesma mão ele introduza na vagina da parceira, há risco? (Caso esteja com a mão suja de líquido pré ejaculatório)

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  75. Doutora masturbei um homem e caiu na minha mão , depois limpei o gozo com papel higiênico
    Logo depois tomei banho , corro o risco de ter contaminado meu sabonete e me contaminado ?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.
      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  76. Doutora meu parceiro estava se masturbando, logo em seguida introduziu o seus dedos na minha vacina, corro risco de me infectar com hIV? (Não observei se tinha fluidos nos dedos dele?)

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  77. Dra. adorei seu site. Estou apreensivo com a seguinte situação: Beijei um soropositivo que diz estar indetectável. Ocorre que entre um beijo e outro ele tocou em seu pênis lubrificado de pré-seminal e umas 4x tocou o dedo na boca dele para pegar saliva. Os beijos foram vagos, mas envolveram língua. Corro riscos? Obrigado!!

  78. A pessoa sujar a mão com sêmen contaminado depois d alguns minutos com ele já seco leva a mão a boca pode ter se infectado?

  79. Cheguei em casa e tinha sangue já meio seco no chão do banheiro junto ao vaso sanitário. Nao vi logo, estava descalça, troquei de calcinha e absorvente (estou mestruada). Só depois vi e limpei (custou a sair) com toalhete humido. Se restos desse sangue tocou no meu pé, calcinha ou tampao, posso ter-me infetado com HIV? Penso q o sangue seria da empregada, mas ela já teria saído há cerca de 2horas qdo isso aconteceu. Se o sangue tinha virus HiV ja estaria morto, certo?Obrigada

  80. Dra minha filha trabalha em hospital e eu lavei o sapato dela não vi se tinha sangue na sola estou com medo corro risco?

  81. Bom dia Dra.
    Apenas lambi o saco e o penis de um rapaz, porém ao gozar, ele gozou no meu rosto, e em todo tempo mantive minha boca fechada, porém ao passar seu penis na minha testa, notei um pingo de esperma sobre meus cilios, bm pouco mesmo, fui correndo lavar o rosto todo, porém fiquei com os olhos vermelhos mas sem ardência…
    Se ele tiver HIV, posso ter pego HIV por causa deste pingo nos cilios que porventura pode ter caido em meus olhos?
    Qual a probabilidade disto?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

      1. Oi boa tarde
        Dr estava ne uma festa inalei cocaina por uma nota a pessoa que me deu tirou a nota do bolso. no outro dia fiquei sabendo que ela tem hiv, se ela tivesse usado a nota momento antes, é possivel que eu esteja exposto a o virus???

  82. Dra ganhe um brinco de um pessoa com AIDS aí não sei se a orelha dela estava machucada
    Ela não estava usado mais me deu aí coloquei sem passa nada e minha orelha está machucada posso ter pegando

  83. Fiz sexo com camisa passando para ai 1 ou 2 minutos de ter acabado o ato sexual tirei a camisa com a mão e de seguida fui lavar o pênis com água será que posso estar infetado?

  84. Boa tarde. Dr convivo com meu pai que tem HIV. Ele usou minha escova de dentes e eu não sabia. Posso ter pegado? Estou com dor de garganta, há 3 dias…

    1. O risco é praticamente inexistente, especialmente porque o vírus não sobrevive muito tempo fora do corpo. Isso considerando que ele tem vírus circulando no organismo, que geralmente ocorre com quem não trata ou não segue o tratamento adequadamente.

  85. Dra., boa tarde!
    Fiz sexo com um estranho (sorologia desconhecida) usando preservativo. No final ele ejaculou nos meus peitos (inclusive na minha blusa). Cheguei em casa, depois de uma 1h, ainda estava muito excitada. Minha blusa tinha uma boa quantidade de sêmen. Não sei o que me deu, mas, resolvi cheirar o sêmen, não resisti e passei a língua para sentir o gosto. Agora estou muito preocupada. Corro o risco de contrair HIV (ou outra doença séria)? Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!

    1. Dr fiquei com uma mulher, a caminzinha rasgou só depois vi que quando fui colocar a caminzinha eu tinha ferido a pele, a mulher tem HIV qual o risco

  86. Boa Tarde, Doutora!
    Uma garota de programa me masturbou. A mão dela parecia estar seca, sem sangue ou secreção molhada. Tem risco? Se tiver tocado em alguma ferida ou na mucosa do penis?

  87. Dra. Keilla, Bom dia. Eu emprestei sem saber a minha gillete a um soroposotivo, ele não se cortou nem sangrou, lavei várias vezes durante o seu uso e usei 24h após o uso da pessoa, lavei antes de usar e também não me cortei. Tenho risco de estar contaminado?

  88. Dra. Bom dia! Tive relações com um parceiro de sorologia desconhecida. Após a relação fui retirar a camisinha com a mão e com a mesma mão acho que passei em uma espinha no meu rosto e também na glade do pênis, corro risco nessa situação? Lembrando que toda a relação foi feita com uso de camisinha, estou meio neurótico com isso, poderia me ajudar. Grato!!!

  89. Fiquei preocupada após trabalho c/ outra pessoa c/ um fio de eletricidade: torci o fio, senti furar de leve meu dedo. Ñ sei se antes furou ela. Após +/- 2 meses fiz o teste Action!, negativo. Ansiosa, ñ vi se a embalagem veio intacta, era frágil a cola. Tentei usar a lanceta da caixa (vem em plástico s/ lacre), a ponta tocou e acho que ñ furou meu dedo. Usei 1 lanceta minha descartável. Se a lanceta da embalagem tiver furado de leve meu dedo corro risco (hiv)? Caso alguém tenha violado a caixa

  90. Doutora, eu usei a gillete de uma pessoa infectada, num intevalo de uso de umas 20h. Ele não se cortou quando usou, eu também não, lavei umas 5 vezes durante o uso dele, e antes de usar, lavei de novo. Corro o risco de estar infectado?

  91. Boa tarde dra, como vai ? Estou muito preocupada, fui pintar meu cabelo e a Cabelereira, pegou o cabelo com uma agulha de crochê, essa agulha não foi esterilizada, bom como a rapidez de fazer as mechas senti que ela machucou meu couro cabeludo, e verifiquei que ele fez um pequeno machucado na minha cabeça com a agulha, corto risco de ter pego hiv?

  92. Dr.Keila eu me perfurei com uma sonda exploradora já estava lavada com detergente comum e seca, mas não estéril. Corro algum risco de contaminação?

  93. Continuando
    3. É sem risco colocar paciente com o virus do HIV, com paciente sem virus do HIV, fazendo exercícios juntos?
    4. No caso de risco de contaminação, quanto tempo depois poderia usar o equipamento ou qual seria a forma de descontaminar o equipamento para que não haja risco?
    Muito obrigada

  94. São quatro as dúvidas.:
    1. O suor não não sendo capaz de transmitir o virus do HIV, numa academia o portador de HIV que transpirar nas mãos e na sequencia uma pessoa sem o virus for usar o equipamento e estiver com um corte nas mãos, não contrai certamente o virus?
    2. Portador de HIV tiver com um breve corte nas mãos, e outro sem HIV na sequência, que estiver também com pequeno corte, pode contrais o virus?

  95. Doutora ,eu entrei na banheira de hidromassagem com umA mulher logo em seguida fomos pra cama rolou usei camisinha tudo certinho,quando acabou fui na hidromassagem vi sangue na água ela falou q estáva menstruada ,sera que tem risco de pegar HIV por ter compartilhado essa água? Está fazendo 24 hrs agr ,e não consigo tirar da cabeça! (Obs : água tava quente)

  96. Dra. Keilla, arranhei uma espinha muito pequena e veio uma quantidade insignificante de líquido com sangue no meu dedo e após comprimentei uma pessoa. Tenho hiv. Caso essa pessoa tenha colocado a mão na boca ou no olho, por exemplo, isso seria risco pra ela? Quanto ao olho, seria risco só se fosse um respingamento direto na mucosa, já que a pálpebra poderia servir como uma proteção, caso a pessoa tenha levado a mão no olho? Obrigado

  97. Bom dia, tive relação sexual com um rapaz e ele usou seu próprio lubrificante. Depois descobri q ele é portador do HIV. É possível ele ter ejaculado ou colocado sangue dentro do lubrificante e ao introduzir em mim eu corro o risco de ter sido contaminada?

  98. Boa noite
    Fui a Cabelereira pintar meu cabelo, mas desta vez ela fez com touca e uma agulha de crochê, que já estava no carrinho dela, ou seja não foi esterilizada, quando cheguei em casa senti um incômodo e reparei q ela me fez um maxucadniho mínimo com a agulha.
    Isso é risco de hiv

  99. Dra, teve uma confraternização na minha casa. Aproximadamente uma hora e meia depois de as pessoas terem ido embora, fui ao banheiro e toquei na tampa do vaso mas só passei uma água na mão e estourei uma espinha no queixo. Caso tivesse algo contaminante ali, como esperma, isso seria risco pra mim? Tô a mil com isso. Ñ pensei muito sobre o assunto na hora mas será que tinha que tomar pep? Se tivesse virus ali já estaria morto? Agradeço.

  100. Boa Tarde, Eu Masturbei um cara e ele estava me masturbando também, mais durante isso, ele varias vezes pegou na cabeça do meu pênis, e quando eu estava masturbando ele, percebi que o pênis dele estava bem molhado como se estive com secreção ou ate mesmo ejaculado, eu não toquei no meu pênis com essa mão, mais o meu medo e ele ter tocado no pênis dele com essas secreções e depois ter pego na glande do meu pênis, corro risco

  101. Dra, tive uma relação com camisinha, não ejaculei aí tirei o pênis da vagina, em seguida retirei a camisinha , a parceria estava se masturbando e parou e comessou a me masturbar ,Tinho risco, pois penso que pode ter fluido dela na mão, fiz o teste no sae 50 duas depois e deu negativo.

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  102. ajudei uma gestante a ir ao pronto socorro, ela sangrava muito, minha mão ficou suja de sangue e havia um pequeno corte daqueles de cozinha na minha mão, cerca de 1 cm, fui descobri o corte quando lavei as mãos e passei álcool, o corte ardeu, até então nem sabia que havia cortado. Depois descobri que a gestante é hiv positiva. qual o risco que corro? fiz a profilaxia e dois testes negativos, caminhando o teste de 90 dias.

  103. Dra. Keilla, uma pessoa com hiv+ descobre a sua sorologia e ainda não está em tratamento. Se masturba ao tomar banho e depois outra pessoa usa o banheiro para tomar banho mas esta pessoa está com um ferimento aberto na parte de cima do pé por exemplo isso é risco para essa pessoa? Obrigado

  104. Fui ao Ambulatório de Epidemiologia para fazer testes rápidos. Quando já estava indo embora, percebi que haviam manchas de sangue no chão e que eu havia pisado. Ao tirar o tênis, notei duas manchinhas pequenas de sangue . Deixei o calçado na lavanderia de casa e na manhã seguinte minha mãe limpou. Fico cismado que minha mãe pode ter entrado em contato com sangue contaminado e ter contraído alguma doença por culpa minha. Não faço ideia de quem era o sangue no chão.

  105. Dra, eu tenho hiv carga indetectavel. Um familiar meu sorologia desconhecida ficou dias na minha casa. A minha dúvida é, se ele se masturbe no banheiro ao tomar banho ou no vaso sanitário e não higienizar, é risco para quem utilizar depois caso eu entre em contato com alguma secreção dele eu me reinfectar? ou se ele for lavar a mão c/semen e encostar na pia do banheiro e após eu usar poderia entrar em contato com outro tipo do vírus hiv?

  106. Dr. Talvez tenho TOC , meu amigo fez sexo oral com uma garota de programa e depois de alguns minutos bebeu bebida alcoólica no copo e logo em seguida eu bebi nesse mesmo copo , Ouve risco para mim de HIV?

  107. Um primo meu cuja sorologia me é desconhecida veio passar dias na minha casa. Considerando a seguinte situação hipotética, caso ele se masturbe no vaso sanitário que eu utilizo, não dê a descarga e eu, após, o utilize p/ evacuar e essa água respingue na minha região anal, eu correria o risco de me reinfectar por um outro subtipo do vírus? Ou se o meu pênis encostar na tampa do vaso e tiver secreção ou se eu for lavar a mão na pia e tiver sêmen?

  108. Boa tarde, tudo bem? Se uma quantidade de sangue contaminado pelo vírus HIV se misturar a água, ainda sim ele é contaminante? Obrigada!

  109. Boa tarde, Dra! Defequei no vaso sanitário que tinha urina de outra pessoa e a urina respingou no meu anus. Caso a urina contenha sangue corro o risco de infecção por HIV? A pessoa usou o vaso 30 minutos antes. O virus ja estava morto?

  110. ola doutora minha duvida é sobre banheiro de balada gay,varios caras transam,alguns positivos eu fui me maturbar no mictorio porem encostei com a mesma mao na descarga do vaso,corro risco?

  111. Boa noite, Doutora. Defequei no mesmo vaso sanitário que uma pessoa havia utilizado uns 30 minutos antes de mim para urinar e a água com sua urina respingou em meu ânus. Caso a urina da pessoa tenha sangue, há risco de contaminação considerando esse intervalo de tempo?

  112. Doutora minha filha foi em um banheiro público aparentemente limpo,forrei o assento com papel higiênico e ela urinou.
    Ela estava com um tipo de dermatite…tipo umas espinhas,como ela coça estavam cicatrizando,tinha aquela casca ja.ela corre risco se tivesse respingos do vaso? O assento estava seco sem nenhuma secreção.

  113. Furei o dedo , e fez uma gotinha de sangue , antes de limpar acabei encostando em uma manchinha vermelha que parecia sangue seco , última pessoa que mexeu nesse objeto tinhas uns 5 minutos e era uma manchinha bem pequena (gotícula) não sei nem se meu dedo encostou mesmo na mancha , caso tenha encostado tem risco para hiv ?

  114. Doutora, tenho hiv mas com carga indetectavel mas tratando a sífilis. Limpei meu nariz durante o dia, antes do meio dia numa camiseta. No outro dia, minha tia lavou a minha camiseta numa máquina automática mas ela estava com uma queimadura na mão mas não estava cicatrizada. Isso é risco pra ela. Desde já agradeço.

  115. Dra, sou funcionária em período de experiência em um laboratório de análises clínicas. Fui jogar fora o descarte de resíduos do aparelho quando uma pequena gota projetou no meu lábio. Não falei nada, porque tive medo de ser demitida. O resíduo continha sangue e produtos químicos utilizados no equipamento. Qual o risco de contaminação sendo que os reagentes diluíram o sangue ?

  116. Boa tarde,
    Se urinar em um vaso sanitário, e respingar em minha vagina, corro risco de pegar doença como hiv ou hepatite? E se caso houvesse urina de outra pessoa nesta água? Obrigada!

  117. Boa tarde Doutora,
    Estou gravida de 7 meses, e fui ao banheiro publico fazer xixi. Senti que a água do vaso respingou em mim. Havia feito depilação com gilete e a pele estava ferida. Se tiver urina de outra pessoa, corro o risco de pegar alguma doença como HIV, Hepatite B ou C? O vaso era escuro e não percebi se a água estava “limpa”. Temo pelo meu bebê. Obrigada.

  118. Tive relação sexual com uma garota de programa o preservativo estourou e eu ejaculei dentro da mesma, ficando quase todo o meu pênis exposto, me desesperei, não tomei banho e apliquei alcool em gel 70 % em todo o meu pênis depois de mais ou menos 20 minutos após a relação e repeti mais duas aplicações de alcool em gel 70 % dentro do período de 1 hora. Segundo ela, ela não tem hiv e faz exames a cada 6 meses. Se ela estiver mentindo e tiver hiv tenho risco de ter contraído hiv?

  119. Olá. Tive relação vaginal com uma garota de programa e a camisinha estourou e eu acabei ejaculando também. A penetração durou pouco tempo cerca de 1 minuto, não tenho machucados no meu pênis e aparentemente sem fissuras. Segundo ela, ela não tem hiv e faz exames a cada 6 meses. Corro o risco de ter me infectado se ela possui hiv?

  120. Fui ao CTA com uma amiga, e realizamos os testes juntas. Seria possível a enfermeira ter utilizado a mesma pipeta que usou na minha amiga pra coletar meu sangue? E se ela utilizou, eu corri algum risco? O teste da minha amiga foi negativo para hiv.

  121. Arranhei uma espinha e veio um pouco de líquido (não cheguei a verificar se tinha sangue). Uns dois minutos depois, numa brincadeira, eu e meu primo nos encostamos as mãos. Depois, vi que ele colocou o dedo no nariz. Sou hiv indetectável (em todos os exames que fiz). Corro algum risco de ter passado alg uma coisa pra ele. Tenho sífilis com mais de um ano (tratei) e na espera de exames. Obg

  122. Olá Dr!

    Ontem fui em uma manicure e ela acabou cortando um pouquinho da minha cuticula, minúsculo o corte, perguntei pra ela se o alicate estava esterelizado ela disse que sim, mas fiquei com medo. A última cliente que ela atendeu foi por volta de 30 min antes, antes de me cortar, minha unha estava com bastante amolecedor de cutícula e ela tinha limpado com um paninho, eu vi que na composição tem alcool… Estava bem calor no local… Será que corro risco?

  123. Olá Dr,
    Sou estudante da área da saúde e dia 3 de Dez durante a avaliação de uma ascite toquei o abdome de um paciente suspeito de hiv+,ele tinha uma lesão, mas eu n cheguei a tocar na lesão, apenas na pele integra, embora um colega tenha tocado na lesão e depois em pele integra antes de mim. Depois fomos lavar as mãos e uns 5 minutos depois fui ao banheiro fazer xixi, acontece que eu estava menstruada a região nesse período fica irritada.Fiquei pensando depois, tem risco de contaminção?

  124. Boa tarde! Fui experimentar um brinco em uma loja e como não usava brinco há um tempo, o furo estava meio fechado. Ao pressionar machucou um pouco a orelha e saiu bem pouquinho sangue. Corro risco de ter pego hiv pelo brinco da loja que poderia já ter sido experimentado por outras pessoas?

  125. Dra após sangramento anal por brinquedo, uma garota de programa me inseriu os dedos no anus ferido, não vi se ela estava com secreção vaginal, caso positivo, qual o risco dessa suposta secreção ter me infectado?

  126. Dra. parabéns pelo site e obrigado por todos os esclarecimentos. Toquei no braço de um parceiro que possivelmente pegou em seu genital minutos antes e com a mesma mão ele tocou nos braço dele. Eu também toquei nos braços dele e, uns 2 minutos depois, fui embora e caí. Na queda, bati com as mãos em uma poça de água e saltou água saltou em meus olhos. Fiquei imaginando que poderia ter resíduo de pré seminal nos braços dele, passado para minha mão e voado junto a água em meus olhos. Corro risco?

  127. Dra após ter sofrido lesao anal com sangramento (penis de borracha) que eu ainda não havia notado, a garota de programa ainda introduziu os dedos em mim. Na hipótese dela ter se masturbado e após usado os dedos com fluido vaginal, corro riscos? Fui correndo ao CTA e me disseram que não, me recusaram PREP.

  128. Dra, parabens pelo site! Fui cumprimentar uma moça num hospital (ela é contadora lá) e quando ela colocou a mão em meu braço, senti uma espetada rápida. Não notei se ela tinha algo nas mãos, mas fiquei com medo de ser uma agulha. Olhei e parece que não havia sangue no local da espetada. Fui até o posto de saúde e nao me deram a PEP. Corro muito risco?

  129. Dra
    Fiz um teste rápido no CTA, e percebi que a pipeta utilizada para colher meu sangue estava em uma superfície escura e não consegui ver se tal superfície estava com sangue e passou para a pipeta.
    É possível que tivesse sangue contaminado na superfície e tenha passado para a pipeta que depois foi utilizada em mim ?

  130. Dra. Fistei sem camisinha um rapaz paramos e após alguns minutos fistei com preservativo, e depois tirei o preservativo e me masturbei. Porém a mão já estava seca. Há algum risco?

    1. Se teve penetração sem o uso de preservativo, é sim exposição de risco para o HIV e outras IST’s. Você precisa se consultar com um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários.

  131. Fui examinado por uma médica com o mesmo otoscópio de uma paciente que estava com otite ou inflamação no ouvido. Fiquei com medo da doutora ter machucado minha musgosa quando ela colocou o aparelho fortemente no meu ouvido. E se fez um corte lá dentro. Posso ter contraído hiv pelo ouvido? Secreção do ouvido transmite hiv?

  132. Fui avaliado com o mesmo otoscópio de um paciente com inflamação no ouvido. Corro o risco de contrair hiv?

  133. Boa noite doutora. Estou com um baita medo. Semana passada eu fui ao hospital. Tinha um paciente antes de mim com infecção no ouvido, em seguida, 20 minutos depois eu fui atendido. A doutora usou o mesmo otoscópio em mim que usou no paciente anterior. Ela não limpou. Eu corro risco de pegar Aids?

  134. Boa noite. Meu celular caiu no lixo do banheiro e escostei em um papel com semen fresco (2 horas mais ou menos, q a última pessoa utilizou o banheiro) e estou com uma ferida aberta no dedo, e acabei melecando meu dedo. Qual o risco? Obrigado.

  135. Boa noite doutora!
    Meu celular caiu no lixo e quando fui pegar encostei em um papel higiênico com sêmen (ele estava la mais ou menos 2 horas após a ejaculação). Encostei com uma ferida aberta no dedo, meu dedo ficou melecado. Corro algum risco?

  136. Masturbei uma pessoa que ejaculou e tem HIV, após poucos minutos cocei o olho. Corro risco? Não havia fluido aparente na mão, mas ela estava em contato.

    1. Boa tarde. Se houve contato de material potencialmente contaminado com a mucosa do olha, é sim uma exposição de risco. Sugiro que procure um médico infectologista para te avaliar pessoalmente e solicitar os exames cabíveis para o seu caso.

  137. Olá Dra. gostaria de saber se uma mulher com carga viral indetectável é possível transmitir o hiv através do sexo oral realizado nela?

      1. Doutor, fui examinado por um médico com o mesmo otoscópio que ele examinou um paciente anterior com inflamação no ouvido ou otite. Quando ela enfiou em mim o aparelho meu medo é se estivesse com um corte superficial no ouvido. Eu tenho risco de ter pegado hiv?

  138. Ola, acontece que deixei que me masturbassem mas ainda usava as calças, o zíper acabou machucando as costas da mao saindo so um liquido e nao sangur, pela altura do corte esfregou na calcinha onde tem contato apenas com a virilha e nao saiu muito do liquido. Corro o risco?

  139. Gostaria de saber pq falam tanto em diferentes janelas imunológicas, após 70 dia de um teste rápido, de farmácia ou laboratório, posso ficar aliviado?

    1. Com relação ao HIV, testes diagnósticos específicos realizados em locais de confiança (ou seja, aqueles locais nos quais você confia no resultado do teste) após o período máximo da janela imunológica (tempo entre contato com o vírus e o aparecimento de resultado positivo ou reagente pelo exame) descartam o diagnóstico de HIV. No caso do teste de 4 º geração, um resultado negativo a partir dos 90 dias após a última exposição de risco, já exclui o caso. No caso de teste de 3 geração, o tempo máximo é de 180 dias.
      Para entender mais sobre a janela imunológico dos testes de HIV, sugiro a leitura deste artigo: https://www.drakeillafreitas.com.br/janela-imunologica-hiv/

  140. Bom dia Dra, tenho uma pessoa que me ajuda em casa e eu não sei sua sorologia, ela faz faxina. Tirou o pó de uns porta retratos e logo após ela sair dali eu fui pegar esses porta retratos e furei meu dedo com a ponta de um metal que fica atrás do meu dedo não saiu sangue só ficou o incomodo de ter furado. Se ela também furou e logo eu seguida eu, corro risco?

  141. Bom dia Dra, tenho uma pessoa que me ajuda em casa e eu não sei sua sorologia, ela faz faxina. Tirou o pó de uns porta retratos e logo após ela sair dali eu fui pegar esses porta retratos e furei meu dedo com a ponta de um metal que fica atrás do meu dedo não saiu sangue só ficou o incomodo de ter furado. Se ela também furou e logo eu seguida eu, corro risco?

  142. Doutora, quando se está em contato com o chão de um banheiro e uma das pessoas contendo o vírus têm um ferimento pequeno já quase cicatrízado, tem risco de contrair o HIV?

    1. Bom dia. Contato de material potencialmente contaminado com a pele íntegra não é exposição ao risco. Mesmo em contato com uma ferida, iria depender da quantidade de material contaminado e da carga viral da pessoa em questão.

  143. Boa noite Dra, fui fazer um teste rapido não percebi da onde a enfermeira tirou a lanceta a possibilidade de ter usado com outra pessoa antes, a possibilidade de infecção, o teste era o tri line.

  144. Boa noite uma única gota de sangue pode conter vírus hiv suficiente para contaminar alguem, o vírus consegue sobreviver quanto tempo nessa única gota de sangue, pode-se correr risco se encostar nessa gota de sangue, com o dedo ?

    1. Contato de material potencialmente contaminado não é exposição de risco.
      Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

  145. 1 amigo portador (indetectável) cortou o pé c/ caco de vidro por cima da meia, corte pequeno, tipo arranhão que sangrou e a meia nem furou, mas ficou levemente manchada de sangue em 1 pequeno ponto. Na hora, c/ pazinha e escova, juntei os cacos e peguei os pedaços maiores com a mão,mas ñ me cortei, ñ havia sangue nos cacos grandes, nem no chão. Uma pele fina ao lado da unha no dedo anelar estava levantada mas ñ tava machucada e ñ tive contato c/ os cacos lá, nem cortei. Corro algum risco?

      1. Obg Dra. São situações peculiares q assustam em 1ª vista. Este amigo faz o tratamento corretamente e desde q iniciou, sempre teve indetectável, nem gripe pega, muito raramente, tá melhor que eu até kk. Não me cortei, mas essa pele levantada havia me assustado, mas não tive contato nenhum direto lá e lavei as mãos. Mas tenho de por a mão na consciência e pensar: Colocamos a mão em dinheiro, ônibus, produtos no mercado isso e aquilo, se fosse tão simples assim o mundo todo estaria contaminado já.

  146. 1 amigo portador (indetectável) cortou o pé c/ caco de vidro por cima da meia, corte pequeno, tipo arranhão q sangrou e a meia nem furou, mas ficou levemente manchada de sangue em 1 pequeno ponto. Na hora, c/ pázinha e escova, juntei os cacos e peguei os pedaços maiores c/ a mão, mas ñ me cortei, ñ havia sangue nos cacos grandes, nem no chão. Uma pele fina ao lado da unha no dedo anelar estava levantada mas ñ tava machucada e ñ tive contato c/ os cacos lá, nem me cortei. Corro algum risco?

  147. Doutora, trabalho e uma farmácia e hoje teve dia da saúde aferir varias glicoses . Não fiz uso de luvas, mas também não me espetei … Tenho risco de ter contraído hiv ? Tipo pelos poros dos dedos ?

    1. Bom dia. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.
      Contato de material potencialmente contaminado com a pele íntegra não é exposição de risco.

    1. Boa noite. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

  148. Dra furei minha mão com uma siringa em um lixo vi a tabela de exposição não consigo interpreta se e uma reposição de risco ou não a senhora pode por favor me explicar já fiz teste rápido com 45 dias negativo posso confiar qual a propabilidade de ter contraído o vírus hiv de 0a10 qual a chance me ajuda por favor obrigada

    1. Bom dia. Para descartar completamente a possibilidade de Infecção do HIV deve ser realizado um exame de 4ª geração em local confiável após 90 dias da última exposição ao risco.
      Este tipo de teste normalmente positiva com 14 a 20 dias do contato com o vírus, porém há casos de soroconversão tardia com até 90 dias (tempo máximo) da exposição de risco.

  149. Dra meu marido furou a mão em uma seringa na lata de lixo fizemos teste com 45 dias tanto o meu quanto o dele negativo porem ele sentiu alguns sintomas como suar a noite aftas na boca dor no corpo depois de alguns dias saiu uma risca branca na unha do pé dele passando alguns dias saiu uma mancha vermelha no olho como se tivesse estourado um vasinho isso e sitomas de HIV e possível saber se com 45 dias um resultado confiável sendo q ambos fez o teste e possível uma soroconversao tardia nos dois

    1. Bom dia. Para descartar completamente a possibilidade de Infecção do HIV deve ser realizado um exame de 4ª geração em local confiável após 90 dias da última exposição ao risco.
      Este tipo de teste normalmente positiva com 14 a 20 dias do contato com o vírus, porém há casos de soroconversão tardia com até 90 dias (tempo máximo) da exposição de risco.

  150. Dra vi em alguns comentários q pra ser um teste seguro para HIV só depois dos 90 dias pq nós CTA eles liberam com 45 dias tô na duvida eu e meu esposo fizemos com 45 dias ambos negativo e um teste confiável com esse tempo obs: ele furou a mão em uma siringa no lixo sorologia desconhecida qual a chance de ter infectado .e dentro desses 45 dias já fizemos 4 testes todos negativo sendo eles 3 no CTA de Campinas e outro em um laboratório o do laboratório foi o quimioluminescência

    1. Bom dia. Para descartar completamente a possibilidade de Infecção do HIV deve ser realizado um exame de 4ª geração em local confiável após 90 dias da última exposição ao risco.
      Este tipo de teste normalmente positiva com 14 a 20 dias do contato com o vírus, porém há casos de soroconversão tardia com até 90 dias (tempo máximo) da exposição de risco.

  151. Doutora, uma ferida aberta do meu dedo entrou em contacto com os números de uma caixa electrónica.
    Posso ter sido contagiado com hiv?

  152. Doutora…se uma pessoa estava no metro…e foi picada por uma seringa contaminada ela pode pegar o vírus…já que sua sobrevida fora do corpo e poucos minutos..

    1. Isso pode ser sim exposição ao HIV. Sugiro que procure uma UBS o mais rápido possível para fazer os procedimentos necessários e avaliar a possibilidade do início ao PEP (início máximo com 72h, mas o quanto antes melhor).

  153. Dr meu esposo furou a mão em uma siringa em uma lata de lixo na Síria fizemos o teste com 45 após a exposição qual o risco dele ter infectado pelo hiv nessa exposição ?

  154. Bom dia Dr, estava fazendo testes rápidos em uma ação social, porém ao chegar em casa notei alguns pingos semelhantes a sangue no meu jaleco na gola e na parte inferior da minha blusa, é necessário o uso da PEP? Mesmo que os pacientes tenham dado NAO REAGENTE para o HIV?

    1. Contato de material potencialmente contaminado com a pele íntegra não é exposição ao risco. E pessoa com resultado negativo não tem capacidade de transmitir o vírus, mesmo que venha a positivar posteriormente.

  155. Dr, qual a probabilidade de contaminar com hiv com fluidos do vaso sanitário de banheiro público?
    Tenho quase certeza que passei o papel higiênico na tampa do vaso sanitário antes de me secar, porque o banheiro era extremamente apertado.

  156. Drª, quando fui utilizar um banheiro público e na hora de me secar acho que acabei passando o papel higiênico na tampa do vaso sanitário e passei o papel na vagina para secar, tenho perigo de ter pego hiv assim caso houvesse secreção no local?

  157. Dra., se o homem tocar na parte externa da vagina de uma portadora de hiv, e também após a relação sexual tocar na parte externa da camisinha e depois tocar no penis( no corpo do penis ou na glande) há risco de ter contraido o vírus?

  158. Boa noite Dra, a máquina elétrica de cortar cabelo que tem em salão pode transmitir hiv? Levo meu filho cortar mas nunca me atentei se limpam a máquina, fiquei receosa.

  159. Dra keilla, aquelas máquinas de cortar cabelo as elétricas tem potencial para transmitir hiv? Levo meu filho cortar o cabelo e as vezes eles usam a máquina, mas não reparei se eles limpam a máquina.

  160. teste rápido na farmácia
    Na hora de pegar o kit o tubo transparente que coleta o sangue para poder despejar no teste
    O tubo capilar ( canudinho que siga sangue do dedo)
    Estava com mancha vermelha PARECIA SANGUE SECO.
    LIMPEI DENTRO DO TUBINHO COM ALCOOL , APOS REMOVER TODO AQUELE SANGUE SECO , ENCOSTEI O TUBINHO NO FURDO DO DEDO E COLHI O MEU SANGUE .
    CASO FOR SANGUE SECO APOS A LIMPESA DO TUBO , CORRI RISCO HIV AO ENCOSTAR NO MEU FURO (MEU SANGUE )? Risco HIV?

  161. teste rápido na farmácia
    Na hora de pegar o kit o tubo transparente que coleta o sangue para poder despejar no teste
    O tubo capilar ( canudinho que siga sangue do dedo)
    Estava com mancha vermelha PARECIA SANGUE SECO.
    LIMPEI DENTRO DO TUBINHO COM ALCOOL , APOS REMOVER TODO AQUELE SANGUE SECO , ENCOSTEI O TUBINHO NO FURDO DO DEDO E COLHI O MEU SANGUE .
    CASO FOR SANGUE SECO APOS A LIMPESA DO TUBO , CORRI RISCO HIV AO ENCOSTAR NO MEU FURO (MEU SANGUE )? Risco HIV?

  162. Limpei um sangue sexo dentro de um tubinho de plástico ( mancha bem pequena ) limpei com álcool 70% ,após a limpeza furei o dedo e encostei esse tubo no meu sangue ( furinho do dedo)
    Após ter limpado o sangue seco ,o mesmo em contato com meu sangue posso pegar HIV mesmo tendo limpado o tubo com álcool?

  163. Limpei um tubo de plástico que tinha uma manchinha de sangue sexo dentro ( limpei com álcool 70% ) , depois disso furei o dedo e saiu um pouco de sangue , e encostei no mesmo tubo que tinha limpado com álcool , corri risco de pegar HIV ? Através do furo no dedo ?

  164. Limpei um plástico com álcool que tinha sangue sexo dentro passei álcool e removi aquele sangue seco , em sequência acabei furando dedo e encostei no plástico que acabei de limpar com álcool , se houvesse sangue não visível poderia me contaminar atravéz do furo no meu dedo ?

  165. Estava limpando um plástico com álcool 70%que continha 1 gotinha pequena de sangue seco dentro, em seguida furei meu dedo e encostei no plástico onde tinha limpado com álcool , caso tivesse algum sangue não visível ali posso me contaminar ? Mesmo sem ver mancha nenhuma de sangue ?
    Tem risco de HIV?

  166. Boa tarde
    A situação é a seguinte: Um profissional colocou piercing no nariz de uma uma pessoa. Após, voltou a tocar nesta pessoa para ajustar a joia. É possível que tenha sangrado um pouco. No meio da conversa, se esqueceu de trocar a luva e pegou a joia que ia colocar na minha noiva pra mostrar( ainda com a luva utilizada em outra pessoa). Na hora de colocar o piercing no nariz da minha noiva, ela utilizou uma luva e uma agulha nova . Tem algum risco?

  167. Comprei o teste rápido na farmácia , estava lacrado certinho ,porém na hora de pegar o coletor de sangue o tubinho transparente ( tubo capilar) notei uma mancha vermelha no qual me deixou encucado ,
    Peguei o álcool limpei bem o tubo ,após a limpeza furei o dedo e coletei a gotinha de sangue , pra teste no qual deu negativo ,
    Pergunta : caso aquele material seco dentro do tubinho seja sangue eu poderia me contaminar com ele ? Tempo de compra até fazer teste aproximadamente 10 minutos . Grato

  168. bom dia.
    se uma pessoa estiver com aquela baba q sai antes de ejacular nos dedos.e acariciar meu anus.apenas acariciar.eu corro algum risco de contrair o virus?

    1. Líquido pre ejaculatório é suficiente para transmitir o vírus. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  169. bom dia doutora.se a pessoa estiver se masturbando e sair aquela baba do penis no dedo dela.e ele com o dedo passar no meu anus.so passar sem penetraçao
    corro algum risco?

    1. Boa noite. Se houver material potencialmente contaminante na área externa do ânus, pode haver algum risco. Você precisa procurar um médico infectologista de sua confiança para te analisar pessoalmente e solicitar os exames cabíveis para o seu caso.

  170. Dra. boa noite!
    Estava andando na rua de sandália e percebi que um caquinhos de vidro entrou e cortou um pouco meu pé.
    Saiu sangue.
    Posso ter me contaminado com hiv?
    Muito obrigada!

      1. Dra., li varias vezes o texto e fiquei com dúvida, pois a senhora fala que o hiv sobrevive pouco tempo fora do corpo, mas também que através de um corte pode haver contágio.
        Se houvesse sangue no caco, num ambiente com temperatura inferior a 60 graus etc, poderia haver contaminação?
        Muito obrigada!

  171. boa noite dr um dia acordei com meu nariz sangrando e limpei ele na toalha e depois minha mãe pegou nessa toalha a risco a exposição? não foi muito sangue e não sabemos onde tava sujo na toalha pois ela é preta.

      1. bom dia.
        Fiz um pequeno corte , menor que 1 mm, num dedo, por ter encostado acidentalmente numa lamina de barbear de outra pessoa. Existe risco para vih e hepatite C?

  172. boa noite dr um dia acordei com meu nariz sangrando e limpei na toalha que é preta e depois minha mãe pegou nessa toalha a risco de exposição? não foi muito sangue e não sabemos onde tava sujo na toalha pq ela é preta.

  173. boa tarde dr antes de saber minha sorologia eu me masturbava no banheiro no vaso sanitário, teria problema se alguém depois disso fosse lá e usasse o vaso sanitário depois de eu ter me masturbado mas eu não sujava e não deixava ele sujo a chance de contaminação?

  174. boa tarde dr sou soropositivo e antes de descobrir as vezes eu me masturbava no vaso sanitário mas não deixava ele sujo a algum problema em depois disso outro pessoa usar o vaso sanitário após eu ter me masturbado nele?

  175. Dra parabéns pelo trabalho , gostaria de saber se uma pessoa com gegivite estiver fumando um Narguile e na saliva estiver um pouco de sangue , poderia passar hiv para outra pessoa que for fumar também e estiver com o mesmo problema bucal.

  176. Dra Boa noite parabéns pelo trabalho , gostaria de saber se uma pessoa com gegivite estiver fumando um Narguile e na saliva estiver um pouco de sangue , poderia passar hiv para outra pessoa que for fumar também e estiver com o mesmo problema bucal.

  177. Dra sentei em um vaso sanitário que tinha uma gota de urina mas não me recordo se continha sangue, já faz 30 dias desde então!! Gostaria de saber se posso realizar um teste de 4 geração com 40 dias é confirmatório. Desde já agradeço

  178. Bom tarde. Dra. Keilla.
    Eu sai com uma garota de programa, fizemos sexo vaginal, anal e oral (oral apenas ela fez em mim) e beijamos na boca. Usamos camisinha para o vaginal e anal e ao final o preservativo estava ok, sem furos. Quando fui retirar o preservativo, percebi uma feridinha de 1mm na cutícula do meu dedão direito. Acredito não ter havido contato desse machucado com a camisinha. Mesmo se houvesse, haveria risco? O prazo do PEP para mim terminará hoje às 16hr. Me ajude, por favor.

  179. Bom dia dra
    Um material que nao seja potencialmente cortante mas seja capaz se fazer um arranhao sem sangramento seria possivel haver a contaminaçao do hiv caso esse material estivesse infectado e fizesse o mesmo tipo de arranhao em outra pessoa sem sangramento tbm?

    1. Boa noite. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

  180. Doutora pelo amor de Deus estou com muito medo .. fiz a unha de uma cliente portadora do vírus daí quando acabei de fazer a unha dela guardei o alicate dela e tirei um bifinho sangrou mto pouco porém que quando guardei ele estava sem capinha e ele me arranhou logo após uns segundos saiu sangue onde me arranhou corro algum risco ?

  181. Dra. Uma pessoa que usa caneta de insulina diariamente, se tiver hiv , tomou insulina a noite, no dia seguinte antes de tomar insulina novamente com a mesma caneta , sem querer a pessoa que aplica se esperou …..corre o risco de se contaminar ?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

  182. Oi. Boa noite… ha riscos de DSTs ou hiv com alicate de unhas quando tem sangramento aparente, tipo quando sai um sangue ? Ou quando a uma retirada de pele da unha, mais não sai sangue e sim fica carne vermelha? Se eu limpar o material com acetona, e tbm percebe q não tem sangue seco no alicate, há riscos?

  183. a uns 2 meses atrás fiz sexo com preservativo só anal mesmo e depois ele se masturbou e ejaculou e depois enfiou os dedos de novo há contágio contando a penetração dos dedos?

    1. Como teve contato com material potencialmente contaminado, sim é uma exposição ao risco. Você precisa se consultar com um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários.

  184. boa noite dr. antes de descobrir minha sorologia eu estava com ressecamento no qual eu sangrava em algumas vezes ao defecar e nisso eu limpava com o papel higiênico pra ver se havia sangrado a algum problema em dividir o rolo de papel nesse caso com meus familiares?
    obs: eu não sujava o vaso e nem os dedos

    1. Desde que seus familiares não entre em contato com material contaminado, não há problema.
      Lembrando que exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

  185. Dr. Tenho uma relação de 9 meses com um soro positivo, faço exames sempre e esta tudo certo pq o resultado dele é sempre indetectável, mas essa semana minha mão tinha um arranhao e na relação sexual houve um sangramento…qual a possibilidade de ter infectado?

  186. Bom dia, ontem apertei a mão de um tóxico dependente que talvez seja soropositivo e mais ou menos dois minutos depois eu cortei um dedo da mesma mão. Não vi se ele estava com alguma ferida aberta ou sangue na mão. Devo fazer prep?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

  187. Bom dia, ontem apertei a mão de um tóxico dependente que talvez seja soropositivo e mais ou menos dois minutos depois eu cortei um dedo da mesma mão. Não vi se ele estava com alguma ferida aberta ou sangue na mão. Devo fazer prep?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

  188. Depois de usar preservativo toquei na parte externa do mesmo para ver se não tinha estourado e logo em seguida passei uma água super rápida na mão, e depois passei no meu penis, inclusive na mucosa, para tirar o excesso de látex da camisinha que me da alergia. Fiz exame de terceira geração com 44 dias e veio negativo. Existe risco de estar infectado?

    1. Não existe uma ” porcentagem” registrada para cada tempo de inicio da PEP. Até mesmo porque existem varias outros fatores que podem aumentar o diminuir o risco de transmissão ( https://www.drakeillafreitas.com.br/risco-de-transmissao-do-hiv-de-acordo-a-exposicao/ ).
      O que se sabe é que quanto mais rápido se inicia o PEP maior sua eficácia e depois de 72 horas não tem nenhum efeito protetor. Como você iniciou a PEP muito rápido isso aumenta muito a sua eficacia e as chances de falha da PEP quando tomada adequadamente são poucas.

  189. bom dia,Dra! Tive relação sexual ontem com uma mulher,que acabou sujando a canisibha de sangue na hora do ato sexual(falou q estava perto de chegar a menstruação).A camisinha nao furou,coloquei agua pra ver se tinha furado.Vc acha q é seguro nao ter tido risco de ter sido exposto a risco ja q nao furou o preservativo e q nao conheço a sorologia dela?!

  190. Doutora sou Rafael, se uma pessoa usar saliva como lubrificante na camisinha para introduzir no anus. Quais chance de contrair hiv…

  191. Se uma pessoa portadora do vírus Hiv ou aids se cortar com uma faca, e outra pessoa for lavar essa faca cerca de 1 dia depois, se essa pessoa estiver com a cutícula machucada ela contraí o vírus?

  192. Dr minha bolsa sujou de sangue de paciente hiv+ no dia que foi no Centro de referência fazer teste rápido após exposição com o vírus no meu trabalho, nesse caso qt tempo o vírus fica vivo no sangue que sujou minha bolsa?
    Em algum momento corro risco de me contaminar?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável ( nesse caso sangue), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

  193. Boa noite Dra.
    Estava com uma garota que tinha acabado de cair no chão e machucou o ombro ficou uma pequena escoriação. 20 minutos depois ela me masturbou so que teve um momento que ela toco no machucado e continuo a me masturbação.existe risco?

  194. Dra. Keilla, se uma pessoa infectada com o vírus HIV ou aids gozar em um alimento, como por exemplo um bolo e logo em seguida dar para uma pessoa comer, e ela come cerca de 15 horas depois, corre o risco de infecção?

  195. Trabalho em um lugar que um homem tem hiv mas não se trata, está com problemas psicológicos, quando fui ao banheiro não percebi mas tinha um gosma no vaso e encostei minha glande ao sentar para evacuar, corro risco de estar contaminado? Aquilo parecia ser líquido seminal, acho que foi uns 30 minutos depois pois lembro dele ter saído do banheiro…

  196. Me cortei no testiculo pela manha quando fui fazer depilacao na maquina, a noite tive relaçao sexual e tenho medo de alguma secreção ter entrado em contato com a ferida, mesmo que bem pequena… existe risco p hiv? Visto que o corte foi bem pequeno e de manhã , a relação foi com preservativo mas a ejaculacao foi em cima de mim, nao sei se ele tem hiv.

  197. recebi oral de uma mulher menstruada,ela entrou em.contato com seus dedos em sua vagina,nao tenho certeza se sujou de sangue os seus dedos(depois encostou na minha glande),acha q devo tomar a pep
    hj é o último dia

    ela tava de absorvente e me garantiu q nao sujou…to apreensivo…é recomendado tomar dra?

    1. Boa noite. Na dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  198. Fiz massagem tântrica, usou luvas para tocar no genital e a massagista sempre vestida. Estou com medo ter pego hiv caso tenha ficado alguma secreção do penis de alguém ou vaginal de alguma sessão anterior sobre o pote de óleo de massagem no momento que acessou o utensílio para besuntar a luva e massagear a genital.

  199. Estou com uma pequena ferida ocasionada por uma maquina de depilar (aconteceu de dia), à noite tive relação (com camisinha) e a pessoa ejaculou em mim, tenho medo de ter encostado alguma quantidade de esperma na minha ferida, isso é risco de contágio?

  200. Bom dia,Doutora!
    nessa madrugada recebi sexo oral de uma mulher que estava menstruada. Ela acabou se tocando(acredito q por cima da calcinha,mas nao tenho certeza se introduziu ou nao dentro da vagina),e supondo q tenha se sujado pouco de sangue,mesmo o absorvente estando la, vc acha q devo procurar um hospital pra iniciar a pep? Por favor espero sua resposta ansioso e apreensivo pelo tempo que vai passando se caso precisar tomar

    abraço

  201. Doutora, agulha usada em exame de sangue em contato com algodão tem risco?? Tô neurado com isso. Fui fazer exame de sangue de rotina e vi que a enfermeira tirou a seringa do lacre, mas na mesa dela tinha um algodão e ai ela colocou essa seringa próximo desse algodão, enquanto vinha prender meu braço pra achar a veia. Hipoteticamente falando, caso a ponta da seringa tivesse encostado nesse algodão sujo de sangue, que estava ali antes de eu entrar, tem risco de contaminação??

  202. Olá dra tive um acidente no serviço onde ocorria uma profilaxia na boca de um paciente que tem o vírus hiv e não sabíamos dai espirrou sangue no meu olho na hora que joguei o jato de água na boca dele sendo apenas uma gotinha corro risco de estar com o vírus ?

  203. Dra sujei um pouco os dedos de sangue ao retirar a camisinha pois a mulher estava menstruada. Pele sem cortes. Há risco ?

  204. Olá, dra!
    O vírus sobrevive quanto tempo em uma toalha? Fui à manicure e ela secou minhas unhas com uma toalha não descartável. Percebi depois que há um machucadinho perto da cutícula de um dos meus dedos, aparentemente sem sangramento (a não ser que tenha tido algum mínimo e eu não tenha percebido na hora). Corro o risco caso ela tenha usado a toalha em alguém com sangramento antes de mim? Não vi nenhuma mancha aparente. Obrigada.

  205. Doutora, me cortei no corrimão do ônibus coletivo, corro o risco de infecção por HIV ou outra doença contagiosa?

  206. Ola, Dra!
    Sou gay e tive relação com um homem ontem. Penetrei nele apenas uma vez sem camisinha pelo calor do momento. Tirei logo em seguida e coloquei a camisinha para continuar o sexo.
    Devo tomar o PEP?

  207. Boa noite Dra.
    Sou soropositivo mas com a carga viral indetectavel a quase um ano. Estava tendo relação sexual oral com meu namorado ele sendo o sorodiscordante, não apresentando hiv. Durante a relação sexual oral por um acidente machucou a cabeça do pênis e sangrou, corre algum risco de transmitir? Minha boca não estava cortada e não apresentava nenhuma ferida. Desde já muito obrigado.

  208. Olá.
    Picada com alfinete random para prender dorsal (cedido pela organização de uma competição) algum risco?

  209. Boa noite Dra.
    Gostaria de saber se é possível contrair HIV de uma pessoa soropositiva através de uma toalha de banho onde contenha secreção vaginal.

  210. Boa Tarde Dra, No caso de cortes, estava trabalhando em minha casa com um conhecido que não sei sua sorologia, quando cortei meu dedo e em seguida essa pessoa também cortou seu dedo, então ela pegou um pano amarrou no corte e pediu que amara se para ela. Ao tocar com corte do meu dedo nesse pano que não vi sangue posso ter me contaminado ?

    1. se houve contato da sua ferida aberta diretamente com o sangue vivo dela, pode ser considerada uma situação de risco (risco baixo dependendo a quantidade de sangue envolvido) se o contato foi apenas com a toalha, não é risco. Na dúvida, procure um médico infectologista e faça todos os testes cabíveis.

  211. Olá boa noite!!
    Dra grata por tirar nossas dúvidas..
    Sempre faço exames de rotina (sempre faço no mesmo laboratório muito conhecido na minha região), mas confesso que como estava passando um pouco mal não verifiquei se a agulha ou o material da coleta era descartáveis…a dúvida é quanto tempo o vírus do hiv, hepatite sobrevivê numa agulha!?

  212. Boa Tarde,
    Furei meu dedo em um grampo que estava na embalagem de um produto em uma loja. Corro risco de ter contraido hiv.
    Desde já obrigado pela resposta.

  213. Boa tarde Dra. Keilla Freitas.
    A minha dúvida é a seguinte:
    Após o sexo, retirando a camisinha, havia um pequeno corte próximo a cutícula do meu dedo indicador, onde a parte externa da camisinha acabou encostando. Caso a pessoa estivesse infectada, eu corro o risco de ter contraído a doença? Imediatamente eu enxuguei minhas mãos em uma camisa. Mais uma curiosidade, após essa situação que relatei, dirigi o veículo, ou seja toque no volante, porta etc… o vírus permanece vivo nos objetos?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  214. A uns 6 dias pedi um suco de manga feito na hora por um barman, mas ao beber senti um pouco de gosto de sangue, entre a preparação e eu tê-lo tomado não passou nem 10 minutos.

    Posso ter me contaminado com HIV?

  215. Doctora e possível um casal q só um e que tenha o viros d HIV terem filhos sem o outro ser contaminado? Neste caso o homem é que está infectado

  216. me masturbei com a calcinha usada de uma parceira sexual, corro risco de ter contraído o vírus ?

  217. separei uma briga e respingou sangue entre os dedos das minhas mãos(do tamanho de uma moeda de 25 centavos) o local estava integro sem corte, só fui perceber quando o sangue já havia secado e logo em seguida lavei corro risco? se o sangue não tivesse seco e as peles da cutícula tivesse levantada, quando lavei o sangue passando nessas peles levaria algum risco?

  218. Dra. Vc ouviu falar nesses ataques com seringas ques estão acontecendo, é possível a contaminação por hiv através desses ataques?

    1. Não dá para dizer que é impossível mas é pouco provável, uma vez que muito provavelmente, mesmo se houver vírus HIV nessa seringa, ele já deverá estar morto. Contudo, se ocorrer uma exposição de tipo, a PEP está mais do que indicada.

  219. Olá doutora tenho 2 questionamentos: o primeiro estava numa balada e ocorreu uma briga que respingou sangue na minha mão (do tamanho de uma moeda de 25 centavos) no local e só fui perceber quando fui no banheiro e notei que o sangue estava lá e o mesmo estava seco, em seguida lavei as mãos, o local onde caiu o sangue estava sem lesão corro risco? Outrocar questionamento se o sangue não tivessé seco e minha mão estivesse só com aquelas peles levantadas da cutículas teria risco da mesma forma ?

    1. nenhuma das duas situações são de risco para HIV.
      Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

  220. Ola doutora
    Eu me machuquei no corrimão do ônibus aonde tinha uma pequena farpa de ferro
    Corro risco de pegar hiv ??

  221. Dra. o líquido que sai quando vc arranha a pele (sem sair sangue) transmite? pos quando sai com uma cara deixei ele me masturbar e depois ele mostrou que meu short tinha arranhado bem a mao dele, siu um pouco se pele ms n sangrou, fiquei preocupada mas a parte q arranhou a mao dele e esfregou na calcinha nao encostava no clitóris nem em outra parte da vagina, posso ter me contaminado?

  222. olá doutora, me masturbei com uma calcinha de uma garota que tive relações sexuais recentemente(com proteção), se na calcinha continha vírus HIV eu corro risco de estar contaminado ?

  223. Fui em um banheiro de posto de gasolina evacuar. Após isso dei a descarga e sai. Chegando no carro percebi que minha aliança havia caído. Voltei ao banheiro e num gesto de desespero enfiei a mão no vaso sanitário que havia usado. Após isso lavei a mão e passei álcool em gel. Tem algum risco de eu ter contraído HIV? As vezes eu cutuco a pele dos dedos qdo estou ansioso, e pode machucar, mas naquele dias eu não fiz isso. Tem risco?

  224. Bom dia Doutora.
    Há um mês atrás fui em um banheiro de posto de gasolina evacuar. Ao voltar pro carro percebi que minha aliança havia caído. Voltei ao banheiro e num gesto de desespero enfiei a mão dentro do vaso. Há algum risco de eu ter contraído o HIV? Tendo ou não um machucado na mão há risco?

  225. Existe a possibilidade de contrair o virus utilizando uma bucha de lavar louças caso eu esteja com um pequeno machucado na mão? Caso essa bucha tenha sido utilizada por algum portador com tambem um machucado.

  226. É possivel contrair o virus atraves da utilização de buxa de lavar louça caso você esteja com um pequeno corte na mão?

  227. Doutora, fiz uma brincadeira com um cara. Ele começou a se tocar e, do pênis dele, saiu líquido pré-ejaculatório. Ele, então, toda vez que sentia sua mão “melada”, friccionava as mãos e as colocava no ar condicionado do carro para secar. Depois de um tempo, ele colocou o dedo no meu ânus. Corro o risco de contrair HIV?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

      1. Pela sua resposta corro risco de estar infectado? Saiu líquido pré-ejaculatório, ele secou a mão com o vento do ar-condicionado. Depois de um tempo, introduziu o dedo do meu ânus? Existe risco?

  228. Dra.
    Me encontrei numa situação há três dias em que o vaso sanitário estava manchado com menstruação, mas estava seco, até porque passei o papel higiênico e não saiu sangue. Então eu usei o vaso mesmo assim. Mas agora estou preocupado, pois o prepúcio o meu pênis pode ter tocado, nem que pouco, no local em que havia o sangue. Eu não sei se é coincidência, mas acordei hoje com um pouco de cansaço e sem disposição. Eu devo fazer o teste para ter certeza, ou é só paranoia minha? Obrigado

  229. Dra. Se um soropositivo indetectável, que faz tratamento a mais de 2 anos, se furar e em seguida me furar o vírus iria ser passado?

  230. Bom dia dra, tudo bem? Tive uma exposição de risco ha 7 anos e fiquei encucado de uns meses para ca se teria sido infectado! Realizei o teste rápido do CTA e o exame veio negativo, mas não consigo parar de pensar que posso ter sido contaminado na hora da punção venosa do exame realizado! Haveria possibilidade?

  231. Boa noite doutora, outro dia tive um pequeno machucado na palma da mão, saiu pouco sangue e eu limpei o machucado mas não fiz um curativo, aproximadamente duas horas depois cumprimentei alguns colegas, no momento não me preocupei que pudesse haver sangue contaminado com HIV na mão de algum deles, não sei se realmente havia sangue, mas passei água no machucado, tenho TOC e no dia seguinte iniciou uma crise de ansiedade pensando na possibilidade de eu ter sido contaminado, existe a possibilidade?

  232. Oi Dra. Keilla, Gostaria de saber que brinquedos sexuais (Masturbador anal) dentro no anal sangue seco, também esperma seco se possivel pegar o HIV? Eu descobriu tem um sangue seco muito baixo pegar o HIV? Mas eu percebei masturbador anal está velho, ja fiz limpei… Não sei q medo… Pode me resposta ajudar. To duvidas…

  233. Dra. Boa Tarde! Seguinte situação fática: Há alguns dias estive na casa de um amigo. Quando saí para ir ao centro da cidade, ele trouxe outra pessoa, que era portador de HIV, para ficar também na mesma casa. Ocorre que havia deixado meu barbeador gillete na cama. No final da tarde retornei e usei o barbeador. Não sei se ele usou. Fazia 30 graus de temperatura, e não prestei atenção se havia vestígios de sangue nas lâminas. Talvez seja algo infundado, mas existe algum risco? Devo fazer exame?

  234. Oi Dra. Keilla, gostaria de saber se é possível pegar o HIV por masturbador anal sangue seco pegar o HIV? Eu descobriu tem um sangue seco, também sangue seco passar pra meu olho pegar o HIV??

  235. Fui ao salão de barbeiro e ele usou uma navalha para aparar o corte, percebi que meu pescoço ficou bastante irritado e vermelho, com gde ardência , mAs não senti corte. Devo fazer exame pra HIV?

  236. Dra.
    Usei o barbeador de um amigo.
    O barbeador estava seco (sem sangue), mas acabei ferindo minha pele e sangrou um pouco. Gostaria de saber se corro o risco de infecção pelo Hiv

  237. Doutora esse não foi para qual resposta? Não entendi……mas desde ja agradeço por disponibilizar esse canal e tirar todas as nossas dúvidas.

  238. Boa noite!! Dra Keilla, gostaria de saber se é possível pegar o HIV por masturbador anal dentro sangue seco, vi muito baixo sangue seco. Também masturbador está velho se é possível pegar o HIV??

    Eu descobriu tem um sangue seco existe está figuido ( sumido ). Mas eu já limpei no dentro anal masturbador.

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  239. Boa noite Doutora!
    Fui auxiliar um moço que se acidentou andando de bicicleta, o rosto dele estava ensanguentado e fui averiguar se havia alguma lesão em sua cabeça. Minhas mãos se sujaram de sangue, mas não conheço o individuo (não sei se ele possui algum vírus) e minha pele da mão estava íntegra.
    Tenho algum risco de contrair HIV ou Hepatite?
    Desde já, eu lhe agradeço!

  240. Bom dia dra…..usar uma toalha a dois dias sem uso com presença de fluído contaminante, está toalha ficou no banheiro, lugar úmido. Ontem fiz a unha e fui enxugar minhas mãos nessa toalha de rosto, e tinha um machucadinho de cuticula. Acredito que tenha sido alguém que usou o banheiro na sexta, pois tive visitas em casa. Corro risco? Obs: era manchinha de sangue.

  241. Bom dia dra…..usar uma toalha a dois dias sem uso com presença de fluído contaminante, está toalha ficou no banheiro, lugar úmido. Ontem fiz a unha e fui enxugar minhas mãos nessa toalha de rosto, e tinha um machucadinho de cuticula. Acredito que tenha sido alguém que usou o banheiro na sexta, pois tive visitas em casa. Corro risco?

  242. Se um soropositivo colocar esperma ou pingar sangue dentro de um sabonete líquido ele pode transmitir o HIV para outra pessoa se a outra pessoa usar o sabonete?

  243. Dra. Passei pela seguinte: Certo dia, estava mestruada e utilizei o banheiro da empresa, não percebi quando me sentei, mas possuia manchas de sangue seco no assento, possivelmente uma outa mulher na mesma sutiacao (mestruada) sujou. Neste caso haveria riscos? O vírus continua vivo mesmo após o sangue seco? Aguardo!

  244. Olá Dra.! De início, parabenizo a louvável manutenção deste site! A verdade que ainda há muitas dúvidas e, seu site, consegue desmistificar muita coisa ( inclusive aproveito pra tirar uma minha)’
    Um lençol eventualmente manchado de sêmen (depois de uns 15 min de seco) pode ser considerado material infectante? Caso afirmativo, uma pele ( nadegas) com reação alérgica pode ser infectada? Obrigado

  245. Dra! Bom dia! Primeiro agradecer pelo seu trabalho!
    Se um lençol de motel tiver alguma mancha de esperma já seco, pode ser considerado material infectante? Há risco de alguém com processo alérgico na pele entrar em contato com essa mancha e ser contaminado?

  246. Urinar em banheiro publico e uma gota de urina respingar em seus olhos e considerado risco para hiv ou outra dst?

  247. Agradeço a boa vontade e disponibilidade em ajudar a todos neste site que deus abençoe e guarde cada dia de sua vida !

  248. Boa tarde usei uma toalha de banho que nao havia sido usada a aproximadamente uns 3 a 4 dias e nela continha uma mancha de sangue onde no qual foi passada por varias partes do corpo inclusive um machucado no braco isso pode ser considerado exposiçao ao risco mesmo apos este tempo guardada?

  249. Ola Dra, fui ao cta realizar exames e fiquei paranoica pensando na possibilidade da pessoa que tirou meu sangue ter reutilizado o material do outro paciente. Seria possível isso acontecer? Obrigada

  250. Bom dia peguei uma toalha guardada a 4 dias mais ou menos e apos me secar percebi uma mancha de sangue onde tive contato com varias partes do corpo inclusive um ferimento no braço isso e considerado exposiçao de risco para hiv?

  251. Dra. Keilla Tive relação sexual com uma garota de programa, oral e vaginal com uso de preservativos. Porém estava com um arranhão recente na coxa, sem presença de sangue, pele “ralada” para ser mais objetivo. Se este arranhão teve contato com os fluidos vaginais, a Dra aconselharia a realização de um exame ?
    Muito obrigado

  252. ola dra. nao vi sua resposta aguardo obrigado…… um gato arranhou uma pessoa que sei que é portadora de hiv e logo em seguida me arranhou, em mim saiu sangue na pessoa infectada a principio nao ..tem chance de eu ter me contaminado?

  253. Se no banheiro tiver presença de sangue de um portador tanto no chão como no vaso, quando for limpar corro risco?

  254. Dra. boa noite.
    Hoje no trabalho ao entrar no banheiro percebi uma mancha de sangue (gotas pelo chão) acredito que alguem menstruada deixou pingar, eu limpei com folhas de papel com o pé e peguei com cuidado porém nao prestei atençao se o sangue tocou em minha pele ou não. Estou com um pequeno corte no dedo. Estou desesperada. Desde já obrigada pela ajuda e atenção.

  255. Relação vaginal com camisinha. É possível, caso houvesse o fluído vaginal seco na base do pênis infectar a mim ou outra pessoa 48 horas depois do ato? Desculpe o incomodo e muito obrigado.

    1. Exposição de risco é aquela onde ocorre contato de material contaminado com o organismo com o organismo viável (ou seja, infectante), seja por ferida aberta, penetração de material contaminado pela pele ou contato direto com mucosa.
      Na dúvida, procure um médico de sua confiança e faça todos os exames cabíveis.
      Em caso de infecção não há tempo exato para a pessoa infectada conseguir infectar outra, mas 48 hs a principio, pode ser um tempo curto para isso ocorrer.

  256. Bom dia Dra. Vivo num apartamento e tenho uma empregada. Ontem quando cheguei a casa tinha uma pinga de sangue no chão da sala, pisei de haviana e espalhou sangue. Mas depois fiquei andando pela sala e quarto um bom tempo. So 20m depois limpei aquela gota sangue com um papel. Se o sangue era da empregada e tinha hiv, eu posso ter espalhado ao andar pela casa antes de limpar. Agora, se eu pisar chão decalca, ou se o chao do quarto ficou com aquele sangue e tocar no fio do computador…corro risco

  257. Boa noite. Sou dentista e após um acidente de trabalho fiz exame de teste rápido para hiv. A enfermeira usou luvas mas colocou a ponteira de plástico que capta o sangue diretamente na bancada e sem nenhuma proteção embaixo. A mesma estava seca mas mas não acho que estava muito limpa. Corro risco devido a isso? Pois ela coletou o sangue do meu dedo após isso. Obrigada desde já.

  258. Doutora fui ao banheiro da empresa e o chão estava sujo de sangue (duas gotas), acabei limpando com papel o sangue que tinha aspecto de estar molhado ainda com o pé e peguei o papel e joguei fora com a mão. Estou com um pequeno machucado em processo de cicatrização na mão. Devo tomar a pep? Estou em pânico.

  259. Doutora fui ao banheiro da empresa e o chão estava sujo de sangue (duas gotas), acabei limpando com papel o sangue que tinha aspecto de estar molhado ainda com o pé e peguei o papel e joguei fora com a mão. Estou com um pequeno machucado em processo de cicatrização na mão. Devo tomar a pep? Estou em pânico.

  260. Bom dia doutora por gentileza seu eu beijar uma pessoa com hiv e eu tiver com minha garganta muito inflamada posso ser contagiado ?

  261. BOM DIA DOUTORA POR FAVOR SE Eu BEBER UM DRIQUE NO CANUDO DE UMA PESSOA QUE TENHA HIV varias vezes HA RISCO SE CASO ELA TIVER ALGUM TIPO DE LESÃO DA BOCA,agradeco muito se poder responder obrigado

  262. Bom dia Dra Keilla! O CTA é lugar confiável para realizar exames? Os materiais são descartáveis? Obrigado!

  263. Boa tarde, doutora. Masturbei uma mulher e meu dedo tinha machucado de tanto roer unha. Depois cocei minha outra mão que tinha pus saindo por conta de uma micose. A masturbação Não durou muito tempo. Há risco de contaminação ?

    1. Exposição de risco é aquela onde ocorre contato de material contaminado com o organismo, seja por ferida aberta, penetração de material contaminado pela pele ou contato direto com mucosa.

      1. Mim ferir com um arame, não sangrou mas minou o arame estava em um carro caso este arame esteja contaminado posso ter contraído hiv

  264. Bom dia Dra. Tudo bem? Estou aflita. Fui fazer um teste rapido no CTA que veio com resultado negativo, porém durante o teste percebi que o profissional nao havia trocado a luva utilizada no paciente passado. A luva não tinha sangue visível mas o profissional tocou meu braço, a seringa, o algodão e o curativo. Se o paciente anterior for positivo, isto é considerado uma situação de risco? Obrigada pela atenção.

  265. Olá Dr, tenho uma dúvida. Estava em um motel com meu namorado e eu tenho mania de jogar minhas roupas no chão, depois quando terminamos eu fui procurar minhas roupas e tirei minha calcinha do chão vi que estava em baixo de algo preto. Não sei o que era, era na cerâmica,parecia estar seco.Olhei minha calcinha e n estava sujo de nada, pensei em passar o pé pra ver o que era.Mas tive medo.Agora estou preocupada porque vestir a calcinha. Acho que não era sangue, mas se fosse estava seco.Corro risco?

  266. oi dr um gato arranhou uma pessoa que sei que é portadora de hiv e logo em seguida me arranhou, em mim saiu sangue na pessoa infectada a principio nao ..tem chance de eu ter me contaminado?

  267. Dra, até que ponto maçanetas e demais objetos de uso comum tem potencial transmissivo?
    Se houver uma ferida na mão de um indivíduo contaminado e logo depois houver o toque por outro indivíduo com também algum ferimento, sendo pequeno o segundo. Ainda que não exista sangue visível, é possível a infecção?
    Materiais como papel e canetas também podem transmitir nessas condições? Existem casos assim?

  268. Doutora sou eu Gustavo de novo eu corro o risco ou é um risco insignificante conforme a tabela devo me preocupar e procurar fazer um exame??

  269. Boa noite doutora por gentileza compartilhei um cigarro de maconha com três amigos caso um deles tiver uma ferida dos lábios ou afta poderia transmitir hiv ,se puder me responder agradeço obrigado

  270. Dr.fui em um banheiro público tinha pouca iluminação,fui urinar mas não encostei no vaso,quando percebi havia muito sangue de mestruacao na água do vaso sanitário.Tenho medo de ter respingado em mim.
    Corro rosto de pegar AIDS ou HIV???

    1. A princípio, isso não é exposição ao risco para HIV ou outra ist por dois motivo (sangue contaminado em pele sã não é risco e muito provavelmente, mesmo se este sangue estivesse contaminado, as bactérias como sífilis ou vírus coo HIV muito provavelmente já estariam mortos)
      Na dúvida, não fique pensando no assunto, procure um médico infectologista de sua confiança e faça os exames pertinentes.

  271. Boa noite , tive relações sexuais , usei preservativo , mas depois passando uma hora mais ou menos voltei a masturbar me . Nota , não lavei as mãos . Há risco?

  272. Boa noite doutora:

    30 dias atras fui ao banheiro da academia, sem querer encostei o penis na borda do vaso sanitário, foi por muito pouco tempo (coisa de 2 segundos). Tenho risco de contrair HIV? (Caso algum liquido que contenha o virus estivesse presente nas bordas do vaso sanitario)

  273. Dr, sai com um desconhecido, conversamos ate que se beijamos tal, em certo momento ficamos na masturbação notei que ele havia passado a mão na glande dele e um 3 min depois tocou na minha glande passando os dedos na glande tem alguma chance de contaminação se houvesse líquido pré ejaculatorio ou certo a **Babá** na glande dele e me contaminar na hora que passou na minha glande ??
    E chegando em casa notei um corte no corpo do meu pênis tem alguma chance de ter me contaminado com baba nesse corte

  274. Boa noite doutora fui fazer barba com um amigo que está fazendo curso de barbeiro e acabou me cortando com a máquina de fazer barba e começou sair sangue dai ele esfregou gel pós barba na mao dele e passou aonde estava saindo sangue isso é risco para hiv ?

  275. Boa tarde.
    Drª queria uma informação por favor.
    se meu namorado ejacular fora e cerca de 10 mn depois ele me penetrar e tirar logo o penis corro risco de engravidar? e já agora pode-se contrair doenças com esse metodo? Obrigada

  276. Bom dia. Fiz a unha do pé e tive um bife tirado. No outro dia fui em um show de sandália , e lá tinha água no chão (suja de pisadas e teve um briga perto de mim com gotas de sangue que caíram no chão). Está água caiu no meu pé. Será que pode ter sido infectada com a água ? Já que caiu algumas gotas de sangue e tinha ferido minha cutícula um dia antes?

  277. Olá doutora! Sou manicure e ao realizar o procedimento.de cultilagem na unha da cliente eu a cortei, quando terminei o procedimento, fui lixar a unha dela e pintar e limpar o excesso de esmalte, (isso durou uns 10 minutos) quando fui fazer a unha do pé espetei o dedo no alicate, e saiu um pouco de sangue, corro o risco de ter me infectado?

  278. Boa noite fui no barbeiro e ao fazer minha barba acabou me cortando com a máquina e sangrando há risco para hiv?

  279. Dr .. Estou cismado com uma coisa fui barbear e coloquei meu barbeador no banhei ai fui tomar agua ai o” primo meu foi no banheiro ele portador de hiv” . Ai tinha mais um barbeador la ai no sabei. Qual e meu ai peguei que acha que era meu . Mas o barbeador nao tinha nada ele tava seco e limpo e nao continha nada nem um dele , ai fisso barba .. Sera que pode se contaminado ..

  280. Usei um prestobarba mas ele nao tinha neh um sinal de sangue no prestobarba . Tem perigo de ser contaminado …

  281. Dra.
    Gostaria de saber se há chance de contágio pelo vírus em um ambiente em que há vários infectados, como o CTA, por meio de objetos de uso comum (ex: maçaneta), caso haja alguma deformidade na pele do hiv+ e/ou do soronegativo.

      1. 1. Nem que o toque seja subsequente? Ocorreu de tocar na maçaneta do CTA e me deixou temeroso, nutri bastante ansiedade quanto a tal fato. Mas não havia visivelmente fluido acumulado na superfície da maçaneta e foi um toque muito rápido. Se trata de uma região do dedo mínimo com um minúsculo relevo avermelhado que não expele sangue. Acredito ser uma “pinta”.

        2. É possível se contagiar na realização do Teste Rápido? Seria possível a reutilização daquele instrumento que eles usam na coleta?

  282. Boa tarde! Fui a manicure. Ela ao pegar o alicate para fazer a unha furou o dedo. Ela limpou o alicate com algodão e acetona. Tirou cutícula de 4 dedos meus no quinto ela tirou um pequeno bife, pequeno. Corro algum risco? Estou desesperada com isso.

  283. Bom dia! Fui a manicure. Ela ao pegar o alicate para fazer a unha furou o dedo. Ela limpou o alicate com algodão e acetona. Tirou cutícula de 4 dedos meus no quinto ela tirou um pequeno bife, pequeno. Corro algum risco? Estou desesperada com isso.

  284. Boa noite! Fui a manicure. Ela ao pegar o alicate. Furou o dedo dela. Ela limpou o alicate com algodão e acetona. Tirou cutícula de 4 dedos meu e no quinto tirou um bife do meu dedo. Foi bem pequeno. Corro algum risco?
    Estou muito preocupada. Não sei se ela tem alguma doença.

  285. Bom dia, doutora. Estava no carro com uma garota, e ela colocou o dedo na própria vagina, verificando que estava menstruada, porque veio uma pequena quantidade de sangue no dedo, que ela limpou no vestido. Cerca de dez minutos depois, ela me masturbou com a mesma mão, tocando na minha glande. Isso foi um ato de risco para HIV?

  286. Boa tarde Dr Keila transei com uma garota eu usei camisinha depois que ejaculei ela estava menstruada e ao tirar a camisinha para limpar meu pênis encostei o papel higiênico que estava sujo de sangue no meu pênis tem algum perigo de ser transmitido o HIV

  287. Boa tarde!!!
    Quanto tempo e necessário eu esperar para fazer o teste de HIV,para que eu pegue o resultado de certeza.

  288. Doutora entrei em contato em pequena quantidade de sangue ,e pouco tempo depois coloquei o dedo dentro do meu nariz,posso contrair o vírus HIV por esse descuido.Estou muito preocupada

  289. Doutora. Beijei um rapaz e senti gosto de sangue. Fiquei com vergonha de cuspir. Dilui na minha saliva e acabei engolindo. Isso pode ter me transmitido HIV?

  290. Boa noite Dra Keilla, Recebi sexo oral por uma pessoa que estava fazendo sexo oral em um terceiro. Notei que em seguida ela cuspiu, podendo ser cuspe ou semen, neste caso corro o risco de contrair HIV? E outra, caso seja semen e ele tem cuspido a quantidade por infectar ?

  291. Olá, Dra. Minha prima socorreu um rapaz soropositivo em um corte e teve um pouco de contato com o sangue dele sem saber que ele tinha HIV. Depois de um tempo descobriu e agora está com medo, pois ela costuma roer as cutículas. Essa é uma forma de contágio? Ela pode ter sido infectada?

    1. Boa noite. Isso vai depender da carga viral da pessoa portadora do vírus e da suposta ferida que ela tinha na mão (tamanho da abertura e se ela já teria começado o processo de cicatrização).

  292. Dra, Sou dentista,fiz um procedimento de restauração e usei uma broca com a ponta bem fina, na ora q eu estava limpando os instrumentais minha filha entrou e mexeu nas minhas coisas eu só percebi qndo ela gritou q tinhá se furado, a caneta q estava com a broca caiu e a furou muito o pé dela, sangrou muito. Estou desesperada, pq aki não tem como fazer a profilaxia. Não lembro se o instrumental teve contato com sangue ou só com a saliva. Qro saberdos risco de ela contrair o hiv?

  293. Olá doutora sou soropositivo e gozei no bum bum de um menino ,na época eu não sabia q eu tinha hiv ,porém só gozei no bum bum dele,na pele,não gozei no ânus, só no bum bum msm ,posso ter transmitido hiv pra ele

  294. Cumprimentei com aperto de mão um portador de HIV, sua mão tinha feridas em processo de cicatrização (casquinhas), minha mão só tinhas as cutículas externas que havia acabado de tirar com cortador de unha. Corro risco de ser infectado?

      1. Obrigado, mesmo que minha cuticula tivesse se cicatrizando não haveria risco pelo fato de ele não estar sagrando? Confere?

  295. Boa noite dra. Sou soro positivo, descobri recentemente, a minha dúvida e, se eu fiser o tratamento, direito, minha carga viral fica indetectável, ainda vou está mais vulnerável a ter outras doenças, infecção oportunistas do que as pessoas que não tem HIV? Tem algum exame que possa mostra quando eu fui infectado? E se um cachorro me merder, ele também e infectado? A risco de transmissão pelo sabonete, ou toalhas de banho, eu ainda muito confuso. Depressivo. minha família não sabe,

  296. Boa tarde!
    Estou usando PEP e fui hoje realizar meus segundos exames no CTA. No momento da coleta, percebi uma mancha na luva que pensei ser de sangue, porém pode ser apenas tinta de caneta. A pessoa que teve o sangue coletado antes de mim estava bem nervosa. Acabei ficando com uma neura de o enfermeiro ter utilizado a mesma luva que utilizou com o outro paciente para coletar o meu sangue. No momento de limpar o furo, acredito que a luva teve contato com a ferida. Há risco de contaminação?

  297. Estava andando na rua, um rapaz passou por mim, dizendo que era soropositivo e vendendo cartela de adesivos. Eu segurei a cartela e depois devolvi para ele e não comprei. Depois de uma hora+/-. Vi q tinha um pequeno corte na mão q não sangrava, mas ardia um pouco. Corro o risco de ter sido infectada assim. Não vi sangue na cartela.

  298. Boa noite . Estava fazendo a unha da cliente não havia tirado bife ainda . Me furei com o alicate . Avisei a cliente . E ela não se importou . Talvez por não está doente . Mais estou com a mente a mil … corro o risco de ter contraído o vírus. Caso ela tenha a doença… afinal não vem escrito na testa….

  299. Doutora, boa noite. Tenho HIV e meus últimos dois exames deram indetectável, sou indetectável há mais de 8 meses. Recentemente, durante o sexo oral, meu pênis se machucou um pouco e meu parceiro teve contato com meu sangue na boca dele. Considerando que sou indetectável, existe risco? Devo alertá-lo para fazer PEP ou seria um desgaste desnecessário para ambos? Obrigado.

  300. Olá boa noite… Dra realizei um exame em um laboratório de confiança ( onde sempre costumo fazer), mas dessa vez fiquei receosa, preocupada, medo da agulha já ter sido usada. Dra eu gostaria de saber se os laboratórios usam materiais descartáveis!? E se corro algum risco de contaminação, quanto tempo o vírus do HIV poderia ficar na agulha!?
    Obrigada

    1. Boa tarde. O procedimento correto é fazer o descarte dos materiais utilizados em cada pessoa. Mas o tempo que o vírus pode sobreviver varia de acordo com alguns fatores como a carga viral.

  301. Òla Dra. Se eu estiver com um corte ou uma ferida, e tiver contato com sangue de uma pessoa soropositiva, mas com carga viral indetectável, corre o risco de transmissão?

  302. Boa tarde doutora! Tenho hiv , mas minha carga viral está indetectável! Qual é o risco de eu passar o virus para outra pessoa sem o uso de preservativo? No caso tendo um namorado? Eu sendo receptivo e havendo ejaculação interna?

  303. Olá Dra. Um homem de sorologia desconhecida me masturbou durante uns 2 minutos e possivelmente tocou na glande do meu pênis. Antes ele tinha se masturbado com a mesma mão mas não chegou a ejacular. Se ele estivesse com fluido pré-ejaculatório na mão, o risco de ter me contaminado com HIV por tocar na minha glande é alto, baixo ou insignificante? Depois de quanto tempo do acontecido posso fazer o exame? Obrigado.

  304. Dr bom dia .. Fazendo trabalho na faculdade , acabei furando o dedo com um alfinete que um amigo de sala me emprestou, isso é uma situação de risco? ?

  305. Fiz sexo recentemente, mas em alguns momentos da transa a camisinha ficou protegendo apenas a cabeça do meu pênis, corro algum risco?
    Obrigado.

    1. Bom dia. Pode ser considerada de risco se tiver entrado em contato com material potencialmente contaminado, pois esse material pode ter se espalhado dentro da camisinha. Mas o risco é menor do que uma relação sem preservativo.
      Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.
      Para entender sobre o correto uso do preservativo, sugiro a leitura deste artigo: https://www.drakeillafreitas.com.br/preservativo-masculino-saiba-como-usar/

  306. Olá boa tarde, me furei em uma agulha que estava no lixo do vizinho, acho que a uns dois dias lá, gostaria de saber se essa agulha estivesse infequitada com HIV eu corro o risco de contrair, quanto tempo o vírus sobrevive em uma agulha ?

  307. Se uma seringa (já descartada em uma caixa) utilizada para injetar medicamentos como Benzetacil, acidentalmente perfurar a mão do profissional de saúde que manuseou a caixa, qual significância desse risco, desconhecendo em que paciente foi aplicada?

    1. Bom dia. O risco para HIV é muito baixo. A infecção mais fácil de ser transmitida por essa via seria a hepatite C. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  308. Boa noite doutora! Transei com uma pessoa que não conheço e não sei se tem o virus, fiz sexo anal receptivo utilizando preservativo que eu forneci, e logo depois vi uma reportagem sobre pessoas que transmitem intencionalmente o vírus. Teria alguma possibilidade de se transmitir o vírus intencionalmente numa relação sexo anal mesmo que utilizando preservativo?

    1. Bom dia. Teria caso o preservativo estivesse rompido. Caso tenha alguma dúvida ou sintoma, sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  309. Se eu tiver um arranhão na pele e entrar em contato com sangue contamidado, posso me contaminar? Mesmo que o arranhao esteja com casca ja?

  310. dr. se uma pessoa passa uma mão em um local em via publica tipo um corrimão e nesse local tiver sangue ou fluido e essa pessoa passar a mâo no olho posso contrair algo

    outra situacão: se uma pessoa uzar a mesma pia de lavar o rosto, e nessa pia esfregar os olhos pode contrair algo dessa pessoa

  311. Olá Dra. Keilla.
    Ontem cortei o cabelo e o cabeleireiro usou um barbeador elétrico para aparar os cabelos na base da nuca. Apos o procedimento, que doeu um pouco na hora, senti a pele coçar e arder no local em que usou a maquina. Nao consegui ver direito no espelho, mas parece ter pequenas escoriações no local. Essa exposição é considerada de risco para contrair HIV ou hepatite B ou C? Desde já agradeço a atenção.

  312. Ola, estava no estagio fazendo curativo e a luva furou e acho que pegou sangue do paciente (sorologia desconhecida) em meus dedos. A questão é que tenho habito de roer as unhas e fiquei com medo. Corro risco de ter me contaminado?

  313. Olá doutora. Então, tive um encontro com uma pessoa que eu não conheço direito. Enfim, não rolou penetração e nem oral
    Pelo fato de não ter camisinha em mãos. Só que esse cara com raiva por eu não ter feito nada. Passou aquele líquido pre ejaculatorio nos lábios dele e em seguida me beijou. Ele fez isso sem eu perceber com raiva e depois me falou que ele tinha feito isso. Então, corre o risco de eu ter me contaminado??

      1. Pele integra que a senhora fala é a boca ??
        Ele passou o líquido transperente nos lábios e em seguida me beijou. E depois falou. Mas eu to inseguro pelo fato de usar aparelho. Corre o risco de pegar o vírus? Quais são as chances ??

      2. Pele integra que a senhora fala é a boca ??
        Ele passou o líquido transperente nos lábios e em seguida me beijou. E depois falou. Mas eu to inseguro pelo fato de usar aparelho. Corre o risco de pegar o vírus? Quais são as chances ??

  314. Doutora, furei a orelha e sangrou e no momento eu coloquei uma bijouteria, mas essa bijuteria não era estéril, mas alguém com o vírus pode ter experimentado no mostruário, mas eu já tinha o brinco há uma semana. Nessas contingências (de alguém com o vírus ter usado esse brinco, há uma semana ou mais) há possibilidade de contrair?

  315. Boa tarde doutora existe algum risco se voce encostar em suor de uma pessoa sabidamente portadora do hiv em situacoes do dia a dia ?

  316. Obg pela resposta anterior. Dra, adquiri o vírus recentemente transando com penetração utilizando camisinha, e peguei via sexo oral sem camisinha (Informo que nunca houve ejaculação na boca ou camisinha estourada) apenas sexo oral sem proteção. Vi que esse risco é praticamente mínimo. Olhei também que as medicações estão bastante avançadas e sem efeitos colaterais. Gostaria de saber a sua opinião sobre a cura e se realmente há esperança de vir essa cura em breve como tenho lido que virá até2020?

  317. Dra tenho HIV e costumo ejacular na cueca ou limpar com ela, caso tenha roupa de alguém na máquina de lavar e coloco para lavar junto, há risco de passar o vírus ?

  318. Olá doutora Keilla.
    Tenho entrada de uretra aberta e rugosa. Tive contato com uma garota de programa com preservativo na primeira vez com ela por cima. Havia me depilado com máquina e a pele estava irritada mas não ferida. Na segunda vez, a camisinha saiu antes da penetração e não sei de a ponta do pênis encostou na entrada da vagina. Tirei a camisinha e toquei na entrada aberta do pênis . Qual a probabilidade de contaminação?

  319. Comprei um pacote de pão pela manhã e à noite fiz um sanduíche. Notei que havia uma bola pequena de secreção nasal com sangue (secos) grudada no pacote de papel pelo lado de fora. Existe possibilidade de transmissão de hiv se toquei na secreção para fazer meu sanduíche ou se ingeri a secreção?

      1. Obrigado pela informação Dra.
        Tem algum risco se esta secreção nasal com sangue tenha ultrapassado o pacote de papel e encostado no pão quando comprei de manhã, mas so comi à noite?

  320. Oi Dra Boa noite e parabéns pelo seu trabalho…Estou preocupado Dra fui em um Cta para fazer um teste rápido para hiv , reparei que a pessoa quando me furou com a lanceta não fez o descarte na hora , essas lancetas são reutilizáveis e se for corre algum risco de contrair hiv ?

  321. Olá doutora, eu acabei de comer uma maça e notei manchas avermelhadas nela, no inicio pensei que era meu sangue, talvez da gengiva, mas ai testei de novo e vi que não era. Eu queria saber se tem alguma chance de se infectar ao comer uma fruta contaminada com sangue.

  322. Dra. Keilla, obrigado pelas informações. Tenho duvida quanto a um caso.
    Estagiei em uma inst. pública no segundo semestre de 2015. Nesta época atendi a um portador de AIDS, que me entregou um doc., em papel, eu o verifiquei, e notei que toquei em uma parte na qual havia uma mancha de sangue, do portador, que estava seca. Eu terminei de atendê-lo, e após, lavei minhas mãos. Quando chequei em casa, voltei a lavá-las, com produtos de limpeza. Mas até hoje tenho dúvidas se houve algum risco.

      1. Bom dia. Obrigado pela resposta.
        Ocorre que ainda há uma dúvida, não me lembro bem, mas como terminei de atender o port. antes de lavar as mãos, posso ter tocado no meu olho, . Sei, de fato, que após lava-las, cheguei a esfregar os meus olhos. Não há riscos também, certo?

        1. Bom dia. Material potencialmente contaminado entrar em contato com mucosa, isso sim é uma situação de risco.
          Para descartar completamente a possibilidade de Infecção do HIV deve ser realizado um exame de 4ª geração em local confiável. Resultado negativo com o tempo de sua exposição, se não tiver ocorrido alguma outra, já é suficiente para encerrar o caso.

          1. Obrigado. Não ocorreu outra exposição. Creio que só toquei nos meus olhos (e foi por fora, na pele, e não diretamente no olho) após ter lavado as mãos. Mas de qualquer forma, irei fazer o exame pelo SUS.

  323. Boa noite doutora, um rapaz que eu saí de sorologia desconhecida, me dedou e depois ejaculou na privada, mas ficou um pouco de semen e ele me dedou rapidamente, eu corro risco de ter pego alguma doença ?

  324. Tenho uma pergunta após uma situação, 30 dias atrás eu estava em um hostel e fui usar o banheiro quando levantei a tampa da privada o assento do vaso estava com alguma coisa molhada ainda nele eu toquei com o dedo pra ver o que era e não sei porque eu cheirei meu dedo pra ver o que era era um líquido e tenho quase certeza que era semen em seguida lavei minha mão bastante com água e sabão e sequei
    E possível contrair hiv dessa forma por ter tocado e cheirado o semen
    Estou sem sintomas.

  325. Boa tarde dr,
    Fui atender um paciente no local que trabalho e ao pegar sua folha de exame eu me furei num grampo de grampeador que estava mal colocado e sangrou um pouquinho. Ao me furar a paciente tbm disse que se furou tbm porém no dia anterior. Corro risco de pegar algo? Desconheço sorologia dela. Estou desesperada! E se ela tivesse se furado no mesmo dia que eu! Logo que me furei joguei alcool uns dois minutos depois.

  326. Bom dia Dra. Ontem fui a manicure e não levei meu kit , então fiz com os matérias dela se mesmo , o alicate e o afastador eram de metal e estavam no pacote esterilizado , porém o palito era de madeira , ela tirou um bife que sangrou muito e ainda assim passou o palito no local sangrando! Corro risco de contaminação ?

    1. Boa tarde. O risco existe, mas é pequeno, pois depende da quantidade de material potencialmente contaminado que entrou em contato com o ferimento e sua carga viral e do tempo de exposição do vírus. Nesse caso o risco é maior quanto a contaminação por hepatite c e micoses.

  327. Trabalho no consultório de dentista eu lavo os matérias
    Estava de molho no detergente enzimatico e estava lavando de repente me furei corro o risco de contrair alguma doença

    1. Boa tarde. Como explicado na matéria, o tempo que o vírus pode ficar vivo fora do corpo varia de acordo a vários fatores. O poder protetor do detergente enzimatico também varia com o material infectado, tempo de exposição e quantidade de substancia potencialmente contaminante envolvida.

      1. Ok mais eu estava lavando o explorador com.uma bucha
        E estava de molho
        Como já estava lavando com a bucha esfregando
        Mesmo assim corro risco de contrair hib

  328. Dra. Drakeilla, masturbei um desconhecido e sujei um pouco meus dedos com líquido pré-seminal e esperma. Limpei em um pano e fui ao shoop por mais de uma hora. Ao chegar em casa, introduzi um objeto em meu ânus. Teria risco de o vírus ainda estar vivo em meus dedos, passar para o consolo e me contaminar em contato mucosa anal, mais de 1h após?
    Agradeço desde já a resposta!!

  329. Olá Doutora! Quero saber se é possível se contaminar com uma seringa que não apresenta sangue, sendo que essa seringa foi usada na administração de um medicamento Intramuscular, e após ter dado a intramuscular a agulha furou superficialmente meu dedo. Corro algum risco?

    1. Boa tarde. Como explicado na matéria, o tempo que o vírus pode ficar vivo fora do corpo varia de acordo a vários fatores, como o material infectado, tempo de exposição e quantidade de substancia potencialmente contaminante envolvida.

  330. Boa Tarde Dr.ª ! É impossível a contaminação se sangue cair em pele integra certo, mas nas questão de pequenas lesões na pele, por exemplo eu sou diabético e tenho que furar os dedos vária vezes por dia (teste de glicemia), é possível se contaminar se sangue entrar em contato com essas feridas mesmo recentes.

    1. Boa tarde. Isso vai depender do tempo que essa pequena ferida foi feita (o processo de cicatrização é rápido), o quantidade de material potencialmente contaminado que entrar em contato com a ferida e carga viral dessa pessoa em questão.
      Se você teve alguma situação de risco, o recomendado é que procure um médico infectologista de confiança, para que possa te avaliar pessoalmente e solicitar os exames cabíveis para seu caso.

  331. Boa Noite Dr, sangue contaminado em pele integra não existe possibilidade de contaminação certo. Tenho diabetes e faço o teste de glicemia 3 vezes por dia causando pequenos furos em meus dedos para a coleta de sangue, se sangue contaminado cair em cima dessas feridas mesmo recentes tem algum risco de contaminação?

    1. Boa tarde. Isso vai depender do tempo que essa pequena ferida foi feita (o processo de cicatrização é rápido), o quantidade de material potencialmente contaminado que entrar em contato com a ferida e carga viral dessa pessoa em questão.
      Se você teve alguma situação de risco, o recomendado é que procure um médico infectologista de confiança, para que possa te avaliar pessoalmente e solicitar os exames cabíveis para seu caso.

  332. Boa tarde dr,
    Fui atender um paciente no local que trabalho e ao pegar sua folha de exame eu me furei num trampo que estava mal colocado e sangrou um pouquinho. Ao me furar a paciente tbm disse que se furou tbm porém no dia anterior. Corro risco de pegar algo? Desconheço sorologia dela. Estou desesperada! E se ela tivesse se furado no mesmo dia que eu!

  333. Dra., a utilização de objetos cotidianos (dinheiro, caixa eletrônico, corrimão, maçanetas) oferece algum risco caso possuam material contaminado seco (sangue, serem) e a pessoa leve a mão suja a mucosas ou feridas abertas? Há algum risco de contaminação nesses casos?

  334. Doutora,preciso saber se houve risco.Usei um banheiro público e ao descartar o lixo,notei que a lixeira estava transbordando, e numa reação besta minha, como se estivesse em casa, pressionei com o papel usado o lixo pro fundo da lixeira, e voltei a tirar papel e me limpar.Depois pensando nisso não senti nenhum liquido ou sangue quando coloquei a mão, mas sera que houve risco de ter passado vírus vivo pra minha mão e passar para o papel e anus? tenho que me preocupar?
    Obrigado!

  335. Doutora se a pessoa for portadora de hiv e ela sem querer conversando com vc gospi ou baba e pega dentro do olho corro risco de contaminacao

  336. Bom Dra, estava com uma garota de programa e antes de por a camisinha ela passou meu pênis que ainda estava mole em sua vagina… foi bem rápido uns 5 segundos no maximo.. corro algum risco de hiv? O Risco é alto?

  337. Olá Doutora, sou profissional da saúde e ao lavar o polifix de uma paciente para passar medicação, com a pressão, jorrou sangue no meu braço (não tenho nenhuma lesão nesta mesma área), e na minha roupa, em seguida fui lavar a minha roupa com sabonete e já sem luvas esfreguei o local sujo com sangue. Quando a paciente foi receber alta, recebi a noticia de que ela era soropositiva. Qual o risco de contaminação?
    OBS.; não me furei com nenhum material perfurocortante desta paciente.

  338. Fui beijado na boca por uma pessoa que estava fazendo sexo oral em um terceiro. Somente recebi um beijo, mas provavelmente a boca que me beijo ainda tinha vestígios do sexo oral que estava praticando. Existe riscos para o HIV?

  339. Dra nao sei o que acontrceu com a Minha resposta, parece que foi apagada e eu nem li direito,coloque ai outra vez por favor..

  340. Olá doutora lambi duas vezes o clitóris de uma mulher mas em seguida passei o lençol na língua e cospi várias vezes. Corro risco de está com Aids

  341. O infector falou que nao tinha necesidades de repetir os exame que era pra mim ficar tranquila, sou casada e meu marido ta sentido umas coisas estrnhas como nauseas, vomitos e dores abdiminais e ele sempre foi muito saudavel eu tambem estou com for de garganta, estou aflita ja nao sei mais o que fazer, to com medo de morrer e deixar minhas filhas pequenas. Mim ajuda por favor.

    1. Boa tarde. Como não houve exposição da mucosa, não é considerado situação de risco. Em relação aos sintomas de seu marido, sugiro que procure um médico infectologista para que possa avaliá-lo pessoalmente e solicitar os exames cabíveis, em busca de outro possível diagnóstico.

  342. Dra ao puncionar uma paciente bati o jelco em meu dedo, olhei se tinha perfurado e nao vi nada, lavei com agua e sabao depois passei alcool gel e nao ardeu, depois olhando bem tinha um pequeno arranhao, quase nao dava pra ver, fiquei louca mais ai minha colega mim tranquilizou, falou que se nao tinha sangue eu nao tinha com o que mim preocupar, uma semana depois fiz o teste rapido que deu negativo, procurei um infector e ele disse que nao tinha necesidades de repetir o exame ja que nao tinha san

  343. Considerando no 1) caso que os outros tecidos tenham contato com mucosas e no 2) caso, que ao perguntar sobre o risco de transmissao estava me referindo ao material/objeto em contato com mucosa, que após ter tido contato com o tecido apenas lavado com água e sabão, foi desinfectado com alcool 70. Ainda sobre o 2) caso, o proprio tecido só lavado com água e sabão seria capaz de contaminar outros materiais ou transmitir hiv? Obrigado desde já.

  344. Dra Keila, eu introduzi um brinquedo erótico no meu ânus sem camisinha, apenas esterilizei antes com alcool, sabonete e água, existe algum risco de contaminação? Sendo que ninguém utilizou o dildo recente. Grato

  345. Dra Keilla, sei que é bem paranóico, mas tenho dois questionamentos:
    1) Se um tecido entra em contato com uma secrecao possivelmente com hiv e depois entra em contato com outros tecidos, os outros tecidos poderiam transmitir hiv?
    2) Se esse tecido com secreção talvez com hiv for lavado com água e sabão e após um ano tiver contato com um material e esse material for limpo com alcool 70 e após isso tiver contato com alguma mucosa, ainda existe risco de transmistir hiv?

  346. Dra , no caso um objeto estiver sujo com seçrecao e alguns minutos depois eu pegar esse objeto na mão, e por desatenção passar a mao na vagina,boca oferece algum risco? Caso essa seçrecao estivesse contaminada?

      1. Dra, fiz uma massagem tântrica, a massagista usou luvas, mas senti a respiração forte dela em meu órgão gentital e não sei se saiu saliva. A sessão foi 45 minutos após uma outra anterior. Além disso corro o risco de ter sido infectado por algum líquido pré seminal que possa ter ficar levemente depositado no frasco de algum lubricante de uma sessão anterior? Tenho TOC e sinto tudo

  347. Boa noite doutora encostar a mao em semen no registro do chuveiro do vestiario coletivo e logo apos levar a mao involutariamente a boca pode transmitir hiv ?

  348. Olá Doutora. Durante o sexo com uma garora de programa, penetrei dedos em sua vagina e quando tirei, identifiquei que havia sangue em baixa quantidade, entre os dedos. Na mesma hora, eu lavei os dedos com agua e sabão e álcool gel logo em seguida. Li que na pele integra, não há riscos de contaminação, mas observei um pequeno corte, na cutícula da unha, que estava em contato com a vagina dela. Por desconhecer a sorologia dela, há risco de contaminação? Se sim, você recomenda o uso da PEP?

  349. compartilhei minha garrafa d água com meu colega, quando eu fui utiliza-lá, eu olhei a tampa para vê se estava limpa e aparentemente estava. porém, quando coloquei a garrafa na boca uns 5 segundos depois senti um gosto de sangue, corro risco de me contaminar? Uma ou duas gostas de sangue são capazes de contaminar? O sangue com HIV em contanto com a água sobrevive?

  350. Obrigado pela resposta Dra. Só uma ressalva, meu nariz estava machucado. Mesmo assim o risco de hiv é baixo?

  351. Boa noite Dra., compartilhei o canudo feito de uma cédula para cheirar, com uma pessoa que não tenho certeza de seu estado, existe a possibilidade de contaminação? Obrigado.

  352. Ola, fiz um teste no CTA, a infermeira utilizo os materiais descartaveis novos. porem na hora de colher o sangue analise que o soro do teste de sifilis estava manchado a tampa com o sangue da pessoa anterior que fez o teste. tem alguma forma de eu ser contraido ? infermeira colheu o sangue com o canudinho.

  353. Às vezes sinto coceira no corpo e leves dores de cabeça acho que pode ser piscologico porque não paro de pensar nisso.
    Será que o barbeiro pode me ter transmitido alguma doença nessa situação que te relatei ?
    Por favor me responda estou muito depressivo e com medo de ter pego HIV.
    Que Deus te abençoe e continue sendo a pessoa maravilhosa que você é !!!!!!!!!!

  354. Ola Dra. eu fui fazer o teste a enfermeira me atendeu sem luvas e nem passou álcool em meu dedo, logo depois ela usou seu dedo para tirar meu sangue e passou por cima do furo, isso tem risco?

  355. Bom dia doutora!
    Possuo meu material completo de unha porém marquei com a manicure e justamente nesse dia esqueci mas ela falou que tinha alicate e que esterelizava! A mesma fez minhas unhas e aparentemente não tirou bife! Porém conversando com ela percebi que n tinha autoclave e ela me falou que esterelizava o alicate no fogo quente! Será que corro risco de infecção? Antes de usar o alicate em mim ela usou álcool 70 .

      1. E se acaso ela não estivesse esterilizado o alicate nem no fogo quente e somente tivesse limpado com álcool antes de usar em mim seria um risco?
        Aproveitando a resposta coloquei um pircing no nariz e com 1 semana depois fui a Lagoa tem algum risco ? Sempre é bom se informar! Saúde é o nosso bem precioso!

  356. Dra fiz uso compartilhado de um carimbo de crack com estranhos bem degradados, dei 03 pitadas

    Corro risco de contratar hiv ou outra doença? Qual o risco? E que médico devo procurar

    1. Olá, a saliva não é material contaminado. Por isso o contato com a boca não transmite o vírus HIV a menos que esteja com sangue. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  357. Oi Dra. se uma pessoa encostar em um frasco onde haja contaminação e em seguida 1 minuto depois tocar em ferida de tatuagem a chance de contaminação?

  358. Boa noite Doutora,
    Não é tão raro se deparar com manchas de sangue ( ficando a digital da pessoa) tanto em dinheiro como em outras superficies. Ele estando seco , esse sangue tem chance de transmitir HIV qdo em contato com a pele que esteja com corte?
    Obrigada

  359. Doutora, tive relação ( introdução pênis – vagina ) com um garota de programa USANDO PRESERVATIVO e Gel lubrificante. Porém, no meio da relação – como não consegui ejacular – paramos. Retirei a camisinha (onde tinha um pouco de lubrificante e, provavelmente líquidos vaginais) e encostei a mesma mão no pênis, lavando apenas com água após alguns minutos. Existe risco?

  360. Drª Keilla, boa tarde!
    Ao fazer um atendimento uma pessoa soro + toca em um algodão supostamente sujo de sangue dela em seguida limpa as mãos na calça e pega uma caneta para assinar alguns papéis logo em seguida toco na caneta sem sangue aparente. A risco ?
    Obs: não havia feridas na minha mãe na parte q a caneta tocou mas havia um pequeno ferimento no meu dedo devido a tirar cutícula.Apos alguns minutos lavei a mão.

  361. Ele gozou depois de uns segundos melou o dedo no Sêmen e introduziu no meu ânus, como teve penetração anal ( com camisinha ) não sei se estava machucado. risco alto??

    1. Bom dia. Isso é considerado uma situação de risco. Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  362. Dra estou fazendo curso de barbearia e aula passa fui em um albergue realizar corte e barbas, ultilizei lâmina para fazer uma barba e acabei machucando um pouquinho o cliente quando eu estava na metade da barba, sempre limpando a lâmina em uma esponja com álcool em gel 70%. Porém depois de trinta minutos q o cliente tinha ido embora, acabei me cortando com a lamina, só q eu tinha limpado a lâmina no álcool logo q terminei o cliente. Existe risco? O q devo fazer?

  363. Dr Fiz uma tatuagem onde vários fazem tbm, o meu tatuador pediu para um outro tatuador pegar papel p/ limpar minha tatuagem, tem risco de eu me infectar já que outro tatuador estava tatuando outra pessoa?