Você está aqui
Home > Infecção Viral > Reações adversas à vacina da gripe

Reações adversas à vacina da gripe

Reações adversas à vacina da gripe
Compartilhe
  • 12
    Shares

No Brasil  existe apenas a vacina da gripe de vírus inativado (morto).

Sendo assim, ela não possui a capacidade de causar infecção, mesmo em pessoas com a imunidade mais baixa.

Contudo, vacinas podem causar várias reações adversas de pouca gravidade, que, por serem comuns, devem ser de conhecimento público, para não gerar preocupações desnecessárias.

Reações vacinais (Influenza)

Reações no local da aplicação:

São as mais frequentes. Ocorrem entre 15 e 20% das pessoas vacinadas

  • Dor no local da aplicação
  • Vermelhidão no local da aplicação
  • Endurecimento no local da aplicação

Reações locais costumam ser leves e não duram mais que 48 horas

Geralmente só é necessário medidas locais como compressas mornas, ou apenas analgésicos simples

Reações sistêmicas:

São mais raras e geralmente leves. Ocorrem entre 1 a 2 % de todas as pessoas vacinadas.

Elas começam por volta de 6 a 12 horas após a aplicação e duram entre 1 e 2 dia.

  • Rouquidão;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Coceira;
  • Fadiga.

O tratamento dessas reações é apenas sintomático (controle de sintomas).

Quando são aplicadas outras vacinas ao mesmo tempo como a antitetânica e a Pneumonia junto com a da gripe, pode haver uma febre mais alta podendo levar à convulsão febril em pessoas pré-dispostas.

Reações alérgicas:

Podem ocorrer após qualquer vacina caso a pessoa seja alérgica a alguns componentes da fórmula.

No caso da vacina da gripe, pessoas alérgicas a ovo, proteínas de galinha não podem fazer uso dela.

Quando ocorrem reações alérgicas podem se iniciar de alguns minutos a algumas horas após a aplicação.

Sua incidência é de 1 caso a cada 1 milhão de pessoas vacinadas e reações graves são ainda mais raras.

Algumas pessoas tendem a ter certas reações durante qualquer procedimento médico e isso inclui a vacinação.

Essas reações podem ser tonturas, zumbidos nos ouvidos, alteração da visão e até mesmo desmaios.

Pessoas suscetíveis podem evitar estes transtornos apenas se sentando ou até mesmo deitando durante 15 minutos após a vacina.

Reações vacinais raras (Influenza)

Síndrome de Guillain-Barré. Sua Incidência é de 1 a 2 casos para cada 1 milhão de pessoas vacinadas.

Importante lembrar que esta síndrome pode ocorrer com qualquer vacina e inclusive, após a própria infecção viral, tendo nesse último caso, maior incidência que a relacionada à vacina.

Quando procurar um médico urgente após recebimento da vacina:

  • Febre muito alta,
  • Reação alérgica exagerada,
  • Irritabilidade extrema,
  • Sinais de dor abdominal,
  • Recusa alimentar,
  • Presença de sangue nas fezes

Estas causas geralmente NÃO ESTÃO RELACIONADAS À VACINA. O médico precisará avaliar e tentar descobrir outras causas.

A vacina pode causar resultado falso positivo em exames sorológicos:

Exames que podem ter resultado falso-positivos ( ou seja, a pessoa na verdade não tem a doença):

  • Método ELISA para detectar anticorpos contra HIV-1,
  • Método ELISA para detectar anticorpos contra Hepatite C
  • Método ELISA para detectar anticorpos contra HTLV-1 

Não há motivo de preocupação, pois os testes confirmatórios com  técnica de Western Blot, que sempre são realizados para confirmação diagnóstica acabam evidenciando que os primeiros resultados são, na verdade,  falso-positivos.

Por que isso ocorre?

As reações falso positivas transitórias podem ocorrer devido a resposta tipo IgM à vacinação. 

Fonte:


Compartilhe
  • 12
    Shares
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

349 thoughts on “Reações adversas à vacina da gripe

  1. Oi minha filha tem 10 meses.Tomou a vacina da gripe h1n1 e esta com febre.Gostaria de saber se posso dar qualquer antitermico

    1. Boa noite. Pode dar o antitérmico que você tem costume de usar. Não há contra indicação. Mas a não ser que ela esteja muito sintomática, não precisa de medicar para evitar diminuir a resposta do organismo a vacina.

      1. Meu filho de dois anos tomou a vacina influenza a dois dias e essa madrugada teve vômito e diarreia pode ser reação da vacina ou não

          1. Tô com 36 semanas de gestação tomei essa injeção fiquei com muita febre tosse dor no corpo vômito sem apetite febre passou mas tô tossindo muito tomando remédio e nada quando vou me livrar dessa todos

      2. Olá, tenho 18 anos. Tomei a vacina dia 26/04
        E ontem (28/04) a noite, um pouco antes de dormir me deu febre, não tive como ver por conta que eu não tenho termômetro em casa mas parecia estar bem alta, eu tava muito quente. Então 1 e pouco da manhã eu acordei e não estava mais com febre. Já hoje (29/04) a febre voltou umas 5h e agora não estou mais. Sem contar que estou com tosse seca também.
        Isso, ainda pode ser resultado da vacina?

        1. Boa tarde. Isso pode ser sim reação a vacina. Você deve observar os sintomas, casos eles persistam por muito tempo ou piorem, você deverá procurar um médico para te avaliar pessoalmente.

    2. Minha filha tem 5 anos tomou a vacina na quarta-feira e no sábado à noite ela começou com febre e dores abdominais esses sintomas seriam reações da vacina?

      1. No texto está colocado os principais efeitos esperados na vacina contra a gripe. se os sintomas apresentados fugirem desse padrão durar mais tempo ou serem mais fortes), um médico deverá ser consultado.

  2. Boa noite.Sou profissional de saúde,e há dois anos que trabalho aplicando a vacina H,1N1.E me sinto muito mal ao manusear a mesma.Sinto muita dor de cabeça, enjoo.roquidao e corisa.Isso e pissivel,fico muito mal.E não tomo a vacina,pois tenho receio de passar mal

    1. Não acredito que isso tenha relação, pois mesmo tomando a vacina, ela não tem poder de causar resfriado algum, uma vez que NÃO é feita de vírus vivo.
      Não se você poderia ter algum tipo de reação alérgica a algum componente que você manipule diretamente quando está aplicando a vacina e não a vacina em si, pois com esta você não chega a ter contato direto

      1. Bom dia.
        Minha filha tem 2 anos ela tomou a vacina H1N1,em seguida ficou ,rouca,muita tosse, não se alimenta direito,a cabeça muito quente e muito suor é normal?estou muito preocupada.faz 5 dias já e ela não melhorou por favor estou aguardando seu retorno.

    2. vc pode ter alergia a alguma coisa que vc esteja manipulando e não a vacina, ja que não entra em contato com ela diretamente

  3. Boa noite, minha filha tem 2 anos e 8 meses tomou a vacina ontem e só veio dar reação hoje só febre porém alta a cima de 38 e normal dar tão alta assim ?

    1. Geralmente a febre associada À vacina é mais baixa. Mas cada organismo atua de uma forma e a vacina está bem recente. Se sua filha estiver com bom estado geral, comendo normal e tomando líquidos. Você pode observá-la em casa mesmo, não esquecendo de hidratá-la bem. Mas a febre ficar constante, ou ela, apresentar outros sintomas como ficar desanimada, tossir, vomitar, ficar irritadinha etc. Você precisará procurar um pediatra para avaliá-la pessoalmente.

  4. Meu filho tem 4 anos, tomou vacina da gripe na quarta-feira e, na quinta a noite (ontem) um pouco pra baixo da picada (glúteo) eu vi que está avermelhado, inchado e um pouco quente. Gostaria de saber se isso é normal, pois ele nunca teve reação a nenhuma vacina.
    No momento da aplicação ele estava muito agitado, isso pode ter acontecido por falha na aplicação? Há algum perigo?

    1. Boa noite. Esta lesão deve ser observada, pode-se fazer compressas com água morna. Se houver piora como aumento da área de lesão, aumento da dor local ou aparecimento de febre, um pediatra deverá ser consultado.

      1. Tomei a vacina da gripe em novembro de 2017 e sinto dor no braço até hj, gostaria de saber se essa dor pode ser mesmo da vacina ou foi coencidencia ?

  5. Oi meu filho de 4 anos tomou a vacina dia 2 demaio e hoje ele reclamou de dor de cbeca e agora a tarde ele ta com38.6de febre e coriza e normal

    1. Pode ser alguma reação à vacina. Mas a vacina não é capaz de causa infecção. A vacina pode causar febre, mas geralmente não tão alta. Sugiro que se se não houver melhora do quadro, procure a avaliação de um pediatra.

  6. Tomei vacina hj por volta 16hs.Agora as 19hs estou c dor corpo e dor cabeça ,calafrios e nariz congestionado.E reacao da vacina?

      1. Olá, sou gestante, tenho SAF, tomei a vacina ontem a tarde, e a noite já estava sentindo muita fraqueza, dor no corpo, febre, dor de cabeça…
        Estou de cama ainda, sinto como se eu tivesse com uma gripe forte.
        Será que por eu ter uma doença autoimune preciso ir ao médico ou devo esperar as primeiras 48h passarem?

        1. A vacina da gripe não é capaz de causar infecção, mesmo em quem tem a imunidade baixa. Contudo, a procura de um médico depende de como estão os seus sintomas. se estiverem muito fortes, piorarem, ou não melhorarem em 2 dias, vale a pena procurar atendimento médico

          1. Dra sou gestante de 9 semanas tomei a vacina no dia 23/05 no dia 25 comecei a sentir fisgadas na cabeça em alguns momentos do dia, no dia 27 foi quando a dor ficou constante, tomei paracetamol porém não ajudou em nada…. Pode ser reação da vacina , devo procurar atendimento médico?

  7. Olá minha filha tem 2 anos e 2 meses e tomou a vacina na terça-feira dia 2/05 e ontem começou a apresentar coceiras por todo o corpinho a língua tbm está com bolinhas inchadas.
    Durante a madrugada e de manhã tem febre .
    E tbm está com tosse e coriza isso é reação da vacina?
    Entrei com um antialérgico.
    O estranho é que ela nunca teve reação assim.
    Me ajude!!!

      1. Meu bebê está com um baita edema na perna onde foi aplicada a vacina. Tem 20 dias. O que fazer. Só consegui medico para o próximo fds.

        1. Na dúvida, sugiro que procure um pronto socorro para que médico possa avaliar se é caso de urgência.
          Isso não é uma reação específica da vacina, mas pode ser algo relacionada à aplicação em si.

  8. Boa noite meu casal de gêmeos tomaram hoje a vacina dá febre amarela e dá gripe porém o menino não teve nada mais a menina está com o corpo cheio de manchas vermelhas e algumas coçam e agora como vou sabe se foi dá febre amarela ou dá gripe?

    1. Não há como ter certeza, mas a vacina da febre amarela em geral está mais relacionada a reações adversas. Também deve ser observado pelo pediatra se a alergia não é contra algum componente de uma das duas vacinas e não à vacina em si.

  9. Bom dia! Tomei a vacina hoje e amanhã tenho exames de sangue de rotina. Estou gestante de 37 semanas. É verdade que pode dar um falso positivo para hiv? Isso me deixou receosa pois estou quase ganhando neném e tenho medo que me proíba de amamentar por conta disso.

    1. Podem sim ocorrer falso positivos para HIV, hepatite C e HTLV mas não se preocupe com isso, pois todos estes exames antes de dar qualuqer diagnóstico precisam de ter os testes confirmatórios positivos e que nesse caso não confirmarão o diagnóstico.

  10. Minha filha tomou dia 8 de manhã a tarde já começou ter febre, ficou o outro dia inteiro com febre e hoje a noite teve de novo 38 graus e normal?

    1. Geralmente os sintomas associados a vacina são brandos, como dores ou febre baixa. SE sua filha estiver se sentindo bem, brincando, sem nenhum outro sintoma, você pode medicar e observar, mas se houver qualquer outro sintoma, ou não houver melhora, vale procurar pediatra para avaliá-la.

  11. Boa noite, minha filha de 4 anos, tomou a vacina da gripe ontem e está sentindo muita dor na perna, mal consegue andar. É normal?

  12. Bom dia . Minha filha tem 7 meses e tomou a vacina de gripe .no mesmo dia a noite ela teve uma crise de nervo, se repuxava todinha as mãos endureceram , dava tipo uns choques nela ela gritava na hora da crise.. Isso tem haver com a vacina?

  13. Olá eu, minha filha de 17 anos e minha filha de 9 anos tomamos a vacina dia 7 faz uma semana estamos com a garganta raspando, tosse e a mais velha teve febre e está muito indisposta o que podemos tomar?

    1. SE os sintomas são de resfriado comum, podem tomar sintomáticos que geralmente utilizam para resfriado comum ou procurar o medico para avaliação em caso de não melhora dos sintomas ou piora dos mesmos. Tal qual fazemos para infecções de resfriado comum.
      Lembrando que a vacina da gripe protege apenas contra virus do grupo influenza e não possuem o poder de causar resfriado comum.

  14. Minha filha tem 4 anos e tomei a vacina antitetânica e dá gripe. As vacinas de 4 anos que ela teria que tomar mesmo. Já tem uma semana, e ela ainda queixa dor no braço e essa madrugada teve febre de 38. Dei dipirona 15 gts. E banho morno. Não está gripada. Isso é normal? Obrigada

    1. A vacina antitetânica tem dor local como sintoma bastante comum, mas não dá para saber qual foi a que causou os sintomas.
      Sugiro que procure um medico infectologista para avaliá-la pessoalmente.

  15. Meu filho de 2 anos fez um exame de sangue que teve resultado 1.18kU/l para ige de clara de ovo. Ele pode tomar a vacine de gripe?

      1. Doutora meu filho de 7 anos tomou a vacina h1n1 segunda feira e ontem ele apresentou coceira e vermelhidão e inchaço no local, isso é normal acontecer, tennho que passar algo no local da vacona para desinchar?

  16. Oi acabei de tomar a vacina e tomei a de tétano e hepatite que estavam atrasadas o local já está dolorido. Vou ter febre alta por ter tomado outras vacinas junto?

  17. Ola..minha filha de 11 anos tomou a vacina h1….e no primeiro dia ja se queixou de dor nos olhos…e qdo fomos medir a pressao dos olhos…estava alta…eu suponho q seja reacao da vacina…Existe essa possibilidade???

  18. Minha filha tomou a vacina da gripe e logo em seguida tomou hepatite A agora está apresentando febres alta mais ela tá bem hidratada comendo bem. Qual o tempo de duração dessa febre

  19. Olá. Minha filha de 1 ano e 5 meses tomou a vacina no dia 09/05. No dia seguinte apresentou quadro febril. No 3 primeiros dias após a vacinação bastava passar as 6 hs do efeito do antitérmico que a febre voltava. Depois coemçou ater febre 1 u=ou 2 vezes ao dia. Não apresenta sintomas de dor, coriza, desânimo ou falta de apetite. Levei-na ao pediatra no dia 15 pois já fazia 6 dias que apresentava febre. Após examiná-la o médico disse que não há sianis de infecções e provavelmente a febre é decorrente de uma reação à vacina mesmo. Mas hj já é o 9º dia e ela continua apresentando febre 1 ou 2 vezes por dia. Será mesmo reação da vacina??

  20. Olá minha filha de 7 anos tomou a vacina ma quarta-feira 17/05 as 14:30,ela tem asma e ontem se queixou de dor de cabeça forte, hoje sexta-feira acordou reclamando de dor de cabeça, de ouvido e garganta apliquei novalgina supositório pois ela não consegue tomar remédio oral, essas reações são normal

    1. Pode não ser relacionada à vacina. As reações secundaria a vacina em geral são brandas e duram de 1 a 2 dias. SE durar mais que este período ou intensificar os sintomas, Sugiro que a leve a um pediatra para avaliar melhor.

  21. meu filho tem 10 anos é alergico e tomou a vicina de gripe ontem, hoje ele esta sentindo dsores nas pernas e braços e enjoo, um pouco de tontura. isso é reaçao da vicina?

  22. boa noi te meu filho tem 3anos e 5meses a duas semana atraz ele teve uma infecçao no sangue e tomou antibiotico ele poderia tomar a vacina e por que hoje ele esta com febre de 38.8 depois de um dia de ele ter tomado a vacina?

  23. Olá td bem? Meu filho tem 2 anos e 10 meses tomou a vacina da influenza sexta dia 19/05
    Apresentou febre 37,5 na madrugada de sábado, e hj tbém ainda persiste a febre 38
    Será reação da vacina ?

  24. Olá! Meu Marido tomou vacina sexta feira, e até hoje, (domingo a noite) está tendo diarreia e ansia de vomito! É reação da vacina? Qnto tempo pode durar?E meu bebê de 1 ano tomou as vacinas de 1 ano junto com a da gripe(mesmo dia que o pai). Está desde sexta com febre 38° a 39°, porém não deixou de comer, beber e brincar nos momentos q não está com febre. O nariz está escorrendo e os olhos com secreção verde. São reações da vacina? Quanto tempo pode durar?

    1. Sugiro que seu esposo procure um medico para ser avaliado pessoalmente pois isso não é usual após a vacina.
      Quanto a seu bebê, a febre relacionada a vacina geralmente se resolve em até 2 dias.

  25. Meu filho tem 1 ano e 8 meses, tomou a vacina no dia 19/05, desde a data mencionada ele apresenta a pele sensível, qualquer picado de inseto a pele irrita, fica com calombos enormes. Isso pode ser reação da vacina?

    1. Caroço no local da vacina não é uma reação esperada nesta vacina. SE não houver melhora nos próximos dias ou aparecer outro sintoma, sugiro procurar um pediatra para melhor avaliação.

  26. Meu cunhado tem 68 anos, tomou a vacina dia 20/05 e de lá para cá esta tendo febre de 39 grau calafrios e desmaiando . Será reação da Vacina???

  27. Meu filho te 3 anos e tomou a vacina da gripe no sabado, ontem ele ficou com febre de 39, medicamos e a febre vai e volta, ele nao quer comer e só dorme . É normal por conta da vacina?

  28. Bom dia Dra. Faz 10 dias que minha mãe tomou vacina da gripe, antitetanica e da meningite! Hoje ela acordou dizendo que o corpo inteiro está doendo : abdômen, dor de cabeça, braços! Pode ser reação das vacinas?? Lembrando que minha mãe tomou a esta com infecção urinária bacteriana

  29. Olá, meu filho tem 2 anos e três meses ele tomou a vacina da gripe no dia 21/05 pela manhã e teve febre a noite de 37.9 e na noite seguinte ele ficou com muito inquietação, teve febre novamente e está com coriza isso é normal? Ele vai fazer exame de sangue pode fazer? Obrigada.

  30. Oi boa tarde minha filha tem 3 anos e 10meses tomou vacina da gripe segunda dia 22 só que hj dia 25 apresentou febre e ela fala que a cabeça está doendo pode ser ainda efeito da reação da vacina?

    1. Sim, pode. Sugiro observá-la e caso não melhore até 24 a 48hs, piore os sintomas, como febre persistentemente alta, ou apareça sintomas novos como dor, vômitos, desanimo, sonolência, etc, deve procurar atendimento médico .

      1. Boa tarde meu filho tomou a vacina ano passado e no outro dia após a vacina ele desmaiou não respirava e rochiou todo demorou algumas minutos para ele voutar será que é alergia a vacina no mesmo dia teve duas convucoes posso vacinado novamente

  31. Boa tarde,
    Minha filha tem 1 ano e 7 meses e tomou a vacina de gripe ontem de manhâ, de noite e madrugada teve vômito e hoje durante o dia está com diarréia, esses sintomas tem haver com a vacina???

  32. Bom dia ! Minha filha tem 10 anos e tomou ontem a vacina da h1n1 ! Hoje ela acordou reclamando que o corpo está pesado e não quis tomar café da manhã ! Seria por acaso a reação da vacina ?

  33. meu filho tem 3 anos e 3 meses, depois de quase duas semana esta com alergia,umas coceira e pele meia grossa no local da coceira,tem haver com vacina, esta em algumas partes do corpo, nao corpo todo.

  34. Boa noite !
    Meu esposo (41 anos) tomou a vacina da gripe na quinta pela manhã , à noite ele começou a se queixar de dores de cabeça , hoje sábado pela manhã , ele ainda se queixa de dores , porém mais leves . Pode ser reação à vacina ?

  35. Olá minha filha de 7 anos tomou a vacina 25/05 porque tem bronquite e estava bem ,depois de uma hora comessou a tosse seca é normal?

  36. Boa tarde! Meu filho de 7 anos, tomou a vacina dia 23/05/17 à tarde e quando foi na madrugada vomitou duas vezes, não teve febre e abaixo do local, na vacina BCG está vermelha e inchada e teve tbm dor de cabeça, será que é a reação?

  37. Tomei a vacina a 2 dias e o local está com um vermelhão grande. Inchado quente e doendo muito. Pode ser um quadro infeccioso?

  38. Boa noite

    Quantos dias após a vacina da gripe podemos apresentar reações?
    Faz 10 dias que a minha filha tomou e hoje está febril 37,4
    Será que pode ser reação? já que a vacina demora 15 dias para fazer efeito

  39. Oi minha filha tem quatro anos faz doze dias que tomou a vacina e está gripada corisa rouquidão tosse queria saber se é sobre o efeito da vacina

      1. Oi minha filha logo depois que tomou a vacina da gripe quando chegamos em casa ela começou a ter diarréia isso é normal Obg??

  40. Bom dia! Minha filha tomou a vacina na sexta sendo que so deu febre na terça pode ser reação a vacina? Ela teve 38.3

  41. Olá!
    Olhando os comentários e vejo o quanto essa vacina da reações e sendo que algumas são terríveis.
    Estou confusa e com o coração apertado de vacinar a minha filha,pois vejo mais coisas ruins do que boas,pois não é só aqui, vejo tbm reações de conhecidos meus, e estou pesquisando sobre isso, e tbm vi que essa vacina foi proibida em alguns lugares fora do Brasil devido as reações graves que algumas pessoas tiveram.
    Por favor me tire melhor essas dúvidas, pq sinceramente não sei o que faço…
    Eu fico pensando se fizer na minha filha,ela pode ter ou não a reação massa tbm fico pensando e se pegar essa maldita gripe aí vou pensar pq não fiz.
    Não sei o que faço.

  42. Boa noite, meu filho que fez 6 meses no 27/05 teve que ir ao posto tomar a vacina penta e a funcionária do posto achou melhor dar a vacina Penta junto com a da gripe ( já que estar na campanha ), porém meu filho estar apresentando quadro febril entre 38 e 39 no estilo vai e vem, mas sem apresentar desânimo, irritação, falta de apetite…Estamos medicando ele com Tylenol e bastante banho frio, podemos considerar esse quadro normal diante das vacinas tomadas?Sendo que ele nunca dar problemas com as vacinas, mais do que um dia. Agiram errado dando as duas vacinas juntas? Em caso de convulsão, o que devemos fazer, enquanto não chegamos ao hospital?

    1. Vacinas de vírus inativado podem ser dadas juntas, a febre quando relacionada a vacina geralmente é baixa e nao dura mais de 2 dias.
      caso na febre não melhore ou apareça outro sintoma, sugiro procurar atendimento do pediatra.
      em caso de convulsão a criança deve ter a cabeá colocada de lado para evitar engasgos e deve ser levada ao pronto atendimento o mais rápido possível,

  43. Olá meu filho de 2 anos e 10 meses tomou a vacina da gripe dia 01/06/17 e na hora ele já ficou quieto não quis brincar quando chegou em casa. Tomou as 12hs e quando foi as 17:30 acordou do soninho da tarde chorando dizendo que a barriga estava doendo a cabeça estava doendo quando peguei ele começou a vomitar ficar pálido e trêmulo fiquei assustada quando vi estava com 38.3 coriza ficou assim por um bom tempo até dormir novamente depois que eu o deu remédio de febre. Depois as 21hs vomitou de novo e as 23:30 ficou com febre de 38. Ele teve apenas 1 reação a vacina quando ainda era bebê. Mas lendo todos os comentários os sintomas são praticamente os mesmos e como não pode dar reação. Porque na hora de dar a vacina não nos informa tudo que pode dar já para nós prepararmos porque a mídia não fala todas as reações. Imagina dar a vacina e ir viajar ou ir na festa ou precisar sair já evita tantas coisas se falassem tudo que pode dar.

  44. há 11 anos tomo a vacina e nunca tive problemas, desta vez após uns 20 dias de tomar a vacina estou com tosse seca. é normal? devo tomar algum xarope?

  45. Boa Tarde, olha minha filha tem 22 no mesmo dia que foi vacinada
    sentiu muita cefaleia e tontura, após um dia começou a ter vômito é reação da vacina?

      1. Bom dia Dr, depois de tomar a vacina Influenza quanto tempo devo esperar para fazer um exame para triagem para o HIV.
        Desde já muito obrigado pela informação.

        1. boa tarde. A vacina da gripe chegar a atrapalhar o exame, ele o faz apenas para o teste tipo Elisa. Caso o resultado seja positivo, ao fazer um exame de outro tipo para confirmação percebe-se que na verdade era um falso positivo.

  46. Boa noite, minha sobrinha tomou a vacina da gripe hoje à tarde e por volta das dez horas da noite, começou a vomitar. Isso ocorreu umas quatro vezes já. Pode ser efeito da vacina?

      1. Eu tomei a vacina da Gripe hoje aqui no posto de saúde Hermínio Leitão Fortaleza. Eu tou com meu corpo to dolorido tudo doi até meu calcanhar do pé isso pode ser reação da vacina?

  47. MINHA FILHA TEM 14 ANOS E TOMOU A VACINA DA GRIPE HOJE PELA MANHÃ,E AGORA RECLAMANDO DE MUITA DOR NO LOCAL DA VACINA E NO BRAÇO,É NORMAL ?O QUE DEVO FAZER?

    1. Dores no local da vacina pode ocorrer sim e geralmente se resolve com analgésicos simples e compressas. Se a dor for muito forte ou estiver muito vermelho, vale a pena procurar um pediatra para melhor avaliaçao

  48. Boa noite,
    Meu filho tem 1 ano e 10 meses tomou vacina na sexta feira de manhã passou o dia enjoadinho e no sábado também. No sábado à noite teve uma crise convulsiva em casa, na ambulância do samu e outra no hospital. Até então sem febre. Tomografia e liquor normais. A febre apareceu somente 4 horas depois da 1 crise e uma hora depois da terceira crise. No exame de sangue deu leucócitos aumentados. Pode ser reação da vacina? Ele nunca teve crise nenhuma.

    1. Convulsões relacionadas a vacina são RAROS, ainda assim podem ser vistas em caso de febre alta, principalmente quando a vacina a vacina da gripe é feita junto com vacina do tétano ou pneumonia.

  49. Boa tarde, meu filho de 1 ano e 8 meses tomou a vacina contra a gripe ontem pela manhã, e a tarde já começou a apresentar febre de 38,3, e hj está reclamando nas hrs das refeições, olhei a garganta e está vermelha e com bolinhas brancas, pode ser uma reação da vacina?

    1. Não. Não é.
      Isso não é da vacina.
      A vacina não é capaz de causar doença. Mas também ela só protege contra vírus da influenza e não protege contra qualquer outra infecção viral ou bacteriana que a pessoa possa ter contato logo antes ou depois de tomar a vacina.
      Sugiro que procure um pediatra para avaliar a situação específica do seu filho.

  50. Bom dia.. tomei a vacina na segunda, e ontem na terça minha garganta enflamou e hoje na quarta estou com corpo ruim, febre, dores etc.. tem algo a ver com gripe? Qual medicamento devo tomar? Obgd

  51. Olá tenha 41 anos e tomei a vacina da gripe a 2 dias,a 1 dia que estou sentindo calafrios dores no corpo e dor na barriga,
    Pôde ser sintomas da vacina ?
    Detalhe minha filha de 9 anos está com os mesmos sintomas, ela tomou a vacina 1 dia depois.

  52. Minha filha tem 16 anos tomou a vacina terça feira , e acordou muito ruim na quarta feira com dor no corpo coceira no nariz como renitente garganta inflamada isso é comum aparecer após a vacina da gripe?

    1. Não. O que geralmente ocorre nestes casos é que a pessoa já estava infectada com alguma virose que estava encubada e acaba por aparecer depois da vacina, mas não tem relação com a vacina. Lembrando que a vacina protege apenas contra o vírus influenza e não contra outras viroses.

      1. Dra. Me ajude meu filho de 22 anos tomou a vacina da gripe junto com essa de tétano no dia 22 e hoje faz quatro dias, todo dia ele tem febre a noite, dou paracetamol,só que ontem a noite não baixou,ele tava muito quente, agoniado,coriza,dor de cabeça.Dei um dipirona ai foi que baixou ja quase de manhã.

        1. SE os sintomas não melhoram, sugiro buscar um médico para avaliá-lo pessoalmente. Pode ser apena um resfriado comum que já estava sendo incubado no momento da vacina, mas apenas o médico vendo-o pessoalmente poderá confirmar isso.

  53. Oi bom dia. Tomei a vacina ontem Atarde , uma hora depois comecei assentir muita sede e pressão baixa . Durante a noite sentir dor nos olhos muito forte, e febre .. isso Pod ser da vacina?!

  54. Boa Tarde.
    Tomei a vacina contra gripe no dia 15/05/2017 e no dia 02/06/2017 e comecei a passar por um tremendo resfriado com febre ,coriza,e muita tosse,coisa que a muito tempo que não sentia,para mais de 15 anos e mais um detalhe é o 3º ano que tomo a vacina.

  55. Olá tô gestante de 2 meses, hoje as 9 da manhã tomei a vacina contra a gripe no braço esquerdo e desde as 13 horas comecei a sentir dor de cabeça, enjoou, por volta das 11 da noite sinto uma falta de ar com uma grande dor na perna esquerda já passou da meia noite e a falta de ar persiste e normal? Ou devo ir ao medico.?

  56. Dra. Keila boa noite tenho 60 anos gozo de boa saúde sempre tomei a vacina até então nenhuma reação no dia 08/07/2017 tomei a vacina 12 horas após começou doer o corpo e calafrios esta dentro dos efeitos colaterais da vacina? E quanto dias persiste essa dor hoje dia 10/07/2017 sinto dor no corpo e cabeça. Abraço!

  57. Boa noite meu filho de 7 anos tomou a vacina da gripe na sexta a tarde após a aplicação tem reclamado de dor no braço e coceira,ontem levei ele no hospital Iva,a medica passou uma injeção de dipirona e pediu para continuar com o remédio de 6 em 6 hs agora ele não esta sentindo dor porem esta reclamando que esta coçando muito no local,é normal ? Será que não existe algo que possa ser feito?existe algum hospital que cuida de casos assim?

  58. Dra. Keilla, o meu filho tem Três anos, tomou a vacina contra gripe mas ele está com febre já há três dias, está com um dos pés inchado começou inchar os lábios. Não é a primeira vez que ele tem essa reação. Poém agora estamos em dúvida qual procedimento tomarmos pois tive pesquisando e me gerou uma dúvida pois o quadro dele pode ser angiodema hereditário. O que devemos fazer e qual profissional procurar?

  59. Tomei a vacina sexta (09/06), na madrugada de domingo acordei com febre e garganta inflamada, também estava sentindo alguns dedos da mão coçarem. No decorrer do domingo percebi que mais dedos coçavam. Hoje (segunda) minhas mãos estão com manchas vermelhas, coçando o tempo todo, sinto formigamento na ponta dos dedos das mãos e também nos pés, surgiram pontinhos no meu rosto como se fossem espinhas. Isso tudo são reações alérgicas à vacina?

  60. Oi bom dia tomei a vacina H1n1 tou muito mal!muito muito frio tonteira águnação dor de cabeça, dor que começa do lado do rim até o tronco da coixa! Mal esta muito alto muita tosse gripe dor na garganta!o q fazer

  61. Boa noite
    Meu filho de um ano e seis meses tomou ontem a 2° dose da vacina da gripe pela manhã e logo a tarde vomitou uma 3 vezes, e hoje ainda continua o vômito e diarréia. Quem mais com o baby com estes sintomas? É normal dra essas reações? Me dá uma luz

  62. Meu filho de 3 tomou a vacina ontem 13/06/2016 e hoje (após 24h) está com o local da vacina bastt vermelho e inchado. Dei ibuprofeno pra ele (nao sei se foi correto). Li as respostas dos comentários anteriores e fiquei em dúvida se esse vermelhidao e inchaço foi uma reaçao da vacina ou a maneira como foi aplicada? Estou preocupada…

  63. Boa noite Dra
    Minha filha de 3 anos e 5 meses tomou a vacina da gripe, a aplicação foi feita no braço esquerdo, algumas pessoas ( leigas no assunto) tem me perguntado porque n foi feita no braço direito, existe diferença? Isso me deixou com dúvidas sobre aplicação e eficácia
    Aguardo retorno, obrigada

  64. Bom dia, tomei a vacina H1N1 depois de 15 dias comei com uma gripe muito forte acompanhada com tosse, febre, córise e todas as dores possíveis inclusive febre, já faz 6 dias, e ainda sinto muitas dores nas contas que dificulta eu deitar ou encostar numa cadeira pois a pele das costa se encontra literalmente dolorida. Isso é normal?

  65. Meu filho tomou a vacina da gripe ele é alérgico a ovo mais o médico alergista resolveu que não averia problema depois de 9 dias ele apareceu com um monte de pipoqinha no corpo e o hemograma dele deu alterado pode ser da vacina.

  66. Doutora, estou um certo tanto preocupado, pois no dia de hoje por volta das 4:30 da manhã acordei com um lado do nariz congestionado, por volta das 9:00 tive um pouco de coriza, porém com medo da gripe já que minha esposa trabalha na Uti do hospital onde possui diversos casos decidi tomar a vacina influenza quadrivalente, porém passou-se meia hora e comecei a ter febre moderada, isto é norma? se sim quanto tempo dura?

  67. Oi, eu comecei a ter coceira tanto nos pés como nas mãos diversas vezes por dia após tomar essa vacina, nesses ultimos dias botei meia e parou a coceira, o que posso fazer para essa coceira não voltar mais?

    1. As classicamente conhecidas sáo as vacinas da febre amarela para sorologia da Zika (sem tempo definido para acabar de ter este efeito) e a vacina para hepatite B para sorologia HBsAg da hepatite B (esta apenas transitoriamente)

  68. Tomei a vacina da gripe e 5 dias depos gripei de forma absurda como não havia gripado há muitos anos.
    A vacina não teria que prevenir a gripe?

  69. Meu filho tem 1 ano e tomou a vacina da primeira dose da vacina da gripe no dia 17 de maio e desde esse dia ele está com uma tosse seca que não passa. Não sei mais o q fazer nem levei ele para tomar a segunda dose por medo que ele fique ainda pior com essa tosse. É normal esse tipo de reação? Já tem 1 mês que ele tá assim.

  70. Olá, tomei a vacina há 1 semana e minha bebê de 45 dias, de lá pra cá está com o rosto cheio de bolinhas vermelhas e coceira, toda vez que mama ele tem reação mais forte… a vacina passa pelo leite materno? Isso pode ser uma reação da vacina, ou alergia algum componente da mesma?

  71. Boa Tarde na ultima quarta tomei a vacina da gripe e tetanica.Na sexta comecei a tossi sem passar com febre e coriza.Minha garganta esta irritada de tanto tossi.pode ser da vacina??

  72. Olá. Sou enfermeira e gostaria de tirar uma dúvida sobre a vacina da gripe H1N1.. Sei que na literatura e na bula da vacina não tem contra-indicação para realização da mesma, caso o paciente esteja resfriado. Porém, em um caso em que o paciente está muito gripado, porém não apresentando febre, eu posso realizar a vacina mesmo assim, ou seria recomendável aguardar alguns dias para fazer a vacina?

  73. Tomei a vacina h1n1 dia 14/06/17, fiz exameserá de rotina, inclusive hiv, o resultado de zona cinza, até quanto tempo a vacina pode dar falso positivo? Estou aguardando o exame confirmatório.Desespero total!

  74. Olá, boa noite!! Minha filha tomou a vacina ontem e desde então está com febre, gostaria de saber até quantos dias tem esse sintoma.

  75. Minha mãe tomou a vacina da gripe num posto de saúde em Jundiai em maio, e vem apresentando sintomas de infecção no local da vacina no braco. Dor, vermelho e pus,. Nunca deu febre. No hospital extrairam o pus. Vi as reações à vacina da gripe nos casos em Curitiba, o que e’ alarmante. O que vc recomendaria como próximo passo para um diagnóstico e tratamento correto ?

    1. Ela precisa ser avaliada pessoalmente por um infectologista, fazer exames de sangue, imagem e culturas para definir o diagnóstico, o agente causador e o tratamento correto. Vale lembrar que infecções no local da aplicação não é complicação relacionada à vacina em si, mas por perfuração da pele

    1. Nunca vi nenhum registro específico sobre este tempo. Mas de maneira geral, com 30 dias já é um bom tempo para realização de exames em geral pós vacinas. Vale lembrar que a vacina da griope positiva apenas teste Elia e mneste caso os outros teste confirmatorio dariam negativos e não confirmaria o diagnóstico.

  76. Boa noite dra Keila! Minha filha tomou a vacina em abril desse ano e 24 horas depois o braço onde tomou a vacina estava 5 x maior do que o normal, ficou muito inchado desde o ombro até o cotovelo, duro como pedra, muito vermelho e quente, porém sem dor. O médico a deixou em observação, aplicou antibiótico endovenoso, mas a liberou após o resultado do hemograma ter saído normal.
    Mas não soube me dar uma resposta. Se foi infecção ou reação.

    1. A vacina não oferece risco de efeitos colaterais para a gravidez ou para o bebê, ela não tem capacidade infectante, somente imunizante. O risco de contrair a doença durante a gravidez que é gravíssimo, por isso a importância da vacinação. Cada organismo reage de uma forma diferente durante o processo imunológico. No entanto, a vacina de H1N1 não previne resfriados e os sintomas são muito parecidos com os da gripe.

  77. Dra. boa tarde, por gentileza em relação a vacina da febre amarela …sou alergica ao antigo Methiolate q continha mercurio, o qual é usado como conservante nas vacinas, uma vez tomei a vacina para h1n1 e dive febre alta e dor nocorpo, estou com receio de tomar esta vacina…porém sei que este conservante é usado em outrs vacinas as quais ja tomei…o que faço?

    1. Se você está em área de risco, procure um médico para que possa te examinar pessoalmente. Vale lembrar que quem tomou uma vez a vacina da febre amarela, não precisa tomar outra dose. Independente do tempo da vacina.

  78. Dei vacina de gripe pro meu filho ontem e comecei no mesmo dia um tratamento com o vermífugo Annita. Tem problema?

  79. Bom dia. Depois de tomar a vacina da gripe, podemos fazer uso de antigripa ou anti histaminico.
    Eu tomei ontem e ja devia estar querendo gripar. A gripe veio forte. Posso fazer uso de algum remedio?

    1. Depende dos seus sintomas. mas analgésicos comuns podem ser usados.
      Geralmente os sintomas associados a vacina são brandos, como dores ou febre baixa. Contudo, a procura de um médico depende de como estão os seus sintomas. se estiverem muito fortes, piorarem, ou não melhorarem em 2 dias, vale a pena procurar atendimento médico.

  80. Boa tarde, Dra. Keilla! Eu tomei a vacina contra gripe , há 48 horas, e estou com muito sono, muita dificuldade em me manter acordada no escritório, desde ontem. Poderia ser alguma reação adversa da vacina?

  81. Boa noite Dra.Keilla
    Meu filho de 9 anos tomou a vacina contra h1 e depois de 5 dias empolou as pernas e braços, sem coceira e ficou assim por 3 dias. Agora que tem 7 dias de vacina começou febre 37,7. Pode acontecer demorar mais um pouco para reações surgirem?
    Obrigada

  82. Levei na pediatra ela me pediu vários exames de sangue, Realizamos todos e nenhum teve alteração.
    Essa vacina parece não ser segura mesmo! Pois não existe resposta para varios casos.
    Muito obrigada pela atenção

  83. Oi dr boa noite, meu filho tem 4 anos na segunda feira tomou a vacina da h1n1 e a d rotina d 4 anos deu uma febrinha dei paracetamol mas agora ta com uma tosse alérgica posso dar antialérgico? Sera q tem relação com a vacina , eu tbm vacinei e estou com muita coceira no nariz e normal?

  84. Boa noite Dr keilla Meu filhos de 4 Amos tomou a vacina H1N1 essa outra gripe esar conjugada e reclamou dor de cabeca fadiga e vomitou e normal??

  85. Minha filha tem 8 anos, tomou a vacina,e 1dia depois começou a ter , dor de cabeça, vômito,dor de garganta ,e agora na madrugada do segundo dia estamos eu e minha esposa , acordados cuidando da febre dela.E,estranho,para uma vacina , que alguns profissionais da saúde que dizem que é tão segura , terem relatos de tantos problemas

  86. Bom dia. Tomei a vacina na segunda, e terça amanheci me sentindo com mal estar e garganta muito irritada. Hoje a garganta permanece irritada e estou congestionada. É reação normal da vacina ou não tem relacrelação com esta?

    1. Boa tarde. Se os sintomas são de resfriado comum, podem tomar sintomáticos que geralmente utilizam para resfriado comum ou procurar o medico para avaliação em caso de não melhora dos sintomas ou piora dos mesmos. Tal qual fazemos para infecções de resfriado comum.
      Lembrando que a vacina da gripe protege apenas contra vírus do grupo influenza e não possuem o poder de causar resfriado comum.

  87. Minha filha foi vacinada(H1N1),porém o braço está inchado e vermelho um pouco abaixo do local da vacina,O que devo fazer?

    1. Boa tarde. Esta lesão deve ser observada, pode-se fazer compressas com água morna. Se houver piora como aumento da área de lesão, aumento da dor local ou aparecimento de febre, um pediatra deverá ser consultado.

  88. Boa noite, minha filha tem 2 anos e 7 meses, tomou a vacina H1N1 ontem pela manhã, meia noite sentiu mal, vômito e diarreia, suor excessivo, vômito até as 3hs da madruga, acordou com febre e suor, molinha, desanimada… Não comeu nada durante o dia todo, só pedia água, agora a noite tentei dar janta pra ela, ela não quis, voltou a vomitar e o dia com diarreia. Parece que emagreceu bastante, ela é tão alegre, animada… e estar triste, senti dores de barriga, começou um resfriado. Estava bem.

  89. Boa noite Dra keilla,
    Toda vez que tomo a vacina da gripe sinto sufocamento na garganta, parece que fecha e fico sufocada.

    1. A vacina não é capaz de causar doença. Mas também ela só protege contra vírus da influenza e não protege contra qualquer outra infecção viral ou bacteriana que a pessoa possa ter contato logo antes ou depois de tomar a vacina.
      As reações secundarias à vacina em geral são brandas e duram de 1 a 2 dias. Se os sintomas durarem mais que este período ou se intensificarem, é necessário a procura de um médico para que possa ser avaliada pessoalmente.

  90. Tenho 67 anos tomei a vacina da gripe ha 3 dias tive febre enchaço no braço esta vermelho quente e pipocado e doi muito isto e normal

    1. Não é normal, pode ter sido alguma relacionado ao procedimento da aplicação e não à vacina em si. sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para avaliar pessoalmente.

  91. Dra Keila, tomei a vacina na quinta-feira, na hora senti uma ardência no local da aplicação, e ficou vermelho e irritado. Já fazem três dias e ainda dói, está inchado, vermelho, coçando, e parece que tem pus. Por que isso acontece?

    1. Boa tarde. Esta lesão deve ser observada, pode-se fazer compressas com água morna. Se houver piora como aumento da área de lesão, aumento da dor local ou aparecimento de febre, um médico deverá ser consultado.

  92. Minha filha tem 2 anos e 4 meses, tomou a vacina dia 26/04/18 quinta, na sexta ela estava quentinha mas temperatura não passava de 37,5, porém sábado a febre não baixava de 38,5, domingo também. Pode ser reação da vacina?Ela não apresenta nada, apenas febre.Se for reação demora muito a passar?

    1. Boa tarde. Geralmente a febre associada à vacina é mais baixa, mas cada organismo atua de uma forma e a vacina está bem recente. Se sua filha estiver com bom estado geral, comendo normal e tomando líquidos. Você pode observá-la em casa mesmo, não esquecendo de hidratá-la bem. Mas a febre ficar constante, ou ela, apresentar outros sintomas como ficar desanimada, tossir, vomitar, ficar irritadinha etc. Você precisará procurar um pediatra para avaliá-la pessoalmente.

  93. minha filha tem 10 anos e tomou a vacina á um dia e está apresentando febre, a região do seu braço onde foi vacinada está inchada vermelha e dolorida, ela está também com dor de cabeça

    1. Boa tarde. Geralmente a febre associada À vacina é mais baixa. Mas cada organismo atua de uma forma e a vacina está bem recente. Se sua filha estiver com bom estado geral, comendo normal e tomando líquidos. Você pode observá-la em casa mesmo, não esquecendo de hidratá-la bem. Mas a febre ficar constante, ou ela, apresentar outros sintomas como ficar desanimada, tossir, vomitar, ficar irritadinha etc. Você precisará procurar um pediatra para avaliá-la pessoalmente.

  94. Meu filho tem 5 anos,tomou a vacina do H1N1 na ultima sexta feira,dois dias depois começou com tosse com catarro e espirros,ele nao tem febre.
    Isso pode ser reaçao da vacina?
    È normal?

    1. Boa tarde. Isso pode ser sim reação a vacina. Você deve observar os sintomas, casos eles persistam por muito tempo ou piorem, você deverá procurar um pediatra para avaliá-lo pessoalmente.

  95. Boa noite ! Meu filho fez exame de ige e deu alergia a ovo, ele já fez a vacina tetraviral e não deu nada, vamos fazer a vacina da gripe amanhã, tem algum problema ?

  96. Boa noite Doutora. Meu filho tomou a vacina influenza H1N1 no dia 24/04 e hoje dia 03/05 começou a febre na casa de 38 graus. Isso pode ser reação da vacina….?

  97. Dra. estou querendo tomar a vacina H1N1 , mas tenho urticária crônica e estou em período de crises (agora já bem mais leve) … Tem algum problema tomar a vacina? Tem alguma contra-indicação com relação à urticária? Obrigada!

    1. Bom dia. A vacina influenza H1N1, utilizada para prevenir a gripe, é composta de vírus ou fragmentos de vírus mortos o que reduz os riscos de reações mais graves. De uma maneira geral, não há contraindicação do uso da vacina H1N1 em pessoas que têm urticária exceto nos casos de alergia grave (anafilática) ao ovo, à proteína da galinha e a componentes da vacina.

  98. Oi bom dia tomei a vacina ontem e hj amanheci toda com carocinhos grandes e vermelhos por todo o corpo isso e normal?

  99. Oi eu tenho 16 anos tenho sinusite fiz a vacina, e ja me deu febre tomei remedio passou mas estou com a barriga doendo e inchada dores na cabeça pontadas o que deve ser? Se puder me responder no meu email agradeço [email protected]

  100. Minha filha tem 3 anos tomou vacina de gripo há 15 dias e hoje apresentou dor de cabeça. Dei antitérmico e estou observando. Será que tem relação com a vacina ou é outra doença?

    1. Bom dia. Normalmente esse tipo de sintomas aparece com 1 a 2 dias da aplicação da vacina. O recomendado é que a leve a um pediatra para avaliá-la pessoalmente e investigar a causa desses sintomas e se é decorrente da vacina.

  101. Boa noite.
    Minha filha tem 2 anos e 4 meses . No dia 27/04 tomou a vacina H1N1 e hoje dia 05/05, começou a apresentar febre , que está variando entre 37.9 a 38 8. Pode ser reaçao da vacina?
    Desde já agradeço.

    1. Boa noite. Normalmente esse tipo de reação não demora tanto tempo para aparecer. Você precisa levá-la a um pediatra para ser avaliada pessoalmente e investigar o que está causando essa febre.

  102. Dra Keilla, estou com 68 anos, tomei a vacina à dois dias, hoje estou com esta reação da H1N1. Gostaria de saber o que posso tomar para amenizar as dores no corpo tosse e febre.
    Agradeço.

    1. Boa noite. Pode tomar o antitérmico que você tem costume de usar. Não há contra indicação. Mas a não ser que esteja muito sintomática, não precisa de medicar para evitar diminuir a resposta do organismo a vacina.

  103. Bom dia Dr, meu filho tem 1 ano e 7 meses tomou a vacina na sexta feira ás 11h qndo foi as 14 estava com febre, e hoje já é domingo e amanheceu febril, mas está se alimentando bem, brincando normalmente, pode ser tão rápida a reação?e durar 2 dias já?

  104. Dr Boa tarde meu filho tomou a vacina dia 27 /04 e desde segunda feira ele está gripado. No entanto, desde ontem ele tá tendo febre e quando acontece ele fica cheio de manchas vermelhas. Isso pode ser uma reação da vacina?

  105. Boa noite Dra. Keilla. Minha filha tem 2 anos e 3 meses e tomou a vacina segunda passada, dia 30 de abril. No dia 2 começou com uma tosse seca que aos poucos foi piorando, hj ainda tosse muito, se afoga, faz ânsia, e agora está rouca e um pouco de secreção nasal. Percebe-se a garganta irritada, creio que por conta de tanta tosse. Isso pode ser reação da vacina? Uma reação como esta pode durar quantos dias? Obrigada desde já!

  106. Boa Tarde, Minha filha de 01 ano apresentou pintas vermelhas poucas horas depois da vacinação e 24 horas depois o corpo está totalmente tomado por pintas. O que fazer?
    Elas coçam, mas não causdam febre ou enjoo.
    Pode me ajudar

    1. Boa noite. Essa é uma reação frequente a vacina. Geralmente a febre associada À vacina é mais baixa, mas cada organismo atua de uma forma e a vacina está bem recente. Se seu filho estiver com bom estado geral, comendo normal e tomando líquidos. Você pode observá-lo em casa mesmo, não esquecendo de hidratá-lo bem. Você pode dar o antitérmico que você tem costume de usar, não há contra indicação. Mas a não ser que ele esteja muito sintomático, não precisa de medicar para evitar diminuir a resposta do organismo a vacina.
      Mas a febre ficar constante ou apresentar outros sintomas como ficar desanimado, tossir, vomitar, ficar irritadinho etc. Você precisará procurar um pediatra para avaliá-lo pessoalmente.

  107. Tomei a vacina terça-feira, logo no dia seguinte me deu muita dor no corpo e febre baixa, e estou com esses sintomas até agora que nao conseguir ir pro trabalho. Essa é uma reação da vacina?

    1. Se você ainda apresenta sintomas, sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e pedir os exames pertinentes. Reações à vacina da gripe, não costumam ser graves e nem durar muito tempo.

  108. Olá doutora tenho 21 anos tomei a vacina na segunda feira dessa semana ontem comecei a tossi e hoje sentir agonia no estômago falta de apetite pra se alimentar as vezes isso é normal??

    1. Todas as reações esperadas está no corpo desse mesmo artigo se sair do dito aqui e você ainda estiver com sintnomas, vale a penas ser avaliado por um médico infectologista de sua confiança pessoalmente

  109. Olá! Tomei a vacina da gripe, após 12 horas fiquei com dores no corpo todo, não consegui nem dormir de dor. Só que todo ano eu tomo e nunca tive reação, o que aconteceu dessa vez??? 😢

  110. Boa noite minha filha tem 2 anos e 10 messes ela tomou a facina da gripe dia 26 quando foi dia 10 de manhã ela acordou com uma tosse muito irritante seca não quis tomar café e só almoço no dia seguinte continuou tossindo e com febre de 38.8 e hj faz faz dois dias que ela não come bem e não evacuou tá muito desanimada o diz que a barriga dói e a única coisa que o médico passou foi dipirona e soro pra dar debulizacao a ela isso é disse que a garganta estava ficando inflamada estou com muito medo

  111. Minha mãe tomou a vacina de gripe dos idosos, 2 dias depois após o exercícios q ela faz 2x na semana ela sentiu muita dor no braço q enrradiava pras costas e apareceu um nódulo macio em cima do osso q temos acima do seio.

  112. Olá. Meu avô estava bom e tomou a vacina é ficou muito mal. Ele tem problema no pulmão, de vez em quando tem que ir para o oxigênio e já faz uma semana. Será que pode ser da gripe.

    1. Isso não é da vacina pois A VACINA DA INFLUNENZA NAO 3 CAPAZ DE CAUSAR DOENCA.

      Se o paciente tiver alguma reação tipo febre ou piora da função pulmonar relacionado a vacina. Imagine o que aconteceria se ele tivesse tido contato como vírus vivo real ao invés de apenas ter contato com um pedaço do vírus morto?

  113. Meu filho tem 12 anos .. Tomou a vacina e no dia seguinte a vacina ele ficou bastante gripado.. Está tendo febre de 38. Dor de cabeça e di doer tbm o corpo e a garganta.. Pode ser reação a vacina? Devo procurar um médico?
    Obrigada!

  114. Olá..minha filha toma a vacina a 2 anos e este ano foi o terceiro mais desta vez ela tomou dose única! Das outras vezes não teve reações nenhuma! Ela tomou hoje pela manhã percebi que aumentou a tosse ( que ela já tinha) e também teve calafrios agora na madrugada! Isso Adriana reação da vacina? Calafrios? Sem febre? Fiquei um pouco preocupada no início mais logo passou!

  115. Estou grávida de 30 semana , e tomei hoje a vacina, logo dpois de algumas horas,me senti mal, aquele mal estar e aquela vontade de vomitar. E nunca tinha sentindo nada na gravidez, pois ela é bem tranquila. Oque devo fazer ?

    1. NO texto está todas as principais reações esperadas para a vacina, qualquer coisa que sair disso, for muito grave ou não melhorar deve ser avaliado por um médico, sob risco inclusive de ser outra coisa que não term nada a ver com a vacina.

  116. Boa noite
    Meu filho tem um ano e meio e tomou a vacina hj. Teve dois episódios de evacuação bem liquida. É a última causou uma assadura feia nele. Ele nunca teve assadura. Será que tem algo a ver com a vacina ?

  117. Tenho 39 anos e tomei a vacina da gripe ontem. Hoje a noite comecei com um quadro de diarréia, vômito e calafrios. Pode ser algum efeito colateral da vacina?

  118. olá minha filha tem 6 meses no dia 23.05 tomou a vacina da gripe no dia 26 começou a ter sua temperatura mas alta 37.4 a 37.9 ela está comendo bem e tomando as mamadeiras mas ela fica tipo gemendo como se estivesse com dorzinha dei paracetamol ela ficou melhor mas após o efeito do remédio ela voltou a ficar quentinha e reclamando isso pode ser efeito da vacina ?

    1. A febre pós vacina da gripe não costuma ser alta nem durar muito tempo, se os seus sintomas fogem do esperado, sugiro que procure imediatamente um médico pediatra para avaliá-la e pedir os exames necessários.