Você está aqui
Home > Infecção Viral > Reações Adversas à Vacina da Gripe

Reações Adversas à Vacina da Gripe

Infectologista - Reações Adversas à Vacina da Gripe
Compartilhe

Reações Adversas à Vacina da Gripe

No Brasil, existe apenas a vacina da gripe de vírus inativado (morto). Sendo assim, ela não possui a capacidade de causar infecção, mesmo em pessoas com a imunidade mais baixa.

Contudo, vacinas podem causar várias reações adversas de pouca gravidade, que por serem comuns, devem ser de conhecimento público para não gerar preocupações desnecessárias.

Reações Vacinais (Influenza)

Reações no local da aplicação:

São as mais frequentes. Ocorrem entre 15 e 20% das pessoas vacinadas.

  • Dor no local da aplicação;
  • Vermelhidão no local da aplicação;
  • Endurecimento no local da aplicação.

Reações locais costumam ser leves e não duram mais que 48 horas. Geralmente só são necessárias medidas locais como compressas mornas ou analgésicos simples.

Reações sistêmicas:

São mais raras e geralmente leves. Ocorrem entre 1 e 2% de todas as pessoas vacinadas. Elas começam por volta de 6 a 12 horas após a aplicação e duram entre 1 e 2 dias.

  • Rouquidão;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Coceira;
  • Fadiga.

O tratamento dessas reações é apenas sintomático (controle de sintomas). Quando são aplicadas outras vacinas (como a antitetânica e a Pneumonia) ao mesmo tempo que a da gripe, pode haver febre mais alta e até mesmo levar à convulsão febril em pessoas pré-dispostas.

Reações alérgicas:

Podem ocorrer após qualquer vacina, caso a pessoa seja alérgica a alguns componentes da fórmula. No caso da vacina da gripe, pessoas alérgicas a ovo e proteínas de galinha não podem fazer uso dela. As reações alérgicas podem se manifestar em alguns minutos ou algumas horas após a aplicação.

Sua incidência é de 1 caso a cada 1 milhão de pessoas vacinadas, e reações graves são ainda mais raras. Algumas pessoas tendem a ter certas reações durante qualquer procedimento médico e isso inclui a vacinação. Essas reações podem ser tonturas, zumbidos nos ouvidos, alteração da visão e até mesmo desmaios. Pessoas suscetíveis podem evitar estes transtornos se sentando ou deitando durante 15 minutos após a vacina.

Reações Adversas à Vacina da Gripe

Reações Vacinais Raras (Influenza)

Síndrome de Guillain-Barré. Sua Incidência é de 1 a 2 casos para cada 1 milhão de pessoas vacinadas. Importante lembrar que esta síndrome pode ocorrer com qualquer vacina, inclusive após a própria infecção viral, tendo nesse último caso, maior incidência que a relacionada à vacina.

Reações Adversas à Vacina da Gripe: Quando Procurar um Médico Urgente?

  • Febre muito alta;
  • Reação alérgica exagerada;
  • Irritabilidade extrema;
  • Sinais de dor abdominal;
  • Recusa alimentar;
  • Presença de sangue nas fezes.

Estas causas geralmente NÃO ESTÃO RELACIONADAS À VACINA. O médico precisará avaliar e tentar descobrir outras causas.

A vacina pode causar resultado falso-positivo em exames sorológicos:

Exames que podem ter resultado falso-positivos (ou seja, a pessoa na verdade não tem a doença):

  • Método ELISA para detectar anticorpos contra HIV-1;
  • Método ELISA para detectar anticorpos contra Hepatite C;
  • Método ELISA para detectar anticorpos contra HTLV-1.

Não há motivo de preocupação, pois os testes confirmatórios com  técnica de Western Blot, que sempre são realizados para confirmação diagnóstica, acabam evidenciando que os primeiros resultados são na verdade falso-positivos.

Por que isso ocorre? As reações falso positivas transitórias podem ocorrer devido a resposta tipo IgM à vacinação. 

Fonte:


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

369 thoughts on “Reações Adversas à Vacina da Gripe

  1. Meu filho tomou a vacina, e 10 dias depois começou febre dor no corpo, coriza e catarro, minha mae comentou que o mesmo aconteceu com ela e alguns funcionários do hospital que ela trabalha, poderia ser uma forma reagente da vacina? todos foram 10 dias após a vacina 6 pessoas com os mesmos sintomas

  2. Boa tarde Dra.Minha filha 21 anos tomou a vacina H1N1,dia 13/04/19 e desde la tem febre 39,9 teve pontas vermelhas no corpo Palmas da mãos e orelhas.muita dores no corpo principalmente na na cabeça, foi feito várias sorologias e lá só está na hidratação venosa e dipirona e tramal,pode ser da vaicina ?

  3. Dra. Minha filha de 3 anos tomou a vacina contra gripe no dia 14/04 na empresa aonde meu marido trabalha. No dia 19/04 fui ao posto para aplicação de outra vacina, porém aplicaram outra dose da vacina de gripe. É prejudicial tomar duas doses da vacina em espaço tão curto de tempo? Fiquei muito preocupada!

  4. Bom dia!
    Sexta-feira dia 12/04 tomei a vacina da gripe (Tetra), venho sentindo, desde então, um cansaço e muito sono, pode ser reação à vacina?
    Desde já agradeço.

  5. Boa tarde Dra…
    Tomei a vacina H1N1, e fiquei com coceira na pele( braços e pescoço) tipo brotoeja. Isso é normal? Hoje faz 4 dias( 21/03/2019)

      1. Dra minha filha tomou a vacinação dia 30 de março e começou uma gripe sendo que no dia 12 de abril começou a ter febres muito alta que se intensificam mais a noite,a tosse é pouca mais tem bastante catarro,mesmo tomando medicação a febre persiste, deu conjuntivite e dor no ouvido também,pode ser reação ainda da vacina?

  6. Boa noite,
    Quem tomou em maio-2018, no posto de saude, vacina da gripe junto com a terceira dose da hepatite b, deve esperar qto tempo pra fazer sorologias pra hiv, hepatites, sífilis e htlv

    1. Sim a vacina da gripe chegar a atrapalhar o exame, ele o faz apenas para o teste tipo Elisa. As pessoas que se vacinaram e tiverem de fazer o exame devem aguardar 30 dias.
      De qualquer forma, diante de um resultado positivo, sempre deve fazer outro teste de tipo diferente para confirmação do diagnóstico. Caso o resultado seja negativo, percebe-se que na verdade era um falso positivo.

  7. Dra. Keilla,
    Após tomar qualquer vacina, o nosso organismo começa a produzir anticorpos. Se após uns dias, eu fizer exames de sangue de rotina, os resultados do hemograma, leucograma e funções renais ou hepáticas podem sofrer alterações por interferência da vacina? Quanto tempo devo esperar para fazer exames laboratoriais comuns?

    1. O recomendado é que aguarde 30 dias, mas caso seja necessário a realização dos exames antes desse período, informe ao médico para que possa analisar e dizer se há necessidade de repetir os exames ou não.

  8. Dr. Keila,
    E 02/05/18 tomei no posto de saúde a terceira dose da vacina para hepatite B e neste mesmo dia a da gripe. Estou preocupada pq quero fazer sorologias para algumas dsts e vi aqui que, pelo fato de ter tomado a vacina da gripe, algumas sorologias podem dar um falso positivo. Há quinze dias tomei particular, por recomendação médica, a pneumonia 13 e a menigocócica acwy. Se fizer por agora, os exames para as dsts, corro algum risco de ter um falso positivo.? quanto tempo devo esperar

    1. Sim a vacina da gripe chegar a atrapalhar o exame, ele o faz apenas para o teste tipo Elisa. As pessoas que se vacinaram e tiverem de fazer o exame devem aguardar 30 dias.
      De qualquer forma, diante de um resultado positivo, sempre deve fazer outro teste de tipo diferente para confirmação do diagnóstico. Caso o resultado seja negativo, percebe-se que na verdade era um falso positivo.

  9. Olá Dra. Bom dia tomei a vacina da gripe ontem às 10:00 e as 18:00 começou uma coceira no corpo minhas mãos estão um pouco inchada pode reação da vacina? Posso tomar um antialérgico? Quanto tempo dura essa reação? Desde já obrigada

    1. No texto estão os principais efeitos relacionados à vacina. se os seus sintomas fugiram desse padrão pela intensidade ou pelo tempo de evolução, procure um médico para te avaliar pessoalmente.

  10. Oi doutora tomei a vacina faz 1 semana estou sentindo formigamento n corpo e normal estou com medo da soenca guillan barre fiz exames d urina e sangue n deu nada ja procurei hospital 2 vezes eles n sabem porq estou assim o q eu faço ? To com medo

    1. Você precisa procurar um médico neurologista clínico de sua confiança ou um infectologista para te avaliar pessoalmente, realizar o exame físico e fazer os exames necessários para descobrir o que está ocorrendo.

  11. Meu neto tem 2 anos e tomou a vacina da gripe há dois dias. Hj está com febre de 38 graus mas sem coriza e tosse….pode ser reação da vacina??

    1. No texto está descrito as possíveis reações à vacina da gripe, assim como o seu tempo de inicio e tempo de sintomas esperado. Se sair do esperado, um médico deverá ser consultado para avaliar a criança pessoalmente.

  12. Tomei a vacina contra influenzae dia 16/07, dia 17/07 deu enjoo, vômito e diarréia…dia 18/07 melhorou um pouco, e hj dia 19 começou novamente enjoo e diarréia, não comi nada diferente. .pode ser reação da vacina? Tenho 53 anos.

    1. Pode sim. assim como pode uma virose ou outra condição qualquer associada, se os sintomas piorarem ou não melhorarem, procure um médico para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários.

Deixe uma resposta

Top