Você está aqui
Home > Notícias > Hepatites > Janela imunológica das hepatites virais

Janela imunológica das hepatites virais

Janela imunológica das hepatites virais
Compartilhe

Janela imunológica das hepatites virais

Hepatites virais podem atingir qualquer pessoa, independente de seu gênero, preferência sexual, idade, classe social, estilo de vida.

Trata-se de uma doença silenciosa, que não apresentam qualquer sintoma a não ser em fases mais tardias da doença.

Ela só aparece em exames específicos e é por isso que o maior desafio é fazer com que tanto os médicos das mais diversas especialidades quanto os pacientes sejam conscientes da importância da realização destes exames periodicamente.

Como diagnosticar o tipo de hepatite viral:

De acordo ao tipo de técnica utilizada, estes testes se dividem em vários ensaios:

  • Imunoenzimático (Elisa): realizado  em meio sólido,
  • Quimioluminescência: resultado definido por emissão de luz,
  • Eletroquimioluminescência: corrente elétrica estimulando a emissão de luz,
  • Testes rápidos: o resultado sai em 30 minutos, mas depois depois deve-se fazer um teste confirmatório mais demorado

Testes de imunoensaios:

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

Detecta o antígeno (uma parte do vírus) e/ou o anticorpo (proteínas especificas criadas pelo nosso sistema imune ao entrar em contato com o vírus).

Testes moleculares:

Detecta o material genético do vírus.

O que é  janela imunológica?

É o tempo que leva entre o primeiro contato com o vírus e o teste diagnóstico ficar positivo ou reagente,  varia de acordo com cada vírus e tipo de teste utilizado:

Veja na tabela abaixo:

 

Para a hepatite A só existe exame de detecção de anticorpos, o teste sorológico anti HAV.

Podem ocorrer alguns exames falso positivos (pessoa que não tem a doença mas aparece positivo no exame) ou falso negativo (pessoa que tem a doença mas o exame dá negativo).

Para diminuir ao máximo essa possibilidade e haja um correto diagnóstico, o laboratório deve ser de confiança e, além disso, o médico deve estar capacitado para interpretar o exame.

Em caso de dúvida, o paciente deve ser encaminhado ao médico infectologista.

Fonte:


Compartilhe

Não tenha vergonha do HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.
https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

56 thoughts on “Janela imunológica das hepatites virais

  1. Dra, por gentileza fiz PCR QUANTITATIVO hepatite C com 55 dias, acuraria do teste é 12ui/ml deu não reagente, encerra o caso ?
    Outra pergunta, fiz anti-hiv com 31 dias e com 45 dias
    Elisa 4º geração laboratório ÁLVARO ambos não reagente
    Sou diabético tipo 1 controlado, posso encerrar o caso ?

  2. Recebi sexo oral sem camisinha. Transamos com camisinha mas a garota estava menstruada foi sangue na região da bexiga. Esperei 27 dias da exposição e fiz teste de 4a geração para hiv, sifilis e as hepatites e deu não reagente. Depois fui ao CTA quando completou 36 dias da exposição, fiz teste rápido e deu não reagente. A enfermeira disse que esse período o resultado é confiável e que minha exposição não tinha sido de risco. Fiz um último teste rápido quando completou 82 dias! Posso encerar?

  3. Fiz um teste antígeno para a hepatite B com 29 dias. É confiável? Todos os resultados de função hepática também estão dentro dos valores de referência. A probabilidade de eu ter contraído é baixa? Minha exposição foi no sexo vaginal insertivo. Há risco também para a hepatite C? Quase todos os locais em que procuro afirmam que não há confirmação da transmissibilidade do vírus da hepatite C na relação heterosexual sem violência.Nesse caso fiz um teste para anticorpos da hepatite C com 29 dias.

    1. Boa tarde. Testes diagnósticos específicos confiáveis são aqueles realizados em locais de confiança (ou seja, nos quais você confia no resultado do teste).
      Há sim risco de transmissão de Hepatite C e no caso de pessoa portadora da doença na fase crônica, também pode transmitir a Hepatite A.
      Mediante uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, de todas as infecções sexualmente transmissíveis que podem ser transmitidas da mesma forma, independente de ter sintomas ou não.
      No caso da janela imunológica dos testes, no próprio texto explica.

  4. Dra. keyla, Boa tarde…saí com uma pessoa e beijamos na boca e nos tocamos na parte íntima, um do outro…dois dias depois estive no dentista e foi feito um procedimento q sangrou um pouco.Eu corro risco, de através do beijo, ter tido contato com vírus tipo das hepatites, ou hiv? qto tempo o vírus ficaria presente na minha boca? com os traumas q provocaram sangramento no tratamento odontológico, os vírus podem ter entrado na minha corrente sanguínea?

  5. Dra., boa tarde. Poderia por favor sanar uma dúvida? O teste rápido de hepatite c é por antígeno? Se não, qual seria por este método?

  6. A vacina contra a gripe também pode causar um falso positivo para Hepatite? Se sim, quanto tempo aguardar para fazer o exame após ter tomado a vacina?

  7. Boa tarde!
    Fiz alguns exames e no de hepatite C deu um resultado 279 anti HCV e leitura reagente.
    Poderia me explicar melhor o significado?

  8. Dra. Utilizei o mesmo esmalte de unha de uma pessoa sabidamente portadora de hcv. Há risco de contágio? Vi informações divergentes na internet. Não fazia ideia disso. Estou desesperada!

  9. Olá!
    Fui à manicure e sempre uso o meu kit para fazer as unhas, porém a manicure estava com o dedo recentemente cortado e não sei se pode ter encostado sangue dela em mim… Eu não vi, mas fiquei preocupada. Fiz os testes de HIV e hepatites B e C 3 meses depois, deu tudo negativo. Posso ficar tranquila?

  10. Boa Tarde, Doutora
    Tive relação, com camisinha, com uma garota de programa. Porém, notei que no final da relação a camisinha estava com sangue. A garota disse q talvez eu tenha machucado ela, por isso saiu sangue. Conferi pra ver se a camisinha tinha furado, mas estava tdo ok. Meu medo é que eu ñ lembro se qndo eu tirei a camisinha, o sangue pegou no meu pênis.
    Corro risco grande???

    1. O risco depende se houve contato, quanto tempo depois e da quantidade de material com o qual a mucosa do pênis entrou em contato. DE forma geral, pelo que descreve, não parece ser um risco muito grande.

      mas o melhor é não fazer suposições, procurar um médico infectologista de sua confiança e realizar os exames necessários.

  11. Uma pessoa com hepatitbe b pode dar falso negativo para hiv após 2 meses e meio de alguma possível exposição?

  12. Olá dr, boa noite, um teste anti HVC com 100 dias, dando não reagente, tem probabilidade alta de positivação com 180 dias, conforme a janela imunológica para testes que detectam anti corpos ? As chances são altas ou baixa de positivação ? Muito obrigado !

  13. Doutora, li em alguns sites que a coinfecção com Hepatite C pode aumentar a janela imunológica do teste de hiv.
    Essa informaçao procede? Esse aumento da janela imunológica se dá até mesmo para testes de 4˚ geração ou a janela de 90 dias se mantém?

  14. Doutora,
    Tive um episódio de Herpes Zoster, cerca de 1 mês após uma exposição de risco (sexo oral, sem ejaculado na boca). Fui informado de que isso poderia ser sinal de imunodeficiência e me testei 5 meses após o ocorrido (teste Bioesay) e 10 meses após (teste Bioclimática) – ambos foram testes rápidos de terceira geração e ambos não reagentes. Posso considerar o caso encerrado? Existe a necessidade de fazer um exame de quarta geração ou outro exame mais específico ?

    Obrigado

  15. Dra. Boa Tarde. Qual seria a janela imunológica de hepatite b confiável em testes rápidos? Após 60 dias é confiável?
    Att.

    1. Olá Maurício. O tempo médio e máximo da janela varia de acordo ao tipo de teste. Conforme informado no texto, a janela imunológica da hepatite B é de no máximo 60 dias. De qualquer forma, sugiro realizar um teste mais sensível.

  16. Dra. Boa Tarde. Teste rápido para detecção do antígeno de superfície HBsAG não reagente, após 45 dias de suposta exposição através de sexo oral em uma garota é confiável? Na tabela diz 30 dias.

  17. Dra. boa tarde!

    Fiz o exame para HEPATITE C, método Quimioluminescência, 121 dias após a exposição de risco.
    O resultado foi 0,08 Não reagente. Mas o valor referencial que consta no laudo do exame para um positivo seria maior que 1,0.

    O meu resultado não estava próximo de um reagente? Esse valor de 0,08 pode aumentar?

    1. O valor absoluto do teste não importa. O que importa é o que este valor significa dentro dos valores de referência estipulados naquele Kit. se o resultado é negativo, o teste está negativo (não reagente).
      Mesmo não tendo importância clinica, o próprio valor 0,08 é um número bem abaixo de 1 (próximo seria 0,99)

  18. Tive uma recaída de cocaína e usei com uma garota de programa, somente aspiração, recebi sexo oral e compartilhei o canudo para aspirar. Estou muito preocupado, quais doenças me expus doutora?

    1. Olá. O compartilhamento do canudo não é considerado risco significativo e o recebimento de sexo oral é considero de baixo risco, somente há o risco de transmissão caso a pessoa tenha alguma ferida na boca, como afta ou um ferimento causado por escova de dente ou fio dental. O sexo oral tem o risco de transmissão de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Para um diagnóstico conclusivo, aconselho a realizar uma consulta com médico infectologista.

  19. Dra, sempre que faço HBSAG dá NÃO REATIVO, mas o ANTI HBS vem com um número que equivale a REATIVO, o que isso significa?

  20. Dra.

    Exame negativo hepatite (anticorpos e Hbsag) após 45 dias, situação de risco: sexo oral receptivo, sem preservativo e ejaculação, restante com preservativo.

    Caso encerrado?

  21. Dra.

    Por favor, me responda….

    Recebi sexo oral de uma garota de programa, sem proteção e sem ejaculação. Restante com preservativo.

    Fiz exame no CTA após 45 dias negativou HIV, Sífilis e Hepatites (exame anticorpos e hbsag) , posso dar o caso como encerrado?

  22. Fiz exame HIV com ELISA 4 Geração com 40 dias após a exposição e deu negativo. O médico disse q é resultado definitivo, já q tem o p24 junto. Posso ficar tranquilo? No caso do vírus HSV 2, deu IgG negativo e disse q com 40 dias o IgG já taria ativo e que no caso do vírus da herpes em especial mtas vzs o IgG reage ainda antes q o IgM. No Hepatite C, fiz com 40 dias o Imunoensaio quimioluminescente com micropartículas. É uma boa janela para todos ?

    Posso ficar tranquilo nesses dois cas

  23. Olá,

    Fiz uma exame no CTA anticorpos Hepatite (HBsAG) depois de 45 dias e deu negativo, minha situação de risco foi um beijo com garota de programa e sexo oral receptivo sem camisinha e ejaculação.

    Tem riscos? Exame está certo? Assunto encerrado?

  24. Doutora,
    HBSGA, ANTÍGENO DE SUPERFÍCIE DO VÍRUS HÁ HEPATITE B
    Reagente 1,33 (Referencia 0,90)

    Após 53 dias da exposição (com resultados não reagente anteriores) porém realizado após 06 DIAS DE TER TOMADO A VACINA (Hepatite A + B), indica o que?

    No próprio exame diz do falso-postivo dias após a vacina, e agora?

  25. Dra. anti HCV após 130 já pode encerrar o caso? agora no seu site a janela está até 6 meses, pq ?

  26. Dra. porque agora a janela imunologica da hepatite C, mudou para 6 meses? um teste anti hcv com 130 dias não é definitivo?

    1. O tempo médio e máximo da janela varia de acordo ao tipo de teste.
      Atualizei a tabe de acordo ao estudo de outra fonte atualizada.
      O tempo máximo pode variar de acordo ao estudo analisado.

  27. Fiz exames Hepatite B (HBSAG e ANTI HBS) e C (HCV), por Eletroquimioluminescência, após 33 dias. Deram não-reagente. É possível positivarem?

  28. Com um PCR QUALITATIVO NEGATIVO para Hepatite C com 45 dias, posso encerrar o caso para Hepatite C? Ou teria que ser QUANTITATIVO?

    1. Quimioluminescência é apenas a técnica com a qual é feita o teste, mas a jahttps://www.drakeillafreitas.com.br/janela-imunologica-das-hepatites-virais/nala imunológica para a hepatite C varia de acordo ao que é detectado pelo teste: para saber mais veja acesso este link:

Deixe um comentário

Top