Você está aqui
Home > Vídeos > HIV Vídeos > Em quanto tempo a AIDS se desenvolve?

Em quanto tempo a AIDS se desenvolve?

Infectologista - Em quanto tempo a AIDS se desenvolve?
Compartilhe

Em quanto tempo a AIDS se desenvolve?

Em quanto tempo a AIDS se desenvolve:

O tempo em que a infecção pelo vírus do HIV leva para chegar à fase AIDS varia de pessoa para pessoa.

Pode ser tão rápido quanto 1 ano ou demorar mais de 10 anos para ocorrer.

Vale lembrar que a pessoa pode já estar na fase AIDS e não apresentar nenhum sintoma da doença.
Ela também pode não apresentar nenhum sintoma e já estar na fase AIDS.

Não é possível sabermos o tempo da infecção apenas pelos exames de sangue da pessoa, contudo algumas situações podem nos fazer pensar na presença dela:

  • Alterações de pele
  • Infecções bacterianas graves múltiplas ou de repetição (Exemplos: Sepse por Salmonella recorrente, Pneumonia bacteriana recorrente)
  • Diarreia crônica
  • Neoplasias (cânceres)
  • Infecções Oportunistas – IO’s (Sintomas relacionados de acordo ao agente e ao local do corpo acometido)
  • Caquexia
  • Lipodistrofia 
  • Diarreia crônica

Diarreia = mudança da consistência (pastosas, líquidas) ou aumento da frequência das evacuações (3 vezes ou mais em 24 horas)

  • Diarreia crônica = Diarreia com mais de 30 dias de duração

As causas de diarreia crônica associadas a AIDS são basicamente:

  • Infecciosas (Exemplos : Citomegalovirus, Herpes Simples, SalmonellaYersiniaShigella, Campylobacter, Histoplasma, Tuberculose, Cryptosporidium, MAC, Isospora, Clostridium, ou Microsporidiu)
  • Neoplásicas (Exemplos: Sarcoma de Kaposi no intestino, Linfoma intestinal)
  • Medicamentosas (Exemplos: antirretrovirais)
  • Síndrome de má absorção
  • Deficiência de Zinco

Em quanto tempo a AIDS se desenvolve?


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

128 thoughts on “Em quanto tempo a AIDS se desenvolve?

  1. Boa noite doutora Keilla, gostaria de tirar uma duvida. Depois que a pessoa desenvolve AIDS ela pode conseguir restabelecer a saúde novamente e ficar indetectável ??

  2. boa tarde doutora,diz ixo ak a pessoa infectada pode ficar 10 anos em quando o virus se desenvolve. a minha questao e: nesse de incupaxao se a pessoa tiver filho,o que acontece?ele n nasce infectado?uma vez a pessoa n xta si tratar por k nao sabe.

    1. se a mulher estiver infectada pelo HIV, mesmo que não tenha sintomas, pode sim transmitir ao filho caso engravide. O homem infectado com vírus circulando no organismo não consegue transmitir diretamente ao filho mas pode transmitir à sua parceira.

  3. ola doutora, gosto muito do seu trabalho!! passei a mão na genital da mulher e depois passei na língua, corro algum risco de estar com HIV? NÃO CHEGUEI ATE RELAÇÃO COM ELA, SÓ CONTATO FÍSICO

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Na dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  4. Um rapaz teve relação com uma mulher que tem aids.. Eles tiveram relação e a proteção estourou.. Ele foi no medico tomou todas as precauções.. Mais nesse período eu tive relação com ele.. Sera que corro o risco?

  5. Boa noite doutora keilla , gostaria de tirar algumas dúvidas com vc , tive uma relação de risco duradoura a 10 anos atrás , fiz 4 testes rápido de HIV em 2013 , 2014 , 2015 , 2016 todos negativos , posso ficar despreocupado em relação ao estar infectado

  6. OLÁ DOUTORA, BOA TARDE TIVE O CONTATO DE RISCO COM UMA GAROTA FOI SO SEXO ORAL. DEPOIS DISSO ESTOU COM MUITO MEDO. FIZ O TESTE NO POSTO DE SAÚDE ACHO QUE COM 30 DIAS OU 32 DEU NEGATIVO, MAIS ESTOU COM DORES NAS JUNTAS E NA CABECA E TO TENDO DIARRÉIA EU POSSO ESTAR COM O VÍRUS?

  7. Dra. Tive uma relaçao de resco 2016 em 2018 fiz um tente. Teste deu nao raagente nunca senti sintomas assim grave posso estar contaminado ?

  8. Boa noite doutora , fiz 4 testes rápido de HIV deram todos negativos , posso confiar e me considera limpo ?

  9. Eu estou namorando alguem que tem HIV em tratamento e eu uso preservativo desde que descobri a situação já passam 2 anos, fiz teste e deu negativo então qual é o risco que pode me surpreender?

  10. Depois de um ano de uma relação de risco meu exame deu negativo , mesmo assim tenho sintomas, o teste rápido de HIV é realmente confiável?

  11. Boa tarde doutora tive situação de risco há uns 7 anos atrás fiz 4 exames rápidos de HIV todos deram negativo , sinto alguns sintomas , qual as chances de eu estar infectado ?

  12. Boa noite Dr.
    Tive uma relação de risco a 1 ano, agora apareceu um bolha no meu pênis não na cabeça mas na pele, nunca senti nada antes isso pode ser aids?

  13. Boa tarde
    Em 2015 transei como uma prostituta e ela mesmo forneceu o preservativo, mesmo fazendo uso do preservativo fiquei com receio e fui ate o centro de atendimento e me forneceram o coquetel o qual tomei por 30 dias, fiz 2 exames ELISA um apos tomar o coquetel 30 dias e outro com 60 dias, depois desse episodio nunca mais tive nenhum contato de risco, as vezes sinto que as vezes as fezes saem mais moles do que o normal, mas não tive febre, devo fazer o exame novamente??

Deixe uma resposta

Top