Você está aqui
Home > Coronavírus > Testagem para COVID-19 – O que é Importante Saber

Testagem para COVID-19 – O que é Importante Saber

Infectologista - Testagem para COVID-19 – O que é Importante Saber
Compartilhe

Testagem para COVID-19 – O que é Importante Saber: A pandemia do Coronavírus tem atingido cada vez mais pessoas pelo mundo. Por ter os sintomas muito parecidos com os de uma gripe normal, muitos pacientes acabam buscando os serviços médico de forma desnecessária.

Nesse meio tempo, entre a descoberta da doença e a tentativa de controle da situação, foram desenvolvidos alguns métodos de testagem para facilitar o diagnóstico dos pacientes portadores do vírus responsável pela COVID-19.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a importância da testagem viral na população.

Sintomas da COVID-19

A COVID-19 o novo Coronavírus não apresenta um sintoma específico e sim um conjunto de fatores que associados podem ser o indício da doença. As principais manifestações da infecção são a tosse seca e persistente, acompanhada de febre alta e cansaço extremo.

Além desses fatores citados acima, foram observados em diversos pacientes, ao redor do mundo, outros sintomas como tremores, calafrios, dores musculares, dor de cabeça e garganta, diarreia, perda de olfato e paladar além dos sintomas gripais comuns como congestão, coriza e falta de ar.

Quando Procurar Ajuda Médica – Testagem para COVID-19

Para evitar lotação sem necessidade nos hospitais e até mesmo o contágio pela doença, é indicado que aqueles pacientes que estejam com sintomas leves se tratem em casa, seguindo todas as recomendações de isolamento passadas pelos órgãos de saúde.

Caso você piore e desenvolva quadros de dificuldade respiratória, como falta de ar em pequenos deslocamentos, o melhor a se fazer é buscar ajuda médica para realizar os testes e confirmar o possível diagnóstico.

Quais Testes Detectam a COVID-19?

Atualmente no mercado, existem três tipos de testagem para a COVID-19, sendo elas o teste de PCR, teste de anticorpos e teste de antígenos. Apesar de já serem utilizados para o diagnóstico de pacientes com a infecção, os testes têm uma média de 70% de acerto dos resultados.

PCR é a sigla para teste de reação em cadeia da polimerase. Esses é o tipo mais comum e assertivo que está sendo disponibilizado em vários países. Esse modelo consiste na análise de materiais genéticos colhidos como amostras de escarro, que serão analisadas por um profissional capacitado em busca de materiais genéticos compatíveis com o do vírus.

Já o teste de anticorpos, também conhecido como teste sorológico, não é capaz de detectar o vírus em si. No entanto, ele vasculha algum anticorpo recém criado instalado no organismo do paciente que possa vir a combater a Covid-19.

Os testes de antígenos são a maneira mais rápida e fácil de encontrar uma substância estranha no organismo humano. No entanto, ainda não existe um teste de antígeno Confiável para o COVID-19. Com isso, muitos resultados podem ser dados de modo errôneo.

Prevenção – Testagem para COVID-19

Por ser uma doença nova e não possuir muitas informações a respeito de vacinas, testes 100% eficazes e cura, a melhor maneira de não contrair a doença é a prevenção:

Tudo sobre o Novo Coronavirus
Tudo sobre o Novo Coronavirus

Seguir as orientações de higienização, etiqueta respiratória e distanciamento social, podem ser fatores decisivos para garantir a sua proteção e de sua família. Testagem para COVID-19.

Mais Informações, Fontes e Referencias

Referência: A serological assay to detect SARS-CoV-2 seroconversion in humans – Nature Medicine


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

One thought on “Testagem para COVID-19 – O que é Importante Saber

Deixe uma resposta

Top