Você está aqui
Home > Vídeos > Doenças Infecciosas > A PrEP é 100% Eficaz?

A PrEP é 100% Eficaz?

A Prep E Cem Porcento Eficaz
Compartilhe

A PrEP é 100% Eficaz? A PrEP é a Profilaxia Pré-Exposição ao risco de se infectar pelo HIV.

Essa estratégia de prevenção é utilizada principalmente pelas pessoas que não possuem o vírus, e vão fazer uso de uma medicação com o intuito de evitar se infectar pelo vírus, mesmo em uma situação de exposição.

A PrEP é 100% Eficaz?

Um exemplo são os profissionais do sexo, que podem usar preservativo ou não. Para eles, o uso da profilaxia pré-exposição pode aumentar a proteção.

No entanto, o PrEP de maneira alguma substitui o preservativo, visto que não protege contra outras ISTs.

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

Ao invés disso, ele deve ser utilizado simultaneamente com o preservativo, para somar esforços.

Vários estudos foram feitos com o PrEP antes do seu início no mercado e depois que ele chegou ao mercado. Os resultados se mostraram muito promissores e eficazes.

Porém, o maior problema é o uso adequado dessa medicação, pois, como qualquer remédio, ele deve ter níveis adequados no sangue para ter o efeito esperado.

Logo, a PrEP não deve ser utilizada como uma pílula do dia seguinte, por exemplo.

A medicação precisa ter níveis adequados no sangue, na mucosa retal, ou na mucosa genital antes que a pessoa possa se expor ao vírus.

Se o remédio estiver presente no sangue com a concentração indicada, o vírus será combatido no momento que ele entrar no corpo, impedindo sua proliferação.

Caso a PrEP seja utilizada corretamente todos os dias, sua eficácia é inquestionável.

O esquema de livre demanda também é recomendado para aqueles que se expõem ao risco com uma menor frequência.

Outra coisa que também deve ser levada em conta, é o uso de medicações ou a ocorrência situações que possam reduzir os níveis da medicação no sangue da pessoa, como por exemplo, cirurgias bariátricas.

Isso deve ser avaliado caso a caso, junto com um médico Infectologista.


Compartilhe

Não tenha vergonha do HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

8 thoughts on “A PrEP é 100% Eficaz?

  1. Dra. Tive que interromper a prep no sexto dia por seguir o protocolo que o mínimo é 7 dias, a médica analisou e Me recomendou a pep, por não estar no mínimo garantido pelo protocolo, tomei a PREP as 22, e fiz a pep as 9 da manhã senti muito enjoou seria os efeitos da medicações?

  2. Doutora, boa noite. Estou em Prep desde o ano passado, porém, tenho gastrite e refluxo, então preciso tomar omeprazol ou outros redutores de bomba. Gostaria de saber se essas medicações comprometem o efeito da Prep.

  3. Dra. boa tarde!
    Estou em uso da Prep desde outubro. Minha dúvida é a seguinte, o esquema da Prep diz que para ter eficácia de 100% deve-se tomar diariamente, no entanto, li em alguns lugares que tomando o comprimido pelo menos 4 vezes por semana é o suficiente para grau elevado de proteção caso contato com o vírus. Isto procede? Obrigado.

  4. Eu vou a casa de swing uma vez por mês. Uso camisinha pra Penetraçao, mas não uso pra sexo oral nem masturbacao.

    Devo usar o Prep? Devo tomar o remedio do prep por quantos dias antes de ir na casa de swing?

Deixe um comentário

Top