Você está aqui
Home > DSTs > Vacina Contra o Herpes Genital: Estudos Promissores

Vacina Contra o Herpes Genital: Estudos Promissores

Infectologista - Vacina Contra o Herpes Genital: Estudos Promissores
Compartilhe

Vacina Contra o Herpes Genital: Estudos em humanos

Infecções pelo Herpes simples são muito frequentes.

Apesar dos 2 tipos poderem causar lesões em várias partes do corpo, o Vírus do Herpes Simples tipo 2 (HSV-2) é o mais habitualmente vinculado às lesões genitais. Por isso o HSV-2 é habitualmente chamado de Herpes Genital.

A Organização Mundial de Saúde (WHO) estima que há cerca de 417 milhões de pessoas entre 15 e 49 anos vivendo com HSV-2 em todo o mundo (11,3% da população mundial).*

Muitas dessas pessoas sofrem com infecções de repetição. Especialmente pessoas com imunodeficiência transitória ou permanente.

Outros Problemas das Infecções pelo HSV-2:

Estudo feito em seres humanos voluntários

Embora exista uma série de estudos sobre vacina profilática contra o herpes simples tipo 2, não existe nenhuma vacina licenciada.

Estudos anteriores para prevenir a infecção por HSV focaram-se em vacinas de subunidades com o objetivo de induzir anticorpos neutralizantes.

Como a Vacina Funciona?

A HSV-2 dl5-29 é uma vacina derivada do vírus herpes simples tipo 2 cepa 186.

Ele tem uma replicação deficiente que pode infectar células resultando em uma resposta imune mais ampla

Como o estudo foi feito

O estudo foi desenhado com o objetivo de provar segurança e imunogenicidade da vacina

Foram escritos 60 adultos (30 homens e 30 mulheres) voluntários saudáveis com idade entre 18 e 40 anos.

Os participantes foram distribuídos entre 3 grupos:

  • Soronegativos para HSV-1 e HSV-2
  • Soronegativo ou soropositivo para HSV-1 e soropositivo para HSV-2
  • Soropositivo para HSV-1 e soronegativo para HSV-2

A vacina ou o placebo foi administrado por via intra muscular nos dias 0, 30 e 180

Foram buscados reações adversas sistêmicas e nos locais de aplicação nos primeiros 7 dias.

Os participantes foram avaliados antes das dose 2 e 3, 7 e 30 dias após cada dose e 6 meses após a última dose

Resultados

A vacina se mostrou segura e bem tolerada

Mais de um terço dos participantes soronegativos ao HSV tiveram um aumento ≥4 vezes no título de anticorpos neutralizantes após 2 doses de HSV529, e a proporção dobrou após a terceira dose.

Resposta vacinal das pessoas HSV soropositivas sugere que a vacina também poderá ser usada para tratamento.

 


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

138 thoughts on “Vacina Contra o Herpes Genital: Estudos Promissores

  1. Boa noite Dr Keila , estou tomando uma vacina anti herpética, hoje perguntei o nome da vacina para a enfermeira, ela me passou o nome ,enalbac mais herpes, só que pesquisei não encontrei nada relacionado a Dra conhece esse nome obrigado

    1. Não existe vacina anti-herpes no mercado. Alguns médicos usam vacinas que teoricamente aumentam a imunidade como forma de prevenção das crises do herpes. Eu desconheço esta mencionada vacina.

  2. Tenho herpes Genital tipo 2, tenho crises recorrentes, cerca de todo mes. Ultimamente parou um pouco pois estou tomando aciclovir 400mg de supressão. Porém uma das coisas que mais me incomodam é a COCEIRA constante ao redor do penis. o que devo fazer ? alguma pomada para aliviar a coceira ?

      1. DOUTORA POR FAVOR PARA DIMINUIR O SURTO DA HERPES GENITAL, POSSO TOMAR UMA VACINA A ANTI HERPETICA OU VARICELA SERA QUE AJUDA??/
        AGUARDO SUA RESPOSTA POR FAVOR

Deixe uma resposta

Top