Você está aqui
Home > Notícias > O que é exame de liquor?

O que é exame de liquor?

Compartilhe
  • 18
    Shares

O que é exame de liquor?

Exame de liquor pode ser algo que angustia muitos pacientes, mas é um exame extremamente necessário para o diagnóstico de uma infinidade de doenças do sistema nervoso. Quando indicado, não pode ser substituído por exame de nenhum outro tipo (como sangue ou exame de imagem).

 

O que é sistema nervoso:

O que é liquor?

O Liquor, conhecido também como Líquido Cefalorraquiano (LCR), ou líquido da espinha, é um fluído corporal transparente produzido pelo cérebro.

Ele está concentrado em parte na cabeça, e na coluna.

Como o liquor viaja dentro do sistema nervoso:

 

 

Cuidados pré coleta de liquor:

Antes da coleta, deve-se checar algumas coisas importantes:

  • Presença de lesões ou massas com efeito expansivo dentro do cérebro;
  • Antecedentes de doenças ou uso de medicamentos que podem afetar a coagulação do sangue (que deixam sangue mais ralo);
  • Lesões ativas no local da punção;
  • Cirurgias ou condições prévias que podem prejudicar ou impossibilitar a coleta de liquor pela região da coluna lombar.

 

Como é realizada a coleta do liquor?

A forma mais usada é através da punção da coluna lombar por uma agulha.

É fundamental que este procedimento seja realizado por médicos qualificados e em centros especializados.

Apesar de parecer muito incômodo, o esperado é que este procedimento seja tenha uma dor parecida à dor de uma coleta de sangue.

A sedação pode ser usada em caso de pacientes mais agitados, mas em geral é necessário apenas anestésico local.

  • A pessoa será posicionada de forma confortável para se realizar o procedimento.
  • Pode ser feito deitado de lado em posição fetal ou sentado, abraçando as pernas com a cabeça entre os joelhos.
  • O médico irá limpar bem a região para impedir que bactérias presentes na pele penetrem dentro do organismo e protegerá a região.
  • O médico deverá trocar de luvas após a limpeza e proteção da área.
  • Agulhas e seringas são todas descartáveis.
  • A primeira injeção é para colocação do anestésico.
  • Depois é a agulha para a coleta da amostra.
  • A amostra é colocada em tubos próprios e enviado imediatamente para análise.
  • O paciente precisa permanecer em repouso após o procedimento, antes de sair do local do exame.

A coleta do liquor é um procedimento médico e deve ser realizada por um especialista capacitado.

 

Cuidados pós coleta de liquor:

Permanecer em repouso relativo, preferencialmente deitado, por 4 horas após a coleta.

Complicações da coleta de liquor:

 90% dos pacientes não apresentam nenhum problema após a coleta do liquor.

Em 10% dos casos podem ocorrer algum incômodo como:

  • Dor de cabeça
  • Dor na região lombar, principalmente no local da penetração da agulha
  • Dores nas pernas

(é rara, ocorre em crianças, bilateralmente. Não é muito grave e vai embora sozinha. Está relacionada com a diminuição da pressão do liquor e não pela punção em si, ou por lesão de nervo)

  • Sangramento abundante
  • Herniação
  • Infecção
  • Cefaleia pós-punção

Cefaleia pós-punção:

Esta complicação é mais comum em mulheres jovens, magras, com antecedentes de enxaqueca de repetição ou com diagnóstico de doenças desmielinizantes.

Não está relacionada a lesões ocasionadas pela punção, mas pela diferença de pressão do liquor.

Características da cefaleia pós-punção:

  • Dor em peso
  • Região da nuca, testa ou costas
  • Praticamente desaparece quanto deitado

O que fazer em caso de cefaleia pós-punção?

  • Permanecer em repouso absoluto, deitado, por 48 horas seguidas. Preferencialmente de barriga para baixo.
  • Caso se levante antes das 48hs e volte a ter dor, deverá deitar novamente iniciando a contagem desde o inicio.
  • Tomar bastante líquido, especialmente com cafeína.
  • Pode-se usar cinta abdominal por 4 dias.
  • Em caso de necessidade de levantar, como para ir ao banheiro,  sentar-se lentamente na cama, permanecer sentado por um ou dois minutos e, somente depois disso, ficar em pé, também lentamente. O tempo em pé deve ser o mínimo possível.
  • As refeições devem ser feitas com a pessoa deitada de lado ou de bruços.
  • Caso estas medidas não sejam suficientes, pode ser necessária internação hospitalar para hidratação pela veia e repouso.

Uma forma de diminuir o risco é o uso de agulhas com pontas mais finas.

Outras indicações da punção liquórica

A Punção do liquor pode servir não apenas para diagnóstico, mas para tratamento de várias condições do sistema nervoso, como cânceres ou infecções graves.

Injeção de contraste para exames especiais de imagem.

Diminuir a quantidade de liquor do sistema nervoso.

 


Compartilhe
  • 18
    Shares
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

62 thoughts on “O que é exame de liquor?

  1. Olá, este exame é rápido? E após feito, com quantos dias sai o resultado? O paciente pode ir sozinho ou precisa de acompanhante?

    1. O Exame é rápido, mas o paciente precisa ficar deitado por um tempo após a coleta. Não precisa ir com acompanhante mas após ser liberado é aconselhável ir para a casa e manter repouso relativo para evitar a cefaléia pós punção.

    2. Doutora , fiz esse exame em 2011 e eu sinto muita dores nas minhas costas no local onde foi feito o procedimento , parece que a agulha esta no local e eu sinto tambem o local bem dolorido, o que eu posso fazer pra melhorar e qual o tipo de exame eu posso fazer pra saber se esta tudo bem ???

  2. Se ao invés de líquor sair sangue puro na coleta pode-se concluir que houve perfuração de medula espinhal?

    1. Boa tarde. Pode causar danos à medula espinhal, mas se o exame for realizado com o devido cuidado, o risco é mínimo. A freqüência de lesão do nervo após o teste é muito pequena. O principal incômodo às pessoas que se submetem a uma punção lombar é a dor, conforme já informado no texto.

    1. Bom dia. Sugiro que procure um médico neurologista de sua confiança para que possa examiná-lo pessoalmente, para verificar a origem de sua cefaleia, solicitar os exames necessários e o melhor tratamento para o seu caso.

  3. Meu sobrinho vai fazer punção pela terceira vez, e sofreu muito nas duas já realizadas. Sentiu muita dor nas pernas e quase não conseguia ficar ereto e andar. Fez quando se encontrava hospitalizado, e agora vai fazer em laboratório. Moramos no interior e vai realizar em São Paulo. Reservamos hotel pra ele repousar, mas estamos muito preocupados. Por favor nos oriente. Obrigada

    1. Boa tarde. Dores nas pernas é rara, ocorre normalmente em crianças. Não é muito grave e vai embora sozinha. Está relacionada com a diminuição da pressão do liquor e não pela punção em si, ou por lesão de nervo. Caso o incômodo seja muito grande, o médico deverá ser informado. O mesmo fará avaliação do caso.
      Após o procedimento, é recomendado que o paciente permaneça em repouso, preferencialmente deitado, por 4 horas antes de sair do local do exame. E mesmo após estar em casa, é recomendado repouso relativo para evitar a cefaleia pós punção.

      1. Bom dia. Fiz esse exame há quase 48 há e fiquei de repouso absoluto nas primeiras 24 hs após exame, levantava para alimentação e banheiro. Passados as 24 levantei e Durante o dia senti dores de cabeça e nas costas. Dá cabeça vinha dor e voltava. A noite a dor aumentou tomei analgésico e deitei e passou. No dia seguinte acordei com bastante dores nas costas , incomodo grande . O que fazer?

  4. Boa noite. Eu fiz esse procedimento no dia 18/03 e eu estou sofrendo com dores de cabeça e hoje é 23/03 o que preciso fazer para essas dores parar ?
    Obs: procurei um médico e ele disse que preciso beber bastante água e eu estou fazendo isso.

  5. Dra Leila bom dia..quero saber o preço do exame de liquor..meu médico adiantou que iria pedir e já tou preucupada..gostaria de saber.obrigada

  6. Boa tarde,
    Dra. Fiz o exame é na coleta enti que o médico acertou algum nervo e deu um choque muito grande na hora da coleta, é de lá pra cá estou com muitas dores na perna isso é normal?
    Essa dor passa ou devo tomar antiflamatorios como estou tomando?

    1. Boa tarde. Conforme explicado no próprio texto, dores nas pernas é um sintoma presente em cerca de 10% dos pacientes que realizam este teste. Caso o incômodo seja muito grande, deverá ser reportado ao seu médico, para que ele possa te avaliar pessoalmente.

  7. Prezada Dra.
    Gostaria de saber a quantidade segura (ML) , extraída do liquor através da punção lombar para investigação de doença desmielinizante?

    Grato pelo esclarecimento……

    1. Boa tarde. Geralmente, são coletados de 10 a 15 ml para fins diagnósticos. A quantidade mínima exigida varia de acordo com as análises que serão realizadas. Esses fatores devem ser considerados no momento da coleta.

  8. Boa tarde!!! Fiz esse exame tem mais ou menos 6 anos, depois disso tenho dores e de vez em quando travo, isso de travar a coluna já acontecia, só que agora está cada vez mais dolorosa e por mais tempo!!!! Não me pediram repouso algum, fiz o exame e fui embora!!!

  9. Olá Doutora!
    Minha filha fez a punção à quase 3 semanas atrás, sentiu dores de cabeça e na região da punção. Porém começou a ter vômitos e muita dor de cabeça ontem. A médica encaminhou para internação, desconfiou de uma cefaléia pós punção.
    Isso pode ocorrer depois de algumas semanas da punção?

    1. Bom dia. Esse sintoma normalmente não demora tanto tempo para surgir, mas isso deve ser avaliado por um médico examinando o paciente pessoalmente, pois essas reações variam de pessoa para pessoa.

  10. Oi boa noite meu pai fez o exame da líquor em agosto de 2017 a proteína 14.3.3 deu elevado por isso foi constatado a DCJ. Gostaria de saber se por ventura pode dar algum erro, e esse diagnóstico pode ser descartado.

  11. Boa tarde. Glicose baixa em recém nascidos e um caso para fazer o exame de retirar o liquor da coluna?

  12. Bom dia Dra.
    Fiz um exame de punção devido a fortes dores de cabeça e diante de alteração no crânio vizualizada em exame de ressonância.
    Até agora, deu Linfócitos 98% (VR: 60 a 90%) e Monócitos 2% (VR: 10 a 40%) o que isso pode significar?

    1. Nenhum exame laboratorial, incluindo o de liquor pode ser avaliada de forma isolada. Apenas o médico que está te acompanhando tem a capacidade de interpretar este resultados a partir do seu quadro clinico, sue exame físico e seus demais exames como os de imagem e de sangue.

  13. Olá Dra. Keila,
    Tive sífilis há alguns anos e fui medicado 3 vezes mais os resultados sempre volta a subir e fica entre 1.8 e 1.16, o médico solicitou a coleta de liquor, mas não sinto dores de cabeça e nem outros sintomas como o texto descreve. Será que realmente seria necessário eu fazer este exame, vendo que pode ocorrer varias complicações após o exame. Tenho desvio na coluna também é sinto muitas dores nas costas por isto. Estou com muito medo de fazer este exame.
    Desde já agradeço.

    1. Boa noite. Não consigo emitir um parecer sem te examinar pessoalmente. Caso tenha interesse, basta ligar para o telefone (11) 2533 0292 ou pelo WhatsApp (11) 96338 2866 e agende uma consulta. Será um prazer recebê-lo.
      https://www.google.com.br/maps/place/Dra.+Keilla+Mara+de+Freitas+-+Consult%C3%B3rio+de+Infectologia/@-23.6020032,-46.6565661,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x94ce5a19c5c5b82f:0x4b974edcf8286daf!8m2!3d-23.6020081!4d-46.6543774

  14. Bom dia Dra Keilla tuodo bem? Realizei o exame de liquor no dia 22/08, eu sentir fortes dores no momento do procedimento. Choque muito forte acompanhado de uma dor extrema. Chorei!
    É normal sentir dor?

    Muito obrigada pela atenção!

  15. BOA TARDE DR.
    MEU NEURO DEVIDO Á UM PROBLEMA QUE TENHO DESDE QUE NASCI, MAS EU TREMO BASTANTE E QD FICO NERVOSA É BEM PIOR, ISSO PODE DIFICULTAR O EXAME?
    ESTOU DESESPERADA.

  16. Olá boa tarde Dra. Keilla!

    Ótima explicação obrigado pelo material!
    Uma duvida, tenho enxaquecas constantes, já fiz exames de sangue, ressonância e nada de descobrir o motivo, a senhora acha que fazendo esse exame é certeza encontrar a causa da minha enxaqueca?

  17. Boa tarde , gostaria de saber a diferença entre o exame de liquor e o exame de sangue . Da doença citomegalovírus . Fiz as duas no liquor o resultado deu igg e igm não reagente e o exame de sangue deu igg 500 e igm não reagente . Você pode me explicar a diferença ?

    1. Bom dia. Nenhum exame laboratorial, incluindo o de liquor pode ser avaliada de forma isolada. Apenas o médico que está te acompanhando tem a capacidade de interpretar este resultados a partir do seu quadro clinico, seu exame físico e seus demais exames como os de imagem e de sangue.

  18. Boa noite. Exames feitos em recém nascidos devido alguma infecção são para descartar possibilidade específica de alguma doença ?! Minha bebê nasceu prematura de 35/5 devido RCIU e solicitaram coleta do exame.

    1. Bom dia. Este exame é indicado para várias situações, mas principalmente no caso de suspeita de meningite e na febre sem sinais de localização nos menores de 3 meses.
      Converse com o pediatra do seu filho para maior esclarecimento.

  19. Boa noite, Dra Keilla! Tenho fortes e dolorosas crises de enxaqueca. Através de exame oftalmológico foi diagnosticado edema de paplia. Fui encaminhada a um neurooftalmologista o qual solicitou a punção e pediu tb para verificar pressão cujo resultado foi 50 e o nível normal é 20. Será essa a causa da enxaqueca?

    1. Bom dia. Infelizmente não consigo emitir um parecer, pois essa não é minha especialidade. Além do mais, seria necessário a análise completo do histórico de exames. Sugiro que leve para o médico que solicitou para fazer a avaliação correta. Se ele achar necessário, poderá te encaminhar também a outro especialista.

  20. Boa noite Dra Leila, minha bebê tem 1 ano e começou com quadro febril que permaneceu por 3 dias, no terceiro dia após fazer um esforço maior para soltar a secreção do nariz apareceu petéquias em seu rosto, fui ao hospital e informaram ser normal por conta do esforço de choro, tosse e vômito. Só que a febre hoje voltou e ela continua bastante secretiva. Acredita ser necessário um LCR para exclusão da hipótese de uma possível meningite, já que a mesma fica em creche?

    Att.
    Franscielle Bordini

    1. Bom dia. Não consigo emitir um parecer sem examiná-la. Sugiro que a leve a um médico infectologista ou até mesmo um pediatra, se não tiver acesso a infecto, para examiná-la pessoalmente e solicitar os exames pertinentes para um correto diagnóstico.

  21. Boa tarde
    Ha 35 anos atrás eu tive meningismo e submeti a retirada do liquor da espinha na época só tive fraqueza nas pernas que permaneceu anos a fio. Quando cheguei aos 65 anos fui perdendo a sensibilidade dos membros inferiores desde da sola dos pés ate as nádegas achei que fosse problema da coluna mas não tenho dor. Quando fui ao Neuro ele me disse que poderia ser do meningismo que tive anos atrás,
    qual seria o nome dessa reação ou nova doença?
    Agradeço a sua resposta Dra.
    Ana Maria

    1. Disfunções neurológicas pode ser sim sequela da meningite. Mas não sei te dizer qual o tipo de sequela, isso deve ser avaliado pelo seu neuro e também qual a melhor forma de tratamento. Se assim ele achar pertinente, ele pode indicar um trabalho em conjunto com o médico infectologista.

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

três + oito =

Top