Você está aqui
Home > Vídeos > ISTs- Infecções Sexualmente Transmissíveis > Quem tem VDRL (-) pode transmitir sífilis?

Quem tem VDRL (-) pode transmitir sífilis?

Quem tem VDRL (-) pode transmitir sifilis
Compartilhe
  • 13
    Shares

Quem tem VDRL (-) pode transmitir sífilis ?

 

Sífilis é causada por uma bactéria chamada de Treponema Pallidum.

Quem tem VDRL (-) pode transmitir sífilis – Modos de transmissão da Sífilis:

  • Sua transmissão se dá principalmente pela via sexual (IST).
  • Transfusão de sangue
  • Transmissão vertical (de mãe para o filho) em caso de infecção em gestantes.
  • Acidentes pérfuro cortante
  • Compartilhamento de seringas
  • Transplante de órgãos

Quem tem VDRL (-) pode transmitir sífilis – Diagnóstico da Sífilis:

diagnóstico da Sífilis é feito com exames específicos. Existem 2 tipos de testes:

  • Os não treponêmicos: como o VDRL ou o RPR (teste de floculação);
  • Os treponêmicos: como o FTA-ABS ou a imunofluorescência.

Os testes não treponêmicos devem ser feitos primeiro pois são os testes de rastreio.

Eles são muito sensíveis e portanto podem ter falso positivos (uma pessoa pode ter o testes positivo sem ter a doença).

É por isso que, uma vez positivos precisam ser confirmados com um teste treponêmico.

Uma vez que a pessoa teve contato com Treponema Pallidum, os teste treponêmicos permanecerão positivos mesmo depois da cura.

Existem algumas condições que podem levar a um teste falso-positivo para a sífilis

Quem tem VDRL (-) pode transmitir sífilis – Importância do VDRL

O VDRL é um dos principais exames utilizados para o diagnóstico da sífilis.

Mas em várias pessoas, o VDRL pode ficar negativo após algum tempo.

Além disso, uma pessoa pode tomar um antibiótico para qualquer outra situação (uma infecção de garganta por exemplo) e acabar curando a sífilis sem nunca saber que um dia a teve.

Sendo assim, o VDRL negativo com um teste treponêmico positivo pode já ter transmitido a doença antes da cura.

O teste Treponêmico como o FTA-ABS, mostra se a pessoa já teve contato com a sífilis mesmo se já tiver sido curado.


Compartilhe
  • 13
    Shares
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

20 thoughts on “Quem tem VDRL (-) pode transmitir sífilis?

  1. Se o parceiro fez o exame vdrl e fta e deram negativo e os meus vdrl negativo e somente o igg positivo isso significa que estou curada e não passarei a doença pra ele e posso engravidar sem medo? Obrigada

  2. Se meu vdrl estiver negativo e igg positivo, exames da parceira todos negativos, não corre mais o risco de transmissão pra ela?

  3. [email protected] com valores 1/64 o que significa? (secundária). Duas perguntas bem simples, 1 apos quanto tempo pode-se fazer sexo com parceiro sem preservativo, logo após a 3 aplicação? a sifilis é curável?

    1. Boa tarde. Não consigo emitir um parecer sem examiná-lo. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  4. Boa noite fui diagnosticada com siflis depois te tomar as doses de bezetacil , apos 2 semanas fiz um novo exame ela caiu um pouco , depois de tomar a medicacao posso transmitir pra outra pessoa ainda ?

  5. Já fiz o exame e deu reagente 1/16 depois da medicação com benzotacil após três meses baixou para 1/4. ainda posso transmitir a outra pessoa através do sexo oral?

  6. dr queria saber s pode isso .. vdrl com 3 meses, apos tratamento dose unica..NAO REAGENTE.. e com 6 meses 1.1 ? pode isso

  7. Fiz exame primeiro deu 1.32, sem fazer tratamento eu repeti o exame em outro laboratório deu 1.16.. tomei 6 doses de bezantacil e após 3 meses repeti os exames e deu 1.4 .. deu algo errado ?

  8. Oi dr keila…estou gravida de 6 meses demorei p comecar o pre natal e nao passava pela minha cabeca a hipotese de estar c sifilis…fiz o vdrl e deu nao reagente e o teste rapido deu reagente.a medica so me disse q nao tenho a doenca…mas eu queria saber se esta realmente correto e se dando o vdrl negativo meu bb corre risco de ter a doenca ou pegar no parto ou na amamentacao.nao tive nenhum sintoma e nem ferida nem tomei antibioticos esse ano entao penso q foi bem antes de engravidar . obriga

  9. Fui diagnosticada com Sifilis o vdrl estava em 1/256 dez dias após o tratamentos o vdrl estava em 1/512 e agora, cerca de três meses depois está em 1/64. Isso quer dizer que tratei a doença ou ainda tenho sifilis? ainda posso transmitir a doença ?

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top