Quais São as Vacinas Recomendadas para o Idoso?
Publicado: 28/09/2021
Atualizado: 29/09/2021
Publicado: 28/09/2021
Atualizado: 29/09/2021
Conteúdo
Vacinas Recomendadas para o Idoso. A terceira idade é conhecida pela fragilidade da saúde e corpo de uma pessoa. Após tantos anos de vida, sabemos que o sistema imunológico é o principal afetado pela idade, com isso, mantê-lo saudável por meio da vacinação pode ajudar a prolongar a longevidade e qualidade de vida.
Para esse grupo específico,existem alguns imunizantes mais importantes que devem ser tomados para garantir um reforço no sistema imunológico. Continue a leitura deste artigo e saiba quais são as vacinas recomendadas para o idoso.
O sistema imunológico é responsável pela defesa contra agentes externos e que podem nos fazer mal. Nossa imunidade começa a ser formada nos primeiros anos de vida e se aperfeiçoa com o passar do tempo. Em contrapartida, o avanço da idade acaba desgastando, danificando e tornando-o frágil.
Existem 2 tipos de imunidade, a natural (inespecífica e inata) e a adquirida (específica e adaptativa). A primeira é desenvolvida pelo próprio corpo humano, já a segunda é desenvolvida por meio de imunizantes.
A aplicação de imunizantes começa ainda na infância para prevenir que crianças desenvolvam certos tipos de doenças. E assim uma pessoa vai construindo imunidade ao longo da vida.
A vacinação para pessoas acima de 60 anos é tão importante quanto para recém nascidos, uma vez que certas doenças infecciosas podem levar a quadros crônicos de gripe, por exemplo, que evoluem para uma pneumonia e aumentam o risco de morte em quem tem diabetes, problemas cardíacos ou pulmonares.
A Sociedade Brasileira de Imunização recomenda que idosos tomem de forma rotineira 5 imunizantes para condições específicas, sendo elas:
Além dessas, existem outras 4 vacinas que podem ser aplicadas em situações de alto risco ou durante surtos. Sendo elas:
Atualmente, a vacina contra o novo coronavírus também deve ser aplicada nessa faixa etária para evitar complicações e quadros graves da doença.
Pessoas com mais de 60 anos devem seguir rigorosamente os calendários de vacinação sempre acompanhados de perto por um geriatra, que poderá apontar contra indicações se for o caso.
As vacinas não rotineiras podem ser aplicadas em qualquer fase da vida. Consulte seu médico infectologista de confiança e saiba mais sobre quais vacinas merecem sua atenção.