Risco De Transmissão do Hiv

O Que Aumenta o Risco de Transmissão do HIV?

Publicado: 30/07/2019

Atualizado: 01/11/2022


O vírus do HIV pode despertar diversas dúvidas a respeito de como é feita sua transmissão e o que pode aumentar o risco de se infectar.

Para que ocorra a transmissão do vírus do HIV, é necessário que haja o contato do vírus de uma pessoa com o organismo de outra pessoa que ainda não tenha o vírus.

É muito importante questionar-se de que forma o vírus pode chegar no organismo dessa pessoa.

A pessoa pode se infectar a partir do contato direto do organismo com algum material potencialmente contaminante, através de feridas abertas, pele machucada e mucosas (que incluem a mucosa do olho, por dentro da boca, região genital e região anal).

Material potencialmente contaminado em pele íntegra não é considerado exposição ao vírus. No entanto, se a pele está íntegra e há uma perfuração da pele com o material contaminado (por exemplo, uma agulha contaminada com o sangue), aí sim é considerado o risco.

Isso é essencial no momento da avaliação pré profilaxia pós-exposição, porque a pessoa pode achar que sofreu exposição ao vírus quando, na verdade, isso não ocorreu de fato.

Deste modo, o indivíduo acaba se submetendo a uma reação adversa ou de toxicidade ocasionada pelos remédios da profilaxia do vírus, sem absorver nenhum benefício, uma vez que este sequer se expôs verdadeiramente ao vírus.

Outro fator igualmente importante é que muitas pessoas tem medo do contato com a saliva. Isto não é justificado, visto que este não é um material contaminante. A única situação na qual a saliva pode ser considerada um material contaminante para HIV é em ambiente odontológico.

Ainda assim, o que está contaminando na verdade é o sangue, e não a saliva em si. Logo, contato de genitais com saliva, por exemplo, não é uma situação de exposição ao risco para a pessoa que está recebendo o contato com a saliva. 

Clique aqui e saiba mais sobre o HIV vendo mais artigos em nosso site.

Informe Legal

Dra. Keilla Freitas é pessoalmente responsável pela adaptação, curadoria e produção dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e as informações contidas na homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.
Missão do Site: prover soluções cada vez mais completas de maneira facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.
Política de Banners: não disponibilizamos espaço voltado à publicidade e não realizamos permutas com banner ou display

Política de privacidade

Informe Legal

Dra. Keilla Freitas é pessoalmente responsável pela adaptação, curadoria e produção dos textos presentes neste site, além de sua manutenção financeira. Este site é orientado ao público leigo e as informações contidas na homepage têm caráter informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Em caso de dúvida, o médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.
Missão do Site: prover soluções cada vez mais completas de maneira facilitada para a gestão da saúde e o bem-estar das pessoas, com excelência, humanidade e sustentabilidade.
Política de Banners: não disponibilizamos espaço voltado à publicidade e não realizamos permutas com banner ou display

Política de privacidade


Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

183 comentários em “O Que Aumenta o Risco de Transmissão do HIV?”

  1. Henrique disse:

    Começo o sexo com masturbação mutua e nos meus dedos penso que devem sempre conter alguma qtde de fluidos vaginais. Aí eu pego a camisinha e acabo pegando tanto na parte de dentro e de fora pra colocar. Ou seja, ao encostar o dedo na parte de dentro imagino que pode ficar alguma qtde de fluidos vaginais dentro da camisinha.

    Isso apresenta risco de Aids? Devo fazer PEP por causa disso?

    Se sim, qual é a maneira correta? Lavar as mãos sempre antes de colocar a camisinha?

    1. O risco é baixo, mas dependendo da quantidade de secreção de secreção em contato direto com a mucosa, pode haver algum risco. Na dúvida, faça os exames.
      A PEP está indicada apenas para casos com exposição de até no máximo 72 horas.

  2. Guilherme disse:

    Boa tarde, doutora!
    Dias atrás fui examinado pelo mesmo otoscópio que a médica examinou um paciente com infecção no ouvido. O problema é que quando ela colocou o otoscópio em mim, colocou com força e eu acho que pode ter arranhado la dentro do ouvido. Eu corro o risco de pegar HIV?

    1. Bom dia. A situação descrita não é exposição ao risco.

  3. Pedro disse:

    Doutora, parabéns pelo trabalho! Ajuda muita gente com dúvidas. Eu estou com uma:
    Estava em um quarto com uma acompanhante e peguei em um papel higiênico que estava muito molhado mesmo, não sei do que se tratava. Ela fez sexo oral com comisinha e foi só isso. Não lembro que coloquei a mão nos olhos ou penis, o quarto estava muito sujo. Estou aflito, isso tem 4 dias. Tenho risco?

    1. Boa tarde. Contato de material potencialmente com a pele íntegra não é exposição de risco. no caso de contato desse material com a mucosa dos olhos ou pênis, já se caracteriza risco.

  4. Eduardo disse:

    Dra, um PCR com 18 da exposição de risco e tendo apresentado diversos sintomas da fase aguda (faringite, fadiga, diarréia, suor noturno, dor de cabeça etc), bem como um exame anti hiv método quimioluminescencia com 30 dias da ER excluem o diagnóstico de HIV, mesmo permanecendo alguns sintomas?

    1. Bom dia. Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  5. Lucas Coelho disse:

    Boa Noite. Fiz teste de 4 geração respeitando a janela que deu 0.19 em uma referência que negativo seria até 0.90 / indeterminado de 0.90 a menor que 1,0 e maior que 1.0 positivo. porém tenho um amigo que possui HIV e me contou que é indetectavel e seu último exame deu 0.119. Minha dúvida é posso ficar tranquilo? Existe uma média de até quanto um indetectavel consegue se não ser pego em teste de sorologia? No meu caso é realmemte negativo?

    1. Boa noite. No caso do seu amigo, ele está indetectável devido ao tratamento que ele já faz uso. Já com relação ao seu caso, isso vai depender de quanto tempo após a exposição de risco você realizou o teste. Os testes de 4ª geração tem a janela imunológica máxima de 90 dias da última exposição de risco.

  6. Antônio L. disse:

    Dra, boa tarde. Sai com uma GP e em determinado momento percebi que ela, após passar gel lubrificante no meu pênis sem proteção, esfregou as mãos em toalha potencialmente suja de resíduos do creme/gel e material pré-seminal de outros homens e voltou a me masturbar. Gostaria de saber o risco relacionado ao HIV? Obrigado.

    1. Bom dia. A situação descrita não é exposição de risco para o HIV, pois o vírus não sobrevive muito tempo fora do organismo. Saiba mais aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/tempo-de-sobrevivencia-do-hiv-fora-do-corpo/

  7. Jablu disse:

    Dia 24/10/18 uma menina fez sexo oral em mim e logo depois me informou que era soropositiva , com carga viral indetectável no dia 24 iniciei a PEP 14 horas após a exposição, seguindo todo esquema sem faltar 1 dia , dia 14/11 fiz teste rápido dando não reagente e depois dia 26/11 realizei outro teste dando não reagente , dia 04/12 tive tosse seca, espirros e coriza por 4 dias .
    Agora entra a paranoia, quais as chances da PEP ter falhado e qual as chances em % de soroconverter?

    1. Boa tarde. Receber sexo oral não é exposição de risco para o HIV, pois a saliva não transmite o vírus. Para entender melhor, leia sobre os riscos do sexo oral aqui: https://www.drakeillafreitas.com.br/os-riscos-do-sexo-oral/
      Com relação ao PEP, é eficiente na maioria das vezes, desde que tomado da maneira correta. Seu uso é indicado para início com no máximo 72h da exposição de risco, após esse período não há benefício comprovado. Quanto mais cedo seu início, mais eficiente será seu efeito.

  8. Isaaac disse:

    Dra, sou gay e fui passivo em uma relação sexual. Qual a chance q tenho de pegar HIV se meu parceiro tocou no pênis e sujou a mão com líquido lubrificante do pênis e tocou na camisinha na qual eu fiz oral nele?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

  9. Isaac disse:

    Dra, meu parceiro “pode” ter tocado no pênis onde pode ter líquido lubrificante natural e tocado na camisinha onde coloquei a boca. Usei PEP por 12 dias e parei 2 dias e depois voltei. O tratamento é ineficaz?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

  10. Lima disse:

    Boa tarde Doutora por gentileza mastubei uma garota e fui colocar a camisinha para sexo oral mais meu dedo com secrecao vaginal trocou a parte de dentro da camisinha nao houve sexo de penetração há riscos ?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

  11. Carol disse:

    Bom dia
    Realizei um exame de ultrassom transvaginal e a médica NÃO usou an camisinha para proteger a sonda. Se ela usou essa sonda desprotegida em outras mulheres tb, corro risco de contaminação por HIV?

    1. o risco de transmissão de infecções depende do protocolo de higienização usado no material.

  12. Jovem Preocupado disse:

    Dra, passei por uma situação traumatica a uns 5 meses, após testes negativo de hiv e os medicos me dizendo que não tinha hiv, superei o episódio. Decidi retomar minha vida e sai com uma amiga que me ajudou muito nesse período traumático e recebi sexo oral dele( meu penis na boca dela), ela teve apenas 2 parceiros sexuais na vida e sempre usa camisinha no sexo vaginal. As chances de eu pegar hiv dela é alta? É considerado exposição de risco? Devo fazer exames?

  13. Dave disse:

    Doutora, qual é o risco de infecção em um caso de masturbação mútua com pouco líquido-seminal?

  14. Dave disse:

    Boa noite, doutora. Tive uma relação em que houve masturbação mútua. Caso tenha existido contato mínimo com líquido pré-seminal, é alto o risco de ter sido infectado pelo HIV? É um caso potencialmente mais grave do que sexo oral sem preservativo?

    1. material contaminado em pele integra não é risco.

      1. Dave disse:

        No caso (masturbação mútua) o contato mínimo com líquido pré-seminal aconteceu pela região genital. Configura relação de risco?

        1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

          Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  15. Paulo disse:

    Usei o Pep por 5 dias e parei, pois não foi fator de risco. Sou homem recebi sexo oral sem camisinha e avistei na boca da pessoa sangue com saliva, aí parei e coloquei a camisinha. No quinto dia da pep conseguir que a pessoa fizesse o teste de hiv de farmácia e deu negativo. Corro algum risco ou ter alguma reação adversa?

  16. Webert Lopes disse:

    Recebi masturbação de um rapaz que não conheço, não reparei se estava com feridas na mão, acabei optando pela PEP. Antes de iniciar o tratamento estava tomando hipérico, e no dia de iniciar o tratamento eu já havia tomado uma dose do mesmo,m. Verifiquei na bula que há interação com os medicamentos da pep, dessa forma parei de utilizá-lo. É possível que ele tenha afetado a eficácia do início do tratamento? Sabe me dizer se posso utilizar budesonida durante a pep,?

    1. nao corta o efeito do tratamento. se tiver indicação, pode usar budesonida durante a PEP.

  17. Jean disse:

    Bom dia doutora depois que fiz sexo com camisinha apareceu umas feridas na minha boca pode o preservativo ter se rompido e ter pego HIV?

    1. Não parece ter nenhuma relação. sugiro que procure um médico de sua confiança para avaliar estas feridas e pedir os exames pertinentes.

  18. santos disse:

    Boa tarde Doutora,por gentileza fui no barbeiro e ele estava cortando o cabelo de um cliente assim que terminou me atendeu quando foi fazer o pezinho do meu cabelo nao trocou a lâmina usou a mesma que tinha usado do outro cliente há risco para transmissão de hiv,é necessário fazer exame por essa exposição,obrigado.

    1. não é considerado exposição para HIV.

  19. Dri disse:

    Doutora sou manicure ,e enquanto eu estava fazendo a unha de uma cliente sem querer bati a minha mão na ponta do alicate ,e ficou como se eu tivesse feito um machucadinho corro o risco de pegar HIV?

  20. Luiza disse:

    Olá Dra. Keilla, parabéns por realizar tão importante trabalho!

    Gostaria de lhe fazer uma pergunta sobre HIV (vírus da AIDS)
    Gostaria de saber se o sabão de côco mata o vírus HIV.

    1. só de ficar exposto ao tempo e seco o vírus HIV já morre.

  21. Luiz disse:

    Olá, Dra. Keilla
    Parabéns pelo seu trabalho!

    A pergunta que lhe faço é a seguinte:
    Quantos minutos o vírus HIV (vírus da AIDS) sobrevive fora da célula.
    Contando com o seu atendimento.
    Muito cordialmente,

    Luiz

  22. Camila disse:

    Boa tarde, Dra. Keilla e parabéns pelo seu trabalho!
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta sobre AIDS.
    Gostaria de saber se a água oxigena 10 volumes mata o vírus HIV (vírus da AIDS).

    Cordialmente,
    Camila

  23. lima disse:

    Boa tarde Doutora por favor fui no barbeiro ele cortou o meu cabelo mais quando foi fazer acabamento do meu cabelo usou a mesma lamina da navalha que tinha usado do cliente antes de mim,iria fazer uns 5 minutos que tinha usado a lâmina do outro cliente há risco para hiv obg.

    1. isso não é risco para HIV.

  24. Eduardo Pereira disse:

    Boa noite Doutora!
    Fui numa casa de massagem onde lá apenas só existe masturbação, sem penetração. Minha pergunta é, ñ deixei a moça me tocar, eu que apenas acariciei seu corpo (NU), minha neura é, toquei num álcool gel onde ela se hegieniza as mãos, levei esse álcool até meu nariz, apenas pra cheirar, instinto, mania de cheirar, corro risco de me contaminar, sabendo que contém resquícios de secreções de outros homens. Obrigado

    1. isso não é exposição ao risco

  25. Alex disse:

    Dra bom dia estive com uma garota de programa e acariciei um pouco sua vagina com as mãos e seguida me masturbei sem preservativo, pode haver risco de contrair HIV? Por conta que poderia haver secreção vaginal nas mãos ,E nesse caso qual o nível do risco? Agradeço a atenção

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  26. luz disse:

    Boa tarde Doutora sempre que vou no barbeiro observo que na hora de fazer o acabamento o pezinho do cabelo ele sempre troca a lâmina nunca usa a mesma do mesmo cliente descarta e usa uma nova mais ocorreu que comigo usou a mesma que usou do outro cliente uns 3 minutos depois de te usado em outro cliente há risco para hiv obg.

    1. não é considerado risco para HIV.

  27. Léo Felipe disse:

    Bom dia! Beijei uma garota soro+ profundo, tinha o dente siso apontado uma parte do dente estava sobre a gengiva. Fiz teste rápido com 31 dias, 4 geração com 34 e outro teste rápido com 74 dias. Hj estou com 96 dias e me surgiu uma minha vermelha escura no meio do braço, que não coça nem.doi, será que peguei HIV por beijo? Esses testes não viria positivo?

    1. beijo não transmite HIV.

  28. Erikson disse:

    Boa tarde doutora, estive em situação de risco, com 68 dias da exposição fiz um teste no CTA (imunocromatografia), deu não reagente, dia 69 tive que doar sangue no hemocentro, o teste NAT deu não reagente, dia 75 fiz outro teste no CTA e deu não reagente outra vez, esses teste e com a data da exposição, posso ser considerado seguro, ou melhor fazer um exame de 4° geração?!

    1. sugiro fazer um 4ª antes de encerrar o caso.

  29. leo disse:

    Boa tarde Doutora uma garota me masturbou mais nao notei se ela tinha ferida corte ou lesão na mão caso tivesse haveria risco para hiv obg?

    1. isso não é exposição ao risco.

  30. luiz disse:

    Boa tarde Doutora tomei na mesma garrafa que um soro positivo estava tomando há risco para transmissão?

    1. isso não é exposição ao risco.

  31. lima disse:

    Boa Tarde doutora tomei na mesma garrafa de um soro positivo fui no banheiro e quando voltei peguei a garrafa que ele estava tomando por engano e tomei depois que terminei de tomar que me avisaram essa pessoa já está da fase aids há risco de transmissão?

    1. isso não é exposição de risco.

  32. lima disse:

    Boa tarde tem um morador aqui no bairro que tem aids ha muitos anos nao sei se ele faz tratamento certo que ele está bem debilitado ele estava tomando água numa garrafa tomou até a metade e me ofereceu acabei aceitando e tomei o restante pois sei que saliva nao transmite a doença mais depois fiquei preocupado se tivesse algum sangramento na boca e tivesse contaminado a garrafa ou líquido há risco doutora seria grande o risco?

    1. isso não é considerada exposição ao risco.

  33. Cloves disse:

    Boa tarde Doutora! Tudo bem? Pode me esclarecer uma dúvida? Qual a geração desse teste rápido?
    O teste rápido ACTION contém três proteínas recombinantes de HIV especialmente selecionadas (p24, gp41 de HIV 1, gp36 de HIV 2). Isto permite que o ACTION possa detectar anticorpos contra HIV 1/2 na amostra de sangue total por punção digital com um elevado grau de precisão.
    Desde já agradeço!

  34. Bruno disse:

    Olá, gostaria de saber como deve ser feito a troca de preservativo após a ejaculação? É importante lavar as mãos e o pênis ou não é necessários para se utilizar um novo preservativo na continuação da relação sexual?

  35. Camila disse:

    Boa Tarde Dra Keilla,

    Gostaria de saber se a gente tocar com a mão num material contaminado com o vírus HIV (sangue, esperma, etc.) basta lavar a mão com água pura ou precisa usar um outro produto desinfetante?
    Estou aguardando a resposta.

    1. material potencialmente em contato direto com pele integra, não é exposição de risco. o indicado nesses casos, é lavar as mãos com água e sabão como outra sujeira não contaminante.

  36. Léo Felipe disse:

    Tenho situação complicada namoro a 6 anos . Beijei uma garota soro+, dente siso apontado não senti gosto de sangue durante o beijo. Tive sintomas fase aguda. Realizei os seguintes testes: 32 dias rápido, 34 4 geração, 74 teste rápido todos negativos. Dia 80 tive relação com minha namorada sem preservativo. Dia 96 minha namorada acorda com gripe, diarréia, tosse. Dia 90 me aparece uma mancha no braço tipo cobreiro, hj tenho foliculite nas 2 pernas sem raspar nem nada. Dra eu posso estar com HIV?

    1. Beijo na boca não é exposição de risco para HIV. sugiro que procure pessoalmente um médico infectologista para te avaliar e descobrir o que está acontecendo contigo. vale a pena lembrar que stress emocional abaixa a imunidade deixando o corpo mais suscetível a infecções.

  37. Natália disse:

    Tive relação com meu ex namorado sem camisinha eu descobri que ele tem HIV tive relação com ele uma vez posso ter pego HIV na primeira relação ?

    1. O risco existe. Procure um médico infectologista e faça os exames pertinentes.

  38. Luiza disse:

    Boa Tarde Dra. Keilla,
    Gostaria de fazer uma pergunta sobre AIDS.
    Imagine que uma pessoa portadora do vírus HIV esta picando tomate para uma salada, e se corta acidentalmente, e pinga sangue contaminado na salada: quem comer dessa salada corre algum risco de se contaminar com o vírus HIV.
    Aguardo a sua resposta.

    1. isso não é exposição de risco.

  39. Luana disse:

    Boa tarde, Dra Keilla.
    Gostaria de saber se o sabão de côco é ideal para higienizar as mãos, ou seja, se ele elimina os vírus e bactérias.

    1. Qualquer sabão já realiza a limpeza das mãos, desde que higienizada pelo tempo correto e lavada com água e sabão.

  40. David disse:

    Olá Doutora! Poderia tirar uma dúvida? Masturbação a dois pode ocorrer risco de transmissão de hiv? Informo que não tenho lesões, cortes ou feridas nas mãos. Houve contato com a secreção do pênis. Aguardo contato.

    1. contato de material potencialmente contaminado com pele integra, não é considerado fator de risco.

  41. Larissa disse:

    Boa tarde, Dra. Keilla.
    Gostaria de saber qual é a quantidade ideal de álcool gel para higienizar as mãos, ou seja, quantos ‘mls’ de álcool gel devemos pingar nas mãos para higienizá-las.

    1. quantidade suficiente para limpar toda a superfície da mão, essa quantidade pode variar de acordo com cada fabricante. Mas geralmente é cerca de 2 ml

  42. David disse:

    Doutora, Boa Noite!
    Há algum risco de contrair hiv na masturbação a dois? Houve contato com esperma. Não houve penetração. Soment masturbação.
    Aguardo contato!
    Obrigado

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, que vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Ná dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  43. Pamela disse:

    Oi Dr meu resultado de HIV Ie II
    Resultado foi 0.031 .
    Indeterminado: 0,9-1,1
    Oque isso quer dizer

  44. Fernanda disse:

    Boa tarde, Doutora.
    Doutora, gostaria de lhe fazer uma pergunta sobre AIDS.
    Se por acaso a gente comer algum alimento contendo material contaminado com o vírus HIV (sangue, esperma, etc.) a gente corre risco de contrair o vírus HIV.
    Estou aguardando a resposta

  45. Rafael de Souza disse:

    Dra fui ao hospital estava tomando soro em um acesso com jelco. O técnico de enfermagem veio tirou o equipo da moça do lado e tampou o acesso dela com uma tampinha depois veio com a mesma luva tirou meu equipo e tampo meu acesso. Corro risco de infeção?

  46. Sara disse:

    Bom dia! Gostaria de saber se é possível pegar HIV em uma relação desprotegida aonde não houve ejaculação dentro da vagina (coito interrompido)

  47. Wesley disse:

    Bom dia Dra. Keilla,
    Então no último dia 18.05.2019 tive um encontro casual onde ouve sexo oral ( Felação Passiva = Ato de ter o seu pênis estimulado pela boca de alguém ),e ejaculei na boca da pessoa no qual desconheço sua sorologia. Recebi um resultado negativo de um teste de HIV1+HIV2 onde deu negativo na semana passada. Há algum risco de contaminação da pessoa para mim caso ela seja HIV +?

    1. Isso não é um risco importante para a transmissão do HIV.

  48. Tiago disse:

    Passei por uma situação de risco p/ HIV e tive alguns sintomas como dor de garganta e uma afta debaixo da língua após 30d. Fiz sorologia ELISA após 37d e deu “não reagente”, e agora um teste de fluído oral após 50d, também não reagente junto com hemograma (7700 leucócitos / 3300 linfócitos), CD3 (2316), CD4 (1262 – 45,1%) e CD8 (1055 – 37,7%). Apesar de o CD4 parecer excelente, o CD8 alto me chamou atenção. Devo fazer novos exames HIV? Quais outras causas poderia gerar elevação do CD8?

    1. O diagnóstico de HIV é feito apenas pelos exames específicos de sorologias ou teste moleculares, não por exames de hemograma ou contagem de linfócitos. para saber mais sobre diagnostico de HIV acesse este artigo: http://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-do-hiv/
      infecções virais em geral podem aumentar ou diminuir numero de linfócitos, dependente de cada caso. Independente de haver sintomas de doença.

  49. Kátia disse:

    Bom dia, Doutora.
    Gostaria de saber qual é o álcool ideal para higienizar as mãos.
    Estou aguardando resposta.
    Um abraço.

  50. Annonimous disse:

    Dra Keilla
    Tive uma relação com garota de programa, que o preservativo acabou saindo no final. E fiz a Pep . Com 90 dias deu negativo no teste rápido. Ainda devo me preocupar?

    1. sugiro fazer um teste de 4ª geração antes de encerrar o caso.

  51. Gabriela disse:

    Olá. Sou fonoaudióloga audiologista e gostaria de saber se os fluídos do ouvido (secreção de otites, cera, etc) são considerados contaminates.
    Grata

    1. cera não. secreção vindo de processos inflamatórios pode ser.

  52. Arquimedes disse:

    Dra. Qual A posibilidade de pegar hiv se por a caso uma navalha faz um pequeno corte com sangue fresco de hiv?
    A possibilidade dos primeiros sitomas aparecer em menos de duas semanas da exposição de risco?

  53. Fernanda disse:

    Doutora, fiz sexo vaginal receptivo sem preservativo mas ele não gozou dentro de mim. A chance de contrair HIV é muito grande?

    1. mesmo sem ejaculação é uma exposição de risco.

  54. Ana disse:

    Dra. Me masturbei na perna do cara e na hora do banho vi que tinha um arranhão. Tava cicatrizando , tinha até casquinha. Devo me preocupar?

  55. Giovanna disse:

    Dra, fiquei com cara, ele se masturbou, mas não chegou a ejacular, mas chegou a sair o pré semen que pingou na mão dele, em seguida ele me masturbou, nesse caso seria o caso de tomar a pep?

    1. O risco é muito baixo. mas poderia fazer uso da PEP sim.

  56. Ana Maria disse:

    Boa tarde, Dra. Keilla.
    Uma pergunta sobre AIDS.
    Gostaria de saber se a gente engolir material contaminado com o vírus HIV, como sangue ou esperma a gente corre risco de se contaminar com o vírus HIV.
    Estou aguardando a resposta.

    1. engolir material potencialmente contaminado é exposição de risco.

  57. Lucas santos disse:

    Dra Keilla, fumei o mesmo cigarro que uma pessoa que desconheço a sorologia, sendo que eu estava com afta na boca, corro risco de pegar HIV?

    1. não é exposição de risco.

      1. Bruna disse:

        Olá, tive uma situação no trabalho, estava tirando pontos de cesária de uma paciente com hiv, os pontos estavam bem sequinhos, cortei com bisturi o primeiro ponto que estava fora da pele e quando a académica foi tirar o segundo veio com o bisturi em direção ao meu dedo e me beliscou, senti na hora e depois fui ver a luva estava com um furinho mínimo e tinha arranjado minha pele! Não tinha nenhum sangue no bisturi e não saiu nenhum sangue da pele da paciente portadora do vírus! Corro algum risco?

        1. Boa tarde, Bruna. Como vai? Se não houve contato direto com o sangue contaminado não acredito que corra risco. Para ter certeza, no entanto, apenas fazendo exames. Abraço.

  58. Caca disse:

    Olá Dra. Fiz exame com 60 e 90 dias e os dois deram Não Reagente. Porém agora 150 dias estou com diarreia, vômito, febre e dor de cabeça. Tem algo a ver com HIV? O exame pode mudar de resultado ainda?Obrigada.

    1. exame de 4ª geração com resultado negativo após 90 dias da exposição ou mais exclui-se a infecção por HIV

  59. Lucas disse:

    Dra Keilla, boa noite!

    Tive uma relação passiva ocasional na sexta feira, porém, o meu parceiro só introduziu uma vez o pênis e não introduziu todo. Não houve ejaculação dentro de mim! Existe risco alto de transmissão do HIV?

    1. isso é exposição de risco.

  60. Pedro Márcio disse:

    Boa noite, Dra! Sou homem e fiz sexo com uma garota de programa COM camisinha(penetração), porém antes de iniciar a penetração ela fez sexo oral em mim SEM a camisinha Não vi feridas nem sangue e durou +- 01 minuto , há risco de contaminação?

    1. isso não é considerado exposição de risco

  61. Fernandes disse:

    Olá Dra, tudo bem?
    Fiz uma massagem com uma acompanhante ela usou gel no meu pênis, depois usamos camisinha para ter relação!! Não houve rompimento da camisinha!! Existe a possibilidade de pegar HIV assim? Meu maior medo é dela ter passado a mão no órgão dela e depois ter passado a mão no meu Pênis!! E fiz um teste rápido com 25 dias, este teste não é valido? abraços

    1. isso não é considerado uma exposição de risco.

    2. Rivaldino Araújo disse:

      olá doutora, eu ejaculei no ânus de alguém será que a probabilidade de eu apanhar o vírus hiv

      1. se o pênis estava dentro do Ânus sim, é exposição de risco.

  62. joão disse:

    Dra. boa noite! Assadura leve na virilha+contato com secreção vaginal+fricção gera risco de contaminação por HIV?

    1. apenas se a pele não estiver íntegra, ou seja, tiver alguma abertura na pele.

  63. Tais disse:

    Boa noite sou professora e tiver contato com o sangue que caiu no chão de uma aluna. Aparentemente saudável.

    1. se a pele estava íntegra, isso não é exposição de risco.

  64. Obadias Ricardo Nzucule disse:

    Boa tarde Dra, gostaria de saber se é possível pegar hiv apenas deitando o corpo do penis na vagina?. Sou circucidado

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Na dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  65. Obadias Ricardo Nzucule disse:

    Boa tarde Dra, gostaria de saber se é possível pegar hiv apenas deitando o corpo do penis na vagina sem penetração ?. Sou circucidado

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Na dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  66. Ronaldo disse:

    Boa noite Dra, parabéns pelo seu trabalho. Sou homem, recebi sexo oral de uma mulher e ejaculei na boca dela, não sei se ela é soropositiva, tenho risco de pegar HIV ? E nesse caso eu preciso tomar o PEP ?

    1. não é risco. não tem indicação de PEP.

  67. Adriel disse:

    Dr. Primeira situação. Masturbei dois cara um estava beijando o outro, entretanto não fiz nada mais que colocar a mão no pênis deles eles não chegaram nem a gozar, enquanto isso me masturbei e gozei vendo os dos se pegar logo depois lavei as mãos e sai, frisando que eles não gozaram o máximo pegaram no meu pênis( não fiz sexo oral nem anal nem beijei. Corro algum risco de pegar HIV?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      A exposição relatada não parece ser de risco, mas na dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  68. Tiago disse:

    Dra se a camisinha for usada corretamente sem estoura até o fim da relação não tem perigo6dd pegar hiv

  69. Renan. disse:

    Cortei o dedo com um ferro a 11 dias e hoje fui pegar o dinheiro da mão de uma pessoa , parecia que a mão estava ralada , peguei o dinheiro e coloquei no caixa , após ele sair fui olha dinheiro e vi uma pequena mancha vermelha ,
    Caso tenha encostado com dedo que cortei a 11 dias nessa mancha no dinheiro corro risco de pegar hiv ?

    Meu machucado já está em fase bem adianta de cicatrização

    1. Isso não é exposição ao risco.

  70. Ana Lucia disse:

    Boa tarde Dra Keilla.
    Uma pergunta sobre AIDS
    Gostaria de saber se a gente encostar as mãos em algum material contaminado com o vírus HIV, como sangue ou esperma, qual o procedimento correto para limpar as mãos?

  71. Gento disse:

    Bom dia., Cara Dra. Keillas
    1. Tenho impressão de ter esquecido de tomar a PEP! Será que tomando dois comprimidos, posso ter alguma reacção negativa?
    2. Inicie novamente a PEP, só que, desta vez, ao invés de dois comprimidos, tomo um/dia. Os sintomas são febre leve, cansaço, fraqueza, diarreia (leve) e redução de apetite. Será que peguei o vírus de HIV?

    Obrigado,

    1. 1. Maior risco de toxicidade
      2; Sintomas muito inespecíficos, precisa fazer exames e ser avaliado por um médico para poder dizer a possível causa para os mesmos.

  72. Gento disse:

    Cara Dra.
    – Estou a fazer dieta, isso pode prejudicar o tratamento?
    – Consumo muita bebida alcoólica, posso ter inutilizado o tratamento?
    Obrigado

    1. dieta não prejudica o tratamento
      bebida alcoólica não corta o efeito do remédio mas aumenta a toxicidade ao fígado.

  73. Manuela das Neves disse:

    Boa tarde Dr. Espero que estejas bem. Sou a Manuela Neves e estou grávida, a 4 dias fui ao mercado com o meu esposo e estava vestida de um vestido e uma calcinha daí andando eu senti uma picada na nadega foi tudo tão rápido que eu não vi nada de noite tomei um banho e vi na calcinha um ponto pequeno tipo que sangrei então quero saber se há algum risco estou apavorada porque já passou 4 dias e estou grávida de 8 meses

    1. Os riscos são muito baixos, mas sugiro fazer acompanhamento com médico infectologista para fazer os exames pertinentes.

  74. Anonimo disse:

    Ola Dra. Keilla, eu e um cara desconhecido nos masturbamos e ambos trocamos liquido pré-seminal após isso ele roçou o pênis dele no meu cu ( não encostando diretamente nele) não houve penetração e eu limpei o anus depois disso corro algum risco?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Na dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  75. Paulo Thiago disse:

    Há 2 semanas estava me relacionando com um rapaz e ele sarrou o penis dele na entrada do meu anus. Não penetrou. Apenas colocou/encostou “na portinha”. Percebi que ele estava lubrificado naturalmente (com líquido pré-semem) e imediatamente retirei (o tempo de contato foi de segundos). Em seguida nos masturbamos , não houve penetração, mas tenho chances de ter sido contaminado?

    1. Exposição de risco para HIV é aquela onde um vírus viável (ou seja, vivo, capaz de infectar) entra em contato com o organismo da pessoa que não portadora do vírus. Para que isso ocorra, é necessário que um material contaminado com o organismo viável (sangue, fluido sexual, etc), em quantidade suficiente para infectar entre em contato direto com pele não íntegra (por exemplo, com uma ferida aberta), contato direto com mucosa (olhos, boca, mucosa genital) ou que seja introduzido pele pele íntegra com por por uma agulha que perfura a pele e leve este material direto para dentro do organismo de uma pessoa que não possui o HIV.

      Na dúvida se houve exposição ou não, ou mediante a certeza de uma exposição ao risco de se infectar, você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, não apenas os de HIV mas o de todas as demais infecções sexualmente transmissíveis e que podem ser transmitidas da mesma forma que o HIV, independente de ter sintomas ou não.

  76. Ricardo disse:

    Olá doutora,
    Meu parceiro ejaculou, apenas se limpou (não se lavou) e em seguida fiz sexo oral nele sem proteção, contudo depois percebi que estava com uma pequena afta. Tenho risco de ter me infectado com hiv, caso ele seja soropositivo?

    1. Risco é pequeno, mas existe.

  77. Tiago Neves disse:

    Doutora, sou soropositivo, estava conversando com uma amiga, em um momento de euforia da conversa, ela me segurou forte no braço e acabou me arranhando com a unha, ela pode ter pego hiv?

    1. Isso não é exposição de risco.

  78. Felipe disse:

    Olá, eu tive uma relação com uma pessoa pessoa que não conheço a sua vida sexual. A relação foi toda com preservativo, até o sexo oral. As minhas dúvidas eram sobre qual a probabilidade de apanhar HIV por eu ter tocado no preservativo depois da relação e depois tocar na pele exterior do penis e depois de seguido lavar tudo com água e sabão e também se posso ter apanhado por ela ter passado saliva no meu ânus

    1. Não é exposição de risco.

  79. Anonimo disse:

    A luva rasgou e meus dedos sujaram de sangue, tirei a cuticula da unha um dia antes desse ocorrido. Corro risco de ter me contaminado?

    1. material potencialmente contaminado em contato com pele integra não é exposição de risco.

  80. Tiago disse:

    Tive uma exposição de risco e infelizmente atrasei a busca pela PEP e somado a demora no atendimento comecei após as 72h. Sempre ouço que passado esse prazo não há garantias … isso é fato? Isso me oferece mais riscos quanto a ineficácia ou teria uma margem… ? Estou no 24º dia da PEP. e angustiado com essa questão do ínicio da PEP.

    1. Iniciar a PEP após 72hs da exposição não tem com provação de nenhum beneficio do esquema.

  81. Caca disse:

    Olá Dra. Keilla! Nas doenças como a Gonorreia, Clamidia e Tricomoniase. No caso de suspeita existe o exame para detectar como a Cultura ou PCR. Mas no caso da pessoa ter tomado os antibióticos antes de fazer esses exames irá curar. Tem algum outro exame para saber se a pessoa teve alguma dessas doenças e foi curada? Como acontece com os exames de Hepatite ou Sifilis? Talvez um Igg ou Igm. Ou a pessoas não saberá se teve as doenças? Obrigada.

    1. Exames de sorologias podem mostrar contato prévio mas não tem como garantir por estes exames se a pessoa foi curada ou não.

  82. David disse:

    Olá Dra. Kelly!
    Poderia tirar uma dúvida por gentileza?
    Sei que a pergunta pode até ser recorrente mas mesmo assim tenho dúvidas.
    No caso de uma pessoa estar com hiv e eu abraçar, apertar a mão ou até mesmo ter contato com o suor dessa pessoa, existe algum risco de infecção pelo hiv?
    Desde já agradeço Dra.
    No aguardo.
    Obrigado!

    1. Nada disso é exposição de risco.

  83. Webert disse:

    Boa noite! Tive um acidente com objeto perfurocortante e decidi tomar a Pep, no entanto estou tomando doses de vacina antirrábica pois trabalho com animais silvestres. Tem algo comprovado na literatura que possa um interferir no efeito do outro?

  84. Gustavo disse:

    Bom dia! Parabéns pelo excelente trabalho. É sabido que beijo na boca não transmite o HIV. Mas tenho uma dúvida, beijei uma garota soropositivos tinha o dente siso apontado, não senti gosto de sangue, no caso se essa garota ter colocado secreção vaginal na boca e dps me beijado configura risco de transmissão? E caso ela esteja indetectável?

    1. Não é considerado exposição de risco.

  85. Carolina disse:

    Sabemos que existem alguns casos de sorologia para HIV com resultado falso positivo. Eu tenho resistência a insulina e Tireoidite de Hashimoto, isso pode levar a um falso positivo?

    1. Todo exame positivo para HIV deve ser confirmado por um teste mais específico independente de qualquer comorbidade que a pessoa tenha.

  86. Daniel disse:

    Boa noite
    Gostaria de saber
    Depois 7 dias da relação
    E possível sentir sintomas de HIV
    Sensação de queimação nas costas
    Aparecimento de caroço e coça pelo corpo
    Aparece em pé no braço na perna nas costas
    Dois dias direto queimação na nuca
    Você pode me ajudar
    Dando a sua opinião

    1. Não parece ser infecção aguda pelo HIV. contudo, se houve exposição de risco, deve-se fazer o teste diagnóstico específico, independente do aparecimento de sintomas.

  87. Jonas disse:

    Boa tarde, três testes rápidos, um Elisa 4° geração e um pcr quantitativo todos não reagentes durante 3 meses após relação de risco, são confiáveis? Pode haver uma soroconversão ou com o pcr posso encerrar?

  88. Neyvanir disse:

    Dr. Keilla quais risco de transmissao de hiv para quem trabalhar na segurança em relacao a algema , contato físico com soropositivo hiv, tive um.contato físico com a algema o preso era soropositivo, eu nao estava machucado e o preso tambem nao.

    1. Isso não é exposição de risco.

  89. Charles Silva Cajazeira disse:

    Ao colocar a camisinha a GP toca na parte interna com seus dedos com pouca quantidade de fluidos vaginas. Esse risco se assemelha ao da tabela como sexo pênis vagina insertivo?

-->