Você está aqui
Home > Vídeos > HIV/AIDS > O que Fazer Diante de Resultado Indeterminado no Teste de HIV?

O que Fazer Diante de Resultado Indeterminado no Teste de HIV?

Resultado Indeterminado no Teste de HIV
Compartilhe

Desde o primeiro contato do HIV com o organismo até o estabelecimento da infecção, existe uma interação do vírus com o organismo e a liberação de vários elementos chamados marcadores.

O diagnóstico do HIV é feito através da detecção destes marcadores, sendo que o marcador que o teste consegue detectar definirá o tempo minimo para se conseguir o diagnóstico por aquele teste. Isto é o que chamamos de janela imunológica.

Dessa forma, os testes que identificam partículas virais ou anticorpos podem apresentar resultado indeterminado. Assista a este vídeo e saiba as causas para este resultado e como procedemos nesta situação.

Veja também mais informações sobre o diagnóstico do HIV:

Diagnóstico do HIV – Onde fazer o teste?

  • Testes comprados em Farmácias (feitos pela própria pessoa)
  • Laboratórios
  • Testes rápidos podem ser feitos, inclusive pelo Sistema Único de Saúde

O que é janela imunológica?

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

É o tempo que um teste leva para conseguir dar o diagnóstico positivo de uma infecção, a partir do primeiro contato com o vírus.

Neste período a pessoa já pode estar infectada e ainda o teste ter resultado negativo.

A janela imunológica muda de acordo ao tipo de teste.

Os testes para diagnóstico de HIV identificam diferentes estruturas

O medo do diagnóstico

Estima-se que de 50-60 % dos portadores de HIV não sabem do diagnóstico.

Esse atraso ocorre muitas vezes por desinformação ou preconceitos com relação ao HIV.

1 em cada 2 pessoas que faz diagnóstico do HIV possui o vírus no organismo há pelo menos 3 meses

Entre os homens heterossexuais, o problema é ainda maior:

Metade dos homens heterossexuais com HIV fazem o diagnóstico 5 anos ou mais após terem se infectado.

Isso só aumenta o risco de transmissão a outras pessoas.

Cerca de 40% das transmissões são feitas a partir de pessoas que não sabem de seu diagnóstico

Além disso, o atraso no diagnóstico atrasa o inicio do tratamento, o que leva a complicações causadas pelo HIV, não necessariamente relacionadas à baixa da imunidade (leia mais aqui).


Compartilhe

Não tenha vergonha do HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.
https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

54 thoughts on “O que Fazer Diante de Resultado Indeterminado no Teste de HIV?

  1. Dra, eu fiz um exame de anti HIV 1 e 2 de terceira geração e outro de quarta geração. O de terceira geração deu não reagente em hospital público, o segundo exame feito em laboratório de 4 geração deu como não reagente e no mesmo documento está como indeterminado. Meses antes eu tomei vacina de febre amarela e também de vitaminas. Devo confiar no não reagente? Janela imunológica de três meses.

  2. Doação de sangue feita no dia 12/10 deu NAT não reagente e anti-HIV CMIA 2,60 Reagente . PCR quantitativo feito dia 05/08 NÃO DETECTÁVEL e WB feito no mesmo dia e repetido no dia 14/08 indeterminado (p24 e p55).

    Há possibilidade de não estar infectado?

    Li em um artigo que um WB indeterminado deve ser seguido de PCR qualitativo/quantitativo, caso não seja detectado, o paciente não tem HIV, está correto?

  3. Bom dia,tive uma relacao de rissco com alguem portadora de hiv mas eu nao sabia essa relacao durou alguns meses,depois comecei a fazer testes nos varios centros de saude da cidade e nas clinicas mas os resultados sao negativos,agora gostaria de saber se podera posetivar tardiamente?de realçar que a exposicao foi no segundo semestre do ano 2017 .Agradeço desde já a resposta,Obrigado

  4. Bom dia,boa tarde ou boa noite seja la como for diante os fusos horários. Dra ajude me a tirar uma duvida que me mata:
    tive relação de risco por vários meses com uma parceira que tinha hiv mas eu nao sabia,isso foi 2017,de la para ca faço teste mas os resultados da negativo,tenho medo disso ser da janela imunológica e depois de 3-5 anos vir a dar positivo,minha pergunta é dra. isso pode ser possível? o ultimo teste foi no mes de Junho e o resultado tambem negativo Agradeço a resposta desde já

  5. Boa noite, Dra!

    Fiz um teste de HIV em laboratório e o resultado deu indeterminado, então me encaminhei a um centro de aconselhamento e fiz o teste rápido e deu reagente. Diante dessa situação, o teste rápido é confiável?

    1. Com relação aos teste rápidos, apesar de muito confiável sua acurácia é maior para infeções mais antigas e existem trabalhos mostrando que em infecções recentes não é 100 por cento confiável. Além disso, sua acurácia pode ser menor dependo da forma de conservação data de validade etc.
      No entanto, mesmo diante de um teste com resultado positivo é necessário a realização de outro teste de diferente tipo para poder descartar ou não a possibilidade de um falso positivo. Sugiro que procure um médico pessoalmente para solicitar os testes necessário para confirmação ou não do diagnóstico.

  6. Fiz pela terceira vez o texte para hiv e deu indeterminado qual a chance de eu estar com o virus sendo que meus linfonodos estao aumentados a mais de 3 meses e meu emograma deu td certo alguem pra me responde

  7. Fui bicada por um papagaio e sangrou muito, há 6 meses, essa semana resolvi fazer o teste de HIV deu Não reagente, posso confiar ? Sabe lá quantas pessoas esse bendito papagaio bicou. Fiquei muito preocupada.

  8. Boa tarde dra peco a sua ajuda
    Fiz teste de hiv a dois dias atras primeiro teste saiu posetivo asseguir o outro de confirmacao saiu negativo e o agente em servico disse k deria repetir de novo desde o primeiro teste e ultimo de confirmacao aceitei ele fez me teste os dois sairam negativos e kndo apareceu o outro especialista disse lhe k ele tinha feito má colheita no primeiro teste e para a dra como fico?

    1. O médico infectologista que está te acompanhando é a pessoa mais capacitada para avaliar pessoalmente os resultados dos exames realizados e interpretá-los. Ele deverá te dizer se o diagnóstico já pode ser descartado ou se serão necessários mais testes.

  9. Olá Dr. após quantos dias de ter tomado vacina da influenza posso realizar uma sorologia pra HIV/ Sífiis?

    1. pode-se esperar 30 dias, mas não existe esta limitação, até mesmo porque não é sempre que a vacina atrapalha no teste e se atrapalha é para dar um falso positivo e não falso negativo. Faça os exames que precisa, independente do tempo transcorrido da vacina e caso dê positivo de todo jeito, outro tipo de exame deverá ser feito e caso seja um falso positivo, o teste confirmatório estará negativo.

    1. Todo resultado positivo para HIV deverá ser avaliado pessoalmente por um médico especialista que avaliará o resultado do teste e pedirá outro tipo de teste para confirmar o resultado.

  10. OLÁ DOUTORA TIVE UMA RELAÇÃO DE RISCO E 39 DIAS DEPOIS FIZ UM TESTE DE QUIMIOLUMINESCENCIA E DEU NÃO REAGENTE . QUAL AS CHANCES DE EU ESTAR INFECTADA CASO MEU PARCEIRO TENHA O VIRUS POIS TIVE ALGUNS SINTOMAS DA FASE AGUDA EXATAMENTE 2 SEMANAS DEPOIS DO CONTATO JÁ ESTARIA POSITIVO ?

  11. por vezes sinto me fraca, existe alguma possibilidade de estar infectada? qual sera a razao destes sintomas todos? estou mesmo aflita

  12. bom dia Dra, ajude me por favor.tive relacao de risco a 19/11/17, uma semana dp fizemos o teste, o meu deu negativo e o dele indeterminado, uma semana dp voltaram a repetir o exame dele e deu negativo. 3 meses dp eu voltei a fazer e deu negativo, 4 meses dp voltou a dar negativo. so que tenho me sentido estranha, doi me os musculos, cabeca, articulacoes, de vez em quando enjoo, coceira na garganta fiz os testes de hepatite a,b e c no terceiro mes deu negativo, um dos dedos da mao do nada inchou

  13. boa noite, no 9 dia após exposição, fiz o teste e deu não reagente, se houvesse contaminação pelo hiv daria reagente ou indeterminado?

  14. Ola Dra!
    Fiz um exame de rotina para sorologia HIV 1e 2, e o resultado deu Indeterminado, o laboratório pediu que eu repetisse o exame, um dia antes eu tomei a Vacina Tetra H1N1, eu já estava gripado, isso pode ter interferido no resultado do exame?

  15. Boa tarde Doutora!! Há alguns dias me encontrei com um rapaz e a gente trocou vários beijos, um pegou no pênis do outro, não rolou penetração e nem sexo oral, uma coisa esta me afligindo, é que ele passou a mão na minha bunda e tentou introduzir o dedo no meu ânus( não chegou a introduzir), pois no caso o dedo só atingiu a entrada do ânus. Não houve ejaculação e não percebi nenhum líquido pré ejaculatorio. Corro algum risco de contrair HIV? Por favor me ajude, estou enlouquecendo. Obrigado!

    1. Relação de risco é aquela onde ocorre contato de material contaminado com o organismo, seja por ferida aberta, penetração de material contaminado pela pele ou contato direto com mucosa.

      Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  16. Olá doutora, desculpe perguntar mais uma vez, fiquei meio paranóico, pois agora cerca de duas semanas após a relação (com camisinha) apresentei sintomas iguais a de um resfriado como dores no corpo, coriza e garaganta porém sem febre corri na farmácia e fiz um teste rápido e o mesmo deu negativo, durante os primeiros sintomas o teste ja positiva?

    1. Boa noite. Uma vez que houve exposição ao risco de se infectar você deve procurar um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis, independente de ter sintomas ou não.

  17. Olá, tive uma relação homoafetiva casual com um desconhecido usei camisinha de forma correta, estou um pouco preocupado estive em um relacionamento por anos! Na sua opinião doutora tenho que fazer testes correr atrás disso o que faço?

  18. Tive uma relação ativa comum homem e com preservativo (não estourou) a mais ou menos 23 dias atrás e fiz um teste rápido e deu negativo, devo me preocupar? estou meio desesperado.

  19. Boa tarde, tive um comportamento de risco(nsei o estado serologico da rapariga) e passado 34 dias depois do ato fiz o teste elisa e passado 60 fiz o teste rapido hi 1 hi2 e ambos deram negativo, posso descartar a possibilidade de ter hiv ou ainda pode ser uma preocupação??

  20. Olá Dra.
    Estou mt angustiado.Fiz uma doação sanguínea,sempre quis ajudar as pessoas,foi a primeira vez.Só que o resultado para O exame antiGOS I/II Deu 1,12 diagnóstico reagente.
    Eu não consigo entender faço acompanhamento médico a cada 3/4 meses e os últimos exames anteriores a doação deu não reagente.Não namoro,não tenho vida sexual ativa por conta da religião e não possuo tatuagem.Nunca fiz transfusão.Não há possibilidades de contágio.O que faço??

      1. Muito obrigado doutora.
        O valor é baixo realmente, pode ser confundido com uma gripe ou infecção?
        Eu realmente estou transtornado.

  21. Olá Dra.. ja relatei aqui minha historia… entao o rapaz que tive contato fez teste rapido com 75 dia, 109 dias e no laboratorio fez o teste mas era imunocromatografico, com 120 dias, tudo deu negativo, e eu fiz o teste de quarta geração com 88 dias negativo tb… eu corro risco de ter pego hiv dele… mesmo diante destes fatos? Obrigada

  22. Em junho do ano passado tive uma relação de risco (sem penetração mas com contato peniano), em cerca de 48h iniciei o tratamento com a Profilaxia. Tomei por 28 dias e, quando completados os 30 dias, voltei pra fazer o exame que deu negativo mas acabei não retorno nos 60 e 90 dias pra refazê-lo. Por ter tido uma febre constante na última semana, refiz o exame e deu novamente negativo. Preciso refazer o exame? Tem chances de infecção?

  23. Estava com uma amiga que é HIV+. Ela foi ao banheiro, ao voltar ela viu uma bolinha em meu queixo e espremeu ou melhor, passou a unha, arranhando. Ficou vermelho, porém não vi sangue, inclusive coloquei de imediato papel higiênico em cima e não saiu coloração alguma além de líquido transparente, porém nada tipo sangue.
    1. Qual risco de contágio?
    2. E se a unha dela tivesse sangue?
    3. A infecção depende do tamanho da lesão junto da quantidade de sangue em contato?

  24. Oi, doutora Keyla.

    Peço desculpas por fazer esta pergunta aqui, pois nao sei se é o lugar certo.

    Eu comprei uma garrafa de coca cola de vidro, que tem aquelas tampas que precisam abrir com o abridor de lata.

    Na hora que eu fui abrir, meu dedo esbarrou e deu um pequeno corte.

    Eu tenho chance de pegar hiv assim?

    A coca cola estava nova e na tampa nao tinha nenhuma mancha de sangue e nem nada.

    Estou desesperado. Por favor me ajudee

      1. Boa tarde, tive um comportamento de risco(nsei o estado serologico da rapariga) e passado 34 dias depois do ato fiz o teste elisa e passado 60 fiz o teste rapido hi 1 hi2 e ambos deram negativo, posso descartar a possibilidade de ter hiv ou ainda pode ser uma preocupação??

Deixe um comentário

Top