Você está aqui
Home > Coronavírus > Ivermectina como Prevenção e Tratamento da Covid-19: O que Sabemos Até o Momento?

Ivermectina como Prevenção e Tratamento da Covid-19: O que Sabemos Até o Momento?

Ivermectina como Prevenção e Tratamento da Covid-19
Compartilhe

Ivermectina como Prevenção e Tratamento da Covid-19. Desde os primeiros casos da Covid-19, diversas tentativas de prevenção e cura por meio de medicamentos, muitas vezes sem embasamento científico, vem se espalhando pelo Brasil. Recentemente, um medicamento utilizado para tratamento de infestação de pulgas e piolho começou a circular como uma grande promessa de prevenção contra o novo coronavírus.

A ivermectina foi adicionada ao protocolo de tratamento inicial dos pacientes infectados pelo novo vírus no estado de Santa Catarina. Continue a leitura deste artigo para entender melhor se o uso deste medicamento é ou não eficaz contra a Covid-19.

Ivermectina como Prevenção e Tratamento da Covid-19

Novo Coronavírus

O novo coronavírus é causado pela SARS-CoV-2 e origina problemas respiratórios de diversos graus nos pacientes que a contraem. Especialistas da Organização Mundial da Saúde relatam que cerca de 80% das pessoas infectadas podem ser classificadas como assintomáticas ou oligossintomáticas, quando apresentam poucos sintomas.

Em pouco mais de um ano, a doença já atingiu mais de 3 milhões de pessoas ao redor do mundo. Sua transmissão ocorre pelo contato direto com gotículas salivares expelidas ao tossir, espirrar ou falar, além disso, também é possível se infectar por meio de superfícies contaminadas, como mesas, corrimãos e telefones.

Sintomas Covid-19

Apesar de muitas pessoas não desenvolverem os sintomas, alguns quadros da infecção podem vir acompanhados de:

  • Tosse;
  • Febre;
  • Falta de ar;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Cansaço;
  • Perda de olfato e/ ou paladar;
  • Dores musculares.

Além desses sintomas, alguns pacientes podem desenvolver quadros mais graves como pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, complicações cardíacas, falência múltipla de órgãos e até a morte.

Uso de Medicamentos para Prevenção

A ivermectina tem sido listada como uma provável terapia “alternativa” para os casos de Covid-19 no Brasil. No entanto, o uso do medicamento antiparasitário, que tem sido distribuído em kits de tratamento em regiões como Santa Catarina, não é apoiado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, sob a alegação de que o medicamento é apenas indicado para o uso descrito em sua bula, como no tratamento de escabiose e piolho.

É importante ressaltar que não existe nenhum estudo científico que comprove a eficácia deste tipo de medicamento na prevenção e tratamento da Covid-19. Por isso, seu uso não deve ser associado à doença.

Existe Problema em Usar Ivermectina contra a Covid-19?

Embora não seja indicado para a prevenção ou tratamento da Covid-19, a ingestão do medicamento oferece baixo risco à saúde dos pacientes quando usado nas doses indicadas na bula. Por outro lado, o uso de doses continuadas dessa medicação pode aumentar as chances de toxicidade.

Além disso, a distribuição indiscriminada desse medicamento como um fármaco profilático pode gerar uma falsa sensação de segurança, fazendo com que a população relaxe as medidas implementadas para assegurar a diminuição dos números de casos da doença que realmente possuem confirmação científica aumentando assim a velocidade de propagação do vírus..

Atualmente, as únicas formas de prevenção contra o novo coronavírus são o distanciamento social, o uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e o uso das vacinas aprovadas para uso emergencial.

Referência:

Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

One thought on “Ivermectina como Prevenção e Tratamento da Covid-19: O que Sabemos Até o Momento?

  1. Olá Doutora. O uso de ivermectina pode ser administrado a pacientes soropositivos, ou é contra indicado? Grata pelo retorno! Abraços

Deixe uma resposta

Top