Você está aqui
Home > Uncategorized > O que significa exames positivos pós tratamento da sífilis?

O que significa exames positivos pós tratamento da sífilis?

Infectologista - O que significa exames positivos pós tratamento da sífilis?
Compartilhe

O que significa exames positivos pós tratamento da sífilis ?

A Sífilis é causada por uma bactéria chamada de Treponema Pallidum.

Sua transmissão se dá principalmente pela via sexual (IST), mas também pode ocorrer por transfusão de sangue ou de mãe para o filho em caso de infecção em gestantes.

Mesmo após o diagnóstico, os exames podem permanecer alterados e isso pode ter varias causas como:

  • Realização precoce dos exames
  • Contato prévio com a bactéria, mas a infecção já está curada
  • Falha do tratamento.

Falha do tratamento:

Causas:

  • Erro no tratamento
  • Neurossífilis
  • Reinfecção

Erro no tratamento

O tratamento de primeira escolha para a sífilis é a Penicilina benzatínica.

O erro no tratamento pode ocorrer por várias razões:

  • Má adesão do paciente (não pode haver mais que 2 semanas de diferença entre as doses)
  • Erro na escolha do esquema (o esquema preferencial é a Penicilina Benzatina)
  • Erro de dose (a dose deve ser SEMPRE 2 frascos de Penicilina Benzatina, uma em cada nádega)
  • Erro no número de dose (o número da dose depende da fase da doença)

Neurossífilis

Treponema Pallidum resistente a Penicilina é muito raro.

Contudo, a Penicilina Benzatina que é primeira escolha para o tratamento, não penetra no sistema nervoso central.

Por isso, quando há  falha terapêutica, deve-se descartar a presença de Sífilis em Sistema Nervoso Central (neurossífilis), através do exame de Liquor.

Reinfecção

Como a sífilis não confere imunidade, quando uma pessoa já curada volta a entrar em contato com o treponema, ela pode se infectar novamente.

Pensamos em reinfecção quando:

  • Há uma historia de nova exposição em um paciente previamente tratado
  • Seus exames apresentam um aumento do título dos testes não treponêmicos em duas ou mais diluições, quando comparado aos resultados anteriores

Por exemplo,  o título de 1:4 estabilizado pós-tratamento sobe para 1: 16 no exame de controle.

Saiba mais sobre controle de cura pós tratamento da sífilis


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

14 thoughts on “O que significa exames positivos pós tratamento da sífilis?

  1. Olá doutora. Eu fui diagnosticado com sifilis e o VDRL deu 1/8, fiz o FTA-abs e o IgM e o IgG deram positivo. Fiz o tratamento com duas dose de penicilina durante 3 semanas e o médico pediu para eu refazer o FTA-abs com uma semana de tratado e o IgM deu não reagente e o IgG deu reagente e com duas semana ele pediu-me VDRL e deu o mesmo resultado de 1/8. Ainda estou com a doença ativa?

  2. Dr tive sífilis na gestação 1/16 ,fiz o tratamento eu e meu parceiro tudo correto, durante as 3 semnas, com duas doses cada vez, agora refiz o exame voltou a subir para 1:8,sendo q ja havido baixado para 1:2,gostaria de saber o q pode ter acontecido
    E tbm queria saber se qdo acaba o tratamento, a gente pode voltar a ter relação normal sem camisinha
    Ou se ja teve sífilis nunca mais podera ter relação sem camisinha?

  3. Olá doutora descobri que estava com sífilis a um ano atrás com taxa de 1/64 fiz o tratamento certinho 6 injeções de penicilina e cada 3 meses fazendo o exame. Minhas taxas nunca abaixaram agora após 01 de tratamento continua 1/64 O que pode ter ocorrido

  4. Boa noite, me chamo Alessandra.
    Eu tive sífilis na minha segunda gravides, mas tratei com as doses de bezetacil. Ao nascer fizemos isames e deu cicatrizes. Mas agora tô grávida de novo, será q pode acontecer algo com o meu bebê mesmo eu tendo as cicatrizes?

    1. Boa noite. Existe a possibilidade de passar a doença para bebê apenas se a gestante ESTIVER COM A DOENÇA durante a gestação. Então quem está curado não pode transmitir, a não ser que haja nova infecção durante a gestação, pois ter a doença uma vez não confere imunidade e ser tiver novo contato você poderá se infectar de novo.

  5. Olá doutora, descobri sífilis na titulação 1:16 tomei 6 injeções de Benzetacil, 3 em cada nádegas, após 3 meses caiu a 1:8 depois 1:4 e depois 1:2 E no último voltou a subir 1:4, gostaria de saber se essa variação baixa e norma?

  6. Ola, doutora.

    Eu e minha companheira fomos diagnosticados com sifilis. Estamos fazendo o tratamento juntos, porem nessa semana trocamos beijos e houve um pequeno sangramento no ato. Ela nao tem ferida da doença na boca, parecia que os labios estavam rachados. Há algum risco?

  7. Doutora, primeiramente parabéns pelo seu site.
    Sabemos que o FTA para sífilis positiva 10 dias após o surgimento do cancro. E quanto ao teste rápido do CTA? Costuma positivar quando?
    Obrigado.

Deixe uma resposta

Top