Você está aqui
Home > Vídeos > Infecções em imunodeprimidos > O que são Infecções Oportunistas?

O que são Infecções Oportunistas?

Infecções Oportunistas
Compartilhe

Infecções Oportunistas. Pessoas que possuem a imunidade mais baixa do que o normal podem ser mais suscetíveis ao risco de desenvolverem doenças infecciosas. Muitas dessas causadas por organismos que normalmente não causam o adoecimento de pessoas com a imunidade alta.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as chamadas infecções oportunistas, suas causas e como evitar que elas infectem um paciente com a imunidade debilitada.

O Que São Infecções Oportunistas

Infecções Oportunistas são infecções causadas por micro-organismos que em pessoas com imunidade normal, geralmente não chegam nem a causar doenças. Mas em pessoas com imunidade baixa, podem causar infecções geralmente muito graves, podendo levar a pessoa à morte.

Quando vemos uma pessoa com este tipo de infecção, sempre temos que descartar o HIV em sua fase AIDS. No entanto, não são apenas estas pessoas que podem desenvolver infecções oportunistas.

O Que Causa uma Infecção Oportunista

Qualquer condição que diminua consideravelmente a imunidade de uma pessoa pode ser considerada de risco para o desenvolvimento das infecções oportunistas. Dentre elas podemos citar:

  • Imunodeficiência primária (HIV);
  • Pessoas em tratamento quimioterápico;
  • Pessoas transplantadas;
  • Pessoas com doenças auto-imunes;
  • Cansaço/ estresse crônico;
  • Privação de sono;
  • Doenças neuropsiquiátricas.

Como Funciona o Processo de Infecção Oportunista

É natural que existam diversas colônias de bactérias, protozoários, fungos e vírus vivendo no corpo humano. Muitos deles não costumam causar o adoecimento pois são controlados pelo sistema imunológico, que garante que todos eles convivam em harmonia.

Quando o sistema imunológico se encontra debilitado, esses mesmos germes têm a proliferação descontrolada e massiva, causando as infecções oportunistas, que em grande maioria se tornam difíceis de tratar, podendo levar a quadros letais.

Exemplos e Características De Infecções Oportunistas

  • Candidíase – Pode atingir regiões da orofaringe, esôfago, Vulvovaginite, Balanite, mucocutâneas, mastite, corrente sanguínea, hepatoesplênica, disseminada, Trato urinário, olhos, articulação, pulmão, meningite, endocardite, peritonite, empiema, mediastinite, pericardite, trato gastrointestinal;
  • Herpes – Pode causar lesões nos lábios, face e órgãos genitais;
  • Salmonella – Afeta o intestino;
  • Toxoplasmose – Pode afetar o cérebro, retina, miocárdio e pulmões.
  • Infecções graves por Citomegalovírus – Pode causar doenças oculares que levam a cegueira;
  • Pneumonia – Ataca o sistema respiratório;
  • Tuberculose – Afeta os pulmões e pode levar a quadros de meningite.

Como Tratar e Prevenir uma Infecção Oportunista

Uma das maneiras mais eficazes de combater uma infecção oportunista é manter os medicamentos profiláticos em dia. Esse tipo de fármaco é indicado para que haja proteção dos invasores no organismo. No entanto, como existem diversos tipos de agentes causadores de infecções, não é possível se proteger contra todos.

Consultas e exames médicos regulares também devem ser realizados a fim de identificar possíveis sinais de infecção antes que ela evolua para quadros mais graves. Se você se enquadra nas condições que debilitam a imunidade, não deixe de procurar seu médico de confiança, ele poderá indicar novos métodos de combate de acordo com a causa da sua baixa imunidade.

Para conhecer melhor o funcionamento do seu sistema imunológico, clique aqui.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 11 de out de 2017 e Atualizado em: 15 de junho de 2021


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

One thought on “O que são Infecções Oportunistas?

Deixe uma resposta

Top