
Infecções Oportunistas. Pessoas que possuem a imunidade mais baixa do que o normal podem ser mais suscetíveis ao risco de desenvolverem doenças infecciosas. Muitas dessas causadas por organismos que normalmente não causam o adoecimento de pessoas com a imunidade alta.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as chamadas infecções oportunistas, suas causas e como evitar que elas infectem um paciente com a imunidade debilitada.
O Que São Infecções Oportunistas
Infecções Oportunistas são infecções causadas por micro-organismos que em pessoas com imunidade normal, geralmente não chegam nem a causar doenças. Mas em pessoas com imunidade baixa, podem causar infecções geralmente muito graves, podendo levar a pessoa à morte.
Quando vemos uma pessoa com este tipo de infecção, sempre temos que descartar o HIV em sua fase AIDS. No entanto, não são apenas estas pessoas que podem desenvolver infecções oportunistas.
O Que Causa uma Infecção Oportunista
Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?
Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.
Qualquer condição que diminua consideravelmente a imunidade de uma pessoa pode ser considerada de risco para o desenvolvimento das infecções oportunistas. Dentre elas podemos citar:
- Imunodeficiência primária (HIV);
- Pessoas em tratamento quimioterápico;
- Pessoas transplantadas;
- Pessoas com doenças auto-imunes;
- Cansaço/ estresse crônico;
- Privação de sono;
- Doenças neuropsiquiátricas.
Como Funciona o Processo de Infecção Oportunista
É natural que existam diversas colônias de bactérias, protozoários, fungos e vírus vivendo no corpo humano. Muitos deles não costumam causar o adoecimento pois são controlados pelo sistema imunológico, que garante que todos eles convivam em harmonia.
Quando o sistema imunológico se encontra debilitado, esses mesmos germes têm a proliferação descontrolada e massiva, causando as infecções oportunistas, que em grande maioria se tornam difíceis de tratar, podendo levar a quadros letais.
Exemplos e Características De Infecções Oportunistas
- Candidíase – Pode atingir regiões da orofaringe, esôfago, Vulvovaginite, Balanite, mucocutâneas, mastite, corrente sanguínea, hepatoesplênica, disseminada, Trato urinário, olhos, articulação, pulmão, meningite, endocardite, peritonite, empiema, mediastinite, pericardite, trato gastrointestinal;
- Herpes – Pode causar lesões nos lábios, face e órgãos genitais;
- Salmonella – Afeta o intestino;
- Toxoplasmose – Pode afetar o cérebro, retina, miocárdio e pulmões.
- Infecções graves por Citomegalovírus – Pode causar doenças oculares que levam a cegueira;
- Pneumonia – Ataca o sistema respiratório;
- Tuberculose – Afeta os pulmões e pode levar a quadros de meningite.
Como Tratar e Prevenir uma Infecção Oportunista
Uma das maneiras mais eficazes de combater uma infecção oportunista é manter os medicamentos profiláticos em dia. Esse tipo de fármaco é indicado para que haja proteção dos invasores no organismo. No entanto, como existem diversos tipos de agentes causadores de infecções, não é possível se proteger contra todos.
Consultas e exames médicos regulares também devem ser realizados a fim de identificar possíveis sinais de infecção antes que ela evolua para quadros mais graves. Se você se enquadra nas condições que debilitam a imunidade, não deixe de procurar seu médico de confiança, ele poderá indicar novos métodos de combate de acordo com a causa da sua baixa imunidade.
Para conhecer melhor o funcionamento do seu sistema imunológico, clique aqui.
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais:
Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Artigo Publicado em: 11 de out de 2017 e Atualizado em: 15 de junho de 2021
Não tenha vergonha da HIV!
'Reserve a sua Consulta Hoje.
Infecção de urina, eosinofilia (verminose), começo de pneumonia são infecção oportunistas??