Você está aqui
Home > HIV/AIDS > O que Significa Controlador de Elite?

O que Significa Controlador de Elite?

Controlador de Elite
Compartilhe
  • 12
    Shares

Paciente controlador de elite é aquele que possui sorologia positiva para HIV, não realiza tratamento para o vírus (não toma antirretrovirais), mas mantem o número de vírus no sangue abaixo dos limites detectáveis pelos exames e níveis estáveis de linfócitos CD4.

Controlador de Elite

Estima-se que 1/3 dessas pessoas acabam por perder este status de controlador de elite após mais ou menos 8 anos de infecção. Uma vez perdido este status, caso a pessoa não se trate, haverá a evolução da infecção pelo HIV.

Assista a este vídeo e saiba mais sobre esta condição:

Controladores de Elite x Indivíduos Imunosilenciosos:

Controladores de Elite (pessoas que possuem carga viral indetectável para o HIV mesmo sem tratamento), não estariam relacionados com os indivíduos imunosilenciosos, pois possuem a imunidade normal.

Nos controladores de elite, a carga viral estará indetectável, mas os teste sorológicos estarão positivos.

Na prática clinica atual, o que vemos são indivíduos com imunidade extremamente baixa, seja pela AIDS ou por qualquer outra condição prévia, que positivam os testes sorológicos para o HIV, ao serem portadores do vírus.

 


Compartilhe
  • 12
    Shares
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top