Você está aqui
Home > Medicina Tropical > Arboviroses > Doenças Transmitidas por Mosquitos

Doenças Transmitidas por Mosquitos

Doenças Transmitidas por Mosquitos
Compartilhe

As doenças transmitidas por mosquitos são aquelas transmitidas às pessoas pela picada de um mosquito infectado com alguma doença. Estes tipos de enfermidades podem ser causados por um parasita, como no caso da malária, ou por vírus, como é o caso da Zika.

Neste artigo, saiba mais sobre o que são essas doenças, como elas são transmitidas e o que podemos fazer para evitá-las.

Por que Mosquitos Transmitem Doenças?

Existem milhares de espécies de mosquitos, mas uma característica marcante é que a fêmea possui uma peça bucal em forma de tubo, chamada de tromba, que perfura a pele do hospedeiro para tirar sangue. Os mosquitos fêmeas precisam de nutrientes (principalmente vitaminas) no sangue para produzir ovos.

Os mosquitos se alimentam principalmente de humanos e outros mamíferos, pássaros e répteis. A maioria das espécies têm preferência por humanos ou certos animais como fonte de sua refeição de sangue. Eles são atraídos por odores corporais, dióxido de carbono e calor emitido por pessoas ou animais.

Quando um mosquito se alimenta de sangue, ele também engole todos os vírus ou parasitas que vivem no sangue. Esses vírus e parasitas podem ser transferidos para a próxima pessoa que o mosquito picar por meio de sua saliva.

Como Ocorrem as Doenças Transmitidas por Mosquitos?

Ao obter uma refeição de sangue de um hospedeiro, a fêmea do mosquito injeta um pouco de sua própria saliva na pele. A saliva contém anticoagulantes e substâncias anti-inflamatórias que impedem a coagulação do sangue do hospedeiro para que a tromba não fique presa na pele.

Ao detectar estas substâncias estranhas, o sistema imunológico do hospedeiro libera histamina e citocinas, que causam coceira e pápulas associadas às picadas de mosquito.

Embora a coceira possa ser muito irritante, o risco muito mais sério dos mosquitos é sua capacidade de servir como vetores ou portadores de uma série de doenças, incluindo o vírus Zika, dengue, febre amarela e malária, entre muitas outras.

Espécies de Mosquito que Transmitem Doenças

Os vírus e parasitas causadores de doenças são transportados por espécies específicas de mosquitos. As espécies mais conhecidas dos mosquitos que transmitem doenças são o Aedes e o Anopheles.

  • Aedes – Os mosquitos Aedes são portadores de muitas doenças virais, incluindo Zika, dengue, chikungunya e febre amarela.
  • Anopheles – Os mosquitos Anopheles são mais conhecidos por espalhar a malária, embora possam transmitir outras doenças.

Doenças Virais Transmitidas por Mosquitos

Muitas doenças causadas por vírus e outros tipos de micro-organismos são transmitidas aos humanos e animais pelos mosquitos.

Chikungunya

O vírus Chikungunya causa uma doença que pode causar dores debilitantes nas articulações por semanas. Os sintomas típicos incluem febre e erupção cutânea, bem como dor. Para saber mais sobre esta infecção, acesse: “Infecção Pelo Vírus Chikungunya”.

Dengue

A dengue é uma doença caracterizada por febre alta, dor de cabeça, dor nas articulações e erupção cutânea. Uma forma mais grave, a febre hemorrágica da dengue, pode incluir sangramento e dificuldade para respirar e é fatal em alguns casos. Para saber mais sobre esta infecção, acesse: “Sintomas Da Dengue: Fique Atento Aos Sinais”.

Febre Amarela

O vírus da febre amarela causa mais comumente febre, dor de cabeça, dor muscular e náusea nos indivíduos que desenvolvem os sintomas. Para saber mais sobre esta infecção, acesse: “Saiba Mais Sobre A Febre Amarela”.

Zika

O vírus Zika, o mais recente desses vírus transmitidos por mosquitos, causa uma infecção que pode envolver febre, erupção cutânea e dor nas articulações na maioria das pessoas que são infectadas. No entanto, a doença pode causar graves defeitos neurológicos no desenvolvimento de fetos de mulheres grávidas infectadas. Para saber mais sobre esta infecção, acesse: “Saiba Mais Sobre O Zika Vírus”.

Controle de Mosquitos e Prevenção de Doenças

A melhor maneira de evitar uma doença transmitida por mosquitos é prevenir a picada de um mosquito.

Não existem medicamentos antivirais para tratar essas doenças e, com exceção da febre amarela, não existem vacinas eficazes para preveni-las. Por este motivo, a melhor forma de prevenção dessas infecções é evitar a picada do mosquito.

Temos um artigo completo sobre a prevenção da picada de mosquitos. Para saber mais, acesse: “Como Realizar Prevenção Contra Picada De Mosquito”.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

Deixe uma resposta

Top