Você está aqui
Home > Notícias > Hepatites > Doença Cardiovascular em Pacientes com Hepatite C

Doença Cardiovascular em Pacientes com Hepatite C

Doença Cardiovascular em Pacientes com Hepatite C
Compartilhe

Doença Cardiovascular em Pacientes com Hepatite C. A hepatite C é conhecida por ser uma doença silenciosa que pode ficar anos sem se manifestar. No entanto, pacientes que possuem a condição têm maior risco de sofrer com doenças cardiovasculares.

A inflamação causada pelo vírus VHC é causada principalmente pelo contato direto com o sangue contaminado por meio de seringas, agulhas, entre outros apetrechos. A hepatite C em sua forma crônica faz com que os pacientes abriguem placas anormais de gordura e cálcio dentro das veias e artérias. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a relação entre a hepatite tipo C e as doenças cardiovasculares.

O Que É Hepatite

A hepatite nada mais é do que a inflamação do fígado.

Esta inflamação pode ter várias causas, inclusive não infecciosas

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

Dentre as causas não infecciosas destacam-se as hepatites medicamentosas, auto-imunes, gordura no fígado

Já das causas infecciosas, a mais comum é a trans infecciosa, causada pelas mais diversas infecções e não pelos vírus que se alojam no fígado.

As hepatites virais são causadas por vírus que alojam diretamente, mas não apenas, no fígado as hepatites virais podem ser de 5 tipos (Hepatite A, B, C, D e E).

O Que São Doenças Cardiovasculares

Doenças cardiovasculares são quaisquer alterações patológicas que afetam diretamente o coração e/os vasos sanguíneos de uma pessoa. As condições mais conhecidas são o AVC (acidente vascular cerebral), aterosclerose, hipertensão, infarto e trombose.

Riscos da Hepatite

Alguns dos riscos aos quais Pessoas com Hepatite C Crônica estão expostas são:

  • Maior Risco de Morrer de Doença Cardiovascular;
  • Maior Risco de Sofrer um Derrame;
  • Acidente Vascular Cerebral – AVC;
  • Maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares.

Doença Cardiovascular em Pacientes com Hepatite C

Aponta uma metanálise, publicada no Gastroenterology, em janeiro de 2016.

Os resultados reúnem dados de 22 estudos epidemiológicos.

Recomendação Para Evitar Segundo AVC – Especialistas

Anteriormente, diversos estudos haviam produzido resultados inconsistentes a respeito do risco de doenças cardiovasculares em pessoas com hepatite C.

Como o Estudo Foi Feito

Pesquisadores da Universidade de Palermo analisaram dados de estudos já publicados sobre pessoas que vivem com hepatite C.

O objetivo era produzir estimativas mais robustas sobre:

  • Riscos de Ataque Cardíaco;
  • Acidente Vascular Cerebral – AVC.

Os investigadores identificaram 22 (vinte e dois) Estudos que relataram aumento do risco cardiovasculares em pessoas com hepatite C.

A metanálise considerou 03 (três) aspectos fundamentais:

  • A mortalidade Cardiovascular
  • – Morte por qualquer causa cardiovascular:
    • – A mortalidade cardiovascular foi calculada a partir dos resultados de três estudos de coorte que acompanharam 68.365 pessoas e onde foram registrados 735 óbitos. A estimativa reunida mostrou um aumento de 65% no risco de morte por causa cardiovascular para pessoas com hepatite C;
  • Aterosclerose carotídea medida por placas carotídeas (placas, compostas de colesterol, cálcio e tecido fibroso, acumular-se nas artérias e sua presença aumenta o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral): a prevalência de aterosclerose carotídea foi calculada a partir de nove estudos de caso-controle, combinando dados de 9.083 pessoas, 1.979 tinham placas na artéria carótida. As estimativas reunidas mostraram que as pessoas com hepatite C tinham quase duas vezes e meia mais chances de ter uma placa na carótida;
  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Ataque Cardíaco;
  • Eventos Cérebro e Cardiovasculares:
    • O impacto da hepatite C sobre a incidência de eventos cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral, foi calculado a partir de oito estudos, combinando dados de 390.602 pessoas e 18.388 acontecimentos. A hepatite C aumentou o risco de qualquer evento modestamente em 30%. O efeito foi semelhante quando a análise limitou-se ao acidente vascular cerebral sozinho: 35%.

Os autores sugerem que as anormalidades metabólicas comuns em pessoas com hepatite C podem proporcionar uma explicação para o aumento do risco, mas também apontam para a evidência recente que mostra que a hepatite C promove a inflamação, o que contribui para o desenvolvimento da doença cardiovascular.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 3 de fev de 2016 e Atualizado em: 22 de março de 2022


Compartilhe

Não tenha vergonha da HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Deixe um comentário

Top