
Doença Cardiovascular é Prevalente em Pacientes com Hepatite C: Pessoas com hepatite C tem maior risco de sofrer de doenças cardio-vasculares.
Riscos aos quais Pessoas com Hepatite C Crônica estão expostas:
- Maior Risco de Morrer de Doença Cardiovascular,
- Maior Risco de Sofrer um Derrame
- Acidente Vascular Cerebral – AVC
- Maior Risco de Sofrer um Derrame
- Maior Risco de Desenvolver problemas Cardiovasculares
Doença Cardiovascular é Prevalente em Pacientes com Hepatite C
Aponta uma metanálise, publicada no Gastroentorology, em janeiro de 2016.
Os resultados reúnem dados de 22 estudos epidemiológicos.
Anteriormente, diversos estudos haviam produzido resultados inconsistentes a respeito do risco de doenças cardiovasculares em pessoas com hepatite C.
Como o Estudo foi Feito
Pesquisadores da Universidade de Palermo analisaram dados de estudos já publicados sobre pessoas que vivem com hepatite C.
O objetivo era produzir estimativas mais robustas sobre:
- Riscos de Ataque Cardíaco
- Acidente Vascular Cerebral – AVC em
Os investigadores identificaram 22 (vinte e dois) Estudos que relataram aumento do risco cardiovasculares em pessoas com hepatite C.
A metanálise considerou 03 (três) aspectos fundamentais:
- A mortalidade Cardiovascular
- morte por qualquer causa cardiovascular:
- A mortalidade cardiovascular foi calculada a partir dos resultados de três estudos de coorte que se acompanharam 68.365 pessoas e onde foram registrados 735 óbitos. A estimativa reunida mostrou um aumento de 65% no risco de morte por causa cardiovascular para pessoas com hepatite C;
- morte por qualquer causa cardiovascular:
- Aterosclerose carotídea medida por placas carotídeas (placas, compostas de colesterol, cálcio e tecido fibroso, acumular-se nas artérias e sua presença aumenta o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral): a prevalência de aterosclerose carotídea foi calculada a partir de nove estudos de caso-controle, combinando dados de 9.083 pessoas, 1.979 tinham placas na artéria carótida. As estimativas reunidas mostraram que as pessoas com hepatite C tinham quase duas vezes e meia mais chances de ter uma placa na carótida;
- Acidente Vascular Cerebral ou
- Ataque Cardíaco
- eventos Cerebrocardiovasculares:
- O impacto da hepatite C sobre a incidência de eventos cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral, foi calculado a partir de oito estudos, combinando dados de 390.602 pessoas e 18.388 acontecimentos. A hepatite C aumentou o risco de qualquer evento modestamente em 30%. O efeito foi semelhante quando a análise limitou-se ao acidente vascular cerebral sozinho: 35%.
- eventos Cerebrocardiovasculares:
- Ataque Cardíaco
Os autores sugerem que as anormalidades metabólicas comuns em pessoas com hepatite C podem proporcionar uma explicação para o aumento do risco, mas também apontam para a evidência recente que mostra que a hepatite C promove a inflamação, o que contribui para o desenvolvimento da doença cardiovascular
Mais Informações na Internet