Você está aqui
Home > Vídeos > Hepatites Virais Videos > Saiba Mais Sobre As Causas De Hepatites

Saiba Mais Sobre As Causas De Hepatites

Causas De Hepatites
Compartilhe

Causas De Hepatites. A hepatite é uma doença que afeta o fígado e pode ser desencadeada por diversas causas, uma vez que é dividida em cinco diferentes tipos definidos como A, B, C, D e E. A primeira e a última podem estar ligadas a ingestão de alimentos contaminados. Já os outros podem ser adquiridos por meio de contato parental com fluidos infectados.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as causas de hepatites, assim como seus respectivos desdobramentos para a saúde de uma pessoa.

Causas de Hepatites

Hepatite nada mais é que inflamação do fígado gerada principalmente pela infecção por vírus. Com relação à causa, as hepatites podem se dividir em:

  • Hepatite infecciosa;
  • Hepatite alcoólica;
  • Hepatite medicamentosa;
  • Hepatite autoimune;
  • Hepatite cardíaca ou circulatória;
  • Hepatite oncológica: isso pode ocorrer por inflamação direta causada pelo câncer, obstrução causada pelo tumor;
  • Hepatite obstrutiva: como as secundárias à obstrução de vias biliares.

Com relação ao tempo de inflamação, as hepatites se dividem em:

  • Hepatite aguda: quando o quadro dura menos de 6 meses;
  • Hepatite crônica: quando a doença dura mais de 6 meses.

Cada fase da hepatite corresponde a um tipo de lesão ao fígado:

  • Lesão aguda: quando o fígado está sendo atacado no momento da avaliação;
  • Lesão crônica: produto de uma agressão aguda muito intensa ou de uma agressão que durou muito tempo.

Avaliação de pacientes com hepatite:

Pacientes que foram diagnosticados com algum tipo de hepatite devem passar com seu médico de confiança e realizar exames periodicamente para monitorar a evolução do quadro. Alguns dos exames solicitados são:

  • Exames de sangue;
  • Exames de imagens como Ultrassonografias e tomografias;
  • Exames de urina;
  • Biópsia do fígado ou elastografia hepática.

O Fígado é um órgão com alta capacidade de regeneração e para se chegar a uma lesão permanente, a agressão precisa ser muito grande e/ou ocorrer por um longo período.

Os Tipos de Hepatite

A hepatite pode ser dividida em 5 diferentes tipos. Todos eles causam danos ao fígado, no entanto podem sofrer variações importantes, confira a seguir:

  • Hepatite A – Presente na fezes de pessoas contaminadas, a transmissão deste tipo de hepatite pode ser por meio de água ou alimentos contaminados, assim como em algumas relações sexuais. A maioria dos pacientes acometidos pelo tipo A da hepatite possuem casos leves, recuperando-se totalmente e apresentando imunidade a novas infecções do tipo. No entanto, essa infecção também pode se desenvolver de forma mais grave e potencialmente fatal. A prevenção da condição pode ser realizada por meio da imunização contra a hepatite A.
  • Hepatite B – Transmitida por meio de sangue ou outros fluidos corporais contaminados, a hepatite tipo B também pode ser passada de mãe para filho durante a gestação ou até mesmo por terceiros ainda na primeira infância. Agulhas, alicates e outros instrumentos cortantes podem ser os principais agentes transmissores de uma pessoa para outra. Assim como para a hepatite tipo A, a melhor forma de prevenção é por meio da imunização contra a hepatite B.
  • Hepatite C – Assim como ocorre na hepatite tipo B, o tipo C da hepatite pode ser transmitido pela exposição a sangue e fluidos infectados, que ocorre geralmente em procedimentos médicos, uso de drogas injetáveis e transmissão sexual, apesar de ser menos comum. A hepatite C pode ser tratada, no entanto, ao contrário dos dois primeiros tipos, ainda não existe uma imunização disponível para a condição.
  • Hepatite D – Este tipo de hepatite só pode ser desenvolvido em pacientes que já estão infectados pelo tipo B da doença. A junção desses dois tipos de hepatite pode originar casos mais sérios e de difícil controle. Pacientes vacinados contra a hepatite tipo B, estarão automaticamente imunes ao tipo D da doença.
  • Hepatite E – Assim como no tipo A, a hepatite E pode ser transmitida principalmente pelo consumo de água ou alimentos contaminados. Apesar de já ter imunizantes desenvolvidos para prevenir a infecção pela hepatite tipo E, as doses não estão amplamente disponíveis.

Evolução das Hepatites

As hepatites podem evoluir para quadros de fibrose, cirrose ou câncer no fígado. As causas mais comuns derivam do vírus da hepatite, doenças autoimunes, outras infecções já existentes ou até mesmo por substâncias tóxicas como o álcool e certos medicamentos.

Icterícia, urina escurecida, fadiga extrema, náuseas, vômito e dor abdominal podem ser alguns dos sintomas de uma inflamação no fígado causada pela hepatite. Para mais informações consulte seu médico infectologista de confiança.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 8 de mar de 2017 e Atualizado em: 13 de julho de 2021


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

Deixe uma resposta

Top