Você está aqui
Home > Notícias > HIV/AIDS > Dovato – Medicamento Antirretroviral Aprovado Pelo FDA

Dovato – Medicamento Antirretroviral Aprovado Pelo FDA

Dovato – Medicamento Antirretroviral Aprovado Pelo FDA
Compartilhe

Dovato – Medicamento Antirretroviral Aprovado Pelo FDA: A agência do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), aprovou recentemente o uso do novo medicamento antirretroviral de nome DOVATO em pacientes acometidos pelo vírus do HIV que anteriormente não possuíam nenhum tipo de tratamento.

Para saber mais sobre a nova medicação, projeto de estudo, assim como seus prós e contras, continue a leitura deste artigo.

Dovato – Medicamento Antirretroviral

Dovato – Medicamento Antirretroviral Aprovado Pelo FDA

O Que São Medicamentos Antirretrovirais?

função dos antirretrovirais é impedir a multiplicação do vírus causador da AIDS no organismo, ajudando a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Vale ressaltar que nenhum tipo de medicamento – por enquanto – é capaz de acabar definitivamente com a circulação desse vírus no corpo humano.

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

O combate ao HIV é geralmente feito por meio de três ou mais medicações combinadas, sendo que dois deles não são pertencentes à mesma classe, que poderão ser combinados de acordo a receita prescrita por um médico infectologista.

HIV – O que preciso saber?

Apesar de todo avanço nos tratamentos contra o HIV, esta infecção segue sendo um problema mundial.

Ainda que uma pessoa seja portadora do vírus HIV, a reinfecção existe. Ou seja, ela pode se infectar com outros vírus se tiver novas exposições de risco e isso aumenta o risco da criação de resistência do vírus aos antirretrovirais, causando assim a falha do tratamento.

A transmissão do vírus se dá por meio do contato com sangue infectado, secreções antes e após o contato sexual, líquido amniótico, líquor e líquido articular contaminados.

Sendo assim, contatos como beijo, aperto de mão, abraços não são situações de risco para a infecção. (saiba mais sobre risco de transmissão aqui)

Dovato – Novo Medicamento

O medicamento de nome Dovato é na verdade uma coformulação que une em um mesmo comprimido, 2 medicamentos já usados: dolutegravir e lamivudina

Sua vantagem é a tomada de um comprimido único diário. Ele está indicado para o tratamento de adultos portadores do vírus HIV sem outros tratamentos antiretrovirais (ARV) prévios.

  • Dolutegravir – tem o intuito de inibir a replicação do vírus HIV, impedindo que o DNA viral se integre ao material genético das células células T.
  • Lamivudina – É um inibidor da transcriptase reversa, que tem a função de interferir na conversão do RNA viral em DNA, o que, por sua vez, impede também a multiplicação do vírus.

Importância do Uso de Antirretrovirais no Tratamento do HIV

Manter o tratamento correto e o uso do antirretroviral em dia é importante para reduzir a quantidade de vírus HIV no sangue, uma vez que ter a carga viral suprimida em pessoas que vivem com o HIV previne a progressão da doença e ainda pode ajudá-los a ter uma melhor qualidade de vida visando sua longevidade.

Além disso, pessoas que vivem com esse vírus e tomam medicação com o intuito de manter uma carga viral indetectável, não têm, efetivamente, qualquer risco de transmitir a doença sexualmente aos seus parceiros soronegativos.

Fontes e Referências

Compartilhe

Não tenha vergonha da HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

Deixe um comentário

Top