Você está aqui

Preservativos Internos

Preservativos Internos
Compartilhe

Quando falamos em preservativo logo nos vem à cabeça o uso dos preservativos masculinos. Apesar de serem menos comuns e popularmente chamados de “preservativo feminino”, os preservativos internos podem ser utilizado tanto pela via vaginal quanto anal, desta forma, homens que se relacionam sexualmente com homens também podem utilizar essa opção.

Para conhecer mais sobre esse tipo de preservativo, para o que serve, como utilizá-lo e seus benefícios, continue a leitura deste artigo.

Os Preservativos Internos

Assim como ocorre nos preservativos masculinos, o preservativo interno é uma ótima opção para se proteger contra infecções sexualmente transmissíveis, funcionando também como método anticoncepcional.

Confeccionado a partir de nitrilo com um anel de poliuretano, essa opção é mais espessa do que o preservativo masculino e segura para o uso por pessoas alérgicas a látex, por exemplo. Além disso, os preservativos internos podem ser utilizados com qualquer tipo de lubrificante, mas não devem ser usados em conjunto com preservativo masculino.

Preservativo Interno -  Preservativo Feminino

Benefícios do Preservativo Interno

  • A autonomia da mulher ao escolher ter uma relação sexual segura quando o homem se nega a utilizar o preservativo masculino;
  • Já vem lubrificado, dispensando outros produtos caso você não goste de utilizá-los;
  • Pode ser inserido por ambos, fazendo parte do jogo sexual;
  • Ao contrário do preservativo masculino, o feminino pode ser colocado até oito horas antes da relação;
  • É uma alternativa para casais com alergia ao látex do preservativo convencional masculino;
  • Permanece no lugar com ou sem o pênis ereto;
  • Previne doenças do colo do útero;
  • O anel externo pode estimular o clitóris durante a relação vaginal, aumentando o prazer sexual feminino;
  • Pode ser usado por casais que realizam sexo anal, sejam eles hetero ou homossexuais.

Preservativo Interno -  Preservativo Feminino

Existe Alguma Desvantagem em Usar o Preservativo Interno?

  • Assim como ocorre com o preservativo masculino, os preservativos internos são fabricados para uso único.
  • Em caso de nova relação, mesmo que seja em seguida, um novo preservativo deve ser utilizado.
  • Além disso, o pênis pode escorregar durante a penetração infligindo uma pausa na relação sexual.
  • O anel externo pode escorregar para dentro da vagina durante a relação sexual
  • Apesar de menos comum, esse tipo de material pode causar irritação na vagina, pênis ou ânus.
  • Usar o preservativo interno pode criar um ruído mais alto durante o sexo, embora isso possa ser controlado com mais lubrificante.

Cuidados Com o Preservativo Interno

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

Existem alguns cuidados que são essenciais para manter a qualidade e eficácia do seu preservativo, confira:

  • Armazene-o longe do calor, em local fresco e seco;
  • Mantenha a embalagem íntegra;
  • Não utilize fora do prazo de validade;
  • Não rasgue o pacote do preservativo com os dentes, unhas, tesouras ou similares;
  • Cuidado com aneis ou outros adornos nas mãos que podem danificar o preservativo na hora de tirá-lo da embalagem
  • Observe se há sinais de envelhecimento como: fragilidade, viscosidade e descoloração;
  • Se o pênis estiver inserido fora da bolsa de preservativo ou se o anel externo escorregar para dentro da vagina ou ânus, pare e retire o preservativo.
  • Use um novo preservativo antes de começar o sexo novamente.

Utilizando o Preservativo Interno na Vagina

Se essa é a sua primeira vez utilizando esse tipo de preservativo é importante saber como colocá-lo e retirá-lo com segurança e praticidade, confira:

Colocando o Preservativo

  • Antes de utilizar um preservativo interno verifique a validade do pacote e a integridade do pacote do produto e lembre-se, não use esse tipo de preservativo na mesma relação em que utilizar o preservativo masculino.
    Para inserir o preservativo interno fique em uma posição confortável (em pé com um dos pés em cima de uma cadeira, sentada com os joelhos afastados, agachada ou deitada), por já serem lubrificados o produto pode deixar a região um pouco molhada.
  • Antes de inserir o preservativo, você pode espremer o lubrificante na embalagem e esfregar os lados para espalhá-lo. Coloque o preservativo antes de iniciar a prática sexual para evitar contato com o fluido pré-ejaculatório, que vem do pênis.
  • Com o dedo indicador e o polegar, aperte o anel móvel (interno) e introduza-o na vagina, empurrando-o para a parte de trás da vagina, encostando no colo do útero, como se fosse um absorvente interno.
  • Retire o dedo suavemente, assegurando que 3 cm da parte externa do preservativo esteja fora da vagina. Desta forma, durante a relação sexual o anel aberto deve permanecer fora da vagina em todos os momentos, e em parte irá cobrir a área dos grandes lábios. Na hora da penetração, guie o pênis para o centro do anel externo e dentro do preservativo.

Retirando o Preservativo

 

  • Após o fim da relação, o preservativo poderá ser retirado com tranquilidade. Preferencialmente deve ser retirado antes da mulher se levantar, para evitar que o esperma escorra do interior do preservativo.
    Para que isso não aconteça, faça uma torção na extremidade antes de retirá-lo da vagina e vai puxando até sair. Descarte-o normalmente em uma lixeira. Nunca jogue-o dentro do vaso sanitário ou deixe-o exposto.

Utilizando o Preservativo Interno no ânus

A melhor forma de se colocar um preservativo interno no ânus é “brincando”. Para utilizar esse produto no sexo anal, algumas pessoas removem o anel interno (o menor) antes da inserção. Mas isso deve ser evitado, pois uma vez retirado o anel interno, aumentam as chances de rompimento ou quebra do mesmo.

Coloque bastante lubrificante no preservativo interno e ao redor da abertura anal, antes da inserção. Encaixe o lado sem lubrificante no pênis ou no vibrador, como se fosse um preservativo “masculino”.

Ele também pode ser colocado com os dedos como se faz pela via vaginal, nesse caso, certifique-se que a unha esteja bem curta. Para a inserção com o próprio dedo, coloque o dedo indicador dentro do preservativo até que consiga sentir a parte inferior do anel interno.

Empurre o preservativo interno no reto o máximo possível, usando o anel interno como guia (levantar uma perna em banquinho pode ajudar). Pode-se colocar mais lubrificante por dentro do preservativo interno, uma vez introduzido, para mantê-lo úmido.

Se o anel externo acabar sendo introduzido no ânus durante a relação, deve-se interromper o ato, retirá-lo e introduzir um novo preservativo interno antes de prosseguir. Como não depende da ereção do pênis estar no lugar, ao contrário do preservativo masculino, o interno não precisa ser retirado imediatamente após a ejaculação, mas idealmente, deve-se retirá-lo antes de se levantar para evitar a saída do sêmen.

Preservativo Interno -  Preservativo Feminino

É importante registrar que a escolha do método anticoncepcional ou de prevenção das ISTs deve ser uma decisão pessoal e discutida com um profissional de saúde. Os preservativos internos são uma opção válida, mas, por não serem amplamente utilizados, como os preservativos masculinos, o ideal é pesquisar e aprender a usá-los corretamente se decidir optar por esta opção. Continue navegando pelo nosso blog e entenda a importância da utilização dos preservativos durante as relações sexuais.

Assista ao vídeo e saiba mais:

 

Referência

Artigo Publicado em: 15 de fev de 2018 e Atualizado em: 16 de jan de 2024


Compartilhe

Não tenha vergonha da HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

2 thoughts on “Preservativos Internos

  1. Olá Doutora,vou tentar ser breve, sou homossexual passivo, porém fazem mais de 20 anos que nao tenho uma relacao sexual prazerosa pois tenho verdadeiro pânico em contrair HIV, já tentei várias vezes, sempre com preservativo, mas de 5 em 5 minutos ficava olhando pra ver se nao estava estourado. Por fim desisti de ter relacao ja fazem uns 5 anos… Qual profissional devo procurar? sexólogo ou infectologista? Obrigado

Deixe um comentário

Top