Mosquitos Transgênicos para Combater o Aedes
Publicado: 29/01/2016
Atualizado: 22/06/2021
Publicado: 29/01/2016
Atualizado: 22/06/2021
Conteúdo
Mosquitos Transgênicos são Novas Estratégias para o Combate a Dengue: O combate ao Aedes aegypti é alvo constante de pesquisas.
Estratégias de combate a mosquito:
No Instituto de Ciências Biomédicas da USP, os pesquisadores empregam a estratégias de alterar o DNA dos mosquitos,
Com a alteração do seu DNA, os mosquitos machos produzem filhos estéreis.
Assim, eles não vão conseguir se reproduzir e, com o tempo, a população de mosquitos diminuirá.
Os cientistas também testam mudanças no DNA para que os mosquitos infectados morram antes de transmitir o vírus.
Outra mudança no DNA que está sendo estudada faz com que os mosquitos não consigam transmitir o vírus quando picam uma pessoa.
Os mosquitos têm uma alteração genética que faz com que o vírus não alcance a glândula salivar, que é o local onde o vírus é transmitido.
Testes nesse sentido já foram feitos.
Mosquitos transgênicos diminuíram em 82% as larvas em um bairro de Piracicaba.
O macho de DNA alterado, quando liberado, busca uma fêmea para fecundá-la e produz um ovo infértil, barrando a oportunidade de machos selvagens se reproduzirem.
A empresa responsável pelo experimento já obteve aval da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para operar, porque a metodologia foi considerada segura.
No entanto, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda não concedeu autorização para comercialização do serviço, por isso a capacidade da empresa para fechar negócios ainda é limitada.
Mesmo com as pesquisas sobre vacinas e outras estratégias de combate ao Aedes aegypti avançando, reforçamos o alerta: prevenir que o mosquito nasça é fundamental.