Novo Subtipo do Vírus HIV é Identificado
Publicado: 04/12/2019
Atualizado: 09/01/2024
Publicado: 04/12/2019
Atualizado: 09/01/2024
Conteúdo
Novo Subtipo do Vírus HIV é Identificado – Em relatório de pesquisa recém publicado pela revista Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes, estudiosos revelam a descoberta de um novo subtipo do Vírus HIV.
Encontrado pela primeira vez após o sequenciamento do genoma de três paciente infectados, o subtipo “L” pertence a um grupo da doença que mais atinge seres humanos no mundo (Grupo M) totalizando 90% dos casos da enfermidade.
Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a nova cepa recém descoberta do vírus HIV.
O HIV, é a sigla em inglês para denominar o vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS. Responsável por atacar e enfraquecer o sistema imunológico humano, esse vírus já atinge cerca de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo.
A infecção faz parte das chamadas ISTs, ou seja,pode ser contraída durante o ato sexuall desprotegido. Por ter o vírus circulando no organismo, outras maneiras de transmissão são:
Felizmente para os portadores do vírus, hoje já é possível alcançar uma maior expectativa e qualidade de vida do que a alguns anos atrás. Com o uso de PEP e PrEP, os riscos e sintomas da doença podem ser retardados, evitando assim o desenvolvimento da AIDS.
O vírus do HIV apresenta diversas variações, assim, o vetor infectante responsável pela Aids pode ser dividido em 4 grupos, cada qual com outros diversos subtipos, sendo eles:
A nova cepa do vírus do HIV, identificada por cientistas, é uma das diversas variações do grupo majoritário. O subtipo “L” se encaixa no grupo “M” da doença.
Por não ser um agente infeccioso estático, o vírus do HIV está em constante evolução. A pesquisa se iniciou por meio do sequenciamento genético da amostra de três pacientes, coletadas desde a década de 1980 até 2001.
Com a disseminação das informações sobre o novo subtipo, a comunidade científica poderá avaliar seu impacto tanto no diagnóstico, quanto no tratamento e até mesmo pensar em potenciais vacinas contra o vírus.
Sempre que uma nova variação do vírus surge há uma grande preocupação em torno do seu potencial de resistência aos remédios já existentes e a não identificação desse novo tipo nos exames.
O subtipo L já circula desde os anos 1980, no entanto só pôde ser identificado agora, por conta do avanço de equipamentos e de estudos na área do mapeamento do DNA humano e viral. Por enquanto, as medidas a serem tomadas para a prevenção contra esse subtipo da doença continuam sendo os mesmos:
A prevenção e o diagnóstico precoce, podem garantir uma melhor qualidade de vida. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Procure seu médico infectologista de confiança e marque uma consulta.
Bom dia Dra. Um rapaz se feriu no meu serviço com uma faca e o sangue dele caiu sobre minha mesa. Passamos um pano em cima deste sangue, mas mesmo assim ainda havia ficado uma mancha discreta de sangue seco na mesa, Acidentalmente coloquei a mão sobre esta parte com a mancha seca de sangue e levei as mãos nos olhos. Mesmo o sangue estando seco, existe algum tipo de risco quanto o HIV? Por favor, me ajude, estou desesperado!!
O exame de 4º geração é capaz de identificar até mesmo essa nova Cepa ou não?