Imunidade de Rebanho – O que é? Pode Ajudar a Conter a COVID-19?
Publicado: 28/05/2020
Atualizado: 16/05/2024
Publicado: 28/05/2020
Atualizado: 16/05/2024
Conteúdo
Imunidade de Rebanho – O que é? Pode Ajudar a Conter a COVID-19? – Algumas doenças, principalmente as novas, tem uma propagação rápida entre a população. Seja ela causada pelo alto nível de contágio devido ao sistema imunológico ainda não ter anticorpos naturais capazes de detê-la ou pela falta de vacinas.
Uma prática muito comum nesses casos é a chamada imunidade de rebanho. Continue a leitura deste artigo para saber o que é esse método e se ele é capaz de ajudar a conter a nova doença do momento, Covid-19.
Imunidade de rebanho ou imunidade de grupo, é uma ferramenta utilizada para calcular a taxa de imunidade da população a fim de determinar o estágio em que a epidemia se encontra naquele local.
Para que essa imunidade seja alcançada, uma porção da população deve estar imune à doença, ou seja, desenvolver imunidade natural após serem contaminadas, ou serem imunizadas por meio de vacinas. Estima-se que o número ideal de pessoas imunes a uma doença deve estar entre 60% e 80% para atingir esse método.
A chamada taxa básica de reprodução (R0), é capaz de estimar a rapidez com que uma doença se espalha, bem como o número de pessoas que uma só pessoa pode contagiar e disseminar a doença.
No caso do sarampo por exemplo, o R0 é maior que 10, ou seja, para alcançar os níveis desejados da imunização de rebanho, aproximadamente 95% da população precisa estar protegida contra a doença.
Como ainda não existe vacina capaz de imunizar uma pessoa contra o vírus da Covid-19, nem a certeza de que aqueles pacientes já infectados pela doença anteriormente tenham desenvolvido anticorpos de imunidade contra ela, ainda não é possível saber exatamente qual será a taxa básica de reprodução do novo coronavírus na população.
Alguns estudos arriscam dizer que essa taxa de R0 pode variar de 2,4 a 3,3. Isso quer dizer que uma pessoa infectada é capaz de transmitir para até 3 pessoas diferentes que transmitem para mais nove e assim sucessivamente.
Como ainda não existe uma vacina capaz de prevenir a infecção pelo novo coronavírus, algumas outras doses podem ajudar a prevenir outras doenças que podem ser facilmente confundidas com a Covid-19, assim como amenizar alguns de seus sintomas, sendo elas:
Além das doses imunológicas, é importante manter a proteção com uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e higienização de ambientes e objetos com produtos capazes de eliminar resquícios de vírus como álcool 70% e água sanitária. Ficou com alguma dúvida? Converse com seu médico infectologista de confiança ou acesse nossa área exclusiva * Novo Coronavírus*.
ok,vlu,obgdo,atcte.