
Pessoas em fase aguda da infecção pelo vírus da gripe (Influenza), podem ativar uma resposta inflamatória do próprio organismo que pode atacar o coração, resultando em arritmias, mais precisamente a Fibrilação Atrial (FA).
Pessoas com arritmias cardíacas são mais propensas a complicações como acidente vascular cerebral (derrame) entre outros problemas. A vacinação contra gripe diminui os riscos de arritmia mesmo nas pessoas que ficam gripadas, apesar da vacina.
Essa pesquisa foi realizada por pesquisadores do hospital Veteranos de Taipei em Taiwan e foi publicado na revista Heart Rhythm. Eles avaliaram dados coletados entre os anos de 2.000 e 2.011.
No total foram avaliados 57.000 pacientes entre os quais 11.000 tinham diagnóstico de recente de FA. Eles avaliavam cada caso com a arritmia e comparavam com outros 4 que não tiveram.
Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?
Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.
Eles observaram que pessoas que não tomaram a vacina contra a gripe e ficaram doentes, tinham 18% mais chances de desenvolver FA que aquelas que haviam tomado a vacina.
Pessoas que possuem risco para o desenvolvimento de fibrilação atrial, devem ser vacinados contra a gripe para evitar problemas cardíacos e suas complicações como o acidente vascular cerebral (derrame) entre outros.
Como se prevenir da Influenza?
Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como vírus Influenza, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, chamadas de “etiqueta respiratória”, tais como:
- Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem:
- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);
- Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
* O serviço de saúde deve ser procurado imediatamente caso apresente algum desses sintomas: dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vomito persistente, convulsão.
Fonte:
Não tenha vergonha da HIV!
'Reserve a sua Consulta Hoje.