Você está aqui
Home > Medicina Tropical > Arboviroses > Febre Amarela – Quem Não Pode Tomar a Vacina?

Febre Amarela – Quem Não Pode Tomar a Vacina?

Quem Nao Pode Tomar Vacina Contra Febre Amarela

A vacina da febre amarela é o principal modo de prevenção e controle dessa enfermidade.

Nela, se encontra o próprio vírus da febre amarela atenuado, que é transmitido através da picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Quem Não Pode Tomar a Vacina Contra Febre Amarela?

A prevenção dessa enfermidade através da vacinação é essencial, pois ainda não há um tratamento específico para a febre amarela, de modo que é feito o controle dos sintomas e das complicações, sendo essencial a reidratação do paciente em questão.

Há algumas pessoas que não podem tomar essa vacina, pois correm o risco de contrair a doença. Entre essas pessoas destacam-se as que tem baixa imunidade, como:

  • Pessoas que tem HIV (com o número de linfócitos cd4 inferior a 200);
  • Crianças com menos de 6 meses de idade;
  • Gestantes (há risco de transmissão vertical da doença);
  • Pessoas que realizaram transplantes de órgãos sólidos (como coração, fígado ou rim);
  • Pessoas em hemodiálise;
  • Pessoas em tratamento contra o câncer, que realizam quimioterapia;
  • Pessoas com doenças autoimunes;
  • Pessoas com problemas do timo;
  • Pessoas em qualquer tratamento imunossupressor;

Caso não esteja incluso em nenhum desses fatores, a vacinação é altamente recomendada, principalmente se o indivíduo em questão nunca fez uso da vacina ou frequenta áreas de risco.

Já a pessoa que não pode ser vacinada, deve ser protegida por meio do uso de repelentes ou pela vacinação de rebanho.

Sintomas e Diagnóstico

Os sintomas mais evidentes da doença incluem febre, cefaleia, dores nos músculos e nas juntas, náuseas, vermelhidão nos olhos, cansaço, coloração amarelada na pele, fenômenos hemorrágicos, entre outros.

O diagnóstico deve ser feito por um médico.

Em caso de dúvida, é essencial consultar um médico de confiança e um infectologista, para saber os riscos e benefícios de tomar essa vacina para cada caso em particular, visto que nem todas as doenças que baixam a imunidade apresentam risco de complicações com a vacina da febre amarela.

CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

2 thoughts on “Febre Amarela – Quem Não Pode Tomar a Vacina?

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top