
Exercícios Físicos para pessoas com HIV – Apesar de ainda não haver cura, pacientes infectados com o vírus da imunodeficiência humana podem alcançar uma maior qualidade de vida seguindo as orientações médicas.
Além do tratamento realizado com medicamentos antirretrovirais, as pessoas com HIV devem receber a recomendação de praticar exercícios físicos,para garantir melhor qualidade de vida
Continue a leitura desse artigo e saiba mais sobre os Benefícios do Exercício Físico como parte do tratamento para os pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana.
O Que É HIV?
O que é HIV? HIV é uma Doença Sexualmente Transmissível, que, apesar de incurável é controlável. Esse retrovírus infecta as células sanguíneas e enfraquecendo a imunidade, deixando a pessoa mais propensa à infecções.
Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?
Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.
Uma pessoa infectada pode Apresentar Sintomas como dores abdominais e ao engolir, tosse seca, fadiga, mal estar, perda de apetite e peso, dores e inchaço na região íntima, erupções cutâneas, língua esbranquiçada, infecções oportunistas, dores de cabeça, quadros de pneumonia e inchaço dos gânglios.
Como os Exercícios Podem Ajudar no Tratamento?
Pessoas que convivem com o HIV presente no organismo podem apresentar diversas alterações no metabolismo como consequência do vírus ou também dos remédios receitados para o tratamento. Algumas dessas alterações são:
- Osteopenia
- Responsável pela diminuição dos componentes responsáveis por constituir a massa óssea gerando um enfraquecimento dos ossos.
- Lipodistrofia
- Ocasiona a distribuição anormal de gordura pelo corpo, reduzindo-a nas regiões dos braços, pernas, face e nádegas. O maior acúmulo se dá nas regiões como abdômen, costas, pescoço e nuca.
- Síndrome de Wasting
- Caracteriza-se pela perda involuntária de massa corporal, podendo ser tanto de gordura, quanto de massa magra.
- Dislipidemia
- Causa alterações nos índices de lipídios sanguíneos, o que geralmente resulta em quadros de diabete, obesidade e hipertensão por exemplo.
Indicado por Especialistas – Exercícios Físicos para pessoas com HIV
Segundo um estudo, publicado no The Journal of the Association of Nurses in AIDS Care, o exercício físicos deve fazer parte da rotina de tratamento de um paciente com HIV.
Para o soropositivo, o exercício também é recomendado por prevenir e amenizar os efeitos colaterais provocados pelos remédios, como a lipodistrofia citada acima.
Segundo o estudo, as pessoas com HIV estão desenvolvendo Doenças Crônicas mais cedo e com mais frequência do que os não portadores. E a doença cardíaca é uma doença, dentre muitas, para o qual os Pacientes com HIV apresentam um Risco Especial.
A prática desses exercícios resulta em uma série de benefícios, desde reduzir o colesterol a melhores resultados de saúde cognitiva e mental.
A prática regular de exercícios físicos é indicada a todos as pessoas, principalmente aos soropositivos. Alguns dos benefícios da atividade física para um paciente soropositivo são:
- Estimulação do Sistema Imunológico,
- Os Leucócitos ou Glóbulos Brancos são células produzidas pela medula óssea e linfonodos.
- Eles têm a função de produzir anticorpos para proteger o organismo contra os patógenos.
- Os leucócitos são o principal agente do sistema imunológico do nosso corpo.
- Os Leucócitos ou Glóbulos Brancos são células produzidas pela medula óssea e linfonodos.
- Aumento da Disposição,
- Melhora da Autoestima,
- Alívio do Estresse,
- Melhora da Depressão.
Se você tem HIV e deseja Começar a Praticar Exercícios Físicos, primeiramente busque conselhos de seu médico de confiança, ele saberá quais exercícios poderão ou não ser distribuídos a você. Infectologista SP
Veja como devem ser Divididos os Treinos Aqui.
Mais Informações sobre o Artigo
Artigo Publicado em: 3 de fevereiro de 2016 e Atualizado em: 18 de Março de 2020
- https://www.nursesinaidscare.org/i4a/pages/index.cfm?pageid=4693&pageid=1
Não tenha vergonha da HIV!
'Reserve a sua Consulta Hoje.
Gostaria de saber de o Estanozolol (Winstrol) para fins de ganho de massa muscular, possui interação com o esquema antirretroviral Dolutegravir/Tenofovir/Lamivudina?
O uso de anabolizantes como um todo deve ser de conhecimento do médico infectologista que o acompanha assim como a decisão de manter o seu uso durante o uso do Truvada. isso não necessariamente “corta” o efeito da medicação, mas pode ter outras implicações ao organismo que devem ser consideradas em seu acompanhamento.
Gostaria de saber quantos exames é necessário realizar para ter certeza do diagnostico de que a pessoa esta com o virus HIV.
Boa tarde. Para descartar completamente a possibilidade de Infecção do HIV deve ser realizado um exame de 4ª geração em local confiável após 90 dias da última exposição ao risco.
Caso o resultado seja positivo, a pessoa deverá realizar outro exame de diferente tipo, para confirmação do diagnóstico.
É bom lembrar da importância da realização de uma consulta com um médico infectologista de sua confiança, pois ele quem irá te avaliar pessoalmente e solicitar os exames cabíveis para o caso em questão.