Você está aqui
Home > Vídeos > Hepatites Virais > Quem já teve hepatite B deve tomar vacina?

Quem já teve hepatite B deve tomar vacina?

Quem já teve hepatite B deve tomar vacina

Quem já teve hepatite B deve tomar vacina?

 

Como é a vacina

Trata-se de vacina feita por vírus inativado (morto), portanto, não tem como causar a doença.

É composta por proteína de superfície do vírus da hepatite B purificado, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio e água para injeção.

Pode conter fosfato de sódio, fosfato de potássio e borato de sódio.

A rede pública utiliza a apresentação multidose (mais de uma dose por frasco), que contém timerosal (derivado do mercúrio) como conservante.

Assim, se e quando o organismo tiver contato com o vírus de verdade, o sistema imune o derrotará antes que ele tenha tempo de causar doença.

Quem já teve contato com o vírus da hepatite B, independente de ter se curado sozinho ou ainda ter o vírus circulando pelo corpo, não tem indicação de tomar a vacina, pois não lhe trará beneficio algum.

Quem deve tomar a vacina:

Quem já teve hepatite B deve tomar vacina ?

  • Todos as pessoas que não possuem contra indicação devem ser vacinadas para a hepatite B
  • Atualmente, ela faz parte da rotina de vacinação das crianças e já é aplicada nas primeiras  24 horas de vida.
  • Ela está especialmente indicada para as gestantes que não foram vacinadas

Quem já teve contato com o vírus não deve tomar a vacina

A vacina serve para estimular o sistema imunde da pessoa que ainda não teve contato.

Ela estimula a criação de anticorpos contra o vírus

Sendo assim, quando a pessoa tiver contato com o real vírus, os anticorpos já feitos a protegerá

CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

26 thoughts on “Quem já teve hepatite B deve tomar vacina?

  1. Okm quem já teve hepatite não precisa mais tomar a vacina e no caso da perda do cartão de vacinação, o que eu deveria fazer ? pois um curso federal ao qual irei fazer tem como requisito o cartão de vacinação com a inclusão da vacina de hepatite.

  2. QUEM TEVE HEPATITE ha 30 anos atras e também tem glaucoma, pode tomar vacina da febre amarela?

  3. Olá, boa tarde.
    Tenho duvida pois já tive hepatite e não sei se posso tomar vacina contra febre amarela.

    1. Olá Felipe, o ideal é que você consulte o médico que acompanha seu caso de hepatite para definir se pode ser vacinado. Deve ser avaliado a causa da hepatite, quando o problema ocorreu, o estado atual da doença e as condições do seu fígado. Vale lembrar que quem tomou uma vez a vacina (dose completa) contra febre amarela não precisa tomar outra dose, independente do tempo da vacina.

  4. Quem “tem” hepatite B pode tomar a vacina,
    devido a estar sempre numa área de risco , a pessoa a qual eu estou referindo , tem hepatite B mas está estacionada a doença no momento não faz e nunca fez tratamento devido a não ter tido sintomas da doença hepatite. Pode tomar a vacina?

  5. Olá quem ja teve hepatite B e despareceu com o tempo, pode se relacionar com alguem que tem o virus?
    Como o corpo ja conhece o virus não volta a apanhar?

    1. Boa tarde. Quando uma pessoa se cura da hepatite B, se torna imune a novas infecções deste vírus.Isto não significa que ela não possa contrair vírus de outras hepatites como a hepatite c que também é uma doença sexualmente transmissível.

  6. Olá Dra. Keilla,
    Gostaria de saber se alguém que teve hepatite “a” quando criança tem alguma contraindicação para tomar a vacina contra a febre amarela?
    Grato.

    1. Olá, depende da causa da hepatite, de quando foi o problema, do estado atual da doença e das condições do fígado. O ideal é perguntar para o médico que acompanha, pois é a pessoa mais indicada para avaliar a situação no momento. Vale lembrar que quem tomou uma vez a vacina da febre amarela, não precisa tomar outra dose. Independente do tempo da vacina.

    1. Bom dia. Depende da causa da hepatite, de quando foi o problema, do estado atual da doença e das condições do fígado. O ideal é perguntar para o médico que acompanha, pois é a pessoa mais indicada para avaliar a situação no momento. Vale lembrar que quem tomou uma vez a vacina da febre amarela, não precisa tomar outra dose. Independente do tempo da vacina.

  7. Dra. Tive hepatite aos 6 anos de idade ( não sei qual foi se A B ou C ) hoje tenho 53 anos .. O estado do meu fígado é normal . Devo tomar a vacina ?
    Obrigada

    1. Bom dia. Conforme citado no texto, quem já teve contato com o vírus da hepatite B, independente de ter se curado sozinho ou ainda ter o vírus circulando pelo corpo, não tem indicação de tomar a vacina, pois não lhe trará beneficio algum.
      Sendo assim, você deverá fazer procurar um médico infectologista, para solicitar os exames necessários e identificar qual tipo de hepatite que você teve contato.

  8. Desculpe, mas o ´título da reportagem não diz QUE VACINA, poderiam ser mais claros? Quem já teve hepatite, não precisa tomar que vacina?????????????

  9. Quem já foi vacinado contra hepatite, não precisa ser vacinado contra febre amarela, mesmo não tendo tido hepatite?

  10. Dra. Se a pessoa tem a doença no caso hepatite B e tiver sumido o cartão de vacina é estiver precisando do cartão com as doses da msm, essa pessoa correria algum risco tomando a vacina? Ou seja, a vacina iria causar algum dano a essa pessoa devido o fato de já estar com a doença?

    1. Boa tarde. A resposta para sua pergunta se encontra no próprio texto. Mas acredito que precise do comprovante para mostrar que está imunizada, sendo assim não estaria transmitindo uma situação verdadeira.

  11. Olá! Gostei das explicações!

    Fiquei tranquilo quanto não precisar tomar a vacina.

    No, entanto, fiz teste e deu resultado reagente, de REAGENTE: 58 UI/L  no Exame.

    É o sinal de que tenho o vírus no corpo, ou posso ser acometido de outra HB?

    Obrigado! E parabéns, pelo site! 😀

  12. Olá possuo os seguintes resultados:
    ANTI-HBC = reagente
    anti HBC IGM = n reagente
    ANTIGENO AUSTRALIA (HBSAG) = n reagente
    ANTI HBS = reagente ( 115 UI/L )
    HBEAG = n reagente
    Anti HBE = reagente

    pesquisando, vi que esses resultados é de alguém curado, existe algum risco de transmissão sexual?

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top