Você está aqui
Home > Infecção Bacteriana > Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?

Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?

Dor Pós-Herpes Zoster
Compartilhe
  • 21
    Shares

Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster? O Herpes Zoster é a reativação da infecção pelo vírus da varicela zoster, geralmente conhecido como Varicela (Catapora), quando a pessoa tem o primeiro contato com este vírus.

Dor Pós-Herpes Zoster

Depois que o sistema imune controla a infecção, o vírus se aloja na raiz dos nervos na coluna ou da face e, em algum momento da vida, quando a imunidade abaixa, o vírus pode “acordar” causando as lesões na pele, inflamação das fibras nervosas e dor.

Assista a este vídeo e saiba como é feito o manejo da dor pós-herpes zóster:

Veja também mais informações sobre esta infecção:

Quem pode desenvolver a Infecção pelo Herpes Zoster

O Zoster atinge idosos com bastante frequência.

Mas pessoas de qualquer idade com a imunidade baixa, independente do motivo e que já tenham tido contato com o vírus da Varicela Zoster em algum momento da vida, podem desenvolver a doença.

Tratamento

O tratamento é realizado com antivirais orais ou endovenosos específicos.

Não se trata Herpes Zoster com antivirais em creme.

É importante ter em mente que o tratamento trata apenas a crise e não o vírus.

Após a crise, o Vírus volta a ficar latente e pode retornar.

Zoster recorrente

O Zoster pode retornar tanto em pessoas com imunidade normal quanto naquelas com doenças de imunidade baixa.

Em imunocompetentes a recorrência é bem rara, já nas imunocomprometidas a recorrência é mais frequente.

Zoster sem Herpes

Algumas pessoas podem sim apresentar dores sem lesões, o que torna o diagnóstico muito difícil.

Ele é mais provável quando ocorre em quem já teve a crise clássica prévia.

Quem pode desenvolver a Infecção pelo Herpes Zoster

O Zoster atinge idosos com bastante frequência.

Mas pessoas de qualquer idade com a imunidade baixa, independente do motivo e que já tenham tido contato com o vírus da Varicela Zoster em algum momento da vida, podem desenvolver a doença.

 


Compartilhe
  • 21
    Shares
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

4 thoughts on “Como Agir Diante da Dor Pós-Herpes Zoster?

  1. Olá Dra, tive uma situação de risco dia 31/5 desde então sinto muita coceira e nasceram algumas bolinhas mas passa rapidinho. Minhas fezes estão normais e não tive febre. É fase aguda do HIV? Você atende somente particular?

    1. isso não é fase aguda de HIV, mas a maioria das pessoa infectadas não apresentam sintomas. Então, se teve historia de exposição, sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança pessoalmente e faça todos os exames necessários.

  2. Estou em crise da Herpes zoster, mas minha diz que eu não tive Catapora na infância, é possível ?!
    Os remédios que me foram aconselhados pelo clínico geral foram Aciclovir em pomada e comprimidos e ibuprofeno para as dores, coisa que não está resolvendo nada, pois estou debilitada devido as dores constantes.

    1. Boa noite. Isso pode acontecer em alguns casos raros. No entanto, mesmo que você não tenha tido catapora na infância, o vírus pode estar escondido em alguma parte do seu corpo. Mas o mais comum, é a evolução da catapora para a herpes-zoster.

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top