É preciso retirar a prótese para tratar infecções nos ossos?
Publicado: 21/10/2017
Atualizado: 13/11/2017
Publicado: 21/10/2017
Atualizado: 13/11/2017
Conteúdo
É preciso retirar a prótese para tratar infecções nos ossos ?
Atendo muitas pessoas no consultório que se submeteram a qualquer cirurgia com colocação de prótese com infecção no local da cirurgia, independente do tempo de pós operatório.
Muitas vezes a infecção da órtese ou prótese não está tão óbvia.
Mas é algo que precisamos ter em mente.
Em pessoas com materiais de síntese ou próteses (material que não pertence ao nosso corpo), ter uma infecção quase sempre significa a retirada ou troca desse material.
As bactérias facilmente grudam na superfície destes materiais e constroem uma proteção chamada de biofilme.
Esse biofilme é como uma película impenetrável pelos antibióticos e o cirurgião não consegue retirá-lo mecanicamente, por mais que tente, e a bactéria fica ali, protegida.
Quando isso ocorre, mesmo que o antimicrobiano mate todas os micro-organismo que estão ao redor e a infecção aparentemente fique curada, não importa quanto tempo ou dose de antimicrobiano seja usado, após algum tempo de sua suspensão, os sintomas da infecção retornam, pois,o foco da infecção não foi totalmente retirado.
O biofilme não é visto a olho nu e não se pode descartar apenas olhando para ele.
É preciso retirar a prótese para tratar infecções nos ossos ?
>> Nestes casos pode-se tentar preservar a prótese (limpar a ferida operatória, sem retirar a prótese).
Quanto maior o tempo de infecção, maior as chances de falha terapêutica por foco mantido.
dotora gostaria de saber minha fratura foi submetida a praca e parafusos a perna se entra com ondulacoes e bolas sai muita secrecao agora bem suave mais a aparecia CHEIADE RELEVOS CACULOS BOLAS ME DEIUXA APRECISAO QUE SIGNIFCA ESTA INFECTADA OU E REJEICAO DE PRCAJA TA COM 3 MESES DE CIRUGIA
Boa noite. Eu não consigo emitir um parecer sem te examinar. Você precisa se consultar com um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários.