Você está aqui
Home > DSTs > Sífilis: Conheça os Sintomas da Doença

Sífilis: Conheça os Sintomas da Doença

Infectologista - Sífilis: Conheça os Sintomas da Doença
Compartilhe

Sífilis Sintomas: A Sífilis é uma Doença com Vários Estágios: Sífilis Sintomas – Sua evolução, quando não tratada, consiste em várias fases sintomáticas, entremeadas de fases assintomáticas. Mesmo durante a fase assintomática, a sífilis pode ser transmitida.

Sífilis Sintomas: A Sífilis é uma Doença com Vários Estágios

É importante ter em consideração que as pessoas não são iguais e muitas podem não observar nenhum sintoma, e ainda assim estar com a doença. A única forma de se ter certeza, é realizando exames específicos.

Aqui trataremos os sintomas típicos que podem ocorrer de acordo com cada fase da Doença.

Fase Primária

A bactéria causadora da sífilis se chama Treponema pallidum. Quando o material contaminado pelo treponema (fluidos sexuais, sangue, lesões cutâneas ricas em treponema) entra em contato direto com o corpo humano, a bactéria entra no organismo penetrando pela mucosa (região genital, anal ou oral) ou pelo tecido celular subcutâneo, através de microlesões na pele.

Entre 10 a 90 dias após o contágio, surge uma úlcera na região por onde a bactéria penetrou. Esta úlcera recebe o nome de úlcera sifilítica ou cancro duro. Veja abaixo as características da lesão Sifilítica ou cancro duro:

  • Lesão Erosada (úlcera) medindo 1 a 2 cm, fundo liso, brilhante, limpo e bordas endurecidas (daí o seu nome);
  • Geralmente é única;
  • Não Dói, a não ser que tenha uma outra infecção local associada;
  • Não Coça;
  • Não Arde;
  • Não tem Pus.
Cancro duro - Sífilis primária
Cancro Duro – Sífilis Primária

Durante essa fase também podem aparecer linfadenopatia (múltiplos Carocinhos) que pode estar localmente (por exemplo, inguinal) nos dois lados ou de forma generalizada e geralmente não doem.

A lesão primária desaparece espontaneamente (sem nenhum tratamento) após 3 a 6 semanas.

Fase Latente Precoce

Logo após a Fase primária, a pessoa fica totalmente assintomática, mas segue transmitindo a doença.

Fase Secundária

Se preferir assistir ao vídeo sobre sífilis diretamente no youtube clique aqui

De 6 semanas a 6 meses após o aparecimento da lesão primária, cerca de 25% das pessoas não tratada desenvolvem sintomas de fase secundária da sífilis que pode ser vários:

  • As lesões cutâneas da sífilis secundária geralmente aparecem em todo o corpo mas principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés (isso é muito característico, pois geralmente outras doenças com lesões parecidas não pegam essas duas regiões). Elas podem aparecer como manchas eritematosas (roséolas) ou pápulas (lesões elevadas) de cor vermelho-acastanhadas.
Sífilis-Sintomas - Lesões cutâneas - Sífilis secundária

Locais de Atendimento Infectologista SP

Sífilis Sintomas – Lesões cutâneas – Fase Secundária
  • Linfadenopatia Generalizada (carocinhos em todo o corpo);
  • Dores nas Articulações (juntas);
  • Febre Baixa;
  • Mal Estar;
  • Anorexia (Perda de Apetite);
  • Dor de Garganta;
  • Mialgia (Dor Muscular);
  • Perda de Peso;
  • Cefaleia (Dor de Cabeça);
  • Adinamia (Cansaço);
  • Alopécia (Perda de Cabelo), especialmente na cabeça e parte distal das sobrancelhas.
Sífilis Sintomas - Alopecia sifilítica - Fase secundária
Sífilis Sintomas – Alopecia Sifilítica – Fase secundária

Além disso, nessa fase podem ocorrer inflamações em várias partes do corpo, como:

  • Olho
    • Uveíte
    • Pode Levar à Perda da Visão;
  • Rim (Nefrites, etc);
  • Estômago
    • Úlceras ou
    • Lesões Infiltrativas Extensas;
  • Músculo e Ossos
    • Inflamação das Articulações,
    • Osso,
    • etc.;
  • Fígado
    • Hepatite;
  • Cérebro
    • Meningite,
    • Infartos Cerebrais
    • ou Derrames;

A Fase Secundária, dependendo de sua apresentação, pode melhorar mesmo sem o tratamento e a pessoa entra novamente em Fase de Sífilis Latente.

Fase Latente Tardia

É o período em que a pessoa infectada se mantém sem sintomas logo após a fase secundária, ou mesmo naqueles que não apresentaram sintomas, possuem mais de 1 ano de Infecção. Se a pessoa não for tratada, essa fase pode durar vários anos ou poucos meses até que se Iniciem os Sintomas da Sífilis terciária.

Fase Terciária

Aproximadamente de 25 a 40% das pessoas infectadas pela sífilis e não tratadas desenvolverão alguma complicação proveniente da sífilis terciária. Isso geralmente ocorre de 1 a 30 anos após a infecção. Os sintomas dependerão do órgão afetado:

  • Sífilis cardiovascular (inflamação das artérias, levando ao rompimento dos vasos, falência do coração, infarto);
  • Goma sifilítico (granuloma em ossos, pele ou outros órgãos);
  • Doenças Neurológicas.

Fontes:


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

105 thoughts on “Sífilis: Conheça os Sintomas da Doença

  1. 6 dias após suposto contato com o treponema, duas lesões moles, com placas definidas ao redor apareceu na lateral da minha língua. 4 dias depois, desapareceu. Pode ser sífilis? Esse período de tempo é característico da infecção?

  2. bao noite doutora,
    estou tratando sifilis e tomei 2 toses mas algumas feridas vem aumentando
    gostaria de saber se praticar relações sexuais protejido aumenta a resistencia das baterias??

  3. Dra, tenho sifilis tratei era 1/256 e foi pra 1/64. Mas quando tratei por ignorância minha me masturbei lavei a mão bem e enxuguei 10 da manhã. Mais 11 horas eu fiz xixi sem ter lavado o pênis quando me masturbei e depois q fiz xixi não lavei a mão. Meio dia almocei na casa da minha tia e tinha suco numa garrafa e eu me servi. Isso é risco pra outras pessoas que também tomaram aquele suco?

  4. Boa noite, tenho uma dúvida. a pele do meu corpo (barriga, ao lado das custelas, pernas) está descamando, mas nas mãos só tem uma pequena parte descamando, e nos pés não tem nada. E eu não estou sentindo nenhum sintoma, isso pode ser sífilis?

    1. não são sintomas típicos, mas você precisa procurar um médico dermatologista para avaliar a sua pele e sempre é bom fazer teste de sifilis e demais infecções sexuais se houver historia previa de exposição.

  5. Olá!
    Dra. Keila, quero lhe fazer uma pergunta, Dra. tive uma relação sexual sem o uso do preservativo.
    -Após 36 dias da relação, fiz os testes rápidos no CTA, anti-hiv, para SIFLIS, hepatite B, e anti- hvc. Todos deram NÃO REAGENTES

    – Após 54 dias da relação , fiz no laboratório o VDRL, ANTI-HBS(SORO),Hbs-Ag(antigeno australina ), anti-Hcv(anticorpos). Todos NÃO REAGENTES
    Posso ficar despreocupado ?
    Desde já agradeço.

  6. Olá Dr, estou com coceira no corpo que se localizam nas coxas, nadegas, virilha e costelas. Isso pode ser sintomas de sífilis? Quando coço fico com alguns pontinhos inchados como se fossem espinhas.

    1. Existem exames que detectam o Treponema pallidum (bactéria causadora da sífilis) diretamente na lesão, seja ela uma úlcera (sífilis primária), ou lesão de pele (sífilis secundária).
      Sugiro que procure um medico para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários para chegar a um diagnóstico

  7. Uma pessoa com quem saí fez um teste rápido para sífilis e o resultado foi não reagente. Porém, trinta dias depois, um novo teste acusou reagente. Isso quer dizer que ela está contaminada? Penso que sim, a menos que o resultado tenha sido um falso positivo. Um VDRL foi marcado. Existe uma outra possibilidade que não seja infecção recente?

  8. oLÁ dra tive um nodolo no penis que identifiquei como cancro, mas só tive coragem de fazer o exame 60 dias depois , quando o nodulo já era muityo pequeno, o teste rapido de hospital para casos de siflis são confiaveis? O exame deu negativo e uma profissional que n sei discernir qual era, acredita que enfermeira, olhou e disse que realmente n era siflis? Gostaria saber ate que ponto é confiavel o teste rápido em um caso de diagnostico de sífilis

    1. testes rápidos em geral nos auxiliam muito no manejo do dia a dia, mas dificilmente descartam infecção em caso de resultado negativo. Sugiro que realize um teste de laboratório não treponêmio para VDRL ou RPR para avaliação de infecção por sífilis, independente das lesões.

  9. Dra meu.marido tá com manchas no começo do pênis na virilha no ânus.e agora na cabeça como se fosse caspas tô.muito preocupado pois não sara já vai fazer. Uns 2meses ele tá com o dedo da mão inchado e dor no corpo principalmente na nuca pra.virar a cabeça pf me responde o q pode ser

  10. Continuando04… Essas bolhas aparecem se alternando de a cada 15 a 30 dias, quando eu estouro-as e passo alcool elas cicatrizam rapidamente, mas de qualquer forma venho tendo que lhe dar com essa situação. Então eu lhe pergunto, Existem pessoas imunes a esta doença? Durante todo esse tempo, pra sorte da minha namorada, ela não contraiu… Por que não consigo me curar dessa doença? Já estou com medo de ter complicações de tanta benzetacil. Essa é minha situação, Obrigado, que Jesus a abençoe!

  11. Continuando03… Então cortei bebidas alcoólicas durante todo o tratamento, começamos a fazer sexo somente com camisinha, aliás até sexo fazemos pouco, pois isso aos poucos vai tirando o apetite e a vontade, já não sou mais o mesmo, me sinto desgastado psicologicamente depois dessa doença. Hoje faz mais ou menos 2 meses da última dose, mas infelizmente não me sinto curado, nascem bolhas no penis e proximo a base que coçam muito e algumas manchinhas na pele. Continua04…

  12. Continuando02… Tomei mais 2 doses uma em cada semana 1200/nadegas/2semanas. Novamente minha namorada fez o exame vdrl e deu negativo. E nisso já estávamos fazendo sexo sem camisinha a algum tempo. Por fim, após mais de 4 meses me vi obrigado realizar o exame novamente e pro meu desespero novamente o resultado vdrl foi de 1/4 e fta abs reagente. Minha namorada novamente vdrl negativo, então já sem muito animo fui tomar mais 3 doses de benzetacil 1200/nadegas/3semanas… Continua03

  13. Continuando…Minha namorada fez 2 exames vdrl em unidades diferentes, os dois deram negativo, complicou mais ainda minha situação. Passou-se 1 mês, repeti o exame vdrl que apresentava resultado 1/2. O médico me disse que eu estava curado, porém eu não sentia que estava, mas tentei me tranquilizar. com 3 meses após o tratamento fiz novamente o vdrl e já subiu o resultado para 1/4 em uma unidade e 1/8 em laboratório particular e o fta abs reagente, mais desespeiro. Continua02

  14. Olá Dra. Keilla Freitas, meus parabéns pelo site.
    A um ano atrás eu tive que realizar um exame VDRL para admissão em um trabalho e infelizmente fui surpreendido com o resultado positivo de 1/16, para o meu desespero. Procurei o médico expliquei a situação e ele me receitou uma dose de benzetacil 1200/nadega. Provavelmente eu já estaria com a doença a mais de 6 meses, que foi a data que tive relação com outra pessoa que não fosse minha namorada…Continua…

  15. Há um anos, mais ou menos, descobri que contrai a sífilis. fiz exames e cheguei a tomar 3 doses de bezetacil. agora esta surgindo manchas nas minhas mão. sera que vou ter que fazer esse tratamento de novo? O medico , na época, falou que sempre que fizer exames de sangue vai constar reagente pra sífilis mas que depois do tratamento não teria que me preocupar.

    1. Depois do tratamento você PRECISA realizar exames de controle para verificar se houve realmente uma cura. Uma vez curada a sífilis não volta, mas se houver nova exposição, a pessoa pode se reinfectar. e isso dá para ver pelos exames de sangue a través do aumento das titulações dos teste de tipo não treponêmicos como VDRL ou RPR.

  16. Boa Tarde?
    Eu tive sifilis a 14anos a traz, minha filha nasceu tbem com a doença, fez o tratamento ainda no hospital, tem possibilidade de voltar a doença novamente nela?
    Apareceu umas manchas avermelhadas em algumas parte do meu corpo e secou sendo que ficou meia esbranquiçada e ressecada, será que pode ser sifilis novamente

  17. Tive contato com uma pessoa soro que não sábia .que tinha .a 4 anos atrás.vários teste e deram negativo.o último foi 6/6/18.e também seu negativo.existe a possibilidade de Eu ter pego

    1. se você está perguntando sobre sifilis, a resposta está nesse link: https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-da-sifilis/
      Se você está perguntando sobre HIV, sua resposta está nesse link: Diagnostico de HIV: https://www.drakeillafreitas.com.br/como-fazer-o-diagnostico-do-hiv/
      Se persistir alguma dúvida, consulta um médico infectologista de sua confiança. Ele é o especialista mais indicado para te avaliar e interpretar os seus exames.

  18. Boa noite doutora,!!
    Gostaria de saber se a sífilis coça apareceu uns caroços no meu pênis como se fosse espinhas e coçando muito,
    Fui ao médico e a médica me indicou uma pomada não fiz até o momento nenhum exame de sangue pra ter certaza..
    Agradeço se tiver resposta.

  19. Boa noite, Dra Keila. Caso a pessoa possua o cancro duro causado pela sifilis na boca, é alto o risco de transmissão para pessoas que tiveram contato indireto, como compartilhamento de pastas de dente (a escova em atrito com a saida do tubo), talheres e copos (ja lavados)? A bacteria resistiria muito tempo fora do organismo?

    1. Não resiste muito tempo fora do organismo, mas o cancro é rico em bactérias e o contato direto, por exemplo no beijo é um risco importante. Já contato indireto vai depender da viabilidade da bactéria naquela dada situação.

  20. Estou com sífilis e me tratei mas tiver relação sem preservativos com meu marido e ele tomou uma dose sera que ele pode pegar?

    1. se vc está CURADA (já foi liberada pelo seu médico não há risco).
      o seu marido deve fazer exame para ver se ele é portador também, apenas se for portador da sífilis, mesmo se não tiver sintomas e que deve tratar cm a dose TOTAL de antibiótico de acordo a situação dele.
      Se você tratar e ele não, você poderá se reinfectar…
      Na dúvida,conversem com o infectologista de vocês e façam os exames e acompanhamentos necessários.

  21. Bom dia Dra. Tive uma relação desprotegida. Realizei os devidos devidos exames e deu tudo negativo após 18 dias. Porém 3 dias depois dos exames, apareceu um inchaço na cintura na região inguinal dos dois lados. Meu exame VDRL deu negativo.
    Posso estar com sífilis?

    1. Existe, exames específicos para se fazer o diagnóstico corretamente. Além disso, seus sintomas não específicos de sífilis. Sugiro que procure um medico para te avaliar pessoalmente e pedir os exames necessários para chegar a um diagnóstico

  22. Olá DRA: já tive sífilis , tomei todos as doses 3 semanas tomando 2 injeção , cada uma em cada nádegas . Gostaria de saber se um dia eu pegar de novo isso , poderia ir direto pra secundária ????

    1. Não tem relação.
      Como a infecção previa não causa proteção,m se tiver nova exposição, mesmo apos a cura da primeira, você pode se infectar novamente, mas ter tido uma infecção previa e curada não aumenta os riscos de complicações nas próximas, os riscos são os mesmos que tem qualquer pessoa infectada e que não se trata.

Deixe uma resposta

Top