Você está aqui
Home > DSTs > O Que Pode Interferir na Eficácia da PEP?

O Que Pode Interferir na Eficácia da PEP?

O Que Pode Interferir Na Eficacia Da Pep
Compartilhe
  • 12
    Shares

A PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é um método de prevenção do HIV, recomendada após qualquer tipo de exposição com risco significativo de se infectar pelo vírus. Esse método deve ser colocado em prática o mais rápido possível.

O esquema consiste no uso de medicamentos antirretrovirais no intuito de impedir a propagação e a sobrevivência do vírus no organismo, de modo a prevenir a infecção pelo HIV.

O Que Pode Interferir na Eficácia da PEP?

Ele é recomendado para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus do HIV antes, e tiveram algum risco de se contaminar pelo vírus. No entanto, há alguns fatores que podem interferir nesse esquema de profilaxia, como:

  • Tempo do início da medicação: é importante iniciar esse esquema o quanto antes, de preferência nas primeiras horas após a exposição. Mas se iniciado até 72 horas após a exposição, ainda há alguma validade no teste.
  • Perfil de resistência do vírus: se o vírus for resistente ao esquema proposto, ele não vai fazer efeito mesmo que a pessoa faça o uso correto. Nesse caso a pessoa não deve fazer a profilaxia com o esquema padrão, e sim com um esquema especial relacionado com o tipo de vírus que ela teve contato.
  • Interação medicamentosa: deve ser discutido junto com o médico Infectologista.

Quando Não Devo Iniciar a PEP?

Caso a pessoa dona do material biológico supostamente contaminado faça um teste rápido, e  resultado seja negativo, a PEP não é indicada para a pessoa exposta. E caso a pessoa exposta faça o teste rápido e o resultado seja positivo, também não deve iniciar a PEP.

É importante ressaltar que essa é uma medida de emergência, e não substitui o uso de preservativo durante as relações sexuais.

O médico Infectologista é o mais indicado para fazer o diagnóstico e acompanhamento da PEP, pois ele sabe como controlar possíveis efeitos adversos e lidar com qualquer tipo de dúvida ou complicação.


Compartilhe
  • 12
    Shares

8 thoughts on “O Que Pode Interferir na Eficácia da PEP?

  1. Doutora, a Pep está recomendada para um homem que teve contato oral com leite materno de uma soropositiva? Se esse contato ocorrer 5 dias após ele ter iniciado a Pep, ele precisará de outro coquetel?

  2. Boa tarde DRA Keilla. Sou Wagner moro em Belém, minha dúvida e o seguinta está acontecendo algo muito inusitado em relação ao HIV assim minha namorada engravidou no final do ano passado em dezembro em janeiro ela começou a fazer pré-natal tudo certinho então ela fez todos os exames certos os dois primeiros exames dela deram negativo pra HIV estava tudo ok, mais no 3 exames já perto pra ela ter o neném esse exame deu positivo pra HIV mais estou questionando pelo seguinte ela não se espos a nenhum

  3. Então Dra queria saber se a a possibilidade desse exame dela estarem errados e ter tido algum problema pós como falei ela teve nenhuma situação de risco nenhuma. Esse terceiro exame que ela fez e deu positivo ela fez no posto de saúde depois ela foi confirma em um centro especializado do SUS e deu positivo tbm. Mais mesmo assim já vi casos desse mesmo jeito e a pessoa não tinha nada ouve erro
    Então Dra o que fazemos pode ter a possibilidade dela não está com nada ?

  4. Olá Prezada Dra Keilla, tudo bem?

    É a primeira vez que tomo o PEP na minha vida. Peguei no SUS e tomei o PEP regularmente (dolutegravir sodico e fumarato de tenofovir desoproxila + lamivudina).

    Mas no 27o dia do PEP eu estive com uma prostituta e a camisinha estorou, infelizmente.

    Devo recomeçar o PEP e tomar os medicamentos do PEP por mais 28 dias?

    1. Não tem indicação de aumentar o tempo de profilaxia, mas tome esta exposição como a última exposição de risco para o tempo de janela imunológica e converse com o seu infectologista sobre a indicação de PrEP para você.

      1. Olá Dra. Keilla, você poderia explicar melhor porque não tem indicação de aumentar o tempo de profilaxia? É que uma médica me falou pra eu estender por mais 28 dias e já comecei a tomar. Então, posso pra parar esse novo ciclo do PEP que já estou seguro?

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top