
Conheça as Doenças Causadas por Adenovírus
Publicado: 01/04/2025
Atualizado: 02/04/2025
Publicado: 01/04/2025
Atualizado: 02/04/2025
Conteúdo
Adenovírus é o nome dado a uma família de vírus que pode infectar tanto humanos quanto outros animais, causando diversas doenças. Com mais de 50 tipos diferentes identificados, esses vírus são responsáveis por infecções que afetam, principalmente, o trato respiratório, mas também podem afetar os olhos, os sistemas gastrointestinal e urinário.
Continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre as principais doenças causadas por adenovírus, seus sintomas, suas formas de transmissão e medidas preventivas.
O adenovírus é um tipo de vírus altamente contagioso que pode causar infecções que afetam diferentes partes do corpo como sistema respiratório, digestivo, ocular e urinário. Esse agente viral pode ser transmitido facilmente pelo contato direto com secreções infectadas, superfícies contaminadas e, em alguns casos, pelo consumo de água ou alimentos contaminados.
Embora a maioria dessas infecções seja leve e autolimitada, em algumas situações podem ocorrer complicações graves, principalmente em crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico mais enfraquecido.
Os sinais da infecção por adenovírus aparecem entre 2 a 14 dias após o contato com o vírus, e o quadro geralmente dura alguns dias mas pode se estender por 3 a 4 semanas, conforme a manifestação e condições da pessoa infectada
Algumas das manifestações clínicas dos Adenovírus podem ser:
Manifestação bastante comum, em especial nas criança. os adenovírus podem se apresentar como::
Quando o adenovírus inflama os olhos, ocorre uma conjuntivite viral. Os sintomas podem incluir:
A conjuntivite viral é uma condição altamente contagiosa e se espalha facilmente em escolas e escritórios.
Alguns tipos de adenovírus podem afetar o sistema digestivo, causando gastroenterite. Os principais sintomas dessa condição incluem:
Essa doença é mais comum em crianças e pode levar à desidratação severa se não for tratada corretamente.
Infecções pelo adenovírus também podem afetar a bexiga, causando cistite hemorrágica e, consequentemente, sintomas como:
Essa condição, além de afetar crianças, pode ser percebida em pessoas com imunidade comprometida.
Em casos raros, o adenovírus pode atingir o sistema nervoso central, causando doenças graves como meningite e encefalite. Os sintomas incluem:
Sendo que pessoas com baixa imunidade têm maior risco de desenvolver essas complicações.
Uma pessoa contaminada pelo adenovírus, pode eliminá-lo de diversas formas e por um período que varia muito.
Dependendo do subtipo do adenovírus, quantidade de vírus na pessoa, condições de saúde da pessoa contaminada e manifestação da doença pela adenovírus, o tempo de transmissão varia de dias a meses. Podendo ainda ocorrer após a resolução do quadro ou mesmo em quadros assintomáticos.
A transmissão dos adenovírus pode ocorrer tanto por contato direto como indireto.
O contato direto se dá:
O vírus pode sobreviver por horas em objetos como celulares, brinquedos e corrimãos, dando a possibilidade de infecção por superfícies contaminadas.
Para evitar a infecção por adenovírus é imprescindível seguir algumas medidas, como:
Na grande maioria dos casos, o tratamento para o adenovírus é realizado apenas para alívio dos sintomas, uma vez que, atualmente, ainda não existe um medicamento específico para combater esse agente.
No entanto, realizar algumas medidas específicas pode ajudar a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação da pessoa infectada, entre elas podemos citar:
Em casos mais graves, como pneumonia ou infecções em pessoas com a imunidade comprometida, pode ser necessária a hospitalização para suporte respiratório ou outros cuidados específicos. Para saber mais sobre o adenovírus, não hesite em marcar uma consulta com seu médico infectologista de confiança.