Você está aqui
Home > Notícias > Hepatite Tem Cura?

Hepatite Tem Cura?

Hepatite Tem Cura?
Compartilhe

Hepatite Tem Cura? A hepatite é uma preocupação de saúde global, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. A condição afeta o fígado e pode ser desencadeada por diversos fatores, com isso, muitas pessoas se questionam se a doença tem cura e como é feito o seu tratamento.

A Hepatite

A hepatite é uma inflamação no fígado, Ela pode ser aguda ou crônica Dizemos que a hepatite é aguda quanto tem menos de 6 meses de evolução é crônica quando já ocorre há pelo menos 6 meses e que pode ser causada por uma variedade de fatores, infecciosas e não infecciosas.

Entre as hepatites de causas não infecciosas podemos exemplificar: medicamentosas, doenças auto-imunes, Toxinas, consumo excessivo de álcool. Entre as hepatites de causas infecciosas temos infecções que não atacam diretamente o fígado mas o corpo como um todo, hepatite transinfecciosa, e as infecções que atacam diretamente o fígado.

A forma mais comum de hepatite infecciosa que ataca o fígado diretamente é causada por vírus, sendo classificada em diferentes tipos: hepatite A, B, C, D e E. No nosso meio, a hepatite B e C são as mais preocupantes devido ao seu potencial de se tornarem crônicas e causarem complicações graves, como cirrose hepática e câncer de fígado.

Tipos de Hepatite

  • Hepatite A: Transmitida por contato fecal-oral, Através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Este vírus ataca o fígado de forma aguda e não se cronifica.
  • Hepatite B: É transmitida através do contato com sangue, fluidos corporais infectados ou de mãe para filho durante a gestação e parto. Pode ser aguda ou crônica e aumenta o risco de cirrose hepática e câncer de fígado;
  • Hepatite C: Transmitida principalmente através do contato com sangue ou fluídos corporais infectados. Também pode ser aguda ou crônica e em sua evolução crônica pode levar a complicações graves, como cirrose e câncer hepático;
  • Hepatite D: O vírus da hepatite D também se transmite por contato com sangue sangue ou fluidos corporais infectados pelo vírus ativo, mas só pode causar infecção em pessoas que já estão infectadas com o vírus da hepatite B, tornando-a mais grave;
  • Hepatite E: se parece bastante com a hepatite A quanto a forma de transmissão e evolução. Também não se cronifica e em geral tem uma evolução bastante benigna exceto quando afeta gestantes, especialmente no terceiro trimestre da gestação situação na qual existe sério risco de complicações sérias como falência hepática aguda e parto prematuro, quadros com alto risco de morte materna e fetal.

Os Sintomas de Uma Hepatite

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

Podemos dizer que os sintomas da hepatite variam de leves a graves e podem incluir fadiga, dor abdominal, perda de apetite, náuseas, vômitos, icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos), urina escura e fezes claras.

O diagnóstico e tratamento adequados são essenciais para evitar complicações graves da doença. Por isso, ao menor sinal, busque ajuda de um médico infectologista de sua confiança.

Hepatite Tem Cura?

Sim, a hepatite tem cura, dependendo do tipo de hepatite e do estágio em que se encontra. A hepatite tipo A é uma forma aguda da doença e geralmente se resolve por si só ao longo do tempo.

Para a hepatite B, medicamentos antivirais como os inibidores de nucleotídeos têm se mostrado eficazes no controle da replicação viral, reduzindo assim a carga viral e prevenindo danos ao fígado. Em alguns casos, a supressão viral sustentada pode resultar em cura funcional, onde a replicação do vírus é controlada mesmo após a interrupção do tratamento. Em outros, o paciente só possui o controle do vírus enquanto toma a medicação, tornando-se uma infecção crônica controlável mas sem cura.

Até poucos anos atrás, a ideia de cura para a hepatite viral de tipo C parecia um sonho para muitos pacientes. Mas os avanços em seu tratamento foi espetacular, Os medicamentos antivirais de ação direta contra hepatite viral de tipo C revolucionaram o tratamento, oferecendo altas taxas de cura, geralmente superiores a 95%. Esses medicamentos são altamente eficazes, bem tolerados e apresentam duração de tratamento mais curta em comparação com as terapias anteriores.

Desafios para a Cura

Apesar dos avanços no tratamento, ainda existem desafios significativos a serem enfrentados na jornada para a cura completa da hepatite. O acesso aos tratamentos, por exemplo, é um problema em muitas partes do mundo, com altos custos dos medicamentos sendo uma barreira significativa para muitos pacientes.

Para saber mais sobre as hepatites e seus meios de tratamento, não deixe de procurar um profissional da saúde capacitado para te instruir sobre o que fazer antes, durante e após o diagnóstico de hepatite.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 20 de nov de 2017 e Atualizado em: 11 de jun de 2024


Compartilhe

Não tenha vergonha do HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.
https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

5 thoughts on “Hepatite Tem Cura?

  1. Quando a pessoa entra e tratamento através de medicação da epatite b e interromper e o vírus volta a se ativo o que e feito nesse caso

  2. Olá Dra.
    tenho HBV, abaixo meus exames.
    Antigenio HBE – Negativo
    Antigenio HBs – Positivo
    anticorpo anti-hbe – Negaivo
    anticorpo anti-hvc – Negativo

    Em que fase está a doença?

    1. este exames não são usados para avaliar fase de doença nem é possível saber há quanto tempo se está infectado com estes exames. sugiro que consulte o seu médico para solicitar os exames pertinentes para tal.

  3. Boa tarde Drª,
    Eis o resultado do meu exame
    antigenio hbe – não reactivo
    anticorpo anti-hvc – não reactivo
    anticorpo hbe – não reactivo
    antigenio hbs – reactivo.
    Em que fase está a doença Dra. Há chances de me curar?
    Obrigado.

Deixe um comentário

Top