Você está aqui
Home > Infecção Viral > Tratamento da Chikungunya na sua fase aguda e crônica

Tratamento da Chikungunya na sua fase aguda e crônica

tratamento-da-chikungunya
Compartilhe
  • 41
    Shares

Tratamento da Chikungunya deve ser divido de acordo ao tempo de evolução da infecção

Tratamento da Chikungunya na fase aguda:

O tratamento da Chikungunya é sintomático e deve ser adaptado de acordo às características e gravidade dos sintomas de cada paciente, considerando as doenças pré-existentes e fatores de risco para complicações.

A finalidade do tratamento é controlar  febre, dor, desidratação e prevenir falência de órgãos e comprometimento funcional.

O tratamento analgésico tem o paracetamol como droga de escolha, devendo ser usado com cautela em pessoas com doenças hepáticas. A dipirona também pode ser utilizada para alívio da dor e febre.

Nos casos da dor refratária à dipirona e ao paracetamol, podem ser utilizados os analgésicos opioides como cloridrato de tramadol e codeína.

Remédios que não podem ser usados na fase aguda da infecção (fase de febre)

  • Anti-inflamatórios não esteroides (AINE)devido à possibilidade de dengue como diagnóstico diferencial.
  • Aspirina (AAS) – devido ao risco de síndrome de Reye  e de sangramentos.
  • Corticosteroides – devido ao risco de possíveis efeitos adversos.

Quando internar o paciente:

Pacientes que apresentam sinais de gravidade:

  • Acometimento neurológico,
  • Sinais de choque,
  • Instabilidade hemodinâmica,
  • Dispneia (falta de ar),
  • Dor torácica,
  • Vômitos persistentes,
  • Sangramento de mucosas,
  • Descompensação de doença de base,
  • Todo recém nascido com suspeita da doença.

Tratamento da Chikungunya na fase sub-aguda ou crônica:

A Dor do Chikungunya é uma das complicações mais frequentes da Infecção. Ela pode permanecer até 2 anos após a infecção.

Em pacientes com persistência das dores articulares, pode ser utilizado AINE oral por um período máximo de sete dias.

Indicação do uso de corticoides na dor pelo Ckikungunya:

  • Dor articular não responsiva a AINE e analgésicos,
  • Artrite importante.
  • Dor moderada a intensa,
  • Dor debilitante.

O uso de corticoides está indicado apenas nas fases sub-aguda e crônica da doença.

Qual corticoide usar:

A medicação padrão recomendada para uso oral é a prednisona, na dose inicial de 0,5 mg/kg por dia.

Se a resposta ao tratamento for adequada, deve-se continuar a prednisona na dose recomendada até a resolução total das dores articulares, com uma duração máxima de 21 dias, seguida de redução gradual da medicação.

Durante a fase de desmame, se a dor recorrer, recomenda-se retornar para a dose anterior e tentar repetir o desmame de forma mais lenta e gradual.

Quais problemas que o uso de corticoides podem causar?

iuso-ce-poijhsg

Os riscos podem ser a curto e longo prazo, locais ou sistêmicos e podem ser bastante graves.

Saiba mais aqui: O perigo do uso errado do corticoide

Os riscos do uso de corticoides aumentam de acordo à dose, do tempo de uso e ada suspensão abrupta do mesmo.

Por isso, apesar de poder ser comprado sem receita médica, o corticoide deve ser usado apenas sob prescrição e acompanhamento médico.

O que fazer com os pacientes que não respondem aos corticoides.

O manejo de pacientes deve ser feita por médicos com experiência no uso desses tipos de medicamentos:

  • Hidroxicloroquina,
  • Sulfassalazina (melhor resposta quando usada em conjunto com o Metrotrexate),
  • Metotrexate.

Existe um número limitado de publicações sobre o uso destas drogas na fase crônica de CHIKV e a maioria dos estudos incluiu um pequeno número de pacientes, com diferentes metodologias utilizadas.

A cloroquina tem algum efeito antiviral, mas não foi demostrado ser mais eficaz do que outros anti-inflamatórios no manejo da artralgia aguda e crônica pelo CHIKV.

O metotrexato tem sido amplamente utilizado, particularmente em pacientes que apresentam uma poliartrite sistêmica (dor articular generalizada).

O uso de qualquer medicação nessa fase deve ser muito bem acompanhada por um médico especialista.

Tratam-se  de medicações que podem trazer graves prejuízos à saúde se usados por pessoas não entendidas.

 

Fonte:  Medscape 

 


Compartilhe
  • 41
    Shares
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

165 thoughts on “Tratamento da Chikungunya na sua fase aguda e crônica

  1. Recebi o resultado da sorologia : chikungunya e ao telefonar para uma lista de 20 reumatologistas a consulta mais próxima é em 2 de junho!!!! Até lá o que fazer? Meus joelhos, pés e mãos doem demais! Estou a 18 dias dos primeiros sintomas e não tenho febre.

    1. Não é o Reumatologista que acompanha os pacientes com diagnóstico de Chikungunya. São os médicos infectologistas que devem fazer este acompanhamento.
      Dependendo da evolução, outras especialidade poderão ser necessárias, como especialista em dor (que podem ser anestesiologistas, neurologistas, fisiatras, etc) ou no caso da necessidade de uma imunossupressão maior para controle de sintomas, é que um médico Reumatologista pode ser uma opção. Mas o primeiro medico que deve ser buscado para este primeiro acompanhamento, é o INfectologista.

      1. Obrigada…tirou minhas dúvidas… Estou com chicungunya desde 23 março,tive 2 dias de febre, mas as dores continuam com freqüência… Não sabia que especialidade procurar… Obrigada e bom dia.

          1. Doutora me ajuda por favor estou com.dor a 2 meses fui ao medico me deram tramol para dor uma.enjecao no gluteo . Ja tomei ate beta 30 para a dor.por alguns dias mas ai volta as dores.no tornozelo e no meu pulso nas juntas dos meus dedos nao.aguento mais de dor.

          2. Dra, os primeiros sintomas da chicungunha comecei a sentir em 14/07/18. Estou em tratamento e na fase aguda da doença, pois se passaram apenas 4 dias. Mas o cansaço e fraqueza que sinto são enormes. O que faço? Parece que alguém roubou minhas forças. Pode me ajudar?

      2. Doutora a minha mãe está com 4 meses com a Chikungunya, já tomou muitos remédios, levei ela mês passado na UPA e suspenderam os corticoides, desde então ela mal anda e para levantar os braços é muito choro. Não sei o que fazer. Devo procurar um posto de saúde e tentar iniciar um tratamento? Nós somos de Fortaleza

      3. Agradeço pela explicação ,mas já estou indo pro terceiro mês e meu pé ainda está doloso é intortando e não sei o que fazer?

        1. Boa tarde. Não são todas as pessoas que permanecem com dores por longos períodos após a doença aguda. Mas se ainda sente dores, sugiro procurar um médico infectologista para avaliar a real necessidade de alguma conduta medicamentosa ou não. Um reumatologista também pode ajudar no controle das dores nessa fase da doença.

          1. Boa tarde D.ra minha mãe foi picada pelo o mosquito da chicongunha e sintir os pés e mãos formigando e o corpo fica gelado e começa a suar e sentir muito calor e fica sintindo uma fraqueza tão grande que só consequir levantar da cama com ajudar de duas pessoas .Ela já esta dois meses acamada.

          2. Sugiro que procure um médico infectologista para avaliá-la pessoalmente e pedir os exames necessários para poder tomar a conduta mais acertada para o caso dela.

    2. Estou com mais de 28 dias e o médico mim passou prpressiona tomar por 5 dias prednisona de de 20 ml 1 ao dia, depois passar a tomar prednisona 10 ml como não tem então tomã 2 de 5 ml por 5 dias ai passa a tomar 1 comprimido de prednisona de 5 ml 1 ao dia também por 5 dias ai vai 15 dias tomando

    3. Tomar bastante liquido Cha de canela e camomila com mel , caha de alho com limao , Tomar banho morno e adicionar sal grosso na agua e eucalipto, Massager as partes com dores. na hora do Banho comer sopa de frango e peixe, isso pode ajudar mais nao e cura por favor peca orientacao medica.Eu fiquei Bom sem remedio mais aqui acula ainda sinto uma dorzinha.

      1. Não são todas as pessoas que permanecem com dores por longos períodos após a doença aguda. Mas se ainda sente dores, sugiro procurar um médico infectologista para avaliar a real necessidade de alguma conduta medicamentosa ou não.

    4. Fisioterapia contribui muito nas dores articulares,e compressas de gelos nas articulações acometidas.abracos.

      1. Como o explicado na matéria, o mais importante para reduzir as dores é a desinflamação das articulações.
        Medidas como acupuntura e fisioterapia pode ser de grande ajuda associada ao tratamento de desinflamação.

    5. Estou com 45 dias estou fazendo um tratamento com remédios manipulados com querokina e outros melhorei muito mas tinha que voltar dia 30/06/17 , pois era o dia em que terminava remédio, como não tinha vaga ficou pro dia 07 deste. Acredite voltou todas as dores isso quer dizer que só estou bem se tomar is remédios . Que doença terrível.

  2. Estou com a chykuhgunha há 2 meses e se não tomo o dipirona, não consigo nem me levantar da cama, será quê preciso consultar um reumatologista?
    Obrigada. ( Estou tomando calcort e, 6 mg)

    1. Você precisa consultar um médico infectologista primeiramente. Para te avaliar e conduzir o seu caso. Ele julgará se é necessário uma abordagem de outras especialidades
      Att
      Dra Keilla Freitas.

  3. Estou há 8 dias com essa doença e tenho diariamente repetidas náuseas. Tendo sempre que tomar medicação. É normal? Quando isso passa?

    1. Sim, isso pode acontecer, apesar do mais comum após as fase aguda serem as dores articulares…
      O tratamento é com sintomáticos, mas o medico infectologista debe avaliar a indicação de outras medicações para diminuir as crises.

  4. Queria ter recebido essa matéria a tempo de salvar minha mãe, os médicos a tratava com desdém e simplesmente diziam,e2assim mesmo, sabe tipo cm se ela fosse obrigada a se acostumar com as dores, ficou tomando predinozona por 6 meses e só descobrimos que era errado um dia antes dela falecer quando o médico da UPA o único que a atendei como doente dessa desgraça que nos estamos permitindo que.se alastre, disse que jamais um médico em sã consciência deveria ter orientado isso encaminhou uma carta detalhando que ela deveria ser tratada cm doente mas.ja.foi tarde.

    1. Sinto muito. Foi uma pena tudo o que sua mãe passou.
      É uma doença que tem desafiado muito a classe médica, pois é de difícil controle…
      A principal forma de prevenção ainda é o controle do mosquito Aedes.

      1. Tive essa chikungu haha dois anos e agora estou novamente só que agora só pegou nos ossos e na articulação o que devo tomar ou beber para aliviar as fortes

        1. Você precisa se avaliar com um médico infectologia de sua confiança para te avaliar pessoalmente, fazer os exames pertinentes e indicar as estratégias necessárias e que melhor se encaixam para você

    1. Eu tive a chikungunya há quase um ano (faz agora dia 14/05/2017). Estou com suspeita de sindrome do tunel do carpo. E aparece eu um cisto na minha mão. Ainda sinto dores nos punhos e pés.

  5. Tive essa doença em junho do ano passado e desde lah então não consigo jogar(sou jogador de futebol) como antes pois as dores nos tornozelos incomodam muito….a minha solução foi tomar tandrilax e até que faz efeito sim mas tenho muito medo dos riscos,pois já tomei por muito tenpo

  6. Dra. Estou a 2 meses com essas dores nas articulações, eu tomava profenid enterico cetoprofeno, aliviava mas voltava, fui ao reumatologista e passou o Reuquinol, mas não estou sentindo melhoras. O que fazer. Continuo tomando o Reuquinol???

    1. Não tem um tempo máximo nem dose máxima. Mas quanto maior a dose e tempo, maior a imunossupressão, além de varias outros problemas que o corticoide em altas doses e muito tempo podem causar como edema, obesidade, aumento da pressão arterial, aumento da glicose no sangue, etc. POr isso que o médico deve avaliar a sua resposta e o tempo para retirá-lo ou até memso, introduzir outras medicações para as dores

  7. Matéria MT bem feita. Obgda pelas informações..
    Estou tomando predissona, qual o limite máximo de dias?
    Mtttttt obgda!

  8. Olá! E com relação aos pacientes serem encaminhados para a fisioterapia para tratar as dores articulares após a fase aguda, tem alguma contra indicação? Qual sua orientação? Obrigada!

  9. Estou grávida de 10 semanas,tive a doença no início da gestação,e há mais ou menos 15 dias as dores voltaram.O que eu posso tomar p aliviar.

    1. Você precisa procurar atendimento médico para te avaliar e acompanhar mais de perto. existem alguma opções para as dores que podem ser usadas em gestantes como a própria prednisona, mas por favor, não se automedique , principalmente com este tipo de remédio cujas doses e tempos mudam tanto e podem ter tantos efeitos colaterais se usados de maneira incorreta.

  10. Já faz um ano q tive essa doença, pensei q tinha ficado boa depois de 6 meses sem sentir dor, agora tem dia q não aguento andar com tanta dor nas articulações dos pés. Isso ainda e da doença? E só melhoro se tomar analgésico em diploma e nem paracetamol me serve.

    1. Em algumas pessoas, os sintomas da fase crônica da Chikungunya, principalmente as dores, podem demorar até 2 anos após a fase aguda. Sua característica é de recidivas, ou seja, pode melhorar e depois de um tempo voltam.
      Sugiro que procure um médico infectologista para que possa avaliar a melhor estratégia para o controle de seus sintomas, além de avaliar se existe alguma outra causa que pode estar contribuindo para este quadro.

  11. Parabéns pelo seu excelente artigo.
    Eu estou com sinais de choques nas juntas dos dedos das mãos, sem poder fazer esforço até para usar o garfo e faca, escovar os dentes etc., pois sinto choques. Então, diante disso, peço por favor que me informe se realmente há necessidade de eu ir me internar, conforme sua recomendação no seu artigo. Se afirmativo, favor informar qual a razão/motivo e as consequências se eu não for me internar. Tenho 73 anos de idade e estou acometido com o vírus da Chikungunya desde o dia 08.04.2017.
    Fico no aguardo de suas noticias e orientações. Agradeço desde já pela sua atenção e ajuda.

    1. Bom dia.
      A indicação de internação para controle de sintomas são condutas médicas que devem ser tomadas após avaliar o paciente pessoalmente pois isso deve ser avaliado caso a caso.
      Nos casos crônicos, geralmente a indicação de internação é para controle de sintomas quando as medicações orais não estão fazendo mais efeito ou não podem ser usadas. também dependendo dos casos pode ser indicado a internação para melhor controle de doses de remédios.

  12. Estou com essa praga desde do dia 11/05/2017 …desde este dia não consigo dormir à noite de tantas dores….eu não aguento mais tantas dores nas minhas articulações…principalmente nas minhas mãos does com inchaço e formigamento….
    Doutora é vdd que quem tem essas doença não pode mais ter filhos…ou deve evitar engravidar por um certo período?

    1. Desde 7 de abril que comecei com os mesmos sintomas de dengue, mas fiz vários exames e todos deram negativo. essa semana fiz sorologia para chiku. mas sinto muitas dores nas articulações os dedos inchados, os pés.já passei da fase critica. viajei para fortaleza onde está tendo surto da doença. e a única alternativa ta sendo a acunputura na orelha com grão de mostarda. alguns pacientes tiveram bons resultados até voltando ao trabalho. seria possivel aliviar as dores?

  13. Dra. Boa tarde. Estou com a chikungunya desde 31/03/2017. Fiquei sem andar. Muita febre, enchada, dores em todo o corpo e acho que afetou até o meu neurológico. Entrava e saída dos hospitais. Fiquei logo muito roxa por conta do soro na veia que era difícil pegar. Quando peguei a doença estava fazendo tratamento para alergia a medicamentos. Tive que parar e até hoje estou somente com água de alho e esperando o resultado do exame que, infelizmente ainda não saiu. Ainda de cama, quando faço qualquer esforço fico toda enchada e com muitas dores. Ainda não consigo me vestir sozinha. Já estou na fase crônica. Articulações enchadas visivelmente e muito quente também. Estou esperando o resultado do exame para poder ir ao reunatologista, agora não é mais reunatologista e sim infectologista. Até lá o que devo fazer?

    1. Se o diagnóstico se confirmar o infectologista pode te auxiliar ou encaminhar para o reumatologista dependendo do tratamento e da experiência do infectologista.
      Mas medidas analgésicas já devem ser tomadas. avalie com o seu médico

  14. Por favor me tira uma dúvida. Esses exames laboratoriais para saber se é a chikungunia comprovam realmente que vc tem esta doença? . Digo isto porque ja fiz dois desses e sempre dar inferior a 0,8 e o médico ja me falou que o que eu sinto são ja sintomas da doença. Pediu que eu tomasse dipirona quando sentir a dor ou posso tomar até 6 comprimidos por dia. Eu tenho alguns sintomas da doença. Tive febre no começo. Agora eu sinto muita dor nas pernas,principalmente na esquerda. Os pés incham e geralmente a noite fica mais vermelho. Dar muita coceira no corpo e nas pernas ,costas e braços onde dói mais. Na emergência da Unimed me encaminharam a um reumatologista. Mas acho bem improvável que isso seja casos de reumatismo.Eu tenho 24 anos. As vezes só de pegar no corpo ja dói.desculpe pela mensagem ser tão grande. Agradeço se der uma sugestão.

      1. Dra. Keilla Freitas, minha sogra ja esta com esta doença desde fevereiro, esta acamada com os tornozelos inchados ela não consegue se levantar, gostaria de saber se não tem algo que toma para que ela melhore, pois, acho que uma pessoa ficar de cama assim por muito tempo acaba aparecendo outras doenças e afetando os órgãos internos, o de devo fazer, será que ela deve se levantar mesmo não aguentando de dores?
        Me de uma solução ela mora no Ceara e eu estou longe não tenho como ajudar.

      2. Vou fazer isto mesmo. Já estou doente assim a um mês. Ainda to mancando. Nessa doença ,sempre tem um lugar onde dói mais? .Tipo.Eu sinto mais dores na perna esquerda .não dizendo que nas outras articulações eu não sinta. Obrigado pela sugestão de ir ao médico.

  15. Doutora e demais boa noite! Em julho/2016 tive um quadro avaliado como dengue com fortes dores nas articulações e muita febre, porém, nenhum teste laboratorial foi administrado, em setembro/2016, tive uma inflamação na articulação do joelho que perdurou até final de dezembro e do nada sumiu, no meado de janeiro/2017 comecei a sentir dores na articulação do quadril, lembrando que em nenhum momento tive impacto nesses locais aparece do dia para noite, está até hj muitas dores. Gostaria de saver mesmo após a fase primária da doença, no caso hj conseguiria fazer algum teste que contataria que essas dores são provenientes da FC? Desde já agradeço pela vossa atenção!

  16. Estou há um mês com a doença , comecei a tomar corticoide e reuquinol, estava me sentindo bem , mas agora diminui a dose do corticoide por recomendação médica de 10 p 5mg .Notei que depois disso as dores voltaram, tipo uma recaída . Não sei mais o que fazer, pq nem os antiflamatorios estão servindo. Muito difícil tratar essa doença .

  17. boa tarde! meus exame deram o seguinte antivorpo ant chikugunya (igG/Igm) anticorpo ig G 2,5 e IgM: 4,9 O QUE SIGNIFICA? só conseguir consulta com reumatologista para agosto.. desde já agradeço.

    1. a interpretação dos resultados dos exames deve ser avaliada pessoalmente por um médico pois além da interpretação do resultado do exame (de acordo aos valores de referência) a avaliação da historia clinica e quadro atual devem ser considerados para estabelecer o diagnóstico corretamente.

  18. Estou com a chikungunya a 11 meses. E muitas dores nos músculos como se fosse caimbras. O que devo tomar para aliviar as dores

  19. Parabéns pela matéria. Primeira que leio e vejo que tem informações completas e esclarecedoras. Estou com chikun, desde dia 1 de maio. Só tive febre dois dias. Mas as dores nos pés, mãos, ombros continuam, e acordo quase sempre com as mãos e pés inchados, e ha uma semana dói também atrás dos meus joelhos. Difícil conviver com isto. Se puder acrescentar alguma informação sobre o meu caso que não tenha sido falado na matéria, eu agradeço.

  20. Olá Dra Estou com a doença há um mês…muitas manchas pelo corpo..o médico receitou antialérgico porém elas Ainda não sumiram…em média quanto tempo o corpo fica com as manchas?

    1. Varia de acordo a cada caso. Também deve se considerar a gravidade, o diagnóstico diferencial e outras condições da proópria pessoa que podem piorar o estado como alergias pregressas, uso de algum tipo de medicamernto ou exposição ao sol.

  21. Dra Keilla quero ter mais um filho gostaria de saber se há riscos de transmissão ou ter algum problema com ele  sendo que fui diagnosticado há 02 anos atrás e ainda sinto os sintomas muita dor nas articulações .
    Outra dúvida eu não estou aguentando trabalhar, tem como afastar pelo Inss por conta da Chikungunya ?

  22. Oi, minha mae estar com a chikungunya, mas no caso dela eh bem mais complicado, ela tem problema de intoxicacao com remedio, ela nao pode tomar remedios, principalmente remedios para dores, inflamacoes e coisas do tipo, nesse caso, ela poderia tomar algum tipo de alimento que poderia melhorar isso? Melhorar essas dores. Ainda esta com cerca de 2 meses que ela pegou a doenca, mas ela sente dores, e muito inchasso, so queria mesmo saber se teria algum tipo de alimento que poderia melhora essas dores, ja que nao pode tomar remedio nenhum… Obg… Espero a resposta…

  23. Tenho chikungunya a 2 anos e meio. Obviamentenao o virus e sim suas conseuqencias, isto é inflamacoes. As dores insuportàveis duraram 1 ano e meio, sò entao comecaram a melhorar.
    usie todo tipo de remèdio, inclusive natural. Nada adianta, ou melhor, adianta atè qseu efeito passe, daì as dores muitas vezes voltam ainda mais fortes.
    HJ estiou 75% melhor. acredito q em breve passa.
    os medicamentos mais ùteis foram injecoes de corticoide e dipirona na veia. Ambos sao perigosos mas era o q me aliviava. Os corticoides devem ser tomado com acompanhamento de um mèdico e ter muito cuidado na retirada.
    Acumpuntura ajuda um pouco e Cloruro de Magnesio tb, mas nada comparado as injecoes
    melhora a todos.
    Dra. esse artigo foi o melhor q jà li, e olha q leio em espanhol e lia desesperadamente tudo o q encontrava para tentar sarar.
    A homeopatia nao surtiu nenhum efeito comigo

  24. Após 1 ano e 6 meses sem diagnóstico por exame ainda há possibilidade de fazer exame para diagnosticar a chikungunya?

  25. Dra Keilla, posso fazer uso de
    antibióticos amoxicilina para tratar a garganta infeccionado tendo
    usado Permese para chicungunya?

  26. Bom dia!
    Dra. Keilla eu já estou com mais de 06 meses que sofre com chicungunya tive muita febre, ate hoje sinto muitas dores nas juntas punho dedos, nos pês, eu não consigo andar calçado direito, quando ando próximo de mil metros os pês parece que esta eixando o que devo fazer?

  27. Doutora,
    Meu filho teve um derrame no pericárdio que resultou no acúmulo de líquido envolto do coração que segundo os médicos provocaram impossibilidade de batimentos corretos. Tudo começou com dores articulares, no tórax e outras partes do corpo. Foi necessário a introdução de uma sonda para retirada do líquido que totalizou 1,5 litros. Um exame detectou chincungunhya que foi combatido com anti-inflamatório e antibiótico, O vírus pode causar isso?

    1. A Chikungunya pode causar inflamação em todo o corpo o que pode dar varias complicações: entre elas, descompensação cardíaca ou miocardite, falencia respiratória, falência renal. hemorragia, hepatite, meningite, artrite.
      Não dá para dizer se tem relação estes dois eventos mencionados especificamente estando a distância e sem conhecer melhor o caso.

  28. Eu descobri agora que tive chiku em final de.fevereiro 17. Dores choques insuportáveis da cintura para baixo parte posterior do corpo. Parece que todos os netinhos e músculos são choque e se contraem. Estavam tratando como coluna artrose. Tomei dexa cotoneurim inj nada adiantava. Tomei paracetamol melhora bastante. Vou ao.posto de saúde está semana. Tenho estratos. Como posso tomar o.paracetamol?

    1. o controle da dor pós chikungunya deve ser orientado e acompanhado de perto pelo médico, pois, uso continuo de paracetamol por muito tempo, mesmo em dose adequada segundo o orientado em bula, pode ter toxicidade para o organismo. O mesmo vale para outros analgésicos e anti-inflamatórios.

  29. Olá Dra! Obrigada pelas informações!
    Minha mãe está com suspeita de chikungunya. Febre baixa e muitas dores articulares e muscular. Os exames ainda não ficaram prontos.
    Um dos joelhos está extremamente inchado e com muita dor.
    Minha pergunta é: Para o alívio do joelho, o ideal é compressa fria ou quente?

    1. Isso deve ser avaliado e orientado por um profissional pois a indicação, forma de fazer, frequência e tempo vai depender do objetivo e de cada paciente.
      Quanto o objetivo é desinflamar, usamos compressa fria, quando o objetivo é ajudar a drenar uma infecção, usamos compressa quente.

      1. Muito obrigada!!!
        No caso dela, as dores no corpo melhoraram e o joelho continuou extremamente inchado, com uma dor que não a deixa movimentar. Foi numa emergência ortopédica e fez punção. Tirou mais de 50 ml de pus amarelo.
        A chikungunya pode levar a esse quadro ou já se pode afirmar que não foi chikungunya?

  30. Boa tarde,eu comecei a passar mal sexta feira passada acordei c muita dor e daí p cá só piorou n consigo ficar sentada,em pé n tem posição q eu deite q eu n sinta dor.meus olhos doem demais parece q t pegando fogo,é todos os dias acordo d madrugada molhada d suor,n consigo engolir a comida,a sensação que eu tenho é que meu pescoço t inchado p dentro e qd consigo engolir n sinto o gosto.esse isso q liga minha cabeça a coluna está inchado.e sinto dor d cabeça demais…

    1. Alguns pacientes que foram tratados da febre chikungunya desenvolvem quadros de dor crônica. Se este for o seu caso indico realizar uma consulta com um médico especialista no tratamento da dor.

  31. Boa noite, Estou com chikungunya a um ano e dez dessa maldita doença sofrendo muito, são dores inflamações em todas articulaçoes.Começou pelas mãos e pés, agora está em todas articulações fui em varios medicos: Clinico, ortopedista, reumatologista e infectologista> fiz varios exames e deu chikungunya, tomei varios remedios passa no periodo que tou tomando depois volta tudo de novo. e tanta dor que ja tive vontade morrer. Gostaria de saber se você realmente tem certeza que a essas dores vão passa

    1. Boa tarde. Não poso emitir um parecer sem examiná-la. Sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para que possa analisá-la pessoalmente e solicitar os exames cabíveis para seu caso.

  32. Dra não tenho certeza mais acho que estou com chikunguia pois no dia 05/01/2018, amanheci com o lado do meu olho direito bem vermelho parecia até que tinha tido uma hemorragia e durou por alguns dias, comecei a sentir dores nos braços principalmente cotovelos e mão e começou aparecer um meu corpo umas bolhas como se fosse ferruada de mosquito depois sumiu ai depois de alguns dias essas dores aumentaram e foram para joelhos e pés aí meu joelhos e os tornozelos ficaram inchados mais nunca febre

  33. Ah ainda tive também umas bolhas vermelhas que surgiram nos meus pés dentro da pele e doía muito comecei a tomar profenid enterico e foi o que desinflamou é quando paro de tomar o remedio as dores voltam mais não fiz nenhum exame para ter certeza se é chikunguia por que não tive febre o que vc me diz Dr.

  34. Fui ao pronto socorro com sintomas de chicungunha, dor nas articulações, febre baixa, manchas vermelhas e com coceiras na pele. O médico me indicou soro com dipirona sódica, dexametasona via oral. Porém, não quiz tomar o dexametasona por se tratar de um medicamento com corticosteróides, neste artigo vi que este medicamento só deve ser indicado nos casos mais graves (não sendo este meu caso). Estou correta?

    1. Boa tarde. Corticosteroides não podem ser usados na fase aguda da infecção (fase de febre). Este medicamento está indicado apenas nas fases sub-aguda e crônica da doença.
      A pessoa mais adequada para dizer qual medicamento utilizar é o médico que está acompanhando seu tratamento. Lembrando que o médico especialista para o acompanhamento de pacientes diagnosticados com Chikungunya é o Infectologista.

  35. Bom dia.Dra.uma pessoa diabetica de mellitus tipo 01 que ainda nao sabe se esta com a chinkunguya pode ter grandes riscos na sua saude?Quais sao os riscos?

    1. Boa tarde. A Chinkunguya já é um doença grave por si só, porém pode gerar complicações com doenças associadas, como no caso de diabete mellitus. Mas isso depende muito do paciente em questão. Essa pessoa deverá ser examinada pessoalmente por um médico infectologista, para solicitar os exames cabíveis para o caso e fazer o acompanhamento durante todo o processo.

  36. Tive chicungunya a 6 meses, continuo com dores nas articulações sendo q moderadas. Fiz tratamento com corticóides mas só melhorava qdo tomava, aí larguei de mão. Comecei um tratamento com um microfisioterapeuta me sentir bem melhor e hj tomo tbm cloreto de magnésio PA, dois por dia em jejum . Melhorei bastante consigo fazer todas as atividades de casa e até dirigir. Faço massagem cinco vezes por semana no corpo todo, ajuda bastante nas articulações . Estou levando uma vida quase q normal.

    1. Boa tarde. Agradeço seu comentário.
      O médico que faz o acompanhamento da Chikungunya é o Infectologista, mas em alguns casos outras especialidade poderão realmente ser necessárias, como especialista em dor (que podem ser anestesiologistas, neurologistas, fisiatras, etc).

  37. Dra, minha mãe estava com dores intensas nas articulações já a 2 meses, e só agora fez o exame de sorologia, o médico passou só dipirona pra dor, mas as dores estão mto fortes, virilhas, ombros , punhos , braços , pernas, costas, mtas dores, tem algum momento que essas dores cão começar a ceder, pois já não sabemos mais o q fazer.?? Obrigada

    1. Boa tarde. Não consigo emitir um parecer sem avaliá-la pessoalmente. Caso tenha interesse, estou à sua disposição. Basta ligar para o telefone (11) 2533 0292 ou pelo WhatsApp (11) 96338 2866 e agende uma consulta. Será um prazer recebê-lo.
      https://www.google.com.br/maps/place/Dra.+Keilla+Mara+de+Freitas+-+Consult%C3%B3rio+de+Infectologia/@-23.6020032,-46.6565661,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x94ce5a19c5c5b82f:0x4b974edcf8286daf!8m2!3d-23.6020081!4d-46.6543774

  38. Apos dois anos da chikungunha, tenho sentido sensação de formigamento nas mãos e os cabelos caem bastante. Esses sintomas podem ser dessa doença com o passar dos anos?

    1. Podem sim, mas tem que ver outras causas que podem estar contribuindo para isso, especialmente a queda de cabelo. sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança e faça uma avaliação pessoalmente.

  39. Bom dia! Excelente explicação! Com 5 dias de sintomas eu fui ao médico na hora tomei uma injeção de dipirona e na receita ele mandou tomar dipirona 1g, prelone 20mg e esalerg por 5 dias. Já estou medicada a 7 dias e o q persiste são as dores nas articulações. Saude publica é uma lástima, não quero ter q voltar. Estou mantendo só o dipirona 1g de 6 em 6hs pra amenizar a dor, pois quando não tomo a dor é insuportável.

  40. Boa tarde, estou há 2 anos e meses com a chicungunya, sinto dores fortes nas articulações, muscular e tendões já fiz uso de antiinflamatório e acupuntura, mas com poucos dias às dores volta , tenho 56 anos fazia atividades físicas hoje não faço mais devido a tantas dores. Peço a senhora que me oriente. Resido em Patos Paraíba.

  41. Dra boa tarde, minha sogra mora em Uberaba e foi diagnosticada com chicungunha a 13 dias gostaria de saber se tem algum risco ela viajar pra Campinas SP ? pois aqui seria melhor cuidada por nos.

  42. Doutora peguei a Chikungunya em Julho de 2016, o médico neurologista tratou como fibromialgia, fiquei internada 12 dias, até que meu marido assinou minha alta, o resultado do exame chegou e passei a tratar com o Reomato, porém sinto dores ainda. Hoje meu exame de sangue deu alterado, estou bastante gripada, o médico diz ser h1n1 ou h3 n2., meu tornozelo , dedos e pulso estão doendo demais.
    É comum?
    Eu li os comentários anteriores de tratar com infectologista, devo ir ao infectologista?

    1. Para emitir algum critério a respeito específicamente do se caso precisaria te avaliar pessoalmente.

      Se ainda tem dores e estão evoluindo com piora. Sugiro procurar um infectologista de sua confiança para te avaliar.

  43. Tem perigo de ter meningoencefalite com mais de 1 mes que contraí chikungunya?
    Posso fazer cirurgia de pálpebras na fase crônica da doença mesmo sentindo dores ainda?

    1. A principio não existe uma contra indicação clara, mas converse com o seu médico infectologista que o acompanha para te orientar pois ele sabe os seus problemas de saúde e quais remédios está tomando.

  44. Fiz sorologia pra Chikungunya com 7 dias dos sintomas, não acusou nada. Estou agora com 2 meses e 13 dias em tratamento. Gostaria de saber se ainda posso fazer a sorologia pra confirmar realmente essa doença?

  45. Boa tarde, gostei muito dessa matéria, é fácil de entender e muto esclarecedora. Fui diagnosticada com chicuncunhya há 30dias e desde então venho sofrendo com dores insuportáveis. Queria saber se posso tomar prednisona, sou hipertensa e tenho arritmia cardíaca, mas tomo os remédios certinhos. Os médicos da UPA só dizem pra tomar dipirona e não adianta nada.

  46. Boa Tarde!Estou em Tauá no Ceará e à dois anos e seis meses com chikugunia,muitas coisas apareceram como dores nas articulações e etc.O que me deixou confuso é dores na cervical,agora meu pescoço na lateral e direita essesas veias doem como tivesse um caroço,melhora volta novamente é sem febre.Nesse caso essas veias do pescoço ou seja doloridas e sem febre é sequelas da chikugunia?

    1. Pode ser. mas é necessário uma avaliação médica para confirmar isso além de definir condutas. Sugiro que procure um médico Infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e solicitar todos os exames cabíveis para o seu caso.

  47. Boa tarde! Gostaria de alguns esclarecimentos sobre a Chikungunya. Eu tive a doença em Março de 2016 ,passei por todo o procedimento de sofrimento da doenças,fiz usp de analgésicos,corticoides anti inflamatório, fiquei um longo período bem debilitada ,passado um período eu tive uma melhora ,fiquei só com as dores matinais nos pés e joelho ,mais de Março pra cá eu não sei o que é dormir uma noite sem dor é muita Dor nas articulações ,preciso urgente de um médico qual?

    1. Bom noite. São os médicos infectologistas que devem fazer este acompanhamento.
      Dependendo da evolução, outras especialidade poderão ser necessárias, como especialista em dor (que podem ser anestesiologistas, neurologistas, fisiatras, etc) ou no caso da necessidade de uma imunossupressão maior para controle de sintomas, é que um médico Reumatologista pode ser uma opção. Mas o primeiro medico que deve ser buscado para este primeiro acompanhamento, é o Infectologista.

  48. Dra. Keilla boa noite! Minha mãe tem 86 anos, ela é diabética há 27 anos, mas há mais de 1 ano teve Chincungunha, durante esse tempo ela fica em algumas ocasiões com a mão inchada, e com dores, qual o médico especialista para acompanhar ela quando estiver com esse problema? E quanto tempo uma pessoa pode ficar eventualmente com esse sintomas de inchaço e dores? Obrigada!

    1. médico infectologista especialista no tema que se for necessário acompanhará junto a um médico reumatologista. se tratando mesmo de chikungunya esta complicação pode durar mais de 2 anos, mas se houver outros problemas associados, como doenças reumatológicas, pode durar mais tempo.

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top