Você está aqui
Home > Coronavírus > Retomada das Atividades – Como Continuar se Protegendo do Covid-19

Retomada das Atividades – Como Continuar se Protegendo do Covid-19

Infectologista - Retomada das Atividades – Como Continuar se Protegendo do Covid-19
Compartilhe

Retomada das Atividades – Como Continuar se Protegendo do Covid 19 – Apesar dos números de infecções pela Covid-19 continuarem a fazer vítimas pelo país, cada vez mais setores estão voltando as suas atividades normais. Essa retomada tem dividido muitas opiniões. Será que esse é o momento certo para voltarmos a ativa?

A reabertura de shoppings, lojas, escritórios e serviços não essenciais devem seguir algumas orientações para proteção da população. Continue a leitura deste artigo para saber como continuar se prevenindo de uma infecção pelo novo coronavírus mesmo com as reaberturas e retomadas de atividades.

A Volta à Rotina

Os ministérios da economia e da saúde, concordaram com uma volta gradual às atividade econômicas do país, no entanto, estabeleceram novos cuidados a serem tomados pela população para a prevenção e controle de novos riscos da COVID-19 em ambiente profissional.

Essas medidas deverão fazer parte da nova rotina de empresas grandes, médias e pequenas de todos os setores. Só assim será possível garantir a saúde dos trabalhadores envolvidos.

As Nova Regras

Para seguir os protocolos e orientações, empresas e pessoas físicas devem se atentar às seguintes regras:

Informação é a Chave

A primeira recomendação é que todos os funcionários e clientes sejam orientados sobre a doença e os cuidados que devem ser tomados para sua prevenção, desde a chegada até os segundos finais da permanência do indivíduo no local.

Além disso, deve-se relembrar que o contágio é feito por partículas de saliva em contato com boca, nariz e olhos. Sinais e sintomas também devem ser lembrados junto com os cuidados a serem tomados para a prevenção.

Distanciamento – Protegendo do Covid 19

O distanciamento social ainda deve ser respeitado. Mesmo em locais de trabalho, será necessário manter uma distância mínima de um metro entre as pessoas. Nos casos onde não for possível respeitar esse espaço, ambas as pessoas devem estar equipadas com máscaras de proteção, também é necessária a instalação de divisórias impermeáveis, viseiras plásticas ou de acrílico ou óculos de proteção.

Também é necessário limitar a quantidade de pessoas por metro quadrado ao dentro dos estabelecimentos, setores e estações de trabalho, assim como em elevadores, escadas, instalações sanitárias e vestiários.

Toda e qualquer aglomeração deverá ser evitada, desde comemorações a reuniões. Todos esses eventos devem ser realizados preferencialmente via internet.

Higiene Pessoal e Coletiva – Protegendo do Covid 19

A higienização e desinfecção de locais de trabalho e áreas comuns deve ser realizada preferencialmente durante os intervalos de turno ou sempre que houver alguma troca de lugar entre os funcionários.

Além desta medida, a empresa deverá disponibilizar recursos de higiene básica como água, sabão toalhas descartáveis, lixeiras com aberturas que não necessitem de contato com as mãos em mais locais. É necessário também a distribuição de álcool 70% perto das estações de trabalho e ao alcance em diversos pontos da empresa.

Refeitórios, vestiários, recepções, todos esses ambientes devem ter o dobro de atenção quando se trata de higienização, principalmente por comportarem várias pessoas muitas vezes ao mesmo tempo. Fora isso, também deverá ser adotada uma medida de rodízio nesses ambientes, limitando o acesso a 20% da capacidade total. Protegendo do Covid 19.

Grupo de Risco e Testagem – Protegendo do Covid 19

Aqueles que apresentarem condições clínicas de risco ou que tenham mais de 60 anos, devem ser realocados em espaço com contato reduzido com o público e colegas de trabalho ou ser priorizado para trabalhos em home office.

Caso qualquer funcionário apresente sintomas da doença, deve ser imediatamente afastado das atividades e buscar atendimento médico, buscando realizar exames específicos para confirmar o diagnóstico, caso o diagnóstico seja confirmado ou não possa ser descartado, o trabalhador deverá ficar em casa por pelo menos 14 dias. Podendo ser reinterado à equipe após cumprimeno desse tempo e estar assintomatico por mais de 72 horas. Saiba mais sobre o novo coronavírus em nossa aba especial.

Fonte:

South African Medical Journal

Texto & Contexto Enfermagem


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

One thought on “Retomada das Atividades – Como Continuar se Protegendo do Covid-19

Deixe uma resposta

Top