
Nutrição para Soropositivos – Como a Alimentação Pode Ajudar no seu Tratamento – Não é novidade para ninguém que pessoas soropositivas devem seguir rigorosamente algumas regras para ajudar no seu tratamento e melhorar sua qualidade de vida. Esses cuidados também se aplicam a sua dieta.
Seguir as recomendações médicas podem melhorar a eficácia do tratamento para o HIV/AIDS. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os benefícios de manter um suporte nutricional quando está se enfrentando o vírus da imunodeficiência humana.
Vivendo com HIV – Nutrição para Soropositivos
Pessoas que vivem com o vírus no organismo tendem a apresentar diversos problemas secundários ocasionados pela doença, além de afetar o apetite, outros fatores também podem ser observados. Entre eles estão a redução da absorção de alimentos, perda de peso, mais rápida do que se comparada a uma pessoa sem a infecção, desnutrição, diarreia frequente, entre outros.
O organismo de uma pessoa soropositiva sente mais necessidade de energia e nutrientes, uma vez que precisa combater a infecção. Quando o paciente não se alimenta adequadamente ou de forma suficiente, os alimentos não são absorvidos e consequentemente a energia é puxada das reservas acumuladas de gordura e proteínas corpóreas. Essa condição pode levar a sérios quadros de perda de peso e massa muscular.
Como Deve ser a Dieta de um Paciente com HIV – Nutrição para Soropositivos
Para melhorar a absorção nutricional, o paciente deve seguir uma dieta equilibrada e rica em vitaminas, nutrientes e proteínas. Com isso, alguns alimentos deverão fazer parte do seu cardápio diariamente, enquanto outros devem ser evitados ou consumidos apenas ocasionalmente.
Alguns fatores podem influenciar na decisão sobre a sua alimentação, entre eles estão:
- Idade;
- Gênero;
- Estado da saúde;
- Condicionamento e atividades físicas.
Essas características específicas servirão para seu médico avaliar quais alimentos, porções e frequência de alimentação serão necessárias para você se manter saudável.
Quais Alimentos Inserir e Quais Retirar da Minha Dieta?
Após conversar com seu médico sobre como seguir uma dieta benéfica ao seu quadro, você deve manter uma lista de alimentos que devem ser ingeridos e outra com aqueles que devem ser evitados. Além disso, é interessante manter um controle sobre o que você come para levar ao seu médico responsável caso solicitado.
Alguns alimentos que devem fazer parte da dieta de uma pessoa soropositiva são:
- Arroz, Cereais e grãos diariamente;
- Frutas e legumes variados ao menos cinco vezes por dia;
- Azeite no preparo das refeições;
- Pães pelo menos uma vez ao dia;
- Carne branca, especialmente peixes;
- Ovos;
- Consumo de batatas cozidas ou assadas divididas em 4 ou 6 porções diariamente.
Alguns alimentos que NÃO devem fazer parte da dieta de uma pessoa soropositiva são:
- Produtos lácteos gordurosos como leite, iogurte, manteiga, margarina e queijos;
- Carnes gordurosas;
- Embutidos;
- Açúcar branco;
- Refrigerantes;
- Café e chás durante as refeições;
- Bebidas alcoólicas;
Comer a menos, ou mais, das quantidades sugeridas pelo seu médico pode não ser o ideal no auxílio ao tratamento do HIV.
Manusear os alimentos adequadamente e higienizá-los antes de preparo e ingestão também devem ser medidas a se tomar cuidado, uma vez que diversos alimentos podem estar contaminados com vírus, fungos ou bactérias capazes de causar problemas ainda maiores a sua saúde. Não deixe de procurar seu médico para ajustar sua alimentação e adequá la ao tratamento do HIV.
Paciente com HIV pode tomar essa vacina contra o covid 19
Doutora, eu fiz sexo vaginal com uma mulher, ela colocou o preservativo usando a boca, o sexo foi rápido, a camisinha não estourou porém quando fui retirá-la ela saiu com muita facilidade, agora não sei se ela colocou do lado certo. Você acha que corro risco de ter pego HIV?
Dra, li recentemente que a Anvisa aprovou um novo medicamento para tratamento do HIV. Trata-se do biktarvy (bictegravir, entricitabina e tenofovir alafenamida), com menos toxidade e num único comprimido. Quanto tempo leva para o SUS disponibilizar?