Você está aqui
Home > Vídeos > Geral > Ínguas podem significar doenças graves?

Ínguas podem significar doenças graves?

Ínguas podem significar doenças graves?
Compartilhe
  • 12
    Shares

Ínguas podem significar doenças graves?

 

 

As ínguas parecem carocinhos que podem surgir em várias partes do corpo. São os gânglios inchados ou linfonodos aumentados.

Elas são muito comuns e podem ter as mais diversas causas, desde inflamações localizadas sem maior importância, até câncer.

Por isso é muito importante sabermos quando devemos nos preocupar e procurar um médico.

O que são linfonodos?

Linfonodos ou gânglios linfáticos, são estruturas que fazem parte de nosso sistema imune.

Tem um formato parecido ao de um ovo ou feijão e seu tamanho normal não passa de 1cm de diâmetro.

Estão localizados em vários pontos estratégicos do nosso corpo. Por eles passa toda a linfa.

Linfa é um fluído que concentra tudo o que sobra do metabolismo de nosso organismo. Ela viaja através dos vasos linfáticos, sistema complementar às artérias e veias, saem de todos os órgãos e tecidos, passam pelos linfonodos e chegam às grandes veias.

Os linfonodos funcionam então como um filtro purificador da linfa, ou, mais precisamente, como um posto do exército, pois ao passar qualquer coisa ali que pode ser interpretada como ameaça, as células da defesa que ali ficam (como os linfócitos), acionam o alarme do sistema de defesa (sistema imunológico).

Ao serem estimulados, independente da causa, os linfonodos precisam trabalhar mais,  o que leva ao aumento de seu tamanho ou inchaço.

Ínguas podem significar doenças graves? – Causas de linfadenopatia:

  • Infecciosa
  • Câncer (linfoma, etc),
  • Imunológica (reação ao soro, reação ao uso de medicamentos)
  • Endócrino
  • Auto-imune (exemplos: Artrite reumatóide, Lupus eritematoso sistêmico, Doenças de Still, Dermatomiosite, Doença de Kikuchi, Doença de Kawasaki, Amiloidose, Sarcoidose, Granulomatose sistêmica, etc )

Veja o texto completo aqui:


Compartilhe
  • 12
    Shares
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

6 thoughts on “Ínguas podem significar doenças graves?

  1. Queria saber se a Dra poderia me tirar uma dúvida.
    Se esse corporalmente precisa ou não de pep
    Fiz sexo sexo seguro e antes da penetração, o cara colocou meu pênis junto do dele e masturbou com nosso pau junto, com a mão dele, ou seja, teve um contato pénis x pênis, minha glande pode ter encontrado com a dele. Existe algum risco?
    Existe risco pênis tocando em pênis?
    Ainda n faz 24h

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top