Você está aqui
Home > Notícias > Ínguas Podem Significar Doenças Graves?

Ínguas Podem Significar Doenças Graves?

Ínguas Podem Significar Doenças Graves?
Compartilhe

Você já notou o surgimento repentino de caroços em algumas partes do corpo? As chamadas ínguas são muito comuns e podem ter as mais diversas causas, desde inflamações localizadas sem maior importância, até câncer.

Por isso é muito importante sabermos quando devemos nos preocupar e procurar um médico. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as ínguas e quando podem significar doenças graves.

O Que São ínguas

As ínguas parecem carocinhos que podem surgir em várias partes do corpo. Descrita como o aumento dos gânglios linfáticos, ou linfonodos, a condição pode estar geralmente associada a casos de infecção ou inflamação da área atingida.

As áreas mais afetadas pelas ínguas são o pescoço, cabeça e virilha, no entanto, não significa que outras partes do corpo estão livres do surgimento de caroços. A condição costuma durar de 3 a 30 dias e pode ou não ser acompanhada de dores no local.

O que são Linfonodos?

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

Linfonodos ou gânglios linfáticos, são estruturas que fazem parte de nosso sistema imune. Tem um formato parecido ao de um ovo ou feijão e seu tamanho normal não passa de 1cm de diâmetro.

Estão localizados em vários pontos estratégicos do nosso corpo. Por eles, passa toda a linfa, um fluido que concentra tudo o que sobra do metabolismo de nosso organismo. Ela viaja através dos vasos linfáticos, sistema complementar às artérias e veias, saem de todos os órgãos e tecidos, passam pelos linfonodos e chegam às grandes veias.

Os linfonodos funcionam então como um filtro purificador da linfa, ou, mais precisamente, como um posto do exército, pois ao passar qualquer coisa ali que pode ser interpretada como ameaça, as células da defesa que ali ficam (como os linfócitos), acionam o alarme do sistema de defesa (sistema imunológico).

Ao serem estimulados, independente da causa, os linfonodos precisam trabalhar mais, o que leva ao aumento de seu tamanho ou inchaço.

Ínguas Podem Significar Doenças Graves? – Causas de Linfadenopatia:

  • Infecciosa;
  • Câncer (linfoma, etc);
  • Imunológica (reação ao soro, reação ao uso de medicamentos);
  • Endócrino;
  • Auto-imune (exemplos: Artrite reumatóide, Lúpus eritematoso sistêmico, Doenças de Still, Dermatomiosite, Doença de Kikuchi, Doença de Kawasaki, Amiloidose, Sarcoidose, Granulomatose sistêmica, etc ).

Quando Procurar um Médico

Algumas especificações das ínguas podem apontar uma necessidade de buscar ajuda médica. Caroços que surgem na virilha, pescoço ou axilas podem ser indicativos de doenças mais sérias como câncer, tuberculose ganglionar e linfoma.

Procure os serviços de saúde caso apresente Íngua na região dos braços ou ao redor das clavículas, espelhadas em diversos locais, com tamanho aproximado de 2,5cm, duro ao toque e que não se move, presente por mais de 30 dias na região e acompanhado de febre, suor noturno, perda de peso e/ou mal estar.

É Possível Tratar uma Íngua

Após identificada a causa exata para o surgimento de uma íngua, o tratamento poderá envolver a eliminação do agente causador da condição, além das recomendações de repouso e hidratação.

Assim que a inflamação ou infecção for tratada, a tendência é que a íngua desapareça, uma vez que ela pode ser apenas uma resposta do organismo ao combate do agente agressor. Em caso de piora ou estagnação do quadro, consulte seu médico de confiança.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Artigo Publicado em: 25 de out de 2017 e Atualizado em: 29 de junho de 2021


Compartilhe

Não tenha vergonha do HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

8 thoughts on “Ínguas Podem Significar Doenças Graves?

  1. Doutora tive uma relação em setembro no início do mês fiz o Teste rápido deu não reagente mais aparece uma mancha vermelha em meu corpo

  2. Queria saber se a Dra poderia me tirar uma dúvida.
    Se esse corporalmente precisa ou não de pep
    Fiz sexo sexo seguro e antes da penetração, o cara colocou meu pênis junto do dele e masturbou com nosso pau junto, com a mão dele, ou seja, teve um contato pénis x pênis, minha glande pode ter encontrado com a dele. Existe algum risco?
    Existe risco pênis tocando em pênis?
    Ainda n faz 24h

Deixe um comentário

Top