Você está aqui
Home > Notícias > Infecções Urinárias > Infecção Urinária em Idosos – Quando é Grave?

Infecção Urinária em Idosos – Quando é Grave?

Infecção Urinária em Idosos
Compartilhe

Infecção Urinária em Idosos. Apesar de poder afetar pacientes de qualquer sexo e idade, a infecção urinária pode ser mais perigosa em pessoas idosas. Isso porque essa faixa etária possui uma imunidade mais baixa quando comparada a pessoas mais jovens.

No entanto, nem toda infecção urinária evolui para quadros mais delicados. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a infecção urinária em idosos e quando ela é grave.

A Infecção Urinária

Infecção do trato urinário, ou apenas infecção urinária, é uma condição infecciosa, causada por bactérias ou fungos, que pode atingir os rins, ureteres, bexiga e uretra de um paciente. O problema começa quando os agentes causadores da condição se alocam em um ou mais partes do trato urinário.

O gênero mais afetado pela infecção urinária é o feminino, uma vez que as bactérias que vivem entre a vagina e a região anal podem chegar a uretra e aos órgãos do trato urinário com maior facilidade.

Sintomas de Infecção Urinária

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

De modo geral, pacientes com infecção urinária podem se queixar dos seguintes sintomas:

  • Ardência ao urinar;
  • Dores na parte inferior do abdômen;
  • Aumento da vontade de urinar;
  • Alterações no odor e coloração da urina;
  • Pouco volume urinário.

Já em quadros mais graves, os sinais podem ser febre, calafrios, dores na região lombar, presença de sangue na urina, diarreia e confusão mental.

Infecção Urinária em Idosos

Com o passar dos anos, nosso sistema imunológico tende a ficar enfraquecido, assim como a nossa saúde em geral. Não é incomum encontrar pacientes idosos que necessitam do uso de fraldas geriátricas. Esses dois pontos combinados podem aumentar o risco da proliferação bacteriana na região dos órgãos genitais, facilitando o surgimento de quadros de infecção urinária.

Além disso, outras doenças como a diabetes (deficiência da produção da insulina ou a resistência à sua ação) e a hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata) podem agravar os riscos de um idoso desenvolver a infecção do trato urinário.

Diagnóstico e Tratamento

Apesar de nem sempre apresentar sintomas claros, o diagnóstico precoce da infecção urinária é fundamental para o sucesso do tratamento. Ao perceber qualquer anormalidade em seu sistema urinário, busque ajuda médica o mais rápido possível para confirmar ou descartar a condição.

Após realizar um exame de urina e obter o resultado definitivo, seu médico deverá recomendar um tratamento de acordo com a gravidade da condição e intensidade dos sintomas por ela causados.

O principal tratamento da infecção urinária em idosos é por meio do uso de medicamentos antibióticos e analgésicos que podem ser administrados via intravenosa durante o período pré estabelecido pelo médico responsável.

Prevenção da Infecção Urinária em Idosos

Existem alguns hábitos que podem evitar quadros de infecção urinária, principalmente em pacientes idosos. Manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regulares, beber água regularmente são algumas das formas de prevenir essa condição.

Além disso, fazer a higiene íntima corretamente, não segurar o xixi e trocar constantemente as fraldas, caso as use, são medidas de extrema importância para manter a saúde do trato urinário e afastar o risco de infecções.

Para saber mais sobre Infecção Urinária de Repetição acesse aqui.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:

Compartilhe

Não tenha vergonha do HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.
https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

Deixe um comentário

Top