Você está aqui
Home > Notícias > Infecção Bacteriana > Infecção Urinária Crônica – Causas e Tratamento

Infecção Urinária Crônica – Causas e Tratamento

Infecção Urinária Crônica
Compartilhe

A infecção urinária é uma condição muito conhecida por afetar principalmente pacientes do sexo feminino. Existem diversas causas que podem levar uma pessoa a desenvolver esse tipo de condição, mas quando ocorre repetidas vezes podemos estar falando de uma infecção urinária crônica.

Procurar ajuda de um médico infectologista assim que perceber os primeiros sintomas pode ser fundamental para achar a causa principal da infecção e tratá-la adequadamente. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a infecção urinária crônica, inclusive suas causas e meios de tratamento.

A Infecção Urinária

Infecção urinária, também chamada de infecção do trato urinário, nada mais é do que um quadro infeccioso descrito pela presença de bactérias não habituais encontradas na urina do paciente.

Apesar de ser uma condição muito comum entre a população, esse tipo de quadro acaba sendo negligenciado quando o paciente é infectado repetidamente em pouco espaço de tempo.

Principais Sintomas da Infecção Urinária

Você Suspeita Estar com Alguma Infecção?

Agende Hoje mesmo uma Consulta com infectologista.

Apesar de ser mais associado a dor ou ardência ao urinar, esse tipo de infecção pode causar diversos sintomas como por exemplo:

  • Aumento da frequência miccional;
  • Dor suprapúbica;
  • esvaziamento incompleto da bexiga;
  • Sensação de mal estar;
  • Odor desagradável na urina;
  • Presença de sangue na urina;
  • Constipação;
  • Dor lombar;
  • Febre;

Infecção Urinária Crônica

Uma infecção urinária crônica é definida pela presença bacteriana repetida ou prolongadamente na bexiga ou uretra do paciente, podendo ser diagnosticada por meio de exames como a coleta de urina.

Esse tipo de infecção é mais comum em mulheres, uma vez que existe a questão anatômica, que envolve a distância entre a uretra e o anus.

O Que Causa Uma Infecção Urinária Crônica

Existem diversos fatores que podem resultar no aparecimento da infecção urinária repetidas vezes, entre eles podemos citar:

  • Bactérias persistentes: Em alguns casos, as bactérias podem não ser completamente erradicadas após um episódio inicial de infecção urinária, permitindo que elas sobrevivam e causem novas infecções ao longo do tempo.
  • Anatomia anormal: Algumas pessoas podem ter anomalias no sistema urinário que tornam mais fácil para as bactérias se instalarem e causarem insuficiência recorrente.
  • Obstrução urinária: Qualquer bloqueio ou permanência no trato urinário pode dificultar o esvaziamento completo da bexiga, ou pode levar a uma evacuação crônica.
  • Sistema imunológico enfraquecido: Pessoas com sistemas imunológicos comprometidos são mais tolerantes a tolerantes, incluindo sobreviventes crônicos.
  • Cateterismo urinário: A presença de um cateter (um tubo inserido na bexiga para drenar a urina) pode aumentar o risco de evacuação crônica.

Como Tratar a Infecção Urinária Crônica

O tipo de tratamento mais eficaz para cada quadro deverá ser prescrito após a identificação da causa dessa infecção. Alguns dos métodos utilizados para tratar a infecção urinária crônica, são:

  • Uso de medicamentos antibióticos;
  • Gestão de cateteres;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Correção de anomalias anatômicas.

É importante ressaltar que a automedicação com antibióticos pode ser perigosa, uma vez que esse tipo de ação pode levar ao desenvolvimento de bactérias mais resistentes a medicamentos e agravar seu quadro. Busque sempre ajuda médica, de um profissional de sua confiança, para um melhor tratamento da infecção urinária crônica.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

Compartilhe

Não tenha vergonha do HIV!

'Reserve a sua Consulta Hoje.

Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

Deixe um comentário

Top