Você está aqui
Home > Infecção Viral > Hepatite C – Diagnóstico

Hepatite C – Diagnóstico

Hepatite C - Diagnóstico
Compartilhe
  • 13
    Shares

Hepatite C – Diagnóstico

A hepatite C é silenciosa e pode ficar anos sem manifestar sintomas até chegar à fase grave da doença.

Por isso, é fundamental a realização de testes sorológicos específicos para as hepatites virais, mesmo que o paciente esteja assintomático.

Em caso de teste positivo ou dúvidas quanto aos resultados, um médico infectologista deverá ser consultado.

Estima-se que a tipo C seja a responsável por 350 e 700 mil mortes por ano no mundo.

No Brasil, são registradas cerca de três mil mortes associadas à hepatite C.

A janela imunológica da hepatite C (tempo que leva desde o primeiro contato com o vírus até conseguirmos realizar o diagnóstico) varia de acordo ao tipo de teste utilizado (saiba mais sobre a Janela Imunológica das Hepatites Virais aqui)

Hepatite C – Diagnóstico (como fazer)

Teste rápido:

São teste que apresentam resultados em até 20 minutos. Feitos a partir de pequenas quantidades de sangue, plasma ou fluido oral.

Testes sorológicos:

Testes sorológicos são testes de imunoensaios que identificam anticorpos que nosso organismo produz ao entrar em contato com o vírus da hepatite.

Este teste se torna reagente (positivo) de 2 a 6 meses após a infecção aguda.

Teste sorológico (Anti-HCV) reagente ou positivo não significa doença ativa. Ele permanece positivo mesmo após a cura da infecção.

Testes sorológicos falso negativos:

Pessoas com imunidade muito baixa como transplantados ou em pessoas em fase AIDS podem ter teste sorológicos negativos mesmo com vírus da hepatite C circulando no sangue.

Para estas pessoas, testes moleculares podem ser solicitados para definição diagnóstica, mesmo que os testes sorológicos estejam negativos.

Testes moleculares:

  • Carga Viral
  • Genotipagem

Identificação de Carga Viral

São testes que identificam material genético do vírus no organismo (HCV-RNA). Ou seja, define se existe vírus circulando no sangue (infecção ativa).

O HCV-RNA já pode ser identificado no sangue com 2 semanas após a exposição.

Quando realizar teste moleculares no diagnóstico da hepatite C:
  • Confirmação do diagnóstico após teste sorológico reagente
  • Caracterização de transmissão vertical (transmissão de mãe para filho durante gestação)
  • Acidentes com materiais biológicos
  • Avaliação de indicação de tratamento
  • Avaliação de resposta ao tratamento
  • Monitorar recidiva de infecção

Genotipagem do vírus da hepatite C

Existem vários tipos do vírus da hepatite C (Genótipo 1, 2, 3, 4 e seus outros subtipos)

O teste de genotipagem é um tipo de teste molecular capaz de identificar tipos e subtipos do vírus assim como subpopulações do vírus da hepatite C.

Ela é importante para definir a indicação e esquema de tratamento a ser utilizado.

Tratamento da hepatite C

Saiba mais sobre sintomas, complicações, formas de transmissão  e tratamentos da hepatite C

Hepatite C – Diagnóstico

Fonte:


Compartilhe
  • 13
    Shares
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.

4 thoughts on “Hepatite C – Diagnóstico

  1. Boa tarde! Meu primeiro exame deu reagente 1,35. 3 meses após o primeiro fiz a segunda coleta que deu resultado indeterminado! O que significa?

    1. resultado ainda não confirmado para hepatite C. sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para avaliar os seus exames e avaliar a indicação de novos exames e quais devem ser feitos.

  2. Boa tarde! Fui fazer uma doação de sangue e meu exame constou HCV INDETERMINADO ,Fiz a segunda 2° Coleta(Amostra) onde o resultado deu HCV(NAT) Não Detectável e Anti-HCV Indeterminado . O medico me informou que não tenho Hepatite C. Mas a duvida em questão do Anti-HCV ainda fica,porque deu indeterminado ?

Deixe uma resposta


*Os comentários são limitados a 500 letras. Obrigada.

Top