Você está aqui
Home > Infecção Viral > Hepatite C – Diagnóstico

Hepatite C – Diagnóstico

Infectologista - Hepatite C – Diagnóstico
Compartilhe

Hepatite C – Diagnóstico

A hepatite C é silenciosa e pode ficar anos sem manifestar sintomas até chegar à fase grave da doença.

Por isso, é fundamental a realização de testes sorológicos específicos para as hepatites virais, mesmo que o paciente esteja assintomático.

Em caso de teste positivo ou dúvidas quanto aos resultados, um médico infectologista deverá ser consultado.

Estima-se que a tipo C seja a responsável por 350 e 700 mil mortes por ano no mundo.

No Brasil, são registradas cerca de três mil mortes associadas à hepatite C.

A janela imunológica da hepatite C (tempo que leva desde o primeiro contato com o vírus até conseguirmos realizar o diagnóstico) varia de acordo ao tipo de teste utilizado (saiba mais sobre a Janela Imunológica das Hepatites Virais aqui)

Hepatite C – Diagnóstico (como fazer)

Teste rápido:

São teste que apresentam resultados em até 20 minutos. Feitos a partir de pequenas quantidades de sangue, plasma ou fluido oral.

Testes sorológicos:

Testes sorológicos são testes de imunoensaios que identificam anticorpos que nosso organismo produz ao entrar em contato com o vírus da hepatite.

Este teste se torna reagente (positivo) de 2 a 6 meses após a infecção aguda.

Teste sorológico (Anti-HCV) reagente ou positivo não significa doença ativa. Ele permanece positivo mesmo após a cura da infecção.

Testes sorológicos falso negativos:

Pessoas com imunidade muito baixa como transplantados ou em pessoas em fase AIDS podem ter teste sorológicos negativos mesmo com vírus da hepatite C circulando no sangue.

Para estas pessoas, testes moleculares podem ser solicitados para definição diagnóstica, mesmo que os testes sorológicos estejam negativos.

Testes moleculares:

  • Carga Viral
  • Genotipagem

Identificação de Carga Viral

São testes que identificam material genético do vírus no organismo (HCV-RNA). Ou seja, define se existe vírus circulando no sangue (infecção ativa).

O HCV-RNA já pode ser identificado no sangue com 2 semanas após a exposição.

Quando realizar teste moleculares no diagnóstico da hepatite C:
  • Confirmação do diagnóstico após teste sorológico reagente
  • Caracterização de transmissão vertical (transmissão de mãe para filho durante gestação)
  • Acidentes com materiais biológicos
  • Avaliação de indicação de tratamento
  • Avaliação de resposta ao tratamento
  • Monitorar recidiva de infecção

Genotipagem do vírus da hepatite C

Existem vários tipos do vírus da hepatite C (Genótipo 1, 2, 3, 4 e seus outros subtipos)

O teste de genotipagem é um tipo de teste molecular capaz de identificar tipos e subtipos do vírus assim como subpopulações do vírus da hepatite C.

Ela é importante para definir a indicação e esquema de tratamento a ser utilizado.

Tratamento da hepatite C

Saiba mais sobre sintomas, complicações, formas de transmissão  e tratamentos da hepatite C

Hepatite C – Diagnóstico

Fonte:


Compartilhe
Dra. Keilla Freitas
CRM-SP 161.392 RQE 55.156-Residência médica em Infectologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) com complementação especializada em Controle de Infecção Hospitalar pela USP (Universidade de São Paulo); Pós-Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Gama Filho; Graduação em Medicina pela ELAM, com diploma revalidado por prova de processo público pela UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso); Experiência no controle e prevenção de infecção hospitalar com equipe multidisciplinar no ajustamento antimicrobiano, taxa de infecção do hospital e infectologia em geral, atendendo pacientes internados e com exposição ao risco de infecção hospitalar; Vivência em serviço de controle de infecção hospitalar, interconsulta de pacientes cardiológicos e imunossuprimidos pós-transplante cardíaco no InCor (Instituto do Coração) ; Gerenciamento do atendimento prestado aos pacientes internados em quartos e enfermarias, portadoras de doenças crônicas e agudas com necessidades de cuidados e controles específicos.


https://www.drakeillafreitas.com.br/quem-somos/

14 thoughts on “Hepatite C – Diagnóstico

  1. Boa tarde! Meu primeiro exame deu reagente 1,35. 3 meses após o primeiro fiz a segunda coleta que deu resultado indeterminado! O que significa?

    1. resultado ainda não confirmado para hepatite C. sugiro que procure um médico infectologista de sua confiança para avaliar os seus exames e avaliar a indicação de novos exames e quais devem ser feitos.

  2. Boa tarde! Fui fazer uma doação de sangue e meu exame constou HCV INDETERMINADO ,Fiz a segunda 2° Coleta(Amostra) onde o resultado deu HCV(NAT) Não Detectável e Anti-HCV Indeterminado . O medico me informou que não tenho Hepatite C. Mas a duvida em questão do Anti-HCV ainda fica,porque deu indeterminado ?

  3. Apos ter virus negativado, é possivel voltar?
    Fiz tratamento com Interferon e Ribavirina. Recentemente em um exame solicitado pelo medico deu resultado positivo para anti hcv – Hepatite C 13,69 o que significa essa referencia, o virus está ativo?

    1. anti-HCV é exame de sorologia e mostra apenas o contato prévio com o vírus. ou seja, uma vez reagente ou positivo ficará assim mesmo se não houver virus circulando no sangue. Para saber se houve retorno do vírus o exame a ser feito é o teste molecular que dá a carga viral.

  4. ola boa tarde!!! apos um exame com ferritina alta fiz outros exames complementares e meu anti -hvc deu 33.50(método eletroquimioluminescencia), a dois meses fiz tratamento dentário e tb sofri um acidente de moto com ferimentos graves e atendimento em ambulatório publico, posso ter dito contado com o vírus nessas ocasiões ou a mais tempo atras?

  5. ola boa noite ! apos exames de controle por ferritina alta , apareceu o meu anti-HCV 33.50(metodo eletroquimioluminescencia) valor de referencia >ou igual a 1.00. a dois meses atras fiz tratamento dentario e tb sofri um acidente de moto com lesões graves e fui atendida num amabulatorio municipal! as enzimas transaminase estão todas normais! esse valor alto pode corresponder de tive contato com o virus a pouco tempo? ou pode ser de muito tempo atras ?

  6. Meu exame Hepatite C Totais deu 0,06. No referência do exame disse que abaixo de 1,00 é não reagente. Mas fiquei preocupada porque se mesmo que mínimo a contagem significa um contato. Estou certa? Poderia dar uma resultado assim baixissinho se eu não tivesse tido nenhum contato? Trabalho na área da saúde mas não tive nenhum acidente com pérfuro cortante. Preciso me preocupar?

    1. O valor absoluto do teste não importa, ele não vem 0, o que precisa é apenas ver o que significa este resultado dentro dos valores de referência do teste, se o resultado é negativo e o teste foi feito após o período de janela imunológica, significa que não houve contato

Deixe uma resposta

Top