
Complicações da hepatite C já conhecidas:
- Cirrose hepática,
- Essas pessoas possuem 48 vezes mais chances de desenvolver hepatocarcinoma (Câncer de Fígado)
- 2 a 3 vezes mais chances de desenvolver Linfoma Não Hodgkin (um tipo de câncer no sangue).
Pesquisas recentes mostraram que esse vírus também aumenta o risco para desenvolvimento de câncer na cabeça e pescoço.
Pesquisadores da Universidade do Texas
Como o estudo foi realizado:
Avaliaram 34.345 pacientes que foram testados para hepatite C entre 2004 e 2014 com sorologias e Detecção viral no sangue
Incluíram 409 pessoas com diagnóstico de câncer na cabeça ou pescoço,
Controlaram outros fatores de risco conhecidos como tabagismo e presença de Papiloma Vírus Humano – HPV.
Conclusões:
Eles concluíram que pessoas portadoras do Vírus da hepatite C possuem
- 4,2 vezes mais chances de desenvolver Câncer de cavidade oral;
- 2,04 vezes o câncer de orofaringe
- 4,96 vezes o câncer de laringe.
Além da erradicação do vírus da hepatite C no sangue, prevenir o aparecimento destes cânceres, também melhora a resposta ao tratamento de quem já tem a doença.
A cura da hepatite C tem se tornado uma realidade cada vez mais presente com a chegada dos tratamentos com antivirais de ação direta, que possuem melhor tempo de tratamento, melhor eficácia e menos efeitos colaterais que o tratamento mais antigo com interferon.
As pessoas portadoras de hepatite C não apresentam qualquer sintoma da doença por muitos anos e não altera os exames de sangue de rotina como o hemograma. Sintomas e alterações de exames de sangue só alteram quando a doença já está muito desenvolvida.
Para fazer o diagnóstico antes é preciso realizar testes sorológicos específicos junto com os exames de check Up.
É importante lembrar que sempre que suspeitamos ou fazemos o diagnóstico de qualquer doença que pode ser transmitida pela relação sexual como HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis, HTLV, gonorreia, HPV, é preciso realizar testes sorológicos de todos as outras doenças.
É muito comum que uma pessoa tenha mais de uma infecção e não se podemos perder a oportunidade de fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento antes do aparecimento de complicações.
Fonte:
- Association Between Hepatitis C Virus and Head and Neck Cancers
- Journal of the National Cancer Institute (Oxford) – 2016. DOI: 10.1093/jnci/djw035
Bom dia. Quem fez o teste rápido de hepatite c ,quer dizer que ela tem a doença ou também que ela entrou em contato com o vírus e pode ter adquirido a cura espontânea?
Boa noite. Você precisa se consultar com um médico infectologista de sua confiança para te avaliar pessoalmente e fazer a análise dos exames por completo.
Boa noite. A 5 anos fiz tratamento contra hepatite C da classe B1. No meu caso, nos a partir do terceiro mês nos 2 últimos testes de contativos deu negativo, porém com o último exame em mãos do contativo para a última consulta não fui ao hospital. Neste caso, que tenho a certeza por este exame estar curado seria necessário depois destes últimos 5 anos fazer mais um novo teste? se sim, onde faria gratuitamente e São Paulo?
Desde já grato
ATT Marcelo Gonçalves
Boa noite. O que define a necessidade de acompanhamento periódico mesmo após a resposta virológica sustentada (carga viral indetectável após 3 meses, segundo alguns autores, ou 6 meses do final do tratamento), é a presença ou não de fibrose hepática ou cirrose, pois mesmo que o Vírus não volte ainda existe risco de hepatocarcinoma e o acompanhamento deverá ser mantido para o diagnostico precoce desta complicação.
Att,
Eu estou esperando o medicamento desde janeiro e ate agora nada de resposta
Alguns pacientes meus que entraram com o pedido rapidamente receberam o tratamento. Outros ainda estão esperando. O problema foi que desde o ano passado já havia sido comprados um número de tratamentos menor que a quantidade de pacientes que tínhamos já esperando o tratamento. Isso a nível de Brasil. Estamos passando justamente por um momento de tantos problemas políticos e econômicos que acabam por dificultar todo este processo. Espero que mais nos próximos meses vejamos normalizar esta situação…